Anda di halaman 1dari 94

(incio intensivo I. Incompleto.

RELAO ENTRE AGENTE E ESTADO


TEORIA DO MANDATO
Agente age como se estivesse sido celebrado um contrato de mandato entre ele e o Estado, tornando-se seu mandatrio. Estado no celebra qualquer contrato de per si, depende do agente para tanto.

TEORIA DA REPRESENTAO
Estado precisa de um representante para agir. Aplica-se paralelo com a ideia de tutela/curatela. Crtica: representao presume sujeito incapaz, o que no pode se dizer do Estado.

TEORIA DO RGO OU DA IMPUTAO VOLITIVA


Poder do Estado de usar o agente para realizar sua vontade, toda relao Estado-agente decorre da previso legal. Quem imputa ao agente a lei, que define atribuies, funes, etc. Quando o agente est no exerccio da funo pblica, sua vontade se confunde com a do Estado formando uma nica vontade; o fundamento da responsabilidade estatal pelos atos de seus agentes.

RGO PBLICO
Centro especializado de competncia; ncleo de distribuio de competncia dentro da mesma pessoa. possvel tanto na administrao direta quanto na indireta (art. 1o da 9.784/99 - Processo Administrativo). rgo pblico no tem personalidade jurdica, no pode ser sujeito de direitos ou obrigaes. Responsabilidade pelos seus atos da Pessoa Jurdica. Pode realizar todo procedimento licitatrio, mas quem celebrar o contrato ser a pessoa jurdica, o rgo s far a gesto do contrato. Embora normalmente quem assine o contrato seja o chefe do

executivo, h possibilidade, at comum, de atribuio dessa funo a outro agente. rgo pblico, desde que tenha fluxo de recurso, tem que ter CNPJ (determinao da Receita Federal). , para alguns fins, ente despersonalizado com capacidade jurdica. possvel quando estiver em busca de suas prerrogativas funcionais, como sujeito ativo, postular em juzo sua defesa. EC 19/1998: Art. 37, par. 8: possvel a celebrao de contrato de gesto entre Administrao Pblica, seja ela direta e indireta, entre rgos e entre administradores. Para doutrina, esta regra inconstitucional.

CLASSIFICAO DOS RGOS: CONFORME A POSIO ESTATAL:


rgos independentes: Gozam de independncia; esto no comando de cada um dos poderes. No sofre qualquer relao de subordinao; h controle, apenas. rgos autnomos: Gozam de autonomia, mas esto subordinados aos rgos independentes. rgos superiores: Gozam de poder de deciso, apesar de estar subordinado aos dois anteriores. Ex: gabinetes e procuradorias. rgos subalternos: mero rgo de execuo. Ex: zeladoria, reprografia, almoxarifado, RH.

CONFORME A ESTRUTURA:
rgos simples: No se divide em outros, existe s. Ex: gabinete. rgos compostos: Aquele que tem ramificaes. Ex: hospitais.

No h rgo complexo(classificao de atos)

CONFORME A ATUAO FUNCIONAL:


rgo singular ou unipessoal: Composto por um s agente, que toma as decises. rgos colegiados: Tomada de deciso se faz de forma coletiva.

ADMINISTRAO INDIRETA
Diviso administrativa e no poltica do Estado, que feita na Administrao Direta e estudada em Dto Constitucional. Espcies: autarquia, fundao pblica, Empresa Pblica, Sociedade de Economia Mista.

CARACTERSTICAS:
Personalidade jurdica prpria- tem autonomia tcnica, administrativa e financeira. Receita e patrimnio prprio - no interessa a origem. Criao e Extino por lei - Art. 37, XIX, CR: Lei especfica cria a autarquia e autoriza a criao da EP, SEM e fundao. Lei ordinria, mas deve ser especfica para a matria. Lei criadora suficiente para a criao da autarquia, mas para as outras depende de registro para sua existncia em cartrio da Junta Comercial. Pelo paralelismo de formas, a autarquia deve ser extinta por lei e as demais pessoas devem ter sua extino autorizada por lei. Ausncia de fins lucrativos - Isto no significa ausncia de lucro, apenas que no so criadas com objetivo de lucro. Devem objetivar a prestao de servios pblicos ou explorao de atividade econmica quando imprescindvel para a segurana nacional ou relevante interesse pblico (art. 173, CR). Finalidade definida em lei - Quando a Administrao Direta cria a pessoa jurdica da Administrao Indireta, define a finalidade especfica desta em lei. A alterao dessa finalidade s pode ser feita via legal. concretizao do princpio da finalidade. Controle - No h hierarquia entre as pessoas da administrao direta e indireta, mas estas esto sujeiras ao controle daquelas.Ex: Tribunal de Contas (hoje controla todas as pessoas da indireta. Reverso da posio quanto possibilidade de controle das SEM - 2005), CPI, Judicirio, superviso ministerial (controle finalstico,de receitas, de despesas, de nomeao- em regra livre, s vezes regulada BACEN e agncias reguladoras)

FUNDAES:
C: patrimnio personalizado destacado a uma finalidade especfica. Lei complementar deve definir finalidades, mas pode ter sua autorizao dada por lei ordinria. Na verdade, LC estabelece abstratamente atividades possveis para fundaes e LO concretiza alguma. Quanto a nominao, seguir o nome do fundador. Se quem destaca o patrimnio o Poder Pblico, ela ser dita pblica; se for particular, ser privada.

# REGIME JURDICO DAS FUNDAES:


Doutrina majoritria e jurisprudncia: Fundao pblica, no entanto, pode ter regime pblico ou privado; regime ser eleito na ocasio da edio legislativa. CABM: deve seguir o regime pblico, j que a outra seria forma de gastar dinheiro pblico de forma privada. HELY: deve seguir o regime privado. Posicionamento desatualizado ante o novo texto constitucional. FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO nada mais do que uma espcie do gnero autarquia, chamada de autarquia fundacional. A finalidade assistencial a diferencia; de resto, segue rigorosamente todas as caractersticas do regime autrquico; inclusive a criao por lei especfica. FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO, tambm chamada de fundao governamental. Segue o regime hbrido, de direito privado mitigado, da mesma forma que a EP e a SEM. Lei deve autorizar sua criao. JSCF: Controle pelo MP no deve ser feito na fundao pblica, mas apenas na privada.

AUTARQUIA
Pessoa jurdica de direito pblico, com patrimnio e receitas prprias, criada por lei especfica que objetiva prestar servios pblicos desenvolvendo atividades tpicas de estado. Regime autrquico semelhante ao regime da Administrao direta (bens,

servidores, imunidades, benefcios processuais). O grande diferencial a ausncia de autonomia poltica. Segue o regime jurdico administrativo, sujeita s regras de licitao e contratos, ao artigo 37, par. 6 da CR em responsabilidade e, como prestadora de servios, Estado subsidiariamente responsvel. A autarquia pessoa jurdica de direito pblico, logo o prazo prescricional para aes ajuizadas segue o Decreto 20.910/32, ou seja, a prescrio quinquenal, ressalvadas as hipteses de responsabilidade civil (art. 206 do CC), que em recente deciso do STJ teve o prazo definido como de trs anos, sendo ainda controversa a matria. Seus bens so pblicos, sendo alienveis apenas nas condies do art. 17 da Lei 8.666/93. Tambm so imprescritveis, impossveis de sofrerem onerao (garantia) e impenhorveis (insuscetveis de penhora, arresto ou sequestro, exceto as hipteses de sequestro em casos de desrespeito da ordem de precatrios.). Regime de precatrios: fila prpria para os pagamentos devidos pela autarquia, no se confunde com os dbitos da Administrao Direta. Impostos: Art. 150,VI: imunidade recproca quanto aos impostos. Apesar de apenas citar entes polticos, aplicvel s autarquias na sua finalidade especfica. Privilgios processuais so os mesmos da Fazenda Pblica. Relembrando a desnecessidade de reexame necessrio quando houver julgamento do pleno sobre a questo ou quando o valor da causa for at sessenta salrios mnimos. Consequncia jurdica da ausncia do reexame necessrio a ausncia do trnsito em julgado. A contabilidade pblica - Lei 4320/64. Funcionrios so servidores pblicos sujeitos ao regime jurdico nico daquele ente. Autarquias territoriais: forma utilizada para classificar e dar personalidade pblica aos territrios. Na verdade, a natureza jurdica do territrio mais prprio de ente poltico, mas este tema no vem sendo objeto de debate ou atualizao doutrinria. CONSELHOS DE CLASSE: Surge no ordenamento jurdico para ter natureza jurdica de autarquia, logo cada conselho deveria ser criado por lei.

Lei 9.649/98 confere personalidade jurdica de direito privado aos conselhos. ADIN 1717: Conselho de classe exerce poder de polcia, que no pode ser feito por pessoa privada, pois compromete segurana jurdica. Assim, lei inconstitucional. Mesmo raciocnio feito para aplicao de multas de trnsito. As anuidades, logo, tm natureza tributria e sua cobrana feita via execuo fiscal; a contabilidade deve seguir o rito da Lei 4.310/64; seus atos so controlados pelo Tribunal de Contas; OAB: Desde a publicao do seu Estatuto, possui algumas peculiaridades. Jurisprudncia pacfica no STF/J de que a anuidade da OAB no tributria; no cabe execuo fiscal. A contabilidade privada, sem controle do Tribunal de Contas. Art. 19 da OAB: servidores celetistas (era possvel a duplicidade de regime pblico). poca foi ajuizada a ADIN 3026 para deixar explcito que era celetista conforme regime pblico, com necessidade de concurso. Deciso explicita que a OAB no entidade da Administrao Indireta da Unio, servio pblico autnomo e independente, categoria mpar no elenco das personalidades jurdicas do Direito Brasileiro. Assim, no est sujeita a controle da Administrao por qualquer de seus entes. Possui finalidade constitucional e institucional, no sendo meramente fiscalizatria. No entanto, tem privilgios tipicamente pblicos. Continua com imunidade tributria, privilgio processual e de competncia da justia federal. Atualmente, alguns Conselhos, via MS, solicitaram a dispensa de concurso, por raciocnio equiparado. A questo est controversa nos tribunais, havendo liminares em ambos os sentidos. Para CESPE, continua o posicionamento de que h necessidade concurso.

AUTARQUIA DE REGIME ESPECIAL:


Era expresso usada inicialmente para definir as universidades pblicas, j que estavam sujeitas a algumas regras especiais (eleio e autonomia pedaggica). Hoje usada especialmente para definir as agncias reguladoras, que so consequencias da poltica nacional de desestatizao. No entanto, Estado j normatizava os servios, a novidade a instituio especfica de uma pessoa jurdica com este papel

exclusivo de controle e normatizao. Tal funo lhe d mais autonomia e liberdade que as demais autarquias. Assim, est sujeita ao Regime Jurdico Administrativo, e com isso ter privilgios processuais, ter servidores em seus quadros, ser sujeita a contabilidade pblica, responder objetivamente na forma do art. 37, pagar por precatrio, etc. Diferencia-se pela nomeao especial de seus dirigentes, feita pelo Presidente da Repblica com a aprovao do Senado. Cargo tem prazo fixo e no se sujeita a exonerao ad nutum.S possvel sua exonerao por processo administrativo ou judicial. Cada agncia tem prazo prprio para seus dirigentes. H PL tentando unificar em quatro anos, j que doutrina intensamente critica prazos acima daquele dado ao mandato eletivo do Presidente. CABM reputa inconstitucional prazo que exceda quele dos nomeantes. Dirigente est sujeito a quarentena, circunscrita quele ramo de atividade, por quatro meses - regra geral; h excees de doze meses. A quarentena remunerada. Caractersticas especficas: -Dever de licitar: Lei 9472/97 (ANATEL). Agncia reguladora est fora da lei 8.666, tendo um procedimento prprio definido por ela mesma, e esto sujeitas a prego e consulta. Foi considerada disciplina para todas as agncias reguladoras. ADIN 1668: Agncia pessoa jurdica de direito pblico e, como autarquia, no pode estar fora do regime licitatrio, deve se sujeitar Lei 8.666. No entanto, entendeu que, seguindo a Lei 8.666, pode adotar como modalidade de licitao o prego e a consulta. O prego foi regulamentado em 2000 e estendido a todos os entes; a consulta at hoje no foi regulamentada. - Servidores: Lei 9986/00: Regime Geral das Agncias. Determina que o regime ser determinado conforme as leis especficas de cada agncia. A maioria definiu que o regime seria emprego pblico com contrato temporrio. ADIN 2310: Em liminar, STF decidiu que tem que seguir o regime nico, deve ser estatutrio e via concurso para o preenchimento de cargo sem que seja temporrio, j que no atende os requisitos da excepcionalidade. MP 155/03 altera a lei criando os cargos necessrios, convertida na Lei 10871/04. Assim, ADIN 2310 foi extinta por falta de objeto. A criao de cargos no resolveu o problema das agncias, j que em nmero insuficiente. Desde ento, se prorroga os regimes de contratos temporrios, j que o mrito no foi julgado na ADIN.

Matria est novamente submetida ao STF na ADIN 3678 (sem cautelar, por ausncia de urgncia)

AGENCIA EXECUTIVA
Surge baseada na idia de eficincia, a transmutao de alguma autarquia ou fundao que precisa se tornar eficiente. momento temporrio, que nasce a partir de um contrato de gesto com a Administrao Direta com intuito de elaborao de um plano estratgico de reestruturao. Para isso, ter mais recursos pblicos e maior liberdade em seu regime. agncia em razo do contrato de gesto, que s ser classificada assim enquanto ele viger. Acabando o contrato, volta a ser o que era antes. H algumas flexibilidades por ser agncia executiva, que tambm sero temporrios. Lei 9649/98. Doutrina critica fortemente a figura da agncia, pois seria um prmio para autarquia ineficiente.

EMPRESAS ESTATAIS
Gnero que inclui qualquer sociedade que o Estado seja parte, seja dono. Pode ter o regime de empresa pblica, de sociedade de economia mista ou ainda um terceiro. H empresas estatais que no pertencem a qualquer uma das espcies mais comuns. H empresas estatais fora da Administrao

EMPRESA PBLICA
Pessoa jurdica de direito privado de capital exclusivamente pblico. Tal capital pode ser de mais de um ente pblico, desde que seja exclusivamente pblico. O regime jurdico seguido hbrido. Tem duas exclusivas finalidades: prestadora de servio pblico ou exploradora de atividade econmica. Pode utilizar-se de qualquer modalidade empresarial, inclusive sociedade annima, desde que seja de capital fechado.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

Pessoa jurdica de direito privado de capital pblico e privado. O Poder Pblico precisa ter o comando da sociedade, logo a maioria do capital votante tem obrigatoriamente de ser pblico. O regime jurdico seguido hbrido. Tem duas exclusivas finalidades: prestadora de servio pblico ou exploradora de atividade econmica. S pode ser constituda como S/A. Diferenas: Sociedade de Economia Mista Exclusivamente pblico Misto (> votante com Estado) Qualquer modalidade Apenas S/A empresarial para Justia federal (art. 109) Justia estadual estatais (excepcionalmente, quando estiver afetado o interesse federal, haver deslocamento de competncia) Empresa Pblica

Capital Constituio Competncia julgamento das federais

Regime misto ou hbrido: Se EP/SEM for prestadora de servio pblico, seu regime hbrido ser mais pblico que privado. Serve para bens, imunidade, privilgios quanto ao regime de responsabilidade civil. Se EP/SEM for exploradora de atividade econmica, o regime ser mais privado do que pblico.

Explorao de atividade econmica: S pode atuar com base no art. 173 da CRFB: segurana nacional e relevante interesse coletivo. Estatuto prprio em casos especficos (funo social e formas de fiscalizao pelo Estado e pela sociedade, a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios; licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; a constituio e o funcionamento dos conselhos de administrao e fiscal, com a participao de acionistas minoritrios; os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores)

Entende-se que o inciso III considerado norma constitucional de eficcia contida, ante a ausncia de lei. Quanto aos outros incisos, h discusso doutrinria sobre sua aplicabilidade. Penhorabilidade dos bens: Como regra geral, os bens de EP/SEM seguem regime privado, sendo penhorveis. Excepcionalmente seguem o regime pblico, quando estiverem diretamente ligados a prestao servio pblico, em razo do princpio da continuidade dos servios. Falncia: Embora por sua natureza no seja impeditivo, a Lei 11.101/05 expressamente excluiu a EP/SEM de seu regime. Lei no diferencia tratamento quanto finalidade. Antes da lei, doutrina considerava que havia possibilidade de EP/SEM exploradora de atividade econmica falir. H autores que continuam fazendo a distino, apesar da letra da lei (CABM) Responsabilidade Civil: Quando prestadoras de servio pblico, e por este motivo, esto sujeitas ao regime objetivo conforme o art. 37, 6. Hoje, no importa se usurio ou no do servio. Ressalta-se, ainda, que a responsabilidade subsidiria. Se explora atividade econmica, sua responsabilidade ser dada conforme ao direito civil. Neste caso, Estado no responder administrativamente. JSCF considera que ela precisa, ainda assim, licitar. Licitao: EP/SEM prestadoras de servio pblico devem licitar (art. 37, XXI c/c art. 1 da Lei 8666) EP/SEM exploradora de atividade econmica podem ter regras prprias para licitaes e contratos (art. 173, 1, III). Este estatuto especial de licitao depende de lei especfica, que no existe. Assim, sujeitas a Lei 8.666. Art. 24, par. n.: limite de 20% e no de 10% (hoje, 30.000,00 e 16.000,00).

Quando a licitao prejudica a atividade-fim da empresa, ela prejudica uma razo de interesse pblico, assim a competio se torna invivel e h inexigibilidade de licitao. Privilgios tributrios: Art. 173, 2: no tem privilgios no-extensveis a atividade privada. Art. 150, 3: se o custo do tributo for repassado ao usurio do servio, a empresa no tem privilgios. Como na prtica a demonstrao que no est repassando a carga, ela acaba no tendo privilgios. Regime de pessoal: So servidores de ente governamental de direito privado (empregado no pblico, que reservado s pessoas pblicas). submetido ao regime celetista. Equiparam-se aos servidores pblicos em algumas situaes: - Exigem concurso pblico; - Esto submetidos regra de no acumulao. - Teto remuneratrio: Se EP/SEM depende da Administrao Direta para verba de custeio, ter que respeitar o teto; se no depender, no est submetida ao teto. - So funcionrios pblicos para fins penais, conforme o art. 327, CP; - respondem por improbidade administrativa Lei 8429/92; - esto sujeitos aos remdios constitucionais; - sua dispensa pode ser imotivada. Sum 390, TST: Se empregado de EP/SEM, no tem estabilidade do art. 41. OJ 247: sua dispensa ser imotivada. No entanto, para empregados da ECT isto no se aplica. Matria de repercusso geral. STJ: depende de processo administrativo para dispensa, em homenagem ao princpio do concurso pblico. (conferir)

ECT: ADPF 46: Apesar de ser empresa pblica, por causa de seu monoplio, a ECT segue regime jurdico pblico, como se autarquia fosse. Todos seus bens esto protegidos e seguem a impenhorabilidade. Tambm est sujeita ao regime de precatrio. Possui imunidade recproca.

CONSRCIOS PBLICOS
Tipo de relao diferenciada. Previstos na Lei 11.107/05. reunio de entes polticos para finalidade comum atravs do contrato de consrcio. Nada mais que um tipo de contrato que gera uma nova pessoa jurdica, na forma de associao, que poder ser pblica (espcie de autarquia) ou privada (quando lei definir o regime, que ser hbrido e prximo daquele da EP/SEM).

ENTES DE COOPERAO
baseado em diviso econmica dos atores. 1 setor o Estado, 2 setor o mercado e 3 setor so as organizaes no governamentais. Este terceiro setor representa, em direito administrativo, os entes de cooperao. H ONGs que so entes de cooperao e outras no. Para assim ser classificada, deve haver ligao com o Estado. Hoje j fala-se em 4 setor, composto pela economia informal (camel, pirataria). Os entes de cooperao so pessoas jurdicas de direito privado que esto fora da Administrao. Eles cooperam com a Administrao Pblica na busca de sua finalidade. Tambm so denominados de entes paraestatais(ao lado do Estado). Tm finalidade no lucrativa, no prestam servios pblicos, mas servios sociais (de fomento, assistncia), que no so exclusivos.

ESPCIES DE ENTES DE COOPERAO


- SERVIOS SOCIAIS AUTNOMOS Compe o Sistema S (SENAI, SESI, SEBRAE, SESC, SENAT).

Atual em diversos campos com a finalidade de fomentas as diferentes categorias profissionais por meio de lazer, assistncia, treinamento, etc. Como pessoa jurdica de direito privado, pode ser constituda com natureza de fundao privada, associao e cooperativa. No Brasil, adota-se amplamente a fundao. Vnculo jurdico que possui com o Estado se d atravs de convnio, j que de interesse do Estado o fomento s suas atividades. A remunerao dessas pessoas se d atravs do benefcio da parafiscalidade. Lembrando que a competncia tributria para instituir tributo indelegvel, mas que a capacidade tributria (aquela destinada a cobrar o tributo) pode ser delegada. A parafiscalidade a delegao da capacidade tributria. O servio social autnomo beneficirio da parafiscalidade e sua cobrana vem embutida no INSS. Tambm pode receber recursos oramentrios. Por causa destas duas formas de obteno de recursos, sofre fiscalizao do Tribunal de Contas. Assim, como o Tribunal de Contas controla o servio social autnomo, ainda que indiretamente, estes devero licitar, nos termos da Lei 8.666, art. 1. Tal exigncia pacfica tanto na doutrina quanto na jurisprudncia. Admite-se, no entanto, que a licitao seja feita por procedimento simplificado, conforme regras ditadas pelo prprio TCU(ver site). Compete Justia Comum Estadual julgar as aes que envolvem o Sistema S, j que no constam do rol do art. 109, CR/88.Quando tiver finalidade assistencial, poder ter privilgio tributrio.

ENTIDADES DE APOIO
Podem ter natureza de fundao ou associao e funciona dentro da - Organizaes Sociais (OS) - Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP)

PODERES

PODE DE POLCIA

SUPREMACIA GERAL E ESPECIAL Fundamento para o exerccio do poder de polcia o exerccio da supremacia geral, na qual h relao que independe de relao jurdica anterior entre administrado e Estado. Muitas sanes so aplicadas na Administrao Pblica no exerccio da chamada supremacia especial, cujo exerccio est condicionado a um vnculo jurdico anterior. No h exerccio do poder de polcia. DELEGABILIDADE DE PODER DE POLCIA No possvel delegao de poder de polcia nas mos do particular, conforme julgamento da ADIN 1717 (Conselhos). Ato material/instrumental de polcia, no entanto, pode ser transferido. Este ato pode ser preparatrio (prvio ao exerccio do poder de polcia) ou posteriores (aps a tomada da deciso administrativa). O que no pode ser delegado o ato jurdico de polcia, que o ato decisrio em si. ATRIBUTOS OU CARACTERSTICAS DO PODER DE POLCIA - Discricionariedade: Regra geral sujeita a excees, como licena para construir. Autorizao, como sempre, exerccio discricionrio. - Autoexecutoriedade: Atuao independente do Poder Judicirio. H duas formas: Exigibilidade: Poder de decidir sem a presena do judicirio. Meio de coero indireto. Atributo de todo ato. Executoriedade: Poder de executar sem o Poder Judicirio. Meio de coero direto. S possvel quando estiver previsto em lei ou quando tratar de situao urgente. - Coercibilidade: Imperativo; obrigatrio. Polcia Judiciria: Aplicao da lei penal, ligada a segurana. Exercida pelos entres especializados.

Polcia Administrativa: Exerccio geral do poder de polcia. Exercida por toda a Administrao.

ATO ADMINISTRATIVO
CONCEITO

Fato jurdico administrativo: Fato todo e qualquer acontecimento do mundo em que vivemos. Quando atingir o mundo jurdico, ser um fato jurdico. Quando afetado ao ramo do direito administrativo, ser um fato administrativo. Ato administrativo: manifestao de vontade que atinge a rbita do direito, afetada ao direito administrativo. Podem ser praticados pela Administrao ou no, desde que tenha como base o regime pblico. Ato da Administrao: Atos praticados pela Administrao. Poder ser praticado tanto no regime pblico quanto no regime privado. Quando sujeito ao regime pblico, ato da administrao chamado tambm de ato administrativo. importante distinguir ato da administrao de ato administrativo. Ato da administrao aquele praticado pela administrao, podendo ter regime privado ou pblico; quando sob regime pblico tambm chamado de ato administrativo (ato administrativo da administrao). H, no entanto, atos administrativos (sujeitos ao regime pblico) praticados por pessoas fora da administrao. Assim, podem ser separados em trs espcies: 1) Atos da administrao sob regime privado 2) Atos da administrao sob regime pblico/ ato administrativo 3) Atos administrativos somente, praticados por particulares em regime pblico.

CONCEITO: Manifestao de vontade do Estado ou de quem lhe faa as vezes que cria, modifica ou extingue direitos, sujeita ao regime de direito pblico, inferior e

complementar previso legal, sujeita ao controle de legalidade do Poder Judicirio. (ato administrativo em sentido amplo) Hely: Ato administrativo em sentido estrito/propriamente dito: Agrega ainda a necessidade de ser unilateral e concreto.

ELEMENTOS /REQUISITOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Utilizado como fundamento a Lei 4717/65 (Ao Popular) que define os requisitos de um ato administrativo vlido (com/fi/for/mo/ob). CABM: No segue a maioria (ver quadro Marinela). Para Celso, elemento condio para existncia de um ato jurdico, no de ato administrativo (manifestao de vontade). Segue-se com pressuposto de existncia (condio para ser ato administrativo) e validade (condio para ato vlido).

SUJEITO COMPETENTE
Sujeito: Agente pblico; aquele que exerce funo administrativa. Deve ainda ser competente. Competncia: definida em lei, irrenuncivel, imodificvel, de exerccio obrigatrio e que no admite transao. Delegao de competncia, no entanto, possvel (ver arts. 11 a 15 da Lei 9.784/99) Quando h delegao, a competncia se multiplica, tornando-se cumulativa. As duas autoridades so competentes. possvel delegar competncia privativa, mas no a exclusiva, para atos normativos ou para deciso e recurso administrativo. Ateno: delegao de competncia se d entre servidores/rgos, para aquele ato especfico (desconcentrao). diferente da delegao de atividade administrativa/transferncia entre pessoas jurdicas (Descentralizao).

FINALIDADE
Ato administrativo tem sempre uma finalidade geral e nica: interesse pblico. Desvio de finalidade defeito, vcio ideolgico.

Doutrina clssica (Hely): Apesar de ser desvio de finalidade, ele tambm representa vcio de motivo, j que o motivo alegado para realizar o desvio falso. Ser defeito em ambos os elementos do ato.

FORMA
Forma deve ser aquela prevista em lei. Passa por certas caractersticas: Manifestao de vontade: No pode exteriorizar de qualquer forma, deve obedecer s formalidades especficas de cada ato. Formalidades especficas: Ato administrativo, como regra, se faz por escrito. No entanto, em certas circunstncias pode ocorrer de forma verbal ou gesticular. Assim, mediante autorizao legal, pode ser feito de outra maneira. Ex: Art. 60, par. n da Lei 8.666 ( nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administrao, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor no superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alnea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.) H ainda, formalidades prprias de cada ato, como, p. ex, a necessidade de publicao de edital em jornal de grande circulao. Aplica-se, portanto, ao ato administrativo, o princpio da solenidade. Processo Administrativo Prvio: Hoje, considerado exigncia de forma a realizao de procedimento administrativo prvio com garantia de ampla defesa e contraditrio quando o ato potencialmente atinge direito de terceiro. Motivao: Doutrina moderna tambm a elenca com condio de forma as razes que levam a prtica daquele ato. Trata-se da correlao lgica entre os elementos do ato e a lei; raciocnio que justifica a prtica daquele ato. Deve ser feita antes ou durante a prtica do ato. Motivao aliundi: aquela que est presente em um outro ato, apenas referida naquele que est sendo praticado. Significado do silncio administrativo no concordncia ou discordncia, um nada jurdico. No entanto, em certas circunstncias a lei pode determinar algum efeito. Silncio gera leso a direito lquido e certo de petio, sendo, portanto, cabvel a impetrao de Mandado de Segurana. Posio majoritria que nesses casos juiz no

pode substituir ao administrador, mas fixar prazo para a deciso sob alguma forma de coao. Para CABM, se ato for estritamente vinculado, juiz poderia desde j resolver. STF/>/bancas: motivao obrigatria. Usa como fundamento o art. 1, II e par. n. da CR. Se o poder emana do povo, titular do poder deve conhecer o fundamento que leva prtica do ato, do mesmo modo, para exercer o direito de cidadania deve conhecer nas razes que levaram o poder pblico a agir daquele modo. Art. 5, XXXIII, CR: garantia de informao possibilitada atravs da motivao. E ainda, art. 5, XXXV: para que o Judicirio exera o controle de legalidade dos atos administrativos. Tambm o art. 93, IX, CR: Se, quando o Judicirio exerce funo atpica administrativa e deve motivar, com mais razo ainda dever motivar aquele que a exerce como funo tpica. Art. 50 da Lei 9.784/99: a lista da lei to ampla que todos os atos administrativos ali esto includos. Art. 37, ao exigir publicidade, tambm exigiria motivao. JSCF: facultativa. Art. 93, IX, CR diz que os atos administrativos praticados pelo Poder Judicirio devem ser motivados. O silncio quanto aos outros poderes indica que eles no precisam motivar. Art. 50 da Lei 9.784/99: motivao obrigatria nos atos ali elencados, dando a entender que nos outros no seria.

MOTIVO
o fato e fundamento jurdico que levam a prtica do ato administrativo. Tem que ser verdadeiro; corresponder realidade. Do mesmo modo, deve ser compatvel com a lei. Para ser legal, tem que ser compatvel com o resultado do ato. Teoria dos motivos determinantes: Vincula o administrador ao motivo declarado. Isto acontece mesmo em ato administrativo excepcional, cujo motivo dispensvel; se for declarado o motivo, estar vinculado a este. Ex: A exonerao ad nutum em cargo de comisso. Tredestinao: exceo vinculao dos motivos, prevista somente na lei de desapropriaes. Desde que mantida uma razo de interesse pblico, ser possvel a mudana do motivo que ensejou a desapropriao. Se o motivo determinante for falso/ilegal, compromete a teoria dos motivos determinantes. Para haver a vinculao, este motivo tem que ser legal, compatvel com a lei e resultado do ato.

Diferente de motivao, sendo que enquanto esta se refere s razes elencadas para a prtica daquele ato, este o fato afirmado para seu ensejo.

OBJETO
o resultado prtico do ato administrativo, o ato considerado em si mesmo. Deve ser lcito, possvel e determinado. Para ser lcito, ato deve ter como objeto aquilo que est autorizado por lei.

VINCULAAO E DISCRICIONARIEDADE
Ato vinculado ou regrado aquele que no tem juzo de valor, liberdade ou juzo de convenincia e oportunidade. Uma vez preenchidos os requisitos legais, administrador obrigado a praticar o ato. Doutrina considera que no se identifica com automao,h liberdade, ainda que mnima, consubstanciada na liberdade temporal, mesmo que dentro do prazo assinalado em lei. Normalmente a lei j apresenta todas as exigncias.No ato vinculado, todos seus elementos so vinculados a lei. Ex: concesso de aposentadoria e licena para construir. Ato discricionrio: Aquele que tem liberdade, juzo de valor, convenincia e oportunidade. Administrador possui escolhas possveis. Tambm praticado nos limites da lei, se no coadunar com a lei, ser ilegal. Muitas vezes, a prpria lei confere as alternativas para a prtica do ato. Tambm indica a conduta discricionria quando a lei d a competncia, mas no a forma de exerccio ou quando a lei usa conceito vago ou indeterminado.No ato discricionrio, os elementos competncia, forma e finalidade so vinculados, enquanto motivo e objeto so discricionrios.. possvel que forma e finalidade apaream com discricionariedade, quando a prpria lei confere as alternativas(*). Ex: permisso de uso de bem pblico e autorizao. Elementos dos atos administrativos e discricionariedade: ATO ELEMENTO COMPETNCIA FINALIDADE FORMA MOTIVO OBJETO VINCULADO Vinculado Vinculado Vinculado Vinculado Vinculado DISCRICIONRIO Vinculado Vinculado* Vinculado* Discricionrio Discricionrio

A liberdade/discricionariedade do ato administrativo o mrito do ato administrativo, sua anlise de convenincia e oportunidade. A possibilidade de controle judicial de ato administrativo possvel sobre a sua legalidade em qualquer ato. Hoje, controle de legalidade visto em sentido amplo, abrangendo tanto a lei quanto os princpios constitucionais. Para doutrina tradicional, controle de legalidade no controla mrito administrativo. No entanto, o controle baseado em princpios acaba, por via transversas, atingindo o mrito do ato administrativo. Poder judicirio pode reverelementos discricionrios (motivo e objeto) do ato discricionrio, desde que seja a anlise de sua legalidade. O que viola a separao dos poderes a reviso do juzo de valor feito pelo administrador. O que no pode rever a liberdade, que consubstanciada no mrito. Mrito est no motivo e objeto, mas no se identifica com eles.

CARACTERSTICAS OU A TRIBUTOS
PRESUNO DE LEGITIMIDADE
Noo de presuno de legitimidade deve ser conjugada com as presunes de legalidade e veracidade, todas abarcadas no mesmo conceito. Ato presumidamente legtimo obedece as regras morais-, legal est em consonncia com a lei- e verdadeiro corresponde a realidade. A presuno relativa, admite prova em contrrio e pode ser contestada. nus da prova ser, em regra, ao administrado, j que ele quem alega sua ilegitimidade. A conseqncia prtica da presuno de legitimidade a aplicao imediata dos atos administrativos, ou seja, seu afastamento depende de ato judicial/superior.

AUTOEXECUTORIEDADE
Ato independe da autorizao/controle prvio do poder judicirio. Ato continua dependendo de formalismo. Nem todo ato administrativo goza do atributo da autoexecutoriedade, para tanto pressupe a presena de dois requisitos:

Exigibilidade: o poder de decidir sem a presena do judicirio; todo ato o possui. um meio de coero indireto. Executoriedade: o poder de coero direto, de executar imediatamente o que foi decidido. No est presente em todos os atos, apenas quando expresso em lei

IMPERATIVIDADE
Tambm chamado de coercibilidade ou obrigatoriedade. H atos que no constituem obrigao, logo no est presente em todos os atos administrativos. caracterstica dos atos que constituem uma obrigao, mas inexiste em atos enunciativos, como atestados, certides e pareceres.

TIPICIDADE
Inicialmente defendida como atributo por Maria Sylvia Di Pietro, hoje acompanhada por boa parte da doutrina moderna. Cada ato administrativo usado para uma aplicao determinada. Ex: anulao para situao de ilegalidade, enquanto revogao para situao de inconvenincia.

FORMAO, EFEITOS E VALIDADE DOS ATOS


Quanto a sua formao, ser considerado ato perfeito aquele que cumpre seu ciclo de formao. Ato vlido aquele que cumpre os requisitos da lei.Ato eficaz aquele que est pronto para produzir efeitos. Ato administrativo deve sempre ser perfeito. Ato pode ser perfeito, vlido e ineficaz; ato pode ser perfeito, invlido e eficaz; ato pode ser perfeito, invlido e ineficaz. Ato Administrativo produz dois efeitos: Efeito primrio/tpico: aquele esperado pela edio do ato. Efeito secundrio/atpico: Pode ser reflexo, quando atinge um terceiro estranho a relao. Tambm pode ser preliminar, quando antes do aperfeioamento do ato. CABM o chama este efeito atpico preliminar de efeito prodrmico.

Conceito de efeito prodrmico: Aparece nos atos administrativos que dependem de duas manifestaes de vontade. Configura-se com o dever da segunda autoridade de se manifestar quando a primeira j decidiu. um efeito secundrio e acontece antes do aperfeioamento do ato. Normalmente encontrado em atos compostos/complexos.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


QUANTO AO DESTINATRIO GERAL: Aquele que possui destinatrio indeterminado, atingindo a coletividade. Ex: INDIVIDUAL: Aquele que possui destinatrio determinado. Divide-se em singular(um
nico destinatrio) e plrimo (vrios destinatrios).

QUANTO AO ALCANCE DO ATO ATO INTERNO: Aquele que produz efeitos dentro da Administrao; voltado para a
prpria Administrao.

ATO EXTERNO: Aquele que produz efeitos tanto dentro quanto fora da Administrao. QUANTO AO GRAU DE LIBERDADE DO ATO ATO VINCULADO: Aquele que possui todos os seus elementos descritos em lei, no
deixando ao administrador critrios de convenincia e oportunidade para que se manifeste.

ATO DISCRICIONRIO: Chamado por CABM de ato cuja manifestao de escolha


discricionria, possui alguns de seus elementos a critrio de convenincia e oportunidade do administrador.

QUANTO A FORMAO DO ATO ATO SIMPLES: Depende de uma nica manifestao de vontade. ATO COMPOSTO: Depende de mais de uma manifestao de vontade, ambas ocorrendo
no mesmo rgo. Normalmente, segunda manifestao meramente confirmatria. Para CABM, ato composto se identifica com ato complexo.

ATO COMPLEXO: Depende de mais de uma manifestao de vontade, ocorrendo em


rgos diversos, mas em patamar de igualdade.

EXTINO DO ATO ADMINISTRATIVO


A extino do ato ocorre de diversas formas: Cumprimento do seu objeto/efeitos Desaparecimento do sujeito (ex: perecimento de bem tombado, morte, mar tomando terreno de marinha desaparecendo a enfiteuse) Renncia. Retirada pela prpria administrao (anulao, revogao, cassao,

caducidade, contraposio) Na hiptese de extino por ato de Poder Pblico, divide-se em.

CASSAO: Retirada de um ato administrativo pelo descumprimento das condies


impostas.

CADUCIDADE: Retirada de um ato administrativo por um ato jurdico. (ex: retirada de


licena para concesso para destinao outra do terreno)

CONTRAPOSIO:

dois

atos

administrativos

que

decorrem

de

fundamentos/competncias diversas, sendo que o segundo elimina os efeitos do primeiro

ANULAO: Ato administrativo pode ser anulado quando ato invlido ou ilegal.
manifestao do princpio da autotutela. Sm. 346 e 473 do STF. ato administrativo que deve cumprir todas as exigncias de um ato administrativo, que retira outro ato por este ser ilegal. Produz efeitos, em regra, ex tunc. Para CABM, ato ter efeitos ampliativos ou restritivos conforme a relao jurdica anulada, podendo tambm ter efeitoex nunc. Quando terceiro no d causa a ilegalidade, ele no pode sofrer os prejuzos dela advindos, em virtude da tutela da sua boa f. Ateno ao jogo de palavras, pois o ato pode ser ampliativo ou restritivo, bem como o efeito, em acepes distintas e opostas.(ato ampliativo cujo efeito da anulao restritivo- ex nunc/ ato restritivo cujo efeito de anulao ampliativo ex tunc).

Administrao decai do direito de anular seus atos em cinco anos, quando estes atos atingirem terceiros. Se o ato no causa benefcio a ningum, no se restringe ao prazo. Quanto ao poder judicirio, lei no prev prazo.

REVOGAO: controle de convenincia do ato. Tambm manifestao da


autotutela. Quando o ato administrativo for do prprio poder judicirio, ele poder revogar; no entanto, na funo jurisdicional isto no poder ser feito, pois fere a liberdade administrativa e, por conseqncia, a separao de poderes. H possibilidade de atingir indiretamente nos casos de controle de legalidade por violao ao princpio da razoabilidade. Os efeitos da revogao sero, em regra, ex nunc, pois ato nasce legal. No tem limite temporal, mas tem limites materiais/ de contedo. Ato vinculado no passvel de revogao, pois no possui convenincia em si, logo no h como retir-lo baseado exatamente em juzo de convenincia. Ato que produz direito adquirido tambm no pode ser revogado, pois integrou esfera de direito de outrem. Do mesmo modo, ato que j produziu efeitos no pode ser revogado, por lgica, j que a revogao no teria qualquer efeito. Cabe revogao do prprio ato de revogao. Hiptese excepcionalssima de revogao de ato vinculado (licena para construir). deciso do STF extremamente criticada, pois em tese ato vinculado no est sujeito a revogao. Para CABM, seria caso de desapropriao e no revogao, com a pertinente indenizao.

ATOS DEFEITUOSOS
Se o vcio sanvel, o ato anulvel. Se ato anulvel, tentar se convalidar o ato. So sanveis, em regra, vcio de competncia e de forma.Vcios insanveis levam a nulidade e devem ser anulados. Controle de legalidade. No h que se confundir convalidao (conserto do defeito, continuando o ato com a mesma natureza) com converso ou sanatria (aproveitamento do ato administrativo, que deveria ser solene, mediante transformao em um ato mais simples ao qual j se atende aos requisitos). Se a anulao do ato administrativo ilegal for mais prejudicial que sua manuteno, comprometendo a segurana jurdica, boa f, ocorrer o que a doutrina chama de estabilizao dos efeitos do ato ilegal. Mantm-se o ato do jeito que est; no se fala em convalidao ou sanatria.

Entre anulao e estabilizao dos efeitos, fala-se em prazo de cinco anos, na ausncia de lei determinando limite temporal para que o Judicirio anule o ato, STJ/STF vem reconhecendo analogia ao prazo do art. 54 da Lei 9784. Ver texto sobre estabilizao dos efeitos. A coisa julgada administrativa no impede reviso administrativa, anulao ou revogao do ato administrativo outrora contestado.

LICITAO
Conceito: Procedimento administrativo que tem como finalidade estabelecer a competitividade para escolher a melhor proposta para a celebrao do contrato intencionado e precedido por este procedimento. Tem como objetivo garantir a isonomia e impessoalidade no acesso daqueles que querem contratar com a Administrao.

COMPETNCIA LEGISLATIVA
Art. 22, XXVII: Compete a Unio legislar privativamente sobre normas gerais de licitao e contratos. As Leis 8.666/93, 10.520/02 (prego), 8.987/95 (concesso e permisso de servio), 11.079/04 (PPP) e 12.232/10 (disciplina licitao para servios de publicidade) so as normas gerais de licitao e contratos. Tais normas gerais tm mbito nacional. As normas especficas editadas pela Unio, no entanto, so federais, com aplicao exclusiva; o mesmo ocorre com a edio de normas especficas pelos entes menores. No h definio exata de quais normas so gerais e quais so especficas. Ex: # acerca do procedimento de cada modalidade, invertido na lei baiana. Excesso de detalhamento em alguns dispositivos da Lei. 8.666/93 levou STF a concluir que, nestes, h norma especfica. ADIN 927, que discutiu a constitucionalidade do art. 17 da Lei 8.666/93 (alienao de bens pblicos). Julgou afirmando que o art. constitucional em interpretao conforme a Constituio, ou seja, como norma especfica. Este foi o nico artigo objeto de controle pelo STF, embora haja variados outros dispositivos

que sofram a mesma crtica da doutrina. Legislaes mais recentes tendem a separar em tpicos as normas gerais e especficas, como na Lei 11.079/04. Art. 3, 2: critrios de desempate na licitao. Revogao do art. 171, por EC, que deixou de diferenciar empresas internacionais e nacionais. JSCF: dispositivo no foi recepcionado pela CR conforme a EC, perdeu parmetro. Contra: alteraes posteriores no artigo no modificaram o texto.

SUBORDINADOS AO REGIME LICITATRIO


ENTES DA ADMINISTRAO DIRETA PESSOAS DA ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA (EP/SEM*, Autarquia,


Fundao Pblica)

FUNDOS ESPECIAIS: So estruturas que visam arrecadar fundos para


determinada finalidade. Podem aparecer na Administrao Pblica de duas maneiras: rgo da Administrao direta ou fundao pblica. Qualquer das modalidades j est abarcada pelas outros.

DEMAIS ENTES CONTROLADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE PELO PODER PBLICO. Entes de cooperao.

PRINCPIOS DA LICITA O
PROCEDIMENTO FORMAL
No pode criar nova modalidade/procedimento. Formalidades necessrias que devem ser consideradas, aquelas que, se retiradas, causaro prejuzo.

PRINCPIO DO SIGILO DE PROPOSTA


Ningum deve conhecer a proposta antes da hora, fora aquele que a apresentou. O conhecimento pblico deve ocorrer na hora certa: momento da sesso pblica de abertura. Fraudado o sigilo da proposta, crime na licitao e improbidade administrativa. Leilo a nica modalidade que no tem sigilo de proposta. Prego modalidade com duas chances de proposta: primeiro vem as propostas escritas (com sigilo), depois dessa abertura e feita a pr-seleo, se apresenta lances verbais (sem sigilo).

MODALIDADES DE LICITAO
Esto definidas no art. 22 da Lei 8.666/93. Regra geral: A) Valor = concorrncia* (alto), tomada de preos (mdio) ou convite (pequeno). B) Descrio de objeto, sem mencionar valor = leilo*, concurso e prego. Prazo de intervalo mnimo: H diferena no prazo obrigatrio entre a publicao do edital e a realizao do evento. O prazo de intervalo mnimo ser diferente para cada modalidade. Todos esto dispostos no art. 21 da Lei 8.666/93 e, em geral, so contados em dias corridos. A modalidade deve ser escolhida conforme o critrio legal, podendo ser trocada por modalidade mais rigorosa a critrio do administrador. Ateno: Em caso de consrcio pblico, os valores sero dobrados se o consrcio tiver at trs entes. Se tiver mais de trs entes, os valores sero triplicados. (art. 23, 8,

CONCORRNCIA
Art. 22, I e 1. utilizada tanto em razo do valor alto quanto do objeto, sendo que as razes no precisam ser concomitantes. Os parmetros de valor esto expressos no art. 23, I(obras e servios de engenharia -acima de R$1.500.000,00) e II (outros R$ 650.000,00). Os parmetros para a escolha da modalidade pelo objeto: imveis, concesso ou licitao internacional.Imveis: Exceo: poder tambm usar leilo se for alienao decorrente de dao em pagamento ou deciso judicial (art.19). Concesso nas modalidades de concesso de direito real de uso de bem pblico ou de servio pblico. Exc: programa nacional de desestatizao admite transferncia por leilo de concesso de bem pblico. Licitao internacional aquela que tem participao de empresas estrangeiras. Excepcionalmente, pode fazer tomada de preos ou convite, quando os valores sejam correspondentes e desde que a Administrao tenha cadastro de empresas estrangeiras. No caso de convite, ser necessrio o valor correspondente e a ausncia de empresa no pas.

Prazo de intervalo mnimo: tipo tcnica ou tcnica + preo: 45 dias, somente em tipo preo: 30 dias

TOMADA DE PREOS
utilizada pelo critrio de valor, que ser mdio, entre o valor mximo do convite e mnimo da concorrncia. Para servios e obras de engenharia, os valores vo de R$ 150.000,00 e at R$1.500.000,00. Para os outros, os valores vo de R$ 80.000,00 at 650.000,00. Vale lembrar que os valores se contam inclusive com o mximo da lei. No entanto, as alteraes contratuais s podem ocorrer at o limite do valor da modalidade. Orientao do TCU para que seja deixada uma margem para alterao. Esta modalidade exige o uso de habilitao prvia na forma de cadastramento. Podero participar da modalidade os licitantes cadastrados. Podem, ainda, participar da tomada os licitantes que preencherem os requisitos para o cadastramento at terceiro dia anterior a entrega dos envelopes; tem que preencher as condies e no estar cadastrado at esse prazo. Deve apresentar os documentos e entregar os requerimentos de cadastro. Prazo de intervalo mnimo ser de 30 dias para o tipo tcnica/tcnica+preo e 15 dias para o tipo preo. Prazos so contados em dias corridos.

CONVITE
Tambm usada sobre o critrio de valor. O valor vai de zero at R$ 150.000, 00 nos servios de engenharia e de zero at R$ 80.000,00. Os casos de dispensa so usados sobre o valor do convite, no percentual de 10% (R$15.000,00 e R$8.000,00), nos termos do art. 24, I e II da Lei 8.666/93. Vale lembrar que h pessoas (SEM/EP, agncia executiva, consrcios pblicos- Lei 11.107) que gozam de limite de dispensa dobrado (20%). Os participantes so convidados livremente pela Administrao a participarem do certame, basta estar no ramo de atividade, no nmero mnimo de trs. Se h restrio de mercado ou desinteresse dos convidados, h possibilidade de justificao e procedimento. Podem ser cadastrados ou no, mas aos cadastrados que no foram convidados podem

participar se manifestarem interesse com 24 horas de antecedncia. Os no cadastrados s participam mediante convite. Excepcionalmente, o instrumento convocatrio no edital, mas carta-convite. A sua publicidade, portanto, dada mediante o envio da carta e pela fixao da carta no trio da repartio. Se modalidade for convite, h exceo a regra geral de que a comisso de licitao deve ser composta por pelo menos trs servidores. Neste caso, se a repartio for pequena e o destacamento de trs servidores for prejudicial, pode ser realizado com apenas um na licitao. Prazo de intervalo mnimo de cinco dias teis. Para a Administrao, dia til aquele no qual a repartio funciona. Desta forma, ponto facultativo no considerado dia til. Doutrina admite que se use o prazo de at trs dias antes para se habilitar, por analogia da tomada de preo. Administraes que fazem muitos convites, devem convidar com base no rodzio de cadastrados.

LEILO
modalidade voltada para a alienao de bens. Pode ser alienado imvel decorrente de procedimento de deciso judicial e de dao em pagamento. Tambm utilizada a modalidade para bens mveis inservveis, apreendidos ou penhorados. Sero inservveis aqueles bens que no mais tem utilidade quele rgo. O leilo da ao de execuo de bens mveis penhorados feito na forma do CPC, aqui se refere a bem sob penhor. Art. 17, 6 da Lei 8.666/93: qualquer bem mvel, independentemente das qualidades anteriores, at o limite de R$ 650.000,00. Vale lembrar que leiloeiro ser um servidor designado para essa funo. O procedimento seguir a praxe administrativa. Prazo de intervalo mnimo de 15 dias.

CONCURSO

Mtodo de escolha de trabalho tcnico, artstico e cientfico e tem como contrapartida um prmio ou uma remunerao. No h necessidade de servidor pblico na comisso, chamada de comisso especial. Qualquer pessoa idnea e com conhecimento na rea pode participar da comisso. No se confunde com concurso pblico. Prazo de intervalo mnimo de 45 dias.

PREGO
Regulado pela Lei 10.520, que traz as regras especiais para o Prego, mantendo aplicao subsidiria da Lei 8.666/93 Modalidade de licitao que serve para aquisio de bens e servios comuns, que so aqueles que podem ser definidos no edital com expresso usual de mercado. A matria controversa, especialmente na definio de servio. modalidade de licitao utilizada para tipo menor preo. Pode ser possvel na forma presencial ou eletrnico. Prego eletrnico foi eleito como preferencial pela Unio, seu procedimento o mesmo do prego presencial, que invertido em relao as outras modalidades. Quem realiza o prego o pregoeiro, que auxiliado por uma equipe de apoio.

MODALID ADE

TOMADA DE PREOS Valor Acima de De R$ (obras e 1.500.000,00 150.000,00 servios At de R$1.500.0 engenhari 00,00 a) Valor Acima de De R$ (outros) 650.000,00 80.000,00 at 650.000,00 Objeto Imveis* -----------Concesso de direito real de uso

CONCORR NCIA

CONVITE

LEILO

CONCU RSO ------------

PREGO

At R$ ------------150.000,0 ---0 (inclusive)

At R$ ------------80.000,00 ---(inclusive) ------------Aliena o de bens. Imveis:

-------------

Trabalho tcnico, artstico ou

Aquisio de bens e servios comuns.(a

de bem pblico Concesso de servio pblico* Licitao internacional *

-de cientfico procedim ento de deciso judicial -de dao em pagament o Mveis: -inservvei s, -apreendi dos -penhorad os (empenha dos) outros at o valor de r$ 650.000,0 0

quele que pode ser definido no edital com expresso usual de mercado.)

Participant Qualquer um es

Livre escolha da Administra o, no n mnimo de trs ou cadastrad os com manifesta o at 24 horas antes. Prazo de Tipo tcnica Tipo 5 dias 15 dias intervalo ou tcnica + tcnica ou teis mnimo preo: 45 tcnica + dias preo: 30 dias tipo preo: tipo preo: 30 dias 15 dias

Licitantes cadastrado s ou At 3 dia anterior

45 dias

8 dias teis

CONTRATAO DIRETA

exceo a regra geral de licitao e, portanto, deve ser devidamente fundamentada, que ser feita por processo de justificao (art. 26 da Lei 8.666/93). Pode ser feita via dispensa ou inexigibilidade de licitar. H dispensa quando a competio vivel, mas que, por determinao legal, ser escusada. H duas situaes de dispensa, dispensada (no possvel ao administrador escolher licitar, rol no art. 17) e dispensvel (escolha do administrador quanto a possibilidade de licitar, rol no art. 24). Dispensa pelo valor sobre o limite de 10% sobre o valor do convite, conforme o valor de servio de engenharia ou comum (R$15.000,00 e R$8.000,00), nos termos do art. 24, I e II da Lei 8.666/93. Vale lembrar que h pessoas (SEM/EP, agncia executiva, consrcios pblicos- Lei 11.107) que gozam de limite de dispensa dobrado (20%). Em caso de consrcio pblico, o limite ser de 20% se for composto por dois entre e de 30% se composto por trs ou mais. Emergncia tambm hiptese de dispensa de licitao. H diferena entre licitao deserta e fracassada, que so hipteses do art. 24. Licitao deserta aquela que no aparece qualquer interessado e tem como conseqncia a possibilidade de dispensa de licitao, cuja contratao dever ser nas condies do edital originrio e desde que licitar de novo cause prejuzo. J a licitao fracassada aquela em que os interessados no logram xito em atender s regras do edital. H quem usa a expresso com a eliminao de todos os licitantes so inabilitados ou desclassificados. No entanto, a maioria da doutrina usa a expresso apenas quando os interessados so desclassificados. Se todos os licitantes forem inabilitados, dever ocorrer uma nova licitao. J quando todos so desclassificados, o art. 24 admite a dispensa de licitao. H inexigibilidade quando a competio invivel. Prevista no art. 25 da Lei 8.666, cujo rol no taxativo. Pressupostos de viabilidade da competio: - pressuposto jurdico: licitao deve proteger o interesse pblico. Se prejudica ao invs de defend-lo, ser dispensvel. Ex: atividade fim da EP/SEM. - pressuposto ftico: h necessidade de interesse de mercado na licitao. Ex: - pressuposto lgico: pluralidade de fornecedor/produtor. O objeto/servio deve ser singular. Poder ser singular em trs diferentes situaes:

Objeto: - em seu carter absoluto: quando s existe um no mercado - pelo evento externo: participao em evento que individualiza - em seu carter pessoal: obra nica/ artstica Servio: - tem que estar previsto no art. 13 da Lei 8.666 - tem que ter notria especializao - tem que ter singularidade relevante para a Administrao - discricionariedade inafastvel quando h mais de uma escolha.

PROCEDIMENTO DA LICITAO
FASE INTERNA Etapa de formalizao do processo, preparao antes da publicao do edital. Inverso da ordem no gera nulidade para o procedimento, desde que tudo acontea na fase interna. - Autuao do processo - demonstrao da necessidade - recurso oramentrio -nomeao da comisso (art. 51) - elaborao do edital (art. 40) No anexo, j vem a minuta do contrato. - parecer jurdico acerca do edital - autorizao formal para deflagrar o certame FASE EXTERNA - PUBLICAO DO EDITAL (art. 21). - ACESSO AO EDITAL. No pode ser fonte de lucro suposta venda do edital. Basta o conhecimento do edital, no pode ser includa no edital condio de compra para participao. Condio para participar conhecer o contedo.

- IMPUGNAO DO EDITAL (art. 41). possvel por qualquer cidado. Prazo para impugnao at o quinto dia til anterior a data de entrega dos envelopes. Comisso tem at trs dias teis para decidir. A impugnao tambm pode ser feita pelo potencial licitante. O momento decadencial para discutir todas as etapas do edital na esfera administrativa, deve ser apresentado at dois dias da apresentao do envelope. No h prazo para o julgamento. Apesar de o ideal ser que se julgue logo, mas, como no tem natureza de recurso, no h efeito suspensivo e o processo poder seguir sem problemas. Nos termos do art. 21, 4, a alterao do edital possvel at esse momento. A alterao ser feita por aditamento, alterando aquele item especfico. Qualquer alterao deve ser publicada da mesma forma do edital. Se a alterao for substancial, modificando as obrigaes do edital, dever ser aberto novo prazo. -ENTREGA DOS ENVELOPES, um para a documentao, outro para proposta de tcnica e mais um para a proposta de preo. A entrega dos envelopes pode ser feita informalmente. Se houver atraso e a comisso ainda est recebendo envelopes, no h problema em receber. O que interessa o procedimento, enquanto ainda estiver na etapa, ser possvel receber. Sesso, como todas, pblica. Todos os licitantes e todos os membros da comisso devem rubricar todos os envelopes de todos os licitantes, para evitar fraude. Se a licitao for muito grande, a jurisprudncia admite a escolha de trs para rubricarem em nome dos demais. - Abertura dos envelopes de documentos. Devem ser rubricados todos os documentos de todos os envelopes por todos. Devem atender os requisitos do art. 27 e seguintes da Lei 8.666. Nos termos do art. 48, 3, deve ser suspenso o procedimento e ser dado prazo para que a empresa acerte seus documentos em oito dias teis. Se a modalidade for convite, este prazo ser de trs dias teis. Licitante que preenche os requisitos considerado qualificado/habilitado. - Julgada a habilitao, abre-se o prazo de recurso, de cinco dias teis nos termos do art. 109. Se for convite, ser de dois dias teis. Este recurso foge a regra, e tem efeito suspensivo. - Abertura dos envelopes com as propostas, com as respectivas rubricas. - CLASSIFICAO. Primeiro, a comisso confere se a proposta cumpriu as formalidades do edital. Depois confere se o preo est compatvel com o praticado no

mercado. Passadas essas duas etapas, sero considerados classificados. Se todos forem desclassificados, a licitao considerada fracassada. Dever possibilitar correo em oito dias. - JULGAMENTO. Em caso de empate, devero ser usados os critrios do art. 3, 2 (considerado no recepcionado pela doutrina), e, depois, sorteio (art. 45, 2). Selecionada a melhor proposta, se coloca as demais em ordem de classificao. - RECURSOS contra a deciso, nos termos do art. 109, em cinco dias teis (dois em caso de convite), com efeito suspensivo. - HOMOLOGAO. Conferncia de que todas as etapas foram regularmente seguidas. Ser feita pela autoridade superior (a mesma que nomeou a comisso e autorizou o certame) - ADJUDICAO confere ao vencedor tal status, declarando o resultado oficial. Confere ao vencedor mera expectativa de direito a assinatura do contrato. Fica obrigado a assinar o contrato pelo prazo de 60 dias da entrega dos envelopes, se outro prazo no estiver previsto no edital, que pode fixar prazo maior. Caso se recuse, a ele sero aplicadas as penalidades do art. 81. - RECUSA. Chama os demais, na ordem, para cumprir a proposta do primeiro, em ordem sucessiva at que algum aceite (art. 64) Pela letra fria da lei, inciso iv art. 3 da lei 10520, no prego, a adjudicao caber ao pregoeiro e a equipe de apoio. PREGO - CLASSIFICAO. Primeira inverso. Antes de analisar os documentos de habilitao, classifica e julga as propostas a partir do tipo menor preo. Vale ressaltar que a fase de classificao e julgamento subdividida em: - anlise das propostas sigilosas - lances verbais, visando menor preo. A partir da classificao e julgamento vem a possibilidade de habilitao - HABILITAO: S feita com a empresa vencedora, simplificando o procedimento. Se a empresa vencedora da etapa anterior no atender os requisitos do

edital, chama-se a segunda colocada, que ser chamada a participar no seu preo. Isso possvel, pois o procedimento ainda no est fechado. - RECURSO: Julgada a habilitao, abre-se a oportunidade de recurso. Apresenta na hora a vontade de recorrer, com a possibilidade de apresentar as razes em trs dias. - ADJUDICAO: confere o resultado final. a segunda inverso do procedimento. - HOMOLOGAO: A sequencia legal, na qual primeiro se adjudica (confere o status de vencedor) e depois se homologa (verificao de regularidade do processo) ilgica, por isso normalmente feita em um ato nico.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Arts. 55 e ss. da Lei 8.666. Distino entre contrato administrativo e contrato da administrao. Caso haja participao da administrao, chamado contrato da administrao. Est sujeito ao regime jurdico privado. Ex: locao continua sujeito a licitao. Contrato administrativo um ato jurdico bilateral com a presena da Administrao que revela interesse pblico e sujeito a regime jurdico de direito pblico.

CARACTERSTICAS
-PRESENA DA ADMINISTRAO: Em qualquer dos plos, ou at em ambos. -FORMAL: H algumas formalidades especficas. -CONSENSUAL: Quanto ao momento do aperfeioamento, est acabado no momento de manifestao da vontade, sendo a entrega do bem apenas adimplemento. -COMUTATIVO: Prestao e contraprestao equivalentes e predeterminados. Deve ser resguardado o equilbrio econmico das prestaes. -ADESO: Clusulas so estabelecidas unilateralmente pela Administrao -PERSONALSSIMO: S possvel haver subcontratao quando autorizada. Doutrina e jurisprudncia no gostam da hiptese, por potencialmente violar o princpio da isonomia e do dever de licitar. Admite-se sob certos requisitos: a) deve estar prevista no

edital ou no contrato; b) anuncia da administrao, mediante verificao da idoneidade da subcontratada (mesmos documentos da habilitao); c) apenas sobre parcela do objeto do contrato.

FORMALISMO CONTRATUAL
-LICITAO PRVIA: Excepcionalmente, hipteses contratao direta mediante procedimento de justificao. - ESCRITO: Possibilidade de ser verbal na hiptese do art. 60, par. n: pronta entrega e pronto pagamento at R$ 4.000,00. -PUBLICAO: condio de eficcia do contrato administrativo. Prazo de 20 dias para a publicao, que no pode ultrapassar o 5 dia til do ms subseqente a sua assinatura. Prazos so concomitantes. -INSTRUMENTO DE CONTRATO: Prevista no art. 62. Documento minucioso que define direitos e obrigaes. obrigatrio no caso de tomada, concorrncia ou dispensa e inexigibilidade nos valores dessas modalidades. facultativo quando o valor do contrato for correspondente ao convite e for possvel realiz-lo de outra maneira (ato simples, resumido, como carta-contrato, ordem de servio, nota de empenho 2)

CLUSULAS
NECESSRIAS
Clusulas essncias do contrato administrativo, previstas no art. 55 da Lei 8.666.
I - o objeto e seus elementos caractersticos; II - o regime de execuo ou a forma de fornecimento; III - o preo e as condies de pagamento, os critrios, data-base e periodicidade do reajustamento de preos, os critrios de atualizao monetria entre a data do adimplemento das obrigaes e a do efetivo pagamento; IV - os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso;Hoje no Brasil todo contrato deve ter prazo

determinado. Como para a contratao necessrio separar recurso oramentrio, seu prazo mximo de doze meses, j que conforme a lei oramentria anual (LOA). O Plano Plurianual, lei oramentria que define metas pelo prazo de 4 anos, no

coincidentes com o mandato presidencial. O que ser feito em cada ano dividido na LDO, que contm as metas e aes para cada ano. Decididas as metas, ser definido os gastos para cada um desses perodos, feita na LOA.
Excees:

Se objeto do contrato estiver previsto no PPA, poder ter durao de quatro anos. (art. 57, I) Se o contrato for de prestao contnua (art. 57, II), desde que haja melhora de preo, at no mximo de 60 meses. Excepcional interesse pblico entende que a prorrogao pode ser feita por mais 12 meses ( Equipamentos e programas de informtica admitem 48 meses de contrato (art. 57, III). LRF: Idia do prazo evitar comprometimento de recursos pblicos. Assim, se no houver desembolso no contrato, poder extrapolar o art. 57, desde que mantenha prazo determinados. Concesso e Permisso de servio pblico:Prazo vai depender da lei do servio.
V - o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica; VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execuo, quando exigidas; Detelhes

sobre a garantia sero conferidas no art. 56 da Lei. Para maioria dos doutrinadores diz que a administrao deve exigir a garantia. A forma da garantia deciso do contratado, cujo percentual ser de at 5% do valor do contrato, salvo se for de grande monta, quando a garantia ser at de 10%.
VII - os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabveis e os valores das multas; VIII - os casos de resciso; IX - o reconhecimento dos direitos da Administrao, em caso de resciso administrativa prevista no art. 77 desta Lei; X - as condies de importao, a data e a taxa de cmbio para converso, quando for o caso; XI - a vinculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e proposta do licitante vencedor; XII - a legislao aplicvel execuo do contrato e especialmente aos casos omissos; XIII - a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao. Exigncias devem ser observadas durante toda

execuo do contrato. Se descumpre a clusula, d causa a resciso contratual.

CLUSULAS EXORBITANTES
Prevista no art. 58. aquela que extrapola o comum dos contratos, dando Administrao algumas prerrogativas. ALTERAO UNILATERAL DO CONTRATO: RESCISO UNILATERAL DO CONTRATO: Deve dar contraditrio e ampla defesa a contratada. Enquanto estiver em andamento o processo administrativo, pode fazer a retomada do servio. FISCALIZAO DO CONTRATO: A administrao poder, inclusive, intervir na empresa contratada (ver art. 67, Lei 8.666) OCUPAO DOS BENS DA CONTRATADA: Correndo processo administrativo que busca a resciso do contrato e, para garantir a continuidade, Se no tiver os bens necessrios para tanto, poder ocupar os bens da contratada. Ao final, decidindo pela resciso, pode fazer a reverso desses bens, que forma de aquisio. Tanto a ocupao quanto a reverso so passveis de indenizao, que podem ser compensadas com o prejuzo causado. APLICAO DE PENALIDADES: As penalidades esto previstas no art. 87. Advertncia, multa (que depender de previso contratual), suspenso de participao de licitao e contratar com o poder pblico (proibio apenas ao ente que aplicou a sano e declarao de inidoneidade (deve ser utilizada para situaes definidas como crime, impedindo de contratar com qualquer ente pblico. Prazo de at dois anos tanto para suspenso quanto para a declarao de idoneidade. Para voltar a ser idnea, alm do prazo, dever indenizar os prejuzos). Administrador deve decidir, conforme seu juzo de valor, qual a medida adequada. EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS Art.78, XV da Lei 8666: O contratado dever continuar prestando o servio, ainda que a Administrao deixe de pagar, pelo perodo de 90 dias. ponderao do princpio da continuidade do servio pblico. A partir de 90 dias, poder ser suspenso o servio. Assim, ENAC aplicada aos contratos administrativos. Assim, a ENAC no representa clusula exorbitante, uma vez que aplicada ao comum dos contratos, apenas aqui de forma diferenciada. H posio antiga de Hely devendo que era clusula exorbitante por causa dos 90 dias.

Clusula solve et repete de aplicao controversa em Direito Administrao; no prevista em lei.

ALTERAO CONTRATUAL
Art. 65 da Lei 8.666.

ALTERAO UNILATERAL DE CONTRATO


Feita pela Administrao enquanto clusula exorbitante.Ser quanto ao objeto do contrato: - Alterao quantitativa, que influenciar no valor pago ao contratado. limitada a 25% do valor, tanto para mais quanto para menos. Se hiptese for de reforma de edifcios ou equipamentos poder chegar a 50% de acrscimos. - Alterao qualitativa: possvel quanto s especificaes do projeto, mas no sobre a natureza do objeto. Pode gerar ou no ampliao de valor. TCU admite, mas condicionado ao limite de 25%.

ALTERAO DE VALOR Pode ser feita atravs de: CORREO MONETRIA: No altera o custo do servio, sendo mera recomposio de moeda. REAJUSTE: H mudana de custo do servio, mediante alterao prevista no contrato. REVISO ou RECOMPOSIO: H mudana de custo do servio que decorre da teoria da previso.

ALTERAO BILATERAL DE CONTRATO


Feita de forma consensual entre contratado e Administrao, no sendo, assim, clusula exorbitante. Regime de execuo: o procedimento, a programao de execuo. Alterao de garantia

Forma de pagamento: Lembrar que s possvel o pagamento aps o recebimento. Equilbrio econmico e financeiro do contrato: aplicao da teoria da impreviso. S pode ser utilizada com o surgimento de fato novo/ situao superveniente, que dever ser sobre situao imprevista e imprevisvel que torna o contrato oneroso demais a uma das partes Se a condio inicial, no h desequilbrio. O equilbrio contratual exatamente aferido no momento da celebrao do contrato.TCU considera que essa alterao dever seguir, em regra, o limite de 25% (ver lista em acrdo com efeito vinculante). Situaes aptas a gerar a impreviso: o Fato do prncipe: Atuao do poder pblico geral e abstrata, que atinge contrato de forma indireta e reflexa. Ex: aumento de tributo o Fato da Administrao: Atuao do poder pblico especfica, que atinge o contrato de forma direta. Ex: negativa de desapropriao. o Interferncias Imprevistas: situao que j existe ao tempo da celebrao do contrato, mas s pode ser identificada ao tempo da sua execuo. Ex: questes naturais (macio, etc.). o Caso fortuito e fora maior: Doutrina diverge acerca de qual dos dois institutos aplicvel.

EXTINO DE CONTRATO
Concluso do objeto Advento do termo contratual Anulao: Ilegalidade no contrato Extino de pleno direito: Aquela que decorre de circunstncias alheias a vontade das partes. Ex: desaparecimento do objeto, falecimento, incapacidade civil. Resciso: Para o direito administrativo, h vrias situaes que possibilitam a resciso: Administrativa: Feita de forma unilateral, clusula exorbitante. Possvel por razes de interesse pblico (indenizvel) {se for

contrato de concesso, chama-se esta resciso de encampao}, em casos de descumprimento contratual {se for contrato de concesso, chamada de caducidade} Judicial: Via possvel ao contratado Consensual: Distrato

SERVIOS PBLICOS
No h no ordenamento uma lista, que depende do contexto histrico e social. Conceito: uma utilidade ou comodidade material que ir satisfazer a coletividade em geral, mas que fruda de forma particular, que gera obrigao estatal, de prestao direta ou indireta, sob regime pblico (de forma total ou parcial). CABM: Toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada satisfao da coletividade em geral, mas fruvel singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e presta por si mesmo ou por quem lhe faa as vezes, sob um regime de Direito Pblico portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restries especiais institudo em favor dos interesses definidos como pblicos no sistema normativo.

PRINCPIOS
Servios devem atender a adequao, nos termos do art. 6. PRINCPIO DA GENERALIDADE: Deve ser prestado coletividade em geral. PRINCPIO DA SEGURANA: Prestado de forma segura coletividade PRINCPIO DA ATUALIDADE: dever ser prestado conforme as tcnicas mais modernas PRINCPIO DA MODICIDADE: Deve ser prestado com tarifas mdicas, da forma mais barata possvel. PRINCPIO DA CORTESIA: Prestado de forma corts PRINCPIO DA CONTINUIDADE PRINCPIO DA EFICINCIA

CLASSIFICAO
PROPRIEDADE
A doutrina tradicional (Hely) divide ou servios pblicos em prprios (essencial, propriamente dito) e imprprios (servio de utilidade pblica, secundrio, no essencial). No se admite delegao de servios prprios, mas dos imprprios sim. Aps o programa nacional de desestatizao, a correlao perdeu o sentido, j que muitos servios essenciais foram delegados via privatizao. Maria Sylvia usa classificao para outra finalidade, quanto a atividade empresarial do servio.

DIVISIBILIDADE OU GENERALIDADE
Doutrina moderna divide os servios pblicos entre servio geral e individual. Servio geral indivisvel, impossvel de medir ou calcular o quanto cada um utiliza. Deve ser mantido pela chamada receita geral do Estado, basicamente por arrecadao de tributos. Deve Servio individual aquele especfico e divisvel, podendo medir e calcular quanto cada um utiliza. Conforme sua essencialidade, pode ser subdividido em: -Servio individual compulsrio, mantido atravs de taxa. Taxa forma de remunerao (tributo) de servio vinculada prestao estatal efetiva ou potencial. -Servio individual facultativo: cobrana feita por meio de tarifa, que tem natureza jurdica de preo pblico. Usada por permissionrias/ concessionrias. Assim, no sendo tributo, no tem o rigor do sistema tributrio. Portanto, quando pode optar, o Estado elege a tarifa.

DELEGAO DE SERVIO PBLICO


Forma de descentralizao na qual a Administrao retm a titularidade do servio e transfere apenas a execuo, opondo-se a outorga, onde a transferncia da tanto da titularidade do servio.

feita atravs de concesso, permisso ou autorizao. Ateno: os mesmos nomes so utilizados para o uso de bem pblico. So diversos, inclusive com naturezas jurdicas distintas. Nos termos do art. 175 da CRFB/88.

CONCESSO
Lei 8.987 define concesso e permisso. PPP forma de concesso, chamada de concesso especial, nos termos da Lei 11.079/04. Concesso de servio forma de delegao de servio pblico. A transferncia feita pelo poder concedente a pessoa jurdica ou consrcio de empresas particular de forma contratual. Ser licitada na forma de concorrncia. A concorrncia aqui s seguir a Lei 8.666 nos casos de silncio da Lei 8.987. Prev procedimento invertido, tal qual o prego, alm de lances verbais. Prev tambm tipos prprios de licitao, como o tipo tarifa. O prazo, determinado, da concesso no est sujeito aos limites da Lei 8.666, mas ser regulado pela lei especfica de cada servio. Depende de autorizao legislativa especfica. Remunerao do servio pblico: feita pela explorao do prprio servio, normalmente atravs de tarifa. A poltica tarifria definida no momento da licitao. possvel que a remunerao tenha uma parcela de recursos pblicos, visando a modicidade da tarifa. O incremento da remunerao facultativo, fruto da discricionariedade do Estado. Tambm possvel o incremento da remunerao atravs de receitas alternativas, autorizando explorao transversa do servio, como nos casos de busdoor. Responsabilidade civil: Ao contrrio dos contratos simples, nos quais a Administrao a responsvel perante o administrado, cabendo-lhe direito de regresso ante a contratada, a concessionria assume o servio por sua conta e risco, logo quem responde perante o usurio a concessionria do servio, de forma objetiva, nos termos do art. 37, 6. STF: J decidiu em sede de repercusso geral que a responsabilidade objetiva seja usurio ou no usurio, superando antigo posicionamento que deslocava para as regras gerais do direito civil o vnculo de responsabilidade para o no usurio.

O Estado continua responsvel em segundo plano, respondendo subsidiariamente nos casos em que no tenha patrimnio suficiente.

PARCERIA PBLICO PRIVADA


Prevista na Lei 11.079/04. Conceito: Apesar do nome, sua natureza jurdica de contrato administrativo e, portanto, os interesses so divergentes. Instituto buscava tanto os recursos quanto a suposta eficincia dos servios privados. Sociedade de propsitos especficos: com objetivo de controlar e fiscalizar a concesso cria-se uma pessoa jurdica constituda pelo estado e pelo parceiro privado. MODALIDADES: Patrocinada: uma concesso comum, mas obrigatoriamente tem recursos pblicos; visa a grandes investimentos. Administrativa: Nessa hiptese, a prpria administrao a usuria do servio, seja de forma direta ou indireta. Assim, no passa de um contrato comum de financiamento a longo prazo, no h qualquer delegao de servio pblico. CARACTERSTICAS: Financiamento privado Pluralidade compensatria: Pagamento pode ser feito de vrias maneiras diferentes, como ordem bancria, transferncia de crditos no tributrios, utilizao de bem pblico, outorga de utilizao de direitos, etc. benfico para o Estado, mas dificulta a fiscalizao. Compartilhamento dos riscos: investimento d errado. VEDAES Valor mnimo de R$20.000,00 (vinte milhes de reais) Prazo de no mnimo cinco e no mximo 35 anos Objeto: deve envolver, pelo menos, uma obra e um servio. Estado permanece responsvel caso o

PERMISSO DE SERVIO PBLICO


Conceito: Prevista na Lei 8987/95, arts. 2 e 40. Transferncia da execuo do servio pblico feito a pessoa fsica ou jurdica, formalizada por contrato administrativo. Permisso de uso de bem e permisso de uso de bem pblico so institutos diversos. Quando permisso surgiu no Brasil, em ambos os casos tinha natureza de ato unilateral. No entanto, a Lei 8987/95 expressamente diz que ser contrato a permisso de servio pblico, afirmao esta confirmada pelo STF. A doutrina, no entanto, continua achando que, dadas as caractersticas do instituto, sua natureza jurdica de ato unilateral (CABM) Assim, para STF concesso de servio e permisso de servio tem a mesma natureza jurdica, contratual.. contrato administrativo, necessitando de licitao. No entanto, no h exigncia de concorrncia como modalidade de licitao. O instituto precrio, o servio pode ser retomado a qualquer tempo sem indenizao. No entanto, como se formaliza por contrato, mitiga-se a precariedade, devendo indenizar.

AUTORIZAO DE SERVIO PBLICO


ato unilateral, discricionrio e precrio (retomada a qualquer tempo sem indenizar). O instituto criticado pela doutrina, que s o admite para pequenos servios ou servios urgentes, como taxi e despachante. Segue os detalhes da concesso no que couber. No h lei disciplinando a matria.

AGENTES PBLICOS
Art. 37 ao 42 da CRFB. Ver quadro de resumo da Lei 8.112 no livro da Marinela. Agente Pblico: Todo aquele que exerce funo pblica, seja temporrio ou permanente, receba ou no remunerao.

CLASSIFICAO
AGENTE POLTICO: Aquele que forma/representa a vontade do estado; funo de comando de qualquer dos poderes. Ex: chefe do executivo, membros do poder legislativo. Magistrados e membros do MP so casos de controvrsia, pois sua escolha meritria; logo, se a escolha no poltica, o agente tambm no pode ser. STF: Em 2002, reconhece que so agentes polticos pelo poder da vontade do Estado, no pela forma de escolha. Carreira diplomtica e Conselheiros/Ministros do TCU: (#) Sem orientao majoritria.O Itamaraty entende ser agente poltico. Esto sujeitos ao regime legal/estatutrio, sendo titulares de cargo pblico, que s existem em pessoa jurdica de direito pblico. Ope-se ao titular de emprego, regulado pela CLT, que pode estar presente em pessoa pblica ou privada. SERVIDOR ESTATAL: Todo aquele que atua no Estado, sendo Administrao Direta ou Indireta. Dividem-se em: SERVIDORES PBLICOS: Aqueles que atuam nas pessoas jurdicas de direito pblico (Administrao Direta ou na Indireta- Autarquias e Fundaes Pblicas de Direito Pblico). o Regime jurdico. Redao original da CR/88 estipulava regime jurdico nico em cada ordem poltica. Predominava regime estatutrio, mas no era obrigatrio. A. EC 19 passou a admitir regime mltiplo, podendo o legislador criar cargo ou emprego. ADIN 2135, que continua pendente de julgamento de mrito, em sede de cautelar reconheceu a inconstitucionalidade formal do dispositivo. Foi conferido efeito ex nunc a deciso da cautelar, assim permanecendo dois regimes. o Antigamente, servidor titular de cargo era chamado de funcionrio pblico, enquanto o servidor titular de emprego era/ chamado de empregado pblico. SERVIDORES DE ENTES GOVERNAMENTAIS DE DIREITO PRIVADO: Servidor que atua na administrao indireta (EP/SEM); esto sujeitos ao regime da CLT, sendo titulares de emprego. So chamados de empregados. Equiparam-se aos servidores pblicos em algumas questes: prestam concurso pblico, esto sujeitos ao regime da no acumulao, tm teto remuneratrio se receberem recursos

pblicos para seu custeio, so considerados funcionrios pblicos para lei penal, respondem por improbidade administrativa e sujeitos a remdios constitucionais. PARTICULARES EM COLABORAO: No perde a qualidade de particular apesar de exercerem funo pblica. AGENTE OBRIGATRIO: Forado a colaborar pela Administrao. Ex: mesrio, jurado, servio militar obrigatrio. AGENTE HONORFICO/PARTICULARES VOLUNTRIOS/ SPONTE PROPRIA: Participam por livre e espontnea vontade. Ex: amigos da escola. Aqueles que esto na permissionria/concessionrio que prestam diretamente o servio pblico so considerados particulares em colaborao. DELEGADOS DE FUNO: Situao nica da CR, os servios notariais so delegao de funo, sendo particulares em colaborao. Presta concurso, mas particular. CNJ declarou a vacncia de mais de 7.800 cartrios, por causa da ausncia de concursos/ precariedade da nomeao. H PEC para manter ATOS OFICIAIS: Sade e ensino so servios especficos que a CR d titularidade direta tanto ao Estado quanto ao particular. O fato do particular prest-lo no retira do servio a qualidade de servio pblico, logo quem o pratica so particulares em colaborao.

ACESSIBILIDADE
Adota-se a acessibilidade ampla. Pelo texto original de 1988, estrangeiros no podiam ser servidores, com a EC 19 foi possvel ser servidor mesmo que estrangeiro, na forma da regulamentao legal A acessibilidade se d, em regra, por concurso pblico. No prestar concurso nos casos de cargo em comisso (cargo de confiana, de livre nomeao e exonerao), mandados eletivos, Ministro do STF/J, Ministros e conselheiros dos tribunais de contas, quinto constitucional, agentes comunitrios de sade e agentes de combates a endemias, contrato temporrio. Contratos temporrios no esto sujeitos a concurso, bastando processo seletivo simplificado. Art. 37, IX. Serve para casos de excepcional interesse pblico. ADIN 3395, baseada na EC 45, art. 114. Em geral, se for vnculo de regime jurdico administrativo (estatutrio) quem julga a justia comum e se for vnculo celetista, da competncia da

Justia do Trabalho.(#). OJ 205: Competncia da Justia do Trabalho, por ser contrato. STJ: Vnculo advindo da lei, logo estatutrio. Se, no entanto, vnculo for irregular ser vnculo trabalhista qualquer, a ser decidido pela Justia do Trabalho. O problema era quem definiria ser o vnculo regular ou no. STF: Objeto de repercusso geral: Quem discute vnculo jurdico temporrio a Justia comum para todas as hipteses, j que o vnculo possui natureza jurdica de regime jurdico administrativo especial, por via legal, ainda que seja por lei prpria e no pela Lei 8.112. Justia comum conferir os direitos cabveis, ainda que tais direitos sejam trabalhistas. Agente de endemias: Foi mencionado como forma de acessibilidade o processo seletivo pelo art. 198, na forma EC 51. Apesar de no falar processo simplificado, no vem sendo aplicado o concurso pblico sob a alegao de que, se fosse intencionado concurso, teria consignado expressamente. Lei 11.350/06 regulamenta o assunto.

PRAZO DE VALIDADE
At dois anos, prorrogvel por igual perodo. Tanto o perodo quanto a prorrogao so regulados conforme estipulado no edital. A prorrogao discricionria e deve ser feita dentro do perodo de validade do edital. A prorrogao , portanto, revogvel se o prazo de prorrogao no comeou a fluir ainda. No entanto, se o prazo j comeou a correr, candidatos tem direito adquirido a prorrogao. possvel a realizao de novo concurso ainda na pendncia da validade do anterior, devendo, no entanto, observar a ordem de classificao com prevalncia dos candidatos do concurso realizado em primeiro lugar. No entanto, aps a expirao do prazo de validade do primeiro concurso, nomeiam-se automaticamente os do segundo concurso. Smulas 683 a 686, STF (limite de idade, exame psicotcnico, provimento originrio condicionado ao concurso, etc) e Smula 266, STJ.

EXIGNCIAS
S sero legais tal exigncia se preencherem os seguintes requisitos: Sempre devem ser compatveis com as atribuies do cargo. Devem ter previso na lei da carreira Previso no edital

No que diz respeito ao exame psicotcnico, ele deve ter parmetros objetivos. Anlise de vida pregressa etapa de concurso, conforme a Resoluo 75 do CNJ. Tambm deveria ter critrio objetivo. Todas as decises do administrador devem ser motivadas, como toda deciso em concurso pblico, inclusive com a publicao de espelho de prova.

DIREITO A NOMEAO
Como regra, candidato aprovado no concurso tem mera expectativa de direito. Em algumas situaes, no entanto, a jurisprudncia tem flexibilizado a regra para garantir a nomeao nos casos de: Preterio (Smula 15, STJ) Constituio de vnculos precrios com outros (ctr temporrio, nomeao ad hoc, enquanto hconcurso vlido com candidatos aprovados. Reconhece necessidade do servio e disponibilidade financeira para tanto. (STJ/F) Candidato aprovado no concurso dentro do nmero de vagas durante o prazo de validade do concurso. A partir de 2007, STJ reconhece esta hiptese, baseado na discricionariedade do ato editalcio. STF declarou a repercusso geral, mas no julgou o mrito ainda, mas h indicativo de que reconhecer o direito. No STJ considera-se que a leso ao direito a nomeao s ocorre quando vence o prazo de validade do concurso, assim o prazo para MS ser de 120 dias do fim da nomeao. H jurisprudncia afirmando, no entanto, que o prazo anterior, tendo vencido junto com o concurso.

ESTABILIDADE
Prevista no art. 41, CR. Adquire-se estabilidade mediante o transcurso de trs anos de efetivo exerccio no cargo aps a nomeao em cargo efetivo (servidor pblico) e aprovao na avaliao especial de desempenho.

Avaliao especial de desempenho feita conforme a carreira. Na maioria dos cargos, ainda no h regulamentao para a avaliao e, por essa razo, no realizada ainda. Direito a estabilidade dos nomeados a emprego pblico (de pessoa jurdica de direito pblico): A CRFB/88, em seu texto original, dizia que tem que ser aprovado em concurso pblico e nomeado para o servio pblico. Assim, pelo texto original, tanto os titulares de cargo quanto de emprego tinham direito a estabilidade. Smula 390 TST: diferenciava-se empregado de pessoa pblica do de pessoa privada, dando estabilidade quele. EC 19: estabilidade apenas com cargo efetivo. Hoje, orientao do STF de que a partir da EC 19/98 em pregados pblicos no tm a estabilidade do art. 41, CR.

PERDA DA ESTABILIDADE
Mediante processo administrativo constitucional; Processo judicial com trnsito em julgado; Avaliao peridica de desempenho. Sempre existiu no servio pblico, mas no tinha o poder de retirar a estabilidade. Depende de regulamentao para valer. Excesso de despesas de pessoal (art. 169, CR).

ESTGIO PROBATRIO
A forma de contagem do prazo controversa. No texto original de 88, determinava-se que era necessrio dois anos de exerccio para a estabilidade. Lei 8.112/90, em seu art. 20, menciona estgio probatrio assinalando o prazo de 24 meses. Prazos em anos e em meses so contados de forma diversa, mas, apesar disso, os prazos eram considerados coincidentes.EC 19/98 reforma, para assinalar a necessidade de trs anos de exerccio para adquirir a estabilidade. Agora: Se estgio probatrio e estabilidade so institutos interdependentes, devem ter o mesmo prazo. Assim, com a EC 19, o art. 20 tornou-se materialmente incompatvel com a CR. Assim, o prazo do estgio deveria seguir a nova regra da estabilidade, sendo de trs anos. AGU em parecer vinculante determinou que estgio devesse ter mesmo tratamento que a estabilidade.

CNJ, pedido de providncias 822 no mesmo sentido, assim como decises monocrticas do STF. Se estgio probatrio e estabilidade so institutos diversos, no podendo ser considerados como interrelacionados quanto ao prazo. Art. 20 continua compatvel com a CR. STJ, num primeiro momento fixou em 24 meses, mas mudou para fixar em trs anos. MP 431 alterava art. 20 da Lei 8.112, passando a determinar 36 meses. A MP foi convertida, mas este dispositivo no passou, voltando a redao original, por entender que so prazos diferenciados por no serem interdependentes. TST fixou orientao interna a seus servidores de que seriam 24 meses no incio, mas agora modificou orientao e fixou em 36 meses.

REMUNERAO
Remunerao no Brasil sempre fixada por lei, apresentada por iniciativa rgo pagador. Excepcionalmente, no so fixadas por lei, mas via decreto-legislativo, as remuneraes do Congresso Nacional, bem como a do Presidente e seus ministros (pesos e contrapesos). A Cmara Municipal tambm fixa por decreto-legislativo a remunerao dos seus vereadores. Ateno: Deputado estadual, Governador e Prefeito no sofrem de paralelismo; tem remunerao fixada por lei.

ESPCIES
Servidor hoje pode receber dois tipos de remunerao: VENCIMENTOS Tambm chamada de remunerao. composta de parcela fixa (salrio base) e parcela varivel (conforme condies pessoais). H grande insegurana acerca do que seria transferido para a aposentadoria. SUBSDIO

Para melhorar a incerteza, EC 19 cria segunda modalidade remuneratria para fixar remunerao em nica parcela. Subsdio, na raiz latina, significa ajuda de sobrevivncia, mas quem os recebe por fora da constituio o alto escalo. Recebem subsdio o chefe do Poder Executivo e seus auxiliares imediatos Ministros, Secretrios de Estado -, Magistrados, Membros do MP, Ministros e Conselheiros dos Tribunais de Contas, AGU, Procuradores Estaduais (Municipais #, foram excludos da lista), Defensores Pblicos, carreiras da Polcia e servidores organizados em carreira (plano de ascenso funcional). No so includas no subsdio verbas indenizatrias, como as dirias, as normas do art. 39, 3 (verbas do art. 7 aplicadas ao servidor: 1/3 de frias, 13 salrio, adicional noturno).

TETO REMUNERATRIO
Teto geral, hoje, o subsdio do Ministro do STF, nos termos da EC 19. Tal remunerao fixada por lei ordinria de iniciativa do seu presidente. At a EC 41, tal lei era de iniciativa conjunta dos Presidentes da Repblica, Senado, Cmara e STF. Hoje est fixado na Lei 12.041/09 (hj, R$ 26.723,13). EC 41 manteve o teto geral, mas cria subtetos para cada ente federativo. No mbito federal, o subteto o mesmo do geral. Nos estados, so trs subtetos: Se est no executivo, subteto a remunerao do governador; no legislativo, do deputado estadual; no judicirio, do desembargador. Subteto do judicirio tambm serve para procuradores, defensores e membros do MP. Como ligadas ao executivo, o teto do quadro administrativo o do Governador. No incio, o subteto do desembargador estava fixado em at 90,25% do STF ADIN 3854 debateu-se essa diferena que acabava . No foi fixada a inconstitucionalidade, mas fez-se interpretao conforme para fixar que os 90,25% serve para teto enquanto subsdio do desembargador, mas para teto remuneratrio ser o do Ministro do STF, j que judicirio nico. No mbito municipal, subteto a remunerao do prefeito. Servidor que passa a ganhar acima do teto sofre redutor constitucional. Aumento por aposentadoria de Ministro do STF de 20% foi mantida.

ACUMULAO
Regime geral de no acumulao, que admitida excepcionalmente no art. 37, XVI e XVII e art. 38 da CR. Regras de possibilidades de cumulao: Se servidor est em atividade em dois cargos, os horrios entre eles devem ser compatveis. A soma das duas remuneraes no pode ultrapassar o teto. Hipteses restritas: Dois cargos de professor, um de professor e um tcnico-cientfico, dois cargos na rea de sade (profisso

regulamentada por lei). Poder acumular aposentadoria nas hipteses em que possvel a atividade. Aps aposentadoria, poder acumular duas verbas se ocupar novo cargo eletivo, em cargo de comisso, limitado ao teto. At a EC 20/98, a CR admitia que o aposentado no primeiro cargo poderia exercer qualquer segundo cargo, desde que um fosse de proventos e outro de remunerao. Agora, s pode nos casos de cumulao em geral (art. 11 da EC 20). Se estiver em atividade em seu cargo e em mandato eletivo F/E/DF, no pode acumular, devendo se afastar para exercer o mandato eletivo, ganhando o novo salrio. Nos casos de prefeito, poder escolher qual salrio ganhar mediante o afastamento. Se for vereador e o horrio for compatvel, acumula. Se incompatvel, usa-se a regra aplicvel ao prefeito.

APOSENTADORIA
Requisitos: art. 40. Ver material no site marinela.ma em julho.

ETC

Reclamao 2138: afastou/excluiu os agentes polticos da lei de responsabilidade fiscal/ improbidade administrativa. No era mais a posio do STF poca da publicao. STJ, Teori Zavaski: amplia deciso que devolve foro privilegiado a Ministro do STF. Ainda deciso isolada.

Intensivo II

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Nada mais que o termo tcnico para definir corrupo administrativa, caracterizada com a prtica de ilegalidade e o desvirtuamento da funo pblica. Ex: enriquecimento sem causa, exerccio nocivo da funo pblica, trfico de influncia. Fonte constitucional: Art. 14, par. 9o: improbidade eleitoral Art 15, V: vedada a cassao dos direitos polticos, mas sua suspenso. Art. 85, V: crime de responsabilidade do Presidente. Art. 37, par. 4o: perda de funo, suspenso de direitos polticos, indisponibilidade de bens e o ressarcimento, alm das medidas penais cabveis. Regulamentada pela Lei 8429/92.

DISCUSSES DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 8429:


ADIN 2182. Discute a inconstitucionalidade formal da lei, julgada improcedente em 2009. Redao final no passou por turnos nas casas. STF entendeu que texto estava abarcado pelo que foi aprovado pela segunda casa. Alterada pela Lei 12.120/09.

COMPETENCIA:
Como todas as medidas previstas so hipteses derivadas das competncias do art. 22, I, a competncia da Unio, sendo lei nacional.

NATUREZA JURDICA:
Ilcito de natureza civil, conforme decidido na ADIN 2797. Nada impede, no entanto, que mesma conduta seja prevista como ilcito penal e/ ou administrativo. Em regra, preserva-se a independncia entre as instncias, excepcionalmente sendo possvel a comunicao (casos de absolvio penal por inexistncia de fato ou negativa de autoria). Regra prevista na Lei 8.112, art. 126; no CC, art. 1935 e no CPP, art. 66. Absolvio penal por ausncia de dolo no gera comunicao, j que possvel a punio civil ou administrativa. Art. 65, CPP: reconhecimento da excludente penal faz coisa julgada para o processo civil, tal reconhecimento, no entanto, no necessariamente implica em absolvio nas outras esferas. H controvrsia acerca da natureza jurdica da ao de improbidade, com a maioria entendendo que uma ao civil pblica com regras especficas. H quem entenda, no entanto, que a ao tem natureza jurdica prpria.

ELEMENTOS DA IMPROBIDADE:
SUJEITO PASSIVO:
Podem sofrer ato de improbidade as pessoas jurdicas da Administrao Direta (entes polticos: U, E, M, DF) de qualquer dos poderes; pessoas da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, EP/SEM) ou fundacional (fundaes pblicas sob o regime privado), bem como os territrios. Tambm esto sujeitas a lei as pessoas jurdicas de direito privado ("entidade") cuja criao ou custeio o errio haja concorrido no patrimnio ou receita anual com MAIS de 50%. Ao discutir a totalidade do desvio, ainda que no seja proveniente de forma direta dos cofres pblicos. Igualmente sujeitas a lei as so as pessoas jurdicas de direito privado ("entidade") cuja criao ou custeio o errio haja concorrido no patrimnio ou receita anual com MENOS de 50%, no entanto, s pessoas jurdicas listadas no par. n. da lei, a sano patrimonial limitada a repercusso da contribuio dos cofres pblicos. Da mesma forma, as pessoas jurdicas de direito privado que recebam benefcios fiscais ou creditcios estaro sujeitas.

Caso seja exatamente 50% de dinheiro pblico, no h previso elgal, a maioria da doutrina entende que deve ser aplicado o disposto no caput, j que mais protetivo. Sindicatos, apesar de serem pessoas de direito privado, podem sofrer ato de improbidade j que cobram contribuio sindical, que tributo. Da mesma forma, partidos polticos, j que recebem recursos do fundo partidrio. Terceiro setor (sistema S, OSCIP, OS, entidade de apoio) idem. Templos e outros beneficiados benefcios fiscais podem ser enquadrados na lei pelo art. 1, p. n. ou art.3 da lei.

SUJEITO ATIVO:
Agentes pblicos (art. 2o) e terceiros (art. 3o) que induzam, concorram ou se beneficiam com a prtica do ato, inclusive se for pessoa jurdica. Herdeiros podem ser processados pela improbidade (art. 8o) para receber as sanes patrimoniais, at o limite da herana. O QUE DEFINE O ATO DE IMPROBIDADE A AO DO AGENTE PBLICO. (#) AGENTE POLTICO: Ao de improbidade vs. crime de responsabilidade. Alguns agentes polticos respondem por crime de responsabilidade, que tem natureza de sano poltica. As sanes de improbidade, por sua vez, atingem a seara poltica, poderia haver bis in idem na punio poltica. Se admitida a dupla punio, h a questo da competncia para o processo e julgamento. Na origem da lei, era previsto ser sempre em 1a instncia. Lei 10.628 muda a competncia para equipar-la ao do crime comum alterando o CPP. A questo foi discutida nas ADINs 2860 e 2797, julgadas procedentes pela impossibilidade de aumentar a competncia constitucional para o foro privilegiado. Reclamao 2138: Na reclamao, decidiu-se que no responderia. Hoje, consolidou entendimento. Agente poltico responde por improbidade na primeira instncia e pode responder cumulativamente por improbidade e crime de responsabilidade. Maro de 2010: STJ decidiu que em casos de possvel perda de cargo h foro privilegiado, seguindo mesmo raciocnio que o STF usou nos casos de seus ministros.

Art. 85, V afirma que improbidade do presidente configura crime de responsabilidade. Assim, est fora da improbidade pelo bis in idem. Posio pacfica no STJ. AI 506233, STF.

ATO DE IMPROBIDADE:
Ato de improbidade no precisa necessariamente ser ato administrativo. O que definir qual o tipo de ato a conduta do agente, rol sempre exemplificativo. Se a conduta for possvel de ser enquadrada em qualquer modalidade, responder pela mais grave. Modalidades de ato de improbidade: Enriquecimento ilcito. Aufere vantagem patrimonial indevida, o mais grave dos atos de improbidade. Conduta do caput do art. 9. Elemento subjetivo doloso. Ex.: presente: apesar de alguns entes tiverem regulado o limite de valor, o fundamental a caracterizao dos elementos da improbidade, especialmente o dolo. Superfaturamento (contratao acima do valor praticado no mercado) de licitao caracteriza improbidade. Evoluo patrimonial incompatvel com a funo pode caracterizar ato de improbidade. Servidor pblico tem como obrigao todos os anos prestar todos os anos informaes sobre a sua evoluo patrimonial. H corrente no MP que defende que a caracterizao objetiva e que h inverso do nus da prova, mas posio ainda minoritria.

Dano ao patrimnio pblico. Art. 10. No apenas dano ao errio, mas hoje prevalece na doutrina que o conceito de patrimnio amplo, incluindo o artstico, cultural, ambiental e, para alguns, at o moral. INFO 410, STJ. Ex: doao de patrimnio fora das hipteses previstas na lei (art. 17, Lei 8.666); negligenciar fiscalizao de execuo do contrato ou cobrana de tributo; propaganda ou promoo pessoal (art. 37, 1), se no houver dano ao patrimnio, poder ser caracterizado violao a princpio.

Violao a princpio da administrao. Art. 11. Desvio de finalidade violao ao princpio da legalidade, no publicao dos atos representa tambm improbidade, violao de sigilo funcional, vantagem dada a servidores em etapa de concurso pblico

(exceo atribuio ttulo por aprovao em concurso pblico, pois considerado mrito), contratao de servidor sem concurso pblico. CNJ e servios notariais: determinao que faa concurso em seis meses, cujo descumprimento poder ensejar ato de improbidade. Serventia vaga pertence ao TJ, titular nomeado de forma precria s pode receber at o teto do desembargador, o que ultrapassar ser repassado aos tribunais de justia.

ELEMENTO SUBJETIVO
A nica modalidade que tem o elemento subjetivo definido de forma expressa no art. 10, que admite modalidade culposa e dolosa. Art. 9 e 11 so silentes, prevalecendo hoje que s se admite a forma dolosa. Problema: conduta negligente acaba no sendo punvel. Tribunal de contas faz anlise por amostragem, assim aprovao de contas no impede processo e punio por improbidade. Art. Ato de improbidade independe do controle, deciso e posio do Tribunal de Contas. Art. 21, alterado pela Lei 12.120/2009: ato de improbidade tambm independe de dano patrimonial, ressalvado o caso de ressarcimento. STJ menciona, em vrias decises, a exigncia de m f, especialmente nos casos do art. 11. tomada como sinnimo de inteno, de forma dolosa. Assim, no aplicvel aos casos do art. 10.

SANES DE IMPROBIDA DE
Art. 12. Ver quadro no site marinela. A sano de improbidade feita conforme o ato, com as hipteses aplicadas conforme a gravidade do ato, sendo de livre escolha do juiz a sano, desde que do mesmo artigo. MP defendia uma tese chamada de pena em bloco, que defendia a aplicao de todas as sanes de cada artigo. Hoje, o prprio texto do art. 12 explicita que as penas podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente a pena, conforme a gravidade do ato (Lei 12.120).

ENRIQUECIMENTO ILCITO
Devoluo do patrimnio acrescido ilicitamente Ressarcimento dos prejuzos causados Perda do cargo. Condicionada ao trnsito em julgado.

Suspenso de direitos polticos de oito a dez anos. Condicionada ao trnsito em julgado. Pagamento de multa civil. At trs vezes o valor do enriquecimento ilcito. Proibio de contratar com o poder pblico e receber benefcios ou incentivos fiscais por dez anos.

DANO AO PATRIMNIO
Devolver o que foi acrescido de forma ilcita. Neste caso, quem se enriqueceu e devolver no o agente, mas o terceiro que obteve o benefcio. Ressarcimento do dano Perda de funo Suspenso de direitos polticos de cinco a oito anos. Multa civil de at duas vezes o valor do dano Proibio de contratar com o poder pblico e receber benefcios ou incentivos fiscais por cinco anos.

VIOLAO DE PRINCPIO
No prev devoluo de acrescido. Ressarcimento possvel e ser feito pelo terceiro beneficiado Perda de funo Suspenso de direitos polticos de trs a cinco anos Multa civil de at cem vezes a remunerao mensal do servidor. Proibio de contratar com o poder pblico e receber benefcios ou incentivos fiscais por trs anos. Se estiver sendo processado em PAD por infrao funcional que consubstancie ato de improbidade, pode ser processado na instncia administrativa, devendo ser aplicada a pena prevista no estatuto do servidor, normalmente demisso, e no as previstas na lei de improbidade. Demisso e perda de funo so penas diferentes. A autoridade administrativa ou o TC tem o dever de comunicar ao MP a ocorrncia de improbidade, mas no requisito para ajuizamento da ao de improbidade.

QUESTES PROCESSUAIS

Legitimidade: Maioria defende que a natureza da ao de improbidade de ACP, mas sua legitimidade consta na prpria Lei 8.429. Poder propor a ao o MP, a pessoa jurdica lesada (sujeito passivo do ato), Quando MP ajuza ao, deve chamar a pessoa jurdica lesada. Competncia: Apesar de precedente do STJ em contrrio, julgamento feito em primeiro grau conforme maioria da doutrina e jurisprudncia. Vedaes: Acordo, composio, etc so vedados. TAC inclusive (?) Destinao dos valores: Fundo especial da pessoa jurdica lesada. Prazo prescricional: Art. 23 da Lei 8.429. Se o sujeito ocupa mandato, cargo em comisso ou funo de confiana o prazo ser de cinco anos contados do trmino do cargo ou mandato. Para os demais casos, o prazo prescricional o mesmo utilizado no estatuto para a pena de demisso, contados da cincia do fato. Demisso a bem do servio pblico expresso da lei era aquela que impedia o direito de retorno a Administrao Pblica por outras vias. Ainda subsistem, mas no mais com esse nome. Ressarcimento ao errio imprescritvel (Art. 37,5, CR).

PROCESSO ADMINISTRATIVO
Exerccio/elaborao de processo administrativo prvio condio de forma do ato administrativo. Lei 9784/99. Cada processo administrativo tem sua lei prpria, com os respectivos prazos. Legislao, doutrina e jurisprudncia utilizam atecnicamente como sinnimos processo e procedimento administrativo. Objetivos do processo administrativo: Legitimar/fundamentar a conduta do administrador. Viabiliza o controle da atividade administrativa, dando transparncia a seus atos. Mecanismo de documentao dos atos da administrao pblica. Tem como objetivo o preparo de atos administrativos

PRINCPIOS LIGADOS AO PROCESSO


DEVIDO PROCESSO LEGAL
Art. 5, LIV, CRFB. aquele processo nos termos previstos em lei, tendo que seguir o modelo legal. vedado ao administrador criar procedimentos hbridos. Em casos de omisso legal, aplica-se norma geral e se utiliza dos princpios ligados matria.

CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA


Art. 5,LV, CRFB. Originados na via judicial, foram introduzidos na via administrativa em 88.So problemas crticos e que comumente geram nulidade do processo administrativo. O processo administrativo busca tradicionalmente a verdade real, e, modernamente, a verossimilhana. Contraditrio constitui cincia do processo e de todos os seus atos, constituindo a bilateralidade dessa relao. Deve ser garantido a todos e em todos os procedimentos, como no caso de ausncia de previso de contrarrazes na licitao, cuja necessidade corroborada pela jurisprudncia, mesmo no vcuo legal. Ampla defesa significa ter a oportunidade de se defender, que tambm representa um nus do administrado. Para que seja regularmente exercido, deve ser garantido conhecimento ao rito do procedimento administrativo, deve ser pr-definido, da mesma forma que as medidas possveis tambm devem ser predeterminadas. Devem, ainda, ser garantido acesso a informaes do processo, inclusive atravs de cpias. Resoluo 80 CNJ estabelece o procedimento para os casos de vacncia de serventias de cartrio. O procedimento comea no Tribunal e a vacncia declarada pelo CNJ. DEFESA TCNICA: Processos em geral: defesa tcnica facultativa, mas deve ser viabilizada pela administrao. Questo pacfica. Se houver patrocnio dplice, h conflito de interesses a ensejar nulidade (STJ).

Processo disciplinar: Regulado conforme o estatuto. Na Lei 8.112/90, a presena facultada. Smula 343, STJ (2007): a presena do advogado obrigatria em todas as fases do processo administrativo disciplinar. Smula Vinculante 05 derrubou o entendimento do STJ. PRODUO PROBATRIA Todas as provas permitidas em direito tambm podem ser produzidos. Processo conscrito pelo tempo, o que torna a questo do prazo do PAD, por vezes, um problema concreto. Prova ilcita usada no pode ser usada para condenao, mas como subsdio pra incio de uma investigao. Conforme STF, possvel usar degravaes autorizadas pela justia como prova emprestada na esfera administrativa. Email institucional entendido como banco de dados da instituio e seu uso pode ser feito de forma lcita pelo poder pblico, no h qualquer violao a correspondncia. Uso para fins exclusivamente profissionais. Prova deve ser avaliada pelo julgador. DIREITO DE RECURSO Direito de recurso na esfera administrativa independe de previso de recurso tpico. Decises devem ser fundamentadas a ensejar a possibilidade de recurso. Concurso Pblico: Espelho de prova considerado direito do candidato pelo STJ e representa ato vinculado, podendo ser alvo de controle de legalidade. Depsito Prvio: Recurso no pode ser condicionado a depsito prvio. Smula Vinculante 21: inconstitucional a exigncia de depsito ou de arrolamento prvio de bens para a admissibilidade de recurso administrativo.

OFICIALIDADE
Processo administrativo conta com impulso oficial, administrao independe de provocao da parte. dominado pelo informalismo em favor do administrado.

CELERIDADE
Durao razovel do processo garantida e facilitada pela determinao do prazo na via legal.

LEI 9784
Alterada pela 12.008/09. norma geral da administrao pblica federal, seja direta ou indireta. Aplicao subsidiria aos outros sistemas (art. 69). Processo administrativo pblico, resguardado o sigilo quando previsto em lei. vedada a cobrana de despesas processuais no processo administrativo, sendo excepcionalmente possveis nas hipteses autorizadas por lei. Em regra, os atos devem ser praticados dentro da repartio e no seu horrio de funcionamento. Intimao e notificao so termos usados sem critrio para dar cincia de algo.

FASE DE INSTAURAO
Interessado apresenta requerimento, dando inicio a processo. Administrao pode instaurar de oficio do procedimento. Normalmente feita via portaria em caso de PAD, na qual normalmente se nomeia a comisso dos responsveis pelo processo. Inqurito Administrativo formado pela instruo, defesa e relatrio, se for PAD. No fase investigatria, que no mbito administrativo chamada de sindicncia.

FASE DE INSTRUO
Antes da formalizao da defesa, em inverso de ordem com o processo civil. Jurisprudncia defende que, na falta de critrios, instruo tem que ser razovel. Se o processo for disciplinar, possvel ser feita a determinao da infrao aps o incio do procedimento, com a indiciao em momento posterior. Aps a indiciao, inicia-se a defesa. Pela norma geral, o prazo de dez dias.

FASE DO RELATRIO
Encerramento pela comisso de seus trabalhos, mediante feio de um relatrio sobre o ocorrido, que traz resumo do processo e conclui sobre o resultado do processo, sugerindo uma medida administrativa. Regra geral, no h vinculao da autoridade julgadora concluso. Em PAD, concluso vinculante, s podendo haver discordncia pela autoridade julgadora em caso de concluso contrria a prova dos autos.

FASE DE JULGAMENTO
Proferido o julgamento pela autoridade julgadora, abre-se a oportunidade para recurso. Em processo administrativo, de uma s vez em pea nica, deve-se pedir reconsiderao da deciso autoridade julgadora e reforma do julgamento autoridade superior, mediante recurso hierrquico. Recurso administrativo, pela norma geral, s subir at trs instncias. Recurso hierrquico prprio aquele interposto ante o prprio rgo, enquanto o imprprio envolve rgos diversos. Se recurso for interposto ante autoridade incompetente, esta deve indicar a competente e lhe remeter o recurso. Autoridade deve julgar a reconsiderao em cinco dias e o recurso em trinta dias. Recurso administrativo em regra no tem efeito suspensivo. possvel reformatio in pejus em recurso administrativo, mas no em caso de reviso. Esgotada a via administrativa, com a formao de coisa julgada administrativa, esse processo pode ser objeto de reviso em caso de surgimento de processo novo, podendo ser apresentada a qualquer tempo e no admite reformatio in pejus. paralela a rescisria do processo civil.

INTERVENO NA PROPRIEDADE PRIVADA


Conforme disposio constitucional, o Estado no intervir na propriedade. Assim, a interveno ser constitucional quando demonstrado o interesse pblico. Direito de propriedade usar/gozar/dispor do bem. Envolve trs aspectos importantes: carter absoluto (uso livre, conforme seu interesse), exclusivo(direito de usar sozinho) e perptuo (dura enquanto for interesse do seu proprietrio). Para a maioria, poder de polcia serve como justificativa para todas as modalidades de interveno, exceto a desapropriao. Para Hely, poder de polcia s servia de fundamento para a limitao administrativa.

Fundamento para a interveno: Como a regra a excepcionalidade da interveno, a principal justificativa para a interveno a supremacia do interesse pblico. Tambm se justifica a interveno pela prtica de alguma ilegalidade. Na maioria das vezes, o Estado no retira a propriedade do particular, interferindo apenas em alguns direitos dessa propriedade. A nica hiptese que h efetivamente retirada do direito de propriedade na licitao. Se as outras formas de limitao estiverem indiretamente tomando o direito de propriedade, ser caso de desapropriao indireta.

LIMITAO ADMINISTRA TIVA


Interveno na propriedade que acontece em carter geral e abstrato, atingindo proprietrios indeterminados. a interveno que por excelncia se busca o bem estar social. Enquanto na limitao civil se protege o direito privado, na limitao administrativa se protege o interesse pblico. Restringe o carter absoluto da propriedade, mas no h direito a indenizao, j que atinge indeterminadamente os sujeitos. Em tese, matria de convenincia e oportunidade do Poder Executivo. Exemplo: Gabarito de construo.

SERVIDO ADMINISTRATIVA
uma forma de interveno na propriedade que serve para a prestao de servios pblicos. forma de interveno de natureza real sobre coisa alheia. Assim, tem carter perptuo e sequela, mas esta perpetuidade no absoluta, vinculando-se a manuteno da sua necessidade. Em servido administrativa, a relao de dominao acontece entre o Estado e o particular, que ser serviente. Aqui a relao acontece de um servio sobre um bem, oposto do que no direito civil, que servio sobre bem. Carter da propriedade atingido: Exclusividade. Atinge proprietrios determinados com finalidade especfica.

Para estabelecer servido administrativa, preciso de autorizao legislativa, que defina expressamente os detalhes da servido. Tambm se pode constituir a servido por sentena judicial ou acordo e, nestes casos, precisar de registro. No h dano, apenas se ficar comprovado dano efetivo este ser indenizado. A mera passagem no dano efetivo. Ex.: torres de alta tenso geram desapropriao, pois perde direito de propriedade pelas variadas limitaes ao bem.

REQUISIO
Fundamento no art. 5, XXV, CRFB/88. Se d em virtude de situao emergencial, podendo acontecer em tempo de guerra ou de paz. Tem durao enquanto durar o perigo; cessado, deve ser devolvido com indenizao pelo uso, que ulterior ao uso. Pode incidir sobre bens mveis, imveis e servios. Carter da propriedade atingido o exclusivo. Quando o bem for mvel e fungvel, o instituto ser sempre requisio. Se os bens mveis forem infungveis, ser desapropriao. Se o poder pblico no devolve, pode-se solicitar reintegrao de posse ou, se for o caso, desapropriao indireta.

OCUPAO TEMPORRIA
Espcies: Art. 36, DL 300/65: relativo a imvel no edificado, com o uso para guarda de materiais para obra pblica realizada ao lado. Usada para pesquisa de minrio ou arqueolgica, com objetivo de evitar desapropriao desnecessria. Maria Sylvia(<): Considera temporria a ocupao provisria para continuidade do servio retomado nos contratos administrativos (Lei 8.666, art. 58, 8.987) Caso comprove-se o dano ao imvel ou prejuzo com a ocupao, poder haver indenizao.

confundida com servido, mas diferenciam-se pela perpetuidade da servido e pelas hipteses especficas de cada, sendo a servido para servios pblicos e a ocupao para guarda de obra/pesquisa arqueolgica.

TOMBAMENTO
DL 25/37. Visa a manuteno da identidade de um povo. Serve para a conservao de patrimnio histrico, artstico, cultural e paisagstico. Pode atingir bem pblico ou privado. Atinge o carter absoluto da propriedade. Competncia material: cumulativa e decorre do art. 23 da CRFB, pertencendo a todos os entes. Ser tombado conforme a esfera de interesse. Competncia legislativa: Art. 24, VII, CRFB/88. Concorrente entre Unio e Estados. Municpio no tem competncia legislativa. JSCF (<): Para tombar bem pblico, tem que guardar ordem Unio pode tombar bens de todos, os Estados s os seus e os dos municpios. Aplica a regra da desapropriao ao tombamento. Para >, s serve para desapropriao. Obrigaes: Dever de conservar e no danificar o patrimnio tombado. Falta de condio financeira no lhe exime da responsabilidade de conservar, que ser resolve com a comprovao de que no tem condies de faz-lo. Quando na constituio do tombamento exigir-se obrigao de fazer, esta obrigao ser indenizada. Dever de suportar a fiscalizao. Patrimnio tombado no pode sair do pas, salvo se por curto perodo. Se for bem pblico, patrimnio tombado inalienvel de forma absoluta. Vizinho no pode impedir a visibilidade com placas e cartazes.

Formas de tombamento: Quanto a sua constituio: Forma voluntria (solicitada ou anuda) ou compulsria. Quanto aos destinatrios: Pode ser geral ou individual.

Quanto a eficcia: Pode ser provisrio (enquanto em andamento o procedimento de tombamento, j tendo todas as obrigaes inerentes) ou definitivo (aps registrado no livro de tombo).

Quando constitudo de forma definitiva, representa uma interveno perptua propriedade. Pelo tombamento, no h direito a indenizao.

Pessoas atingidas Carter atingido Tempo Forma de uso Indenizao

LIMITAO SERVIDO Indeterminadas Determinadas Absoluto Perptua Uso exclusivo No h Exclusivo Perptua Uso conjunto

REQUISIO Determinadas Exclusivo Temporria

OCUPAO Determinadas Exclusivo Temporria

TOMBAMENTO Determinado Absoluto Perptua

Apenas com Sim, ulterior dano efetivo

Indenizvel se comprovado o prejuzo.

No indenizao, salvo instituda obrigao fazer no ato tombamento

h se de de

DESAPROPRIAO
Desapropriao forma compulsria de transferncia da propriedade. Independe de concordncia do proprietrio, sendo forma de aquisio originria da propriedade formalizada via processo administrativo. Atinge o carter perptuo da propriedade, j que impede a livre disposio pelo proprietrio.

COMPETNCIA PARA DESAPROPRIAR


Competncia para legislar: Art. 22, II, CR Competncia material: promover a desapropriao, dividida em duas etapas. Fase declaratria. Feita somente pela Administrao Direta. Fase executiva: Pode ser feita tanto pela administrao direta quanto por entes delegados. (art. 3, DL 3365). Se faz com o pagamento e a entrada no

bem. So delegados os entes descentralizados: administrao pblica indireta e particulares prestadores de servio pblico.

OBJETO DA DESAPORPRIAO
Todo bem de valor monetrio pode ser desapropriado, seja ele mvel ou imvel, corpreo ou incorpreo, pblico ou privado. DL traz rol exemplificativo de bens proibidos de desapropriar. Apesar de no expressas no DL, doutrina entende que direitos da personalidade (vida, imagem, autoriais, alimentos, liberdade, cidadania, etc. ) so insuscetveis de serem desapropriados.

HIERARQUIA FEDERATIVA:
Art. 2, 2: Bens pblicos s podem ser desapropriados conforme a regra federativa, podendo a Unio desapropriar bens de todos, os Estados s podem desapropriar bens de seus Municpios e estes, de ningum. Se for feita esse tipo de desapropriao no vcio de competncia, mas de objeto. Bens da Administrao Indireta: no h previso legal. Na doutrina, vem prevalecendo que a mesma hierarquia deve ser aplicada, pois separao do patrimnio da direta mera descentralizao. Alguns doutrinadores (Maral, Raquel de Carvalho): hierarquia inconstitucional, pois no deriva do sistema federativo da CRFB/88.

MODALIDADES DE DESAPROPRIAO
Ver quadro no site da Marilena. Dividido pela forma de indenizao.

DESAPROPRIAO COMUM/ORDINRIA
Art. 5, XXIV e DL 3365/41 e Lei 4.132/62 Fundamentos: Necessidade pblica (DL 3365/41, art. 5), utilidade pblica (DL 3365/41, art. 5) ou interesse social (art. 2, Lei 4.132/62)

Diferena entre as hipteses de necessidade e utilidade feita pela doutrina, quando urgente/emergencial indica necessidade pblica, e em hipteses normais, ser utilidade pblica. Competncia: Qualquer ente tem competncia para esse tipo de desapropriao. Objeto: Qualquer bem da lista podem ser passveis de desapropriao. Indenizao: prvia, justa e em dinheiro. Bens objetos dessa desapropriao podem ser vendidos, desde que atendam a destinao. Bem pode ter algumas destinaes especficas. Hipteses: Desapropriao por zona/ extensiva: Como muitas vezes o Estado no consegue cumprir as exigncias para a contribuio de melhoria, desapropria a rea que ser valorizada, vendendo-a depois pelo lucro. O objetivo recuperar o valor investido na obra. Desapropriao para urbanizao/ industrializao: Desapropria rea e depois destina a urbanizao ou industrializao da rea. Desapropriao florstica/ para fins ambientais: reas de preservao ambiental podem ser institudas de forma parcial (via limitaes administrativas) ou totais (via desapropriao florstica).

DESAPROPRIAO SANCIONATRIA/ EXTRAORDINRIA


FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE O mesmo fundamento (reforma agrria) pode configurar duas modalidades. Se no tem natureza de pena, ser comum/ ordinria e a indenizao ser prvia, justa e em dinheiro. No entanto, se o proprietrio descumpre a funo social da propriedade, ela ser sano e a indenizao ser feita em ttulos. Direito constitucional de propriedade est condicionado ao respeito funo social da propriedade. Os parmetros de atendimento da funo social, para imveis urbanos, est no Estatuto da Cidade (Lei 10.257); para os rurais, a Lei 8.629/93. DESAPROPRIAO RURAL Fundamentos: Art. 184 e 191 da CRFB/88, Lei 8.629/93, LC 76/93.

Ser feita sobre a propriedade rural e ter como destinao a reforma agrria. Lei 8.629/93 traz lista de rol de descumprimento da funo, como trabalho escravo e desrespeito s regras ambientais. Competncia: Unio Objeto: Propriedade rural. Excetua a pequena e mdia propriedade, desde que o proprietrio no possua outra e ela seja produtiva (art. 185, CRFB) Indenizao: Via ttulo da dvida agrria, resgatveis em at 20 anos. S ser em ttulo no que diz respeito terra nua. As benfeitorias so indenizadas em dinheiro. DESAPROPRIAO URBANA Art. 183, 4 da CRFB, Lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade). O objetivo do plano diretor a urbanizao, se descumpre o plano diretor, est desobedecendo a funo social da propriedade. Desapropriao no a finalidade, mas o cumprimento do plano, sendo ela o ltimo recurso. Medidas: Parcelamento ou edificao compulsria: assinalado o prazo de um ano para apresentar o projeto e dois anos para comear a obra. IPTU com alquota progressiva: Se no cumprir o parcelamento compulsrio, institui o IPTU progressivo durante cinco anos, chegando em 15% do valor do imvel. Desapropriao

Competncia: Municpios e DF Objeto: Imvel urbano. Indenizao: Feita em ttulos da dvida pblica, resgatveis em at dez anos. DESAPROPRIAO CONFISCATRIA/ POR TRFICO DE DROGAS Fundamento: Art. 243, CRFB e Lei 8.257/91. Competncia: Unio. Lei 8.257. Objeto: Terrenos destinados plantao de psicotrpicos proibidos: Constituio prev expropriao (que significa desapropriao sano, confisco) das

glebas destinadas a plantao. Patrimnio deve ser destinado ao assentamento de colonos na plantao de alimentcios e medicamentosos. Bens ligados ao trfico: So destinados fiscalizao do trfico ou casas de recuperao de viciados. Indenizao: No tem indenizao

DESAPROPRIAO INDIRETA
Interveno supressiva na propriedade sem que o Estado tenha feito o procedimento necessrio para tomar o bem. Revela comportamento irregular da Administrao, chamado por parcela da doutrina de esbulho administrativo. Deve ser supressiva do direito de propriedade, sem procedimento. Requisitos jurisprudenciais: Apossamento pelo Estado sem procedimento correto. Destinao pblica. Irreversibilidade

Medidas judiciais cabveis: Em caso de ameaa antes de apossamento: interdito proibitrio. Turbao da posse: ao de manuteno de posse. Posse sem afetao: reintegrao de posse Posse com afetao: desapropriao indireta. Art. 35, DL 3365/41 estabelece que quando o patrimnio j foi afetado a uma finalidade pblica, o Estado no pode devolver. Indenizao feita por sentena e, assim, via precatrio. PRESCRIO: Art. 10, DL 3365. Alterado por medida provisria, tem como prazo 5 anos. Adin 2260: no julgamento da cautelar da Adin, reconheceu que ao de desapropriao tem natureza de direito real, afastando o prazo do art. 10 e estabelecendo-o em 20 anos. Medida provisria foi reeditada vrias vezes, sem aditamento da Adin. Assim, STF extinguiu a ao sem julgamento de mrito, por perda do objeto. Jurisprudncia dos Tribunais Superiores mantiveram a orientao da cautelar: natureza de ao real, com prazo de vinte anos.

Logo, por ser ao real, competncia forumrei sitae, nos termos do art. 95, CPC.

PROCEDIMENTO DA DESA PROPRIAO


Procedimento pode ser plenamente concludo na via administrativa. Desapropriao s ir via judicial quando o proprietrio for desconhecido ou quando no houver consenso quanto ao valor. Procedimento bifsico.

FASE DECLARATRIA
Normalmente feita por decreto expropriatrio, feito pelo chefe do poder executivo. Tambm possvel declarar a desapropriao atravs de lei de efeitos concretos. Decreto expropriatrio tem como contedo: Fundamento legal (artigo) Identificao do bem objeto de desapropriao. Deve definir a condio do bem, j que, a partir deste momento, s sero indenizadas algumas benfeitorias (necessrias e teis autorizadas). Definir sujeito passivo da desapropriao. Reserva de recurso oramentrio que bancar a despesa.

Efeitos do decreto expropriatrio: Bem fica sobre as foras do Estado. No pode tomar posse do bem, mas iniciar os trabalhos para aquisio (projetos, etc.). Para que adentre no bem, deve pagar a indenizao, que ocorre na fase executiva. Comea a contar o prazo de caducidade da declarao de desapropriao. Se for por utilidade pblica, prazo de caducidade de cinco anos. Se for por interesse social, o prazo ser de dois anos. S eno pagar nesse prazo, desapropriao fica sem efeito. A partir da decretao, s so indenizadas as benfeitorias necessrias e as teis previamente autorizadas.

FASE EXECUTIVA
Pagamento da indenizao e entrada na posse do bem.

Ao judicial para indenizao quando no h consenso quanto ao valor. Ao de desapropriao de procedimento especial, na qual s se discute vcios formais e valor da indenizao. Assim, a percia feita logo de incio, indicando na inicial assistente tcnico e quesitos. A contestao, da mesma forma, ser apresentada com quesitos e indicao do assistente. Imisso antecipada na posse para o Estado possvel, desde que a situao seja de urgncia, condicionada ao depsito em juzo do valor que o Estado pretende pagar. Jurisprudncia consolidada diz que o juiz pode autorizar o levantamento de at 80% desse valor. Valor da indenizao: Valor venal (valor de mercado) do bem, lucros cessantes e danos emergentes, juros moratrios e compensatrios, correo monetria, honorrios advocatcios (pagos sobre a diferena entre o valor sentenciado e o valor pretendido pelo Estado). Diferena dbito judicial, pago em regime de precatrio. Juros compensatrios: so justificveis pela entrada antecipada do Estado no bem. Assim, so contados da imisso provisria na posse. Smula 618 do STF: juros compensatrios em desapropriao so de 12% ao ano. Art. 15 do DL 3365/41 sofreu alterao pela MP 1577/97, criando art. 15-A que define que os juros sero de at 6% ao ano, sobre o valor fixado na sentena. ADIN 2332 ataca a inovao, sendo decidido pelo STF que a reduo de juros era inconstitucional, restabelecendo o entendimento antes sumulado e em interpretao conforme, estabeleceu que a contagem ser sobre a diferena entre o valor fixado na sentena e o levantado quando da imisso da posse. Smula 408 solidifica o entendimento. Juros moratrios: Previstos no art. 15B do DL 3365/41, com redao dada pela MP 1577/97. Juros comeam a correr aps o prazo a pagar: 1 de janeiro aps o fim do ano em que deveria pagar. (at 1 de julho, no ano seguinte, depois de 1 de julho, dois anos depois). Juros moratrios sero de at 6%.

DESTINAO DO BEM
Tredestinao: Mudana de destino da desapropriao, possvel desde que mantida razo de interesse pblico.

Retrocesso: quando o Estado no der finalidade pblica alguma, seja a declarada, seja outra, abre-se a possibilidade de retrocesso. Para jurisprudncia majoritria (STF/STJ), tem natureza de direito real (proprietrio pode reaver o bem). Art. 36 do DL: quando bem j est incorporado ao patrimnio pblico, s cabe retrocesso enquanto indenizao, pelas perdas e danos.

BEM PBLICO
Bem pblico aquele pertencente pessoa jurdica de direito pblico, afetado ou no a servio pblico (JSCF). Maioria da doutrina (CABM, M.Sylvia) e jurisprudncia (STF/STJ) inclui tambm bens pertencentes a pessoas jurdicas de direito privado desde que afetados a uma finalidade pblica. Principal justificativa para incluso destes bens na lista a necessidade de continuidade do servio pblico, se estivesse vulnervel poderia comprometer a prestao do servio.

CLASSIFICAO
QUANTO A TITULARIDADE
Bens federais Bens estaduais Bens municipais. Art. 20, CR.

Quanto a destinao Bem de uso comum do povo ou de domnio pblico. Est a disposio da coletividade e para seu uso normal no preciso autorizao. Direito de reunio. Bem de uso especial ou do patrimnio administrativo. Conserva para prestao de servios pblicos. Bens dominiais ou dominicais. No est afetado a uma finalidade pblica. Ex.: terras devolutas, bens mveis inservveis.

*(...)

Regime jurdico

ALIENAO DE BEM PBLICO.


Alienveis de forma relativa ou condicionada. Bem de uso comum e uso especial so inalienveis, desde que mantenha sua destinao. O bem dominical pode ser alienado, salvo seja afetato (para Digenes Gasparini, Para desafetar, h um certo formalismo. Requisitos do art. 17 da Lei 8.666. Imvel: Licitao via concorrncia, excepcionalmente pode ser leilo. Bem Mvel: Declarao de interesse pblico Avaliao prvia Leilo/ concorrncia.

IMPENHORABILIDADE DE BEM PBLICO:


Consequncia da inalienabilidade do bem pblico. No pode ser objeto de penhora, arresto ou sequestro. Penhora restrio na via judicial que objetiva garantir a execuo. Como o bem pblico no pode ser alienado, de nada vale fazer penhora. Arresto e sequestro so cautelares tpicas que objetivam prevenir e proteger a execuo de uma futura penhora, por no ter ttulo executivo. Garante eventual execuo. Como a penhora no possvel, o arresto e o sequestro perdem o sentido, j que servem para prepar-la. A garantia de pagamento se d via precatrio. EC 62/2009. CNJ resolveu regular a situao em virtude da falta de lei que regule a matria.

H uma nica possibilidade de sequestro, que ocorre nos casos de desrespeito a ordem dos precatrios. Bens pblicos, pelas mesmas razes, no podem ser objeto de garantia real, j que impossvel sua converso em penhora.

IMPRESCRITIBILIDADE
Bens pblicos no podem ser objeto de prescrio aquisitiva(usucapio). Bem pblico no pode ser usucapido, mas pode usucapir. Hoje pacfico que sequer a usucapio especial possvel, vedam-se todas as hipteses (nenhum tipo de bem, nenhum tipo de prescrio)Vedao est prevista nos arts. 183, 3, e 191, p. n. da CR; art. 102, CC02.

AQUISIO DE BENS PELO ESTADO


Contrato de compra e venda, permuta, doao, dao em pagamento (bens imveis adquiridos por dao podem ser alienados por concorrncia ou leilo), via herana (testamentria ou jacente), via acesso natural (lveo abandonado, aluvio, avulso), arrematao em hasta pblica, por pena de perdimento de bens (seja via LIA ou processo penal art. 91), por parcelamento do solo/loteamento (transferncia automtica das reas pblicas do loteamento/ condomnio), reverso de bens na extino unilateral de contrato administrativo, abandono de bens (art. 1275,CC).

GESTO DE BENS PBLICOS


Bem pblico pode ser usado em seu fim natural (uso normal) ou em seu uso anormal, o qual deve ter autorizao. De acordo com a generalidade do uso do bem, ele pode estar disposio da coletividade ou no. Pode ser dividido em Utilizao comum. Uso indistinto de forma gratuita. No significa que tal uso no possa ser regulamentado. Ex.: gradeamento de praas. Utilizao remunerada. Utilizao condicionada capacidade financeira. Ex.: museus, pedgios, estacionamento em rea pblica.

Utilizao compartilhada de bens. Tanto o Estado, dono do bem, quanto o particular podem utilizar esse mesmo bem. Normalmente feito por convnio, tambm pode ser usado pela via de servido ou contrato.

Utilizao privativa ou especial. Uso privativo do bem pblico com privacidade, retirando do uso comum da coletividade. Pode acontecer em razo de alguns contratos definidos no direito civil, por ele regulados (arrendamento, locao) Exemplos administrativos: o Autorizao de uso. Acontece em eventos ocasionais e situaes temporrias. Constituda atravs de ato administrativo unilateral discricionrio e precrio (sem dever de indenizar), tutela interesse privado. Ex.: quermesse o Permisso de uso de bem pblico. No temporria, mas tambm no tem carter definitivo. Mais segura que a autorizao, mas no to formal quanto a concesso, tutela interesse pblico e privado. ato unilateral, discricionrio e precrio (lei 8987/95 d natureza de contrato apenas permisso de servio pblico). o Concesso de uso. Constituio por ato solene (contrato administrativo) Interesse:; situao permanentencia

Constituio Interesse Permanncia Exemplos

Autorizao ato administrativo unilateral discricionrio e precrio Privado Eventos ocasionais e temporrios Quermesse

Permisso Concesso Ato administrativo unilateral, Contrato administrativo discricionrio e precrio Pblico e Privado De prolongado perodo Banca de revista, mesa em calada

BENS DA UNIO
Art. 20. So bens da Unio: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribudos; II - as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei;Terras devolutas em regra pertencem aos Estados, so da Unio excepcionalmente. Conceito de terra devoluta foi construdo a partir do fim do regime de capitanias hereditrias, so as terras que no

foram apropriadas no fim do regime das capitanias. No so demarcadas ou registradas. Com o passar dos anos, so legalizadas. S so devolutas enquanto no estiverem legalizadas. III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;Finalidade a segurana nacional. IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as que contenham a sede de Municpios, exceto aquelas reas afetadas ao servio pblico e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 46, de 2005) V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva;De doze at 200 milhas forma-se a zona econmica exclusiva. Nesta faixa a rea no pertence Unio, apenas os recursos naturais provenientes da rea. Dentro desta, de 12 a 24 milhas, tem-se a zona contgua, que no rea da Unio, mas o Estado Brasileiro exerce nessa rea poder de polcia. Plataforma continental refere-se a terra abaixo das guas, cujos recursos naturais tambm pertencem Unio. VI - o mar territorial;12 milhas, faixa que sai do continente e vai em direo ao alto mar. A rea total pertence Unio. VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;Faixa de terra de 33 metros contada a partir da preamar mdia (mdia da mar alta). Oscilaes depois do demarcamento geram as seguintes consequncias: se o mar recua, acresce (acrescido de marinha), se avana, perde-se o terreno de marinha. Tambm visa segurana. Consequncia geral a utilizao dos terrenos por particulares via enfiteuse. Hoje institui-se ocupao, que instituto mais frgil. VIII - os potenciais de energia hidrulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios. 1 - assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, bem como a rgos da administrao direta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica e de outros recursos minerais no respectivo territrio, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao. 2 - A faixa de at cento e cinqenta quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, considerada fundamental para defesa do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei.Faixa de fronteira apenas regulamentada por lei, mas no ser bem da Unio. Ideia de segurana.

CONTROLE DA ADMINISTRAO

Representa mecanismo de fiscalizao, de reviso dos atos e correo de conduta. Comea no Brasil a partir de 1850, mas s se torna efetivo a partir da proclamao da Repblica. O primeiro tribunal de contas foi criado em 1890. Controle poltico (pesos e contrapesos) no pode ser confundido com controle da Administrao. Mecanismos de controle poltico: Legislativo/Executivo: crime de responsabilidade do presidente, sano e veto de leis, poder regulamentar, lei oramentria, aprovao de contas (#). Judicirio/Executivo: Nomeao de ministros, aes judiciais. Judicirio/Legislativo: Aprovao de contas, lei oramentria, aes judiciais, em especial o controle concentrado de constitucionalidade.

CONTROLE ADMINISTRATIVO
Doutrina e jurisprudncia fixam duas bases para este controle: legalidade (em sentido amplo, abrangendo leis e princpios constitucionais). Ato estar sujeito anulao (regra) ou estabilizao dos efeitos do ato (caso sua anulao cause mais prejuzos que sua manuteno). STF/J: mantido se passado cinco anos (analogia ao art. 54 da Lei 9784/99 decadncia do poder de anular ato que gere benefcio). Dever tambm ser apurada a responsabilidade (improbidade). - polticas pblicas: A partir da ADPF 45, passou-se a admitir o controle de polticas pblicas via princpios constitucionais, que antes era considerado mrito administrativo. O controle feito via legalidade, j que sobre princpios constitucionais. O mrito administrativo em si continua inatacvel. Poltica pblica deve ser razovel e proporcional, observando a reserva do possvel. A reserva do possvel no incide sobre o mnimo existencial e esta alegao gera o dever de melhora (Administrao tem o dever de tentar suprir tal carncia).

TIPOS DE CONTROLE
QUANTO AO RGO CONTROLADOR
LEGISLATIVO:

Controle de contas. Quem efetivamente aprova ou rejeita contas a casa legislativa, sobre parecer no vinculante do Tribunal de Contas, que rgo auxiliar do legislativo (Vide art. 71, CRFB). Pode tambm ser instalada CPI. Art. 49, V, CRFB: Congresso Federal poder sustar atos normativos exorbitantes ao poder regulamentar. Convocao da autoridade pblica para prestar informaes. Tribunal de contas pode, a qualquer tempo, avocar processos administrativos para anlise. No entanto, no pode exigir que todos os processos passem por seu controle prvio. Pode, em auxlio ao Poder Judicirio, fazer a sustao dos contratos que entenda como ilegais. Smula 347, STF: TC pode afirmar inconstitucionalidade dos atos. Procedimento simplificado da Petrobras continua vlido. CONTROLE JUDICIRIO/JUDICIAL Poder Judicirio controlando os atos do administrador. Instrumentos utilizados so aes judiciais em geral. Mandado de segurana o meio mais utilizado. Hoje, mandado de injuno vem exercendo papel de destaque. Para a conduta omissiva administrativa, mandado de injuno sempre foi eficaz, por causa da possibilidade de responsabilizao por crime de desobedincia/ multa, etc. A omisso legislativa, no entanto, era crtica, at a recente mudana de posio do STF sobre a matria, hoje admitindo efeitos concretos, inclusive erga omnes. Principais precedentes: MS 670, 708, 712 (greve), 721/778(atividade de risco). ADIN 1458: O no fazer descaso to grande que, para o desenvolvimento da atividade administrativa, a omisso ainda mais grave que as demais condutas comissivas. Em virtude disto, o Judicirio, sobre o caso concreto e usando da razoabilidade, deve deferir tutela adequada. Silncio administrativo: se configura quando a parte provoca o poder pblico e no obtm qualquer resposta. Prazo para resposta normalmente no esto previstos em lei, na maior parte das vezes usando-se a garantia constitucional da razovel durao do processo. Direito lquido e certo de petio foi violado (inclui direito de pedir e obter resposta),

cabendo MS. O resultado prevalente, hoje, na doutrina e jurisprudncia, que o Juiz deve instituir medidas coativas para que a autoridade decida em prazo assinalado pelo judicirio. CABM: Minoritrio, acredita que quando o ato for estritamente vinculado, o juiz deve resolver de imediato a questo. CONTROLE ADMINISTRATIVO Controladoria e recursos administrativos: Controle interno pode ser feito pela contradoladoria. CNJ/CNMP: Mecanismos de controle administrativo. Principal ferramente de que dispe a resoluo. STF anulou deciso do CNJ que havia suspendido deciso judicial de Tribunal de Justia, reafirmando o carter administrativo do controle exercido. Arbitragem: instrumento de controle administrativo, j que extrajudicial. Hoje j aceita como forma de resoluo de conflitos a partir da instituio das PPPs (Lei 11.079/2004), artifcio legislativo usado como estmulo a parceiro privado. Hoje prevista tambm na lei de concesso e permisso de servios (Lei 8987/95). Seria forma de evitar fila de precatrios, mas muitos autores defendem que pagamento ordem de pagamento. Site da CGU sobre a matria, compilando vrios materiais sobre pontos especficos, especialmente em casos prticos. Roteiros de aula no injur.

QUANTO A EXTENSO DO CONTROLE


CONTROLE INTERNO Feito dentro da prpria estrutura administrativa. CONTROLE EXTERNO Feito por outros rgos (TC, CNJ). CONTROLE EXTERNO POPULAR Exercido pelo povo. Controle das contas municipais, que devem ser disponibilizadas durante um ano, ao popular, denncia feita ao TC/MP, consulta pblica.

QUANTO A NATUREZA DO CONTROLE

CONTROLE DE MRITO CONTROLE DE LEGALIDADE

QUANTO OPORTUNIDADE
Controle prvio/preventivo Controle concomitante Controle subsequente

QUANTO HIERARQUIA
Controle hierrquico tem como principal instrumento de controle a fiscalizao hierrquica. Controle finalstico: Administrao direta sobre a administrao indireta. Controle feito por superviso ministerial, que controla o cumprimento da finalidade e nomeao de dirigentes da Administrao Indireta, que ocorrer conforme a lei reguladora da pessoa jurdica.

CONSRCIOS E CONVNIOS
Consrcio expresso equvoca. Pode significar sinnimo de convnio, previstos no art. 116 da Lei 8.666/93, onde h reunio de entes da mesma espcie (ao contrrio do convnio, quando as espcies so diversas). Todos os partcipes respondem de acordo com a sua participao. Toda atuao est prevista em plano de trabalho, que dever ser usado conforme as prestaes.

CONSRCIO PBLICO
No se confunde com o consrcio da Lei 8.666, apesar de ter o mesmo nome. Fundada no art. 241, CR, representa a reunio de entes polticos diversos, para consecuo de objetivo comum em gesto associada, que ser formalizada via contrato. Consrcio nada mais do que a formalizao de um contrato administrativo. Nasce deste contrato uma nova pessoa jurdica, que ser no modelo de associao, que far parte da administrao indireta.

Conforme a lei, poder obedecer a dois regimes jurdicos, pblico ou privado. Poder ser uma associao pblica e, assim, pessoa jurdica de direito pblico, e ter natureza de autarquia. Poder ser tambm associao privada hiptese duramente criticada pela doutrina. No submetida completamente ao regime privado, j que a lei traz algumas caractersticas de direito pblico, sendo submetida a regime hbrido. Principais crticas doutrinrias: Associao compe administrao indireta sem ser criada por lei, mas por mero contrato. Protocolo de intenes aprovado por cada casa legislativa. Gesto associada entre entes corre risco de no ser isonmica, j que os poderes reais entre os entes, podendo comprometer a autonomia constitucionalmente assegurada. Art. 23, 8, Lei 8.666. Parmetros de licitao so dobrados (se composto por at trs entes) ou triplicados (mais de trs entes).

LEI 8.112
Estatuto dos servidores federais, titulares de cargo pblico atuando em pessoa jurdica de direito pblico. Lei 12.269/10 a ltima alterao.

CARGO, EMPREGO E FUNO

EMPREGO
Representa ncleo de atribuies e encargos de carter permanente, baseado numa relao trabalhista e tem vnculo celetista. A regra para as pessoas pblicas o regime estatutrio, mas no h vedao para o regime de emprego, desde que se mantenha o regime pblico. Regime celetista, por ser constitudo em vnculo bilateral, mais seguro no que tange a manuteno de regras.

FUNO

conjunto de atribuies, que ser criada por meio de lei. Hoje h funes exercidas por quem tem cargo efetivo e lhe so prprias ou funes de confiana servindo para direo, chefia e assessoramento. A funo de confiana s pode ser atribuda a quem j tem cargo efetivo e remunerada via gratificao por funo de confiana, definida em lei.

CARGO PBLICO
um conjunto de atribuies e responsabilidades que d ao seu titular um lugar no quadro da administrao. Relao estatutria, decorrendo de previso legal. So criados, definidos quanto ao nmero, nome e atribuies por meio de lei. Excepcionalmente, nos casos do art. 51 e 52 da CRFB, cargos de servios auxiliares do poder legislativo sero criados por resoluo. Sua remunerao, no entanto, determinada por lei.

CLASSIFICAO
QUANTO POSIO ESTATAL Cargo de carreira: Tem plano de ascenso funcional sem sair da mesma funo. Cargo isolado: Esttico. QUANTO VOCAO A RETENO Cargo em comisso: Baseado na confiana, serve para direo, chefia e assessoramento. De livre nomeao e livre exonerao, no tem vocao a reteno. Constituinte reservou um mnimo que deve ser atribudo em lei para quem tem cargo efetivo de carreira. Cargo efetivo: Nomeao feita em carter definitivo em que h possibilidade de aquisio da estabilidade. Perda do cargo apenas com deciso judicial ou processo administrativo. Cargo vitalcio: Potencial para a aquisio de vitaliciedade, normalmente no prazo de dois anos. mais seguro que o efetivo, pois s pode ser retirado com processo judicial.

PROVIMENTO
PROVIMENTO ORIGINRIO Acontece quando o sujeito entra pela primeira vez naquela carreira. Feita via nomeao (atribuio de cargo a um servidor), que s possvel via concurso pblico. Tomada de posse a aceitao do cargo. Com a posse, constitui-se a investidura (constituio da

relao jurdica). O servidor nomeado tem prazo de 30 dias para tomar posse. Se no tomar posse, a nomeao fica sem efeito. Smula 16, STF: Funcionrio nomeado por concurso tem direito posse. Da posse, tem-se 15 dias para entrar em exerccio como a posse, prorrogvel em situaes excepcionais. Se no entrar em exerccio, ser desinvestido por exonerao de ofcio. PROVIMENTO DERIVADO Acesso a novo cargo na mesma carreira. Provimento derivado horizontal: mantm mesmo plano funcional, sem ascenso funcional. Pelo texto original, havia duas formas de provimento derivado horizontal: transferncia e readaptao. Transferncia foi renomeada como remoo e passou a ser forma de deslocamento. Readaptao significa a recolocao de um servidor para conciliar com uma limitao fsica superveniente. Provimento derivado vertical: atribuio de novo cargo com ascenso na carreira. A nica hiptese que se tem hoje a promoo, normalmente feita por antiguidade e/ou merecimento. Foi abolida a ascenso/acesso/ transposio, na qual trocava-se de carreira sem concurso. Provimento derivado por reingresso: Servidor desinvestido que retorna ao servio pblico por alguma razo. H quatro formas: Reintegrao: Prevista no art. 28 da Lei 8.112 e no art. 41 da CR. Retorno do servidor quando comprovada a ilegalidade de sua desinvestidura. Ser reintegrado para o cargo de origem, se este sofreu transformao, ser reintegrado para o resultante desta, com todas as vantagens do perodo em que ele esteve afastado. Reconduo: Art. 29 Lei 8.112. Ser reconduzido quando antigo ocupante do cargo for reintegrado ou quando retornar ao servio por reprovao em estgio probatrio de outro. Pode retornar para o mesmo cargo, um equivalente vago ou, no existindo, ficar em disponibilidade. Se apenas no gostar do novo cargo, jurisprudncia entende que o retorno tambm possvel (reconduo a pedido). Reintegrao e reconduo so direitos de servidor estvel. Servidor no estvel poder ter parcela destes direitos.

Reverso: Pode existir quando h retorno de servidor aposentado por invalidez quando comprovados insubsistentes os motivos da aposentadoria ou quando, a pedido do servidor aposentado de forma voluntrio, concedida no interesse da administrao. Art. 25 da Lei 8.112. Criticada pela doutrina, pois seria contra a regra de concurso, j que a desinvestidura desfaz o vnculo.

Aproveitamento: Retorno do servidor que estava em disponibilidade. A disponibilidade, conforme o art. 41 da CR, implica em percepo salarial proporcional ao tempo de servio.

FORMAS DE DESINVESTIDURA
Prevista como forma de rompimento da relao jurdica. DEMISSO Sano pela prtica de infrao funcional grave. Prevista na Lei 8.112 no art. 132. precedida por prvio procedimento administrativo disciplinar no qual deve ser garantido contraditrio e ampla defesa. Acumulao ilegal de cargos infrao funcional grave art. 133, Lei 8.112. Lei garante ao servidor, antes da instaurao do PAD, escolha entre os cargos acumulados, hiptese na qual ser exonerado do cargo rejeitado. Se optar at sua defesa, tambm se presume sua boa f e ele ser igualmente exonerado. Se insistir, corre o risco de ser demitido de todos. EXONERAO Quebra da relao jurdica sem carter sancionador. Pode ser feita a pedido do servidor ou de ofcio. Esta ocorrer nas hipteses de falta de exerccio, ad nutum para cargos em comisso, inabilitao em estgio probatrio,excesso de despesas com pessoal (art. 169, CR).

VACNCIA
Art. 33, Lei 8.112.

Haver vacncia nas hipteses de desinvestidura (exonerao/demisso), falecimento, provimento derivado (vertical promoo ou horizontal - vacncia), reconduo ou aposentadoria. No caso da Lei 8.112, poder ser pedida vacncia do cargo anterior pelo servidor que tomar posse em outro cargo que seja inacumulvel. H estatutos que exigem exonerao para tanto.

DIREITOS DO SERVIDOR
REMUNERAO
A retribuio pecuniria monetria recebida pode ser classificada em remunerao ou subsdio (parcela nica). Lei 8.112 trata somente de remunerao, sendo a parte de subsdio tratada diretamente pela Constituio, via EC 19/98. A remunerao, tambm chamada de vencimentos, composta por duas parcelas: a fixa (salrio-base ou vencimento) e a varivel (vantagem pecuniria permanente). Abono o complemento pecunirio percebido pelos servidores que ganham menos que um salrio mnimo para atingir tal patamar. Smula vinculante 15: o clculo de gratificaes e outras vantagens no incidem sobre o abono utilizado para se atingir o salrio mnimo do servidor. Princpio da irredutibilidade. Trata da irredutibilidade nominal, e no real. No regra absoluta, podendo ser limitada ao teto remuneratrio, nos termos da EC 19/98 (redutor constitucional). No possvel equiparao (com outras carreiras) ou vinculao (com algum ndice) da remunerao, ainda que estes fatores possam influenciar. Falta injustificada gera desconto, j a falta justificada pode gerar compensao. Atrasos podem gerar desconto proporcional. Consignao em folha de pagamento possvel, a pedido do servidor e no interesse da administrao. Penhora/arresto/sequestro de remunerao no possvel, salvo se for por dbito alimentar. Se o servidor tiver saldo devedor alto (mais de cinco vezes o valor da

remunerao) em caso de exonerao/demisso dever pagar em 60 dias, sob pena de inscrio em dvida ativa.

VANTAGENS
INDENIZAES compensao por despesa que o servidor teve. Ajuda de custo: Indenizao que tem como motivo a remoo por interesse pblico (trs meses de remunerao do servidor). Equivale a trs meses de remunerao. Dirias: indenizao por deslocamento transitrio. Valor depende de regulamento prprio Transporte: Indenizao pelo deslocamento com meio prprio de locomoo. Auxlio-moradia: Institudo pela Lei 11.355/06. Pode ser utilizado para compensar o que o servidor gasta com hospedagem ou locao para moradia. Pode ser concedido pelo prazo mximo de oito anos a cada intervalo de doze anos. Auxlio cortado se administrao concede imvel funcional, em caso de falecimento ou exonerao. ADICIONAIS E GRATIFICAES Podem ser incorporados ou no a remunerao, conforme a lei que a cria. Gratificao por funo de confiana: Direo, chefia e assessoramento so. Lembrando que funo s pode ser dada a quem j tem um cargo efetivo. definida em lei especfica. Gratificao natalina: 13 salrio. Calculada com 1/12 da remunerao do servidor. Adicional por trabalho insalubre, perigoso ou penoso. Devido quando se trabalha com habitualidade neste tipo de condio. Depende de lei especfica. Adicional noturno: Se caracteriza pelo trabalho realizado entre as 22 e as 05 horas. Gera acrscimo de 25% sobre a hora trabalhada. Hora diurna tem 60 minutos, mas a hora noturna tem 52,30 minutos. Adicional por servio extraordinrio: No pode ter carter de habitualidade. Hora custar 50% mais caro que a hora normal em jornada no mximo de duas horas dirias. Adicional de frias: Correspondente a 1/3 da remunerao.

Gratificao por encargo em curso ou em concurso. Conforme Lei 11.314/06, tem como objetivo estimular a participao como coordenador de cursos e concursos, como instrutor/banca.

FRIAS
Perodo de 30 dias. Se servidor trabalha com raio X ou substancias radioativas, possui 20 dias de frias por semestre. Perodo pode ser partido a interesse da Administrao. Perodo aquisitivo de 12 meses. possvel interromper frias em caso de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou trabalho eleitoral. Tambm pode ter interrupo por necessidade do servio pblico declarada pelo chefe.

LICENAS
H licenas da Lei 8.112, que so direitos, e outras que so garantias da seguridade social. H necessidade de se esperar prazo de 60 dias para no caracterizar prorrogao de licena. Licena por doena em pessoa da famlia. Pode-se ter at 60 dias de licena com remunerao e at 90 dias sem remunerao. 60 dias so calculados pelo perodo de 12 meses do deferimento da primeira licena. Afastamento de cnjuge ou companheiro. Se o cnjuge for exercer mandato eletivo, esposo tem direito de acompanhar. H a opo de exerccio provisrio em rgo pblico. Exerccio tem que ter compatibilidade de atribuies. Licena para atividade poltica. Licena para servio militar: 30 dias sem remunerao depois de cumprido servio militar obrigatrio. Licena de capacitao. Trs meses a cada cinco anos, com remunerao. Licena para interesse particular. sem remunerao. Pode ser concedida por at trs anos, vedada durante o perodo de estgio probatrio.

Licena para interesse ou mandato classista. Para cargo em federao, confederao, sindicato. Pode ser feita pelo perodo eletivo, estendido para uma nica reeleio. Sem renumerao. Licena prmio no mais prevista na Lei 8.112. AFASTAMENTO DO SERVIDOR Servidor pode ser afastado para servir em outro rgo ou entidade, exercendo cargo em comisso, funo de confiana ou ainda outra atividade prevista em lei. Pagamento devido por quem recebe o servio, sendo ele direto ou por reembolso. Afastamento para mandato eletivo: Se no for cumulvel o mandato, poder ser afastado. Afastamento para ps-graduao stricto sensu: feito no pas. a pedido do servidor, mas no interesse da administrao. H uma obrigao de, no retorno, trabalhe o mesmo perodo que ficou fora, sob pena de ter que ressarcir o perodo concedido. Para mestrado, exige-se trs anos no servio; para doutorado ou ps, exige-se quatro anos; em ambos computa-se perodo de estgio. Afastamento para estudo ou misso no exterior. Prazo mximo de quatro anos. No retorno, tambm deve trabalhar para a administrao.

CONCESSES
Dias isolados de descanso. Hipteses: Doao de sangue: um dia de descanso Alistamento eleitoral: dois dias de descanso Casamento ou falecimento: oito dias de descanso

Direito ao horrio especial tambm forma de concesso. Possuem tal direito ao horrio especial o estudante (compensao), deficiente fsico (mediante junta mdica que comprove necessidade), curso/concurso (ministrando). Matrcula: A instituio de ensino dever ser congnere quela em que estava matriculado o servidor.

TEMPO DE SERVIO
contado em dias e depois convertido em anos, com 365 dias equivalendo a um ano.

H prazos em que se conta tudo e outros apenas para a disponibilidade. Devem ser computados de forma separada. Tempo de servio nas foras armadas so computados em dobro. Doutrina afirma que essa regra foi revogada pela EC 20 probe tempo fictcio. Tempo trabalhado, ainda que seja em mais de uma instituio, s poder ser contado uma vez.

DIREITO DE PETIO
Corresponde ao direito de pedir e obter uma resposta. Prescreve em cinco anos se a hiptese for de demisso, cassao, direitos patrimoniais ou crditos relativos ao cargo e em 120 dias para os demais casos.

NA SEGURIDADE SOCIAL
PARA O SERVIDOR
Principal direito da seguridade social dado ao servidor o de aposentadoria (art. 40, CRFB). Possui ainda: Auxlio natalidade. Nascimento ou adoo geram Salrio famlia Licena para tratamento de sade. Com remunerao, dependendo de percia se for at 120 dias e de junta mdica. Licena gestante. Prazo de 120 dias, admitindo prorrogao a critrio da administrao por mais dois meses. Licena paternidade. Cinco dias. Licena acidente em servio Assistncia sade. Instituio mantida pelo ente pblico, independente do SUS. Condies de trabalho. Condies ambientais, instrumentais, etc.

PARA O DEPENDENTE

Direito a penso, seja ela vitalcia ou temporria, direito a auxlio funeral, a auxlio recluso e assistncia sade.

PENALIDADES
Advertncia. Suspenso at 90 dias. Prescreve em Demisso. Infraes graves cf. ART. 132. Prescreve em cinco anos. Caso servidor pratique infrao grave, mas j esteja aposentado/ em

disponibilidade, sofrer cassao. Pena tambm prescreve em cinco anos. Se servidor ocupa cargo em comisso ou funo de confiana e pratica infrao punida com suspenso ou demisso, ser desligado (destituio). Destituio tambm prescreve em cinco anos.

QUESTES EXTRAS
Permisso de uso ato unilateral, discricionrio e precrio. No h dever de indenizar pela retomada do bem. Tombamento tem ordem pelo interesse, logo em caso de alienao posterior, seria prevalente o interesse nacional.

Anda mungkin juga menyukai