Anda di halaman 1dari 7

Porto Alegre, 08 de fevereiro de 2011

OAB/RS

CF OAB OAB-RS envia governadores a Ophir dados das superpenses pagas a ex-

Braslia, 07/02/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu do presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, ofcio com informaes sobre os subsdios pagos a ex-governadores e beneficirios no Estado como forma de aposentadoria vitalcia. No documento, Lamachia informa que a Lei 10.548, de 26 de setembro de 1995, a qual deu nova redao Lei Estadual 7.285/79, assegura aos ex-governadores que tenham exercido o cargo em carter permanente o recebimento de subsdio mensal equivalente aos vencimentos atualmente pagos aos desembargadores do Estado. De posse das informaes enviadas pela OAB gacha, o Conselho Federal j estuda se ajuizar Ao Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal para contestar os valores recebidos como penso a ex-governadores, como j fez com trs Estados: Sergipe, Paran e Amazonas.

TJRS Aberto oficialmente Ano Judicirio A solenidade de abertura do Ano Judicirio conduzida pelo Desembargador Leo Lima, nesta tarde (7/2), no Plenrio do TJRS, marcou o reincio das atividades do Poder Judicirio Estadual. A cerimnia foi prestigiada por autoridades que ______________________________________________________________________________ 1 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

receberam do Presidente do TJ o Relatrio Anual 2010, com o balano das atividades e da movimentao processual no ano passado. O evento uma tradio no Judicirio, embora a Justia Estadual no realize recesso nem paralise as atividades ao longo do ano, exceto em feriados. De 20/12 a 06/01/2011 foi concedida suspenso de prazos processuais, a pedido da OAB/RS, mantendo-se o expediente normal. No discurso proferido em nome do Tribunal o 2 Vice-Presidente, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, salientou que a cerimnia tambm significa um momento de reflexo do que foi feito e do que deve ser feito para melhorar. O magistrado discorreu sobre a excessiva judicializao dos litgios e apresentou nmeros que demonstram um vertiginoso crescimento de processos no 1 e no 2 Graus, enquanto aumentam os cargos vagos para servidores. Atualmente so 1.682 vagas e h limitao para contrataes de pessoal por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao lamentar as reformas processuais frustradas, enfatizou tambm a urgncia de legislao que prestigie e d efetividade s decises de 1 Grau e dos Tribunais de Justia, Regionais e do Trabalho. O Desembargador Voltaire reafirmou o esforo da Administrao na busca do aperfeioamento das atividades, com a implantao do Planejamento Estratgico e a construo de novos prdios, que permitam uma melhor prestao de servios. Salientou ter sido o primeiro Tribunal do Brasil a criar Comisso de Direitos Humanos e destacou o Ncleo de Conciliao, que em breve estar funcionando no Tribunal de Justia. Defendeu tambm a importncia do Pacto Federativo, para que os Poderes revitalizem suas relaes, com dilogo e harmonia. Presenas Prestigiaram a cerimnia ocorrida no Plenrio Ministro Pedro Soares Muoz o Governador do Estado em exerccio, Beto Grill; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ado Villaverde; o Procurador-Geral de Justia interino, Jos Barroco de Vasconcellos; a Defensora-Pblica Geral do Estado, Jussara Acosta; o Presidente da OAB/RS, Cludio Pacheco Prates Lamachia; o ______________________________________________________________________________ 2 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

Presidente da Ajuris; Juiz de Direito Joo Ricardo dos Santos Costa, dentre outras autoridades.

Assembleia Legislativa Villaverde ressalta relao harmnica entre Poderes durante abertura do Ano Judicirio O presidente da Assembleia Legislativa, Ado Villaverde (PT), ressaltou a importncia da relao harmnica entre os Poderes durante a solenidade de abertura do Ano Judicirio, nesta tarde (7), no Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul (TJ-RS). um momento importante, com a presena do Parlamento gacho e do poder Executivo, para afirmar e reafirmar o papel dos Poderes no mbito da democracia, no mbito do Estado de Direito. Tambm para estabelecer de forma concreta esta relao de harmonia, parceria, aproximao e enorme respeito entre estes Poderes, guardando sua independncia, autonomia e soberania, ponderou Villaverde. O discurso de abertura do Ano Judicirio foi proferido pelo segundo vicepresidente do Tribunal de Justia, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Ele destacou dados do Relatrio Anual 2010, que apontam aumento das aes no TJ-RS. Em 2010, foram iniciadas 2.893.115 demandas, o que representa a duplicao das aes em uma dcada. Em 2001 haviam 1.298.333. A quantidade de processos julgados tambm acompanhou o crescimento. No ano passado, foram 2.662.569, enquanto em 2001 o nmero foi de 1.111.022. Com a Constituio de 1988, criou-se um clima frtil para o efetivo exerccio da cidadania e, por conseguinte, de judicializao de novas demandas, ressaltou o desembargador. Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justia, desembargador Lo Lima; o governador em exerccio, Beto Grill; o procurador-geral de Justia interino, Jos Barrco de Vasconcellos; a defensora pblica-geral, Jussara Acosta; o presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia, entre outros.

______________________________________________________________________________ 3 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

Folha online OAB recebe dados e deve contestar penses a polticos do RS O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, recebeu informaes sobre os subsdios pagos a ex-governadores e beneficirios no Rio Grande do Sul como forma de aposentadoria vitalcia e deve contestar no STF (Supremo Tribunal Federal) os valores. A OAB j entrou com trs Adins (aes diretas de inconstitucionalidade) contra o pagamento de aposentadorias vitalcias a ex-governadores dos Estados de Sergipe, Paran e Amazonas. Cavalcante recebeu os dados do presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia. No documento, Lamachia informa que a Lei 10.548, de 26 de setembro de 1995, a qual deu nova redao Lei Estadual 7.285/79, assegura aos exgovernadores que tenham exercido o cargo em carter permanente o recebimento de subsdio mensal equivalente aos vencimentos atualmente pagos aos desembargadores do Estado. Levantamento feito pela Folha aponta que os Estados gastam pelo menos R$ 31,5 milhes por ano com essas aposentadorias, beneficiando 135 pessoas, entre ex-governadores e vivas. No entendimento da OAB, a previso de pagamento de penses nas Constituies estaduais violam a Constituio Federal sob vrios aspectos. No caso de Sergipe, a entidade contesta o artigo 263 da Constituio do Estado, que permite o pagamento de penso aos ex-governadores que tenham exercido o cargo por, no mnimo, seis meses. A previso de concesso da referida penso tratada, no texto do artigo, como um "subsdio mensal" no valor igual aos vencimentos recebidos por um desembargador do TJ (Tribunal de Justia) sergipano.

______________________________________________________________________________ 4 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

No caso do Paran, a OAB questiona a constitucionalidade do artigo 85, pargrafo 5 da Constituio do Estado, que autoriza o pagamento de penso aos ex-governadores que tenham exercido o cargo. Na ao, a entidade contesta o referido artigo, que afirma "cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido em carter permanente far jus, a ttulo de representao, desde que no tenha sofrido suspenso dos direitos polticos, a um subsdio mensal e vitalcio, igual ao percebido pelo desembargador do Tribunal de Justia do Estado". J no caso do Amazonas, a OAB contesta duas emendas constitucionais que permitem o mesmo pagamento de aposentadoria vitalcia a ex-governadores. A primeira emenda a de nmero 60, de 16 de maio de 2007, aprovada pela Assembleia para prever a ex-governadores o recebimento de um subsdio mensal e intransfervel no mesmo valor do subsdio recebido pelo governador atual. A segunda a de nmero 1, de 15 de dezembro de 1990, que incluiu o artigo 278 nas Disposies Gerais da Constituio do Amazonas, prevendo o pagamento do referido subsdio.

Vide Versus OAB recebe dados e deve contestar penses a polticos do Rio Grande do Sul O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, recebeu informaes sobre as aposentadorias e penses pagos a ex-governadores e beneficirios no Rio Grande do Sul e deve contestar no Supremo Tribunal Federal esses privilgios. A OAB j entrou com trs Adins (aes diretas de inconstitucionalidade) contra o pagamento de aposentadorias vitalcias a ex-governadores dos Estados de Sergipe, Paran e Amazonas. Cavalcante recebeu os dados do presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia. No documento, Lamachia informa que a Lei 10.548, de 26 de setembro de 1995, a qual deu ______________________________________________________________________________ 5 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

nova redao Lei Estadual 7.285/79, assegura aos ex-governadores que tenham exercido o cargo em carter permanente, o recebimento de subsdio mensal equivalente aos vencimentos atualmente pagos aos desembargadores do Estado. No entendimento da OAB, a previso de pagamento de penses nas Constituies estaduais violam a Constituio Federal sob vrios aspectos.

Jornal Agora Villaverde ressalta relao harmnica entre Poderes durante abertura do Ano Judicirio O presidente da Assembleia Legislativa, Ado Villaverde (PT), ressaltou a importncia da relao harmnica entre os Poderes durante a solenidade de abertura do Ano Judicirio, na tarde de segunda, 7, no Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul (TJ-RS). um momento importante, com a presena do Parlamento gacho e do poder Executivo, para afirmar e reafirmar o papel dos Poderes no mbito da democracia, no mbito do Estado de Direito. Tambm para estabelecer de forma concreta esta relao de harmonia, parceria, aproximao e enorme respeito entre estes Poderes, guardando sua independncia, autonomia e soberania, ponderou Villaverde. O discurso de abertura do Ano Judicirio foi proferido pelo segundo vicepresidente do Tribunal de Justia, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Ele destacou dados do Relatrio Anual 2010, que apontam aumento das aes no TJ-RS. Em 2010, foram iniciadas 2.893.115 demandas, o que representa a duplicao das aes em uma dcada. Em 2001 haviam 1.298.333. A quantidade de processos julgados tambm acompanhou o crescimento. No ano passado, foram 2.662.569, enquanto em 2001 o nmero foi de 1.111.022. Com a Constituio de 1988, criou-se um clima frtil para o efetivo exerccio da cidadania e, por conseguinte, de judicializao de novas demandas, ressaltou o desembargador.

______________________________________________________________________________ 6 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justia, desembargador Lo Lima; o governador em exerccio, Beto Grill; o procurador-geral de Justia interino, Jos Barrco de Vasconcellos; a defensora pblica-geral, Jussara Acosta; o presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia entre outros.

Correio de Notcias OAB/RS apoia iniciativa que busca a ampliao de magistrados no TRF4 Porto Alegre - O presidente da Ordem gacha, Claudio Lamachia, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (04), com o presidente da Associao de Juzes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), Jos Francisco Spizzirri e o vice-presidente de Assuntos Jurdicos, Tiago Scherer. No encontro, ocorrido no gabinete da presidncia da seccional, Lamachia e Spizzirri assinaram um requerimento conjunto enderaado ao presidente do Conselho da Justia Federal, Ari Pargendler, postulando a ampliao do nmero de vagas para desembargadores ao TRF4. Conforme Spizirri, a Justia Federal da 4 Regio conta com 27 desembargadores federais, sendo que o ideal seria 43 integrantes. Essa medida busca priorizar a celeridade da tramitao de processos, e viemos buscar o apoio da OAB/RS por saber que esta entidade vem buscando o aperfeioamento da prestao jurisdicional. Por sua vez, Lamachia afirmou que quanto mais qualificada for a prestao jurisdicional melhor ser a satisfao do advogado e sociedade. A Ordem sempre ser parceira das iniciativas que busquem qualificar cada vez mais o Judicirio gacho, ressaltou o dirigente.

______________________________________________________________________________ 7 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

Anda mungkin juga menyukai