Anda di halaman 1dari 4

Porto Alegre, 20 de janeiro de 2011

OAB/RS

ucha.com.br Elicas Os empreendedores dos parques elicos que esto se instalando no pas 47 j em operao comercial e 50 em fase de licenciamento somente no Rio Grande do Sul esto preocupados com a viabilidade jurdica do planejamento societrio e tributrio para a modulao de parques elicos de at 30 MW. Acontece que os parques tm, em mdia, potncias de 200 MW, 300 MW e 400MW, mas as empresas, para fazer jus aos benefcios oferecidos pelo governo, fracionam os parques em unidades de 30 MW e, assim, pagam menos impostos. A tendncia da Receita Federal no aceitar isso. O assunto polmico e, dependendo da posio da Receita, certamente quem vai dar a posio final ser o judicirio, informa Fernando Flach, coordenador da re de Energia, Gs, Petrleo e Infraestrutura do Escritrio Scalzilli e presidente da Comisso de Energia e Mercado de Capitais da OAB-RS.

Dirio de Santa Maria Uma reflexo das urnas Pautado por uma reflexo das urnas nas eleies de 2010, o Encontro Brasileiro de Legislativos O Brasil que saiu das urnas foi aberto ontem no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O primeiro palestrante foi o governador Tarso Genro (PT). Com o tema, O Rio Grande do Sul que saiu das urnas, o petista elogiou a vocao para a polmica que caracteriza a poltica gacha, considerando esse aspecto como um motor ______________________________________________________________________________ 1 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

para a conquista de melhores solues. Tarso tambm aproveitou para criticar o fato de os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio reproduzirem mecanicamente a pauta da mdia. Como exemplo, ele citou a OAB em dois casos recentes: Nossa querida Ordem dos Advogados do Brasil, que esteve frente de grandes questes institucionais do pas, assume uma pauta da passagem de funcionrios do TCU, que utilizam passagens pra ir a sua casa e voltar. Ou ento assume como pauta absoluta, na minha opinio de desconstituio do Poder Legislativo e do Poder Judicirio, a questo dos salrios dos deputados ou dos ministros. Presente ao evento, o presidente da OAB gacha, Claudio Lamachia, rebateu as declaraes de Tarso, afirmando que a Ordem est exercendo seu papel , representando a cidadadania. O encontro termina amanh. Durante o evento, sero debatidos temas como controle da administrao pblica, reforma poltica e financiamento de campanha. O vice-presidente da Repblica, Michel Temer (PMDB), ser um dos palestrantes. Ele receber a Medalha do Mrito Farroupilha pela sua trajetria poltica. Regio Vereadores da Regio Central esto na Capital participando do encontro. Ontem, estiveram no teatro a presidente da Cmara de Santa Maria, Sandra Rebelato (PP), e o ex-vereador e presidente do PT na cidade, Vilmar Galvo. Entre outros parlamentares da regio, participaram do evento o presidente do Legislativo de So Sep, Luiz Otvio Gazen (PDT), e os vereadores Nassif Schmidt (PDT), Gilvane Moreira e Bino de Rosso, ambos do PP, alm de Fbio Polenz Parnov (PMDB), de So Pedro Sul. Eu vim porque um encontro muito importante com assuntos variados justificou Sandra.

______________________________________________________________________________ 2 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

ericovalduga.com.br Com dinheiro pblico no tem querer A propsito da ao da OAB nacional contra a penso de ex-governadores, republico, por oportuno, texto publicado em 4-11-2009, com o mesmo ttulo O deputado Luciano Azevedo (PPS) levantou, talvez de forma inadvertida, uma lebre gorda e lustrosa ao propor o fim da penso aos ex-governadores do Estado: inconstitucional. O que em 1979, poca da aprovao da benesse, encontrava base legal, ainda que discutvel, na emenda constitucional de 1969 (penso a ex-presidentes, desde que no cassados, o que exclua Jango), tornou-se ilegal com a vigncia da Constituio de 1988, que no ampara pensionamentos. Logo, se com dinheiro pblico no tem querer, s tem dever, perde o sentido a discusso do projeto do parlamentar na Assembleia Legislativa. No se trata mais de examinar se os atuais beneficirios devem continuar recebendo e os futuros no, ou se todos os mandatrios do Executivo por quatro anos tem direito ao, digamos, benefcio. Ou, ainda, de quem seria a competncia para prop-la. Ningum pode mais receber, nem com jeitinho. Basta que se leia a deciso do Pleno do Supremo Tribunal Federal que julgou, em 2007, a penso (favor pecunirio vitalcio, nas palavras da ministra-relatora Crmen Lcia) inconstitucional no Mato Grosso do Sul, da mesma forma que decidira em 1995, em relao ao Amap, e ir nos prximos dias decidir sobre Roraima. Mais claro no pode ser, como observou o leitor P.M.R.S.: Afronta o equilbrio federativo e os princpios da igualdade, da impessoalidade, da moralidade pblica e da responsabilidade dos gastos pblicos (arts. 1, 5, caput, 25, 1, 37, caput e inc. XIII, 169, 1, inc. I e II, e 195, 5, da Constituio da Repblica). No interessa se o ex-governante tem ou no uma boa situao econmica, se deveria ser premiado o coroamento de uma vida pblica bem-sucedida, ou, mesmo, que a sociedade pretenda expressamente homenage-lo no pode, ilegal. E no cho farroupilha no de hoje, ao menos na questo tica. Em 1928, Borges de Medeiros deixou a vida pblica, depois de governar o Estado por 25 anos, sem ter casa prpria para morar. Poucos teriam o seu mrito como administrador e chefe poltico, mas nem por isto o dinheiro pblico entrou na parada, pois seus amigos e correligionrios cotizaram-se e compraram-lhe ______________________________________________________________________________ 3 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

uma residncia. Fica na Duque de Caxias, ao lado do Museu Jlio de Castilhos, por onde passam diariamente muitos dos deputados, ao deixar o Palcio Farroupilha.

______________________________________________________________________________ 4 Editado diariamente pelo Departamento de Comunicao Social da OAB/RS, com as matrias mais relevantes, dos principais veculos de comunicao do Brasil e Rio Grande do Sul.

Anda mungkin juga menyukai