Anda di halaman 1dari 16

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

Vamos terminar a classificao das aes... AES MERAMENTE DECLARATRIAS aquela ao em que se busca a declarao da: Existncia; Inexistncia; Modo de ser de uma relao jurdica.

Obs.: o Cdigo prev a ao meramente declaratria para existncia ou inexistncia. Fredie acrescentou modo de ser, o qual um acrscimo que a doutrina faz. por isso que existe a Smula 181 do STJ: admissvel ao declaratria visando a obter certeza quanto interpretao de clusula contratual. Smula: 181 E admissvel ao declaratria, visando a obter certeza quanto a exata interpretao de clausula contratual.

Portanto, uma ao para estabelecer o modo de ser de uma relao jurdica.

Obs.: de acordo com este conceito, no cabe ao meramente declaratria de um fato. No posso ir ao Judicirio para declarar um fato, ex.: sol se ps, o sujeito doente. A ao declaratria relao jurdica, e no de fato. H uma exceo: a ao meramente declaratria de autenticidade ou falsidade de documento. Neste caso, um caso de ao meramente declaratria de fato. Tudo que foi dito est no caput, do art. 4, CPC. Art. 4o O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II - da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. Obs.: h uma frase doutrina que vez ou outra aparece nas provas: o Poder Judicirio no rgo consultor: no posso me dirigir ao Judicirio para fazer uma consulta sobre determinado tema Jurdico. O Judicirio s resolve problemas
1

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

concretos. No pode servir como consulta. Exceo (que no nos interessa no estudo de processo civil): a Justia Eleitoral, o qual possui uma funo consultiva. Ex.: consulta o que os partidos fazem sobre as eleies.

Obs.: exemplos de aes meramente declaratrias:


o o o o o

Ao de usucapio; Ao de consignao em pagamento; Ao declaratria de constitucionalidade; Ao de reconhecimento de unio estvel; Ao para declarar a inexistncia de relao jurdica tributria.

Obs.: percebam que o objetivo da ao meramente declaratria dar certeza jurdica. O que se quer apenas a certificao. Notem que, como ela se distingue das outras:

Na ao constitutiva voc quer a certificao, mas tambm a efetivao do direito potestativo. Na condenatria se quer a certificao e a efetivao de um direito a alguma prestao. Na declaratrias certificao. por conta disso, exatamente porque se quer apenas certificar, que as aes meramente declaratrias so imprescritveis. Porque com elas no se pretende efetivar direito algum. Com ela se pretende apenas certificar direitos. Por isso que no h prazo de prescrio.

Todas essas 5 observaes o bsico sobre ao meramente declaratria.

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

Tema diferenciado... **O pargrafo nico, art. 4, CPC induzem ao direito a uma prestao. E este objeto de ao condenatria. Se eu tenho direito a uma prestao que foi violado, eu proponho ao condenatria, para reconhecer e efetivar os direitos. Vem o Cdigo, porm, e disse que, o sujeito se quiser, ele pode optar por uma ao meramente declaratria. O cdigo disse que seria possvel. O pargrafo nico, do art. 4, ele permite uma ao meramente declaratria de um direito j exigvel. Ento, uma ao meramente declaratria ajuizada, quando j se poderia ter sido ajuizada uma ao condenatria. Coisa estranha, pois ficamos pesando: o que levaria o sujeito, podendo pedir uma condenao, pedir uma declarao ? Esse dispositivo um conto de fadas!!! (rs)

Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito.

Histria... (voc deve contar obrigatoriamente no concurso, sempre que pedir para explicar o pargrafo nico do art. 4. um clssico.) Um dos momentos mais marcantes da ditadura militar brasileira foi a morte de Vladimir Herzog, jornalista da TV cultura. Este foi, suicidado nos pores da ditadura militar brasileira. Ele foi apanhado numa noite, levado em um lugar, e submetido tortura. No outro dia, o pessoal sem saber o que fazer, montou a cela dele supostamente enforcado por si prprio. Foi um escndalo poca. Um marco da ditadura, pois pela primeira vez, aps 11 anos de ditadura, a classe mdia brasileira no gostou do que viu. Aps isso, a violncia da reao do povo: missa do stimo dia foi na Catedral da S - missa ecumnica: 30.000 pessoas assistindo a missa. O rabino disse que Vladimir iria ser enterrado no cemitrio dos judeus, pois ele no tinha se suicidado (o judasmo probe que suicidas sejam enterrados em seus cemitrios). A mulher de Vladimir chama Clarice Herzog. Ela exatamente a Clarice da msica O bbado e o equilibrista cantada por Elis Regina. Clarice resolve, logo aps a morte do marido, entrar com uma ao contra a Unio para obter o reconhecimento da responsabilidade da Unio pela morte de seu marido. E no pediu a condenao. Se valeu do art. 4, pargrafo nico do CPC. A Unio em sua defesa alegou falta de interesse, pois ela deveria entrar com a Condenatria, e isso foi ao Tribunal Federal de Recurso (TRF). O Tribunal concedeu o pedido dela, e
3

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

condenou a Unio. Ela tem uma coisa julgada no sentido de que a Unio foi a responsvel pela morte do marido. Na doutrina, ningum deu muita bola, ento surgiu a seguinte pergunta: e se, depois de ganhar a declarao de que a Unio era responsvel, batesse uma vontade de pedir uma indenizao: O que ela teria de fazer? **Aquele que entra com uma ao meramente declaratria quando poderia ter entrado com uma condenatria, pode depois vir cobrar o direito? R.: A doutrina TRADICIONAL dizia que, se aquele que ganhou quisesse agora a efetivao do direito teria que voltar a juzo, e propor uma ao condenatria para isso, pois s com uma sentena condenatria ela poderia executar. Isso era a viso que mais era defendida poca. Se o direito j estava indiscutvel pela coisa julgada, no precisava de uma ao condenatria, s faltava uma ao para efetivar o direito, ou no mximo liquidar. Liquidava o valor, e executava depois. Mas, a doutrina da poca no conseguia enxergar isso, pois acreditavam que s a sentena condenatria que poderia abrir uma execuo. O tempo foi passando, e o STJ comeou a admitir a possibilidade de execuo de sentena meramente declaratria, quando houvesse o reconhecimento de um direito a uma prestao. Se a sentena meramente declaratria declarasse a existncia de um direito a uma prestao, ela poderia ser executada. O STJ comeou a evoluir, e neste caso, poderia comear executando. Quebrou-se com isso, um dogma de que s as sentenas condenatrias poderiam ser executadas. Rompeu com um dogma. Se j h coisa julgada de que deve, no precisa executar. E a coisa vinha assim, jurisprudencialmente falando at 2005. Em 2005, o Cdigo de processo foi alterado. Art. 475-N, inciso I, CPC. Art. 475-N. So ttulos executivos judiciais: I a sentena proferida no processo civil que reconhea a existncia de obrigao de fazer, no fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

No h mais sentena condenatria como havia antes. No texto da lei anterior, se falava em sentena condenatria. Qualquer sentena que torne certa uma obrigao ttulo executivo. O texto se inspirou nessa jurisprudncia do STJ. Esse texto foi acrescentado no Senado (com emenda de redao), e no voltou para Cmara, e foi aprovado. Houve quem dissesse que o artigo era inconstitucionalidade formal. Freddie no concorda com esse argumento porque conforme ele disse de acordo o texto antigo, o STJ j admitia essa mesma concluso. Logo, no houve mudana normativa. Mudou-se a redao do Senado, mas isso no alterou o contedo. Se posso chegar a mesma interpretao, a mudana de redao, se a mudana de redao, no inconstitucionalidade formal. Para se provar a inconstitucionalidade formal, preciso que haja mudana normativa. Freddie defende o texto, pois foi ele quem escreveu. Fofoca: era um projeto de um instituto do qual Freddie fazia parte. Esse pargrafo foi escrito por Freddie. Ex.: TJ/SP repercutiu muito no Brasil: o contribuinte foi a juzo pedir a declarao da inexistncia de relao tributria. O juiz julgou improcedente o pedido. Ora, se o juiz julgou improcedente o pedido, que era o pedido de declarao negativa, significa que ele deve o tributo. Julgo improcedente o pedido para declarar que o tributo devido. Transitou em julgado, o Estado (que era ru) pegou essa sentena meramente declaratria e executou. O STJ disse: est certo o Estado, pois a sentena que reconhece prestao de uma obrigao ttulo executivo. Esse julgado repercutiu muito. *(Questo): Freddie, voc me disse que as aes meramente declaratrias so imprescritveis, e me disse tambm que as condenatrias so prescritveis. Ora, se isso que voc est dizendo foi verdade, se eu puder executar uma sentena meramente declaratria, isso no poderia ser usado como uma burla prescrio ? R.: Pedir a mera declarao imprescritvel, pois s quero a certificao. Executar diferente. Tem prazo, pois no posso executar a qualquer tempo. Se entro com uma ao meramente declaratria, quando j poderia ter entrado com uma condenatria, estou dizendo ao juiz que, embora possa efetivar o direito, s quero o reconhecimento. Veja, eu poderia ter pedido: juiz reconhea ou efetive. Mas, optei apenas para o reconhecimento. Agora, tenho que arcar com as conseqncias: No interrompe a prescrio, pois no busquei efetivar o direito. Ento, no pode interromper a prescrio. Logo, no h o que burlar. **Se Clarice fosse hoje, pedir a condenao haveria prescrito.
5

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

*Toda ao meramente declaratria pode gerar execuo? R.: No, somente nas aes meramente declaratrias de direitos exigveis. Uma ao meramente declaratria de autenticidade de documento, no vai gerar execuo alguma. Assim como a ao meramente declaratria de interpretao de contrato. Somente a ao meramente declaratria que reconhea uma obrigao exigvel. Quem desenvolveu essa ideia que acabou vingando no STJ, foi um Ministro do STJ, processualista famoso, chama-se TEORI ZAVASCKI. Num texto sobre sentena declaratria muitssimo famoso. Este texto, o qual defende a possibilidade de execuo de sentena meramente declaratria, hoje um clssico. Fredie recomenda muito essa leitura. Pode achar no GOOGLE tambm. Esse texto fundamentou esta mudana do inciso I.

___________________________________________________________

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS O grande encontro sobre pressuposto processual a sua classificao. Isso o grande aspecto a ser estudado. A classificao dos pressupostos processuais divide-os em:
Pressuposto de existncia do processo. Pressupostos de validade do processo.

PRESSUPOSTOS DE EXISTNCIA Para que um processo surja, preciso que algum demande perante um rgo jurisdicional. Esse fato jurdico gerador do processo. Algum demandar perante um rgo jurisdicional. Se isso acontecer o processo flui. Se esse o fato gerador do processo, dele podemos extrair os 3 pressupostos processuais de existncia:
6

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

1. Existncia de rgo jurisdicional para que o processo exista

preciso que haja um rgo jurisdicional.

2. Demanda o ato de instaurao do processo. Que d incio ao

processo. Sem esse ato que d incio ao processo, o processo no existir. Alguns autores colocam como se fosse o pedido como pressuposto, mas na verdade no o pedido, mas o ato de instaurar o processo.

3. Capacidade de ser parte a aptido para ser sujeito do processo.

tambm chamada de PERSONALIDADE JUDICIRIA. Ento, se em tese, algo puder ser parte no parte no processo, ele tem capacidade de ser parte. E a capacidade de ser parte, um atributo absoluto, ou seja, ou se tem, ou no se tem capacidade de ser parte. No h gradao!! No existe capacidade para ser parte para uma coisa, e no para outra. um atributo absoluto!! Ou se tem, ou no se tem !!

**Ento quem tem a capacidade de ser parte? Todos os sujeitos de direito tem personalidade processual. E quem so os sujeitos de direito? R.: As pessoas fsicas e jurdicas, o condomnio, o nascituro (que sujeito de direito), as tribos indgenas, a massa falida, a herana jacente, os rgos administrativos (Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Tribunal de Contas, Cmara de Vereadores todos so rgos administrativos, e todos os rgos tem capacidade de ser parte). ATENO!! Saber o rol daqueles que tem capacidade de ser parte fcil, pois todos a tem!! Difcil saber quem no tem capacidade de ser parte!! A doutrina diz: no tem capacidade ser parte: O MORTO e os ANIMAIS. Isso uma lio antiga!! E, aparentemente poderia perder o sentido. Temos que fazer 2 observaes sobre elas: Obs.1: hoje pacfico que o natimorto tem direito ao nome e a sepultura. Deve ser enterrado como gente, e no como indigente!! Dvida se isso for verdade, e se for um bom entendimento, e me parece que , morto tem direito!! Quebra o dogma de que a personalidade termina com a morte. O natimorto tem direito, significa que a personalidade vai alm da morte, para garantir ao morto

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

direito que ele tem. como se fosse uma ultra eficcia dos direitos personalidade. E se o morto tem direito, a lio antiga tem de ser revista. Obs.2: Vocs sabem que, alguns escravos no Brasil eram tratados como coisas, no eram todos, porque havia aqueles que tinham direitos. A abolio foi a transformao da coisa em sujeitos. Mudou a natureza jurdica!! H um movimento filosfico, muito forte no EUA, que defende o abolicionismo animal, ou seja, defendendo que os animais tambm tm direitos, pelos menos os grande primatas, em razo da usa semelhana gentica com os homens. A ideia de direito humano deveria se estender aos humanos e humanides. So os gorilas, chimpanzs, orangotango, pongos. Isso no Brasil tem repercusso. Existe, no Brasil, uma revista de direito animal. Veja, posso at discordar, mas, no ignorar, pois so correntes srias!!!!

PRESSUPOSTOS DE VALIDADE So os que, no dia-a-dia so utilizados. Todas as discusses sobre pressupostos processuais, dizem respeito aos pressupostos de validade. Obs.: alguns autores preferem chamar os pressupostos de validade de requisitos processuais de validade. No se assuste se no concurso aparecer: os que so requisitos de processuais?! Obs.: costuma ser dito que, a falta de um pressuposto processual, pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz. Isso est inclusive no 3, art. 267, CPC. 3o O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos ns. IV, V e Vl; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que Ihe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento.

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: (Redao dada pela Lei n 11.232, de 2005) IV - quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo;

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

V - quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; Vl - quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual;

portanto, uma regra, que todos aprendem na faculdade. Mas, esta regra tem excees. H pressupostos processuais, cuja falta no podem ser conhecidas de ofcio pelo juiz. o que acontece com a incompetncia relativa, e com a existncia de compromisso arbitral. S podem ser conhecidas por provocao, e no e oficio. Mas, a regra, de que a falta de pressupostos processuais podem ser conhecidas de oficio pelo juiz. Obs.: costuma ser dito que a falta de um pressuposto processual gera extino do processo. Isso est inclusive no art. 267, inciso IV. Veja, h excees: h casos em que a falta de um pressuposto processual no gera extino do processo. Como acontece no caso da incompetncia. Esta, no gera extino do processo. Obs.: existe um dogma de que a anlise dos pressupostos processuais devem preceder anlise de mrito. O juiz s pode examinar o mrito, se antes examinar os pressupostos processuais. OU seja, haveria uma prioridade no exame dos pressupostos processuais em relao ao exame de mrito. Ento, de acordo com isso, a falta de um pressuposto processual no permite o exame de mrito. Atualmente, vrios doutrinadores esto revendo este dogma, dizendo o seguinte: que se a falta do pressuposto processual no ocasionar prejuzo, ela pode ser ignorada, e o mrito ser examinado. A ideia : aplicar ao examine dos pressupostos processuais o sistema das invalidades, segundo o qual no h nulidade sem prejuzo. No vou invalidar um processo, pela falta de um pressuposto processual, se isso no causar prejuzo. Exemplo de 2 pessoas: Bedaque titular da USP defende isso com todas as letras; e Marinone. Exemplos de aplicao desse entendimento: imagine que o ru no foi citado (isto um grave defeito processual), o juiz poderia ignorar este fato, se for para julgar improcedente o pedido. Percebam que, h um defeito, mas se for julgar o mrito a favor do ru, no h qualquer problema.

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

Ex.: causa envolvendo o incapaz, e o MP no foi intimadograve defeito. O juiz poderia ignorar esse feito, se fosse para julgar a favor do incapaz, que no haveria prejuzo. Tudo isso aplicao desta concepo que recebeu o nome de: instrumentalidade substancial das formas (ou do processo). Foi um nome j atribudo para essa concepo terica. Quem deu essa designao foi Daniel Hertel (ES). Houve um concurso do ES que perguntaram isso.

Dica... examine a banca examinadora. H um lugar na net muito adequado para este tipo de pesquisa: www.cnpq.br acessar o link da plataforma LATTES= uma espcie de Orkut acadmico. Ela tem toda a vida acadmica do sujeito. Tudo que ele fez na vida ele, do pondo de vista acadmico.

Feitas estas consideraes, vamos examinar cada um dos pressupostos de validade: os pressupostos de validade se dividem em:
a) Pressupostos objetivos se dividem em:

Extrnsecos; Intrnsecos.

b) Pressupostos subjetivos se dividem em:

b.1) Relacionados ao juiz se dividem em : Competncia; Imparcialidade.

b.2) Relacionados s partes se dividem em: Capacidade PROCESSUAL; Capacidade POSTULATRIA.

PRESSUPOSTOS OBJETIVOS INTRNSECOS o respeito s regras procedimentais. preciso que a Petio Inicial seja apta, e se respeitem os prazos, as regras do procedimento. dentro deste rol que se encaixa a preciso da citao. Este um ato processual que tem que ser respeitado, pois ele tem um duplo propsito no processo. Serve para duas coisas:
10

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

1. A citao ele faz com que o processo passe a produzir efeitos para o

ru. O processo, at a citao do ru, no produz efeitos para ele. Nesse sentido, a citao uma condio de eficcia do processo para o ru. O processo s produz efeitos para o ru, com a citao. Mas, alm disso, a citao um requisito de validade da sentena proferida contra o ru. A citao serve para validar o processo a partir dela, e serve para que o processo seja eficaz para o ru. Essa concepo: de que a citao um requisito de validade, a concepo majoritria.

Preste ateno !! Na PUC/SP (onde esto Arruda Alvim, Tereza Wambier; Nelson Nery; Cassio Scarpinella), o pensamento outro: se tem um entendimento de que a citao um pressuposto de existncia do processo. O processo s existiria com a citao. E, para que o processo existia preciso que houvesse citao. Esse pensamento muito consolidado na PUC, posto que no seja majoritrio.

A USP, RS, PR, RJ, MG no pensam isso!!! No d para admitir esse pensamento, embora j tenha sido cobrado em muitos concursos. **O processo nasce com a provocao do autor: o autor pode recorrer, apelar, e o processo no existe?? Se o ru no foi citado, para o ru no existe !! Isso um grave erro. O processo sem a citao do ru ineficaz, e no inexistente!

Por essas e por outras, no o pensamento majoritrio, mas j caiu no concurso (prova CESPE) !! *Partindo dessa diviso terica, surge o seguinte problema: qual a natureza da sentena proferida contra ru revel no citado ou citado invalidamente? R.: Veja Sentena contra ru revel no citado:

(Fredie) PUC - Essa sentena NULA, ou seja, existe - A sentena INEXISTENTE, um mas gravemente defeituosa. nada jurdico.

11

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

Ambos defendem que esta sentena pode ser impugnada a qualquer tempo, quer porque nula, quer porque inexistente. E ambos se valem do mesmo texto de lei para isso: art. 475-L, I, e o art. 741, I, ambos servem como fundamento para defender a tese de que possvel impugnar isso a qualquer tempo. Art. 475-L. A impugnao somente poder versar sobre: I falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia;

Art. 741. Na execuo contra a Fazenda Pblica, os embargos s podero versar sobre: I falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia;

Para a corrente de Fredie o caso de vcio TRANSRECISRIO, porque um caso de um defeito to grave que pode ser agudo mesmo aps o prazo da rescisria. Para PUC caso de inexistncia. Ambos entendem que, o meio para impugnao disso previsto nesses dispositivos, se chama para ambos: QUERELA NULLITATIS. o nome da ao de impugnao da sentena nula ou inexistente (depende da corrente que se adota). No havendo prazo para exerccio, para uns ao de nulidade, para outros inexistente. O problema at aqui terminolgico, pois se ambos se fundamentam no mesmo artigo, dizer que inexistente ou nulo briga de nome, terminolgica. A conseqncia prtica: Para corrente de Freddie: se chegar na execuo, e o ru no alega o defeito PRECLUSO. Pode-se alegar a qualquer tempo, mas, se ele vem a juzo na execuo e no alega PRECLUSO (tem que alegar no primeiro momento em que ele chega aos autos). Para corrente da PUC: no existe isso !! Veja nosso dilema na prova:

*(Concurso de Procurador do Estado em SP): A prova prtica era fazer a pea de impugnao no caso em que o Estado foi condenado sem ser citado.

12

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

R.: O Estado de SP vai propor uma QUERELA NULITTATIS para pedir: a declarao de inexistncia ou invalidao da sentena? (analisar quem o examinador). Tereza Wambier (PUC) declarar inexistncia da sentena.

Temos que estar preparados para ambos: vamos para o concurso com o arsenal !!!!! GUERRA !!!!!

A previso da QUERELLA, em ambos os dispositivos, est prevista como defesa na execuo. Mas, unnime o entendimento de que cabe uma ao autnoma de querella nulitattis. Pode ser como ao autnoma, e no como defesa na execuo. Como foi o caso desse exemplo do concurso de SP. Ento a querella nulitattis pode assumir vrias formas.

Fredie: posso alegar isso em exceo de pr- executividade? R.: Sim, como qualquer defesa na execuo.

Livro do Fredie: a discusso sobre citao como pressuposto de validade, sobre querella nulitatis h um captulo inteiro no vol. 3 !! (Estudar !!) Querella no veremos mais. Isso o que se deve saber como querella. O que refora a ideia de que se trata de pressuposto de validade.

REQUISITOS OBJETIVOS EXTRNSECOS Os pressupostos extrnsecos so fatos estranhos ao processo que, NO podem acontecer para que o processo seja vlido. Por isso, so tambm chamados de pressupostos negativos. Ex.:
13

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

Inexistncia de litispendncia, ou seja, no litispendncia para que o processo seja vlido;

pode

haver

o Inexistncia de coisa julgada;


o

Inexistncia de conveno de arbitragem.

Para que um processo seja vlido, no pode haver litispendncia, coisa julgada. *(Concurso): So pressupostos processuais extrnsecos: Litispendncia, coisa julgada, e perempo (era a resposta CERTA) A litispendncia pressuposto extrnseco? O que pressuposto a inexistncia de litispendncia. Mas, as outras assertivas eram bizarras !!!!

Obs.: para autores mais antigos, os pressupostos negativos, so na verdade condies da ao. Barbosa Moreira pensa assim!! Afrnio Jardim (processo penal) para ele os pressupostos extrnsecos so condies da ao.

Obs.: alguns autores chamam os pressupostos extrnsecos de impedimentos processuais. H outra galera, que chama impedimento processual, e usa essa designao impedimento processual para os pressupostos cuja falta no possa ser reconhecida de ofcio, como a incompetncia relativa.

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS Os pressupostos subjetivos relacionados ao juiz: competncia e imparcialidade, j estudamos.

a. Relacionados s partes:
14

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

CAPACIDADE PROCESSUAL capacidade processual, tambm chamada de capacidade para estar em juzo, ou LEGITIMATIO AD PROCESSUM, a aptido para a prtica de atos processuais independentemente de representao. Notem que, o conceito muito semelhante ao conceito incapacidade do direito civil. A noo de capacidade processual est intimamente relacionada com a noo de capacidade civil, por isso que, a capacidade processual comporta gradao.
o

possvel ter capacidade processual para uma coisa, e no ter para outra. Diferentemente da capacidade para ser parte ou capacidade processual pode ter para uma coisa e no ter para outra. Assim como a capacidade civil um sujeito de 16 anos no tem capacidade para dirigir, mas tem para votar. A regra quem tem capacidade civil, tem capacidade processual. Mas, h excees: veja: o sujeito casado, capaz civilmente, mas em alguns casos, ele no tem capacidade processual. Olhe essa diferena: nem sempre quem tem capacidade civil, tem capacidade processual.

As conseqncias da falta de capacidade processual:


O juiz deve mandar suprir o defeito; Se o defeito no for corrigido, o juiz vai determinar a extino do processo (se for o autor); o prosseguimento do processo revelia, (se for o ru), e a expulso do terceiro (se for o terceiro);

As conseqncias variam conforme o sujeito no tenha capacidade processual, art. 13, CPC. Art. 13. Verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representao das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcar prazo razovel para ser sanado o defeito.

H uma afirmao doutrinria antiga que dizia que as PJs eram processualmente incapazes, sob o seguinte fundamento: elas tinham de estar em
15

Intensivo I- Aula 09 06/04/2009 Freddie Didier Processo Civil Rosana

juzo com seus representantes: isso est superado, por uma razo: no se pode confundir REPRESENTAO com PRESENTAO. So diferentes!!!

REPRESENTAO h uma Representante e representado.

relao

entre

dois

sujeitos:

PRESENTAO a relao no entre dois sujeitos, mas entre um sujeito e o seu rgo.

Ex.: mo de Freddie. Ento, quando um rgo da PJ est em juzo, no est representando a PJ. Ele a PJ. Essa ideia se concretiza no rgo dela, e o rgo o caso da PJ. A relao de PRESENTAO, e no de representao. No concurso de MP: na pea: MPF vem, neste ato, PRESENTADO pelo Procurador da Repblica tal.... H uma msica de Caetano, de 1989, chamada ESSE AMOR, lindssima!!! Essa foi dedicada ex-mulher de Caetano. Nessa msica h um trecho da cano que diz: carne da palavra. Palavra uma abstrao. Carne da palavra a concretizao da palavra. visualizar o que diz a palavra. Trata da palavra AMOR. Ela o AMOR. O Amor resolveu (substantivo Abstrato) concretizar-se. Ela a concretizao. Isso tem tudo haver com PRESENTAO. Ela PRESENTA o amor.

Essa pergunta um clssico: E o segredo : relao orgnica uma relao de PRESENTAO. O rgo presenta o sujeito, e no representa !!!

16

Anda mungkin juga menyukai