Anda di halaman 1dari 4

A preservao do bem jurdico fundamental, depois da vida, a restrio da liberdade fundamental de ir e vir, por isso a aplicao das medidas

s cautelares no processo penal merece aprofundado questionamento. Os princpios orientam todo o sistema cautelar, e devem ser aplicados a todas as prises. Um dos principais problemas que encontramos ao tratar da priso no Brasil a aplicao do princpio da provisoriedade nas prises cautelares, que, embora devam ter curta durao, com frequncia so exorbitantemente excedidas, e o pior, sem fundada motivao na legislao e muito menos nos princpios constitucionais. O PLS 156/09, trouxe a questo da fixao de prazo determinado para a durao mxima da priso preventiva, sendo que as medidas cautelares pessoais totalizam 16 hipteses, e o mesmo foi taxativo no sentido de que a priso provisria a ltima opo. Para a priso no ser encarada como regra, como se faz hoje, mas como exceo, como deveria ser feito, deve-se interpretar o princpio da presuno de inocncia em sua extenso mxima, permitindo a priso daqueles que so definitivamente julgados culpados pela prtica criminosa, e que estes tenham o exerccio de sua dignidade dentro da priso. Para tanto necessrio evitar a superlotao penitenciria e estabelecer um minucioso sistema de filtragem, embasado sobretudo na legislao e normas constitucionais. Essa uma perspectiva pouco observada pela sociedade, que, na maioria das vezes, despende ateno para o propsito de ver o maior nmero de deliquentes possvel que possa ser aprisionado. Uma viso de justia que se cultiva h sculos o aprisionamento do indivduo to logo se tenha suspeitas da prtica criminosa, desta premissa surgiu a necessidade de dar demasiado poder de discricionariedade aos magistrados, originando o poder geral de cautela. Entretanto, este poder do juiz de adotar medidas de preveno contra um dano eminente, visando a declarao de um direito e a sua garantia, prprio do processo civil, no tem cabimento no processo penal, uma vez que o exerccio do poder de punir limitado ao predisposto em lei, do contrrio no possui legitimidade.

A interveno estatal tem que ser justificada, devendo estar prevista no diploma legal adequado, qual seja, penal, e no cdigo de processo civil, como frequentemente aplicado por analogia, porquanto essa miscigenao fere os princpios constitucionais que regem o estudo criminal. A ampliao e relativizao de prazos processuais, em nome da segurana jurdica, proporcionalidade, gravidade da infrao e eficincia procedimental, muito embora parea justa, inadequada, uma vez que no cabe ao magistrado deliberar sobre essas questes de ordem to intimamente subjetiva. Isso porque o juiz no detm a razo livre da paixo, e sempre ter motivaes conscientes e inconscientes que influenciaro em sua deciso, tornando a aplicao da lei desigual aos cidados, em face dos diferentes entendimentos, momentos em que a interpretao extensiva da lei ser desarrazoada. A divergncia de entendimento ocorre em todos os mbitos da cincia jurdica, por bvio os juzes pensam de modo divergente, mas no racional essa oscilao quando se fala em restrio de direitos fundamentais. Assim, se obedecidos os preceitos constitucionais fielmente, e a legislao estipular limites imprescindveis ao funcionamento das prises cautelares, como prazo, por exemplo, estar-se- impedindo essa arbitrariedade quase primata que se tem nos dias de hoje, em que o juiz estipula quando, por que e por quanto tempo o sujeito permanecer preso, de acordo com a sua livre convico, pois os embasamentos dispostos so fartos, e muitssimo maleveis. Por esta razo, as prises devem sujeitar-se to somente previso legislativa, sempre aplicada em consonncia com a constituio federal, que dever ser observada antes de mais nada. A primeira necessidade a implantao de prazos proporcionais s prises cautelares, visando a liberdade e a dignidade do sujeito juridicamente inocente, nos termos da CF/88. Muito embora o sistema cautelar impulsione, no injustificadamente, os juzes a invocar o poder geral de cautela, faz-se necessrio ter em mente a primazia do princpio da legalidade e do devido processo penal, para que a anlise do caso concreto seja livre de preconceitos e direcionada aos direitos do cidado.

Por isso no se justifica a relativizao e ampliao dos prazos legais com os tacanhos argumentos de segurana jurdica, proporcionalidade, gravidade da infrao e eficincia procedimental. Importante salientar que, no PLS 156/09, em seus artigos 1. e 2. se verifica a existncia do devido processo legal, constitucional e internacional, isso porque todas as garantias esto nas normas legais, constitucionais e internacionais (especialmente no que tange os direitos humanos). A lei pode ser analisada de maneira isso lada.Quando houver disposies antagnicas, deve haver conjugao de todas as leis, para efetivao do processo dialgico. Quando for conflitante, ser aplicada a norma mais favorvel, em virtude do princpio pro homini. Essa anlise perfeitamente apropriada para uma maior compreenso da problemtica das prises cautelares, porque se verificada a cincia penal como um todo indissocivel, sempre se levando em conta os direitos fundamentais do indivduo, haver maior efetividade na aplicao da lei penal, que influenciar automaticamente no sistema prisional e desencadear uma srie de fatores favorveis para toda a sociedade. Outrossim, as medidas cautelares pessoais no sero aplicadas para os crimes no apenados com pena privativa de liberdade. Ademais, o art. 555 apresenta uma srie de hipteses de no cabimento da priso preventiva que tornaram muito mais plausvel a aplicao desta modalidade de medida cautelar. E o juiz somente estar autorizado a decretar a priso se outras medidas revelarem-se inadequadas ou insuficientes, o que implica grande progresso no tocante problemtica do poder geral de cautela. A lei estipula o prazo mximo para a priso preventiva, devendo o juiz fundamentar a escolha de determinado patamar no momento da decretao da priso, sob pena de nulidade de sua deciso. S h censura quanto a previso de prises preventivas por prazos demasiadamente longos como de fato ocorreu com o PSL 156/09, mas mesmo assim, trouxe um sem nmero de inovaes que aproximaram a aplicao da lei penal das

normas constitucionais, que sem dvida a longo prazo abriro portas para um sistema mais ordenado e fundado solidamente na carta magna.

Anda mungkin juga menyukai