Anda di halaman 1dari 4

1 Sumrio 1. Introduo 2. Desenvolvimento 3. Concluso 4.

Referncias Bibliogrficas

2 1- INTRODUO A busca por novos conhecimentos, tecnologias e prticas pedaggicas cada vez mais tem influenciado na viso do pensamento humano fazendo-o ficar mais amplo e abrangente. O trabalho a seguir trata-se do estudo feito por Howard Gardner sobre a Teoria das Inteligncias Mltiplas e como ela desenvolvida em cada um de ns e como ela pode ser usada pelo professor como uma importante ferramenta metodolgica para o

ensino/aprendizagem. Essa teoria tambm ajudou muito na Psicologia cognitiva, pois ela vai alm da noo comum de inteligncia como "capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extenso" e ao questionar a suposio de que a inteligncia "possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como testes de respostas curtas realizados com papel e lpis." Gardner considera que a partir da cognio humana necessrio incluir uma srie de inteligncias que possam pegar um mbito maior e universal. Assim Gardner define inteligncia como "a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenrios culturais." 2- DESENVOLVIMENTO 2.1- Introduo Histrica No ano de 1900 em Paris, alguns pais questionaram o Sr. Alfred Binet se havia a possibilidade de detectar, atravs de anlises psicolgicas, o sucesso ou o fracasso de seus filhos nas escolas parisienses. Binet, rapidamente com seu amigo Theodore Simon criaram o teste de inteligncia onde o Q.I. (quociente de inteligncia) seria sua medida. Esse teste teve um sucesso ainda maior quando foi usado nos Estados Unidos, durante a 1 Guerra Mundial, quando cerca de 1 milho de recrutas haviam sido selecionados por meio destes testes. Alguns estudiosos comearam a criticar o conceito de Q.I. e se esse seria mesmo o conceito que definiria algum ser inteligente ou no. Gardner no queria saber s de crticas, para ele esses testes deveriam ser abolidos, pois, de acordo com seu estudo que procurava blocos construtores das inteligncias utilizadas em diferentes reas e por diferentes perfis cognitivos regulares.

3 2-2- O que inteligncia? Inteligncia a capacidade de aprender, compreender e at mesmo adaptar-se facilmente a uma situao ou a algo novo. Alguns tericos afirmam que a inteligncia nasce com agente, outros dizem que nos adquirimos inteligncia foradamente. A competncia intelectual humana deve apresentar um conjunto de habilidades para resoluo de problemas e tambm deve apresentar o potencial para encontrar aspectos valorizados nos indivduos que diferem marcadamente entre diferentes culturas, por isso propor problemas, criando deste modo um lastro para a aquisio de conhecimento novo. As potncias intelectuais devem ser sempre referidas de acordo com o seu contexto.

2.3- As sete Inteligncias de Gardner: 1- Inteligncia Lingustica; 2- Inteligncia Lgico-Matemtica; 3- Inteligncia Espacial; 4- Inteligncia Musical; 5- Inteligncia Corporal Cinestsica; 6- Inteligncia Interpessoal; 7- Inteligncia Intrapessoal. 2.4- Para Gardner uma escola ideal baseia-se em: Nem todo mundo tem os mesmos interesses e habilidades, nem aprendem da mesma maneira. Ningum pode aprender tudo o que h para ser aprendido. Os especialistas em avaliao teriam que compreender as capacidades dos alunos de uma escola. O aluno teria a ajuda do agente de currculo para a combinao de perfis, objetivos e interesses, assim como determinados estilos de aprendizagem. Ter opes nas escolas para crianas com perfis cognitivos incomuns. Novos papis para os educadores para que essas vises em realidade. Preocupao com aquelas crianas que no apresentam nenhum tipo de talento.

4 CONCLUSO A concluso que chegamos que a inteligncia no pode ser medida, no so simples testes que vo dizer se uma pessoa inteligente ou no. De acordo com a teoria de Gardner todos conseguimos adquirir qualquer talento seja no que for, e seremos inteligentes naquilo que nos interessa. No s por que uma pessoa sabe fazer clculos mentais e outra no, que a segunda no inteligente, ela pode ter talentos e ser inteligente em outra coisa que a pessoa que sabe fazer clculos de cabea no seja. Por isso todos ns somos diferentes e aprendemos de formas diferentes, cabe a ns mesmos nos conhecermos, ver como aprendemos, o que nos interessa, quais so as nossas dificuldades. REFERNCIAS http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo3/ateoriadasinteligencias.pdf http://chasqueweb.ufrgs.br/~leticiastrehl/HowardGardner.pdf http://www.youtube.com/watch?v=IvL4oL5E5vk&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=A61TyqnH-ls&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=9D_dsXyLgFo&feature=related http://www.fgvsp.br/pgl2005/sec_arquivo/2005/artigos/A2005T00036.pdf

Anda mungkin juga menyukai