Anda di halaman 1dari 13

Tpicos da Matriz do conhecimento PAS 2.

(Aprofundar-se nos tpicos presentes aqui) Objetivo de conhecimento 1 - O ser humano como ser que pergunta e quer saber. - Conhecimento: Modos de conhecer algo. Conhecimento vindo dos sentidos (conhecimento sensvel) Conhecimento a partir da inteligncia ou da alma (conhecimento inteligvel) Distino entre corpo e alma. Corpo = aprisiona a alma, conhecimento falso. Alma = fonte da verdade. Quais conhecimentos desprezam o conhecimento sensvel? Conhecimento metafsico. *Qual a crtica que esse conhecimento sofre nas Obras Ensaio sobre o Entendimento humano e Cndido, de John Locke e Voltaire, respectivamente? -Questes teolgicas e religiosas orientadas por corpo e alma (imortal que anseia por Deus) presente no tema da Cantata 140. - O que saber? Como pensar com mtodo? Em os miserveis: onde a possvel verdade angustia o Jean Valjean? A msica I Dreamed a dream (Susan Boyle), onde a personagem Fantine expressa sua angstia pessoas e ingenuidade do limite da verdade e da justia. - Limites do conhecimento apresentados por: Bento Santiago e Capitu. Otelo e Iago, que deixaram-se dominar por suas fraquezas. Analogia com o atual, onde esto os Otelos e Iagos? E as vtimas de calnias como Desdmona? -Relaes de amor, traio, honra... Temas abordados de forma irnica no samba subida do morro, Voc no soube me amar, Quereres e Billie Jean. - Referente s angustias de todos os personagens citados nas obras acima, at que ponto essas angustias desses personagens se referem sua individualidade? -Relaes entre conhecimento e poder; -Verdade: O que uma verdade cientifica? Como a cincia produzida e difundida? O que a distingue? Ela mesmo neutra e objetiva? Qual o sentido e o uso do conhecimento no cotidiano? (Usar para incrementar essas respostas a obra Candido de Voltaire); -Limites entre fico e realidade foram questionados no teatro do final do sculo XIX e inicio do XX. Que formas teatrais so essas? -Distores na difuso cientfica. Concepo da cincia como saber privilegiado. Viso da cincia como construo sem relao com a histria. Viso da cincia moderna como construo de saberes tecnolgicos.

Essas vises e concepes analisadas pela obra Ensaio sobre o Entendimento Humano e a crtica que essa obra faz ao Inatismo Cartesiano. -A conscincia do todo a conscincia de suas partes: Viso geogrfica: a concepo do mundo pode ser resumida na idia de que o espao global estruturado realiza-se em cada uma de suas partes. -Ocorre um erro terico e filosfico ao afirmar que: Homem o oposto da natureza; -Seres humanos fazem parte do mundo natural: Biosfera. A histria do homem a historia da transformao permanente da natureza, em sociedade por meio do trabalho. Sociedade e Trabalho (tudo relacionado a essa relao); - O ser social: Transforma o substrato natural em meio tcnico, tecnocientifico e informacional. Analisar esse conceito da perspectiva das obras Almanaque Socioambiental e Msicas: Fado tropical e Matana -Contraste da cincia com: Mito; Arte; Tcnica; Filosofia e Religio. -Diferenas: Racionalidade e bom senso; (Dialtica) Razoabilidade e Senso comum; Ser e o no-ser; (Parmnides e Grgias) Diferenas estas ligadas as pinturas: De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?; Redeno de Cam.; Metamorfose Cultural; Ausncia e a escultura: Ave Maria. -Anlise do teatro Medieval Religioso e do Elisabetano (Onde a obra Otelo est inserido) O Contraste desses dois movimentos. (Teocentrismo e Antropocentrismo) -Anlise da Parede de Memria; Adereos Cerimoniais; Missamvel. Necessidade de fazer uso de outras capacidades humanas para atingir o que a cincia no atinge. -Pertence ao senso comum acreditar que o talento inato ou obra divina: Comdia Delarte: *Fruto de expresso popular; *Expresso corporal; *Elementos Circenses; *Uso de mascaras; *Falas improvisadas; *no exigia conhecimento acadmico; - Processos de produo e divulgao. Novas tecnologias de informao; Divulgao antes do rdio, cinema, TV e internet? Papel da mdia na divulgao e disseminao das produes? (Persuaso) Contribuies e problemas; A internet e a produo independente.

-A Arte: Que tipo de saber esse? Terico ou prtico? Relaes com: Filosofia, moral, poltica, cincia, tecnologia, folclore, mito, religio e f. Essas relaes baseadas nas obras: O xtase de santa Teresa; O torso de Adele; Complexo arquitetnico de Bom Jesus de Matozinhos; Os Profetas, Os doze passos da paixo, Ausencia, A Liberdade guiando o Povo, O quarto estado, Naufragio, O Semeador, Uma tarde na Grande Jatte, Sagrao de D. Pedro, Ex-votos, Desastres de Guerra. -Esttica: Da fotografia como registro de imagens e fatos histricos. Tem conseqncias no desenvolvimento da linguagem visual como nos mostram: * Valentina; Sarah Bernhardt; Intuies Atlticas; Nas Serigrafias dobre fotografia (Ple e Michael Jackson); A Bailarina de 14 anos; Um bar no Folies- Bergre, O quarto; Ensaio de Bal; O ngelus; Esttica das formas teatrais: *Medieval Religioso; *Jesuitico no Brasil; * Comedia Del Arte; * Elisabetano; -Formao da identidade Brasileira: Concepes do mundo, de ser humano e de conhecimento sobre as culturas indgenas, ibrica e africana. -Como a f protestante influenciou os compositores como Mozart, Jos Mauricio Nunes Garcia e Bach? -Relao entre a f crist e a msica. Missa de Rquiem; CPM 185; Cantata 140; * Como so ouvidas e cantadas? -F e msica: Comdia Delarte; Mamulengo; Bumba-meu- boi; -Destruio do ambiente: Almanaque; Escultura: Flor do Mangue; Eldorado; Msica: Matana. -Conceitos-chaves: Senso comum, teoria, prtica, razo, razoabilidade, empiria, sentidos, verdade, certeza, mtodo, argumentao, falcias, sofismas, mitos, estticas, epistemologia;

Objeto de conhecimento 2 - Individuo, cultura e mudana social. - Relao da construo da identidade do indivduo com a sociedade que o cerca. Grandes e pequenas mudanas na sociedade, como ocorrem? *O Cndido e En. Sobre o Entedimento Humano. quando comea a viver a realidade, no pode comear a pensar em mudanas sociais, culturais e individuais?

Os miserveis: S eles podem modificar a situao deles. Dreamed a Dream: o Sentimento de Fantine que no consegue transformar sua condio social. -Mudanas e Permanncias: Os miserveis comparado aos filmes: Quem so eles? (Indios no Brasil.); Quanto vale ou por quilo?; Invasores ou excludos; -Impactos de: Declarao dos direitos do homem e cidado na vida dos Sans-Culottes. Constituio Federal, Cap II, Direitos Sociais Fundamentais. Artigo do 6 ao 11 na vida das minorias do Brasil. Otelo: Discriminao cultural, racial e religiosa. -Teatro pico de Brecht: Peas como experimentos, intuito didtico, necessidade de mudanas. -A estrutura brasileira possibilita mobilidade vertical ou interclasses? Como ocorre a mobilidade horizontal? - Relao entre Mobilidade Social: Gnero, Escolaridade, Etnia, Dinmicas demogrficas e msica. *Msica: Foi assim com o Padre Jos Mauricio Nunes Garcia (Mozart Mulato Brasileiro); Susan Boyle; Michael Jackson. -Letras com criticas aos valores sociais: Carnaval dos animais e Adereos Cerimoniais. (Uma sociedade em formao) Fado tropical. -ndices: Coeficientes de GINI e IDH; -Quais fatores Macrossociais que tornam um pas desigual? - Desigualdades brasileira: Enfoque Dialtico, Funcionalista e compreensivo. -Autonomia pessoas e coletiva: Iluminismo e representaes do si e do outro (pintura da poca, fotografia e etc) nas pinturas: Nu Feminino Deitado, Retrato do Negro, Valentina, O torso de Adele; -Revoluo Francesa: Produo cientica do Barroco em desuso. - As orquestras tornam-se maiores: No sculo XX, os instrumentos da Orquestra Classica como os de corda dialogam com os eletro-eletronicos. Exemplo: Msica: Kaiowas. - Pinturas Realistas: Mais expressivas e simblicas e menos formais. - Matriz quadradas de 2 e 3 ordem, associadas aos seus determinantes.

-Construo de um acorde. -Mudanas sociais provocadas pela revoluo industrial: Contribuio para o movimento de artes e ofcios baseado em Willian Morris. *Objetos industrializados no estilo Art Nouveau. -Transformaes literrias nos sculos XVIII, XIX, XX. Entendimento disto como manifestao dentro do contexto cultural da poca. -Dom Casmurro: Sociedade que vive de aparncias. -Critica dos costumes e valores da sociedade: Subida do morro, Fado tropical, Rock das Cachorras, Voc no soube me amar. -Diversidade cultural: Foco no Brasil. -Mundo Globalizado: Constantes mudanas sociais, Econmicas, polticas e ambientais. Temtica ambiental leva a relacionar o consumismo com as mudanas culturais via processo de massificao, com conseqncias socioambientais. *Discutir: Modelo de desenvolvimento. Padro de consumo Distribuio Desigual de riquezas. Padro tecnolgico da sociedade. - Temtica ambiental: Flor do Mangue; Eldorado de Nelson Screnci Matana -Conceitos chaves: Individuo, mudana social e cultura.

Objeto de conhecimento 3 - Tipos e Gneros. - Os miserveis: Sociedade europia do sculo XIX *Acontece com uma mulher (Fantine) = condenada pela maternidade fora do casamento, prostituio para criar a filha. (Fazer uma analogia a sociedade atual) -Grupos Sociais: Quem so eles? (Indios do Brasil) Quanto vale ou por quilo? Invasores ou excludos * Relacionar com Declarao dos direitos do homem e artigos 6 a 11 da constituio.

-Direito dos ndios a terra e a preservao de sua cultura tema da musica Kaiowas.

-Gneros: Narrativos, Descritivos, Injuntivo, Dissertativos (Expositivos e argumentativo) -Citaes de outras obras musicais em o Carnaval dos animais = Parodia musical. -Diferenas entre o teatro dramtico e teatro pico. -Linguagem representativa de Lewis. Modelos de interao entre as partculas. -Determinantes das matrizes dos tipos 2x2 e 3x3. Noo de Matriz Significado de uma representao matricial.

Objeto de Conhecimento 4 Estruturas: -Para John Locke, como se pode conhecer uma estrutura? qual foi seu papel para cincia e filosofia de sua poca? Qual o papel da investigao nas cincias? -Teoria de Repulso dos Pares de Eltrons da camada de Valencia. -Dom casmurro: Reflexes da arte de escrever durante a narrativa. -Relaes entre o empirismo de Locke e a duvida machadiana. -Estudo do modelo mecnico de um solido cristalino: Termodinamica; Dilatao de um slido Mudanas de estado Calor. -Otelo: Estrutura elisabetana: Apresentao dos personagens Desenvolvimento da trama, climas, desfecho. -Um musical tem estrutura semelhante a uma pea? em que parte do musical Les Miserables apresentada a cano: I dreamed a Dream? Em que parte da pea Calabar escutamos a musica: Fado tropical? -Oraes subordinadas e coordenadas. -Os miserveis: Conflitos entre classes sociais no perodo de formao do capitalismo. E o Brasil na poca de formao do capitalismo? -Impossibilidades de mudanas sociais: Quem so eles? Quanto vale ou por quilo? Invasores ou excludos.

-Estudo da geometria. Cones, cilindros e esferas. -Inscrio e circunscrio de uma dessas estruturas em outras. Estrutura polidrica.

Objeto de conhecimento 5 - Energia e oscilaes. -A energia pode ser criada? -Princpios termodinmicos: Escalas Comportamento dos gases. Comportamento anmalo da gua. Questes de alcance socioespacial. Compreenso do efeito estufa. Inverso trmica. -Crescimento urbano e Urbanizao: diferenas e o que cada um. -A revoluo industrial estimulou busca de matria-prima e energia. Carvo, eletricidade, Petrleo. *Em os miserveis, o petrleo provoca resultados contraditrios e desiguais. Surgem novas manifestaes artsticas. Utilizao da energia eltrica muda a criao dos espetculos. -Escolhas a respeito de sustentabilidade so abordadas no almanaque. Implicaes da potencializao do uso da energia a partir do carvo. -Papel da Petrobrs no contexto nacional e internacional e o uso de fontes alternativas. -Questes sobre impactos ambientais. Quem so eles? Quanto vale ou por quilo? Invasores ou excludos. - Funes trigonomtricas -Fenmenos Oscilatrios; -Conceitos de: Conveco, conduo, Irradiao, Ressonncia; -Energia Nuclear: Fenmenos Radioativos; Espectro de Luz. - Desenvolvimento da fotografia: -Luz representada: No modelo ondulatrio eletromagntico; No som pelas ondas mecnicas;

-Ondas Eletromagnticas:

Objeto de conhecimento 6 Ambiente e Vida: -Biodiversidade: Processo evolutivo. Dominios e reinos. -Fisiologia comparada e s quando realmente necessrio tratar dos tecidos e da morfologia. Homeostase como tendncia que os seres apresentam para manter estvel o ambiente corporal. -Vrus: Dependem de uma clula para se reproduzir. Porque no so seres vivos? -Fisiologia evolutiva: Percepo do som para sobreviver. *Som: Explorao do Eco, Dos sonares, e do efeito Doppler. -Diferenas entre ametropias e patologias da viso: -Vegetais: Ao de fitormnios. Forma de como absorve e transfere substancias ao longo do seu organismo. -Diversidade entre os prprios seres humanos. -Ambientao teatral. Otelo: Propicia analise da relao entre meio e personagens. Objeto de conhecimento 7 A formao do mundo ocidental contemporneo. - O estado do cidado no Brasil no sculo XIX. -Diferena entre o Brasil no sculo XIX e as demais naes americanas. -Participao de negros e no negros em movimentos abolicionistas na economia, na poltica, na religio e na arte. -Momento de crise do sistema colonial. -Consolidao do Capitalismo: Os 12 passos da Paixo; Nu feminino deitado; Retrato de Negro; O Jantar; Parede da memria; Eldorado; Metamorfose Cultural. -Em Os miserveis: Disputas entre o proletariado e a burguesia; -Iluminismo: Reflexos na Amrica Latina, enfase no Brasil. -Empirismo na ciencia emergente do seculo XIX.

Exemplo na obra Os miseraveis; -Problemas sociais contemporneos nos vdeos: Quem so eles? Quanto vale ou por quilo? Invasores ou Excludos. - Arrufos (Pintura de Belmiro de Almeida): Referencia a costumes vigentes no sculo XIX; -Dom Casmurro: Caracteristicas de uma sociedade Burguesa; -Processo de independencia brasileira; -Caracteristica do Regime Monrquico; -Relaes de poder central com as regies e provncias, e a definio das fronteiras de Estado; -Movimento e contestao ao regime do sculo XIX; Charges e tiras cmicas do perodo pr-republicano. -Papel de individuo rebeldes contra a ordem escravocrata. Negros, ex-escravos, grupo solidrios causa abolicionista. -No cenrio internacional: As contradies entre centrais e perifricas; A situalai da Europa e da Amrica da segunda metade do sculo XIX; A Revoluo Industrial; As transformaes no processo produtivo europeu financeiro e comercial. *Desdobradas para a frica e sia na conjuntura do capitalismo mundial, na fase Imperialista. -A msica nos sculos XX e XXI recebe grande influncias de cultura e estilos como ocorre com os ritmos latinos e regionais fado (Fado tropical), Milongas (Milongas para os misses), Chamam (Para ti ponta Por), Baio (Feira de Mangaio e Forr Classudo) e o samba (Disseram que voltei americanizada) e suas variaes (Na subida do morro). Objetivo de Conhecimento 8 Nmero, Grandezas e Forma; - Para Descartes e seus seguidores, Leibniz. A exatido da matemtica. -John Locke: A matemtica tem status especial, uma ciencia j que suas concluses podem ser demonstravis somente pelo uso da mente. -Voltaire: Crtica a Leibniz. Se distancia das esplicaes metafsicas. -Evoluo do modelo atomico.

Gregos -> Dalton -> Thomson -> Rutherford/ Bohr -Modelos de interaes e Ligaes: Moleculares, Mtalicos ou Ionicos. - Representao matricial -Classificao dos sistemas lineares Conceitos de dependencia e independencia linear das equaes; -Comportamento exponencial ou logaritmico; Relao entre funo exponencial e progresses geometricas. -Trigonometria de um triangulo qualquer; Uso de Funes Trigonomtricas em fenomenos peridicos. -Geometria dos corpos curvos (cilindros, cones e esferas); Figuras planas; Conveitos das cnicas; Princpio de Cavalieri; - Qual a ideia de pictrio? -Definir texturas musicais: mondicas, homofnicas e polifnicas. -Formas poeticas do sculo XIX; Dialogos que a literatura trava consigo mesma, provocando rupturas, transformando-se; Objeto de conhecimento 9 A construo do Espao. -Como se construiu a noo de espao da sociedade brasileira? -Casa grande x Senzala, Essa relao ainda permanece hoje em dia? - Valorizao economica e a organizao territorial e espacial ocorreram a partir de um projeto colonizador? -Como se deu o processo da transposio da sociedade agraria para a urbano-industrial? Realao entre a questo agraria e o processo da construo do espao brasileiro. *contradies entre a dimenso do territorio, as condies de produo, e os sistemas de acesso a terras. *Antidemocrticos. -Conhecimento da implantao do projeto colonial portugus. Na msica Fado tropical. -No s influencias europeias, mas tambm indigenas (msica Kaiowas) e negras. Msica Kaiowas: Aculturao gradativa e os conflitos sociais com o homem ocidental. -Espao Geografico indigena:

Relao entre a integridade fsica e cultural dos povos indigenas e a preservao do meio natural. Relao entre as atividades mineradoras, agricolas, madeireiras, a construo de hidreletricas e os conflitos sociais gerados na area indgena. -Quilombos e comunidades quilombolas. Relao entre eles e as favelas de hoje em dia. -Quem so eles? (Indios do Brasil): mostra diferentes versoes sobre povos indigenas no Brasil; -Quanto vale ou por quilo?: Analogia entre o antigo comrcio de escravos no Brasil e a atual explorao da pobreza urbana pelo marketing social e solidariedade de fachada. - Favelas Brasileiras: Manifestaes musicais da cultura negra brasileira como samba. Na subida do morro -> Retrata o espao social da favela, sua etica e valores. -Relao Colonia e metropole. Atender aos interesses externos. Resultando uma fragmenteo da formao socioeconomica do pas. -De que forma os diversos aspectos geograficos foram condicionados pelo processos histricos? -Diversidade Musical: Sanfoneiros. -Dom Casmurro: Cotidiano do Brasil Imprio. Desigualdades e relaes escravistas de trabalho. Influencia cultural europeia na sociedade brasileira. -Os miseraveis: Comparao Brasil e Europa: *Brasil: Tecnicamente atrasado, economia agro=exportadora e sob poder de uma aristocracia rural e excravagista. *Europa: Segunda revoluo industrial, Capitalismo, Monopolista, Novas tecnologias e fontes energeticas. -Relao entre o processo de emigrao europeia e a construo do espao brasileiro. -Propagao de ondas: Comunicao em massa. -Desenvolvimento capitalista nos paises centrais = redefinio da funo dos espaos geogrficos no territorio nacional. Interesse da burguesia internacional que os paises perifericos permanecessem fornecedores de materia-prima. -Europa: Introduo de relaes assalariadas com os paises perifericos. -Economia cafeeira: Principal fonte de divisas e responsavel pela organizao socio-economica.

-Crise de 1929: Cafeicultura dividida em outras atividades. Industria se desenvolve mais. -Integrao economica do territorio (centro-sul); Capitais nacionais, estatais e transnacionais. -Sistema de transporte na integrao nacional e no mercado interno: Politica economica: *No atende as prioridades socioambientais. *Gera desenvolvimento desigual (Almanaque); -Reflexo sobre vunerabilidade urbana. -Contramovimentos que defendem a sustentabilidade. -Condies de trabalhadores contemporaneos. -Latinfundio com a produo para o externo, BRASIL. Relao entre a influencia climatica e a agricultura na produo nacional e de forma global. *Fenomenos meteorologicos naturais. - Neoliberalismo e Globalizao; Consequencia no Brasil. -DF planejado, mas sofre o mesmo processo de segregao socioespacial e de periferizao como no resto do Brasil. Invasores ou Excludos. -Politicas Territoriais direcionadas amazonia. -Concentrao Fundiaria e Migrao interna. -Ocupao do solo urbano em Brasilia; Atrao populacional. -Reestruturao dos sistemas no Brasil. Novas formas de integrao no continente. Objeto de Conhecimento 10 Materiais. -Particulas interagindo para formar materiais; Organicos e inorganicos (diferenciar) -Big Bang -> Evoluo da matrias -> Hoje. (Nada criado, nem destrudo.) -Filsofos gregos pr-socraticos: Atomos; Na poca isso no foi aceito; foi aceito que tudo derivava da agua, ar, terra, e fogo. Filsofos platonicos: Mundo sensvel e mundo das ideias, este inacessivel de imediato ao pensamento. -Ensaio sobre o entendimento Humano: Rompe com as perspectivas platnicas e cartesianas. Somente a ciencias capaz de produzir conhecimento a respeito da matria.

Deve-se resultar de observaes e experimentaes. - Impossibilidade de certeza, mutabilidade dos conceitos e prazo limitado das teorias. -Estudo da tabela periodica (Mendeleiev e Moseley.) -Relao intrnseca entre energia e matria. (Compreenso das diferentes propriedades da Matria.) -Diferena entre calor e temperatura, Teoria do Octeto (suas limitaes); Representao de Lewis e Dilatao termica; -Substancias organicas a partir de inorganicas. Inorgnicos: cidos, Basese, Sais, xidos; Conceito de Arrhenius. -Postulados de Kekul: atomo de carbono. Estudo das substancias organicas, principlamente dos grupos funcionais hidrocarboneto e alcool. -No sculo XIX, condies de trabalho dos operarios nas minas de carvo (fonte de energia da revoluo Industrial). -Estudos relacionados s mquinas trmicas, s transformes e ciclos. Emprego dos motores a combusto pela industria automobilistica. Contribuio para aumentar as desigualdades do ponto de vista sociologico. (Os miseraveis); -Fotografia -Som: Variaes de dinamicas e diverdidade de timbres.

Anda mungkin juga menyukai