Anda di halaman 1dari 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAO SOCIAL

FILIPE MOREIRA DE PAULA PATRCIA TORRES PEREIRA CARRION

GRITO DO POVO: Experincias libertadoras de comunicao no mbito escolar e comunitrio de So Pedro

VITRIA

2011

FILIPE MOREIRA DE PAULA PATRCIA TORRES PEREIRA CARRION

GRITO DO POVO: Experincias libertadoras de comunicao no mbito escolar e comunitrio de So Pedro

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Banca Examinadora da Universidade Federal do Esprito Santo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Comunicao Social, habilitao em Jornalismo, sob a orientao do Prof. Cleber Carminati

VITRIA 2011 RESUMO


3

Este trabalho tem como objetivo retratar nossa experincia com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar, em So Pedro, Vitria. Atravs da realizao de oficinas focadas no jornalismo comunitrio e mdia online, daremos a estudantes assistidos pelo Programa de Educao em Tempo Integral ferramentas de comunicao para que eles prprios possam divulgar e conhecer a histria e o cotidiano da comunidade na qual esto inseridos. O propsito incentivar a produo cultural e a construo de narrativas, permitindo que os alunos divulguem So Pedro pela viso dos prprios moradores, ao invs da concepo geralmente negativa perpetuada pelas grandes mdias. Pretendemos, assim, divulgar experincias libertadoras no mbito escolar e comunitrio, que aliadas a polticas pblicas srias na rea da educao, podem fazer toda a diferena na vida de uma criana. Buscamos dar nossa contribuio para a valorizao e disseminao de prticas jornalsticas que, uma vez apropriadas pela comunidade, podem ser utilizadas para dar visibilidade a vidas que, nos meios de comunicao em geral, so deixadas margem.

PALAVRAS-CHAVE: Aluno, educao, ensino, estudante, internet, jornalismo comunitrio, programa de educao em tempo integral, rede municipal, vitria.

SUMRIO 1 INTRODUO 2

INTRODUO

A criana e o jovem pobres so constantemente criminalizados pelos discursos que nos atravessam. A figura do menor infrator, vindo de uma classe perigosa*, perpetua-se em nosso imaginrio e acabamos por naturaliz-lo. Ela se presentifica inclusive quando pensando-se benevolentes - ONGs e instituies sociais diversas assumem que essas crianas vivem em situao de risco e que, portanto, devem ser protegidas contra a criminalidade de seu meio**. Assim sendo, a visibilidade que propomos de outra ordem: a voz dessas crianas que est no foco, seus modos de perceber o mundo, suas vivncias. No mais o menor infrator ou a criana em risco. As crianas, simplesmente, em suas singularidades. Neste trabalho com a Emef Francisco Lacerda de Aguiar, entendemos que a nossa relao com os alunos vai alm do mbito escolar, e que nossa atuao se estrutura no na transferncia de conhecimento, mas no aprendizado mtuo, no conhecimento produzido diariamente, tanto particular quanto coletivamente, como explica Paulo Freire:
No fundo, passa despercebido a ns que foi aprendendo socialmente que mulheres e homens, historicamente, descobriram que possvel ensinar. Se estivesse claro para ns que foi aprendendo que percebemos ser possvel ensinar, teramos entendido com facilidade a importncia das experincias informais [...], em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significao. (Freire, 1996, p. 44) *Cabe conceituar, mais pra frente um pouco no trabalho, como os pobres so vistos como perigosos. **Cabe uma discusso maior sobre criminalizao da pobreza.

A ESCOLA GRITO DO POVO

Incio de 1983. Em meio ao abandono do poder pblico, s cores e cheiros da pobreza e do lixo, o povo de So Pedro deu um grito. O direito educao, at ento negado quela comunidade de Vitria, iria ser garantido, mesmo que na marra. Lutaram, fizeram manifestaes, reivindicaram junto Prefeitura, mas parecia que, para os engravatados, quem dividia espao com maruis e caranguejos em meio lama do mangue no precisava ou no devia estudar. Talvez essa fosse a forma de perpetuar a subordinao do povo pobre s promessas de politiqueiros em poca de campanha. A sada encontrada pela comunidade, ento, foi construir com suas prprias mos aquilo com que h anos sonhava: uma escola. No uma escola nos moldes que ns leigos conhecemos, com o conhecimento que j vem formatado por Braslia, ideologizado por europeus e americanos. No uma escola em que serventes e porteiros devem se colocar em seu devido lugar, alunos so tratados como "criancinhas irresponsveis" (Andreatta, 1987, p. 145) e professores so submetidos aos caprichos da diretoria. A escola seria nica e, quem sabe, no fosse a primeira de muitas. Uma Comisso de Educao foi formada e comeou a estudar como seria a proposta pedaggica do colgio. Buscava-se nas obras de Paulo Freire teorias que poderiam se tornar prtica. Em reunies constantes as teorias eram levadas pela Comisso comunidade, enquanto essa explicava como queria a escola. Dessas reunies nasceram as principais diretrizes (ANEXO A) que iriam reger a democracia interna da instituio popular. claro que as coisas no foram to precisas, acontecendo no tempo certo. Quando se deram conta, mesmo antes de terem definido todas as normas propostas, dois cmodos da singela sede do Movimento Comunitrio haviam se tornado sala de aula. Moradores tinham construdo bancos, quadros e todas as coisas minimamente necessrias para as aulas. Mes com alguma experincia em educao se tornaram
7

professoras e alunos j estavam matriculados na Escola Grito do Povo, nome definido pelos prprios moradores. Vendo que a escola comeava a ganhar destaque nacional, com alguma repercusso na mdia, a Prefeitura se mexeu e prometeu uma Escola Municipal de Ensino Fundamental para a comunidade. Na verdade, a promessa j havia sido feita h algum tempo, em outra gesto, mas o prdio no era finalizado de jeito nenhum. Em maro de 83, os alunos foram transferidos pela prefeitura para uma creche municipal de So Pedro, onde passaram a estudar provisoriamente. Em outubro, quando o novo prdio finalmente ficou pronto, a poltica educacional planejada e administrada pela comunidade foi cedendo espao poltica pedaggica e administrativa da prefeitura. O nome Grito do Povo foi substitudo por Francisco Lacerda de Aguiar, um ex-poltico capixaba. Outras tantas mudanas vieram, mas o DNA de luta, f e unio permaneceu vivo em cada clula do povo de So Pedro. A histria da Escola Municipal Francisco Lacerda de Aguiar, brevemente resumida nos pargrafos acima, e a realidade de alunos, professores e comunidade hoje, so as principais trilhas deste site. Conhea-as a partir de narrativas criadas pelos prprios estudantes, com pitadas de fantsticas experincias vividas no dia a dia daquela regio que, na dcada de 80, era uma das mais carentes de todo o estado do Esprito Santo.

FUNDAMENTAO TERICA

A base terica deste TCC tem como principal bibliografia as obras revolucionrias, libertadores e subversivas de Paulo Freire, que, em Vitria, ajudam a direcionar a poltica do Programa Educao em Tempo Integral. Buscaremos a cada segundo dos nossos registros revelar a valorizao da cultura do aluno e da comunidade proposta pelo Programa e pelos educadores, um dos fatores que permitiram aos alunos reconhecerem suas armas e sua prpria fora para seguir a vida, enxergando a si mesmo e ao prximo de maneira diferente daquela que os moldes da educao eurocntrica e tradicional impem. Aps um estudo das obras ligadas Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, faremos tambm um estudo dos conceitos de mdia online e jornalismo comunitrio. A idia buscar nos tericos uma justificativa proposta de trabalho junto escola.

METODOLOGIA

O Programa de Educao em Tempo Integral um programa de governo voltado para alunos da Educao Infantil e Ensino Fundamental. Sua proposta pedaggica visa permanncia do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades bsicas e educacionais, resgatando sua auto-estima e intensificando o processo ensino-aprendizagem. 15 dias de oficina 2h/por semana 2 turmas de 20 alunos (1h cada) Sala de informtica

1 Oficina: S se fala coisa ruim. Violncia, morte, lixo e trfico de drogas

Data: Quinta-feira, 7 de julho de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 20 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Auditrio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar No primeiro encontro estvamos acompanhados pelos educadores Fernando e Daiara. (perguntar a quanto tempo eles trabalham com as crianas e quais so seus cargos na escola). Comeamos perguntando aos alunos o que eles entendiam como jornalismo. Os principais pontos levantados por eles foram: Jornal Nacional, A Gazeta, Globo, Notcia Agora, A Tribuna, jornal e televiso. Quanto aos assuntos tratados pelos jornais, os mais citados foram: morte, poltica, futebol e polcia. Tambm os indagamos sobre como o bairro So Pedro retratado
10

pela mdia. Eles disseram que s se fala coisa ruim. Violncia, morte, lixo e trfico de drogas. Posteriormente, perguntamos em quais mdias eles tem acesso ao jornalismo. Foram lembrados novamente o Jornal Nacional, A Gazeta, A Tribuna e televiso, alm das emissoras de rdio. Por ltimo, um aluno lembrou-se da internet, citando o site GloboEsporte.com. Fizemos uma breve abordagem histrica do jornalismo no Brasil, desde o incio com a publicao do Dirio Oficial, em (???), passando pelo surgimento dos pasquins at o perodo da ditadura. Falamos ainda sobre a liberdade de expresso que hoje os veculos e cidados possuem. Explicamos aos alunos a diviso dos jornais em editorias e como elas funcionam. Em seguida, perguntamos aos estudantes quais editorias eles gostariam de criar sobre o bairro e sobre a escola, j que as notcias sobre a comunidade na grande mdia no revelavam o que ali acontece de fato, segundo eles. Foram criadas ento as editorias a serem trabalhadas nas oficinas: Cultura e Lazer, Esportes, Reivindicaes e Histria de So Pedro.

11

2 Oficina

Data: Quinta-feira, 28 de julho de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 30 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar Informamos aos novos alunos o contedo e as atividades propostas na oficina anterior. Dividimos a turma em quatro grupos, ficando cada um responsvel por uma editoria. Os prprios alunos se dividiram de acordo com o interesse nos temas e afinidade com os colegas, sendo lembrados de que haveria rotatividade quanto s editorias das quais iriam participar. Explicamos o que uma pauta e como so feitas as reunies de pauta. Propusemos que eles fizessem o mesmo e discutissem cada qual com seu grupo as idias de temas a serem abordadas. Passamos por cada grupo indagando-os quanto a possveis fontes, o que fazer para enriquecer as matrias, como fotos e vdeos. O grupo de Reivindicaes iniciou o texto j em sala de aula, propondo em tpicos cerca de dez possveis reclamaes a serem feitas sobre a escola e sobre a comunidade.(Falar quais eram essas reclamaes.) O grupo de Esportes teve certa dificuldade pois alguns membros estavam dispersos, outros comearam a escrever por conta prpria e uma espcie de sub-grupo foi formado, a parte dos demais, realizando todas as atribuies da editoria. O grupo de Histria teve dvidas sobre o que perguntar, mas a maioria tinha fontes, como avs, tios e outros parentes. (Explicar mais detalhadamente que se trata da histria de So Pedro contada por moradores. Vale discutir um pouco de histria oral minha irm tem um livro sobre o assunto.)

12

O grupo de Cultura sugeriu vrias pautas, como o museu do pescador, as desfiadeiras de siri e as paneleiras. Por fim, decidiram que a primeira matria seria sobre o museu do pescador. Terminamos a oficina pedindo aos alunos que j sondassem as fontes e elaborassem pequenos textos sobre os temas das matrias, com a responsabilidade de traz-los na prxima aula. (Colocar trechos dos textos deles.) Nessa oficina tambm estvamos acompanhados pelos educadores Fernando e Daiara. Fomos informados que eles ficariam conosco at o fim das oficinas.

13

3 Oficina

Data: Quinta-feira, 4 de agosto de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 30 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar Continuidade dos trabalhos da oficina anterior. Lemos alguns textos produzidos pelos alunos. Um grande nmero de alunos no trouxe o material prometido. Informamos sobre a visita Rdio Universitria. (Trazer mais palavras e textos deles, para enriquecer.)

14

Visita Rdio Universitria

Data: Quarta-feira, 10 de agosto de 2011 Horrio: 9h s 11h Alunos: Nmero (aproximado) de 25 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Rdio Universitria FM, Fundao Ceciliano Abel de Almeida Ufes Um dos nossos objetivos em relao s oficinas na Emef FLA construir uma rdioescola. Para apresentar os alunos ao universo do rdio, fizemos uma visita Rdio Universitria da Ufes. Nessa visita, eles conheceram todos os espaos da rdio: a disco(?), os estdios e a redao. Em todos esses espaos, o diretor da rdio Lo Lopes explicou o funcionamento dos equipamentos e a funo dos jornalistas. Os alunos ainda puderam criar sua prpria vinheta em um dos estdios. Lo Lopes ainda se colocou disposio para realizar uma oficina de rdio na Emef. (Desenvolver mais sobre comentrios que os alunos fizeram, o que eles gostaram mais etc. Anexar textos que eles fizeram sobre a visita.)

15

4 Oficina

Data: Quinta-feira, 11 de agosto de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 30 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar Levamos para sala de aula algumas matrias simples, de cunho noticioso, para explicarmos aos alunos algumas tcnicas do texto jornalstico, como lead, sub-lead, pirmide invertida, nariz de cera, etc. A tarefa era utilizar essas matrias como modelo para que eles criassem textos sobre a visita Rdio Universitria, no dia anterior. Aps a elaborao dos textos, percebemos certa dificuldade dos estudantes quanto ao portugus (gramtica, concordncia, interpretao de texto, coeso e coerncia). Na maioria dos textos no havia vrgula, ponto, pargrafo. Vimos que antes das tcnicas mais bsicas do jornalismo, os alunos necessitavam aprender o bsico da linguagem formal. Entretanto, no h tempo para aulas extras de portugus. No h tempo para um trabalho a mdio ou longo prazo em parceria com a professora de portugus. A sada trabalhar tudo junto. medida que os textos forem produzidos, vamos ajud-los a enxergar as ligaes simples e perfeitas do sujeito com o predicado, as pausas metricamente necessrias das vrgulas e dos pontos, entre outros meios de se moldar um texto e torn-lo suave e prazeroso de se ler. (Acho que vale a pena colocar aqui o contedo dos textos. Estamos falando de Pedagogia da Autonomia e de Paulo Freire, ento vale lanar olhar no apenas para as carncias, mas tambm para as potncias. Nesse caso, acho que elas se encontram nos contedos dos textos mesmo com erros de portugus. O que eles produzem, do que eles reclamam?)

16

5 Oficina

Data: Quinta-feira, 18 de agosto de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 35 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar Nessa oficina, comeamos a tratar da principal mdia a ser utilizada para exibir nosso trabalho: a internet. Falamos aos alunos sobre as principais caractersticas da rede, como a hipertextualidade, a interatividade, a universalizao da informao que ela permite e a multimidialidade. Falamos tambm sobre tica na transmisso da informao e das conseqncias de seu desrespeito, como os crimes previstos no cdigo penal de calnia e difamao. Posteriormente, cada grupo foi orientado a criar um blog relacionado a seu tema. Auxiliamo-los durante todo o processo de criao, orientando-os coletivamente e individualmente. Ao fim da oficina, dissemos aos grupos que eles j poderiam divulgar o material produzido nos blogs.
Um dos elementos que diferencia o weblog de outros stios diz respeito facilidade com que este tipo de pgina pode ser construdo, alm da descentralizao de sua manuteno, j que seus usurios tm a possibilidade de postar de qualquer lugar em que haja um computador conectado rede. SILVA, Jan Alyne Barbosa e. Weblogs: Mltiplas utilizaes e um conceito. Disponvel on-line em: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/2003_NP08_silva.pdf - acessado em 19/10/2011.

17

6 Oficina

Data: Quinta-feira, 25 de agosto de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 35 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar Percebendo a dificuldade com a lngua portuguesa escrita, incentivamos os alunos a construrem suas prprias narrativas atravs de um texto no estilo perfil. Com essa atividade tnhamos o propsito de nos concentrarmos nos erros gramaticais e ortogrficos dos alunos e posteriormente corrigi-los. Alguns dos alunos apresentaram bastante dificuldades em escrever, outros no sabiam informaes simples como a prpria data de nascimento e outros sequer demonstraram interesse em realizar a atividade. Posteriormente percebemos que o portugus correto era o que menos importava naquele momento. Com a realizao da atividade, tnhamos a possibilidade de conhecer um pouco da histria de vida de cada um, entender verdadeiramente o universo em que esto inseridos e o porqu de determinados comportamentos. Tambm era uma grande chance de elaborarmos atividades em que pudssemos conquistar o mximo de participao e interesse dos estudantes. (Aqui cabe uma discusso mais profunda: ns pedimos um perfil. Que perfis eles trazem? Como eles se vem? O desinteresse na atividade, de que se trata? Podemos comentar do filme Entre os muros da escola, por exemplo, em que os alunos falam de perfis tambm, e algum aluno diz que simplesmente no tem uma vida interessante. Ser aqui o caso tambm?) Por fim, o exerccio tambm se mostrou produtivo em relao proposta inicial: observar as principais dificuldades na escrita dos alunos e trabalhar para contorn-las.
18

(E houve ganho para eles tambm? Vale a pena discutir com eles. Como foi falar de suas vidas? Acho que aqui podemos colocar que a atividade de narrar a prpria histria pode funcionar como um modo de reconstru-la, tomar a histria nas mos e poder toc-la, conhec-la. No foram apenas ns que os conheceram melhor. Eles tambm, ao contarem, pensaram em suas prprias vidas e deram diferentes sentidos a ela. Talvez devemos levar essa discusso pra eles.) Contar a prpria histria pode ser um modo de ressignificar a vida, criar novos sentidos para as prprias vivncias, para o passado, o presente e o futuro. Antes de falar do bairro e dos esportes, do museu, da cultura convidamos cada um a falar de si, como ator importante nesta cidade, neste bairro, nesta escola, em cada famlia e em cada grupo de amigos. Como afirma Paulo Freire [...] ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo. (Freire, 1996, p. 47) nesse sentido que entendemos a escrita do perfil: a inteno que cada um fale daquilo que lhe parece importante em sua prpria histria. (Colocar trechos comentados dos perfis.)

19

7 Oficina

Data: Quinta-feira, 15 de setembro de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 35 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar

No dia 7 de setembro, concomitantemente ao desfile da independncia, integrantes de vrios movimentos sociais se renem em uma manifestao conhecida como Grito dos Excludos. Durante a manifestao, so levantadas bandeiras como sade, educao, reforma agrria e segurana. Este ano, a manifestao ocorreu em So Pedro, pois segundo os organizadores do evento, o bairro apresenta um histrico de resistncia e luta desde seu surgimento. Com esse tema em pauta, sugerimos aos alunos que fossem s ruas da comunidade para entrevistar moradores, indagando-os sobre quais seriam os direitos dos cidados que ali no esto sendo garantidos. Visto a limitao de pessoal para supervisionar as crianas (Filipe e Patrcia) e de equipamento (apenas duas cmeras disponveis, ambas emprestadas escola), separamos a turma em quatro grupos. Descemos com dois grupos e ambos enfrentaram dificuldades similares. A abordagem aos entrevistados, por exemplo, se mostrou um pouco confusa. Inicialmente tmidos e no conseguindo explicar de maneira segura o assunto da entrevista, respostas que estavam sendo dadas, o que impedia que a entrevista flusse. Sair s ruas foi bastante positivo por fazer os estudantes enxergarem o bairro de uma outra forma, com olhos de jornalista. Ao ouvirem vrias reclamaes sobre a sade no bairro, por exemplo, os alunos Roberto e Paulo Vincius resolveram acompanhar at o
20

os alunos

enfrentaram resistncia por parte dos entrevistados. Faltava concentrao nas

posto de sade um colega de escola que precisava de determinado medicamento. Roberto e Paulo filmaram toda a empreitada pelo posto para comprovar uma possvel deficincia no atendimento e na distribuio de medicamentos, alm de entrevistarem profissionais da unidade sobre a rotina na unidade. Ao se aproximarem de pescadores, as alunas Ana Paula e Suzana resolveram criar uma pauta sobre o Museu do Pescador, local pelo qual as duas passam em frente diariamente mas nunca haviam entrado antes. Tivemos que fazer a matria rapidamente para que os outros grupos tambm pudessem realizar a atividade.

21

8 Oficina

Data: Quinta-feira, 22 de setembro de 2011 Horrio: 9h30 s 11h30 Alunos: Nmero (aproximado) de 35 alunos de 12 a 15 anos, inscritos no Programa de Educao em Tempo Integral Local: Laboratrio de Informtica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar

Na semana anterior, um grupo no pode realizar a atividade por falta de tempo. Descemos com esse grupo para dar continuidade ao trabalho mas enfrentamos mais um problema, que alis j vem acontecendo h algum tempo. A cada semana, novos alunos aparecem na turma enquanto outros a deixam, dificultando assim nosso planejamento a curto e a longo prazo. As atividades desenvolvidas em cada oficina dependem de um conhecimento a priori, fruto das experincias vivenciadas nas oficinas passadas. Fizemos uma reclamao sobre esse problema com a direo do Programa de Educao em Tempo Integral na escola, mas a mesma demonstrou no possuir um controle eficiente dos alunos inscritos no Programa, deixando distante uma possvel soluo para mais essa dificuldade. Mais uma vez tivemos problemas com o equipamento. A nica cmera disponibilizada pela escola (emprestada por um funcionrio da escola) estava com a bateria j no final, impossibilitando-nos de realizar um nmero significante de entrevistas. Aos alunos que ficaram em sala, pedimo-los que escrevessem as matrias que complementariam os vdeos e fotos das entrevistas realizadas na semana anterior, construindo, dessa forma, reportagens multimiditicas. Porm, sem nossa superviso, diversos alunos no realizaram a atividade.

22

CONCLUSO

23

BIBLIOGRAFIA

ANDREATTA, Graa. Na Lama Prometida, a Redeno. So Paulo: O Recado, 1987.


24

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. New York: Herder & Herder, 1970. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperana: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. COELHO, Lgia Martha C. da Costa e CAVALIERE, Ana Maria (Orgs). Educao Brasileira em Tempo Integral. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. SILVA, Jan Alyne Barbosa e. Weblogs: Mltiplas utilizaes e um conceito. Disponvel on-line em: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/2003_NP08_silva.pdf acessado em 19/10/2011.

25

ANEXO A (Andreatta, 1987, p. 81) 1. Ningum ser discriminado na escola, e as serventes participaro do rodzio dirio de planejamento, onde passaro a filosofia da escola e onde ampliaro seus conhecimentos pedaggicos, no s para suprir qualquer falta eventual, como para garantir uma boa educao em todas as dependncias da escola. 2. A pessoa mais importante o aluno. (Alguns nem puderam ser crianas) 3. Educao libertadora no quer dizer baguna. 4. Ser uma escola limpa e arrumada, onde o aluno ser orientado e no humilhado. 5. O aluno participar ativamente de sua avaliao. 6. Nenhum aluno ser devolvido por chegar tarde, mas ser orientado para descobrir a hora, pois muitos so filhos de catadores e outros no tm relgio em casa. 7. Haver vaga para todos que procurarem a escola. As questes de acomodao sero resolvidas pela comunidade a princpio, e depois pelo rgo municipal competente, se for competente. 8. Todos estaro sempre inteirados do funcionamento da escola, e haver cooperao nas funes, com reunies plenrias e diviso de grupos para planejamento especfico, que ser colocado novamente em plenrio para decises comuns e conhecimento geral. 9. No haver maledicncias entre os turnos e, qualquer problema que surgir, ser resolvido em reunio. 10. Num caderno da escola, sero colocados os acontecimentos e as experincias dirias para que outros turnos e, enfim, todos, se enriqueam com o que aconteceu no turno anterior. 11. O aprendizado partir do local para o universal, no limitando a fantasia, a imaginao e a criatividade infantil.
26

12. Manter o controle de turma papel do professor em sala de aula, manter a ordem na escola dever de todos, do servente ao diretor, inclusive em volta da escola para evitar depredao. 13. A escola ser aberta comunidade, e esta orientada para no atrapalhar o andamento e no perturbar as crianas em horrio de estudo. 14. Nenhuma represso, mas firmeza e autoridade, sem autoritarismo.

27

Anda mungkin juga menyukai