Anda di halaman 1dari 9

BIOLOGIA

01. Joo est enfrentando a maratona do vestibular e,


para tanto, alm de estudar bastante, se prepara comendo uma dieta equilibrada em nutrientes e fazendo exerccios fsicos regularmente. No dia da prova, leva uma garrafa dgua e uma barrinha de cereal, para garantir, respectivamente, sua hidratao e o suprimento energtico para seu crebro em atividade. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.

Resposta: FFVVV Justificativa: 0-0) Falso: na difuso facilitada no ocorre gasto de energia (1), sendo que molculas que se encontram em maior gradiente de concentrao fora da clula, penetram o ambiente intracelular por meio de determinadas protenas de membrana plasmtica (2). 1-1) Falso: o balano das concentraes de alguns ons dentro e fora da clula, por exemplo, o sdio e o potssio, dependem de protenas transportadoras que funcionam como bombas que os capturam e transportam atravs da membrana, mantendo a homeostase. 2-2) Verdadeiro: o metabolismo de carboidratos, particularmente no Ciclo de Krebs, libera ons hidrognios captados pelo NAD e FAD para participao na cadeia de transporte de eltrons (CTE), nas cristas mitocondriais, cujos produtos finais so ATP e gua. 3-3) Verdadeiro: a equao expressa que a degradao da glicose gera 2 molculas de ATP a partir de ADP e fosfato, alm de cido ltico e gua. 4-4) Verdadeiro: o Glucagon estimula a quebra do glicognio liberando glicose no sangue; as clulas cerebrais tm a glicose como principal fonte energtica, a qual quase completamente oxidada.

Meio extracelular

2 Meio intracelular

0-0) O transporte de molculas e ons nutrientes para dentro das clulas de Joo, geralmente ocorre por um mecanismo de difuso facilitada (1) por protenas de membrana. 1-1) O transporte de molculas e ons, ilustrado em (1 e 2), suplementar para a nutrio celular, mas desnecessrio, uma vez que essas substncias podem atravessar passivamente a membrana (3), sem a necessidade de protenas transportadoras. 2-2) O metabolismo de carboidratos como a glicose, presente na barra de cereal de Joo, libera ons hidrognio que so carreados pelas co-enzimas NAD e FAD at as cristas mitocondriais, onde gerado ATP e gua. 3-3) Caso Joo realize exerccios fsicos intensos antes das provas, um processo fermentativo de produo de cido ltico poder ocorrer em suas clulas musculares, expresso pela equao abaixo: Glicose + 2ADP + 2 Pi 2 lactato + 2 ATP + 2 H2O + 2 H+ 4-4) A produo de Glucagon pelo pncreas aumenta a glicogenlise, essencial s clulas cerebrais de Joo, que so dependentes do consumo de glicose.

02. No Brasil o nmero de adeptos do vegetarianismo

estrito, ou seja, aqueles que somente admitem vegetais na dieta, vem crescendo nos ltimos anos. Considerando este tipo de dieta e o processo de digesto dos alimentos realizado pelos rgos ilustrados abaixo, considere as afirmativas a seguir:

1 2

3 4

0-0) Dietas vegetarianas so ricas em vitaminas, tais como Riboflavina (B2) e Filoquinona (K), que so importantes na respirao celular e na coagulao sangunea, respectivamente. 1-1) O consumo estrito de legumes, frutas, verduras e cereais no fornece todos os aminocidos essenciais, necessrios constituio de protenas e enzimas.

2-2) Protenas vegetais ingeridas so degradadas por ao da pepsina, produzida pelo rgo 1, e da quimotripsina e tripsina, secretadas pelo rgo 2 no intestino. 3-3) a ausncia do rgo 3, no compromete a capacidade de digerir gorduras vegetais, mas a ausncia do rgo 4, impede a secreo de enzimas tais como a RNAse, DNAse e Lipase. 4-4) a reduo cirrgica do tamanho do rgo 1 em pessoas com obesidade mrbida, diminui a produo de gastrina, o que leva a reduo de peso de forma semelhante a quem somente ingere vegetais. Resposta: VFFVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro: a vitamina B2 encontrada em vegetais de folha e a vitamina K, em vegetais verdes, tomate e castanha, por exemplo. Possuem os papis descritos acima. 1-1) Falso: a combinao correta de alimentos de origem vegetal preenche as necessidades nutricionais humanas, pois todos os vinte aminocidos, essenciais e no essenciais, podem ser encontrados nessa dieta. 2-2) Falso: o Pncreas (4) produz e secreta a quimotripsina e a tripsina como parte do suco pancretico. 3-3) Verdadeiro: a Vescula Biliar (3) somente armazena a Bile produzida no fgado, que tem a funo de auxiliar na digesto de gorduras; as enzimas citadas so presentes no suco pancretico (4). 4-4) Falso: a reduo de peso em pessoas que realizaram cirurgia de reduo de estmago (1) est associada restrio da ingesto dos alimentos, e conseqente diminuio na absoro de nutrientes e calorias.

3-3) procedimentos estticos como a injeo na face de botox, toxina botulnica bacteriana, contraem os msculos deixando a pele sem rugas, prevenindo o envelhecimento. 4-4) pessoas que no realizam exerccio fsico tm diminudo o condicionamento cardiovascular, e envelhecem mais rapidamente. Resposta: FVVFF Justificativa: 0-0) Falso: a figura mostra o centrmero, sendo que os segmentos perdidos encontram-se nas extremidades dos cromossomos, os telmeros. 1-1) Verdadeiro: a osteoporose causa diminuio da absoro de clcio pelos ossos, expondo-os a fraturas; o hormnio citado auxilia no balano das concentraes de clcio nos ossos, incorporando-o quando este est em excesso no sangue. 2-2) Verdadeiro: a gripe comum provoca sintomas mais profundos em pessoas idosas, devido a uma resposta imune mais deficiente; ao contrrio de pessoas jovens, que geralmente no precisam se vacinar. 3-3) Falso: botox provoca o relaxamento muscular, diminuindo as marcas de expresso e as rugas. Contudo, no previnem o envelhecimento do organismo. 4-4) Falso: apesar de o exerccio fsico prevenir doenas cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida, o envelhecimento comum a todos os seres humanos.

04. No ano de 2010, o respeitado cientista americano

03. Considerando o aumento da longevidade humana em

vrias partes do mundo, dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) mostraram o envelhecimento da populao brasileira, com mais de 28 mil pessoas em todo o pas com idade superior aos 100 anos. Sobre este assunto, considere as assertivas: 0-0) medida que as pessoas envelhecem, ocorre encurtamento dos cromossomos devido perda de segmentos, como quele exemplificado pela rea marcada com um crculo, no cromossomo ilustrado abaixo.

Craig Venter, cuja equipe j havia elucidado o cdigo gentico humano em 2000, anunciou a produo de vida artificial. Em seu experimento, um genoma bacteriano foi sintetizado em laboratrio e inserido em uma bactria de outra espcie, que estava livre de seu prprio material gentico. A seguir, esta passou a reproduzir-se de forma independente, sob o comando de seu novo genoma sinttico. Considerando tal descoberta e os princpios que caracterizam a vida tal como a conhecemos, considere as assertivas a seguir: 0-0) o experimento acima confirma a teoria da gerao espontnea, proposta para explicar a origem da vida a partir de compostos inertes. 1-1) bactrias com material gentico sinttico no so realmente seres vivos, segundo os princpios da teoria celular. 2-2) como a clula recipiente do material gentico sinttico no fora sintetizada artificialmente, no pode-se afirmar que o experimento gerou vida artificial. 3-3) crescimento, metabolismo e resposta a estmulos devem estar presentes na bactria artificialmente produzida, para que seja considerada viva. 4-4) o experimento descrito ilustra o design inteligente, pensamento que reafirma o criacionismo como responsvel pelo surgimento da vida no planeta.

1-1) a ao do hormnio calcitonina produzido pela tireide auxilia na preveno da osteoporose, uma doena comum em idosos. 2-2) pessoas idosas devem se vacinar todos os anos contra a gripe comum, ao contrrio de pessoas jovens que so mais resistentes imunologicamente.

Resposta: FFFVF Justificativa: 0-0) Falso: no experimento descrito, a vida foi observada com a reproduo celular, o que consistente com a teoria vigente da Biognese, ou seja, um organismo vivo somente pode ser gerado a partir de outro. 1-1) Falso: a teoria celular afirma que para ser considerado um ser vivo, este deve ser formado por, no mnimo, uma clula. Assim, a bactria artificial preenche este requisito. 2-2) Falso: apesar da clula recipiente do genoma sinttico no ter sido construda artificialmente, as clulas descendentes se originaram devido informao gentica artificial. 3-3) Verdadeiro: as caractersticas descritas so tpicas dos seres vivos e devem estar presentes na bactria gerada artificialmente. 4-4) Falso: o criacionismo atribui o surgimento da vida a causas sobrenaturais ou religiosas, o que no o caso no experimento descrito.

3-3) ao observar os cdons para os aminocidos Alanina e Glicina, abaixo, possvel concluir que, se o cdigo gentico degenerado, mutaes nesses cdons no influenciam no fentipo dos organismos de uma populao. Alanina: GCU, GCC, GCA, GCG Glicina: GGU, GGC, GGA, GGG 4-4) as mutaes devem afetar as clulas somticas para influenciarem no aparecimento de caractersticas vantajosas aos indivduos da prole. Resposta: FVVFF Justificativa: 0-0) Falso: mutaes desvantajosas no acometem populaes de organismos, mas um ou poucos indivduos da populao. Por serem eventos raros, no comprometem a perpetuao da espcie. 1-1) Verdadeiro: mutaes silenciosas, como aquelas que ocorrem em regies sem informao gentica (introns), no alteram a estrutura da cadeia protica codificada pelos genes da molcula de DNA. 2-2) Verdadeiro: as delees alteram a seqncia de leitura dos cdons e, consequentemente, dos aminocidos presentes na cadeia polipeptdica. 3-3) Falso: apesar do cdigo gentico ser degenerado, somente mutaes no terceiro nucleotdeo dos cdons ilustrados acima no promoveriam modificaes no fentipo. Contudo, mutaes em outros nucleotdeos poderiam alterar a cadeia protica. 4-4) Falso: modificaes nas clulas germinativas so responsveis pela herana gentica e o aparecimento de fentipos vantajosos na prole.

05. A caricatura abaixo, de 1871, mostra como muitos

cientistas receberam as idias evolutivas de Darwin. Tal teoria tambm foi desafiada no passado recente pelo famoso bilogo evolucionista Stephen Jay Gould, morto em 2002. Diferente de Darwin, Gould acreditava que a evoluo pode ter dado saltos, considerando a descontinuidade do registro fssil de muitas espcies. Apesar disso, os cientistas modernos concordam que as mutaes foram importantes no processo evolutivo. Sobre este assunto, considere as alternativas que se seguem:

06. Independentemente da corrente de pensamento, a

origem da diversidade biolgica fascina pela sua complexidade. Assim, organismos que aparentemente so muito diferentes entre si, podem apresentar similaridades decorrentes do processo evolutivo que os aproximam taxonomicamente. Se compararmos, por exemplo, a anatomia e o funcionamento do sistema circulatrio de vrios grupos de vertebrados, podemos perceber que: 0-0) aves apresentam sistema circulatrio fechado, duplo e completo, sendo filogeneticamente mais relacionadas aos peixes que aos rpteis. 1-1) a maioria dos rpteis possui circulao fechada e dupla, mas incompleta, como nos anfbios, evolutivamente mais prximos. 2-2) peixes sseos e cartilaginosos possuem somente um trio e um ventrculo para impulsionar o sangue venoso at as brnquias, onde este oxigenado. 3-3) anfbios e aves, apesar de distantes filogeneticamente, possuem em comum trs cavidades no corao, dois trios e um ventrculo, e circulao fechada. 4-4) mamferos possuem corao com quatro cmaras, assim como os crocodilianos, no qual no ocorre mistura de sangue venoso e arterial.

Revista The Hornet, 22/03/1871. 0-0) mutaes produzem protenas defeituosas nas populaes animais e vegetais de dada espcie e, portanto, so responsveis por processos de extino em massa. 1-1) mutaes silenciosas, como as que ocorrem nos introns da molcula de DNA, no geram modificaes no fentipo, assim no devem ser importantes do ponto de vista evolutivo. 2-2) espera-se que a deleo de nucleotdeos de sequncias gnicas na molcula de DNA altere a seqncia da cadeia polipeptdica, produzindo assim variabilidade gentica.

Resposta: FVVFV Justificativa: 0-0) Falso: peixes so mais antigos na escala evolutiva, sendo que as aves so filogeneticamente mais relacionadas aos rpteis. 1-1) Verdadeiro: nos rpteis, exceto nos crocodilianos, h duas aurculas e um ventrculo separados parcialmente por um septo incompleto, como nos anfbios. 2-2) Verdadeiro: os peixes possuem circulao simples, ou seja, somente circula sangue venoso no corao; o sangue retorna ao corpo lentamente aps oxigenado nas brnquias. 3-3) Falso: aves possuem quatro cavidades no corao, assim como os mamferos. 4-4) Verdadeiro: crocodilos e mamferos possuem dois trios e dois ventrculos e circulao fechada.

Resposta: VFVFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro: aps extrado das clulas, o DNA multiplicado in vitro (clonado) com auxlio de uma DNA polimerase, da o nome dado a tcnica de PCR. 1-1) Falso: enzimas de restrio cortam o DNA em um locus especfico, em reao do tipo chavefechadura. 2-2) Verdadeiro: plasmdios so elementos genticos de origem bacteriana onde so armazenados os genes de interesse para transferncia entre organismos. 3-3) Falso: organismos transgnicos tm sua capacidade reprodutiva preservada. 4-4) Verdadeiro: genes de um vrus, por exemplo, que fossem inseridos na clula do hospedeiro seriam expressos de forma independente do cromossomo celular, produzindo protenas (antgenos) que induziriam a ativao de clulas B produtoras de anticorpos.

07. Plantas, animais e microrganismos representam um

patrimnio gentico de extrema importncia para o planeta, considerando tambm suas potencialidades biotecnolgicas. Sobre este assunto, considere as assertivas abaixo: 0-0) para identificar genes de interesse, o DNA extrado das clulas pode ser e clonado artificialmente milhares de vezes atravs de uma reao em cadeia da polimerase (PCR). 1-1) enzimas de restrio cortam o DNA aleatoriamente, de forma a produzir pequenos fragmentos cromossmicos com as seqncias de nucleotdeos desejadas. 2-2) antes de serem implantados em outros organismos, os genes de interesse so includos em plasmdios, que funcionam como unidades de transferncia. 3-3) plantas e animais transgnicos no possuem a capacidade de se recombinar com espcies selvagens no ambiente. 4-4) vacinas de DNA se constituem de genes do agente patolgico que, aps includos nas clulas do indivduo vacinado, sero expressos e induziro a produo de anticorpos contra os antgenos gerados.

08. O novo cdigo florestal, proposto no congresso

nacional brasileiro, diminui de 30 m para 15 m a proteo das margens dos riachos com mais de 5 m de largura, nas reas de proteo permanente (APPs). Sobre os problemas enfrentados para garantir a conservao e preservao ambiental, considere as alternativas abaixo: 0-0) Manguezais, como os que entrecortam a cidade do Recife, no so consideradas reas de proteo permanente, pois abrigam uma pobre diversidade biolgica. 1-1) uma explorao econmica sustentvel, mesmo nas margens de rios e nascentes de reas de proteo permanente, no provoca danos ambientais e, portanto, deveria ser estimulada. 2-2) queimadas para produo de pastos eliminam sais minerais no solo, que seriam absorvidos nas razes das plantas e transportados atravs do floema para as partes areas. 3-3) caso o descarte de resduos de indstrias em fontes de gua potvel provoque a extino de um organismo consumidor primrio em uma cadeia alimentar, seus consumidores secundrios e tercirios tambm podero ser afetados. 4-4) a cultura de plantas in vitro com adio de fitormnios como, por exemplo, as auxinas, que estimulam o desenvolvimentos dos frutos, pode ser uma forma de preservar espcies de plantas ameaadas.

Resposta: FFFVV Justificativa: 0-0) Falso: Manguezais so ecossistemas ricos e protegidos como reas de Proteo Permanente. 1-1) Falso: reas de proteo permanente possuem o objetivo de resguardar parcelas do ambiente natural da interferncia humana e, portanto, no admitem qualquer tipo de explorao econmica. 2-2) Falso: o xilema carreia gua e sais minerais do solo s partes areas. 3-3) Verdadeiro: a extino de um organismo de uma cadeia alimentar, independente do nvel trfico, provoca desequilbrio ecolgico, de forma que os outros organismos tambm podero ser extintos. 4-4) Verdadeiro: a cultura de plantas in vitro, estimuladas por diferentes tipos de hormnios vegetais, como o citado acima, tem sido utilizada na pesquisa e preservao de diferentes espcies de plantas.

Resposta: VFVVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro: as microalgas so seres fotossintetizantes e produtores na cadeia alimentar, com as caractersticas destacadas. 1-1) Falso: a utilizao de microalgas para obteno de leo e produo de biodiesel independe da capacidade de certas espcies em gerar toxinas. 2-2) Verdadeiro: o CO2 poderia ser convertido em oxignio pelas microalgas, diminuindo os danos a atmosfera. 3-3) Verdadeiro: o cultivo de microalgas pode ser realizado em tanques que ocupam reas pequenas em comparao com plantas cultivadas no campo. 4-4) Verdadeiro: microalgas so seres auttrofos; para realizar a fase clara da fotossntese dependem da irradiao solar, que disponvel na maioria do ano no semi-rido nordestino.

09. As microalgas tm sido apresentadas como as


principais fontes de biodiesel no futuro, uma vez que boa parte de sua massa seca leo. Considerando a biologia desses organismos e o impacto dessa tecnologia para o meio ambiente, correto afirmar:

10. Vrias espcies animais no Brasil e na Amrica do Sul

0-0) microalgas so seres unicelulares com parede celular celulsica, que habitam os oceanos como parte do fitoplncton marinho e constituem a base da cadeia alimentar desse ambiente. 1-1) muitas microalgas como os dinoflagelados produzem toxinas, o que elimina a possibilidade de serem utilizadas como fonte de biodiesel. 2-2) o depsito do CO2 liberado pelas indstrias em tanques de cultivo de microalgas, como reagente para fotossntese, poderia diminuir os danos a camada de oznio. 3-3) a produo de biodiesel a partir de microalgas tambm vantajosa frente ao de plantas oleaginosas, uma vez que as primeiras no necessitam de vastas reas de cultivo. 4-4) considerando o clima nordestino e as necessidades metablicas das microalgas, a regio do semi-rido uma potencial rea de cultivo e produo de biodiesel.

esto na lista de animais ameaados de extino como, por exemplo, o Veado-catingueiro e a Ararinha azul, hoje encontrados raramente no semi-rido nordestino. Sobre este assunto, considere as alternativas abaixo: 0-0) uma das indicaes da extino de uma espcie animal a captura freqente de indivduos jovens, quando comparado com o nmero de adultos ou velhos capturados. 1-1) a coleta de espcies ameaadas no Brasil por turistas, para colees particulares no exterior, deve ser estimulada como forma de preservao. 2-2) a expanso da atividade agropecuria, como por exemplo a da cana-de-acar em vrios estados brasileiros, pode ser apontada como uma das causas da extino de espcies da fauna brasileira. 3-3) manter animais da fauna ameaados de extino em zoolgicos, uma forma de preservar espcies. 4-4) a procriao em cativeiro de espcies ameaadas e posterior soltura no ambiente, no uma alternativa vivel, considerando a domesticao do animal.

Resposta: VFVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro: a captura freqente de animais jovens mostra que os animais no esto chegando fase adulta, possivelmente devido caa ou destruio de seu habitat natural. 1-1) Falso: a coleta e exportao de espcies da fauna brasileira por turistas constitui crime de biopirataria. 2-2) Verdadeiro: a expanso de pastagens e de reas de cultivo, por exemplo, produzem danos srios ao ambiente natural e s espcies que nele habitam, o que contribu para a extino de espcies. 3-3) Verdadeiro: zoolgicos possuem a funo de educao ambiental e tambm de manuteno de espcies ameaadas. 4-4) Falso: tal procedimento tem sido realizado para minimizar o impacto humano sobre as populaes de animais selvagens ameaados de extino, que, de maneira geral, no so, verdadeiramente domesticveis .

Resposta: VFFFV Justificativa: 0-0) Verdadeiro: a doena causada por bactrias, organismos com as caractersticas acima descritas. 1-1) Falso: enchentes e alagamentos carregam lixo e esgoto onde encontrada a bactria, de forma que aumentam a incidncia de casos da doena. 2-2) Falso: a doena ocorre em vrias regies do pas, particularmente no perodo de chuvas, em reas onde o escoamento de gua e esgoto deficiente produzindo alagamentos. 3-3) Falso: a urina do rato contamina a gua com a bactria que atravessa a pele, principalmente atravs de ferimentos abertos. 4-4) Verdadeiro: a existncia de esgoto sanitrio e gua tratada, so exemplos de prticas que poderiam evitar as doenas acima.

12. Leia as notcias abaixo:


Dezessete hospitais de Braslia esto contaminados com bactria resistente a antibiticos. Jornal Zero Hora ...bactrias presentes na boca de tubares tigre e cabea-chata, apontados como responsveis pelos ataques na costa de Pernambuco, so resistentes aos antibiticos... Jornal do Comrcio Sobre este assunto, considere as alternativas abaixo: 0-0) Frederick Griffith mostrou que se duas linhagens da bactria Streptococcus pneumoniae, uma viva e no patognica (1) e outra patognica (2), esta morta pelo calor, so misturadas e injetadas em um rato, como ilustrado abaixo, o animal morre. Assim, pode-se concluir que os mecanismos de transferncia gentica entre as duas bactrias, tambm poderiam explicar a obteno de resistncia a antibiticos por algumas bactrias encontradas em hospitais.

11. 11. Apesar do aumento da expectativa de vida do

brasileiro, as principais causas de mortes no planeta ainda se devem a doenas infecciosas comuns, especialmente nos pases em desenvolvimento. A Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco, por exemplo, registrou de janeiro a agosto de 2010, 552 casos suspeitos de leptospirose, sendo 92 confirmados. Sobre esta doena, considere as alternativas: 0-0) a leptospirose causada por organismos sem carioteca ou mitocndrias, e com uma nica molcula de DNA circular em seu interior. 1-1) as chuvas, como as que arrasaram cidades como Barreiros, no litoral sul pernambucano, no influenciam no aumento no nmero de casos da doena. 2-2) a leptospirose considerada uma endemia, ou seja, est limitada s regies norte e nordeste do Brasil. 3-3) a leptospirose tem o rato como principal veiculador da doena, atravs de mordeduras desferidas na pele. 4-4) assim como a leptospirose, doenas como a amebase e clera, poderiam ser evitadas com a adoo preventiva de prticas higinicosanitrias.

1 + 2

1-1) bactrias que nunca tomaram contato com antibiticos tambm podem ser naturalmente resistentes aos mesmos. 2-2) a automedicao de antibiticos pode determinar a seleo de bactrias resistentes como parte de um processo de seleo natural, em que quelas mais aptas sobrevivem enquanto que as susceptveis so eliminadas.

3-3) quando se reproduzem em um tubo de ensaio, bactrias de uma nica espcie produzem clones, caso no haja influncia de fatores qumicos ou fsicos que possam induzir mutaes. 4-4) vtimas sobreviventes de incidentes com tubares so igualmente susceptveis a infeces por bactrias resistentes e no resistentes no ambiente hospitalar. Resposta: VVVVF Justificativa: 0-0) Verdadeiro: o experimento realizado pela primeira vez por Frederick Griffith, ilustra a transformao gentica bacteriana. 1-1) Verdadeiro: a existncia de genes de resistncia faz parte do processo evolutivo bacteriano, como o caso das bactrias presentes na boca de tubares, que nunca tomaram contato com antibiticos. 2-2) Verdadeiro: o uso indiscriminado de antibiticos seleciona as estirpes resistentes que passam a prevalecer na populao, aumentando o risco de disseminao de seus genes de resistncia entre bactrias de diferentes espcies. 3-3) Verdadeiro: bactrias se reproduzem por bipartio, gerando clones. 4-4) Falso: apesar de bactrias no resistentes a antibiticos tambm causarem enfermidades, quelas resistentes produzem maior risco para o tratamento.

1-1) caso a me biolgica seja hemoflica, uma doena causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, e tenha um menino, este ser hemoflico. 2-2) as clulas tronco do embrio, mostradas na figura, em 1, so indiferenciadas e poderiam ser utilizadas em terapias para corrigir leses em rgos vitais. 3-3) aps a inseminao artificial e implantao do embrio, este desenvolve-se formando o blastocisto, cujas as clulas perifricas chamadas de trofoblasto, auxiliam na formao da placenta. 4-4) a reposio hormonal de estrgeno em mulheres que chegaram menopausa, possibilita s mesmas ter filhos em idades mais avanadas. Resposta: FVVVF Justificativa: 0-0) Falso: genealogicamente, o filho gerado (segunda gerao) possui caractersticas herdadas dos pais e dos avs, o que inclui a av que foi me de aluguel. 1-1) Verdadeiro: se a mulher tiver um menino, bastaria a presena de um alelo da doena no cromossomo X para o fentipo de hemoflico. 2-2) Verdadeiro: embries carregam clulas tronco que tm sido utilizadas experimentalmente em terapias de doenas graves, como aquelas que acometem o sistema nervoso central. 3-3) Verdadeiro: a blstula ou blastocisto formado aps a mrula e antes da gastrulao; o trofoblasto libera gonadotrofina corinica, mantendo os nveis de progesterona que sustentam a gravidez e tambm d origem placenta. 4-4) Falso: a reposio de estrognio diminui alguns sintomas da menopausa, mas no restaura a ovulao.

13. 13. O britnico Robert Edwards, responsvel pela

criao da tcnica de fertilizao in vitro, foi o grande ganhador do prmio Nobel de medicina de 2010. Tal tcnica permitiu recentemente a uma brasileira que no poderia gerar filhos, fecundar seu vulo com o espermatozide do marido in vitro e, em seguida, utilizar sua me como barriga de aluguel para gerar o filho por inseminao artificial, como ilustrado abaixo. Sobre este assunto, considere as alternativas a seguir:

14. A Lei Seca mudou o comportamento de muitos

tero da av

brasileiros que tinham por hbito ingerir bebidas alcolicas e dirigir, o que aumentava significativamente o nmero de acidentes de trnsito. Sobre este assunto, considere as alternativas a seguir: 0-0) os acidentes de trnsito causados por pessoas alcoolizadas ocorrem porque o lcool provoca relaxamento e bom humor, levando a diminuio da ateno no volante. 1-1) a ingesto de lcool estimula o sistema nervoso central provocando a abertura dos canais de clcio nas sinapses e o aumento da liberao de neurotransmissores. 2-2) uma vez que o lcool chega corrente sangunea, a ingesto de gua ou comida no elimina seus efeitos no organismo. 3-3) aps ingerir freqentemente bebidas alcolicas, o organismo ganha tolerncia, assim somente causa dependncia em pessoas mais fracas para bebida. 4-4) o consumo moderado de vinho tinto, sob orientao mdica, ou ainda de suco de uvas vermelhas, auxilia na eliminao de gorduras como o LDL da corrente sangunea, prevenindo doenas cardiovasculares.

vulo da me

Inseminao artificial

0-0) genealogicamente, a av no compartilha qualquer caracterstica gentica com o neto gerado, apesar de ter sido gestado pela mesma.

Espermatozide do pai

Resposta: FFVFV Justificativa: 0-0) Falso: os sintomas provocados pela ingesto de lcool que levam aos acidentes so a coordenao reduzida, a euforia, o prejuzo de julgamento, humor instvel, sonolncia, dentre outros. 1-1) Falso: o lcool provoca a depresso do SNC, inibio da abertura dos canais de clcio e da liberao de neurotransmissores. 2-2) Verdadeiro: uma vez na corrente sangunea, o lcool exerce seus efeitos sobre o SNC. 3-3) Falso: a ingesto freqente de lcool provoca dependncia, independente do grau de resistncia da pessoa aos seus efeitos no organismo. 4-4) Verdadeiro: a ingesto moderada de vinho tinto produz os benefcios descritos, prevenindo a arteriosclerose, assim como o consumo do suco de uva, devido a presena de flavonides.

Resposta: FVFVF Justificativa: 0-0) Falso: drogas injetveis utilizadas um ms antes da doao, no so mais detectveis no sangue ou transmitidas atravs deste aos pacientes receptores; contudo, tal hbito aumenta o risco de contaminao com doenas que se transmitem pelo sangue, como a AIDS. 1-1) Verdadeiro: a exposio das plaquetas ao colgeno leva a formao do cogulo, importante para evitar sangramentos, particularmente em pacientes com dificuldade de coagulao sangunea, como os leucmicos, por exemplo. 2-2) Falso: pessoas com sangue do tipo AB possuem alelos co-dominantes e antgenos A e B, mas no anticorpos anti-A ou anti-B. 3-3) Verdadeiro: a Hepatite B, uma doena geralmente transmitida por via sexual ou contato com agulhas ou sangue contaminado, causada pelo HBV, um vrus de DNA que incorpora seu material gentico ao DNA humano e pode permanecer incubado por muitos anos. 4-4) Falso: considerando o perodo de janela imunolgica, um dia aps a relao sexual desprotegida, Mariana ainda no teria anticorpos anti-HIV suficientes para serem detectados no sangue e, consequentemente, o resultado do exame pode ser falso-negativo. recomendado que aguarde pelo menos um ms antes de realizar o teste.

15. Em Recife, o Centro de Hemoterapia de Pernambuco

(HEMOPE) realiza anualmente campanhas de doao de sangue, com vistas ao abastecimento dos hospitais e atendimento s pessoas que necessitam de transfuso sangunea. Sobre este assunto, considere as alternativas abaixo: 0-0) pessoas que afirmam ter utilizado drogas injetveis trinta dias antes podero ser impedidas de doar sangue, porque os pacientes receptores podero se tornar viciados. 1-1) a transfuso de plaquetas geralmente realizada em pessoas hospitalizadas com dificuldades de coagulao sangunea. 2-2) pessoas com sangue do tipo AB, possuem ambos os alelos em co-dominncia e anticorpos anti-A e anti-B. 3-3) ao tentar doar sangue, Rodrigo descobriu que pessoas como ele que j tiveram hepatite B no podem ser doadores, uma vez que o vrus causador da doena realiza ciclo lisognico e pode estar incubado. 4-4) Mariana praticou sexo sem preservativo, mas, para se precaver, realizou no dia seguinte um teste para deteco de anticorpos anti-HIV, cujo resultado saiu logo a seguir e foi negativo, de forma que est apta a doar sangue.

16. Em vrias partes do mundo, a tatuagem vista como


moda e/ou livre expresso de pensamento e comportamento, especialmente pelo pblico jovem. Sobre este assunto, observe a figura abaixo, que mostra a regio da pele em que a tinta que colore as tatuagens injetada, e considere as assertivas que se seguem:

0-0) o folheto germinativo que origina a camada da pele onde fixada a tatuagem, a mesma que origina os vasos sanguneos.

1-1) apesar da constante renovao celular da epiderme, a tinta das tatuagens permanece na pele por anos porque injetada na derme. 2-2) as tintas usadas nas tatuagens no so reconhecidas como corpos estranhos e, portanto, no so eliminadas devido a resposta imune do hospedeiro. 3-3) a exposio da pele tatuada ao sol no recomendada, pois estimula a produo de melanina sobre a camada da pele onde injetada a tinta, dificultando sua visualizao. 4-4) tatuagens no so recomendadas a pessoas com diabetes, devido aos problemas de coagulao sangunea, e a pessoas com o vrus HIV, devido ao risco de infeces. Resposta: VVFVV Justificativa: 0-0) Verdadeiro: como mostrado na figura, a tinta injetada na derme, cuja origem embrionria a mesma dos vasos sanguneos, a mesoderme. 1-1) Verdadeiro: no ocorre constante renovao celular na derme, como na epiderme, que formada por glndulas, fibras colgenas, etc., 2-2) Falso: aps a tatuagem ocorre reao inflamatria seguida de cicatrizao, mostrando que ocorre reao imune; em alguns casos tambm h reao alrgica. 3-3) Verdadeiro: o estmulo dos melancitos com a luz solar deixa a pele bronzeada, dificultando a visualizao da tatuagem. 4-4) Verdadeiro: a dificuldade de coagulao sangunea atrapalha a cicatrizao; pessoas HIVpositivas podem estar imunologicamente deficientes e, portanto, susceptveis a infeces secundrias. Ainda, a reutilizao de agulhas pode transmitir o vrus a outras pessoas.

Anda mungkin juga menyukai