Anda di halaman 1dari 2

LEI

8.078 11/09/1990
Regulamenta Normas De Proteo Do Consumidor, So 109 artigos. Tem previso legal na Constituio artigo 5, XXXII:O Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor.

Consumidor

Aplica-se o CDC s relaes de consumo.


Necessrio existir de um lado um consumidor, de outro lado um fornecedor. necessrio que exista hipossuficincia Norma de ordem pblica, de direito fundamental, que no pode ser afastada pelas partes. Busca, do constituinte, pela equidade nas relaes de consumo.

a pessoa fsica ou jurdica que adquire produtos ou utiliza servios como destinatrio final. O cdigo trata como consumidor, tambm, a coletividade de pessoas indeterminveis envolvidas nas relaes de consumo. Quem compra para revender no considerado consumidor, os conflitos nestas relao sero conduzidos pela lei civil. Consumidor por equiparao: considerado consumidor as vtimas de acidentes causados por produtos defeituosos, mesmo que no os tenha adquirido.

Fornecedor

toda pessoa fsica ou jurdica,pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios Equipara-se a fornecedor: Entidade responsvel por organizar competio e a entidade de prtica desportiva detentora de mando de jogo (artigo 3 do CDC, c/c artigo 3 da Lei n 10.671, de 15.5.2003 Estatuto do Torcedor)

Qualquer bem mvel ou imvel. Material ou


imaterial. Durveis e No durveis

Qualquer atividade, Fornecida no mercado de consumo, Mediante remunerao, inclusive de natureza bancria, financeira, de crdito ou securitria. Os servio so durveis e no durveis. Servio Pblico todo aquele prestado pela administrao pblica, diretamente ou no, se aplica o CDC.

- Principais
Vida,Sade,

Segurana, Informao, Liberdade de escolha, Direito proteo contra a publicidade enganosa, contra Clusulas abusivas, Direito modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. Direito efetiva preveno e reparao de danos. Direito facilitao da defesa, inverso nus da prova Arrependimento: SETE DIAS:Contados do recebimento do produto ou servio. Quando a contratao ocorrer FORA do estabelecimento comercial(Catalogo, Internet, Telefone)

Colocao do produto no mercado. Relao da causalidade (nexo de causalidade). Dano indenizvel (dano /lucros cessantes). objetiva, portanto, sem perquirio sobre a culpa, exceo o profissional liberal que responde subjetivamente. Excluso da Responsabilidade.

Comprovao de que o produto no foi colocado no mercado, Inexistncia do defeito.Culpa exclusiva do consumidor ou terceiro.

O fornecedor

solidariamente responsvel pelos atos de seus prepostos ou representantes autnomos.

Garantia: Contratual: mera FACULDADE do fornecedor.


Legal: Se origina na lei, obrigatria e independe de termo.

O fornecedor imediato o comerciante e responde

no fornecimento de produtos in natura, sem clara identificao do produtor ou Quando feita a pesagem ou a medio e o instrumento utilizado no estiver aferido pelo Inmetro.

Toda informao ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma, obriga o fornecedor.
A

oferta deve conter informaes: Corretas, Claras, Precisas, Ostensivas, em lngua portuguesa sobre a Quantidade, Preo, Garantia, Composio, Prazos de validade, Origem. Riscos. Recusa no Cumprimento da Oferta. Pode o consumidor, alternativamente: 1-Exigir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta 2-Aceitar outro produto ou prestao de servio equivalente 3-Rescindir o contrato, com direito restituio do dinheiro e pode pedir perdas e danos.

Deve deixar claro que se trata de publicidade Pode ser: Enganosa ou Abusiva 1- Enganosa: Inteira ou parcialmente falsa. Capaz de induzir em erro. 2- Abusiva: Discriminatria, de qualquer natureza. Que incita a violncia.Que explora o medo ou a superstio.Que se aproveita da deficincia de julgamento e experincia da criana.Que desrespeita valores ambientais.Capaz de induzir o consumidor a ser portar de forma perigosa ou prejudicial sua sade ou segurana.

VENDA CASADA e VENDA CONDICIONADA:

Condicionar o fornecimento de produto ou de servio ao fornecimento de outro produto ou servio, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. Recusar atendimento s demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes.
RECUSA DE FORNECIMENTO: ENVIO DE PRODUTO ou SERVIO SEM SOLICITAO DO CONSUMIDOR: Enviar ou entregar ao consumidor, sem

Vcio: Anomalia que compromete a quantidade ou a qualidade e que o torna inadequado, imprprio ou que lhe diminui o valor e no compromete a segurana esperada. Defeito: Anomalia que compromete a segurana esperada, tal anomalia impe danos fsicos ou patrimoniais Espcies de Vcios dos produtos 1:Quantidade dos produtos 2: Qualidade. Se divide em imprprios que so produtos vencidos, alterados, deteriorados, corrompidos, falsificados, fabricados sem observncia s normas regulamentares de fabricao aplicveis etc. Inadequados: que no correspondem s expectativas do consumidor, que o adquiriu para certa finalidade, tendo sido determinante para tal aquisio dita expectativa.

solicitao prvia, qualquer produto, ou fornecer qualquer servio. Aqueles enviados equiparam-se s amostras grtis.
PREVALECIMENTO DE IGNORNCIA ou FRAQUEZA DO CONSUMIDOR:

Prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impingir-lhe seus produtos ou servios
Exigncia

de vantagem manifestamente excessiva, ao consumidor Execuo de servios sem prvio oramento e autorizao Repasse de informao depreciativa sobre o consumidor que exerce seus direitos Colocao, no mercado, de produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais ou competentes Injustificada elevao de preos No fixao de prazo para cumprimento de sua obrigao ou para seu incio Aplicao de frmula ou ndice de reajuste distinto do legal
COBRANA DE DVIDAS-Ilegalidade

de cobranas vexatrias, constrangedoras, ameaadoras ou que levem consumidor ao ridculo. Na cobrana indevida o consumidor tem direito da repetio do indbito em dobro
CADASTRO-

No sendo o vcio sanado no prazo mximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente: Outro do produto da mesma espcie. A restituio imediata da quantia paga, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; O abatimento proporcional do preo. Pode convencionar com fornecedor, receber produto distinto, pagando diferena se for + caro. Em relao a quantidade, pode exigir o abatimento no preo, complementao da medida ou receber o dinheiro de volta(sem prejuzo de tambm pedir perdas e danos) Espcies de Vcios dos Servios 1:Qualidade: So aqueles que tornam os servios imprprios, diminuem seu valor ou que tragam disparidades com indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria. Assistncia: implcita a obrigao do fornecedor de empregar componentes de reposio novos.

A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo dever ser comunicada por escrito ao consumidor, quando no solicitada por ele.
As

sociedades integrantes dos grupos societrios e as sociedades controladas, so subsidiariamente responsveis. As sociedades consorciadas so solidariamente responsveis pelas obrigaes decorrentes deste cdigo.

Desconsiderao da Pessoa Jurdica do fornecedor


Sempre que for obstculo ao ressarcimento de prejuzos. Deve ter ocorrido: 1- Abuso de direito e/ou Excesso de poder. 2- Infrao da lei e/ou Fato ou ato ilcito. 3- Violao dos estatutos ou contrato social. 4. Falncia ou Insolvncia. 5 Encerramento da empresa provocado por m administrao

Exigncia da reexecuo do servio, sem custo adicional, at mesmo por terceiros. Restituio da quantia paga, atualizada. Abatimento proporcional do preo.

7 DIAS Arrependimento: Quando comprar produtos fora do estabelecimento comercial do fornecedor. 10 DIAS Validade do Oramento: Quando no contiver prazo diferente no corpo do oramento, 30 DIAS Reclamar vcios em produtos e servios no durveis. 90 DIAS - Reclamar vcios aparentes em produtos e servios durveis. Vcio redibitrio: 180 dias 5 ANOS Reparao de danos decorrentes de defeito de produto ou servios. Prazo do fornecedor reparar produto:30 dias, pode-se convencionar outro, at 180 dias, nunca menor que 7.

Anda mungkin juga menyukai