Anda di halaman 1dari 5

Resumo: O planejamento integrado. Definies bsicas. O sistema nacional de planejamento integrado.

No h uma definio unnime do que seja o planejamento, mas podemos mencionar o seguinte conceito:
Em um sentido amplo, planejamento um mtodo de aplicao, continuo e permanente, destinado a resolver, racionalmente, os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espao, em determinada poca, atravs de uma previso ordenada capaz de antecipar suas ulteriores consequncias.

Sendo assim, fica fcil perceber, que todo planejamento antecedido por uma pesquisa, uma anlise e, consequentemente uma sntese. E de acordo com as informaes obtidas, pode-se resolver os problemas do planejamento. A seguir, uma breve definio de expresses do planejamento: a) Mtodo. um processo de pensamento objetivando buscar meios para que o planejamento atinja seu objetivo. Visto que o processo de planejamento uma vez implantado, no termina nunca. O mtodo tem que ser dinmico, assim como o planejamento. b) Racionalidade do mtodo O planejamento uma cincia humana com solues alternativas, dentre essas solues devese escolher a melhor de acordo com critrios de racionalidade. Uma soluo chamada de racional quando : b.1) Exequvel, isto , tem condies de ser implantada tanto no aspecto econmico quanto no tcnico. b.2) Adequada ao prprio fim, significa que tem condies de cumprir a funo para que foi destinada. b.3) Eficaz, quando consegue maximizar os resultados com diminuio de custos. A busca da eficincia essncia do planejamento. Para uma ao ser considerada eficaz ela deve ser: b.4) Coerente, isto , quando no diverge com nenhum outro objetivo do Plano. b.5) Politicamente aceitvel, isto , quando atende as necessidades do povo. O plano deve ter ao coercitiva sobre o povo, pois tendo o apoio do povo, consequentemente conte o apoio da classe politica, para que este plano possa consubstanciar em lei aprovada pelo poder legislativo e depois sancionada pelo poder executivo. c) Previso ordenada uma fase do planejamento, mas no todo processo de planejamento. chamada de previso ordenada porque prev a ordem dos acontecimentos dentro do sistema.

d) Antecipao de suas ulteriores consequncias Consiste em antecipar o futuro em um prazo, que pode ser de 15 a 20 anos. Mas para que esta previso tenha aceitvel probabilidade de xito, deve ter os seguintes requisitos: a) Existncia de informaes e dados exatos para anlise das decises; b) Estabelecimento de padres realistas e comprovados de magnitudes e de realidades; c) Formulao correta de objetivos A deciso a respeito dos meios a serem utilizados para atingir uma meta, chama-se diretriz. Um conjunto de diretrizes constitui o que se chama de estratgia ou poltica. O planejamento integrado visa resolver os problemas de uma sociedade, isto deve ocorrer em sincronia com o espao e a poca. Sendo assim, surge a necessidade do planejamento fsico-territorial, onde h ordenao dos espaos onde o homem exerce suas atividades. Junto a isto deve ocorrer o planejamento econmico, devido s condies do automatismo, que so: a) Atomizao dos consumidores e produtores b) Informao perfeita sobre as condies de mercado c) Perfeita mobilidade e divisibilidade dos fatores de produo d) Inexistncia de economias de aglomerao ou externas Porm, na prtica, estas condies no existem e no h concorrncia perfeita. O governo tem que intervir no mercado para evitar suas distores que diminuem a eficcia do sistema. Alm do mais, uma economia que funcionasse segundo essa hiptese seria incapaz de gerar bens pblicos. Em nvel local, a cidade deve ser considerada um lugar econmico privilegiado, devido a diversos aspectos presentes nela. O objetivo da economia urbana seria estudar e prever o crescimento eficaz das cidades. Contudo, o campo social tambm deve ser planejado, porque o desenvolvimento no um simples crescimento econmico, ele deve ser constitudo de mudanas qualitativas ao lado do crescimento quantitativo de valores. Observa-se que os problemas fsico-territoriais, econmicos e sociais so interdependentes, sendo assim, a soluo de um depende dos outros. O planejamento deve ser abrangente, contendo estes trs aspectos da realidade a ser planejada. Estes aspectos constituem questes do planejamento denominadas substantivas. Mas, para que o planejamento seja considerado integrado, h tambm um fator adjetivo, o planejamento administrativo ou institucional, que abrange problemas derivados da organizao administrativa dos rgos responsveis pela ao e problemas de superestrutura dos planos. O planejamento deve ser feito por uma equipe, constituda de profissionais especficos para o setor fsico-territorial, setor social, setor tcnico e setor administrativo, alm de outros tcnicos eventualmente necessrios.

Toda a metodologia do planejamento deve ser democrtica e humanista, basicamente. Deve ser democrtica no sentido de levar em conta as aspiraes do povo e seu pleno consentimento. O planejador no deve impor metas, objetivos, mas descobri-los junto ao povo. Um povo feliz aquele que tem suas aes valorizadas e reconhecidas. Deve ser humanista no sentido de dar importncia a escala humana na elaborao e implantao do plano. Os escales urbanos foram projetados para que o homem viva neles de acordo com sua capacidade intelectual e fsica. Servindo o homem em todas as suas idades, o planejamento est adotando uma escala humana e, valorizando-a. Em planejamento h ainda a questo do Livre arbtrio x Determinismo. A teoria do livre arbtrio consiste na ideia de que o homem faz o seu destino. E a teoria do determinismo supe que tudo j esteja previsto. O destino dos homens est escrito. Nenhuma das duas uma teoria absoluta, so verdades que se complementam. O planejamento deve ser, sob o aspecto moral, a preservao e sublimao do bem comum. O planejamento praticado pelo Estado traz em si o perigo da concentrao de poder, mas isso no acontecer necessariamente, se forem observadas as seguintes normas: a) Substituir, na metodologia do planejamento, a subordinao pela coordenao e integrao. b) Abster-se de qualquer interferncia nas questes mais complexas que envolvam o homem, com unidade e ser integral. c) Procurar como meta prioritria de governo a justia social. d) Fazer o povo participar do processo de planejamento. Costuma-se avaliar o desenvolvimento de um pas atravs da renda per capita. Mas, um pas pode conter elevada renda per capita sem ser desenvolvido. As modificaes qualitativas que melhor definem o desenvolvimento. Desenvolvimento econmico sem mudana social apenas crescimento econmico. O desenvolvimento social traduzido em mudanas sociais o que d sustncia ao desenvolvimento. Na Amrica Latina e no Brasil, pensa-se que o crescimento econmico, por si s, capaz de provocar mudanas sociais. No caso do planejamento rural e urbano, observou-se que para crescimento econmico, necessrio que haja o planejamento integrado. Assim, pelos frios caminhos da economia tambm se chega a valorizao do processo de planejamento, como instrumento do planejamento. impossvel pensar-se em desenvolvimento sem planejamento. O processo de planejamento pode ser: nacional, macrorregional, estadual, microrregional e municipal. Seus objetivos visam mudar estruturas econmico-sociais, em principio, atravs da organizao do espao fsico para se atingir aqueles fins. Nos nveis de planejamento, os problemas administrativos, pesam, igualmente, em todos os escales, j que suas solues constituem a implementao dos planos. Existem apenas alguns critrios para distinguir urbano e rural, so eles: 1) Populacionais ou demogrficos

urbano o aglomerado humano cujo numero de componentes iguale ou exceda determinado numero. 2) Politico-administrativos No Brasil, considera-se urbana a populao que vive nas cidades e vilas. 3) Atividade econmica dominante da populao ativa Na Itlia, considerado urbano quando 50% ou mais de sua populao ativa se ocupa em atividades no agrcolas. Este percentual varia de acordo com pas. 4) Densidade demogrfica Cidade o espao fsico ocupado por uma populao densa. 5) Renda per capta A renda da rea urbana sempre maior do que das reas circunvizinhas (rurais). 6) Equipamentos e servios pblicos Distingue-se urbano de rural pela presena, na rea sob anlise, de um ou mais melhoramentos pblicos. 7) Social Um aglomerado considerado urbano quando confere status de urbano aos seus habitantes. O status urbano caracteriza-se por racionalizao do comportamento, enfraquecimento dos controles sociais por parte dos familiares e grupos vicinais, substituio de alguns contatos primrios por secundrios, cultura heterognea, predominncia de atividades no-agricolas dentre sua populao ativa e gnero de vida prprio. Ainda hoje, a existncia de um baixo nmero de automveis, com evidente predomnio de transporte publica pode denunciar uma baixa renda per capita de uma cidade. O sistema econmico vigente no influi sobre a cidade. Regio urbana qualquer cidade que possui certo grau de centralidade, em 1950 foi adotada a rea metropolitana padro (AMP). O critrio do carter metropolitano se refere ao carter do condado como lugar de concentrao de trabalhadores no-agrcolas. No Brasil no se tem uma definio do que seja rea metropolitana. Em nosso pas, a criao de A.M. no to simples, pois aqui elas no so meras reas administrativas, so unidades autnomas relevantes na sociedade socioeconmica. Outras definies: Zona urbana: a rea considerada urbana por lei, delimitada administrativamente. Zona urbanizada. toda a rea caracterizada por uma ocupao urbana. Aglomerado urbano. o nome que se d a zona urbanizada de um aglomerado humano. Urbanizao. Pode ter trs sentidos diferentes.

1-Aumento da populao urbana em detrimento da rural. 2-Aplicao dos conhecimentos e tcnicas de planejamento urbano a uma determinada rea. 3-Migrao de ideias e gneros de vida da cidade para o campo. Conurbao. a fuso de duas ou mais reas urbanizadas ou aglomerados urbanos. Unidades urbanas. So partes da cidade, definidas e delimitadas segundo critrios de homogeneidade. A urbanizao acelerada do Brasil e de toda a Amrica Latina um fenmeno doentio sob o aspecto econmico e social. Quando a urbanizao resulta em uma alta produtividade agrcola e encontra nas reas urbanas um setor secundrio, sadia e deve ser incentivada. Porm, no Brasil, h uma baixa produtividade na zona rural e uma indstria pouco desenvolvida nas reas urbanas. O homem do campo emigra fugindo da misria, mas na cidade no encontra trabalho e se marginaliza no sentido fsico e social. Por tais razes, essa urbanizao um mal. Por este motivo, faz-se necessria uma politica de desenvolvimento do complexo urbano-rural do Pas. Duas medidas deveriam caracterizar essa politica: reforma agraria e reforma urbana. A reforma agrria a nica capaz de introduzir no campo o que tem lhe faltado: o aumento da produtividade agrcola. Ela defendida pela burguesia nacional que v nela uma condio necessria mesmo que no suficiente, para o crescimento da produo industrial, pelo aumento do mercado consumidor. A reforma urbana consiste na adequao das cidades para funcionarem como plos de desenvolvimento das reas por ela polarizadas. Tal politica tenderia a gerar encomias externas promovendo o crescimento econmico do pas e promoveria mudanas sociais capazes de transformar esse simples crescimento em autentico desenvolvimento. O governo atual, atravs de rgos j existentes, tem procurado promover ambas as reformas. O governo federal parece ter compreendido que precisa participar dos planos de urbanizao.

Anda mungkin juga menyukai