Anda di halaman 1dari 77

Tcnicas Anestsicas

2- Classificao das tcnicas anestsicas


Anestesia intra-bucal - a via de acesso a bucal. Anestesia extra- bucal a via de acesso extrabucal. Anestesias Terminais a ao do anestsico ocorrer nas terminaes nervosas. Anestesia por bloqueio o agente anestsico exerce sua ao ao nvel de um ramo ou tronco nervoso.

2-Anestesias terminais
a) Superficiais ocorrer por meio do contato superficial entre o anestsico e a mucosa. Ex.: Anestesia tpica. b) Infiltrativas ocorrer pela sua infiltrao na intimidade dos tecidos orgnicos, ao nvel das terminaes nervosas, por injeo.

3- Anestesias por bloqueio


a) Regional o anestsico exerce sua ao ao nvel de um ramo nervoso, promovendo anestesia na regio por ele inervada. Ex.: anestesia do nervo dentrio ou alveolar inferior. b) Troncular o anestsico exerce sua ao ao nvel de um tronco nervoso. Ex.: Anestesia do tronco mandibular do nervo trigmeo.

4-Tcnicas intrabucais de anestesia local


Anestesia terminais superficiais Objetivo - insensibilizao das mucosas ou tecidos cutneos. Ex.: Anestsico local tpico

4.1- Classificao
conhecida como anestesia tpica a) Compresso -comprime o local b) Refrigerao uso de gelo c) Pulverizao anestsico em forma de spray d) Frico ou contato anestsico lquido, gel ou pomada.

4.2- Material e instrumental das anestesias infiltrativas


Seringa Carpule Agulhas curtas Anestsico tubetes de 1,8ml

4.3 - CUIDADOS
Injetar lentamente a soluo, observando o paciente O bisel da agulha deve estar sempre voltado para o osso. nunca penetrar com a agulha at o intermedirio tocar na mucosa.

4.5 Fatores a considerar


rea a ser anestesiada Profundidade e durao Idade Hemostasia

4.4- Anestesia terminais infiltrativas


a) Por infiltrao nos tecidos moles b) Tecidos duros - osso

4.5 Tcnica
Anestesia infiltrativa submucosa consiste em penetrar a agulha na mucosa, fazendo com que a ponta da agulha passe por ela e penetre at a regio submucosa, prximo a rea de interveno.

4.6 Anestesia infitrativa supraperiosteal


Consiste em penetrar a agulha at a regio submucosa , junto ao peristeo, mas sem atingilo ou penetr-lo. Indicaes para todos dentes superiores Tcnica- com os dedos indicador e polegar da mo esquerda distendemos o lbio do paciente para baixo e para fora, afim de evidenciarmos o fundo de saco, ou gengivo-labial, na altura do dente, que sofrer a interveno, introduzimos atravs da submucosa, ao longo eixo do dente.

4.6-

4.7-

4.7- Anestesia infiltrativa subperiosteal


O anestsico depositado sob o peristeo, junto ao tecido sseo. Indicao em todos os dentes, tanto pelo lado vestibular como pelo palatino Tcnica a mesma anterior, sendo que o longo eixo do conjunto seringa-agulha esteja em 45 graus em relao ao longo eixo do dente.

4.8- Anestesia infiltrativa intraseptal


realizada por injeo no septo sseo de dois dentes contguos. Indicaes utilizadas em todas as papilas interdentais tanto da maxila como mandbula, tanto pelo lado lingual como vestibular. Tcnica penetra a agulha pela papila gengival penetrando no septo sseo entre dois dentes contguos.

4.9- Anestesia infiltrativa intrassea


Anestesia a maxila ou a mandbula Tecnica com uma broca penetra-se no osso, at atingir a sua parte esponjosa. Em seguida, introduz-se a agulha e injeta-se o anestsico.

9.12 Anestesia infiltrativa intrapulpar


O anestsico injetado direto na polpa dentria. Tcnica introduz-se a ponta da agulha dentro da polpa dentria exposta, procurando inseri-la, se possvel nos canais radiculares

4.10 Anestesia infiltrativa interdentria


Consiste em depositar o anestsico junto s fibras do ligamento periodontal. Tcnica- penetra a agulha entre o osso alveolar e a raiz dentria de modo que a mesma penetre no ligamento peridental.

ANESTSIA POR BLOQUEIO


Maxila Mandbula

TCNICAS ANESTSICAS POR BLOQUEIO NA MAXILA


Bloqueios dos nervos
Alveolar superior posterior Alveolar superior mdio Alveolar superior anterior Infra-orbital Palatino maior Nasopalatino Nervo maxilar

Bloqueio do nervo alveolar superior posterior (ASP)


Indicao terceiro,segundo e primeiro molar. Nervo Anestesiado - ASP reas anestesiadas molares superiores, com exceo da raiz mesiovestibular do primeiro molar superior, tecido periodontal , osso, peristeo e todo tecido mole da regio. Complicao quando a penetrao for muito distalmente pode causar hematoma

Tcnica
Usa se agulha curta Afasta a bochecha do paciente do lado a ser anestesiado O paciente deve estar posicionado de maneira que o seu plano oclusal forme um ngulo de 45 graus em relao ao solo. Introduz a agulha na prega muco-julgal, acima do segundo molar superior, faz-se refluxo. Introduzindo a agulha para dentro e para trs em s um movimento em relao ao plano oclusal
Injetar o anestsico lentamente, retirar a agulha lentamente e aguardar a 3 a 5 min. para o efeito do anestsico.

NERVO ALVEOLAR SUPERIOR MDIO (ASM)


reas anestesiadas primeiros e segundos premolares e a raiz do primeiro molar superior. Sinais e sintomas parestesia e ausncia de dor no local

TCNICA - ASM
Agulha curta Local da injeo, prega muco-julgal, acima do segundo premolar superior Introduzir a agulha at alcanar o pice do segundo premolar superior Injetar um tubete de anestsico lentamente , Aguardar de 3 a 5 min.

NERVO ALVEOLAR SUPERIORASA


reas anestesiadas Incisivo central, lateral e canino. Tcnica agulha curta Local da injeo, prega muco-jugal acima do canino superior.

Bloqueio do nervo infra-orbitrio tcnica intra-bucal


um ramo terminal do nervo maxilar superior. rea anestesiada De incisivo at os premolares do lado anestesiado, raiz mesiovestibular do primeiro molar superior, plpebra inferior, asa do nariz e lbio superior

Tcnica
Localiza-se o forame infra-orbitrio Usa-se agulha longa Plano oclusal formando 45 graus em relao o plano horizontal. Pontos de reparo prega muco-julgal, incisura infra-orbitria e forame infra-orbitrio. Afasta o lbio do paciente com o dedo polegar, e o indicador posicionado no forame infraorbital. A agulha deve seguir paralela ao longo do eixo do dente ( primeiro PMS),em direo ao forame,

complicaes
Paralisia dos nervos extrnseco do olho Formao de hematoma no local infraorbitrio, pela leso vascular.

Bloqueio do nervo palatino maior


rea anestesiada poro posterior do palato duro at o primeiro premolar sup. Usa-se agulha curta Ponto de reparo forame palatino maior Introduz a agulha na regio entre os segundos e terceiros molares superiores, formando um ngulo reto com o palato duro do lado oposto a ser anestesiado.

Bloqueio do nervo nasopalatino


reas anestesiada poro anterior do palato duro, desde a face mesial do primeiro premolar E at o primeiro premolar superior D.

Tcnica
Usa-se agulha curta Pontos de reparo papila incisiva e incisivos centrais Paciente com a cabea inclinada Introduz a agulha na mucosa palatina lateralmente a papila incisiva.

Nervo maxilar intrabucal


rea anestesiada toda hemimaxila Indicao Cirurgias extensas, infeces locais e outras patologias na maxila Diagnstico de neuralgia do nervo trigmio.

Tcnica
Pontos de referncia- tuberosidade da maxila Usa-se agulha longa Introduz a agulha na altura da prega muco-jugal acima da face distal do segundo molar superior.

BOLOQUEIOS NA MANDBULA

TCNICAS
DIRETA OU DAS TRS POSIES

INDIRETA

TECNICAS DOS NERVOS


Alveolar inferior Nervo lingual Nervo bucal Nervo mentoniano Nervo incisivo Nervo mandibular tcnica de GowGates

Bloqueio do nervo alveolar inferior


Nervos anestesiados NAI e suas subdivises: Nervo mentoniano, incisivo, e, ocasionalmente, os nervos lingual e bucinador.

Bloqueio do nervo alveolar inferior


tambm chamado bloqueio mandibular reas anestesiadas- Dentes inferiores at linha mediana, corpo da mandbula e poro inferior do ramo, dois teros da lngua, assoalho da cavidade bucal. Indicado: Dentes posteriores e outras intervenes na mandbula.

TCNICA
Agulha longa Posio do profissional a frente do paciente do seu lado direito para anestesiar o NAID posio de 8 horas e para o NAIE posio de 10 horas. rea de introduo da agulha, face medial do ramo mandibular. Pontos de reparo: incisura coronide, rafe pterigide mandibular e plano oclusal dos dentes posteriores mandibulares.

Parmetros a serem observados


Altura da injeo Palpa a incisura coronide com o dedo indicador ou polegar Traa-se uma linha imaginria do ponto do dedo at a rafe pterigomandibular, local da altura da injeo

Utiliza-se o afastador de Minesota ou o dedo polegar para afastar os tecidos lateralmente e do sentido anteroposterior da incisura coronide at a rafe pterigomandibular.

Local da injeo
Na interseo de dois pontos que situa a 3 quartos da distncia ntero- posterior da incisura coronide at a rafe pterigomandibular. A profundidade da agulha mais ou menos 2 quartos

Bloqueio do nervo Bucal


Tcnica Pontos de reparo molares inferiores e prega muco-jugal Introduz a agulha na mucosa vestibular do dente mais distal do arco mandibular

Bloqueio do nervo lingual


A tcnica amesma para o NAI , deposita o anestsico em um ponto medial e ventral da lingua.

SINTOMAS
Formigamento e adormecimento dos dois teros anteriores e ausncia de sensao dolorosa.

TCNICA DIRETA DO NAI


Pontos de reparo: pr-molares do lado oposto, plano oclusal dos molares inferiores, ligamento pterigomandibular linha oblqua externa e vrtice do trgno retromolar

TCNICA INDIRETA OU DAS TRS POSIES


Pontos de reparo: superfcie oclusal dos molares inferiores, borda anterior do ramo ascendente, pr-molares do lado oposto, linhas oblquas externa e interna e vrtice do trgno retromolar

Bloqueio do Nervo Mentoniano


O nervo mentoniano um ramo terminal do nervo alveolar inferior, emergindo do forame mentoniano, prximo aos premolares inferiores. rea anestesiadas mucosa vestibular anterior ao forame mentoniano, lbio inferior e o mento at a linha mdia.

Tcnica
Usa-se agulha curta Introduz a agulha na prega muco-julgal na direo dos pices dos premolares inferiores Solicitar que o paciente feche parcialmente a boca , para melhorar o acesso.

NERVO INCISIVO
A mesma tcnica para o nervo mentoniano

Anda mungkin juga menyukai