Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IT Departamento de Engenharia REA DE MQUINAS E ENERGIA NA AGRICULTURA IT 154- MOTORES E TRATORES

CONSTITUIO DOS MOTORES


Carlos Alberto Alves Varella1

INTRODUO Os motores podem ser definidos como todo tipo de conjunto mecnico capaz de transformar uma determinada energia em energia mecnica. Os motores so classificados segundo a energia que transformam. 1. Elicos: Utilizam-se do movimento do ar. Nestes motores hlices so impulsionadas por fluxo de ar. So destinados normalmente ao bombeamento de gua, moinhos e, atualmente tambm parag gerao de energia eltrica. 2. Hirulicos: direcionamento do fluxo hidrulico atravs de uma turbina hidrulica, impulsionando um eixo produzindo movimento de rotao. Destinado tradicionalmente ao acionamento de mquinas estacionrias. 3. Eltricos: utiliza as propriedades magnticas da corrente eltrica para acionamento de um eixo. Aplicaes inmeras . Possibilidade de atingir uma grande gama de potncias, desde motores eltricos minsculos a motores de porte elevado. 4. Trmicos: baseado nas propriedades trmicas das substncias. Aumento do volume e presso para produzir movimento linear transformado em movimento de rotao atravs do conjunto biela-manivela. 4.1. Trmicos de combusto externa: A combusto realizada externamente ao motor, isto , o calor produzido fora do motor em local denominado de caldeira (Figura 1). Em geral utiliza-se vapor dgua proveniente da elevao de presso no processo de ebulio. Nesta categoria se enquadram os motores das locomotivas a vapor. Atualmente o princpio utilizado nas Usinas Termoeltricas, podendo utilizar combustvel fssil ou nuclear.

Figura 1. Combusto externa: calor produzido fora do motor em caldeiras.


1

Professor. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IT-Departamento de Engenharia, BR 465 km 7 - CEP 23890-000 Seropdica RJ. E-mail: varella@ufrrj.br.

4.2. Trmicos de combusto interna: A combusto realizada dentro do prprio motor. Tipos de motores que vamos estudar. Atualmente utilizados na propulso de tratores e mquinas agrcolas. Baixo consumo, flexibilidade, disponibilidade de fontes de energias abundantes. PRINCIPAIS PARTES CONSTITUINTES Os motores de combusto interna apresentam trs principais partes: cabeote, bloco e crter, conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2. Partes do motor de combusto interna. CABEOTE DO MOTOR O cabeote a parte superior do motor. Normalmente os cabeotes de motores resfriados a gua so fabricados em ferro fundido, e em circunstncias especiais que exige pouco peso, so fabricados em alumnio. A Figura 3 ilustra o cabeote de um motor de quatro tempos.

Figura 3. Cabeote de um motor de quatro tempos. Atualmente, quase todos os motores apresentam as vlvulas no cabeote. No cabeote dos motores de quatro tempos existe para cada cilindro, uma vlvula de descarga, uma vlvula de

admisso, uma cmara de combusto, um coletor de admisso, um coletor de descarga. O eixo de comando de vlvulas pode ser encontrado no cabeote ou no bloco do motor. Vlvulas A vlvula de haste hoje universalmente usada nos motores de quatro tempos. Controlam a entrada e sada de gases no cilindro. As vlvulas de admisso so de ao, de ao ao nquel ou cromo-nquel. A passagem dos gases de admisso mantm sua temperatura entre 250 e 300C. As vlvulas de descarga so de uma liga de ao, de forte teor de nquel, de cromo e de tungstnio. O nquel melhora a resistncia; o cromo torna o ao inoxidvel; o tungstnio mantm uma forte resistncia mecnica em temperaturas elevadas. As vlvulas de descarga suportam temperaturas entre 700 e 750C. O motor de quatro tempos convencional apresenta duas vlvulas por cilindro: uma de admisso e outra de descarga. Segundo TAYLOR (1976), a capacidade de escoamento da vlvula de descarga pode ser menor que da vlvula de admisso, e recomenda que o dimetro da vlvula de descarga deve ser 0,83-0,87 do dimetro da vlvula de admisso. A Figura 4 ilustra diversos tipos de vlvulas para motores de quatro tempos.

Figura 4. Diversos tipos de vlvulas para motores de quatro tempos. Eixo de cames ou de comando de vlvulas Este eixo controla a abertura e fechamento das vlvulas de admisso e descarga. Recebe movimento da rvore de manivelas, possui um ressalto ou came para cada vlvula e gira com metade da velocidade da rvore de manivelas. Os ressaltos atuam sobre os impulsionadores das vlvulas em tempos precisos. Os eixos de cames so fabricados em ao forjado ou ferro fundido (ao nquel-cromo-molibdnio). Passam por tratamentos como cementao e tempera, de maneira a oferecer a mxima resistncia ao desgaste dos ressaltos. A Figura 5 ilustra o eixo de cames ou de comando de vlvulas.

Figura 5. Eixo de cames ou de comando de vlvulas. BLOCO DO MOTOR O bloco a parte central do motor. So, na sua maioria, de ferro fundido. A resistncia do bloco pode ser aumentada, se for utilizada na sua fabricao uma liga de ferro fundido com outros metais. Alguns blocos de motor so fabricados com ligas de metais leves, o que diminui o peso e aumenta a dissipao calorfica. Neste caso o cilindro revestido com camisa de ferro fundido. A Figura 6 ilustra o bloco do motor de combusto interna.

Figura 6. Bloco do motor de combusto interna. Vdeo: bloco do motor Cilindro O cilindro um furo no bloco aberto nas duas extremidades. Os cilindros podem ser constitudos por uma pea sobressalente denominada camisa, que colocada no furo do bloco, evitando que este sofra desgaste. A camisa ou cmara de gua um conjunto de condutores para circulao da gua de resfriamento dos cilindros, e, normalmente fundida com o bloco do qual faz parte integrante. rvore de manivelas ou virabrequim rvore de manivelas possui na extremidade posterior um flange para acoplamento do volante do motor e na extremidade anterior um eixo para transmisso de rotao ao eixo de comando de vlvulas, diretamente engrenado ou por intermdio de corrente/correia dentada. So 4

normalmente fabricadas em ao ou ao fundido. A Figura 7 ilustra rvore de manivelas de um motor de quatro cilindros..

Figura 7. rvore de manivelas de um motor de quatro cilindros. Pisto O pisto fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixao dos anis de segmento. Existem dois tipos de anis de segmento: de vedao e de lubificao. Os anis de vedao impedem a passagem dos gases de compresso e os queimados para o crter, mantendo assim, a presso constante sobre a cabea do pisto. Os anis de lubrificao, lubrificam e raspam o excesso de leo que fica na parede do cilindro, removendo-o para o crter. A Figura 8 ilustra um pisto com trs ranhuras na cabea para colocao dos anis de segmento.

Figura 8. Pisto com trs ranhuras na cabea para colocao dos anis de segmento. Biela Em forma de haste, serve para transmitir o movimento linear alternativo do pisto para o virabrequim. A biela fixada nos mancais mveis ou de bielas do virabrequim e no fica em contato direto com o eixo. Entre a biela e o virabrequim so colocados os casquilhos para evitar desgaste do virabrequim. Mesmo assim, essas peas no so justas, existindo entre elas, uma folga, por onde circula o leo lubrificante. A biela e casquilhos so ilustrados na Figura 9.

Figura 9. .Biela e casquilhos. CRTER DO MOTOR O crter a parte inferior do motor. Nos motores de quatro tempos basicamente o reservatrio de leo lubrificante. A bomba de leo lubrificante est localizada no crter. A Figura 10 ilustra o crter do motor de combusto interna.

Figura 10. Crter do motor de combusto interna.

Anda mungkin juga menyukai