Anda di halaman 1dari 19

Forjamento

Curso - Desenho de Projetos Nome - Wilton de O. Costa N/ Turma 31 / M2D

Tpicos
Breve histrico; Definio; Tipos; Matrizes; Produtos; Consideraes finais; Referncias.

Breve histrico
Acredita-se que os forjamentos mais antigos tenham se iniciado no Egito e na sia por volta de 4.000 a.C. ou ainda antes. Ferro e bronze fundidos foram forjados por esses homens da antiguidade para produzir ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como facas, adagas e lanas. A substituio do brao do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revoluo Industrial.

Definio
Forjamento um processo de conformao mecnica que deforma o material por martelamento ou prensagem, de forma que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

TIPOS DE FORJAMENTO

Forjamento a frio
Consiste em um amassamento de um corpo rgido, que levado a uma forma desejada pelo deslocamento relativo das partculas do material slido. O volume do material que participa da conformao permanece inalterado, no havendo perda de material.

Forjamento a quente
O processo ocorre a uma temperatura acima da temperatura de recristalizao do material. Na etapa de conformao final, ocorre a formao de rebarba, devido ao excesso de material.

Matrizes para forjamento


A matriz de forjamento a responsvel por fornecer o formato final da pea forjada. De acordo com o tipo de matriz usada, o forjamento pode ser classificado em forjamento em matrizes abertas (ou forjamento livre) e forjamento em matrizes fechadas.

Matriz aberta
O forjamento em matriz aberta (ou forjamento livre) consiste de operaes de conformao por forjamento com a finalidade de produzir peas acabadas de feitio simples ou redistribuir a massa de uma pea bruta para facilitar a obteno de uma pea com uma geometria mais complexa.

Exemplo de operaes de forjamento livre:


Recalque - Compresso direta do material entre um par de ferramentas de face plana ou cncava, visando primariamente reduzir a altura da pea e aumentar a sua seco transversal

Estiramento - A partir de uma matriz com espao menor que a pea a ser trabalhada, feito um aumento no comprimento de uma pea custa da sua espessura

Encalcamento - Variedade de estiramento em que se reduz a seco de uma poro intermediria da pea, por meio de uma ferramenta ou impresso adequada

Caldeamento - Visa soldar duas superfcies metlicas limpas e aquecidas, postas em contato e submetidas compresso

Cunhagem - Visa produzir uma impresso bem definida na superfcie de uma pea, sendo usada na fabricao de medalhas, talheres e outras peas pequenas, bem como para gravar detalhes de diversos tipos em peas maiores

Matriz fechada
No forjamento em matriz fechada, a pea deformada entre duas metades de matriz que do a forma desejada ao metal, sendo possvel obter tolerncias dimensionais mais estreitas que no processo de forjamento livre.

Produtos

Consideraes finais
Tanto o forjamento a quente quanto a frio so amplamente utilizados, sendo que, em diversos momentos, so usados em uma mesma pea. Dependendo do tipo de processo aplicado, pode-se gerar perda mnima do material, boa preciso dimensional e melhora das propriedades mecnicas da pea conformada. O forjamento a quente tem a vantagem de requerer menor fora para deformar o metal, alm de aumentar a capacidade de o material escoar sem se romper (ductilidade) e obter uma estrutura final mais homognea devido rpida difuso atmica interna, porm tem alto gasto energtico para aquec-lo e de formao de xidos que prejudicam o acabamento superficial; j o forjamento a frio tem como vantagem uma menor quantidade de matria-prima requerida e boa preciso dimensional, porm necessita-se de prensas de maior capacidade e s aplicvel em lotes grandes de peas. Em alguns casos, principalmente no processo a frio, as peas forjadas so submetidas a tratamentos trmicos posteriores com a finalidade de remoo das tenses internas introduzidas durante o forjamento e o resfriamento do forjado, homogeneizao da estrutura da pea forjada e melhoria de sua usinabilidade e de suas propriedades mecnicas. Os principais tratamentos trmicos empregados em produtos de aos forjados so recozimento e normalizao que viso melhorar as propriedades mecnicas e a usinabilidade dos forjados.

Bibliografia
Callister, JR. Willian D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 7 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2008. Schaeffer, Lirio. Forjamento: Introduo ao Processo. Porto Alegre: IL, 2001. [3] http://www.norbertocefetsc.pro.br/pfb_conformacaoi.pdf.

[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Forjamento.
[5] Cleber Pereira Fenili, Avaliao de forjamento a quente, a morno e a frio, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC / Departamento de Engenharia de Materiais.

Anda mungkin juga menyukai