Anda di halaman 1dari 7

2011/2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITO

PLANO DE AO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Plano de Ao das BEs

Professora Bibliotecria Lusa Marques

Pgina 1

Nota Introdutria: O Plano de Ao das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Azeito pretende ser um documento orientador no que se refere aos domnios prioritrios de interveno: A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1. Articulao Curricular da BE com as estruturas Pedaggicas e os Docentes A.2. Promoo da Literacia da Informao B - Leitura e Literacias B.1. Trabalho da BE ao servio da promoo da leitura B.2. Trabalho articulado da BE com departamentos e docentes e com o exterior, no mbito da leitura B.3. Impacto do trabalho da BE nas atitudes e competncias dos alunos, no mbito da leitura e das literacias C - Projetos Parcerias e Atividades Livres e de Abertura Comunidade C.1. Apoio a Atividades Livres, Extracurriculares e de Enriquecimento Curricular C.2. Projetos e Parcerias D - Gesto da Biblioteca Escolar D.1. Articulao da BE com a Escola/Agrupamento. Acesso e servios prestados pela BE D.2. Condies humanas e materiais para prestao de servios
Plano de Ao das BEs Pgina 2

D.3. Gesto da coleo Este documento foi elaborado tendo em conta o Projeto Educativo do Agrupamento e as suas linhas orientadoras: Educar para o Conhecimento e Educar em Cidadania Est previsto para dois anos letivos (2011/2012 e 2012/2013) podendo ser revisto se assim se justificar.

Plano de Ao das BEs

Pgina 3

DIAGNSTICO BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO (integradas na RBE) PONTOS FORTES


Direo sensvel para a importncia da BE na Escola; Integrao da BE nos documentos orientadores do Agrupamento; Boa recetividade da comunidade escolar BE; Boa articulao entre a BE e a Biblioteca Municipal; Articulao entre as BE do Agrupamento; Boa adequao dos espaos sua funcionalidade; Existncia de um gabinete de trabalho para a coordenao; Fundo documental diversificado, atualizado e organizado; Um elevado nmero de alunos frequenta o espao; Nvel crescente de requisies domicilirias em todas as BEs; Horrio de funcionamento contnuo e alargado, na EB 2,3; Existncia de duas assistentes operacionais a tempo inteiro na EB 2,3 (uma delas com formao em BE). Existncia de uma professora bibliotecria.

PONTOS FRACOS
O sistema de emprstimo informatizado ainda no est ativado, o que dificulta a disponibilizao do catlogo; Ligao Internet pouco eficiente em algumas BEs das EB1; Inexistncia de uma assistente operacional em algumas BEs das EB1; Ausncia de um oramento atribudo pelo Agrupamento; Fraco envolvimento dos pais e encarregados de educao dos alunos.

Plano de Ao das BEs

Pgina 4

PLANO DE AO ESCOLA BSICA 2,3 DE AZEITO OBJETIVOS Desenvolver a articulao curricular da biblioteca com as estruturas pedaggicas e os docentes. Promover a utilizao e rentabilizao dos recursos/ servios pelos docentes, no mbito da atividade letiva, de modo a rentabiliz-los.

DOMNIO

SUBDOMINIO

AES

A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular

A.1. Articulao Curricular da BE com as estruturas Pedaggicas e os Docentes

Reunies com os vrios Departamentos Curriculares. Levantamento de Projetos a serem desenvolvidos. Planificao de sesses de formao para utilizadores da BE. Produo de material didtico, guies de pesquisa, dossiers pedaggicos e outros de acordo com as necessidades dos utilizadores. Articular a BE com os coordenadores de clubes ou projetos, de modo a integrar os recursos nas suas atividades. Intensificar e diversificar a forma de difuso dos materiais produzidos ( blogue, plataforma Moodle, lista de e-mail). Dar continuidade coleo de guies de apoio ao estudo.

CALENDARIZAO 2011/2012 2012/2013 X X X X

X X

X X

A.2. Promoo da
Plano de Ao das BEs

Promover o desenvolvimento da

Pgina 5

Literacia da Informao

Literacia da Informao. Promover diversas formas de literacias e reforar o papel formativo da BE.

Realizar sesses de formao de utilizadores.

Dinamizar atividades no mbito do PNL. Dinamizar atividades promovidas pela RBE.

X X

X X

B - Leitura e Literacias

C - Projetos Parcerias e Atividades Livres e de Abertura Comunidade

C.1. Apoio a Atividades Livres, Extracurriculares e de Enriquecimento Curricular C.2. Projetos e Parcerias

Apoiar a aquisio e o desenvolvimento de mtodos de trabalho e de estudo autnomos. Estimular a participao e mobilizao dos Pais/EE Integrar a BE na Escola/ Agrupamento Promover a valorizao da BE pelos rgos de gesto e de deciso pedaggica Avaliar a BE.

Articular com os Clubes. Criao de um tempo/espao de apoio ao estudo. Solicitar o envolvimento de pais e encarregados de educao nas atividades promovidas pela BE. Integrar o Conselho Pedaggico/Seo do CP. Atualizao do regimento Interno da BE. Elaborar o Plano de Ao da BE para 2011/2013. Elaborar o Plano Anual de Atividades da BE. Aplicar o Modelo de Autoavaliao da BE.

X X

D - Gesto da Biblioteca Escolar

D.1. Articulao da BE com a Escola/Agrupamento . Acesso e servios prestados pela BE

X X X X X

X X
Pgina 6

Plano de Ao das BEs

Elaborar as estatsticas de utilizao da BE. Atualizar a sinaltica da BE. D.2. Condies humanas e materiais para prestao de servios Reforar a ao da BE no apoio ao funcionamento da escola e s atividades de ensino/aprendizagem Dar continuidade organizao da informao/ informatizao da coleo. Contedo funcional da Equipa da BE. Manuteno dos equipamentos informticos. Oramento da BE. Catalogao do fundo documental Automatizar os servios de emprstimo. Colaborar com o SABE na implementao de um catlogo concelhio.

X X X X X X X X X X X X

D.3. Gesto da coleo

Azeito, 30 de Setembro de 2011 A professora bibliotecria ___________________________________________________

Plano de Ao das BEs

Pgina 7

Anda mungkin juga menyukai