Anda di halaman 1dari 15

1) Em se tratando de agravo regimental necessria a formao de autos apartados? No.

. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 132 da SDI-1 do Egrgio TST, inexistindo lei que exija a tramitao do agravo regimental em autos apartados, tampouco previso no Regimento Interno do Regional, no pode o agravante ver-se apenado por no haver colacionado cpia de peas dos autos principais, quando o agravo regimental deveria fazer parte dele. 2) Havendo instrumento de mandato nos autos do agravo de instrumento, o advogado est automaticamente legitimado para aturar nos autos principais? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 110 da SDI-1 do Egrgio TST, a existncia de instrumento de mandato nos autos de agravo de instrumento, ainda que em apenso, no legitima a atuao de advogado nos autos de que se originou o agravo 3) Como fao para interpor agravo regimental? preciso, inicialmente, elaborar uma petio endereada ao Ministro Presidente da Turma que indeferiu o processamento dos embargos para o Tribunal Pleno, e depois anexar a esta pea as razes do agravo 4) Qual recurso cabvel contra deciso que deu provimento ao agravo de petio? Em se tratando de Justia trabalhista, a deciso que d provimento ao agravo de petio onde o correto pela lei seria nega-lo cabe o recurso de revista perante o juzo "ad quem"(tribunal). 5) Como devo entender a questo da legibilidade do carimbo de protocolo em se tratando de agravo de instrumento? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 285 da SDI-1 do Egrgio TST, o carimbo do protocolo da petio recursal constitui elemento indispensvel para aferio da tempestividade do apelo, razo pela qual dever estar legvel, pois um dado ilegvel o mesmo que a inexistncia do dado. 6) necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso ordinrio para a formao do agravo de instrumento?

Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 217 da SDI-1 do Egrgio TST, para a formao do agravo de instrumento, no necessria a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depsito recursal relativamente ao recurso

ordinrio, desde que no seja objeto de controvrsia no recurso de revista a validade daqueles recolhimentos. 7) Como devo entender a questo do mandato tcito em se tratando de agravo de instrumento? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 286 da SDI-1 do Egrgio TST, a juntada da ata de audincia, em que est consignada a presena do advogado do agravado, desde que no estivesse atuando com mandato expresso, torna dispensvel a procurao deste, porque demonstrada a existncia de mandato tcito. OJ-SDI1-286 AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRASLADO. MANDATO TCITO. ATA DE AUDINCIA. CONFIGURAO (alterada) Res. 167/2010, DeJT divulgado em 30.04.2010 e 03 e 04.05.2010 I - A juntada da ata de audincia, em que consignada a presena do advogado, desde que no estivesse atuando com mandato expresso, torna dispensvel a procurao deste, porque demonstrada a existncia de mandato tcito. II - Configurada a existncia de mandato tcito fica suprida a irregularidade detectada no mandato expresso. 8) Provido o agravo de instrumento, poder o juzo "ad quem" prosseguir no exame dos demais pressupostos extrnsecos e intrnsecos do recurso de revista, ainda que no analisados pelo TRT "a quo"? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 282 da SDI-1 do Egrgio TST , no julgamento de Agravo de Instrumento, ao afastar o bice apontado pelo TRT para o processamento do recurso de revista, pode o juzo ad quem prosseguir no exame dos demais pressupostos extrnsecos e intrnsecos do recurso de revista, mesmo que no apreciados pelo TRT. 9) Qual o prazo para a interposio de Agravo na Justia do Trabalho? Para responder a esta questo, o leitor deveria ter conhecimento do disposto no artigo 897 da CLT. Art. 897- Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos 10) Havendo instrumento de mandato nos autos do agravo de instrumento, o advogado est automaticamente legitimado para aturar nos autos principais? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 110 da SDI-1 do Egrgio TST, a existncia de instrumento de mandato nos autos de agravo de instrumento, ainda que em apenso, no legitima a atuao de advogado nos autos de que se originou o agravo 11) possvel fundamentar divergncia jurisprudencial para fins de conhecimento de Recurso de Embargos em acrdo oriundo de mesma Turma do TST?

No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 95 da SDI-1 do Egrgio TST, acrdos oriundos da mesma Turma, embora divergentes, no fundamentam divergncia jurisprudencial de que trata a alnea "b", do artigo 894 da Consolidao das Leis do Trabalho para embargos Seo Especializada em Dissdios Individuais, Subseo I. 12) Para fins de interposio de Recurso de Revista ou de Embargos, a preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao de quais artigos? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 115 da SDI-1 do Egrgio TST , o conhecimento do recurso de revista ou de embargos, quanto preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao do art. 832 da CLT, do art. 458 do CPC ou do art. 93, IX, da CF/1988. 13) Em se tratando de recurso de Embargos, estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial necessrio o exame das divergncias e das violaes legais e constitucionais alegada? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 336 da SDI-1 do Egrgio TST, estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes legais e constitucionais alegadas, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional 14) Para fins de interposio de Recurso de Revista ou de Embargos, a preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao de quais artigos? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 115 da SDI-1 do Egrgio TST , o conhecimento do recurso de revista ou de embargos, quanto preliminar de nulidade por negativa de prestao jurisdicional, supe indicao de violao do art. 832 da CLT, do art. 458 do CPC ou do art. 93, IX, da CF/1988. 15) Em se tratando de recurso de revista, o que ocorre quando a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos? Conforme entendimento cristalizado na Smula n 23 do Tribunal Superior do Trabalho, a Justia do Trabalho, no se conhece de recurso de revista ou de embargos, se a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos. 16) Como devo entender a questo relacionada ao conhecimento de Recurso de Revista fundado em Lei Estadual, norma coletiva ou norma regulamentar? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 147 da SDI-1 do Egrgio TST, inadmissvel o recurso de revista fundado to-somente em divergncia jurisprudencial, se a parte no comprovar que a lei estadual, a norma coletiva ou o

regulamento da empresa extrapolam o mbito do TRT prolator da deciso recorrida. (ex-OJ n 309 da SBDI-1 - inserida em 11.08.03) 17) possvel fundamentar divergncia jurisprudencial para fins de conhecimento de Recurso de Revista em acrdo oriundo do mesmo Tribunal Regional? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 111 da SDI-1 do Egrgio TST, no servvel ao conhecimento de recurso de revista aresto oriundo de mesmo Tribunal Regional do Trabalho, salvo se o recurso houver sido interposto anteriormente vigncia da Lei n 9.756/1998. 18) Em se tratando de Recurso de Revista em procedimento sumarssimo, h possibilidade de se fundamentar o recurso em contrariedade a Orientao jurisprudencial? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 352 da SDI-1 do Egrgio TST, nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, no se admite recurso de revista por contrariedade Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), por ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT. 19) H possibilidade se argir a inconstitucionalidade do artigo 557 do CPC, no que se refere deciso monocrtica do relator? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial n 73 da SDI-2 do Tribunal Superior do Trabalho, no h como se cogitar da inconstitucionalidade do art. 557 do CPC, meramente pelo fato de a deciso ser exarada pelo Relator, sem a participao do Colegiado, porquanto o princpio da publicidade insculpido no inciso IX do art. 93 da CF/1988 no est jungido ao julgamento pelo Colegiado e sim o acesso ao processo pelas partes, seus advogados ou terceiros interessados, direito preservado pela Lei n 9.756/1998, ficando, outrossim, assegurado o acesso ao Colegiado atravs de agravo. 20) Considera-se prequestionada a deciso regional que simplesmente adota os fundamentos da deciso de 1 grau? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 151 da SDI-1 do Egrgio TST, deciso regional que simplesmente adota os fundamentos da deciso de primeiro grau no preenche a exigncia do prequestionamento, tal como previsto na Smula n 297. 21) Havendo tese explcita sobre a matria, necessrio que a deciso recorrida contenha a referncia expressa do dispositivo legal violado para ter-se como prequestionado? No.Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 118 da SDI-1 do Egrgio TST, havendo tese explcita sobre a matria, na deciso recorrida, desnecessrio contenha nela referncia expressa do dispositivo legal para ter-se como prequestionado este.

22) O que ocorre com o recurso apcrifo? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 120 da SDI-1 do Egrgio TST, o recurso sem assinatura ser tido por inexistente. Ser considerado vlido o apelo assinado, ao menos, na petio de apresentao ou nas razes recursais. 23) Ocorre desero do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depsito recursal, ainda que a diferena em relao ao "quantum" devido seja nfima? Sim. , Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 140 da SDI-1 do Egrgio TST, ocorre desero do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depsito recursal, ainda que a diferena em relao ao quantum devido seja nfima, referente a centavos. 24) Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 338 da SDI-1 do Egrgio TST Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 337 da SDI-1 do Egrgio TST, a contagem do qinqdio para apresentao dos originais de recurso interposto por intermdio de fac-smile comea a fluir do dia subseqente ao trmino do prazo recursal, nos termos do art. 2 da Lei 9.800/99, e no do dia seguinte interposio do recurso, se esta se deu antes do termo final do prazo. Ademais, no se tratando, a juntada dos originais, de ato que dependa de notificao, pois a parte, ao interpor o recurso, j tem cincia de seu nus processual, no se aplica a regra do art. 184 do CPC quanto ao dies a quo do prazo, podendo coincidir com sbado, domingo ou feriado. 25) O Ministrio Pblico do Trabalho detm interesse para recorrer contra deciso que declara a existncia de vnculo empregatcio com sociedade de economia mista ou empresa pblica, aps a CF/1988, sem a prvia aprovao em concurso pblico? Sim. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 338 da SDI-1 do Egrgio TST, h interesse do Ministrio Pblico do Trabalho para recorrer contra deciso que declara a existncia de vnculo empregatcio com sociedade de economia mista ou empresa pblica, aps a CF/1988, sem a prvia aprovao em concurso pblico. 26) O ordenamento jurdico admite a possibilidade de interposio de recuso antes da publicao do acrdo impugnado? No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 357 da SDI-1 do Egrgio TST, extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. 27) Os Estados e os Municpios tm legitimidade para recorrer em nome das autarquias?

No. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 318 SDI-1 do Egrgio TST, os Estados e os Municpios no tm legitimidade para recorrer em nome das autarquias detentoras de personalidade jurdica prpria, devendo ser representadas pelos procuradores que fazem parte de seus quadros ou por advogados constitudos. 28) Em se tratando de massa falida, ocorre a desero de recurso por falta de pagamento de custas ou do depsito do valor da condenao? No. Conforme estabelece a smula 86 do Eg. TST, no ocorre desero de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depsito do valor da condenao. Esse privilgio, todavia, no se aplica empresa em liquidao extrajudicial. 29) O que devo saber sobre a juntada de documentos na fase recursal? Conforme estabelece a smula 08 do Eg. TST, a juntada de documentos na fase recursal s se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentao ou se referir a fato posterior sentena. 30) Entendendo que necessria a interposio de Embargos Declaratrios em face de uma sentena proferida por um juiz do trabalho, qual o prazo que eu tenho? Por expressa disposio do artigo 897 A da CLT, a parte que entender vivel a interposio de embargos declaratrios em face de uma sentena proferida por um juiz do trabalho, ter o prazo de cinco dias para faz-lo. No se deve esquecer que os Embargos Declaratrios somente so pertinentes em se tratando da hiptese de uma sentena apresentar obscuridade, omisso ou contradio no julgado. 31) Qual o prazo para que o empregado tem para recorrer de uma sentena trabalhista? O empregado tem 08 (dias), contados da publicao ou da intimao pessoal, para recorrer de uma sentena trabalhista, por meio do Recurso Ordinrio, conforme estabelece o artigo 895 da CLT. Assim, se a sentena foi publicada no dia 15, por exemplo, este empregado ter at o dia 23 para interpor o Recurso Ordinrio. 32) necessrio abrir vistas parte contrria quando os embargos declaratrios objetivam a concesso de efeito modificativo? Sim. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 142 da SDI-1 do Egrgio TST passvel de nulidade deciso que acolhe embargos declaratrios com efeito modificativo sem oportunidade para a parte contrria se manifestar.

33) Em se tratando de pessoa jurdica de direito pblico, qual o prazo para a interposio de embargos declaratrios? Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 192 da SDI-1 do Egrgio TST, em dobro o prazo para a interposio de embargos declaratrios por pessoa jurdica de direito pblico 34) A parte contrria deve ser intimada para apresentar defesa, quando da interposio da ao de Embargos Declaratrios? A princpio, no h participao da parte contrria no julgamento dos Embargos de Declarao.

Esta afirmativa se justifica, na medida em que no se trata de recurso e nem se objetiva a reforma da deciso, mas apenas suprir uma deficincia.

Todavia, em se tratando do Efeito Modificativo, os Tribunais tm entendido necessria a abertura de vista a parte contrria, em virtude do Princpio do Contraditrio. Neste sentido, a Orientao Jurisprudencial N142 da SDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho:

TST - Orientao Jurisprudencial n 142 - Embargos declaratrios - efeito modificativo - vista a parte contrria - ERR 91599/93, SDI-Plena

Em 10.11.97, a SDI-Plena decidiu, por maioria, que passvel de nulidade deciso que acolhe embargos declaratrios com efeito modificativo sem oportunidade para a parte contrria se manifestar. 35) Basicamente, o que devo entender por contradio em uma deciso judicial? Diferentemente da omisso, a contradio diz respeito a um defeito no contedo da deciso judicial, ou seja, trata-se da hiptese em que o magistrado manifesta idias contraditrias no contedo da deciso analisada.

Ou seja, ocorre contradio quando, se afirma uma coisa, e ao mesmo tempo, a mesma coisa negada na deciso.

Um bom exemplo seria uma deciso que em um momento o magistrado diz que pela anlise do processo o reclamante tem direito de receber horas extras, todavia, na parte dispositiva o magistrado opina pela improcedncia do pedido de horas extras.

Neste sentido, a parte que se sentir prejudicada ante ao pronunciamento judicial contraditrio poder interpor Embargos Declaratrios para que o magistrado explicite qual das posies a que efetivamente ser assumida. 36) Basicamente, o que devo entender por obscuridade em uma deciso judicial? Na obscuridade, o vcio que enseja a interposio de Embargos de Declarao diz respeito clareza do posicionamento do magistrado naquele julgamento. Ou seja, trata-se da hiptese de uma deciso que por sua leitura, seja ela total, seja referente a algum ponto especfico, a parte tem dvidas a cerca da real posio do magistrado, em virtude de uma manifestao confusa. Neste sentido, a parte que se sentir prejudicada ante ao pronunciamento judicial dbio, poder interpor Embargos Declaratrios para que o magistrado esclarea o seu posicionamento. 37) Basicamente, o que devo entender por omisso em uma deciso judicial? A omisso ocorre quando uma deciso judicial no se pronuncia acerca de alguma questo que deveria ter sido analisada, ou seja, trata-se da ausncia de pronunciamento judicial, por algum lapso do magistrado que deixou de seu pronunciar acerca de algum ponto que devia ter sido analisado. Neste sentido, cabe a parte que se sentir prejudicada ante a falta do pronunciamento judicial, interpor os Embargos de Declarao para que o magistrado possa sanar a omisso se pronunciando sobre a questo que escapou a sua anlise. 38) Basicamente, o que devo saber sobre prequestionamento? importante ressaltar que em se tratando de Recurso de Revista, Recurso Especial e Recurso Extraordinrio, obrigatria que a tese jurdica apontada no recurso j tenha sido apreciada na instncia de origem. Trata-se do prequestionamento obrigatrio.

Desta forma, os Embargos declaratrios podem ter o objetivo de explicitar a matria que ser objeto dos recursos.

Neste sentido, a smula 356 do STF: STF - SMULA N 356 - O ponto omisso da deciso, sobre o qual no foram opostos embargos declaratrios, no pode ser objeto de recurso extraordinrio, por faltar o requisito do prequestionamento.

Seguindo esta linha de raciocnio, o Tribunal Superior do Trabalho, editou duas smulas, a 297 e 184, que resume bem esta questo:

TST - Smula n 184 - Embargos declaratrios - Omisso - precluso

Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos. (Res. 6/1983, DJ 09.11.1983)

TST - Smula n 297 PREQUESTIONAMENTO. OPORTUNIDADE. CONFIGURAO - Nova redao - Res. 121/2003, DJ 21.11.2003

I. Diz-se prequestionada a matria ou questo quando na deciso impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito.

II. Incumbe parte interessada, desde que a matria haja sido invocada no recurso principal, opor embargos declaratrios objetivando o pronunciamento sobre o tema, sob pena de precluso.

III. Considera-se prequestionada a questo jurdica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, no obstante opostos embargos de declarao. 39) Como fica a questo dos erros materiais? importante ressaltar ainda, que erros materiais podem ser corrigidos de ofcio ou a requerimento das partes, nos termos do pargrafo nico do artigo 897- da CLT.

Consolidao das Leis do Trabalho Art.897... Pargrafo nico - Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes.

Considera-se como erro material, geralmente erros de datilografia, tais como troca de nomes, troca de letras, troca de nmeros. 40) Como fuciona a questo da multa por embargos protelatrios? Nos termos do pargrafo nico do artigo 538 do CPC, se for constado que a parte interps Embargos Declaratrios apenas com o intuito protelatrio, ou seja, atrasar o processo, ser imposta a ela o pagamento de uma multa, na forma prevista no art. 538, pargrafo nico:

Cdigo de Processo Civil Art. 538... Pargrafo nico. Quando manifestamente protelatrios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o so, condenar o embargante a pagar ao embargado multa no excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiterao de embargos protelatrios, a multa elevada a at 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposio de qualquer outro recurso ao depsito do valor respectivo.

Dessa forma, diz-se a lei processual determina que a multa para Embargos Declaratrios meramente protelatrios ser de 1% sobre o valor da causa. No caso da parte, novamente, interpor Embargos Declaratrios com esse fim, a multa se eleva para 10% sobre o valor da causa, alm da proibio de que a parte interponha qualquer outro recurso antes da comprovao do pagamento da multa. 41) Como funciona o julgamento dos Embargos declaratrios? Nos termos do artigo 897-A da CLT, o julgamento dos Embargos de Declarao dever ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao.

Consolidao

das

Leis

do

Trabalho

Art. 897-A - Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso.

Neste caso, os Embargos Declaratrios devero ser julgados, pelo magistrado que proferiu a deciso, em se tratando do primeiro grau.

Em se tratando de Tribunal, pelo rgo que emitiu a deciso, figurando o mesmo juiz que funcionou como relator no processo originrio, conforme se verifica pelos termos do art. 537 do CPC.

Cdigo

de

Processo

Civil

Art. 537. O juiz julgar os embargos em 5 (cinco) dias; nos tribunais, o relator apresentar os embargos em mesa na sesso subseqente, proferindo voto.

importante ressaltar que em se tratando de Embargos declaratrios que objetiva a modificao do julgado, interpostos contra deciso monocrtica do relator do processo, os Tribunais tm entendido necessria a converso destes em agravo, para processamento e julgamento pela Turma.

Neste

sentido,

Smula

421

do

Tribunal

Superior

do

Trabalho:

N 421 EMBARGOS DECLARATRIOS CONTRA DECISO MONOCRTICA DO RELATOR CALCADA NO ART. 557 DO CPC. CABIMENTO. (converso da Orientao Jurisprudencial n 74 da SDI-II - Res. 137/2005 - DJ 22.08.2005)

I - Tendo a deciso monocrtica de provimento ou denegao de recurso, prevista no art. 557 do CPC, contedo decisrio definitivo e conclusivo da lide, comporta ser esclarecida pela via dos embargos de declarao, em deciso aclaratria, tambm monocrtica, quando se pretende to-somente suprir omisso e no, modificao do julgado.

II - Postulando o embargante efeito modificativo, os embargos declaratrios devero ser submetidos ao pronunciamento do Colegiado, convertidos em agravo, em face dos princpios da fungibilidade e celeridade processual. (ex-OJ n 74 - inserida em 08.11.2000) 42) O que devo entender por Embargos declaratrios? Os Embargos de Declarao, utilizando uma linguagem bem simples, podem ser conceituados como um instrumento jurdico hbil, pelo qual uma das partes de um processo judicial pede ao magistrado para que reveja sua deciso, tendo em vista a ocorrncia de omisso, contradio ou obscuridade.

Nas palavras do Ilmo. Professor Sergio Pinto Martins, os embargos de declarao so conceituados da seguinte forma: ...No caso de embargos de declarao estes vm a ser um impedimento deciso judicial, visando sanar omisso, obscuridade ou contradio existente na deciso ou tendo por objetivo pr-questionar determinada matria que ir ser renovada na instncia seguinte. 43) Os Embargos declaratrios obrigam o juiz a proferir uma nova sentena? importante ressaltar que o magistrado, ao julgar Embargos Declaratrios, a princpio, no poder proferir novo julgamento sobre o processo em si, ou seja, no poder haver reforma da deciso embargada.

Na realidade, o posicionamento do magistrado deve-se dar apenas no sentido de sanar a contradio, omisso ou obscuridade levantada pela parte. Desta forma, pode-se chegar concluso que a funo dos Embargos de Declarao refere-se correo de falhas na deciso, que a princpio, no alteram o contedo decisrio. 44) Os Embargos declaratrios so cabveis apenas no 1 grau? No. importante ressaltar que alm das decises de 1 grau, no h impedimento de que decises proferidas pelos Tribunais sejam objeto de Embargos Declaratrios. Inclusive, dependendo do caso, pode ocorrer a hiptese de interposio de Embargos Declaratrios de uma deciso que julgou anteriormente outros Embargos Declaratrios, desde que ainda persista a omisso, contradio ou obscuridade. 45) Para fins de interposio de Embargos declaratrios deve a partes arcar com custas ou depsito recursal? Em se tratando de Embargos Declaratrios no h a obrigao de depsito recursal, nem o pagamento de custas. Desta forma, a princpio, no h quarquer nus para a parte Embargante 46) Pode ser conferido efeito modificativo ao julgado tendo em vista a interposio de Embargos declaratrios? Conforme j mencionado, os Embargos de Declarao no se prestam a reforma do julgado, mas to somente ao seu aperfeioamento. Todavia, em certos casos, admite-se que ocorra a reforma do julgado. Trata-se do efeito modificativo, que se encontra regulamentado no artigo 897-A da CLT. Consolidao das Leis do Trabalho Art. 897-A - Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Os casos de omisso e contradio j foram devidamente analisados, pelo que pedimos que o leitor, se entender necessrio, retorne a estas questes. Considera-se como manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso, a falta de instrumento de procurao, a intempestividade, a desero...

Desta forma, admite-se efeito modificativo da deciso, nos casos de omisso e contradio e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Neste sentido o posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho, consubstanciado na smula 278: TST - Smula n 278 - Embargos de declarao - omisso no julgado efeitos A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado. (Res. 11/1988, DJ 01.03.1988) 47) Quais so os Efeitos dos Embargos sobre o prazo processual? Nos termos do artigo 538 do CPC, utilizado subsidiariamente no processo do trabalho, por fora do artigo 769 da CLT, a interposio de Embargos Declaratrios interrompe o prazo para interposio de outros recursos. Cdigo de Processo Civil Art. 538. Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de outros recursos, por qualquer das partes. A interrupo se difere da suspenso do prazo porque a parte ter de volta o prazo inicial para a interposio de qualquer outro recurso, o que no ocorre na suspenso. Na suspenso o prazo inicial no volta a ser contado do incio, mas do momento em que parou. Desta forma, se, por exemplo, uma parte entende que existe omisso no julgado e decide interpor Embargos de Declarao no quarto dia do prazo, este interrompido, ou seja, quando a deciso dos Embargos Declaratrios proferida, inicia-se novamente o prazo de 8 (oito) dias para que a parte possa interpor o Recurso Ordinrio. Todavia, se a lei dispusesse que o prazo seria suspenso, a parte somente teria mais 04 (quatro) dias para a interposio do Recurso Ordinrio. importante ressaltar que a interrupo do prazo no vale apenas para o Embargante, ou seja, para aquele que interps os embargos de Declarao, mas para todos que puderem se beneficiar como a parte contrria e at terceiros prejudicados, que tenham legitimidade para recorrer 48) Qual a origem dos Embargos Declaratrios? Os embargos de declarao tiveram origem no Direito Romano, todavia, j no sculo XV, com as Ordenaes Afonsinas, j se encontrava prevista a possibilidade de o juiz declarar a sentena definitiva, quando houvesse dvida ou palavras escuras ou intricadas. No sculo XIX, com o regulamento 737, foi prevista a possibilidade de interposio de Embargos de Declarao em caso de obscuridade, ambigidade, contradio ou omisso.

Em se tratando do Direito do Trabalho, os Embargos de Declarao somente foram previstos com o advento da Lei 2.244/54. Atualmente, em se tratando de Direito do Trabalho, os Embargos de declarao encontram-se previstos no artigo 897 -A da CLT.

Consolidao das Leis do Trabalho

Art. 897-A - Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso.

Pargrafo nico - Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. 49) Qual o prazo para interposio de Embargos declaratrios? Nos termos do artigo 897 - A da CLT, o prazo para a interposio de Embargos de Declarao de cinco dias.

Consolidao das leis do Trabalho

Art. 897-A - Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso 50) O efeito devolutivo atribudo ao Recurso Ordinrio transfere ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, ainda que no renovado em contra-razes? Sim. Conforme entendimento cristalizado na Orientao Jurisprudencial 340 da SDI-1 do Egrgio TST, o efeito devolutivo em profundidade do Recurso Ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, ainda que no renovado em contra-razes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena.

UNESC- UNIO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE CACOAL

PERGUNTAS E RESPOSTAS DIREITO PROCESSO DO TRABALHO.

Trabalho apresentado pelo aluno Ezequias Mendona Lopes para atender as exigncias da disciplina de Direito Processual do Trabalho

CACOAL/RO SETEMBRO/2011

Anda mungkin juga menyukai