Anda di halaman 1dari 3

1

Prof. Ms Mayra Caiado Paranhos Direito Contratual

EMPRSTIMO (CCB, Arts 579 a 592)


1) Abordagem Conceitual: o contrato pelo qual uma das partes entrega uma coisa outra, a ttulo gratuito, de forma unilateral e temporria, para que dela se sirva e para ser devolvida em espcie ou gnero, por mera liberalidade. Emprstimo gnero do qual comodato e mtuo so espcies.

2) Espcies de emprstimo: 2. a) Comodato: Emprstimo de coisa infungvel, de uso. 2. b) Mtuo: Emprstimo de coisas fungveis, de consumo.

COMODATO (CCB, Arts 579 a 585)


3.1) Abordagem Conceitual (Art. 579): o emprstimo unilateral e gratuito, pelo qual algum (comodante) empresta a outrem (comodatrio) coisa infungvel, para uso temporrio, que dever ser restituda e se perfazer com a tradio do objeto. 3.2) Caractersticas: Contrato tpico e gratuito. Unilateral e real (aperfeioa-se com a entrega). Intuitu personae (elemento de confiabilidade). Temporrio (no ad eternum) e resulta em obrigao de restituir. No solene. 3.3) Requisitos: a) Subjetivo: capacidade das partes (comodante - ativo, comodatriopassivo). b) Objetivo: bens mveis e/ou imveis, desde que inconsumveis. c) Formal: relativo forma, contrato tem forma livre. d) Impeditivos (Art. 580): Tutor, curador, e administradores de bens alheios no podero dar os mesmos, em comodato. 3.4) Prazo (Art. 581): a) Convencional (ad pactum pertinet): ajustado na avena. b) Regra geral: Comodante no poder pedir a coisa antes do termo ajustado. c) Presumido (ad usum): Quando no convencional, vincula-se ao tempo indispensvel ou adequado ao uso normal da coisa emprestada. d) Exceo (torna-se com prazo determinado) / (Art. 581, 2 parte): Cabvel devoluo por necessidade imprevista, urgente e SOMENTE fundada em razes srias, supervenientes e imprevisveis. Elemento subjetivo de anlise. 3.5) Obrigaes do comodante: No pedir restituio antes do prazo avenado.

PARANHOS, Mayra Caiado. Direito Contratual Emprstimo Comodato e Mtuo Verso 2010. Verso 16.

2 Responsabilidade perante o comodatrio pela posse til e pacfica do bem emprestado.

3.6) Obrigaes do comodatrio: Conservar a coisa como se sua fora (Art. 582). Limitar o uso da coisa a seu fim estipulado (Art. 582). Restituir a coisa no tempo devido (Tempestividade). Responder por mora (Art. 582, 2 parte): Pagar o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante, sem configurar necessariamente, locao. Aluguel ser arbitrado pelo comodante conforme uso e costume local. Responder pelos riscos salvo se provar iseno de culpa (Art. 583): Juntas as coisas do comodante e as do comodatrio salvar-se-o as do comodante, mesmo em caso fortuito e fora maior, sob pena de perdas e danos. No cobrar do comodante as despesas feitas com a coisa emprestada (Art. 584). Responsabilizar-se solidariamente, caso haja mais comodatrios (Art. 585). 3.7) Cessao do contrato: Pelo prazo convencionado ou necessrio para uso. Inexecuo contratual (desviar-se da finalidade) Resilio unilateral pelo plo ativo ou passivo. Distrato. Morte do comodatrio, se intuitu personae Alienao da coisa emprestada.

MTUO (CCB, Arts 586 a 592)


4.1) Abordagem Conceitual (Art. 586): o emprstimo gratuito, contrato pelo qual algum (mutuante) transfere a propriedade de um bem fungvel a outra pessoa (muturio) que se obriga a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade. 4.2) Caractersticas: Unilateral (Obrigaes s para muturio) No solene. Temporrio. Obrigao de restituir (mesma espcie, qualidade e quantidade). Real. Translatividade de domnio (riscos, desde a tradio, pertencem ao muturio regra res perito domino) Excepcionalmente: oneroso, caso haja alguma contraprestao por parte do muturio, em geral pagamento de juros. Denomina-se mtuo feneratcio (Art. 591). 4.3) Requisitos: a) Subjetivo: Capacidade das partes (mutuante dever estar apto civilmente para dispor de seu bem e Muturio para obrigar-se) b) Objetivo: Coisa fungvel, podendo ser em dinheiro ou mercadorias, por exemplo. c) Formal: Forma livre. Exceo, quando oneroso, denominado de Mtuo Feneratcio (Art. 591). STF, Smula 121: Destinando-se o mtuo a fins econmicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de reduo, no podem exceder a taxa em vigor para a
PARANHOS, Mayra Caiado. Direito Contratual Emprstimo Comodato e Mtuo Verso 2010. Verso 16.

3 mora do pagamento de impostos devidos Fazenda Nacional, permitida a capitalizao anual. 4.4) Prazo (Art. 592): a) Convencional: Determinado pelas partes. b) No sendo convencionado prazo expressamente (Art. 592, incisos): Inciso I: At a prxima colheita: produtos agrcolas, para o consumo e para a semeadura; Inciso II: Trinta dias, se em dinheiro; Inciso III: Espao de tempo declarado pelo mutuante: se for de qualquer outra coisa fungvel. 4.5) Mtuo feito a menor (Arts 588 a 589): Inteno: Proteger o menor de explorao especuladora. RG: Necessidade de autorizao de seu representante Ausncia de Representao: no poder ser reavido do menor. Quatro motivaes autorizam a restituio: a) Ratificao do representante, posteriormente ao ato; b) Ausente representante: menor necessitou para seus alimentos; c) Bens ganhos com o seu trabalho: no lhes pode ultrapassar as suas foras; d) Obteno pela m-f. 4.6) Exigncia de garantia (Art. 590) O mutuante pode exigir garantia da restituio, se antes do vencimento o muturio sofrer notria mudana em sua situao econmica. 4.7) Cessao do Contrato: Vencimento do prazo Resoluo por inadimplemento Distrato Resilio por parte do devedor Hipteses previstas pelas partes, no prprio contrato.

Se tens um corao de ferro, bom proveito. O meu, fizeramno de carne e sangra todo dia(Saramago).

PARANHOS, Mayra Caiado. Direito Contratual Emprstimo Comodato e Mtuo Verso 2010. Verso 16.

Anda mungkin juga menyukai