Anda di halaman 1dari 15

DISCIPLINA: INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO

Curso: Direito

Criado em 01/09/99 Verso 10-15-IED, de 01/09/2003.

Prof. Renato Murilo Madalozzo, MSc

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


O presente trabalho se constitui em um resumo do livro de ANDR FRANCO MONTORO, intitulado Introduo ao Estudo do Direito.

Legalidade e liberdade so as tbuas da vocao do advogado. Nelas se encerra, para ele, a sntese de todos os mandamentos. No desertar da Justia, nem cortej-la. No lhe faltar com a fidelidade, nem recusar o conselho. No transfugir da legalidade para a violncia, nem trocar a ordem pela anarquia. No antepor os poderosos aos desvalidos. No servir sem independncia e justia. No colaborar em perseguies e atentados, nem pleitear iniqidades ou imoralidades. No fazer da banca balco, ou da cincia mercatura. No ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miserveis. Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade (Ruy Barbosa).

At

presente

captulo

estudamos

direito

como

cincia

(epistemologia jurdica) e o direito como justo (axiologia jurdica). A partir deste captulo estudaremos o direito como norma (teoria da norma jurdica)

1 Etimologia1 e diversidade de significaes do vocbulo lei


1.1 Trs origens do vocbulo lei
Legere
Isidoro de Servilha: Verbo latino que significa ler. A lei norma escrita, que se l, em oposio s normas costumeiras, que no so escritas.

Ligare

S. Toms: vem do verbo ligare, que significa ligar, obrigar, vincular. A lei obriga ou liga a pessoa a uma certa maneira de agir.

Eligere

Ccero: significa eleger, escolher. A lei uma norma escolhida pelo legislador, como o melhor preceito para dirigir a atividade

Etimologia: 1. Origem de uma palavra. 2. Parte da gramtica que trata da origem das palavras.

Pgina 3 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


humana. As trs etimologias vinculam o conceito de lei ao comportamento humano

1.2 Leis normativas e leis descritivas


Normativas, ticas, humanas ou morais Descritivas, indicativas ou causais

Ligado ao comportamento humano. Destina-se a regular o agir do homem. abuso da liberdade. Lei do inquilinato. Lei de defesa do consumidor.

Refere-se a frmulas gerais descritivas, constatveis e indicativas de uma certa da natureza. So as leis fsicas ou naturais. Leis da qumica. Leis fsicas. Leis da biologia

So normas que regulam o uso e o ordem que se verifica em qualquer setor

Vigoram num mundo sem liberdade. Frmula: havendo tal causa, seguir tal efeito. Segundo QUESNAY as duas modalidades so espcies de uma categoria mais ampla denominada de LEIS DA NATUREZA.

Sentidos da palavra lei:

LATSSIMO: sentido universal. Lei csmica. Aplica-se a todos os setores da natureza. LATO: lei humana, tica ou moral, que se aplica no campo da liberdade.

Pgina 4 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito

ESTRITO: lei jurdica, constituda pelas normas de conduta, imposta pela autoridade social.

Lei considerada INTERNAMENTE: caracterstica ou propriedade que lhe intrnseca. Consideramos a lei intrinsecamente quando falamos em: a lei da vida; a lei da diviso do trabalho; as leis da hereditariedade. Estamos considerando a essncia da lei. Lei considerada EXTERNAMENTE: a formulao ou o enunciado destas caractersticas, da lei. Ex.: lei de Lavoisier, lei de Newton.

2 Lei universal ou csmica


2.1 Lei: sentido latssimo
Aplica-se a todos os setores da natureza, desde as leis fsicas (ex.: lei da gravidade) at s leis morais e de direito. A esse sentido aplica-se a definio de MONTESQUIEU:

Leis so relaes necessrias que decorrem da natureza das coisas.

As leis jurdicas tambm so relaes necessrias que decorrem da natureza das coisas. Neste sentido, o objeto de cada cincia consiste em Pgina 5 de 15 Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


penetrar os segredos da natureza, em seus diferentes setores, para descobrir e fixar as suas leis.

2.2 Leis fsicas e leis humanas


Leis fsicas Leis humanas So leis que se referem ao mundo Aquelas que dizem respeito ao fsico e material, sujeito a um campo da atividade humana, onde surge uma caracterstica diferente, determinismo rigoroso.

Os seres do mundo fsico realizam representada pela conscincia e a


de forma inconsciente e automtica as liberdade. leis de sua natureza: a pedra cai, a Atravs rvore cresce. de sua inteligncia e vontade, o homem conhece e executa existncia, relacionamento e progresso.

Comportamento no livre da matria ou no as leis correspondentes sua


inconsciente.

Leis causais.
uma reao.

Comportamento voluntrio.
cidado

Leis causais: toda ao corresponde a Leis de fim (finalidade): desejo do

2.2.1 Leis csmicas ou ordenao universal


Todos os elementos que nos cercam (plantas, animais, minerais) revelam a existncia de uma ordem na constituio ntima de cada ser e, ao mesmo tempo, uma ordem do universo no seu conjunto. Esta ordem chamada de:

Idia diretriz, Fins naturais ou Ordenao csmica.

2.3 Pensamento ordenador


Inteligncia ordenadora. Todo o universo, desde a primeira causa at o ltimo fim, desde o nfimo at o mximo dos seres,
Pgina 6 de 15 Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito tudo quanto existe ou pode existir, outra coisa no seno o efeito de um Pensamento (Deus).

Ou aceitamos o acaso Ou reconhecemos que h uma causa originria

3 A lei humana, tica ou moral


As leis humanas, ticas ou morais dizem o que deve ser e no o que . So imperativas ou normativas e no simplesmente enunciativas. So regras que dirigem o comportamento humano. Estabelecem deveres e direito de ordem moral. Ex.: respeito dignidade das pessoas; o dever de no mentir. Ccero assim a define: H uma lei verdadeira, norma racional, conforme natureza, inscrita em todos os coraes, tem Deus por autor; no pode, por isso, ser revogada pelo Senado, nem pelo povo; e o homem no a pode violar sem negar a si mesmo e sua natureza e receber o maior castigo. Concepes positivistas desconsideram a validade das normas de ordem tica no campo da cincia e do comportamento dos homens, da sociedade, da economia e do Estado (No interessa os fins primeiro ou a origem das coisas). Para o positivista s direito aquilo que o poder dominante determina. tica, valores humanos e justia so considerados elementos estranhos ao

Pgina 7 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


direito, extrajurdicos. Pensavam com isso construir uma cincia pura do direito e garantir a segurana da sociedade.

4 A lei Jurdica
4.1 Norma jurdica
Existem vrias normas que regem o comportamento do homem em sociedade. As leis jurdicas, no entanto, merecem um destaque especial, por apresentarem caractersticas que o diferenciam das demais. Lei jurdica em sentido restrito = lei escrita, opondo-se ao direito no escrito Lei jurdica em sentido amplo = abrange a lei escrita, o costume jurdico a jurisprudncia, etc.

Objeto da Norma Jurdica: uma regra de conduta social e o seu objetivo o de regular a atividade dos homens em suas relaes sociais.

4.1.1

Espcies de normas que dirigem o comportamento humano na vida coletiva

NORMAS MORAIS: fundadas na conscincia. NORMAS RELIGIOSAS: fundadas na f.

Pgina 8 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito USOS E COSTUMES SOCIAIS: fundadas em hbitos de convivncia,


recreao, esporte, morda, etc.

NORMAS JURDICAS: campo do direito.

4.1.2 Caractersticas que distingue as NJs das demais


Coercibilidad e Contedo

4.1.2.1 Com coero potencial So normas protegidas pela eventual aplicao da fora coercitiva do poder social. Ou seja, sua imposio pode ir at o emprego da fora para sua execuo. Essa coero no precisa ser efetiva, podendo ser potencial.

4.1.2.2 Contedo: visando a justia O Direito no encontra seu contedo prprio e especfico seno na noo de justo, noo primria, que implica, no apenas os preceitos elementares de no prejudicar a outrem (neminem laedere) e dar a cada um o que seu (suum cuique tribuere), mas tambm o pensamento mais profundo de um equilbrio a estabelecer entre os interesses em conflito, com a finalidade de assegurar a manuteno e o progresso da sociedade humana (FRANOIS GENY).

uma tentativa no sentido da realizao da JUSTIA.

4.1.3 Definio de lei jurdica

Pgina 9 de 15 Norma de conduta do homem com seus semelhantes, Conceito de lei e norma jurdica Garantida pela eventual aplicao da fora social, Tendo em vista a realizao da Justia

Introduo ao Estudo do Direito

Este conceito aplica-se no s para a lei escrita, como tambm para o costume jurdico, as decises normativas da justia ou administrao.

4.1.3.1 Negao da imperatividade da norma jurdica Alguns autores positivistas, inspirados em Kelsen, negam o carter imperativo das normas jurdicas de conduta. Imperativo = Que ordena, ou exprime uma ordem; autoritrio. Segundo KELSEN, as normas no so ordens, mas juzos hipotticos. Ou seja, se algum comete furto (hiptese), em conseqncia ele passvel de priso.

4.1.4 A Norma Jurdica e sua formulao lgica


Para ANDR FRANCO MOTORO a formulao mental ou lgica da norma no se confunde com a prpria norma, que tem existncia real e objetiva. A norma uma coisa, a formulao outra e serve para estudar a norma. Portanto:

As normas jurdicas so mandamentos e, como tais, comandos,


imperativos. Pgina 10 de 15 Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito

As proposies jurdicas so enunciados com as quais a Cincia do Direito


descreve esses comandos. Estas proposies so juzos hipotticos. ANDR FRANCO MOTORO considera as normas sob trs aspectos:

A NORMA EM SI MESMA: como imperativo social. Ex.: a norma que

probe (imperativo) o homicdio, vigente no Brasil desde os tempos coloniais;

FORMULAO DESTA NORMA: formulao desta norma feita pelo

legislador, mediante palavras, proposies e enunciados. Ex.: Art. 121 do Cdigo Penal: Matar algum. Pena de recluso de 6 a 20 anos.

DESCRIO CIENTFICA: formulao ou descrio feita pelo

estudioso ou por aqueles que lidam com o direito.

4.1.4.1 Doutrina de KELSEN Para KELSEN, sob determinados pressupostos (suporte ftico) fixados pela ordem jurdica, deve-se efetivar-se um ato de coao, pela mesma ordem jurdica estabelecida. Ou seja:

Pgina 11 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

NP

NP = No p

Introduo ao Estudo do Direito


Estruturalmente, na doutrina de KELSEN, a proposio jurdica liga entre si dois elementos: (1) dados determinados pressupostos (antecedente); (2) deve efetuar-se um ato de coero, sempre na forma estabelecida na ordem jurdica (conseqente). Para KELSEN a proposio jurdica um juzo hipottico ou condicional,

4.1.4.2 Doutrina de CSSIO A formulao de CSSIO mais ampla, afirmando que alm da norma sancionadora (NP S) existe outra que estabelece a prestao (endonorma 2 F P). Ex.: se X eleitor, X deve votar (endonorma), ou se X no votar, deve ser multado (perinorma3).

FP ou NP S
F = Fato P = Prestao NP = No prestao S = Sano

Em outras palavras:

Endo = 'movimento para dentro', 'posio interior'. Endonorma = a norma considerada internamente. 3 Peri = 'movimento em torno', 'posio em torno'. Pgina 12 de 15 Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito Dado o fato X, deve ser a prestao (endonorma), ou Dada a no prestao, deve ser a sano (perinorma)
Crtica: se for cumprida a endonorma (F P) tem conseqente, como o caso da pessoa que paga uma dvida (endonorma), tem direito a receber um recibo.

4.1.4.3 Doutrina proposta Se ocorrer a hiptese (H), deve ser a prestao (P). Se a prestao no cumprida, devem ser efetivadas conseqncias negativas ou se a prestao cumprida, devem ser efetivadas conseqncias positivas.

Se P no Se H deve ser P Se P Ou

Devem conseqnci ser asnegativa s Devem conseqnci ser as positiva s

5 Trabalho em grupo
Resposta as perguntas abaixo com base no texto que ser fornecido pelo professor, intitulado As teorias do direito e o conceito de norma jurdica, de Neiva Flvia de Oliveira, publicado na Revista Tributria e de Finanas Pblicas, volume 40, pginas 23 a 30. As perguntas sero respondidas em grupo, mas cada um dos alunos dever entregar suas respostas ao final da aula.
1. Qual a funo da norma jurdica?

Pgina 13 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


2. O que a autora quis dizer quando afirmou que o direito tem que ser pratico ?
3. O que so padres de conduta social? 4. Como se viabiliza o convvio social na viso de Paulo Nader?

5. Qual a viso de Andr Franco Montoro com relao funo do direito?


6. Como Kelsen harmoniza direito e fora?

7. Qual a diferena entre normas jurdicas e regras de direito?


8. O que so juzos hipotticos e a-ideologias? 9. O que a teoria kelseniana entende por conduta justa? 10. O que uma norma jurdica vlida?

11. Maria Helena Diniz percebe o direito como um processo comunicacional. O que a
autora quer dizer quando faz esta afirmao? 12. O que significa zettica? 13. O que busca o carter zettico do direito? 14. Qual a diferena entre zettica e dogmtica? 15. Qual a proposta terica de Trcio Sampaio Ferraz Jnior para o direito? 16. Qual a crtica que Leonel Severo Rocha faz ap pensamento de Trcio Sampaio Ferraz Jnior? 17. Fale sobre a metodologia sistmica de Leonel Severo Rocha? 18. O que democracia para Leonel Severo Rocha? 19. O que ao comunicativa na viso de Habermas? 20. Qual o pensamento dos desconstrutivistas?

6 Sumrio
1 ETIMOLOGIA E DIVERSIDADE DE SIGNIFICAES DO VOCBULO LEI.....................................................................................................................3 1.1 TRS ORIGENS DO VOCBULO LEI..........................................................................3 1.2 LEIS NORMATIVAS E LEIS DESCRITIVAS.......................................................................4 2 LEI UNIVERSAL OU CSMICA.......................................................................5 2.1 LEI: SENTIDO LATSSIMO........................................................................................5 2.2 LEIS FSICAS E LEIS HUMANAS.................................................................................6 2.2.1 Leis csmicas ou ordenao universal....................................................6 2.3 PENSAMENTO ORDENADOR.....................................................................................6 Pgina 14 de 15 Conceito de lei e norma jurdica

Introduo ao Estudo do Direito


3 A LEI HUMANA, TICA OU MORAL...............................................................7 4 A LEI JURDICA................................................................................................8 4.1 NORMA JURDICA.................................................................................................8 4.1.1 Espcies de normas que dirigem o comportamento humano na vida coletiva...............................................................................................................8 4.1.2 Caractersticas que distingue as NJs das demais..................................9 4.1.3 Definio de lei jurdica............................................................................9 4.1.4 A Norma Jurdica e sua formulao lgica............................................10 5 TRABALHO EM GRUPO................................................................................13 6 SUMRIO........................................................................................................14

Pgina 15 de 15

Conceito de lei e norma jurdica

Anda mungkin juga menyukai