Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CINCIAS

MARY E O TOMATE ou os qualia so relevantes para o conhecimento do mundo

SALVADOR OUTUBRO 2009 Por THAIRONE SIMES LOUREIRO Aluno do Curso de Bacharelado Interdisciplinar de Cincia e Tecnologia

MARY E O TOMATE ou os qualia so relevantes para o conhecimento do mundo

Trabalho apresentado disciplina de LEITURA E PRODUO DE TEXTOS EM LNGUA PORTUGUESA da Universidade Federal da Bahia UFBA.

SALVADOR OUTUBRO 2009

O Artigo MARY E O TOMATE ou os qualia so relevantes para o conhecimento do mundo? escrito por Joo de Fernandes Teixeira traz uma verso de um experimento proposto pelo filosofo australiano Frank Jackson, onde ele descreve a experincia de Mary, uma superneurocientista especializada em neurofisiologia da viso, que embora soubesse tudo a respeito do crebro humano e do funcionamento do mesmo ao identificar uma cor, no podia enxergar cores, vendo portando tudo em preto e branco. Aps uma cirurgia, Mary passa a enxergar cores e ao ver um tomate vermelho, tem ento a sua primeira experincia do vermelho. Atravs deste experimento Frank Jackson declarou que o materialismo ou fisicalismo, que diz que toda informao informao a respeito do mundo fsico, era falso. Jackson prope que o confronto de Mary com um tomate vermelho, aps a sua cirurgia, proporciona a ela um novo conhecimento, uma percepo do vermelho que no poderia ter sido prevista pelo conhecimento que ela tinha acerca da viso humana e que, portanto, a cincia era incapaz de descrever completamente a percepo humana do mundo. Jackson deseja, atravs desta argumentao, provar a existncia dos qualia, elemento da experincia subjetiva que s pode ser apreendido da perspectiva do vivido. Questionando a validade do experimento de Jackson, o autor do artigo contraargumenta dizendo que se o experimento parte da idia que Mary sabia tudo a respeito do crebro humano e de como ele processa as cores, ento no havia mais nada a ser aprendido aps a cirurgia, argumento tambm proposto pelo filosofo e tambm crtico do conceito qualia, Daniel Dennett. Teixeira apresenta ainda outro contra-argumento aos qualia, utilizando uma experincia de pensamento elaborada por Dennett, onde uma banana azul apresentada a Mary, aps a cirurgia. Nesse novo experimento, Dennett defende que Mary saberia que estava sendo enganada, pelo fato de saber sobre a impresso fsica exata provocada por um objeto azul ou amarelo em seu sistema nervoso Mary poderia escanear o prprio crebro verificando assim se corresponde a uma experincia de azul ou amarelo. Por ltimo, Teixeira, questiona o experimento de Jackson dizendo que no h como afirmar que Mary sabia de tudo sobre o crebro e os processos fsicos envolvidos na percepo das cores, visto que a neurocincia e a fsica so disciplinas que mudam no decorrer do tempo, sobre isso, Adilson Citelli trata como signos tanto o produto ideolgico como o fsico. Parafraseando o terico sovitico Mikkhail Bakhtin, ele diz: Um produto ideolgico faz parte de uma realidade (natural ou social) como todo corpo fsico, instrumento de produo ou produto de consumo; mas, ao contrrio destes, ele tambm reflete e refrata

uma outra realidade, que lhe exterior. Tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo que ideolgico um signo. Sem signos no existe ideologia.. Citelli prope que h uma relao estreita entre a formao da conscincia individual e o universo dos signos. Ns iremos viver e aprender em contato com outros homens, mediados pelas palavras, que iro nos informar e formar. As palavras sero por ns absorvidas, transformadas e reproduzidas, criando um circuito de formao e reformulao de nossas conscincias. No podemos imaginar, como querem certas filosofias, que a conscincia seja uma abstrao, uma projeo do inundo das idias. Ao contrrio, pode-se verificar pelo que foi dito at aqui, que a conscincia se forma e se expressa concretamente, materialmente, atravs do universo dos signos. pode-se, portanto, ler a conscincia dos homens atravs do conjunto de signos que a expressa. (CITELLI, p.3) Dessa forma considerando as idias de Citelli no h como conceber a existncia dos qualia, visto que toda a interpretao subjetiva seria na verdade uma percepo de signos que sofrem mudanas de significado quando inseridos num contexto social e no individual.

REFERNCIA:

CITELLI Adilson, Linguagem e Persuaso: Signo e Persuaso A natureza do signo lingstico

Anda mungkin juga menyukai