Anda di halaman 1dari 6

DINMICAS

A PALAVRA QUE TRANFORMA OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas. MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remdio vazio, uma esoponja e uma vazilha com gua. DESENVOLVIMENTO :

Explicar que a gua a Palavra de Deus e os objetos somos ns. D um objeto para cada pessoa. Colocar 1 a bolinha de isopor na gua. Refletir : o isopor no afunda e nem absorve a gua. Como ns absorvemos a Palavra de Deus ? Somos tambm impermeveis ? Mergulhar o giz na gua. Refletir : o giz retm a gua s para si, sem repartir. E ns? Encher de gua o vidrinho de remdio. Despejar toda toda a gua que ele se encheu. Refletir : o vidrinho tinha gua s para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E ns ? Mergulhar a esponja e espremer a gua. Refletir: a esponja absorve bem a gua e mesmo espremendo ela continua molhada. F E VIDA

OBJETIVO : Mostrar que a f deve estar ligada com a realidade e participao da comunidade. MATERIAL : 3 copos com gua e 3 sonrisal (efervecentes). DESENVOLVIMENTOS : O Sonrisal a noss f, o copo com gua a comunidade. No 1 copo colocar o sonrisal fechado no lado de fora do copo. Ser que nossa f no est igual o sonrisal, fechado e alheio comunidade? Ser que nossa f no est alienada? No 2 copo colocar o sonrisal fechado dentro do copo. O sonrisal est na gua mas no se mistura. Ns estamos dentro da Comunidade, mas ser que no estamos fechados ao prximo que nos pede ajuda? Ser que no vivemos uma f individualista? Abrir um sonrisal e misturar com a gua do 3 copo.O sonrisal ir se misturar com gua e se tranformar em remdio. Nossa f dever ser transformadora, inserida na comunidade, deve estar ligada ao. "A F SEM OBRAS MORTA".

3 - ANJO DA GUARDA

OBJETIVO : Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros. DESENVOLVIMENTO: A dinmica um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possvel, dever acontecer durante o ano todo ou por um longo perodo. Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa no poder pegar seu prprio nome. Cada um ser o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Dever mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo. O Anjo da Guarda no dever revelar o seu verdadeiro nome. Usar um pseudnimo ou apelido. Dever ter uma caixa onde todos colocaro suas mensagens para serem distribudas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo dever acontecer a revelao dos anjos. Depois poder fazer um novo sorteio.

Crculo Fechado
Autor Desconhecido Desenvolvimento: O coordenador pede a duas ou trs pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinar que eles formaro um crculo apertado com os braos entrelaados e no deixaro de forma nenhuma os componentes que esto fora da sala entrar no crculo. Enquanto o grupo se arruma o coordenador combina com os que esto fora que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa ser interessante discutir com o grupo como se sentiram no deixando ou no conseguindo entrar no grupo. Compartilhar e discutir: Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e no deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja ou no nosso grupo?

OUTRAS Como desenvolver a dinmica: Estabelece-se o nmero de participantes e seleciona-se o mesmo nmero de qualidades para serem abordadas durante a dinmica. Podero ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situao em que vive. A pretenso que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante no ser escolhido. O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo nmero de participantes, ou outro que possa ser distribudo uniformemente no final da dinmica. Este presente deve ser leve e de fcil manejo pois ir passar de mo em mo. Tente embrulh-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganh-lo. Disposio e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente prximos. Incio: O organizador com o presente nas mos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que h muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraa a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silncia e l o pargrafo 1: 1. PARABNS! *Voc tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e no o dio capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem voc acha mais ALEGRE. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4:4 No corao dos que maquinam o mal h engano, mas os que aconselham a paz tm alegria. Provrbios 12:20 Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o pargrafo 2 e assim por diante: 2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje festa, pessoas como voc transmitem otimismo e alto astral. Parabns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE. O temor do SENHOR o princpio da sabedoria; bom entendimento tm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10 3. A inteligncia nos foi dada por Deus. Parabns por ter encontrado espao para demonstrar este talento, pois muitas pessoas so inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua prpria inteligncia. Mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Salmos 34:14 4. O mundo inteiro clama por paz e voc gratuitamente transmite esta to grande riqueza. Parabns! Voc est fazendo falta s grandes potncias do mundo, responsveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem voc considera AMIGO. "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angstia nasce o irmo". Provrbios 17:17 5. Diz uma msica de Milton Nascimento, que "amigo coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do corao". Parabns por ser amigo, mas o presente. . . ainda no seu. Passe-o a quem voc considera DINMICO. Em todo trabalho h proveito, mas ficar s em palavras leva pobreza. Provrbios 14:23 6. Dinamismo fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idias e boas aes em seu meio. Parabns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDRIO. "A alma generosa prosperar e aquele que atende, tambm ser atendido." Provrbios. 11, 25 7. Parabns! Voc prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem voc considera ELEGANTE (bonito, etc...). Mas, pela graa de Deus, sou o que sou. 1 Corntios 15:10 8. Parabns! Elegncia (beleza, etc...) completa a criao humana e sua presena tornase marcante, mas o presente ainda no ser seu, passe-o a quem voc acha mais OTIMISTA. "Entregue suas preocupaes ao SENHOR, e ele o suster; jamais permitir que o justo venha a cair". Salmos 55.22 9. Otimista aquele que sabe superar todos os obstculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabns por voc ser uma pessoa otimista! bom conviver com voc, mas o presente ainda no ser seu. Passe-o a quem voc acha TRABALHADOR. O preguioso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. Provrbios 13:4 11. Trabalhadores so pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos so bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas so pessoas trabalhadoras como voc. Mas o presente ainda no seu. Passe-o a quem voc considera CARIDOSO. Quanto lhe for possvel, no deixe de fazer o bem a quem dele precisa. No diga ao seu prximo: Volte amanh, e eu lhe darei algo, se pode ajud-lo hoje. Provrbios 3.27-28

12. A caridade como diz Paulo aos Corntios: "ainda que eu falasse a lngua dos anjos, se no tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistrios, toda a cincia, mesmo que tomasse a f para transportar montanhas, se no tiver caridade de nada valeria. A caridade paciente, no busca seus prprios interesses e est sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo cr, tudo suporta, tudo perdoa". Voc que assim to caridoso, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem voc acha PRESTATIVO. "Fazei tudo sem murmuraes nem contendas, para que vos torneis irrepreensveis e sinceros, filhos de Deus inculpveis no meio de uma gerao pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. Filipenses 2:14-15 13. Prestativo aquele que serve a todos com boa vontade e est sempre pronto a qualquer sacrifcio para servir. So pessoas agradveis e todos se sentem bem em conviver. Voc bem merece o presente. Mas ele ainda no seu. Passe-o a quem voc acha que um JUSTO. O justo se alegrar no SENHOR, e confiar nele, e todos os retos de corao se gloriaro. Salmos 64:10 17. Justia! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas no desanime. Ser justo colaborar com a transformao de nossa sociedade. Mas j que voc muito justo, no vai querer o presente s para voc. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES ! Quem tiver duas tnicas, reparta com o que no tem, e quem tiver alimentos, faa da mesma maneira. Lucas 3:11 E assim o presente distribudo entre todos !

Culto Jovem
Autor Desconhecido Culto do +1. Num culto de mocidade pr-estabelecido, jovens sero desafiados a trazerem um visitante pelo menos, do contrrio o culto perde a razo de ser. Montar um programa de culto evangelstico com bom pregador, msica, dramatizao e cantina para confraternizao. Premie aquele que trouxer mais visitantes. Culto do reencontro ou da centsima ovelha. Culto da mocidade em que sero convidados por carta ou pessoalmente todos os que fizeram parte do grupo de jovens. Madrugada com Deus. Os organizadores acordam s 4 da manh, e com transporte e percurso previamente estudados, vo passando na casa dos componentes do grupo que devem rapidamente

acompanhar os demais. O alvo estar s 6 da manh na igreja para orao, louvor e meditao, e servir s 8 da manh um caf de comunho. Cantinho da integrao. Aps o culto dominical, os visitantes so convidados a tomar um ch ou suco na cantina. Para l devem se deslocar alguns integrantes do grupo de jovens e que apresentaro os visitantes e oraro por eles. Tambm pode-se programar um rodzio entre os jovens, para que a cada domingo alguns cheguem mais cedo na igreja e recepcionem, no s os visitantes, mas tambm membros "regulares" da comunidade, com um abrao de bom dia. Culto de Ao de Graas. Prepare um micro-culto a ser realizado na casa do integrante do grupo, no domingo mais prximo ao aniversrio dele - funciona como uma visita especial de aniversrio. Ou pode-se fazer um culto por ms, na igreja ou outro local, onde se faa uma bno especial aos aniversariantes do ms, que devero antecipadamente receber convite ou telefonema avisando deste culto.

Anda mungkin juga menyukai