Anda di halaman 1dari 2

NO CAMINHO DA MODERNIZAO

A cenoura a quarta hortalia mais consumida em So Paulo. Levantamentos realizados na Regio Metropolitana de So Paulo estimam o consumo domiciliar em 1,8 kg per capita/ano. Mais de 82 mil toneladas do produto so vendidas anualmente no ETSP - Entreposto Terminal de So Paulo da CEAGESP. A sua frente, no volume de vendas, ficam tomate, batata e alface. Em valor, sobe para o terceiro lugar, com faturamento anual superior a R$ 24 milhes. A produo de cenoura estimada no Brasil em 6 milhes de toneladas. So Paulo fornece mais de 300 mil toneladas, produzidas por 3,5 mil pessoas que trabalham em mais de 2 mil propriedades, ocupando uma rea de pouco mais de 10,5 mil hectares. Sorocaba (com destaque para Ibina, que produz 26% do consumo estimado no Estado) e So Joo da Boa Vista so as duas maiores regies produtoras. A demanda de cenoura pelas famlias de So Paulo supera a capacidade de produo: no ano passado, o Estado importou de Minas Gerais boa parte da cenoura consumida (60% das entradas no terminal da Ceagesp). Aperfeioar os sistemas de comercializao, com vantagens para produtores e comerciantes, ser um dos efeitos mais diretos da adeso a este Programa de Modernizao e Classificao. Joo Carlos de Souza Meirelles Secretrio de Agricultura e Abastecimento
S O PAU L O

Tel.: (0xx11) 258-7233

Craftt Marketing, Comunicao

CENOURA

APOIO

PROGRAMA

PADRO
PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MELHORIA DOS PADRES COMERCIAIS E EMBALAGENS DE HORTIGRANJEIROS

COMA, FAZ BEM PARA OS OLHOS


A cenoura, espcie Daucus carota L., da famlia Apiaceae. famlia da cenoura pertencem a salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo. originria de reas temperadas da sia Central (ndia, Afeganisto e Rssia) e sua cultura remonta h mais de dois mil anos. A colonizao portuguesa trouxe a cenoura para o Brasil, mas sua difuso, principalmente no sul e sudeste, s ocorreu depois da imigrao de asiticos e outros europeus. A cenoura destaca-se das outras hortalias pela grande quantidade de vitamina A que possui, nutriente muito importante para a viso, na preveno da cegueira noturna e xeroftalmia e no crescimento saudvel das crianas. Ela muito rica em outras vitaminas como B1 e B2 e em sais minerais. As fibras, importantes para o funcionamento do intestino e a pectina capaz de baixar a taxa de colesterol do organismo so abundantes na cenoura e constituem mais uma razo para o seu uso na alimentao diria. O baixo consumo de cenoura aliado divulgao de suas qualidades nutricionais tornam possvel um grande aumento de consumo e conseqentemente da produo e nmero de empregos. A Cmara Setorial de Hortalias, Cebola e Alho,rgo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de So Paulo que norteia a poltica das hortalias no Estado, construiu o elo de confiana que garante a transparncia e a modernizao da comercializao da cenoura: a norma de classificao. A padronizao, classificao e rotulagem, garantem a entrada da cenoura no mundo do marketing, possibilitando aes no ponto de venda e visibilidade do produto que antes gravitava na periferia da ateno do consumidor. Com a adoo da classificao a cenoura entra no sculo XXI preparada para competir. Sucesso, na cenoura.

Legumes e Frutas Nikkei Ltda. Tel.: (0xx11) 832-2823

CENTRAL DE EMBALAGENS LTDA. Tel.: (0xx11) 261- 5127 Fax: (0xx11) 7087- 0311

Tel.: (0xx24) 222-3080

CLASSIFICAO DE CENOURA
SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

Edgar Takashi Sasaki Presidente da Cmara Setorial de Hortalias

DISTRIBUIO GRATUITA Data da Impresso : FEV/00 ELABORAO: CQH/CEAGESP

PROGRAMA DE ADESO VOLUNTRIA

CLASSIFICAO
Classificao a separao do produto por tamanho e categoria. A classificao da cenoura deve ser feita de forma que se consiga a homogeneidade de tamanho e a identificao da qualidade, pela caracterizao e quantificao dos defeitos.

MORFOLOGIA
LENTICELAS

CATEGORIA
O quadro abaixo estabelece os limites de tolerncia de defeitos graves e leves para cada categoria de qualidade e permite a classificao em:
DEFEITOS Podrido mole Deformao Podrido seca Ombro verde ou roxo > 10% Lenhosa Murcha Rachada Dano mecnico > 10% ou > 3mm Injria por pragas ou doenas Total de defeitos graves Total de defeitos leves Total geral EXTRA CAT I CAT II CAT III 3 5 5 6 4 4 5 5 5 20 100 100 *

COLO

GRUPO
De acordo com o tipo varietal. A cenoura ser classificada em 3 grupos:

CAULE OMBRO CORTEX

CORAO

PICE

Kuroda: Formato cnico, ponta arredondada, corao pouco evidente, colorao laranja avermelhada, pescoo pequeno.

0 0 0 2 1 0 0 1 0 3 4 6

0 1 1 3 2 2 1 2 1 6 10 10

1 3 2 4 3 3 2 3 3 10 25 25

DEFEITOS
DEFEITOS GRAVES

* No caso da Categoria III, o comprador poder exigir do vendedor do lote a discriminao dos defeitos leves que enquadram o lote nessa categoria.

As cenouras devero apresentar as caractersticas do cultivar bem definidas, serem ss, inteiras, limpas e livres de umidade externa.

EMBALAGEM
Nantes: 90% da produo cilndrica, ponta arredondada, corao pouco evidente, pele lisa, colorao laranja escura, pescoo pequeno.
A qualidade de cenoura feita na roa. A embalagem deve conservar essa qualidade do campo ao consumidor. As cenouras devero ser acondicionadas em embalagens novas ou higienizadas, paletizveis, limpas e secas.

Podrido mole

Deformao

Podrido seca

SAZONALIDADE
Braslia: Formato cnico, ponta pouco fechada, corao evidente, pele pouco lisa, colorao laranja clara, pescoo grande.
A tabela abaixo contm informaes sobre a oferta de cenouras no mercado por grupo:
GRUPO

A M

N D

Ombro verde / roxo (> 10% da rea)

Lenhosa

Murcha

Kuroda

Nantes Braslia

CLASSE OU COMPRIMENTO
Rachada

RTULO
Dano mecnico (> 10% da rea ou >3mm de profundidade) Injria por pragas ou doenas

O rtulo o certificado de origem do produto e garante a sua rastreabilidade. A rotulagem de uso obrigatrio e regulamentada pelo Governo Federal.

DEFEITOS LEVES
>10cm <14cm

Exemplo de Rtulo

10

14
>14cm <18cm

CENOURA CENOURA
Responsvel: Jos Teixeira Endereo: Stio Piedade Bairro dos Prazeres Municpio: Piedade Estado: SP

Corte inadequado do caule

Ombro verde / roxo (< 10% da rea) Dano mecnico (< 10% da rea ou 3mm de profundidade)

Produtor X Classe

Lavador

Variedade: Forto

18
>18cm <22cm

22
>22cm <26cm

10
Grupo
Nantes X

14 X

18

22
Kuroda

Braslia

As razes com comprimento igual ou acima de 26 cm estaro na classe 26 (> 26 cm). Admite-se at 10% de mistura de classes, pertencentes s classes imediatamente inferior ou superior, numa mesma embalagem. A variao do dimetro dentro da mesma classe no dever ser superior a 10 mm.

Categoria: Extra Cat. I X PESO LQUIDO:

Cat. II

Cat. III

Local reservado para seu Cdigo de Barra.

18kg

EMBALADO EM: 12/01/00

Manchas

Presena de radicela

Essa norma no se aplica cenoura de mao.

Anda mungkin juga menyukai