Anda di halaman 1dari 12

Circunferncia

Este trabalho ir abordar sobre circunferncia. Circunferncia o conjunto de todos os pontos de um plano eqidistantes de um ponto fixo, desse mesmo plano, denominado centro da circunferncia. A circunferncia possui caractersticas no comumente encontradas em outras figuras planas. Crculo (ou disco) o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distncia a um ponto fixo 0 menor ou igual que uma distncia r dada.

Circunferncia
A circunferncia o lugar geomtrico de todos os pontos de um plano que esto localizados a uma mesma distncia r de um ponto fixo denominado o centro da circunferncia. A circunferncia possui caractersticas no comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a nica figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posio aparente. tambm a nica figura que simtrica em relao a um nmero infinito de eixos de simetria. A circunferncia importante em praticamente todas as reas do conhecimento como nas Engenharias, Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e tambm muito utilizado na indstria e bastante utilizada nas residncias das pessoas.

Algumas definies
Raio - Raio de uma circunferncia (ou de um crculo) um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferncia e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferncia. Arco uma parte da circunferncia limitada por dois pontos, que se chamam extremidades do arco.

Corda um segmento de infinitos pontos alinhados, cujos pontos extremos com um ponto da circunferncia. Quando esse segmento passa pelo centro da circunferncia, temos o que chamamos de dimetro. O dimetro sempre a corda maior: como a corda que passa pelo centro, sua medida igual a duas vezes a medida do raio.

Assim, para medir a maior distncia entre dois pontos de uma circunferncia, deve medir o dimetro, ou seja, o seu instrumento de medida (rgua, trena ou fita mtrica) deve passar pelo centro da circunferncia. Em alguns casos, porm, apenas uma parte da circunferncia utilizada.

Tangente a reta que tem um nico ponto comum circunferncia, este ponto conhecido como ponto de tangncia ou ponto de contato. Secante a reta que intercepta a circunferncia em dois pontos distintos, se essa reta intercepta a circunferncia em dois pontos quaisquer, podemos dizer tambm que a reta que contem uma corda. Para simbolizar a corda que une os pontos P e Q, utilizamos a notao de segmento de reta, ou seja, corda PQ. Por outro lado, o arco tambm comea em P e termina em Q mas, como voc pode ver, a corda e o arco so diferentes e por isso a simbologia tambm deve ser diferente. Para o arco, usamos PQ. Da mesma forma que a maior corda o dimetro, o maior arco aquele que tem as extremidades em um dimetro. Esse arco chamado semicircunferncia, e a parte do crculo correspondente chamada semicrculo.

O Comprimento da circunferncia
Quanto maior for o raio (ou o dimetro) de uma circunferncia maior ser o seu comprimento. Imagine que voc vai caminhar em torno de uma praa circular: voc andar menos em uma praa com 500 metros de dimetro do que numa praa com 800 metros de dimetro.

No exemplo abaixo, cada uma das trs circunferncias foi cortada no ponto marcado com uma tesourinha, e a linha do traado de cada uma delas foi esticada.

Crculo
Crculo (ou disco) o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distncia a um ponto fixo 0 menor ou igual que uma distncia r dada. Quando a distncia nula, o crculo se reduz a um ponto. O crculo a reunio da circunferncia com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma. uma figura geomtrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe sua volta quantos objetos circulares esto presentes: nas moedas, nos discos, a mesa de refeio... Agora pense, o que faramos para: * riscar no tecido o contorno de uma toalha de mesa redonda? * desenhar um crculo no seu caderno? * marcar o limite das escavaes de um poo no cho? Quando falamos em crculo, ningum tem dvida quanto ao formato dessa figura geomtrica. No entanto, em geometria, costuma-se fazer uma pequena distino entre crculo e circunferncia, sobre a qual voc j deve ter ouvido falar. A superfcie de uma moeda, de uma pizza ou de um disco um crculo. Quando riscamos no papel ou no cho apenas o contorno do crculo, este contorno chamado circunferncia. O compasso um instrumento utilizado para desenhar circunferncias.

O compasso possui duas pernas, uma delas tem uma ponta metlica, que deve ser assentada no papel, no local que ser o centro da circunferncia, a outra ponta, com a grafite, deve ser girada para obter o traado da circunferncia.

Antes de traar uma circunferncia, devemos decidir qual ser a abertura entre as pernas do compasso. distncia entre as duas pontas do compasso define o raio da circunferncia. Utilizando uma tachinha, um barbante e um giz podem-se riscar uma circunferncia no cho ou no tecido. Os operrios, jardineiros e pedreiros, por exemplo, costumam usar uma corda e duas estacas.

Equao reduzida da circunferncia


Uma circunferncia determinada quando conhecemos a posio do seu centro e o valor do seu raio. Imaginando no plano cartesiano uma circunferncia de centro no ponto C = (a, b) e com raio R, vamos representar por P = (x, y) um ponto qualquer que pertence a essa circunferncia. Que propriedade tem o ponto P? Se P pertence circunferncia, sua distncia at o centro igual ao raio. Como a distncia do ponto C = (a, b) ao ponto P = (x, y) igual a R, usando a frmula da distncia entre dois pontos temos: (x - a)2 + (y - b)2 = R Elevando ao quadrado os dois membros, a expresso obtida a equao da circunferncia de centro (a, b) e raio R.

Portanto, (x - a) + (y - b) = r a equao reduzida da circunferncia e permite determinar os elementos essenciais para a construo da circunferncia: as coordenadas do centro e o raio. Observao: Quando o centro da circunferncia estiver na origem (C(0,0)), a equao da circunferncia ser x + y = r . Exemplo: Seja uma circunferncia cuja equao : (x - 2) + (y - 3) = 100 Verificar se a circunferncia passa pela origem ,quais as coordenadas do centro e quanto vale o raio: Pela expresso temos que: R = 10 e C(2,3) Fazendo x=0 e y=0, temos que: (-2) + (-3) = 13 Como 13 diferente de 100, logo a circunferncia no passa pela origem.

Equao geral da circunferncia


Desenvolvendo a equao reduzida, obtemos a equao geral da circunferncia:

Como exemplo, vamos determinar a equao geral da circunferncia de centro C(2, -3) e raio r = 4. A equao reduzida da circunferncia : (x - 2) +(y + 3) = 16 Desenvolvendo os quadrados dos binmios, temos:

Determinao do centro e do raio da circunferncia, dada a equao geral

Dada a equao geral de uma circunferncia, utilizamos o processo de fatorao de trinmio quadrado perfeito para transform-la na equao reduzida e , assim, determinamos o centro e o raio da circunferncia. Para tanto, a equao geral deve obedecer a duas condies: * os coeficientes dos termos x e y devem ser iguais a 1; * no deve existir o termo xy. Ento, vamos determinar o centro e o raio da circunferncia cuja equao geral x + y - 6x + 2y - 6 = 0. Observando a equao, vemos que ela obedece s duas condies. Assim: * 1 passo: agrupamos os termos em x e os termos em y e isolamos o termo independente x - 6x + _ + y + 2y + _ = 6 * 2 passo: determinamos os termos que completam os quadrados perfeitos nas variveis x e y, somando a ambos os membros as parcelas correspondentes

* 3 passo: fatoramos os trinmios quadrados perfeitos (x - 3) + (y + 1) = 16 * 4 passo: obtida a equao reduzida, determinamos o centro e o raio

Posio de um ponto em relao a uma circunferncia


Em relao circunferncia de equao (x - a) + (y - b) = r, o ponto P(m, n) pode ocupar as seguintes posies: a) P exterior circunferncia

b) P pertence circunferncia

c) P interior circunferncia

Assim, para determinar a posio de um ponto P(m, n) em relao a uma circunferncia, basta substituir as coordenadas de P na expresso (x - a) + (y - b) r: * se (m - a) + (n - b) - r > 0, ento P exterior circunferncia; * se (m - a) + (n - b) - r = 0, ento P pertence circunferncia; * se (m - a) + (n - b) - r < 0, ento P interior circunferncia.

Posio de uma reta em relao a uma circunferncia

Dadas uma reta s: Ax + Bx + C = 0 e uma circunferncia de equao (x - a) + (y - b) = r, vamos examinar as posies relativas entre s e :

Tambm podemos determinar a posio de uma reta em relao a uma circunferncia calculando a distncia da reta ao centro da circunferncia. Assim, dadas a reta s: Ax + By + C = 0 e a circunferncia : (x - a) + ( y - b ) = r, temos:

Assim:

Condies de tangncia entre reta e circunferncia


Dados uma circunferncia e um ponto P(x, y) do plano, temos: a) se P pertence circunferncia, ento existe uma nica reta tangente circunferncia por P

b) se P exterior circunferncia, ento existem duas retas tangentes a ela por P

c) se P interior circunferncia, ento no existe reta tangente circunferncia passando pelo ponto P.

Posies Relativas entre Ponto e Circunferncia

* Externo: d>r; d-r>0

* Interno: d<r d-r<0

* Pertence Circunferncia: d=r d-r=0

Posies Relativas entre Reta e Circunferncia


* Tangente:

A reta tem um s ponto A comum com a circunferncia, e os outros pontos da reta so exteriores circunferncia. A tangente a um crculo, num ponto, a perpendicular ao raio que tem extremidade nesse ponto. d=r * Secante:

A reta tem dois pontos distintos A e B comuns com a circunferncia.

d< r * Externo:

A reta no tem ponto comum com a circunferncia. Todos os pontos da reta so exteriores circunferncia d>r

Posies Relativas entre duas Circunferncias


Obs: (d = distncia entre os Centros) 1 - No se interceptam: * Externamente: A duas circunferncias no tm ponto em comum.

d > r1 + r2 * Internamente: As duas circunferncias no tm pontos em comum e os pontos de uma delas so interiores outra.

d < |r1 - r2| 2 - So Tangentes: * Externamente: As duas circunferncias tm um nico ponto em comum e os demais pontos de uma delas so exteriores outra. O ponto comum o ponto de tangncia.

d = r1 + r2 * Internamente:

As duas circunferncias tm um nico ponto em comum e os demais pontos de uma delas so interiores outra. O ponto comum o ponto da tangncia.

d = |r1 - r2| 3 - So Secantes: As duas circunferncias tm dois pontos distintos em comum. So denominadas circunferncias SECANTES.

|r1 - r2| < d < r1 + r2 4 - Caso particular: Concntricas: As duas circunferncias so interiores e os centros das duas so coincidentes.

d=0

Concluso
Nosso trabalho consiste em falar sobre circunferncia. Nesta ao, conseguimos compreender o que circunferncia; o lugar geomtrico de todos os pontos de um plano que esto localizados a uma mesma distncia r de um ponto fixo denominado o centro da circunferncia.

Anda mungkin juga menyukai