Anda di halaman 1dari 2

A Globalizao...

um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, com o barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e inicio do sculo XXI. um fenmeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos j saturados. A rigor, as sociedades do mundo esto em processo de globalizao desde o incio da Histria. Mas o processo histrico a que se denomina Globalizao bem mais recente, datando (dependendo da conceituao e da interpretao) do colapso do bloco socialista e o conseqente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnao econmica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do prprio fim da Segunda Guerra Mundial. As principais caractersticas da globalizao so a homogeneizao dos centros urbanos, a expanso das corporaes para regies fora de seus ncleos geopolticos, a revoluo tecnolgica nas comunicaes e na eletrnica, a reorganizao geopoltica do mundo em blocos comerciais regionais (no mais ideolgicos), a hibridizao entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.
A histria da globalizao...

A globalizao um fenmeno capitalista e complexo que comeou na poca dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revoluo Industrial. Mas o seu contedo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalizao como resultado do ps Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revoluo Tecnolgica. Sua origem pode ser traada do perodo mercantilista iniciado aproximadamente sculo XV e durando at o sculo XVIII, com a queda dos custos de transporte martimo, e aumento da complexidade das relaes polticas europias durante o perodo. Este perodo viu grande aumento no fluxo de fora de trabalho entre os pases e continentes, particularmente nas novas colnias europias. tido como inicio da globalizao moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma mostruosidade como esta guerra ocorresse novamente no futuro, sendo que as naes vitoriosas da guerra e as devastadas potncias do eixo chegaram a concluso que era de suma importncia para o futuro da humanidade a criao de mecanismos diplomticos e comerciais para aproximar cada vez mais as naes uma das outras. Deste consenso nasceu as Naes Unidas, e comeou a surgir o conceito de bloco econmico um pouco aps isso com a fundao da CECA. A necessidade de expandir seus mercados levou as naes aos poucos comearem a se abrir para produtos de outros paises, marcando o crescimento da ideologia econmica do liberalismo. Atualmente os grandes beneficirios da globalizao so os grandes pases emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportao, grande mercado interno e cada vez maior presena mundial. Antes do BRIC, outros pases fizeram uso da globalizao e economias voltadas a exportao para obter rpido

crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiticos na dcada de 1980 e Japo na dcada de 1970. Enquanto Paul Singer v a expanso comercial e martima europia como um caminho pelo qual o capitalismo se desenvolveu assim como a globalizao, Maria da Conceio Tavares aposta o seu surgimento na acentuao do mercado financeiro, com o surgimento de novos produtos financeiros.No existe uma definio nica e universalmente aceita para a globalizao. Como acontece com todos os conceitos nucleares das cincias, seu sentido exato contestvel. A globalizao tem sido (quando os altos dos agentes sociais de um lugar podem ter conseqncias significativas para terceiros distantes; como compreenso espao temporal (numa referencia ao modo como a comunicao instantnea vem desgastando as limitaes da distncia e do tempo na organizao e na interao social); como interdependncia acelerada entendida como a intensificao do entrelaamento entre economias e sociedades nacionais, de tal modo que os acontecimentos de um pas tm impacto direto em outros; como um mundo em processo de encolhimento (eroso das fronteiras e das barreiras geogrficas a atividade socioeconmica); e, entre outros conceitos, como integrao global, reordenao das relaes de poder inter-regionais, conscincia da situao global e intensificao da interligao inter-regional. A globalizao caracteriza-se por um processo de integrao global que induz ao crescimento da interdependncia entre as naes, objetivando um claro entendimento quanto aos princpios desse processo, concordando com a perspectiva de David Held e Anthony McGrew, para uma clara compreenso o seguinte conceito de globalizao ser adotado: o conjunto de transformaes na ordem poltica e econmica mundial que vem acontecendo nas ltimas dcadas. O ponto de mudanas a integrao dos mercados numa aldeia-global, explorada pelas grandes corporaes internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifrias para proteger sua produo da concorrncia dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comrcio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revoluo nas tecnologias de informao telefones, computadores e televiso. As fontes de informao tambm se uniformizam devido ao alcance mundial e crescente popularizao dos canais de televiso por assinatura e da lnternet. Isso faz com que os desdobramentos da globalizao ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneizao cultural entre os pases.

Anda mungkin juga menyukai