Anda di halaman 1dari 12

RCT24.

book Page 63 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Curvas Caractersticas de Suco do Solo Latertico da Regio de Londrina/PR


Soil-Water Characteristic Curves for the Lateritic Soil of the City of Londrina Region
MIRIAM GONALVES MIGUEL
Universidade Estadual de Campinas (Campinas, Brasil) mgmiguel@fec.unicamp.br

RAQUEL SOUZA TEIXEIRA


Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Brasil) raquel@uel.br

ANA CAROLINA CIRIACO PADILHA


Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Brasil) carolinapadilha@yahoo.com.br

RESUMO Este artigo apresenta as curvas caractersticas de suco referentes a amostras provenientes de profundidades de 4 m e 6 m da camada supercial de argila siltosa, porosa, latertica e colapsvel do Campo Experimental de Engenharia Geotcnica (CEEG) Prof. Saburo Morimoto da Universidade Estadual de Londrina/PR, cujo perl de subsolo representativo da regio. Essas curvas foram determinadas em amostras indeformadas, por meio de trabalho experimental em laboratrio, utilizando o Aparelho de Richards (Cmara de Suco). O formato das curvas obtidas apresentou-se como tpico de solos granulares, com distribuio dos poros mal graduada, conrmando o comportamento granular do solo da regio, que, apesar de possuir textura de solo no, revela uma estrutura agregada, caracterstica de solos tropicais. As curvas de suco transformadas em relao aos ndices de vazios tambm so mostradas e, no obstante a semelhana no traado das curvas para as profundidades investigadas, cou evidenciada a mudana de estrutura do solo ao longo do perl. Palavras-chave SOLOS NO SATURADOS COLAPSVEIS GEOTECNIA. CURVAS CARACTERSTICAS DE SUCO SOLOS LATERTICOS SOLOS

ABSTRACT This paper shows the soil-water characteristic curves of samples deriving from depths of 4 m and 6 m of the supercial layer of lateritic soil of Experimental Foundation Field at State University of Londrina, State of Parana, in Brazil. This soil is silty clay, porous, with consistency varying from very soft to medium, lateritic and collapsible. The prole of this eld is typical of the northern region of this State. The curves were obtained by experimental test at laboratory using Richards equipment (suction chamber). The shapes of the curves evaluated are typical of granular soils with bad graduated distribution of pores, because of aggregation structure of this soil, originated from its formation process. Transformed soil-water characteristic curves in function of void rations are presented. Although the shapes of these curves are similar, changes in the soil structure through depth were noticed. Keywords UNSATURATED SOILS SOIL-WATER CHARACTERISTIC CURVES LATERITIC SOILS COLLAPSIBLE SOILS GEOTECHNICS.
REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

63

RCT24.book Page 64 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

INTRODUO
Solos no saturados
s solos apresentam-se normalmente em duas condies: saturados ou no saturados. Na primeira, entende-se que os vazios entre gros se encontram preenchidos por gua; na segunda, que os vazios esto preenchidos por gua e ar. O desenvolvimento de modelos e conceitos utilizados em mecnica dos solos convencional apoiou-se, no geral, em pesquisas nas quais se considera o solo no estado seco ou saturado. Essa tendncia de considerar o solo nesses estados se d em razo da evoluo de tais estudos ocorrida em pases onde o clima temperado proporciona a presena de solos saturados em abundncia e, tambm, por conta das diculdades prticas e tericas de abordar o comportamento do solo quando a fase uida composta por gua e ar. A presso isotrpica da gua intersticial, fruto de condies fsico-qumicas que fazem com que o sistema gua/solo (gua/material poroso) absorva ou perca gua, dependendo das condies ambientais e aumentando ou reduzindo o grau de saturao, denida como suco. A suco normalmente dividida em dois componentes: o componente matricial (dependente da estrutura e da composio do solo), denido como a diferena entre a presso de ar e a presso de gua nos vazios (ua uw) e que tende a desaparecer com a saturao, e o componente osmtico (dependente da concentrao qumica da gua do solo). A suco total soma da suco matricial e da suco osmtica. A previso de comportamento dos solos no saturados de grande interesse geotecnia, pois seus efeitos podem acarretar, entre outros, deformaes volumtricas capazes de levar, por exemplo, instabilidade da massa de solo e gerao de altos riscos em obras de fundaes.

Curva caracterstica de suco


A suco matricial, ao lado da tenso efetiva, reconhecida como uma das mais signicativas variveis na descrio das propriedades de resistncia, compressibilidade e permeabilidade de um solo (Vilar, 1997). Uma forma de avaliar as variaes de suco matricial de um solo por meio da curva caracterstica de suco, que representa uma relao grca entre a suco matricial ou total e o teor de umidade (gravimtrico ou volumtrico) ou grau de saturao do solo (Presa, 1982). Essa curva permite obter a capacidade de reteno de gua no solo. A determinao das curvas caractersticas de suco feita em laboratrio seguindo trajetrias de secagem quando uma amostra previamente saturada exposta a potenciais matriciais gradualmente maiores, com sucessivas medidas desses valores em funo do teor de umidade de equilbrio de cada estgio ou de umedecimento quando uma amostra seca ao ar tem seu potencial matricial reduzido gradualmente, tambm com sucessivas medidas do potencial em funo do teor de umidade de equilbrio em cada estgio. As curvas obtidas pelos processos de secagem e de umedecimento no coincidem, dando origem ao fenmeno denominado de histerese da curva caracterstica de suco. A histerese atribuda a diversas causas: no uniformidade geomtrica de cada poro, efeito do ngulo de contato (maior, quando ocorre umedecimento do solo, e menor, na fase de secagem), bolhas de ar capturadas nos vazios do solo durante a fase de umedecimento e alteraes na estrutura do solo decorrentes da expanso ou contrao, associadas aos ciclos de umedecimento ou secagem. Quando uma amostra de solo ca exposta a suces crescentes, inicia-se o uxo da gua para fora da amostra a partir de um determinado valor de suco matricial. Esse fato se d quando o maior poro se esvazia e o valor de suco matricial, nesse momento, denominado de valor de entrada de ar ou suco matricial crtica, segundo Hillel (1971). Os principais fatores que interferem na forma da curva caracterstica de suco dos solos so a distribuio dos macroporos e dos microporos e a mineralogia das partculas. Solos granulares tendem a apresentar perda brusca de umidade, quando a suco ultrapassa um determinado valor de entrada de ar dos macroporos. Em contrapartida, solos nos tendem a exibir curvas mais suaves.
64
jul./dez. 2004

RCT24.book Page 65 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Analisar o formato das curvas caractersticas e a melhor maneira de represent-las tm sido objetivo de vrios pesquisadores. Entre eles, Carvalho & Leroueil (2000) propuseram um mtodo que dene a curva caracterstica de suco do solo transformada em relao ao ndice de vazios, com a inteno de simplicar o estudo e a anlise do comportamento dos solos no saturados. Isso porque, segundo os autores, essa curva transformada gera uma funo de validade generalizada para uma mesma distribuio de poros. O mtodo proposto, segundo Carvalho et al. (2002), pode ser aplicado para solos de vrios tipos de distribuio de poros, inclusive aqueles cuja distribuio mal graduada ou de graduao aberta, comum em tropicais e laterticos, conhecida como distribuio de poros bimodal.

Solo da regio de Londrina/PR


Este trabalho tem por objetivo determinar as curvas caractersticas de suco da camada de solo poroso do Campo Experimental de Engenharia Geotcnica (CEEG) Prof. Saburo Morimoto, localizado no campus da Universidade Estadual de Londrina/PR, por meio de um trabalho experimental em laboratrio. No CEEG foram realizadas vrias sondagens para a caracterizao de seu subsolo, por exemplo, as sondagens do tipo dinmico Standard Penetration Test with Torque Measurements (SPT-T), alm da abertura de poos de inspeo. Nas sondagens SPT-T coletaram-se, a cada metro de profundidade, amostras de solo deformadas, as quais se submeteram aos ensaios de caracterizao em laboratrio, determinando, assim, os teores de umidade natural, as massas especcas dos slidos, as granulometrias e os limites de consistncia. Esses ndices fsicos esto apresentados em Miguel et al. (2002) e Teixeira et al. (2003). O subsolo do CEEG, segundo Miguel et al. (2002), constitudo por quatro camadas distintas de solo residual de basalto. A primeira, que se estende at a profundidade de 12 m, constituda de argila siltosa, porosa, vermelho escuro, de consistncia mole a mdia, latertica e colapsvel. A segunda, em profundidades de 12 m at 16 m, representada por argila siltosa, vermelho, de consistncia rija. Em profundidades de 16 m at 21 m encontra-se a terceira camada de argila silto-arenosa, variegada, de consistncia rija a dura e, nalmente, em profundidades maiores de 21 m e menores de 23 m (limite das sondagens) encontra-se argila areno-siltosa, variegada, de consistncia dura. O nvel dgua foi observado a cerca de 24 m de profundidade, na poca da realizao das sondagens, ao longo dos anos de 1998 e 1999. A tabela 1 indica os parmetros geotcnicos obtidos para as quatro camadas de solo do CEEG. O solo da camada porosa do CEEG, tpico da evoluo de solos em clima quente com regime de chuvas moderadas a intensas, tem sua frao argila constituda predominantemente de minerais caulinticos e apresenta elevada concentrao de ferro e alumnio na forma de xidos e hidrxidos, donde sua peculiar colorao avermelhada. Esses xidos e hidrxidos se encontram, geralmente, recobrindo agregados de partculas argilosas. Tab. 1. Valores mdios dos parmetros geotcnicos das camadas de solo do CEEG.
Parmetros geotcnicos W (%) LL (%) LP (%) IP (%) Argila (%) Silte (%) Areia na (%) Peso Especco dos Slidos (kN/m3) Peso Especco Natural (kN/m3) Porosidade (%) Coeciente de Permeabilidade (m/s) Tmax/NSPT Consistncia
REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

Camada 1 0 m a 12 m 33 61 45 16 81 12 7 30,6 14,0 60 3,2 x 10-5 1,00 Mole a mdia

Camada 2 12 m a 16 m 39 67 50 17 75 14 11 30,7 1,30 Rija

Camada 3 16 m a 21 m 48 74 53 21 69 17 15 31,0 1,46 Rija a dura

Camada 4 21 m a 23 m 45 72 52 20 62 18 20 30,1 1,40 Dura


65

RCT24.book Page 66 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

A formao dos solos laterticos se d pela atuao dos processos de alterao pedolgica, que atuam aps ou conjuntamente com os mecanismos de desagregao e decomposio provocados pelos intemperismos fsicos e qumicos, com atuao mais intensa dos qumicos. O processo de laterizao se caracteriza pela intensa migrao de partculas sob a ao de inltraes e evaporaes, dando origem a um horizonte supercial poroso, permanecendo quase exclusivamente os minerais mais estveis (quartzo, magnetita, ilmelita e caulinita). Alm disso, tal processo atua nas camadas superciais bem drenadas, situadas acima do nvel dgua. Dessa maneira, os solos laterticos se apresentam na natureza, geralmente, no estado no saturado. A estrutura agregada dos solos nos laterticos, tpica dos solos tropicais, faz com que, na prtica, se comportem como siltes e at como areias nas. O solo da camada supercial de Londrina, quando submetido ao ensaio de sedimentao (NBR 7181/ 84), apresenta porcentagem de partculas de argila em valor superior de silte, utilizando deoculante (hexametafosfato de sdio + carbonato de sdio). Porm, quando se realiza o ensaio sem o deoculante, a porcentagem de silte predomina sobre a de argila, como mostram as guras 1 e 2. No primeiro caso, o solo classicado, segundo a NBR 6502/80, como argila siltosa e, no segundo, como silte argiloso, segundo Teixeira et al. (2004). As argilas presentes no solo da primeira camada apresentam caulinita, gibbsita e vermiculita em sua composio mineralgica, com predomnio do primeiro mineral, alm da presena de xido de ferro na forma de hematita (Teixeira et al., 2003). Fig. 1. Curvas granulomtricas, obtidas com o uso de defloculante, para amostras coletadas at 6 m de profundidade (Teixeira et al., 2004).

66

jul./dez. 2004

RCT24.book Page 67 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Fig. 2. Curvas granulomtricas, obtidas sem uso de defloculante, para amostras coletadas at 6 m de profundidade (Teixeira et al.,2004).

Rocha et al. (1991) observaram, por meio do ensaio de microscopia eletrnica de transmisso realizado nesse solo, que as caulinitas se estruturam como microhexgonos de colorao clara, empilhados uns sobre os outros, ao passo que a hematita e a goethita, responsveis pela cor do solo, se organizam em agregados esfricos. Os solos colapsveis se caracterizam por apresentar elevada porosidade e baixo grau de saturao e por sofrer, em um processo de umedecimento, deformaes adicionais repentinas e de grandes propores, sob tenses totais constantes. As obras civis implantadas em solos colapsveis comportam-se satisfatoriamente durante algum tempo, mas mudanas nas condies de umidade do solo e, portanto, de suco, podem acarretar comprometimento estrutural, por exemplo, surgimento de trincas e rachaduras nas construes, rupturas de aterros, deslizamentos de taludes e de tneis, danos estruturais em pavimentos, deformaes excessivas de macios compactados durante enchimentos de reservatrios e colapsos nas fundaes. Futai et al. (2001) analisaram a inuncia da suco no comportamento de fundaes assentes em solos no saturados e colapsveis e mostraram que o aumento da suco acarreta diminuio dos recalques das fundaes e maior capacidade de resistncia do solo. Teixeira et al. (2004) estudaram o comportamento colapsvel do solo da camada supercial de Londrina por meio de ensaios edomtricos, realizados em laboratrio, com amostras indeformadas coletadas a cada metro de profundidade em poos de inspeo abertos no CEEG. As amostras analisadas foram as correspondentes s profundidades de 1 m a 7 m e possuam teor de umidade natural inicial em torno de 33% e ndices de vazios iniciais decrescentes com a profundidade. Os ensaios edomtricos foram realizados do tipo simples, iniciando-se com os corpos de prova na umidade natural e inundando-os nos diferentes nveis de carregamento: 10 kPa, 20 kPa, 40 kPa, 80 kPa, 160 kPa, 320 kPa, 640 kPa e 1.280 kPa.

REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

67

RCT24.book Page 68 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Os autores adotaram o critrio denido por Vargas (1978) para vericar a colapsibilidade do solo. Segundo esse critrio, um solo colapsvel quando o valor de seu ndice de subsidncia (Rw), denido conforme a expresso (1), for maior que 2%.
e p ew R w ( % ) = ---------------- 100 1 + ep

(1)

onde: ep: ndice de vazios aps adensamento no estgio do carregamento de interesse; ew: ndice de vazios aps inundao do corpo de prova no estgio de carregamento de interesse. A gura 3 apresenta a variao do ndice de subsidncia (Rw) em funo da profundidade de coleta de amostra no campo e tambm da tenso em que foi feita a inundao do respectivo corpo de prova. Notou-se que o colapso ocorreu aps certo nvel de tenso e que o ndice de subsidncia foi crescente ao longo da profundidade, at aproximadamente 4 m. A partir dessa profundidade os valores de Rw reduziram novamente, por conta provavelmente da inuncia da mudana da estrutura do solo ao longo do perl. Fig. 3. ndices de subsidncia em funo da profundidade e das tenses de inundao (Teixeira et al., 2004).

O teor de umidade inicial est estreitamente relacionado com o colapso, isto , quanto menor o teor de umidade de campo, maior ser o colapso, quando o solo carregado e inundado, respeitando a magnitude da tenso aplicada. O fato de se ter comprovado o comportamento colapsvel do solo da camada supercial do CEEG vem reforar a importncia na determinao da curva caracterstica de suco e suas contribuies para o esclarecimento do comportamento mecnico dessa camada de solo.
68
jul./dez. 2004

RCT24.book Page 69 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

MATERIAIS E MTODOS
As curvas caractersticas de suco do solo latertico de Londrina foram construdas por meio de um estudo experimental realizado com o auxlio do Aparelho de Richards ou Cmara de Suco (ilustrado na g. 4). Ele constitudo de cmaras que contm pedras porosas de alta presso de entrada de ar ou de baixa presso de entrada de ar. Essas pedras so elementos que, em determinada presso, no permitem a passagem de ar, e seus vazios esto em comunicao com a fase lquida (gua) das amostras de solo. O ensaio consiste na colocao do corpo de prova em contato direto com as pedras porosas de alta ou de baixa presso de entrada de ar saturadas, sendo as amostras submetidas a sucessivas presses de ar, assumidas como o valor de suco matricial gradualmente maiores, congurando um procedimento de secagem, ou menores, denotando um procedimento de umedecimento (g. 5). As amostras tendem a perder ou a absorver gua at que um equilbrio se estabelea, vericado por meio de pesagem dessas amostras. Na condio nal de equilbrio, a presso de ar aplicada igual suco matricial do solo. Fig. 4. Aparelho de Richards (Cmara de Suco).

REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

69

RCT24.book Page 70 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Fig. 5. Aparelho de Richards com amostras de solo em contato com a pedra porosa.

As amostras usadas foram retiradas de blocos de solos indeformados, de dimenses 30 x 30 x 30 cm, coletados a 4 m e 6 m de profundidade, por meio de escavao de um poo de inspeo de dimetro de 1 m aberto no CEEG. Os blocos foram paranados para manter o teor de umidade e a estrutura de campo e mantidos em cmara mida em laboratrio. Moldaram-se oito amostras de solo em anis de PVC, com altura de 2 cm e dimetro de 4,8 cm para cada profundidade investigada. Esses anis garantiam a integridade das amostras e facilitavam o processo de pesagem. Todas as amostras foram saturadas por meio de processo de imerso parcial com durao de aproximadamente um dia (24 horas). O ndice de vazios e a massa especca natural de cada amostra foram tambm determinados. Aps a saturao, as 16 amostras foram levadas para o Aparelho de Richards e colocadas sobre pedras porosas de alta presso de entrada de ar (de capacidade de 500 kPa). Oito amostras, quatro delas referentes profundidade de 4 m e as quatro restantes profundidade de 6 m, foram submetidas aos estgios de presses de ar de 20 kPa, 40 kPa, 60 kPa e 90 kPa, em uma primeira etapa. As outras oito amostras, quatro referentes profundidade de 4 m e quatro profundidade de 6 m, submeteram-se aos estgios de presses de ar de 120 kPa, 150 kPa, 200 kPa, 250 kPa, 300 kPa e 450 kPa, em uma segunda etapa. Os estgios conguraram um processo de secagem. As amostras foram pesadas em intervalos de tempos, at que no sofressem mais variao de massa. Assim, o sistema (solo-pedra porosa) pde ser considerado em equilbrio e a presso teve condies de ser elevada, passando para o seguinte estgio de suco matricial. No nal do ensaio, as amostras foram para a estufa, determinando-se o teor de umidade nal e, conseqentemente, o teor de umidade para cada estgio de presso (suco matricial), obtendo-se os pares: suco matricial e umidade ou grau de saturao para a construo das curvas caractersticas de suco.

RESULTADOS E ANLISES
As guras 6 e 7 mostram as curvas caractersticas de suco (teor de umidade gravimtrico em funo da suco matricial) da camada de solo poroso da regio de Londrina, para as profundidades de 4 m e 6 m, respectivamente. A gura 8 ilustra as curvas caractersticas de suco mdias obtidas para ambas as profundidades, porm, apresentando-as em grco semi-logartmico: grau de saturao em funo da suco matricial. A tabela 2 apresenta os valores mdios dos parmetros geotcnicos das amostras ensaiadas.
70
jul./dez. 2004

RCT24.book Page 71 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

As curvas apresentadas pelas guras 6 e 7 so tpicas de solos nos quais a distribuio dos poros mal graduada ou de granulao aberta, ou seja, bimodal. A gura 8 mostra os pontos tpicos dessas curvas. O trecho da curva entre o ponto de entrada de ar nos microporos e o grau de saturao residual do solo linear, com inclinao dependente da graduao dos microporos e da prpria natureza qumico-mineralgica do solo (Carvalho & Leroueil, 2004). A variabilidade constatada nas curvas das guras 6 e 7, notadamente na primeira, considerando a mesma profundidade, pode ser explicada pelo fato de que, apesar de as amostras terem sido retiradas do mesmo bloco de solo indeformado, apresentaram algumas diferenciaes na sua estrutura, constatadas nos valores distintos de teor de umidade e de ndices de vazios (tabela 2). Fig. 6. Curvas caractersticas de suco para a profundidade de 4 m.

Fig. 7. Curvas caractersticas de suco para a profundidade de 6 m.

REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

71

RCT24.book Page 72 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Fig. 8. Curvas caractersticas de suco mdias para profundidades de 4 m e 6 m.

Tab. 2. Parmetros geotcnicos mdios das amostras ensaiadas.


n.o 1 1,90 15,82 51,95 Amostras 4 m n.o 2 n.o 3 1,93 2,00 15,70 15,31 52,39 52,17 30,2 n.o 4 1,90 15,94 52,90 n.o 1 2,11 14,80 50,38 Amostras 6 m n.o 2 n.o 3 1,89 1,76 15,91 16,54 50,11 49,31 30,6 n.o 4 1,81 16,31 49,76

ndice de vazios inicial Peso especco natural (kN/m3) Teor de umidade inicial (%) Peso esp. dos slidos (kN/m3)

Na gura 8 percebe-se as duas curvas com comportamento semelhante, embora para suces menores que 90 kPa (grau de saturao residual) a curva referente profundidade de 4 m apresente valores de teor de umidade consideravelmente menores que a curva referente profundidade de 6 m. Para suces maiores que 90 kPa, a curva referente a 4 m de profundidade demonstra valores de teor de umidade maiores que os da curva referente a 6 m, apesar de essa diferena ser menor e praticamente constante com o aumento da suco. Tal diferena pode se dar por causa da mudana de estrutura do solo ao longo da profundidade. Carvalho & Leroueil (2004) desenvolveram um modelo de transformao das curvas caractersticas de suco em razo do ndice de vazios. Esse modelo torna a curva uma funo nica, quando se trata da mesma distribuio de poros. Essa curva transformada traada num grco (pF x e) em virtude do grau de saturao da amostra, isto , o logaritmo da suco em centmetros de coluna dgua multiplicado pelo ndice de vazios em funo do grau de saturao (S). Segundo o modelo proposto, as curvas caractersticas de suco transformadas variam com o ndice de vazios para um mesmo solo, ou seja, quanto menor o ndice de vazios, maior a suco para o mesmo grau de saturao. Utilizando os parmetros apresentados na tabela 2, obtiveram-se as curvas de suco transformadas para as profundidades de 4 m e 6 m, traadas na gura 9.

72

jul./dez. 2004

RCT24.book Page 73 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

Fig. 9. Curvas caractersticas de suco transformadas para as profundidades de 4 m e 6 m.

Observa-se que as curvas de mesma profundidade, com ndices de vazios maiores, tm valores de suco matricial menores e vice-versa. Essas curvas transformadas permitem compreender melhor o comportamento do solo no saturado com a variao do teor de umidade, levando em conta suas estruturas macro e microporosas. Tambm por meio das curvas da gura 9 pode-se observar a inuncia da mudana de estrutura do solo ao longo do perl, responsvel por curvas distintas. Como o teor de umidade inicial do corpo de prova relaciona-se estreitamente com o colapso isto , quanto menor o teor de umidade, maior a magnitude do colapso (quando o solo carregado no estado no saturado e, depois, inundado em determinada tenso) , verica-se que os valores dos ndices de subsidncia (Rw), mostrados na gura 3, referem-se aos corpos de prova com teores de umidade iniciais em torno de 33%, representando um valor aproximado de suco de 90 kPa, conforme a gura 8. Para valores de umidade menores, h uma variao muito baixa nos valores de suco, estando esses no trecho de grau de saturao residual.

CONCLUSES
As curvas caractersticas de suco obtidas para a camada de solo argilo-siltoso, poroso, latertico, referentes s profundidades de 4 m e 6 m, so tpicas de solos nos quais a distribuio dos poros bimodal, ou seja, mal graduada ou de granulao aberta e se assemelham a curvas obtidas para outros solos laterticos. Alm disso, os formatos dessas curvas so de solos arenosos, e no de solos nos. Isso contribui para reforar o comportamento granular do solo estudado, em funo da estrutura agregada. Observou-se uma variabilidade nas curvas caractersticas de amostras retiradas de mesma profundidade, explicada pelo fato de que, apesar de essas amostras terem sido retiradas do mesmo bloco de solo indeformado, elas apresentaram diferenciaes na sua estrutura, o que se constatou nos valores distintos de teor de umidade e de ndices de vazios. As curvas caractersticas para ambas as profundidades estudadas tm a tendncia de um traado semelhante. Mas para suces menores que 90 kPa (grau de saturao residual), a curva referente profundidade de 4 m aponta valores de teor de umidade menores, para um mesmo valor de suco, que a curva referente profundidade de 6 m. Para suces maiores que 90 kPa, a curva referente a 4 m de profundidade mostra
REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 12, N 24 pp. 63-74

73

RCT24.book Page 74 Thursday, January 12, 2006 4:22 PM

valores de teor de umidade maiores que os da curva referente a 6 m e praticamente constantes com o aumento da suco. Das curvas de suco transformadas observou-se que as de mesma profundidade, porm, com ndices de vazios maiores, apresentam valores de suco menores, e vice-versa. Pode-se tambm vericar a inuncia da mudana de estrutura do solo ao longo do perl, responsvel por curvas distintas. Notou-se que o colapso do solo obtido por Teixeira et al. (2004) foi referente aos valores de teor de umidade em torno de 33%, que representam valor de suco matricial aproximado de 90 kPa. Para valores de umidade menores, h uma variao muito baixa dos valores de suco, estando esses no trecho de grau de saturao residual.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Rochas e Solos. Terminologia. NBR 6502. 1980. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Anlise Granulomtrica. NBR 7181. 1984. CARVALHO, J.C. de. & LEROUEIL, S. Curva caracterstica e suco transformada. Revista Solos e Rochas, So Paulo, 27 (3): 231-242, 2004. _______. Modelo de Normalizao da Curva Caracterstica. 32.a Reunio Anual de Pavimentao, Braslia /DF, v. 1, p. 175-183, 2000. CARVALHO, J.C. de et al. Courbes de Retention DEau dum Prol DAlteration. Unsaturated Soils. Recife/PE, v. 1, p. 289-294, 2002. FUTAI, M.M. et al.. Inuncia da suco no comportamento de fundaes superciais assentes em solos no saturados. Anais do IV Simpsio Sobre Solos No Saturados. Porto Alegre, 2001. HILLEL, D. Soil water physical principles and processes. New York: Academic Press, 1971. MIGUEL, M.G. et al. Caracterizao geotcnica do subsolo da cidade de Londrina/PR. Anais do X Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Ouro Preto/MG. CDRom. 2002. PRESA, E.P Deformabilidade de las Arcilas Espansivas bajo Succin Controlada. Tese Doutorado, E. T. S. de Ing. de caminos . canales y puertos, Universidad Politcnica de Madrid, 1982. RICHARDS, L.A. The usefulness of capillary potencial to soil-moisture and plant investigators. Journal of The Agricultural Research, Washington, 37 (12): 719-742, 1928. ROCHA, G.C. et al. Distribuio espacial e caractersticas dos solos do campus da Universidade Estadual de Londrina, PR. Revista Semina, Londrina/PR, 12 (1): 21-25, 1991. TEIXEIRA, R.S et al. Caracterizao Geolgico-Geotcnica do Campo Experimental de Engenharia Geotcnica Prof. Saburo Morimoto da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Anais do I Encontro Geotcnico do Terceiro Planalto Paranaense. Maring/PR, p. 165-182, 2003. _______. Avaliao do Colapso do Solo da Camada Supercial da Cidade de Londrina/PR. Anais do V Simpsio Brasileiro de Solos No Saturados. So Carlos/SP p. 495-499, 2004. , VARGAS, M. Introduo Mecnica dos Solos. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. VILAR, O.M. Ensaios de Campo em Solos no Saturados. Anais do III Simpsio Brasileiro de Solos No Saturados. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, v. 2, p. 491, 1997.

Dados dos Autores MIRIAM GONALVES MIGUEL


Professora doutora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Geotecnia e Transportes (Unicamp).

RAQUEL SOUZA TEIXEIRA


Professora mestre do Centro de Tecnologia e Urbanismo. Departamento de Construo Civil (UEL).

ANA CAROLINA CIRIACO PADILHA


Engenheira civil, graduada no Centro de Tecnologia e Urbanismo (UEL). Recebimento do artigo: 14/mar./05 Aprovado: 4/nov./05 74
jul./dez. 2004

Anda mungkin juga menyukai