Anda di halaman 1dari 14

GRANDE SO PAULO

1
Manual do Candidato
2

Disposies Gerais
A Universidade Paulista UNIP est realizando o Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre em fases independentes, a partir do ms de setembro, prolongando-se pelos meses subsequentes. Em cada ms, ou seja, em cada fase, independentemente do nmero de provas nele(a) realizadas, sero disponibilizados 25% das vagas, mais as vagas remanescentes das fases anteriores. O candidato aprovado em uma das provas est desobrigado de realizar as provas subsequentes. Conforme edital, em cada fase, a partir da 2., ser classicado no curso o candidato que obtiver nota igual ou superior nota mnima exigida para a classicao no mesmo curso nas fases anteriores, resguardando-se sempre o nmero de vagas oferecidas. O candidato poder optar por Prova Tradicional ou por Agendamento. Observaes 1.) Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de prova com antecedncia mnima de meia hora, pois no ser permitida a entrada de retardatrios. 2.) Podero inscrever-se para concorrer s vagas do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre candidatos que tenham concludo ou venham a concluir o ensino mdio at o ms de dezembro de 2011. Candidatos que conclurem o ensino mdio aps dezembro de 2011 sero considerados treineiros. 3.) Para participar de qualquer uma das provas, o candidato dever fazer sua inscrio e realizar a prova dentro dos prazos especicados. 4.) O candidato que se inscrever para uma prova e no comparecer estar automaticamente inscrito para uma prova seguinte, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horrio. 5.) O candidato no classicado em uma prova poder prestar uma prova seguinte, sem necessidade de nova inscrio, devendo fazer apenas a escolha da nova data e horrio. 6.) Em cada prova, sero aceitas novas inscries. 7.) O ingresso do candidato dar-se- por meio da classicao obtida na prova que realizar. 8.) O candidato classicado em uma prova no precisar realizar outra prova. Mas, uma vez classicado, se ainda quiser participar de outra prova (para tentar outro curso ou para concorrer a um novo curso introduzido nessa fase, por exemplo), dever fazer nova inscrio. 9.) Todos os candidatos, inclusive os que ainda cursam a ltima srie do ensino mdio, devem estar cientes de que, caso no consigam comprovar, at a poca da matrcula, a concluso do ensino mdio, por meio da apresentao dos documentos legalmente exigidos, ser feita uma matrcula condicional. Essa matrcula ser efetivada com a apresentao dos correspondentes comprovantes at o dia 10/2/2012, improrrogavelmente. Caso contrrio, a matrcula condicional poder ser anulada, sem direito a qualquer reclamao ou recurso. 10.) Ao nal das fases previstas, caso haja vagas remanescentes, ser dada continuidade ao Processo Seletivo.

1
Manual do Candidato

Disposies Gerais
No Processo Seletivo para preenchimento das vagas do 1. semestre de 2012, a UNIP oferece duas opes de prova: 1.) PROVA TRADICIONAL
Com data prexada e realizada segundo a sistemtica habitual. As inscries para a Prova Tradicional podem ser feitas at 24 horas antes da realizao da prova, pela Internet (www.unip.br) ou, pessoalmente, nos campi da UNIP, nos colgios e nos cursinhos autorizados ou em postos volantes. Datas e horrios de provas: 1. fase 10, 17 ou 24 de setembro de 2011, s 14 horas; 2. fase 1, 8, 15 ou 29 de outubro de 2011, s 14 horas; ou 20 de outubro de 2011, s 19h30; 3. fase 5, 12, 19 ou 26 de novembro de 2011, s 14 horas; 4. fase 3, 10 ou 17 de dezembro de 2011, s 14 horas; ou 22 ou 29 de dezembro de 2011, s 19h30; fases subsequentes a partir de 7 de janeiro de 2012, aos sbados, s 14 horas, nos campi da UNIP, conforme escolha do candidato. Caso haja necessidade, sero agendadas novas provas, durante a semana e/ou aos domingos, em datas e horrios a serem denidos, que sero divulgados pela Internet (www.unip.br) e/ou por outros meios de comunicao. Importante: o candidato aprovado em uma das provas est desobrigado de realizar as provas subsequentes. Local: indicado no comprovante de inscrio. O candidato dever comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedncia. Durao: mnima de uma hora e mxima de duas horas. Resultado: 48 horas aps a realizao da prova.

2.) PROVA POR AGENDAMENTO


realizada com a utilizao de computador, que apresenta provas diferentes para cada candidato. Essa prova aplicada nos laboratrios de informtica da UNIP, sempre antes da Prova Tradicional da fase correspondente, em dia e horrio agendados pelo candidato. As inscries para a Prova por Agendamento podem ser feitas at 24 horas antes da realizao da prova, pela Internet (www.unip.br), por telefone (0800 010 9000) ou, pessoalmente, nos campi da UNIP. Datas e horrios de provas: a partir de 5 de setembro de 2011, de 2. a 6.-feira, das 9 s 20 horas, e sbado, das 9 s 11 horas. Local: no campus da UNIP escolhido pelo candidato, com agendamento prvio. O candidato dever comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedncia. Durao: mnima de uma hora e mxima de duas horas. Resultado: 48 horas aps a realizao da Prova Tradicional da fase correspondente ou da Prova por Agendamento.

O candidato deve optar por um dos dois tipos de prova. ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio)
O candidato que realizou o ENEM em um dos trs anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do Processo Seletivo 2012- 1. Semestre para ingressar na UNIP. Nesse caso, basta fazer a inscrio em um campus da UNIP e entregar uma cpia autenticada do Boletim Individual de Notas do ENEM at 48 horas antes da Prova Tradicional. Nessas condies, ele estar concorrendo a 10% do total de vagas do 1. semestre de 2012. A nota obtida no ENEM ser padronizada com as notas da prova do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre da UNIP. O candidato que apresentar nota de redao menor que 30 (trinta), numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), dever, obrigatoriamente, realizar a Prova Tradicional ou por Agendamento, pois, nesse caso, suas notas do ENEM no sero aproveitadas. 3

2
Manual do Candidato
4

Condies e Procedimentos
OPES DE CURSO, TURNO E CAMPUS
Todo candidato poder inscrever-se em trs opes. Cada opo representa uma regio, um campus, um curso e o turno de funcionamento desse curso. As opes so independentes e o candidato dever preencher cada uma separadamente. Para fazer a 1. opo, o candidato dever, primeiramente, escolher em que regio vai estudar: Grande So Paulo, Interior e Litoral do Estado de So Paulo, Distrito Federal, Goinia ou Manaus. Escolhida a regio, a escolha de campus car restrita ao(s) campus(i) daquela regio. A seguir, o candidato poder continuar sua inscrio pela escolha do curso ou do campus. Se escolher o curso em primeiro lugar, a tela ir mostrar-lhe os campi em que o curso (e turno) escolhido(s) (so) oferecido(s). O candidato dever escolher o campus (e turno) de sua preferncia. Se escolher o campus em primeiro lugar, a tela ir mostrar-lhe os cursos (com os respectivos turnos) oferecidos nesse campus. O candidato dever escolher o curso (e turno) de sua preferncia. Para fazer a 2. e 3. opes, basta repetir a sequncia anterior.

INSCRIO
A inscrio, tanto para a Prova Tradicional como para a Prova por Agendamento, poder ser feita pela Internet ou presencialmente, a partir de 1. de setembro de 2011. Para realiz-la pela Internet, o candidato dever: a) acessar o site www.unip.br; b) no item Vestibular, clicar em Inscries Abertas; Uma nova pgina ser exibida, onde poder ver os cursos da UNIP, consultar o Manual do Candidato e vericar em que campus e turno cada curso ser oferecido ou os cursos (e turnos) oferecidos em cada campus. c) clicar na caixa Inscreva-se!; d) digitar o seu CPF; Uma nova pgina ser exibida, onde dever: e) preencher todos os campos do formulrio; f) fazer a opo pelo tipo de prova: Tradicional ou por Agendamento. Se optar por Prova Tradicional, escolher a data da prova; ler o requerimento de inscrio e concordar com ele; preencher as opes e as preferncias, clicando no cone e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; escolher o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrio e clicar em Conrmar; clicar em Comprovante de Inscrio para obter o referido comprovante, o qual dever ser apresentado no local e horrio da prova. Se optar por Prova por Agendamento, ler o requerimento de inscrio e concordar com ele; preencher as opes e as preferncias, clicando no cone e escolhendo o curso, o turno e o campus; clicar em Enviar; selecionar a data da prova e, em seguida, o horrio e o local (campus) em que deseja fazer a prova; clicar novamente em Enviar; conferir os dados de sua inscrio e clicar em Conrmar; clicar em Comprovante de Inscrio para obter o referido comprovante, o qual dever ser apresentado no local e horrio agendados para a realizao da prova. Obs.: No sero considerados aptos a realizar as provas os candidatos que estiverem, eventualmente, impossibilitados de comparecer ao local determinado para sua realizao, salvo mediante deciso da Comisso Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular.

2
Manual do Candidato

Condies e Procedimentos
O ato de inscrio implica, por parte do candidato, o reconhecimento e a aceitao de todas as condies previstas neste Manual, nos Editais do Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre e nos Regulamentos da UNIP, tanto para efeitos contratuais quanto para efeitos legais. As inscries devem atender s instrues contidas no Manual do Candidato. Questionrio: todo candidato dever responder a um questionrio que ser apresentado por ocasio da inscrio. Taxa de inscrio: a taxa de inscrio de R$ 40,00 (quarenta reais). Iseno da taxa de inscrio: o candidato poder isentar-se dessa taxa fazendo a inscrio pela Internet ou solicitando a iseno quando a zer pessoalmente. Casos especiais: candidato portador de necessidades especiais (visuais, auditivas ou motoras) dever inscrever-se at uma semana antes do encerramento das inscries para a prova de que vai participar, informando, no posto de inscrio, em formulrio especco, do que necessita para realizar a prova.

COMPOSIO DAS PROVAS


Tanto a Prova Tradicional como a Prova por Agendamento sero constitudas de uma redao em Lngua Portuguesa e de 25 (vinte e cinco) questes multidisciplinares, versando sobre os programas de Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira (Ingls), Histria, Geograa, Matemtica, Fsica, Qumica e Biologia, do Ensino Mdio. Nessas provas, cada questo possui peso 4 (quatro); portanto, as questes todas possuem valor 100 (cem) e a redao, valor 40 (quarenta), totalizando 140 (cento e quarenta) pontos. Obs.: Durante o perodo de realizao do Processo Seletivo, independentemente da fase realizada, a durao e/ou a composio das provas podero ser alteradas, ao critrio da Comisso Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular.

CLASSIFICAO/DESCLASSIFICAO
Classicao: A classicao dos candidatos dar-se- respeitando-se a 1. opo e, depois, as opes seguintes, pela ordem decrescente da mdia ponderada obtida nas provas, at o limite das vagas oferecidas para o curso, turno e/ou campus. Em caso de empate, ser classicado o candidato que obtiver maior nota na redao. Persistindo o empate, ser classicado o candidato mais velho. Todas as convocaes de aprovados levaro em conta o nmero de vagas remanescentes para o curso, turno e/ou campus. Desclassicao: a redao obrigatria e consta tanto da Prova Tradicional como da Prova por Agendamento. Ser desclassicado o candidato que obtiver nota de redao menor que 3 (trs), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), independentemente de sua mdia. Tambm ser desclassicado aquele que usar de meios fraudulentos ou cometer atos de indisciplina durante a realizao da prova. No sero concedidas vistas ou revises das provas em hiptese alguma.

RESULTADO
A lista ocial dos classicados ser publicada nas Secretarias dos campi da UNIP, por meio de edital de convocao, e na Internet (www.unip.br). A UNIP no se responsabilizar pela publicao da lista de aprovados nos rgos de comunicao. A UNIP poder comunicar a classicao do candidato por meio de telegrama, ou aerograma, ou e-mail, ou mensagem via celular. Na hiptese de as vagas no serem preenchidas em primeira chamada, sero efetuadas novas convocaes, observando-se a opo e a ordem de classicao dos candidatos. O candidato poder ser convocado para o curso de 2. ou 3. opo. Nesse caso, ele dever fazer sua matrcula, pois continuar concorrendo para a 1. opo nas convocaes seguintes. Se, em nova convocao, for classicado para outro curso, o candidato poder fazer a troca de curso. Nesse caso, sero feitos os acertos correspondentes diferena de mensalidades.

2
Manual do Candidato
6

Condies e Procedimentos
Observaes 1 - Os cursos oferecidos so de regime semestral, com periodicidade anual, e as matrculas so realizadas por disciplinas, em blocos, conforme o Regimento da Instituio. As disciplinas semestrais podero ser agrupadas ou seriadas de formas diferentes nos perodos letivos que compem o curso e no sero obrigatoriamente oferecidas na mesma ordem. Inclusive, disciplinas podero ser cursadas concomitantemente por alunos que ingressaram na Universidade em diferentes pocas. 2 - Todos os cursos da UNIP so constitudos de atividades curriculares e extracurriculares. 3 - Se o nmero de alunos matriculados aps o trmino do Processo Seletivo no atingir 80% (oitenta por cento) do total de vagas oferecidas no curso em determinado campus, ou turno, a UNIP, ao seu critrio, poder cancelar o oferecimento dessa opo. Nesse caso, ser oferecida ao aluno pelo menos uma das seguintes opes: a) o mesmo curso no mesmo campus, em outro turno; b) o mesmo curso em outro campus, em turno disponvel; c) outro curso em campus e turno disponveis; d) devoluo da(s) quantia(s) paga(s), o que ser feito vinte dias aps o aluno requer-la na Secretaria. 4 - Se, no transcorrer do curso, a partir do 2. perodo, o nmero de alunos matriculados em determinado campus, perodo e turno no atingir 40 (quarenta), ao critrio da UNIP, os alunos podero ser transferidos para outro turno do mesmo campus ou para outro campus e turno disponveis. 5 - Para determinados cursos dos turnos da manh e da tarde, podero ser concedidos, ao critrio da UNIP, descontos extras, que vigoraro at o ms de dezembro do ano de ingresso do aluno. Os alunos que gozarem desse desconto extra podero, ao critrio da UNIP, ser transferidos, a partir do ano subsequente ao do ingresso, para o turno da noite, no campus em que est matriculado, ou para um turno disponvel em outro campus. 6 - Ao critrio da UNIP, parte da carga horria total do curso, at o limite permitido pela legislao vigente, poder ser ministrada pela modalidade de ensino a distncia. As disciplinas cursadas em regime de dependncia sero ministradas dessa forma. 7 - As aulas tericas e prticas, ao critrio da UNIP, podero ser concentradas de segunda a quinta-feira, reservandose, preferencialmente, a sexta-feira para atividades de autoaprendizagem, estudos supervisionados, atividades de biblioteca, projetos de iniciao cientca e extenso universitria, bem como outras atividades. 8 - Os cursos oferecidos podero ter aulas e outras atividades curriculares e extracurriculares, como, por exemplo, estgios, em turno diferente daquele em que o aluno est matriculado, inclusive aos sbados. 9 - Em razo da demanda social, a UNIP poder alterar e redistribuir as vagas entre os turnos e/ou cursos e/ou campi oferecidos, em ato aprovado pelos Colegiados Superiores, nos termos da legislao.

2
Manual do Candidato

Condies e Procedimentos
MATRCULA
A matrcula ser realizada pela Internet. Para isso, o candidato dever: a) acessar o site www.unip.br; b) no item Vestibular, clicar em Lista de Aprovados e informar o nmero do seu CPF ou o nmero de sua inscrio no Processo Seletivo 2012 - 1. Semestre. Aparecer o link Matrcula se o candidato foi aprovado; c) clicar no link Matrcula e preencher os dados solicitados; d) ao visualizar o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais, leia-o atentamente e clique em Aceito o Contrato; e) imprimir tanto o boleto para pagamento da primeira parcela da semestralidade quanto o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais; f) efetuar o pagamento do boleto na rede bancria at a data do vencimento. Decorridos dois dias teis do pagamento, comparecer, o mais breve possvel, antes de comear a frequentar as aulas, ao campus em que foi aprovado, para entregar o Requerimento de Matrcula e Contrato de Prestao de Servios Educacionais, devidamente assinado pelo aluno, e pelo pai (ou responsvel) se o aluno for menor de 21 anos, duas fotos 3x4 recentes e duas cpias autenticadas dos seguintes documentos: histrico escolar do ensino mdio ou equivalente; certicado de concluso do ensino mdio ou equivalente; certido de nascimento ou casamento; cdula de identidade; ttulo de eleitor; prova de quitao do servio militar; comprovante de residncia (conta de luz ou gua ou telefone etc.); Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) do aluno, e do pai (ou responsvel) se o aluno for menor de 21 anos. Prazo e local: as matrculas dos candidatos classicados e convocados sero feitas para o local de funcionamento dos cursos, no perodo de matrculas indicado no edital de convocao. O candidato convocado que no efetuar sua matrcula no prazo estipulado s poder matricular-se posteriormente ao critrio da UNIP e desde que haja vagas. Ao critrio dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovao da matrcula do aluno poder ser determinada para um turno e/ou campus diferente(s) daquele(s) frequentado(s) no semestre anterior. Nmero de alunos por turma: os candidatos classicados e matriculados sero divididos em grupos de 50 (cinquenta) alunos. Em aulas tericas e/ou expositivas, haver a juno de dois grupos ou mais. Em aulas de laboratrio, poder haver a subdiviso dos grupos. Incio das aulas: a data de incio das aulas ser comunicada por ocasio da matrcula. Os alunos matriculados para o 1. perodo semestral devero assistir s aulas nos locais especicados neste manual ou em outro local a ser indicado pela Universidade.

3
Manual do Candidato

Cursos Superiores Tradicionais


Cursos oferecidos Campi da Grande So Paulo
Durao EXATAS Arquitetura e Urbanismo Cincia da Computao Desenho Industrial Engenharia Aeronutica1 Engenharia Ambiental1 Engenharia Civil
1

Alphaville M T N M

Anchieta T N

Chcara Santo Antnio M T N

Cidade Universitria/ Marginal Pinheiros

Indianpolis M T N M

Marqus T N M

Norte T N M

Paraso/ Vergueiro T N M

Paulista T N M

Pinheiros T N M

Tatuap T N

5 anos 4 anos 3 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 5 anos 3 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 3 anos 3 ou 4 anos 3 ou 4 anos 3 ou 3,5 anos 4 anos 5 anos 4 anos 3 anos 3 anos e meio 3 anos 4 anos
3/4 1

Engenharia da Computao1 Engenharia de Controle e Automao (Mecatrnica)1 Engenharia de Produo Mecnica Engenharia Mecnica1 Matemtica (Licenciatura) Sistemas de Informao HUMANAS Administrao Cincias Contbeis Cincias Econmicas Comunicao Social (Jornalismo) Comunicao Social (Publicidade e Propaganda) Direito Hotelaria Letras (Licenciatura em Portugus/Espanhol ou Bacharelado em Traduo)2 Letras (Licenciatura em Portugus/Ingls ou Bacharelado em Traduo)2 Pedagogia Propaganda e Marketing Psicologia Relaes Internacionais Secretariado Executivo Bilngue Servio Social Turismo SADE Biomedicina4 Cincias Biolgicas (Licenciatura) Educao Fsica (Licenciatura)3/4 Educao Fsica (Graduao Plena) Enfermagem4 Farmcia4 Fisioterapia Nutrio4 Odontologia4
1, 2, 3 e 4 - consultar observaes na pgina 14.
4 3/4

Engenharia Eltrica (Eletrnica/Eletrotcnica)1

3 anos 4 anos 3 anos 4 anos 4 anos 4 anos 4 anos 5 anos 4 anos 4 anos D
Legenda: M - manh, T - tarde, N - noite, D - diurno.

Cincias Biolgicas (Bacharelado)3/4

Medicina Veterinria4

4
Manual do Candidato

Cursos Superiores de Menor Durao


Campi da Grande So Paulo
Alphaville Anchieta Chcara Santo Antnio M N
Cidade Universitria/ Marginal Pinheiros

Indianpolis

Marqus

Norte

Cursos oferecidos
Durao AMBIENTE E SADE Esttica e Cosmtica Gesto Ambiental Gesto Hospitalar Radiologia APOIO ESCOLAR Processos Escolares CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Automao Industrial5 GESTO E NEGCIOS Comrcio Exterior Gesto Comercial Gesto da Qualidade Gesto de Recursos Humanos Gesto Financeira Gesto Pblica Logstica Marketing Processos Gerenciais Secretariado HOSPITALIDADE E LAZER Gastronomia Gesto de Turismo Hotelaria INFORMAO E COMUNICAO Anlise e Desenvolvimento de Sistemas Banco de Dados Gesto da Tecnologia da Informao Jogos Digitais Redes de Computadores Segurana da Informao Sistemas para Internet PRODUO CULTURAL E DESIGN Design de Interiores Design de Moda Design de Produto Design Grco Fotograa Produo Audiovisual Produo Multimdia Produo Publicitria SEGURANA Gesto de Segurana Privada
5 e 6 - consultar observaes na pgina 14.

Paraso/ Vergueiro6 N M N

Paulista

Pinheiros

Tatuap

3 anos 2 anos 3 anos 3 anos 2 anos e meio 2 anos e meio 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos
Legenda: M - manh, N - noite.

10

11

5
Manual do Candidato

Vagas dos Cursos


Campus Alphaville Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 133 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Anchieta Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 80 de manh e 160 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Chcara Santo Antnio Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 320 de manh e 400 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230; Secretariado Executivo Bilngue 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Cidade Universitria/Marginal Pinheiros Administrao 230 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 160 por turno; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Indianpolis Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 80 de manh e 137 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Medicina Veterinria 115; Nutrio 115 por turno; Odontologia 115; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Marqus Administrao 575 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 320 de manh e 400 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno.

12

5
Manual do Candidato

Vagas dos Cursos


Campus Norte Administrao 230 por turno; Arquitetura e Urbanismo 115 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por turno; Desenho Industrial 115 por turno; Direito 160 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Paraso/Vergueiro Administrao 575 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 320 de manh e 480 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Hotelaria 115; Letras 115 por habilitao e por turno; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso. Campus Paulista Administrao 230; Cincia da Computao 230; Cincias Econmicas 230; Sistemas de Informao 230; Cursos superiores de menor durao 115 por curso. Campus Pinheiros Administrao 230 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Comunicao Social 230 por turno; Direito 80 de manh e 160 noite; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230; Psicologia 230 por turno; Relaes Internacionais 230; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno. Campus Tatuap Administrao 230 por turno; Biomedicina 115 por turno; Cincia da Computao 230 por turno; Cincias Biolgicas 115 por modalidade e por turno; Cincias Contbeis 230 por turno; Cincias Econmicas 230; Comunicao Social 230 por habilitao e por turno; Direito 160 de manh e 240 noite; Educao Fsica 115 por modalidade e por turno; Enfermagem 230 por turno; Engenharia 230 por modalidade e por turno; Farmcia 115 por turno; Fisioterapia 230 por turno; Letras 115 por habilitao e por turno; Matemtica 115; Nutrio 115 por turno; Pedagogia 230 por turno; Propaganda e Marketing 230 por turno; Psicologia 230 por turno; Secretariado Executivo Bilngue 115; Servio Social 115 por turno; Sistemas de Informao 230 por turno; Turismo 230 por turno; Cursos superiores de menor durao 115 por curso e por turno.

13

6
Manual do Candidato

Observaes
1 Os cursos de Engenharia tm durao de cinco anos (dez semestres) e so constitudos de dez perodos letivos. A partir do 5. perodo, todas as aulas sero ministradas noite, mesmo para aqueles que optarem pelo turno da manh. A UNIP reserva-se o direito de, a partir do 5. perodo, no formar turmas da modalidade (habilitao) com nmero de matriculados inferior a 40 alunos. Para os cursos de Engenharia dos campi Anchieta, Chcara Santo Antnio, Marqus e Tatuap, a partir do 5. perodo, ao critrio da UNIP, todas as aulas ou somente as aulas de laboratrio podero ser ministradas nos campi Alphaville e/ou Indianpolis e/ou outro campus a ser indicado pela Universidade. A modalidade Eletrotcnica do curso de Engenharia Eltrica oferecida somente no campus Indianpolis. 2 No curso de Letras, aps completar a licenciatura em Portugus/Espanhol ou em Portugus/Ingls (1. ao 6. perodos), os interessados podero fazer o Bacharelado em Traduo, no 7. e 8. perodos, no turno da noite, no campus Paraso/Vergueiro, desde que o nmero de interessados seja superior a 40 alunos. 3 Em relao s modalidades Licenciatura e Bacharelado/Graduao Plena dos cursos de Cincias Biolgicas e Educao Fsica, a UNIP reserva-se o direito de no dispor o funcionamento da modalidade se o nmero de matriculados for inferior a 40 alunos. 4 Os estgios da rea da Sade podero ser realizados em turnos diferentes daquele em que so ministradas as aulas. 5 Para o curso de Automao Industrial dos campi Anchieta, Chcara Santo Antnio, Cidade Universitria/Marginal Pinheiros e Marqus, ao critrio da UNIP, determinadas aulas de laboratrios podero ser ministradas nos campi Alphaville e/ou Indianpolis e/ou outro campus a ser indicado pela Universidade. 6 Ao critrio da UNIP, os cursos superiores de menor durao do campus Paraso/Vergueiro podero ser transferidos para o turno da noite do campus Paulista ou para outro campus com disponibilidade. 7 Ao critrio da UNIP, as aulas e as outras atividades curriculares e extracurriculares dos cursos podero ser ministradas de segunda-feira a sbado, em turno e/ou campus diverso(s) daquele(s) em que o aluno est matriculado. Assim, por exemplo, atividades e/ou aulas prticas podero ser agendadas em locais e/ou turnos diversos dos quais os alunos esto matriculados, inclusive aos sbados. 8 As normas que constam deste Manual para o Processo Seletivo/Vestibular 2012 - 1. Semestre foram estabelecidas por meio do Edital de 15 de junho de 2011, publicado no Dirio Ocial da Unio em 27/7/11, seo 3, pginas 162 a 165.

14

7
Manual do Candidato

Programa
Lngua Portuguesa Comunicao e Expresso
I O exame visa a avaliar no candidato: a) a capacidade para grafar corretamente as palavras da lngua; b) a extenso do seu lxico (ativo e passivo); c) o conhecimento das normas da lngua que possibilitam a construo de frases corretas e claras; d) a sensibilidade diante dos recursos estilsticos da lngua que permitem uma expresso original mais signicativa e agradvel; e) o senso de ritmo lgico da frase; f) a capacidade de compreender as ideias de um texto e, analisando-as, chegar sntese delas. Quanto ao critrio do que seja correto, o ponto de referncia a lngua moderna do Brasil, em seu aspecto mais apurado (aquela de que so ndices os grandes nomes da nossa literatura); e as questes, naturalmente, envolvero problemas relacionados com os itens da gramtica normativa enumerados a seguir: Sistema ortogrco vigente; pronncia correta das palavras; classicao das palavras; formao das palavras: composio e derivao; exo das palavras; estrutura da frase; a orao e o perodo; regncia nominal e verbal; concordncia nominal e verbal; colocao das palavras na frase; sintaxe das classes de palavras; signicao das palavras. Sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos; denotao e conotao; pontuao. II Espera-se do candidato conhecimento direto e razoavelmente aprofundado dentro das limitaes do seu grau de maturidade e de instruo dos autores e obras mais representativas da literatura brasileira. Esse conhecimento, evidente, no ser o da obra completa de cada autor, nem mesmo dos exponenciais, mas, sim, o das obras mais divulgadas no ensino mdio. Enm, a literatura brasileira ser vista como organicamente vinculada realidade social e realidade humana do candidato. III A literatura portuguesa ser entendida em razo da literatura brasileira. Com ela, formar um organismo s. Dar-se- preferncia aos autores e obras que colaboraram, juntamente com a literatura brasileira, para que o candidato ampliasse a conscincia da realidade scio-histrico-cultural que o circunda.

Lngua Estrangeira Ingls


I Compreenso de textos. Ser avaliada a capacidade de entendimento e/ou de traduo de textos compatveis com o programa do ensino mdio. Vericar-se- o nvel vocabular do candidato, a compreenso das ideias expostas e a noo das correspondncias de sentido com o Portugus. II Gramtica aplicada. Ser vericado o conhecimento gramatical do candidato, assim como o seu domnio das estruturas bsicas do Ingls e do vocabulrio essencial. Substantivos e artigos: gnero, nmero, formas, usos. O possessivo: uso. Adjetivos: a comparao do adjetivo e o uso do substantivo em forma adjetiva. Pronomes: o emprego dos diversos tipos pronominais. Preposies e advrbios: posio, comparao e usos. Conjugaes: o uso das mais frequentes. Verbos auxiliares e modais (anomalous nites). Verbos: a formao regular e irregular; presente, presente contnuo, passado simples e passado com auxiliares; innitivo, subjuntivo e particpio presente; imperativo e condicional; usos. Voz passiva. Concordncia dos tempos verbais. A interrogao direta e indireta, discurso direto e indireto (dilogo real e reproduzido); a armao e a negao.

Geografia
I O ESPAO MUNDIAL Desigualdades socioespaciais das atividades econmicas, populao, centros de poder e conitos atuais. II O ESPAO BRASILEIRO A distribuio territorial das atividades econmicas, populao e participao do Brasil no contexto internacional. III O PLANETA TERRA Os climas, os ecossistemas, o relevo e o papel da gua; a questo ambiental. IV REPRESENTAO DO ESPAO GEOGRFICO Cartograa.

Histria
I HISTRIA GERAL Civilizaes da Antiguidade; mundo medieval; mundo moderno; mundo contemporneo. II HISTRIA DO BRASIL O descobrimento do Brasil e a expanso europeia no incio dos tempos modernos; o Sistema Colonial; a crise do Sistema Colonial; o Brasil Imprio; o Brasil Repblica. III ORGANIZAO SOCIAL E POLTICA DO BRASIL Formao social; organizao do Estado Nacional; a sociedade contempornea; a cultura brasileira.

Matemtica
Conjuntos numricos; polinmios; equaes algbricas; anlise combinatria; probabilidades; matrizes, determinantes e sistemas lineares; geometria analtica; funes; derivadas; trigonometria; geometria plana; geometria espacial.

Qumica
Atividade cientca; substncias puras; estudo geral dos gases; estudo geral dos lquidos e slidos; estrutura dos tomos; tabela peridica; ligao qumica; reaes qumicas; cintica qumica; energia nas reaes qumicas; reaes reversveis aspectos gerais; reaes reversveis cidos e bases; reaes reversveis em sistemas heterogneos; oxidorreduo; qumica descritiva; compostos de carbono; principais funes orgnicas.

Fsica
I FUNDAMENTOS DA FSICA Grandezas fsicas e suas medidas; relaes matemticas entre grandezas. II MECNICA Cinemtica; movimento e as Leis de Newton; gravitao; quantidade de movimento (momento) e sua conservao; trabalho e energia cintica. Energia potencial; estudos dos lquidos; termologia. III PTICA E ONDAS Reexo e formao de imagens; refrao e disperso da luz; lentes e instrumentos pticos; pulsos e ondas; luz e som. IV ELETRICIDADE Eletrosttica; energia no campo eltrico e movimento de cargas; campo magntico; induo eletromagntica e radiao eletromagntica; medidas eltricas.

Biologia
I CITOLOGIA Organizao de clulas, funes celulares e processos de diviso celular. II GENTICA Herana mendeliana, interao gnica, polialelia, grupos sanguneos, gentica molecular e evoluo. III BIOLOGIA ANIMAL Biodiversidade e funes vitais. IV BIOLOGIA VEGETAL Fotossntese e respirao, transpirao e transporte, hormnios vegetais, metagnese. V ECOLOGIA Cadeias e teias alimentares, uxo de energia, sinecologia, sucesses e poluio.

15

Grande So Paulo
Alphaville Tel.: (11) 4152 8888 Av. Yojiro Takaoka, 3.500 Alphaville Anchieta Tel.: (11) 2332 1300 Rua Francisco Bautista, 300 Km 12 da Via Anchieta Chcara Santo Antnio Tel.: (11) 2114 4000 Rua Cancioneiro Popular, 210 Santo Amaro Cidade Universitria/Marginal Pinheiros Tel.: (11) 3767 5800 Av. Torres de Oliveira, 330 Jaguar Indianpolis Tel.: (11) 5586 4000 Rua Dr. Bacelar, 1.212 Vila Clementino Marqus Tel.: (11) 3613 7000 Av. Marqus de So Vicente, 3.001 gua Branca Norte Tel.: (11) 2790 1550 Rua Amazonas da Silva, 737 Vila Guilherme Paraso/Vergueiro Tels.: (11) 2166 1000 / 3347 1000 Rua Vergueiro, 1.211 Paraso Rua Apeninos, 267 Aclimao Paulista Tel.: (11) 3170 3700 Av. Paulista, 900 Cerqueira Csar Pinheiros Tel.: (11) 3039 7910 Rua Padre Carvalho, 566 Pinheiros Tatuap Tel.: (11) 2090 4500 Rua Antnio Macedo, 505 Parque So Jorge

So Paulo - Interior e Litoral


Araatuba Tel.: (18) 3117 4550 Av. Baguau, 1.939 Jardim Alvorada Araraquara Tel.: (16) 3336 1800 Av. Alberto Benassi, 200 Parque das Laranjeiras Assis Tel.: (18) 3323 5500 Rua Myrtes Spera Conceio, 301 Conjunto Nelson Marcondes Bauru Tel.: (14) 3312 7000 Rua Luiz Levorato, 2-140 Chcaras Bauruenses Rodovia Marechal Rondon, km 335 Campinas Tel.: (19) 3776 4000 Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 Swift Jundia Tel.: (11) 4815 2333 Av. Armando Giassetti, 577 Vila Hortolndia Trevo Itu/Itatiba Limeira Tel.: (19) 3701 7000 R. Miguel Guidotti, 405 Parque Egisto Ragazzo Ribeiro Preto Tel.: (16) 3602 6700 Av. Carlos Consoni, 10 Jardim Canad Santos Tel.: (13) 4009 2000 Av. Francisco Manoel, s/n. Vila Mathias So Jos do Rio Pardo Tel.: (19) 3681 2655 Rua Jorge Tibiri, 451 Centro So Jos do Rio Preto Tel.: (17) 2137 5000 Av. Juscelino K. de Oliveira, s/n. Jardim Tarraf II So Jos dos Campos Tel.: (12) 2136 9000 Rodovia Presidente Dutra, km 157,5 Pista Sul Sorocaba Tel.: (15) 3412 1000 Av. Independncia, 210 den

Outros Estados
Braslia Tel.: (61) 2192 7080 SGAS Quadra 913, s/n. Conjunto B Asa Sul Goinia Tel.: (62) 3239 4000 Rodovia BR. 153, km 503 Fazenda Botafogo Manaus Tel.: (92) 3643 3800 Av. Mrio Ypiranga, 4.390 Parque 10 de Novembro
Agosto/2011 (1)

0800 010 9000 www.unip.br

Anda mungkin juga menyukai