Anda di halaman 1dari 2

A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso.

Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo comer menos calorias do que se gasta, voc perde tanto gordura quanto msculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porm tambm mais fraco. No seria melhor uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetognica cclica. A dieta cetognica tradicional foi popularizada pelo Dr. Robert Atkins. Em resumo, essa dieta alega que o que causa a atual epidemia de obesidade no o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos, sobretudo os carboidratos refinados. Hoje em dia, a maioria da populao come at 100 vezes mais carboidratos do que h algumas dcadas. Entenda-se por carboidratos alimentos como massas, po branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate. Tudo o que produzido com viles como o acar e a farinha de trigo refinada. Na dieta cetognica, para perder gordura, todos esses alimentos so cortados. Em compensao, tudo o que no carboidrato ou seja, protena, gordura e fibra pode ser consumido vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso resulta em um cardpio com opes bem saborosas:

Picanha Salmo Bacon Queijos brancos

Ovos Creme de leite Pats Presunto

Peito de peru defumado Mortadela Legumes

Azeite Castanhas Frango Peixe

Todos os tipos de carne, incluindo gordurosas como cupim e maminha

Entendendo a cetose O corpo usa os carboidratos como fonte primria de energia. Quando ns cortamos os carboidratos do cardpio, em trs dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primria de energia. Por estranho que possa parecer, voc vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queim-la. Se no com-la, no pense que o organismo vai imediatamente queimar as que voc tem no corpo. Ele vai pensar algo como opa, no est vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui. Como saber se voc entrou em cetose? Para saber se voc realmente conseguiu reduzir o consumo de carboidratos a ponto de entrar em cetose, pode comprar em farmcias umas tiras que so vendidos para diabticos chamados Ketostix. Basta urinar nas tiras que elas indicaram uma colorao que mostra se voc est ou no em cetose. Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela vai sendo consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como no h mais carboidratos, no h mais picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se no h mais picos de insulina, no h mais inibio da liberao do hormnio do crescimento, que ajuda a criar msculos no corpo. Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do modo-carboidrato para o modo-gordura, so os mais difceis, podendo at gerar uma dor de cabea ou mal estar. Isso acontece por que estamos subvertendo a maneira como o organismo trabalha. Fazendo ciclos para ganhar msculos O problema da dieta cetognica tradicional que por vezes a pessoa pode ficar sem resistncia para fazer exerccios fsicos. Se voc quer perder gordura sem ficar flcido, os exerccios so fundamentais. a que entra um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher nossos estoques de glicognio. Relembrando: o corpo leva trs dias para entrar, ou sair, da cetose. Ento tudo o que voc tem a fazer manter um ciclo de cinco dias comendo protena, gordura e fibra mantendo os carboidratos em ndices baixssimos, entre 20 e 40 gramas por dia e depois alternar para um ciclo de dois dias comendo protena, fibra, muito carboidrato e pouca gordura. Fazendo isso, voc acumular um estoque de carboidratos para os exerccios da semana. Quando falamos em consumir muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarro integral, frutas, etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardpio, principalmente se o objetivo ainda perder muito peso.

Dieta Metablica A dieta cetognica cclica permite manter uma lgica muito boa de cortar os carboidratos durante os dias teis e comlos nos finais de semana. Uma dica interessante: nas duas primeiras semanas, o ideal no fazer o ciclo de alto carboidrato, mantendo o primeiro final de semana apenas com protena, gordura e fibra. Mais sobre a Dieta Cetognica pode ser encontrado em pesquisas sobre Dr. Robert Atkins ou em seus livros. E sobre a Dieta Cetognica Cclica pode ser encontrando no livro Dieta Metablica, do Dr. Mauro Di Pasquale. Isso saudvel? A discusso sobre se cortar os carboidratos algo saudvel ou no extensa. A maioria dos nutricionistas alega que no. O Dr. Atkins fez uma descoberta importantssima, identificando os carboidratos como responsveis pelo grande acmulo de gordura. Porm, errou ao generalizar isso para todos os carboidratos, incluindo as frutas. As frutas, junto com as verduras, so os alimentos mais saudveis para o nosso corpo. Uma dieta que prega o corte de frutas no tem como ser saudvel a longo prazo. O que pode se extrair de bom da dieta cetognica a eliminao dos carboidratos refinados, que so aqueles vindos de alimentos preparados com acar e farinha de trigo refinada. Isso significa muita coisa: po, macarro, salgadinhos, doces, bolo, sorvete, refrigerante, etc. Se voc precisa de uma perda alta de gordura ou quer secar para fazer aparecer os msculos que ganhou nos exerccios, a dieta cetognica cclica pode ser uma boa pedida, mas sempre para ser usada em perodos curtos de tempo. Antes de tudo, procure o seu nutricionista.

Anda mungkin juga menyukai