Anda di halaman 1dari 3

ILUSTRSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JARI DA POLICIA RODOVIARIA FEDERAL NO [ESTADO EX. AM, PI, AC, ETC].

Eu [nome e qualificao], com endereo comercial/residencial na [....], CEP ____, venho respeitosamente presena de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei n 9.503/97, interpor o presente recurso contra a aplicao de penalidade por suposta infrao de trnsito, conforme notificao anexa, o que faz da seguinte forma. De acordo com mencionada notificao, o condutor do veculo dirigia sob a influncia de lcool, tendo se recusado a se submeter ao exame do bafmetro, aps ter se envolvido em acidente de trnsito, sem vitimas ou leses pessoas, apenas acarretando danos materiais aos envolvidos; Na referida ocasio, o requerente teve a sua carteira de habilitao apreendida pelo agente da PRF que presumiu estar o requerente dirigindo sob a influencia de lcool, apenas por presuno ante aos sinais aparentes que a bem da verdade, no condizem com a realidade dos fatos como se deram e a verdade real que se busca demonstrar no presente recurso! O dispositivo legal, artigo 165 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, tipifica a infrao pelo nvel superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica; o que no se deu quela ocasio!

Ademais, Sr. Presidente, a jurisprudncia nacional clara sobre a obrigatoriedade do teste do bafmetro para comprovar a embriagus, seno vejamos: TJRS - Embriaguez ao Volante: Exame do Bafmetro Facultativo. Data da publicao da deciso - 9/8/2006 (fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/bancojuris1.asp? idmodelo=594)

EMENTA:

DESOBEDIAENCIA.

EMBRIAGUEZ

AO

VOLANTE.

CONCURSO MATERIAL. 1- NAO CONFIGURA O CRIME DO ARTIGO 330 DO CODIGO PENAL A RECUSA, PELO MOTORISTA, EM ACOMPANHAR OS POLICIAIS ATE UM HOSPITAL, PARA FINS DE SUBMISSAO AO TESTE DE BAFOMETRO. NINGUEM ESTA OBRIGADO A PRODUZIR PROVA CONTRA SI MESMO, MAXIMA QUE DECORRE DO DIREITO AO SILENCIO (CF/88, ARTIGO 5, INCISO LXIII), E QUE ABRANGE AQUELE DIREITO DE NAO SE AUTO-INCRIMINAR. A NEGATIVA NAO PODE LEVAR A PRESUNCAO DE CULPA, DEVENDO A AUTORIDADE LANCAR MAO DE OUTROS METODOS PARA VERIFICAR A EMBRIAGUEZ. 2CRIME DO ARTIGO 303 DA LEI 9503/97. EMBRIAGUEZ COMPROVADA POR MEIO DE TERMO DE EXAME CLINICO E POR ATESTADO MEDICO, RATIFICADOS PELA CONFISSAO E PROVA ORAL. COLISAO ENTRE VEICULOS, REVELADORA DE DANO POTENCIAL A INCOLUMIDADE FISICA DE OUTREM. APELO PARCIALMENTE PROVIDO. (7 FLS)

Entretanto, como resta comprovado pelos documentos anexos, eu no estava dirigindo sob a influncia de lcool, em nvel superior a 0,6 g/l de sangue, ou de qualquer substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica.

Dessa forma, a deciso imposta pela autoridade de trnsito deve ser

cancelada por esta JARI, eis que desprovida de fundamentos vlidos. Ante o exposto, requer o cancelamento da penalidade imposta com a conseqente revogao dos pontos de meu pronturio, protestando ainda pela produo de provas por todos os meios admitidos em direito e cabveis espcie, em especial a pericial e testemunhal. Termos Pede ....., ..... de ....... de em que, deferimento. .....

............................ [nome completo]

Anda mungkin juga menyukai