Anda di halaman 1dari 3

A corrente elctrica um movimento orientado de partculas electricamente carregadas, electres ou protes atravs de um meio condutor.

. Mas existem condies fundamentais para que a corrente possa existir. Estas so: - Existncia de cargas elctricas livres. - E que estas possuam um movimento orientado.

Relatrio Cincias Fsico-Qumicas Data:31/01/2011 Avaliao: professora: Alunos: - Jos Santos N18 9C - Lus Santos N19 9C - Yevgenniy Voloshyn N 27 9C Ttulo do trabalho:
A lei de Ohm.

Objectivo:
Nesta actividade experimental pretendemos montar dois circuitos, um com apenas um gerador (pilha) e outro com duas pilhas. Nestes circuitos pretendemos medir a diferena de potencial (U) e a intensidade (I), para depois com esses valores e a partir da lei de Ohm conseguirmos calcular a resistncia (R), comparando os valores para verificarmos se esta constante.

Introduo:
As partculas responsveis pela corrente elctrica so os electres livres. Num condutor slido (fio de cobre, por exemplo), a corrente elctrica um movimento de electres orientado do plo negativo para o plo positivo. A resistncia elctrica uma grandeza que traduz a maior ou menor oposio que um condutor oferece ao movimento das partculas com carga elctrica. Os materiais podem ser condutores, semicondutores ou isoladores, dependendo da sua resistncia (baixa, mdia ou elevada) e esta caracterstica denomina-se resistividade. Se o objectivo calcular a resistncia, fazemo-lo atravs da Lei de Ohm. A Lei de Ohm enunciada da seguinte forma: O quociente entre a diferena de potencial e a intensidade da corrente, a uma dada temperatura, d-nos o valor da resistncia elctrica. Para calcular a resistncia, precisamos ento de ter em conta outras duas grandezas. A diferena de potencial a grandeza que mede a energia fornecida ao circuito e este exprime-se em Volt (V). O seu aparelho de medida o voltmetro. A intensidade da corrente corresponde ao nmero de cargas elctricas que passam num determinado ponto do fio condutor, por unidade de tempo. A unidade SI desta grandeza o Ampere (A) e o seu aparelho de medida, o ampermetro.

Material utilizado:
2 Lmpadas, 1 pilha, fios condutores e crocodilos, interruptor e 2 multmetros.

Procedimento: 1 Parte

1- Ligar o polo positivo da pilha ao interruptor. 2 Ligar o polo negativo da pilha ao respectivo polo da lmpada. 3 Ligar o interruptor ao polo positivo do ampermetro. 4Ligar o ampermetro lmpada. 5 Escolher a escala de corrente continua mais adequada. 6Ligar o polo positivo do voltmetro ao polo positivo do aparelho e fazer o mesmo com o polo negativo ligando-o ao polo negativo da lmpada. 7 Escolher a escala de corrente continua mais adequada.8 Calcular a diferena de potencial e a intensidade e segundo a lei de ohm calcular a resistncia.

2 Parte
1Ligar o polo positivo da pilha 1 ao interruptor. 2 Ligar o interruptor ao polo positivo do ampermetro. 3Ligar o ampermetro lmpada. 4 Escolher a escala de corrente continua mais adequada. 5Ligar o polo negativo da pilha 1 ao polo positivo da pilha 2. 6Ligar o polo negativo da pilha 2 ao respectivo polo da lmpada. 7Ligar em paralelo o polo positivo da lmpada ao polo positivo do voltmetro e ligar o polo negativo da lmpada ao respectivo polo do voltmetro. 8 Escolher a escala de corrente continua mais adequada. 9 Calcular a diferena de potencial e a intensidade e segundo a lei de ohm calcular a resistncia.

Resultados: 1 Parte

2 Parte

Concluso/crtica:
Pelos valores obtidos nas experincias realizadas, podemos concluir que os dois circuitos montados respeitam a lei de Ohm, uma vez que os valores de resistncia obtidos so muito semelhantes, 30,9 e 31 . A lei de Ohm diz-nos que para uma dada temperatura, a razo entre a diferena de potencial nos terminais de um condutor e a intensidade corrente que o atravessa constante e isso verifica-se para os dois circuitos. Em relao ao condutor utilizado podemos dizer que um condutor do tipo hmico. Bibliografia: Manual Cincias Fsico-qumicas

Anda mungkin juga menyukai