Anda di halaman 1dari 2

1 Por que a semitica est alicerada na fenomenologia?

? Porque, uma vez que a semitica corresponde ao olhar para todas as coisas existentes na realidade vital, significando algo para algum, a fenomenologia uma quase cincia que investiga os modos como compreendemos esta realidade. 2 A lgica tambm chamada de semitica. Explique. A lgica pode ser considerada semitica porque ela a cincia das leis necessrias para o pensamento. E para poder compreender essas leis, deve-se primeiramente debruar-se sobre as condies gerais dos signos. 3 Conceitue a gramtica especulativa na obra de Peirce. A gramtica especulativa o estudo de todos os tipos de signos e formas de pensamento que eles possibilitam. A lgica crtica toma como base as diversas espcies de signos e estuda os tipos de inferncias, raciocnios ou argumentos que se estruturam atravs de signos. Esses tipo de argumentos so a abduo, a induo e a deduo. 4- Na definio de Pierce o signo apresenta uma natureza tridica, de que forma pode ser analisada? O signo pode ser analisado em si mesmo (nas suas propriedades internas para significar); na sua interferncia quilo que ele indica, se refere ou representa; e nos tipos de efeitos que est apto a produzir nos seus receptores, isto , nos tipos de interpretao que ele desperta nos seus usurios. 5- Por que a semitica precisa de um dilogo com outras teorias? preciso o dialogo com outras teorias porque a semitica muito abstrata. Por ser uma anlise generalizada, necessria a aplicao de outra teoria mais especfica dos processos de signos que esto sendo analisados. Se formos analisar uma pintura, por exemplo, necessrio ter um conhecimento de teorias e histria da arte. 6- Cite e explique as funes da fenomenologia. As funes da fenomenologia apresentar as categorias formais e universais dos modos como os fenmenos so apreendidos pela mente. De uma forma generalizada, esses elementos so divididos em trs classificaes. A primeiridade, que tudo que est ligado ao acaso, possibilidade, qualidade, sentimento, originalidade, liberdade. A secundidade, que est ligada a idia de dependncia, determinao, dualidade, ao e reao, conflito, surpresa, dvida. A terceiridade que diz respeito a generalidade, continuidade, crescimento, inteligncia. 7 De que forma podem ser os efeitos que o signo provoca no receptor?

Existem trs tipos de efeitos, divididos em categorias, que o signo provoca no receptor: de primeira categoria (efeitos emocionais), de segunda categoria (percepes, aes e reaes) e o de terceira categoria (discursos e pensamentos abstratos).

8 O que d fundamento ao signo?

O fundamento do signo vincula-se ao objeto representado em alguns nveis de qualidades e aspectos que possua esse objeto, que so: sua mera qualidade, quer dizer, o simples fato de existir, e seu carter de lei. Pela qualidade, tudo pode ser signo, pela existncia, tudo signo, e pela lei, tudo deve ser signo.
9 Por que na semitica as palavras funcionam como uma lei?
As palavras so leis porque pertencem a um sistema, sem o qual no passariam de tartamudeios. Por pertencerem a um sistema, em cada lngua, as palavras se conformam a certas combinatrias de sons e de sequncias de palavras que so prprias da lngua em questo. Elas significam aquilo que o sistema a que pertencem determina. 10 Conceitue objeto dinmico e objeto imediato e d exemplos. O modo como o signo representa, indica, se assemelha, sugere, evoca aquilo a que ele se refere o objeto imediato. Chama-se imediato porque s temos acesso ao objeto dinmico atravs do objeto imediato, pois, na funo mediadora, sempre o signo que nos coloca em contato com tudo aquilo que costumamos chamar de realidade. Por exemplo, se compararmos a primeira pgina de dois jornais diferentes no mesmo dia, o objeto dinmico sero os acontecimentos mais quentes de uma conjuntura recente. Como esse objeto dinmico apresentado em cada uma das pginas o objeto imediato, quer dizer, aquele recorte especfico que a pgina, que um signo, de cada um dos jornais fez do objeto dinmico, a conjuntura da realidade. 11 Diferencie interpretante de intrprete na obra peirciana.

Anda mungkin juga menyukai