Anda di halaman 1dari 14

Faculdades Alves Farias ALFA. Encontro de Iniciao Cientifica Alfa EICA. Curso de Cincias Econmicas.

Alex dos Santos Silva1

ECONOMIA SOLIDRIA NO BRASIL. O DESAFIO DE CRESCER SEM ABRIR MO DE SUA TICA.

Goinia 2011
1 Graduando do Curso de Cincias Econmicas 6 perodo. E-mail: alex84economista@gmail.com

Resumo O desemprego um problema comum ao modo capitalista de produo. praticamente impossvel, que um modelo de produo caracterizado pela acumulao de capital, e apropriao do trabalho alheio, venha a empregar todos os fatores de produo visando o bem estar de toda a sociedade. Dentre os fatores de produo que deixaro de ser empregados, h um grande contingente de trabalhadores e trabalhadoras, que pela falta de emprego, so obrigados a viverem marginalizados na sociedade. Na tentativa de amenizar os danos causados pelo desemprego, surge a Economia Solidria. Um modo de produo que no vem substituir o capitalismo, mas que pode ser implantado em conjunto, atuando na busca da melhoria de vida (atravs da solidariedade), daqueles que so marginalizados. Mesmo sendo implantada em conjunto com o capitalismo, a Economia solidria tem na sua essncia valores ticos que no esto presentes no capitalismo. Enquanto o capitalismo busca a acumulao atravs das desigualdades, a economia solidria busca a distribuio atravs da unidade entre as classes sociais. A economia solidria tem experimentado um significativo crescimento no Brasil, principalmente aps a criao da Secretaria Nacional de Economia Solidria SENAES, vinculada ao Ministrio do Trabalho e Emprego MTE. Percebe-se que desde a criao da SENAES, houve o crescimento do numero de associados, e os estabelecimentos de economia solidria passaram a ter receitas maiores. Este crescimento muito bom, pois demonstra que vivel investir em economia solidria, mas tambm pode representar um grande problema: o aumento no capital, pode colocar em risco os valores ticos dos estabelecimentos solidrios. O objetivo deste trabalho divulgar os dados da economia solidria, e levantar a questo tica que a envolve. Por ser um tema to complexo, no ser apresentado a sua soluo, mas se for instigado a discusso entre os pensadores econmicos; o mesmo ter cumprido o seu papel. Palavras chave: Economia Solidria, Solidariedade, Capitalismo, tica,

Desemprego.

ABSTRACT Unemployment is a common problem in the capitalist mode of production. It is practically impossible, that a production model characterized by the accumulation of capital, and appropriation of alien labor will employ all factors of production for the well being of the entire society. Among the factors of production that will no longer be employed, there is a large contingent of workers who lack employment, forced to live are marginalized in society. In an attempt to mitigate the damage caused by unemployment, there is the Solidarity Economy. A mode of production that capitalism does not replace, but that can be deployed together, acting in pursuit of improving lives (through the solidarity) of those who are marginalized. Even being deployed in conjunction with capitalism, Solidarity Economy is at its core ethical values that are not present in capitalism. While capitalism seeks through the accumulation of inequalities, economic solidarity search through the distribution of the unity between social classes. The solidarity economy has experienced significant growth in Brazil, especially after the creation of the National Secretariat for Solidarity Economy SENAES, under the Ministry of Labor and Employment MTE. It is felt that since the creation of SENAES, there was growth in the number of partners and the social economy businesses now have higher revenues. This growth is very good, because it shows that it is feasible to invest in the social economy, but can also pose a big problem: the increase in capital, could jeopardize the ethical values of solidarity establishments. The objective of this work is to disseminate the data of the solidarity economy, and raise the ethical issue that surrounds it. Because it is a subject so complex, it will be presented with your solution, but if it is instigated discussion among economic thinkers, he has fulfilled his role. Keywords: Economic Solidarity, Solidarity, Capitalism, Ethics, Unemployment.

1. A ECONOMIA SOLIDRIA

Seus princpios bsicos so a propriedade coletiva do capital e o direito liberdade individual. Todos os que Produzem so uma nica classe de trabalhadores na qual todos so possuidores do capital atravs do trabalho cooperativo.(MAIA, 2008 apud SINGER)

A economia solidria recobre diferentes formas de organizao onde os cidados e cidads se incubem seja para criar sua prpria fonte de trabalho, seja para ter acesso a bens e servios de qualidade ao mais baixo custo possvel, numa dinmica solidria e de reciprocidade que articula os interesses individuais aos coletivos. ( ROCHA, apud TAUILE,2001)

A Economia Solidria apresenta-se com um modo de produo que pode ser adaptado ao modelo Capitalista de produo, atuando na gerao de renda, de uma grande parcela da populao que no tem acesso a empregos, e vivem margem da sociedade. Desde a sua criao, a Economia Solidria busca insero de trabalhadores que so excludos do processo de gerao de empregos e renda. O modelo capitalista pautado pela separao de classes sociais, e a luta constante entre os trabalhadores (proletariado) e os empregadores (proprietrios dos meios de produo). Esta luta pautada pela tica do capital. Os trabalhadores so obrigados a venderem a sua fora de trabalho, para conseguirem a sua subsistncia, o preo pago pelo empregador suficiente apenas para que o trabalhador tenha acesso a sua alimentao, excluindo a possibilidade de acumulao de capital, ou que o trabalhador possa buscar uma vida mais digna. comum no modo Capitalista de produo o desemprego de mo de obra, gerando pobreza e misria. O modelo capitalista de produo provoca grandes desigualdades sociais. Segundo Paul Singer (2002, p.9) para que tivssemos uma sociedade em que predominasse a igualdade entre todos os seus membros, seria preciso que a economia fosse solidria em vez de competitiva. A competio gerada pelo capitalismo, faz com o que os valores de solidariedade e cooperao sejam esquecidos pela populao, que na busca pelo capital v o seu semelhante como

um concorrente a ser vencido. Percebe-se ento que a Economia Solidria tem fundamentos ticos diferentes do Capitalismo, mas podem caminhar juntos, uma vez que o capitalismo no impede que outros modos de produo se desenvolva. Paul Singer fala sobre a relao entre a economia solidria e modo capitalista de produo:

Mesmo sendo hegemnico, o capitalismo no impede o desenvolvimento de outros modos de produo porque incapaz de inserir dentro de si toda populao economicamente ativa. A economia solidria cresce em funo das crises sociais que a competio cega dos capitais privados ocasiona periodicamente em cada pas. Mas ela s se viabiliza e se torna uma alternativa real ao capitalismo quando a maioria da sociedade, que no proprietria de capital, se conscientiza de que de seu interesse organizar a produo de um modo em que os meios de produo sejam de todos os que os utilizam para gerar o produto social.(MAIA, 2008 apud SINGER, 2003)

Jlia Coelho complementa esta ideia, acrescentando que:

(...)[A economia solidria] no atua em um campo fora do capitalismo e do mercado formal, mas ao contrario, busca dentro da realidade existente formas alternativas de desenvolvimento econmico baseando em valores mais humanos, na busca da autonomia dos grupos que a praticam, em praticas sociais e ambientais sustentveis. (MAIA, 2008 apud, COELHO, 2006)

Para que a economia solidria possa se desenvolver, preciso que grupos se unam tendo com princpio a cooperao e a solidariedade. A economia solidria outro modo de produo, cujo princpios bsicos so a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito liberdade individual. (SINGER, 2002 p10). Os grupos so criados por pessoas movidas por sentimentos solidrios, e que acreditam que a solidariedade pode mudar a vida de muitas pessoas. Sobre a forma como a economia solidria avana no Brasil, o professor Marcio Pochmann afirma que:

O avano inicial da economia solidria no Brasil deve-se juno de dois

movimentos especficos no Brasil. De um lado, o aparecimento de um enorme excedente de mo de obra(...) De outro lado, o movimento composto por um importante conjunto de militantes sociais crticos e engajados na construo de alternativas de organizao social e laboral no Brasil. (POCHMANN, 2004, P.23-24)

1.1.

PRINCPIOS BSICOS DA ECONOMIA SOLIDRIA.

Diferentemente das empresas capitalistas, as empresas solidarias, que podem ser chamadas de Estabelecimentos de Economia Solidria EES praticam a auto gesto, e partilham os lucros de forma solidria. Em um EES no h divises de classes, e todos os que associam-se tem os mesmo direitos e obrigaes perante o estabelecimento, e isto independente do valor de capital aplicado. A autogesto garante que todos os participantes tenham poder de decidir quanto ao futuro da organizao. Se o EES for pequeno todas as decises so tomadas em assembleias com a participao de todos os scios. bom deixar claro que todos os trabalhadores so considerados scios. Em caso de necessidade de contratao de mo de obra especializada, como por exemplo um gerente financeiro, todos os scios participaro da assembleia decidindo pela contratao deste funcionrio, que prestar os seus servios visando a melhoria e o crescimento do EES. Em geral os EES no tem colaboradores ou funcionrios, tem apenas scios, que so pessoas que associam-se mediante a aplicao de capital ou trabalho/servio. Caso o EES cresa dificultando a realizao de assembleias, os scios elegero delegados que tero a misso de represent-los em todas as decises relacionadas a organizao do estabelecimento. Os delegados no so chefes dos scios, mas so responsveis pelo interesse daqueles que esto na ponta da cadeia produtiva. Para que os EES possam crescer importante o engajamento de todos os scios, que devero ter acesso a todas as informaes referentes ao estabelecimento. Para Paul Singer o maior inimigo da autogesto o desinteresse dos scios, sua recusa ao esforo adicional que a pratica democrtica exige. (SINGER, 2002, p.19) Se os scios no buscam conhecer mais do EES, os delegados podem tomar decises diferentes das necessidades e interesses da

grande maioria dos associados, podendo influenciar negativamente no futuro solidrio do estabelecimento.

A heterogesto parece ser eficiente em tornar empresas capitalistas competitivas e lucrativas, que o que seus donos almejam. A autogesto promete ser eficiente em tornar empresas solidrias, alm de economicamente produtivas, centro de interao democrticos e igualitrios (em termos), que o que seus scios precisam. (SINGER, 2002, P.23)

Outro princpio bsico da economia solidria a forma como os ganhos (lucros) so partilhados entre os scios. Nas empresas capitalistas os empregados recebem salrios que podem variar de acordo com a importncia da funo exercida, ou por convenes trabalhistas, que em uma relao de oferta (numero de trabalhadores desempregados, ou que desejam se candidatar ao posto de trabalho, alm da especializao do trabalhador) e demanda (Numero de vagas, e a necessidade das empresas) determinam o valor dos salrios de cada classe. Os salrios obedecem as diferenas hierrquicas, e quanto mais envolvido na produo, menor ser o salrio recebido pelo trabalhador. Os gerentes e diretores recebem os salrios mais altos, alm de uma parcela maior na distribuio dos lucros da empresa. Na economia solidria diferente, os trabalhadores no recebem salrios, mas tem direito a retiradas que variam de acordo com a receita obtida pelo EES. As retiradas podem ser feitas de forma igualitria, ou seja, todos os scios independentes da funo tero direito a retiradas no mesmo valor, ou serem feitas de formal desigual, porm solidria. normal alguns EES optarem por retiradas com valores diferentes entre os scios, isto ser discutido em assembleia. Alguns estabelecimentos podem optar por remunerarem melhor alguns scios para no perd-los para a inciativa privada, e por entenderem que o seu trabalho muito importante para o crescimento coletivo, ou seja, mantendo este scio o estabelecimento ter um crescimento maior, beneficiando todos os scios. Desigualdades so permissveis quando elas maximizam, ou ao menos todas contribuem para [elevar] as expectativas de longo prazo do grupo menos afortunado da sociedade (SINGER, 2002, apud RAWLS)

2. DADOS DA ECONOMIA SOLIDRIA NO BRASIL. A Secretaria Nacional de Economia Solidria SENAES, que vinculada ao Ministrio do Trabalho e Emprego MTE, foi criada em junho de 2003. A SENAES um importante rgo na organizao e promoo da economia solidaria no Brasil. Os dados que sero apresentados neste trabalho so do Atlas da Economia Solidria, publicado pela SENAES2. De acordo com os dados do Atlas da Economia Solidria, em 2005 haviam 14.954 EES em todo pas, e em 2007 este nmero subiu para 21.859 , obtendo crescimento de 46%. O grfico 1 apresenta o crescimento em cada regio. A regio SUDESTE com 82%, apresentou o maior crescimento no perodo, mas a regio NORDESTE continua sendo a regio com o maior nmero de EES.
9498

6549

3583 2592

3912 2144 2656 1884 2210 1785

2005 2007

NORDESTE

SUL

SUDESTE

NORTE

CENTRO-OESTE

GRFICO 1: NMERO DE ESTABELECIMENTOS SOLIDRIOS POR REGIO.


FONTE: SNAES/MTE

2 Os dados apresentados nos grficos e tabelas podem conter dados do Atlas de 2005, e do Atlas de 2007. Todos organizados pela SENAES, e disponvel para Consulta no site: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/sies.asp

10% 12% NORDESTE SUL SUDESTE NORTE CENTRO-OESTE 18% 16% 43%

GRFICO 2: PARTICIPAO POR REGIO EM 2007


FONTE: SENAES/MTE

A economia solidria possui 1.687.035 associados,sendo 1.056.952 homens e 630.083 mulheres. Existem 2.053 EES composto apenas por homens, contando com 103.491 associados; 3.875 EES composto apenas por mulheres, contando com 77.434 associadas; e 15.709 EES mistos, contando com 552.948 mulheres e 953.623 homens. Em mdia cada estabelecimento conta com 78 associados. 3 O faturamento mensal dos EES de R$ 43.232,67 em mdia e existem EES com faturamento mensal superior a R$ 100.000,00, veja a Tabela 1.

FATURAMENTO MDIO MENSAL DOS EES FAIXA DE FATURAMENTO MENSAL N DE EES % TOTAL At R$ 1.000,00 3628 24,02% R$ 1.888.534,99 de R$ 1.001,00 a R$ 5.000,00 5412 35,83% R$ 13.489.199,68 de R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00 2031 13,45% R$ 14.551.018,35 de R$ 10.001,00 a R$ 50.000,00 2789 18,46% R$ 61.387.900,66 de R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 522 3,46% R$ 36.722.203,36 Mais de R$ 100.000,00 723 4,79% R$ 524.990.592,41 TOTAL 15105 100% R$ 653.029.449,45

MDIA R$ 520,54 R$ 2.492,46 R$ 7.164,46 R$ 22.010,72 R$ 70.349,05 R$ 726.128,07 R$ 43.232,67

Tabela 1: Faturamento mdio dos EES


FONTE: SENAES/MTE

[Os benefcios da economia solidria so]... sobrevivncia imediata, subsistncia material, aumento da renda familiar, reinsero social, reativao da vida comunitria, qualificao tcnica e profissional, desenvolvimento da autogesto, desenvolvimento do espirito democrtico, participao na sociedade e conscincia social e politica. (MAIA, 2008, apud GAIGER, 2004)

3 Dados do Atlas da Economia solidria do ano de 2007.

3. CRESCIMENTO E TICA, A PRINCIPAL QUESTO A SER ENFRENTADA PELA ECONOMIA SOLIDRIA.

H casos em que a empresa solidria fica muito rentvel, o que a torna valiosa no mercado em que empresas so compradas e vendidas. Os scios mais antigos podem ficar tentados a vender a cooperativa a alguma empresa capitalista interessada. (SINGER, 2002, p.16)

H um trusmo que diz que cooperativas que vo mal fecham, as que vo bem deixam de ser cooperativas. (...)Mas muitas cooperativas que tem exito econmico praticam a autogesto, pois os seus scios fazem questo dela pelos motivos certos: porque gostam de participar e se realizam na luta por um outro modo de produo. (SINGER, 2002, p.20)

da corrente dos socialistas utpicos que o cooperativismo nasceu, especialmente das ideias de Owen, Fourier, Buchez e Blanc. Esta corrente buscava uma sociedade mais equitativa por meio de associaes voluntarias (ROCHA, P.15). Os grandes responsveis pelo crescimento da economia solidria no Brasil, so pessoas que tem ideologias socialistas, impossvel imaginar a economia solidria se no for pela tica social. A forma como so organizados os EES confrontam a tica capitalista, e incompreensvel para todos que no possuem sentimentos solidrios. O grande problema do crescimento no numero de associados e no numero de EES, que nem todos os associados esto em busca de uma sociedade melhor, mais humana e solidria. Grande parte dos associados, no tem o espirito socialista e solidrio, so pessoas que apenas buscam uma forma de afastarem-se do desemprego e da falta de renda. fcil ser solidrio enquanto ganha-se pouco, mas o crescimento da produo e da receita pode mudar completamente o rumo de um estabelecimento que surgiu com uma proposta de melhoria de vida de um todo. Ao contrrio do modelo capitalista, a economia solidria busca distribuio de renda e no sua acumulao.

A realidade colocara em evidencia, de maneira brutal, a oposio entre o

interesse individual e o interesse social, pois enquanto de um lado um grupo cada vez menor de empresrios enriquecia, do outro a classe operria vivia miseravelmente (ROCHA, apud PINHO, 1977)

Os princpios da autogesto s podem ser praticados na essncia por pessoas que realmente tem vocao solidria, excluindo as divises geradas pelo capital. Mesmo que um scio tenha investido um alto valor na constituio do EES, ele no pode ser considerado mais importante, ou ter maior poder de deciso que os scios menos favorecidos financeiramente, questo de valorizar o ser humano e no o seu dinheiro. Para ser bem sucedida a economia solidria deve pautar pela valorizao do trabalhador e a busca pela unidade, no h dono de EES, no pode haver diferenas sociais.

MOTIVOS ORDEM 1 ORDEM 2 ORDEM 3 1. Uma alternativa ao desemprego 6746 2069 1130 2. Obteno de maiores ganhos em um 3339 3125 1510 empreendimento associativo 3. Uma fonte complementar de renda para os(as) 3060 4473 2102 associados(as) 4. Desenvolvimento de uma atividade onde 1571 2489 2030 todos so donos 5. Condio exigida para ter acesso a 2870 1501 1131 financiamentos e outros apoios 6. Recuperao por trabalhadores de empresa 89 37 36 privada que faliu 7. Motivao social, filantrpica ou religiosa 864 441 272 8. Desenvolvimento comunitrio de 1128 1084 768 capacidades e potencialidades 9. Alternativa organizativa e de qualificao 961 616 586 10. Outro. Qual? 772 347 316 Tabela 2: O que motivou a criao dos empreendimentos
FONTE:SENAES/MTE

TOTAL 9945 7974 9635 6090 5502 162 1577 2980 2163 1435

O que leva as pessoas a associarem-se economia solidria? Muitos enxergam na Economia solidria uma alternativa ao desemprego. Esta foi a principal resposta dada pelos scios a um questionrio elaborado pela SENAE. Uma outra fonte complementar de renda para os (as)associados (as), vem em segundo lugar nos principais motivos da criao de empreendimentos solidrios. Em geral as

pessoas buscam a economia solidria para encontrar aquilo que no conseguiram nas empresas convencionais, ou apenas como uma complementao de renda. preciso conscientizar os novos scios de que os EES tem uma tica diferente da iniciativa privada. importante apresentar a economia solidria como uma forma de expanso da solidariedade entre os homens, e no como uma alternativa temporria aos problemas causados pelo capitalismo. O crescimento no nmero de scios pode ser um dos maiores problemas para a economia solidria, pois, scios que esto preocupados apenas com questes relacionadas ao capital, lutaro contra os princpios solidrios. Mesmo que os EES caminhem juntos com a inciativa privada, os valores sociais e solidrios no podem ser abandonados, para acumulao de capital. Todos os que realmente levam a bandeira da solidariedade devem unir-se com o objetivo de expandir os conhecimentos e o sentimento solidrio entre todos os membros das associaes e cooperativas solidrias no Brasil. O grande perigo o abandono dos princpios por causa do capital. Os que so movidos pelo sentimento da solidariedade vero o crescimento no faturamento como uma oportunidade de expanso da ajuda e cooperao (com uma receita maior, mais pessoas podero ser ajudas). As cooperativas jamais sero vendidas por pessoas que realmente sejam solidrias. O problema est na tica que move as pessoas que associam-se aos estabelecimentos de economia solidria, muitos associados ainda vivem sob a tica capitalista, que est impregnada na cultura da grande maioria dos brasileiros, sejam eles empregadores ou trabalhadores. Mais importante do que aumentar o numero de associados, aumentar a solidariedade entre todos. preciso expandir os valores ticos da economia solidria de maneira que toda a riqueza gerada pelas cooperativas, sejam aplicadas para a melhoria de vida do maior nmero de pessoas.
Hay das en que me levanto con una esperanza demencial, momentosenlosquesientoquelasposibilidadesdeunavidams humanaestnalalcancedenuestrasmanos (ErnestoSbato)

CONCLUSO O crescimento da Economia solidria no Brasil, algo que alegra todos os que acreditam na possibilidade de um pas mais justo e social. Mas este crescimento no est isento de riscos, pois nem todos os associados esto ligados a tica solidria. Os princpios bsicos de todos os estabelecimentos de economia solidria, so incompreensveis por aqueles que se associam apenas em busca de uma alternativa passageira para o desemprego. Ainda h muitos associados que enxergam a economia solidria apenas como um bico, ou um trabalho temporrio. Muitos trabalhadores querem obter na economia solidria o mesmo que obtido nas empresas convencionais, sem levar em considerao que a economia solidria tem uma proposta bem diferente das empresas convencionais. Torna-se necessrio ento, um maior engajamento de todos os pensadores solidrios, e todos aqueles que realmente acreditam que a solidariedade entre os homens ainda possvel. preciso que todos os scios conheam os princpios ticos, e coloquem em prtica para que a economia solidria possa crescer permanecendo com os seus valores ticos e principalmente, sendo solidria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ATLAS de 2011.

DA

ECONOMIA

SOLIDRIA

(SENAES).

2007.

Disponvel

em:

<http://www.mte.gov.br/sistemas/atlas/AtlasESmenu.html> acesso em 10 de Agosto

MAIA, Daniel Henrique dos Santos; CATIN, Nayana Ferreira; FILHO, Hlio Braga. As alternativa propostas pela economia solidria, para o desenvolvimento econmico e social, com sustentabilidade e gerao de renda. 2008. Disponvel em <http://www.facef.br/novo/publicacoes/IIforum/Textos%20IC/Daniel,%20Nayana %20e%20Helio.pdf> Acesso em 09 de Agosto de 2011. POCHMANN, Marcio. Economia solidria no Brasil: Possibilidades e limites. IPEA, p. 23-34, Ago. 2004. Disponvel em: <http://agencia.ipea.gov.br/pub/bcmt/mt_24g.pdf> acesso em 09 de Agosto de 2011. ROCHA, Jefferson Maral da. Economia Solidria: Discutindo uma nova tica nas relaes de trocas. Disponvel em: <http://hermes.ucs.br/ccea/dece/jmrocha/Textos/Economia%20Solidaria.pdf> Aceso em 10 de Agosto de 2011. SINGER, Paul. Introduo a Economia solidria. 1. ed So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2002.

Anda mungkin juga menyukai