Anda di halaman 1dari 4

especial // Ano Internacional da Qumica

Das molculas aos organismos


A riqueza da biodiversidade das florestas brasileiras tambm se revela nas substncias
Maria Guimares ilustrao laura Teixeira

uando se fala em biodiversidade, uma das maiores riquezas do Brasil, o que vem mente costuma ser plantas e animais, numa enorme variao de formas, cores, tamanhos e tipos. Quase ningum se lembra das molculas que, com uma diversidade igualmente espantosa, permeiam todo esse patrimnio natural. Entre os raros conscientes da importncia da qumica esto os palestrantes do quarto encontro do ciclo de conferncias organizado pela FAPESP e pela Sociedade Brasileira de Qumica, que celebra o Ano Internacional da Qumica. Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, Carlos Alfredo Joly e Anita Marsaioli, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encantaram no dia 19 de julho uma plateia composta em grande parte, apesar de ser perodo de frias, de alunos do Instituto Tcnico de Barueri. A presena desses jovens cheios de interesse foi preciosa para os conferencistas, que no perderam a chance de apresentar a diversidade oculta e de indicar campos de trabalho e de pesquisa promissores.

Um dos objetivos do Ano Internacional promover a reflexo sobre a importncia da qumica para a sustentabilidade, comentou Dulce Siqueira Silva, da Unesp de Araraquara, coordenadora do dia. Um bom ponto de partida, retomado pelos trs palestrantes. O botnico Carlos Alfredo Joly falou justamente de sustentabilidade. Ele coordenador do Programa Biota, da FAPESP, que, nos primeiros 10 anos de atividades em inventrios da biodiversidade dos ecossistemas paulistas, mostrou como o conhecimento cientfico pode ajudar na sua preservao (ver texto na pgina 30). E vem de fato contribuindo. Os mapas produzidos pelo Biota para indicar reas para conservao e restaurao no cerrado e na mata atlntica no estado de So Paulo (ver Pesquisa FAPESP n 141), alm das diretrizes publicadas em livro, acabaram ajudando a Secretaria do Meio Ambiente a aprimorar a legislao. Segundo o professor da Unicamp, at agora 19 instrumentos legais usam informaes do Biota. Isso raramente acontece, disse Joly, e o conhecimento que reunimos tambm foi usado para zonear reas para o plantio de cana-de-acar no estado. Mais do que isso, o exemplo deu origem a iniciativas semelhantes em outros estados e na escala federal, alm de gerar parcerias na Amrica Latina e na frica. O Programa Biota tem continuidade garantida at 2020. Mesmo dando origem a produtos como os mapas, as listagens de espcies esto longe de ser o fim da histria. Alguns projetos do Biota, como o coordenado pelo prprio Joly, buscam desvendar os ambientes terrestres, ainda muito pouco conhecidos. Precisamos descrever os ciclos do carbono, da gua, de nutrientes, entender como as mudanas climticas afetam os ecossistemas e os servios que eles oferecem, alertou o botnico. Ele lembrou que o domnio da mata atlntica est ocupado pelas maiores capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e So Paulo, e abriga cerca de 125 milhes de pessoas. S sobrou cerca de 10% dessa floresta, e da que vem a gua para toda essa populao. Um exemplo dos problemas srios causados pela reduo da floresta a situao do fornecimento de gua para o estado do Rio de Janeiro, feito principalmente pela represa do Paraibuna, a 320 quilmetros da capital fluminense. J no tem gua mais prxima, afirmou. Para entender o funcionamento da mata atlntica, o grupo coordenado por Joly est estudando reas num gradiente de altitude que vai desde o nvel do mar, em Ubatuba, at mil metros de altitude, em So Luiz do Paraitinga. Marcamos 21 mil rvores de 625 espcies, relatou. Os resultados mostram que a mata atlntica muito diferente da floresta amaznica na forma de armazenar carbono. Principalmente nas reas mais altas, a
56
n

" Precisamos
utilizar a nossa diversidade qumica", diz Joly

floresta mida tpica da Regio Sudeste armazena mais carbono do solo para baixo do que acima dele. Nessas zonas de montanha, muito da matria orgnica que cai como galhos e folhas se decompe lentamente, por causa do frio. A gente anda num cho fofo, que na verdade no solo, turfa, contou. Essas regies so, por isso, muito suscetveis aos processos de mudanas climticas. Com o aquecimento global, essa matria orgnica deve se decompor mais depressa e muito do carbono ser liberado, agravando o efeito estufa. Aproximando-se da qumica, Joly disse que a riqueza nacional ainda pouco aproveitada, inclusive por causa da legislao, que torna, em suas palavras, um martrio trabalhar nessa rea. Precisamos utilizar a diversidade qumica da nossa biodiversidade, inclusive como mecanismo de sustentabilidade, afirmou. Um dos desafios que ele assumiu, ao aceitar o cargo de diretor do Departamento de Polticas e Programas Temticos (DPPT) no Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), flexibilizar as regras para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos oriundos da biodiversidade. Uma iniciativa imprescindvel para impulsionar a Rede Biota de Bioprospeco e Bioensaios, o BIOprospecTA, um subprograma do Biota dedicado a encontrar na natureza molculas que possam ser teis ao ser humano.

agosto DE 2011

PESQUISA FAPESP 186

Diversidade molecular - A vertente qumica

do Biota foi inaugurada por Vanderlan Bolzani em 2003. Foi o primeiro projeto de qumica de produtos naturais dentro de um programa de pesquisa em biodiversidade, contou ela. Com seu orientador Otto Gottlieb, pioneiro da qumica de produtos naturais no Brasil, ela aprendeu que a diversidade das molculas tem alto valor agregado um valor cientfico que pode se tornar econmico. Uma planta produz centenas de substncias, e apenas uma delas pode ser mais importante que uma galxia, afirmou, parafraseando o mestre. Muitas das molculas hoje usadas na indstria farmacutica so sintticas, como mostraram as conferncias de junho (ver Pesquisa FAPESP n 185), mas os qumicos se inspiram na biodiversidade para produzir essas substncias complexas. Por isso, para Vanderlan, importante que esse laboratrio natural seja mantido. Um exemplo o caramujo Conus magus, que vive no mar Vermelho e no oceano ndico, e de cujo veneno foi obtida uma substncia analgsica mil vezes mais potente que a morfina, aprovada para uso clnico nos Estados Unidos em 2004. Duzentos anos depois da descoberta da morfina, a bioprospeco em ambientes marinhos deu origem a um medicamento ainda mais eficaz para o tratamento da dor crnica, ressaltou a qumica da Unesp.

No Brasil, ela lamenta tantas oportunidades perdidas. Temos um grande nmero de espcies de mirtceas na nossa biodiversidade, contou, referindo-se famlia de plantas que em outros lugares do mundo j serviram como base para medicamentos. o caso da bucha-de-garrafa (Callistemon citrinus), em que foi encontrada a substncia nitisinona, que, com uma pequena modificao, deu origem ao tratamento para uma doena rara. Se no Brasil tivssemos o ambiente e a estrutura corretos, aproveitaramos muito melhor as oportunidades que as plantas nos oferecem, afirmou. Afinal, cerca de 55 mil espcies vegetais povoam os ecossistemas do pas. Uma histria de sucesso envolve a erva-baleeira (Cordia verbenacea), muito comum em toda a costa brasileira, que deu origem ao creme Acheflan, indicado para tendinites e dores musculares. Segundo Vanderlan, foi o primeiro anti-inflamatrio completamente desenvolvido no Brasil, numa parceria entre universidades (Universidade Federal de Santa Catarina e Unicamp) e indstria (Laboratrio Farmacutico Ach). O medicamento feito de substncias que Vanderlan extraa em seus tempos de estudante, mas no tinha uso para elas. Com o avano do conhecimento, o que antes era descartado hoje se tornou lder de vendas.
PESQUISA FAPESP 186
n

agosto DE 2011

57

fotos EDuarDo cEsar

Carlos Alfredo Joly, Anita Marsaioli e Vanderlan Bolzani

" natureza A

no produz nada pensando na nossa sade", diz Vanderlan

Muita pesquisa necessria para atingir esse conhecimento: as substncias no vm com bulas destacando o uso indicado. Ao contrrio, muitas vezes elas so txicas no estado natural. A natureza produz essas molculas para sua prpria regulao; ela no produz absolutamente nada pensando na nossa sade, destacou. Os pesquisadores que precisam estudar para adapt-las.
Natureza qumica A diversidade do uso das substncias pelos animais e plantas que as fabricam o tema da qumica Anita Marsaioli, amarrando ainda mais a qumica biodiversidade. No sei classificar plantas nem animais, sei classificar substncias qumicas, contou. Por isso faz seus projetos em parceria com bilogos. o caso de estudos com opilies, que conta com ajuda de Glauco Machado, da Universidade de So Paulo (ver Pesquisa FAPESP n 144). Ela contou que esses aracndeos exalam um mau cheiro horroroso, e essa mistura de substncias de defesa qumica que seu grupo investigou no contexto da evoluo e diversificao do grupo. A equipe mapeou na rvore filogentica a rvore genealgica das espcies as substncias encontradas na secreo. A anlise mostra que algumas
58 agosto DE 2011 PESQUISA FAPESP 186

surgiram em certo ponto da rvore, pista para investigar se algo mais mudou na biologia daqueles opilies. A descoberta curiosa: as espcies em que surgiram novos compostos tambm lanam o lquido de defesa, em vez de simplesmente ter gotculas brotando do corpo. Descobrir quais so as substncias, como so formadas e seu mecanismo de ao no fcil. Nesse caso, exigiu que os qumicos da Unicamp montassem o que Anita chama de hotel de opilies e sintetizasse substncias em laboratrio. Com isso, mostraram como a defesa jorrada persiste no ambiente e aos poucos, ao longo de cinco dias, libera o cheiro espanta-predador. Agora o grupo est prestes a descrever como os opilies produzem essas substncias sem acesso a truques de laboratrio, como ampolas, onde a reao acontece sem oxignio e a 180 graus Celsius. O universo encantador revelado por Anita uma verdadeira homenagem variao biolgica e qumica da natureza brasileira. Envolve sistemas diversos como a comunicao qumica entre plantas da famlia das malpighiceas e abelhas solitrias, e a diversidade de venenos numa nica espcie de formigas lava-ps (Solenopsis saevissima) at mesmo dentro de uma mesma colnia (operrias e rainhas tm compostos distintos que podem ter funes completamente diferentes). A biodiversidade est nos organismos, nas enzimas, nas molculas, concluiu Anita, que insiste que a pesquisa no pas precisa investir naquilo que ele tem de melhor. Diante de oportunidades no exterior no incio da carreira, optou por desbravar a biodiversidade brasileira. No se arrepende. n

Anda mungkin juga menyukai