Anda di halaman 1dari 2

Definio e Fontes do Direito do Trabalho Direito do Trabalho pode ser definido como sendo um ...

complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam as relaes de trabalho, englobando, tambm, os institutos, regras e princpios jurdicos concernentes s relaes coletivas entre trabalhadores e tomadores de servios, em especial atravs de suas associaes coletivas.

FONTE pode ser compreendido como: origem, procedncia, provenincia ou incio. Por isso, ao tratarmos das fontes do Direito do Trabalho, estarmos falando da origem das normas trabalhistas.

1. As fontes do Direito do Trabalho podem ser divididas em:

a) Fontes Materiais so as que ditam a substncia do prprio direito. So os princpios ideolgicos que se refletem na lei. ( Mozart Victor Russomano. Rio de Janeiro: Forense, 1984. p. 81)

Podemos definir como sendo fatores econmicos, sociolgicos, polticos e filosficos que acabam por determinar o surgimento, o contedo, a orientao e o movimento das normas jurdicas, como por exemplo, a greve que era consideradas ilcita e hoje um direito assegurado constitucionalmente. Assim, esses impactos violentos servem como incio, ou melhor, origem de uma norma. Assim esses impactos (por exemplo a greve) foram regulamentados por leis deixando de ser uma fonte material para ser uma fonte material. Assim, a realidade determina o surgimento de leis que eliminam, medeiam ou diminuam conflitos de interesses j instaurados ou vislumbrados pela sociedade, de maneira geral, e pelo legislador, de modo particular, respeitantes s relaes de trabalho. As leis, editadas sempre com a finalidade de manter a paz social, ou melhor, pensando na coletividade e no no individual. b) Formais so as normas positivadas. a norma exteriorizada. so os meios de revelao e transparncia da norma jurdica os mecanismos exteriores estilizados pelos quais as normas ingressam, instauram-se e cristalizam-se na ordem jurdica. Delgado, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 3 ed., So Paulo: LTr, 2004, p. 141.

2. Quanto sua classificao: a) Heteronomas so aquelas fontes impostas por um agente externo, temos como exemplo a constituio, leis, decretos, sentena normativa. b) Autnomas - so aquelas fontes criadas pelas prprias partes interessadas, como, por exemplo, contrato de trabalho, o acordo coletivo, a conveno.

Alm das fontes de direito do trabalho propriamente ditas, h outros institutos que podem orientar a resoluo de controvrsias trabalhistas, conforme elencados no art. 8, nico, da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho):

Art. 8 - As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente de direito do trabalho e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico.

Pargrafo nico: O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste.

De observar que h hierarquia entre as fontes normativas: a Constituio e as emendas Constituio esto sobre todas as demais normas; em seguida, em ordem decrescente de preponderncia, vem as leis complementares, as leis ordinrias, as leis delegadas, as medidas provisrias e os decretos. No Direito do Trabalho, contudo, diferentemente de outros ramos do Direito, cuja hierarquia observada com absoluta rigidez, h espao para aplicar ao caso concreto o instituto que melhor atenda, observado o carter social da demanda, pacificao dos interesses em conflito.

Anda mungkin juga menyukai