Anda di halaman 1dari 36

Apontamentos para o 2 Teste de Ecologia Geral 2009-2010

Com a graciosa contribuio de Hugo Belo, Ana e Catarina Gaspar, Gabriel Correia, Andreia Fidalgo e Pedro Madruga. Partilhem vontade!

9 Aula Biomas
A quantidade de energia recebida por unidade de superfcie do solo diminui desde o Equador at aos Plos. Consequentemente, verifica-se um progressivo arrefecimento da atmosfera desde as zonas equatoriais at s zonas polares.

Biomas:

Bioma Tundra

Factor limitante temperatura

Taiga Floresta boreal de conferas Floresta temperada caduciflia Pradarias e Estepes Vegetao Mediterrnica Desertos Savanas Florestas equatoriais

Temperatura e radiao solar (estao de crescimento curta) Temperatura e radiao Temperatura e precipitao gua gua gua Radiao

Observaes A Precipitao anual muito baixa: 150-350 mm mdia=250 mm), equivalente de um deserto, no entanto, h bastante gua na tundra. Vegetao rasteira. H ainda uma grande variao na quantidade de radiao solar recebida consoante as estaes.

10 Aula - Biodiversidade
Biodiversidade: variabilidade entre os organismos vivos do meio terrestre, marinho e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que esses organismos fazem parte; inclui a diversidade dentro de cada espcie, entre espcies e entre ecossistemas.

Nveis de Biodiversidade
Importncia dos vrios nveis de biodiversidade]: Ecossistemas(fornecimento de servios (proteco do solo, beleza cnica, regulao do ciclo da gua)) Espcies (fornecimento de servios dependentes de espcies (polinizao)) Populaes Genes (adaptao local e resistncia a doenas). Foram catalogadas 2 milhes de espcies, mas estima-se que existam 30 milhes de espcies de plantas e animais. A maior parte dessas espcies meras insectos das florestas tropicais. Insectos e Fungos em maior nmero. Relativamente biodiversidade existem: Espcies Endmicas: s existem num determinado lugar ou regio; Espcies Autctones: natural dessa regio, mas poder existir notas; Espcies Exticas: animal ou planta introduzido (deliberada ou acidentalmente) numa regio. Espcies ameaadas: 3524 mamferos (24%); 1194 aves (12%); 293 rpteis (4%); 157 anfbios (3%); 750 peixes (3%); 1957 invertebrados (0,2%, mas apenas 0,7% das espcies foram consideradas); 6774 plantas (2%). Extino um fenmeno natural, a expresso da incapacidade das espcies em adaptarem-se. Extino de Fundo: 1-5 espcies/ano; Extino em massa: acontecimentos de curta durao (1-5 milhes de anos). Houve 3 principais extiness em massa (mais de 50%espcies existentes desapareceram): Permian crisis, Triassic crisis e Cretaceous crisis. A Era Paleozica acabou com a maior extino em massa da historia da Terra: 90% das espcies marinhas (principalmente invertebrados) morreram; 50% das famlias animais extinguiram-se. A extino em massa mais conhecida a do final da Era Mesozica (65 MA). Pensa-se que mais de metade das espcies (dinossauros, muitas espcies de peixes, caracis,) e 25% das famlias de animais desapareceram. Estas duas extines em massa levaram mudana das principais formas de vida na Terra. A informao sobre a extino provem do registo fssil que revela o aparecimento e desaparecimento das espcies ao longo do tempo geolgico. O desaparecimento pode ocorrer de duas formas: 1) Pseudo extino: as espcies podem evoluir o suficiente de tal forma que a partir de uma determinada altura j no so reconhecidas como pertencendo espcie ancestral mas sim a uma nova espcie, no se tratando de uma verdadeira extino; 2) as espcies extinguem-se: quanto mais fina a resoluo do registo fssil, melhor a probabilidade de distinguir entre este dois fenmenos.

Durante as fases glaciares os gelos cobriram grande parte do continente americano e euro-asitico. As Sequias existiram no Pliocnico na Europa, um pouco por toda a Amrica do Norte e no continente asitico, o que est comprovado pelo registo fssil. No entanto, apenas sobreviveram nas montanhas do oeste da Califrnia. Foram eliminadas pelo frio. Nos ltimos 50.000 anos houve outros fenmenos de extino. No entanto, so diferentes dos anteriores pois so mais selectivos principalmente megafauna. Ocorreram nos vrios continentes em diferentes alturas. A extino de grandes mamferos e aves voadoras no coincidiram com a chegada do Homem. H 11.000 anos 96% da megafauna da Amrica do Norte desapareceu, coincidindo com a chegada dos caadores da Idade da Pedra. Extino actual:
Destruio do habitat Degradao do habitat Fragmentao do habitat Introduo de espcies exticas Sobre-explorao Alteraes climticas

Os ndios s matavam os bisontes quando precisavam. Mas com os colonos brancos no foi bem assim. Os bisontes praticamente foram exterminados: de 40 milhes em 1830 passaram a menos de 1000 em 1900. Heath hen (Tympanuchus cupido) habitava as pradarias da Amrica do Norte. Devido caa intensa a populao, inicialmente de milhes, quase se extinguiu. Em 1900 apenas se encontrava numa ilha da costa leste, com cerca de 70 indivduos. Nessa altura a populao foi protegida (1907) e comeou a aumentar. Mas uma srie de acontecimentos desafortunados e imprevisveis ocorreram. Um fogo durante a poca de nidificao destruiu a maior parte dos ovos, houve um aumento da populao do principal predador seguido de episdios de fome devido a invernos rigorosos. Em 1927 restavam meia dzia de indivduos. Em 1932 a espcie extinguiu-se. O dod era uma grande ave no voadora que habitava as Ilhas Maurcio. O dod no tinha medo das pessoas, o que, combinado com o facto de no voar, fez dele uma presa fcil para os humanos. O dod era uma excelente fonte de alimentao, pensando cerca de 16 quilos. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos que destruam os ninhos do dod. O ultimo dod foi morto em 1681, e no foi preservado nenhum espcime completo. H algum padro de biodiversidade na Terra? A quantidade de energia recebida por unidade de superfcie do solo diminui desde o Equador at aos Plos. Consequentemente, verifica-se um progressivo arrefecimento da atmosfera desde as zonas equatoriais at s zonas polares. Para a maior parte dos grandes grupos taxonmicos, de uma maneira geral o nmero de espcies aumenta dos Plos em direco ao Equador. A 60 latitude norte h 10 espcies de formigas (rea pequena), a 40 latitude haver 50-100 espcies e a 20 latitude 100-200 espcies. Na Gronelndia h 56 espcies de aves nidificantes, no Estado de Nova Iorque 105, na Guatemala 469 e na Colmbia 1395. Mamferos da Amrica do Norte: Na Costa Oeste h maior heterogeneidade de habitats devido topografia mais acidentada maior n de espcies. Os anfbios da Amrica do Norte dependem estreitamente da precipitao. Biodiversidade no Mundo As florestas equatoriais/tropicais hmidas possuem uma elevada diversidade de espcies (mais de 100 000). Possuem cerca de 40% das espcies da flora e cerca de 90% de todas as espcies. Brasil: possui +- 22% espcies de plantas com flor. A Indonsia possui 12% espcies de mamferos, 16% dos rpteis e anfbios e 17% das aves do mundo.

As florestas equatoriais/tropicais hmidas consistem no ecossistema com maior diversidade e complexidade da Terra. A riqueza de espcies depende:

de factores espaciais (produtividade e quantidade de recursos, heterogeneidade espacial, dureza do ambiente) de factores temporais (variabilidade climtica e variao climtica ao longo das eras geolgicas) da rea e do isolamento As taxas de especiao so muito elevadas em ambientes sempre favorveis e portante elevada produtividade e portante de elevada produtividade. Nas baixas latitudes a maior parte das espcies esto perto do ptimo fisiolgico a maior parte do tempo. No tm de investir em tecidos de proteco devido s condies favorveis. Por isso a maior parte da produo investida no crescimento. As espcies das regies temperadas e boreais tm de investir uma grande quantidade de recursos em proteco e adaptao estao desfavorvel. Nas florestas equatoriais todo o espao aproveitado maior nmero de nichos. A tundra um ecossistema com poucos estratos. H uma correlao entre a diversidade e a energia disponvel (evapotranspirao potencial), desde que haja gua disponvel. H um maior nmero de nveis trficos. Aumento da heterogeneidade ambiental aumento da diversidade de espcies. A heterogeneidade espacial do habitat por si s pode no ser responsvel pela diferena de diversidade de espcies em regies tropicais e temperadas, porm ela tem uma importante contribuio. A diversidade de espcies de aves est correlacionada com a complexidade da vegetao (habitat) que pode ser quantificada atravs da diversidade da altura da folhagem. A riqueza de espcies depende:

de factores espaciais produtividade e quantidade de recursos heterogeneidade espacial dureza do ambiente de factores temporais variabilidade climtica variao climtica ao longo das eras geolgicas da rea e do isolamento

As variaes temporais das condies ambientais e dos recursos podem operam em escalas de tempo desde minutos a milnios e influenciam a riqueza das espcies. Os efeitos da variao climtica na riqueza em espcies dependem do facto da variao ser previsvel ou imprevisvel. Num ambiente previsvel com sazonalidade, diferentes espcies podem estar adaptadas s condies existentes em diferentes alturas. Por isso espera-se que existam mais espcies num ambiente com sazonalidade do que num ambiente sempre constante.

Comparao entre a actividade fotossinttica de vrias plantas do subcoberto de uma floresta temperada caduciflia: 1) Efemerides 2) Hemiefemerides 3) Espcies do comeo do Vero (a folhas de Primavera, b folhas de Outono) 4) Espcies pereniflias (a folhas do ano anterior, b folhas jovens) 5) Espcies do final de Vero (a e b so tipos ligeiramente diferentes). Por outro lado, em ambientes constantes h maiores oportunidades de especializao, o que no se verifica em ambientes com sazonalidade. Exemplo: para uma espcie que se alimente apenas de frutos ser difcil colonizar um ambiente em que apenas existam frutos numa determinada altura do ano. Mas nas florestas tropicais hmidas h sempre fruta disponvel e alguns animais especializaram-se em come-la. Os ursos das latitudes elevadas so omnvoros (no especialistas), comem um pouco de tudo o que h disponvel: erva, bagas, carne. Nas latitudes temperadas os morcegos so essencialmente insectvoros, mas nas regies tropicais especializaram-se: insectos, nctar, frutos, peixes, sangue, carne (rs e pequenos batrquios). A instabilidade climtica (variao imprevisvel) pode influenciar a riqueza das espcies: Os ambientes estveis do ponto de vista das condies ambientais e dos recursos disponveis podem suportar espcies especializadas que no conseguiriam sobreviver em ambientes instveis. Os ambientes estveis estaro mais saturados em espcies do que os ambientes instveis. Um maior grau de sobreposio dos nichos ecolgicos acontecer em ambientes estveis.

Todos os processos aumentam a riqueza das espcies. A riqueza das espcies aumenta medida que a instabilidade climtica diminui. Mas esta relao poder no ser causal. Por outro lado, as populaes em ambientes estveis podero estar mais perto da capacidade de sustentao, a comunidade ser dominada pela competio e algumas espcies podero ficar excludas devida competio (as espcies no podem coexistir indefinidamente com base no mesmo recurso). Variao climtica ao longo das eras geolgicas As comunidades perturbadas podem no ter todas as espcies possveis pelo facto de ainda no terem alcanado o equilbrio. Alguns autores sugerem que as fases interglacirias do Quaternrio seriam muito curtas para que o equilbrio fosse atingido. As regies tropicais sero mais ricas em espcies do que as regies temperadas pelo facto dos climas tropicais existirem h mais tempo e terem existido de uma forma ininterrupta. Nas regies de latitudes mais elevadas, as plantas ainda esto a ganhar terreno medida que os gelos se retiram. Estas regies estiveram menos sujeitas a variaes climticas do que as regies de latitudes mais elevadas. A. Wallace sugeriu em 1878 que a diversidade das regies tropicais era maior porque as condies tropicais tinham aparecido muito antes das condies temperadas e polares.

Por outro lado, as regies tropicais estiveram sujeitas a menos perturbaes o que permitiu uma maior diferenciao de espcies. Era Cenozica existiam: (azul) florestas temperadas caduciflias florestas subtropicais pereniflias tropicais e equatoriais (verde escuro) (verde claro) florestas subtropicais, florestas de conferas

(vermelho) regies semi-ridas (amarelo) pradarias e estepes (castanho)

(esta segunda imagem no refere qual o perodo pertencente)

No entanto, mesmo as florestas equatoriais foram afectadas pelas mudanas climticas durante o Plistocnico, com condies de maior secura e frio durante os perodos glaciares. Assim, as florestas estiveram periodicamente sujeitas a estas perturbaes, que causaram a sua substituio por savanas e portanto a sua fragmentao. Os fragmentos de florestas que subsistiram durante os perodos glaciares so reconhecveis hoje pelo maior grau de endemismo, consequncia da diferenciao evolutiva. A fragmentao levou extino de muitas espcies mas tambm permitiu o isolamento e portanto o aumento de fenmenos de especiao.

11 aula - ILHAS
A riqueza de espcies depende: - de factores espaciais (produtividade e quantidade de recursos, heterogeneidade espacial, dureza do ambiente - de factores temporais (variabilidade climtica e variao climtica ao longo das eras geolgicas) - da rea e do isolamento As ilhas podem servir como um laboratrio do estudo da biodiversidade. Isto porque a biota de um console mais simples do que a de uma rea continental, e as interaces so mais fceis de entender. As ilhas tm duas origens, continentais e ocenicas. Ilhas continentais As ilhas continentais so resultantes do fraccionamento de um continente (ou de uma parte). (ilhas do canal da Califrnia)

Ilhas ocenicas E as ilhas ocenicas ocorrem do surgimento dos fundos ocenicos sem contacto com nenhum continente. Ilhas que no fazem parte das reas da plataforma continental, nem nunca fizeram; so mais tipicamente ilhas vulcnicas. (Japo, Havai, Carabas)

A origem das ilhas tem uma influncia sobre as relaes biogeogrficas entre elas e os continentes ao redor e tambm sobre a filogenia das espcies que contm. O clima das ilhas mais ameno, mais ventoso e se as ilhas tiverem altura suficiente, a precipitao mais elevada. Coisas estranhas que acontecem com as espcies das ilhas Tamanhos grandes (tartarugas gigantes) - falta de predadores grandes -ausncia de animais herbvoros competidores - tampo contra a variabilidade climtica

Tamanhos pequenos -vantagens em situaes onde a presena de comida possa ser limitante

Factores que influenciam a sobrevivncia das espcies, quando estas alcanam uma ilha: maior a diversidade de nichos ecolgicos que esto em uma ilha, logo maior ser a probabilidade de uma espcie sobreviver o que afecta o nmero de nichos? -topografia: cria gradientes de temperatura e humidade -grandes ilhas tm mais relevos; tendem a ter mais nichos tambm Empobrecimento da ilha Tende a haver um nmero menor de espcies nas ilhas do que nos continentes porque 1) h menos nicho ecolgicos, 2) porque nem todas as espcies so dispersas pela gua, 3)as cadeias alimentares tendem a ser menos complexas nas ilhas, e oportunidades para as fontes de alimentos alternativos so menos e 4) tambm porque pode haver maiores perturbaes se uma espcie desaparecer. Como ir para as ilhas a partir do continente? - auto disperso nadar ou voar - levados pelo vento - flutuar em objectos que vo dar s ilhas - podem ser transportados por outras espcies Algumas plantas desenvolveram sementes ou frutos que consegues ser levadas pela corrente sem se afundarem (ccos). No entanto, menos predadores nas ilhas permite s presas perderem a sua capacidade de evitar essa predao (atravs da capacidade de voar (dodos), perda da capacidade de se agarrarem). Os morcegos, os insectos e os moluscos so os que conseguem atravessar maiores quilmetros de mar, seguidamente os lagartos e seguidos das tartarugas e roedores e, por fim, pequenos mamferos e peixes de gua fria. Existem tambm limites espaciais como em encontrar a ilha ou mesmo sobreviver distncia (predao, mortalidade devido a parasitas, fome, aguas frias, etc.). Teoria da biogeografia das ilhas Esta teoria baseia-se essencialmente em 3 observaes e 1 premissa: Observaes: 1 comunidades insulares so mais pobres em especies do que as comunidades continentais equivalentes (Sc>S1) 2 esta riqueza aumenta com o tamanho da ilha 3 esta riqueza diminui com o aumento do isolamento da ilha

Premissa: as ilhas no funcionam como um sistema fechado

A biogeografia das ilhas estuda os padres de riqueza de espcies nas ilhas ocenicas. O tamanho das ilhas influencia grandemente o nmero de espcies que ela consegue suportar. Assim, no geral, as ilhas maiores tm um maior n de espcies do que ilhas mais pequenas pois (uma das razes) possuem um maior nmero de habitats. Existem mais plantas nas ilhas do que espcies animais. A teoria biogeogrfica do equilbrio insular tenta explicar o nmero de espcies nas ilhas com base em dois processos dinmicos: extino e colonizao (imigrao). De acordo com esta teoria, a taxa de extino aumenta em funo do n de espcies presentes na ilha enquanto a taxa de colonizao diminui em funo do n de espcies presentes. O n de espcies presentes na ilha resulta do equilbrio entre estes dois processos.

Existe um equilbrio dinmico entre extino e imigrao.

Inicialmente, o nmero de espcies que imigram pode ser elevado mas vai decaindo medida que aumenta o nmero de espcies na ilha. Pelo contrrio, inicialmente o nmero de extines pequeno mas medida que so introduzidas mais espcies na ilha, esse valor aumenta.

Existe um equilbrio dinmico entre extino e imigrao:

De acordo com a teoria biogeogrfica do equilbrio insular a taxa de extino varia em funo do tamanho da ilha. As ilhas grandes tm < taxas de extino do que as ilhas pequenas e alcanam o equilbrio com um > n de espcies. As ilhas grandes podem ter > n de indivduos/espcie, o que faz diminuir o risco de extino.

Este equilbrio dinmico depende da rea da ilha.

O processo de colonizao afectado, sobretudo, pela distncia ao continente. Assim, as ilhas situadas mais perto tm > taxas de colonizao do que ilhas mais distantes e alcanam o equilbrio com > n de espcies.

Este equilbrio dinmico depende tambm do isolamento da ilha.

A equilbrio o n de ilha (reserva, parque), mas no quais as espcies que se

teoria biogeogrfica do insular permite calcular espcies presentes na extinguiro.

Problemas com a teoria da biogeografia das ilhas 1. 2. 3. 4. aplicado a todos os organismos em questo olhar simples sobre as caractersticas (rea/isolamento) o equilbrio s pode ser mantido num ambiente constante (e no com variaes climticas, humanos, etc.) simplificao exagerado do processo

As populaes de muitas espcies ocorrem em ilhas, no sentido real ou de zonas de boa qualidade para as espcies, separadas por habitat circundante, menos favorvel. Ou seja, trata-se de metapopulaes. As metapopulaes ocorrem naturalmente, como resultado da heterogeneidade espacial, ou como resultado da aco do homem.

Metapopulao conjunto de subpopulaes isoladas espacialmente em fragmentos de habitat e unidades funcionais por fluxos biolgicos. As populaes de Ovis canadensis no sul da Califrnia habitam 15 ilhas (picos montanhosos) separadas por 6-20 km de habitat desrtico, imprprio para a se fixarem. No entanto, os animais podem transitar atravs desse habitat, para migrarem de uns picos para os outros. A troca de indivduos (entre 11 pares de picos montanhosos) importante para a conservao desta espcie, tanto por razes ecolgicas como genticas.

O processo de fragmentao tem incio com a formao de clareiras (gaps) na paisagem florestal A. As clareiras vo aumentando (em rea e em nmero) B at que a matriz deixa de ser a floresta e passa a ser o habitat antropognico. Limites das teorias das ilhas e metapopulaes - os modelos de biogeografia das ilhas e de metapopulao no considera a matriz - No consideram a conectividade Quando aplicada a habitats fragmentados tem os seguintes limites: - no considera as diferenas entre especies - no houve tempo para ocorrer equilbrio biogeografico - analogia fragmento com ilha fraca -Isolamento no a melhor medida de espaamento -No considera a qualidade do habitat

Aula 12
Metapopulaes Muitas vezes as espcies existem num nmero de populaes que esto isoladas umas as outras ou que trocam um nmero limitado de indivduos. Este conjunto de populaes da mesma espcie que interactuam denomina-se metapopulao. Cada populao individual de uma metapopulao chama-se sub populao, populao local ou simplesmente populao. Os modelos que pretendem estudar espcies com mais de uma populao tem de considerar a interaco entre as vrias populaes. A heterogeneidade espacial refere-se ocorrncia no uniforme de variveis ambientais e acontecimentos nas vrias zonas da paisagem. Muitas espcies ocorrem naturalmente como metapopulaes pois os factores ambientais necessrios sua sobrevivncia manifestam-se de forma descontnua. A planta Pedicularis furbishiae uma planta perene que vive ao longo de 225 km nas margens do Rio St. John. uma espcie protegida mas mesmo assim tem havido um declnio. Cresce em habitats instveis. Em cada mancha do habitat os factores ambientais (climticos, edficos, etc) variam, por isso, as diferentes subpopulaes de uma metapopulao esto sujeitas a diferentes condies ambientais. A propagao de um fogo depende: quantidade de combustvel, caractersticas da paisagem, vento, humidade manchas. A perda de habitat provavelmente a causa mais importante de extino nos tempos recentes. A perda de habitat resulta no s numa diminuio da quantidade total de habitat, mas tambm no aumento da descontinuidade na distribuio do habitat que resta manchas disjuntas. Com a continuao as manchas ficam cada vez mais pequenas e cada vez mais separadas umas das outras.

Outros efeitos da fragmentao manifestam-se atravs do aumento dos efeitos de fronteira. Quando as manchas de habitat diminuem de tamanho atravs da fragmentao, as populaes que l habitam tornam-se mais vulnerveis s condies ambientais adversas que se fazem sentir nas fronteiras das manchas de habitat (mas no no seu interior). Ex: A espcie Molothrus ater uma ave que parasita os ninhos de aves das florestas, sendo mais abundante nas margens da floresta. O parasitismo por esta espcie mais elevado em paisagens florestais mais fragmentadas. Isto deriva do facto da proporo de floresta que est longe da fronteira ser menor numa floresta constituda por manchas pequenas. Se o interior de uma floresta no sujeita ao efeito do parasitismo comear 250 m a partir da fronteira da floresta: - mancha circular com rea 5 km2 tem 64% de rea de interior em relao rea total - mancha circular com rea 1 km2 tem 31% de rea de interior em relao rea total - mancha circular com rea 0.5 km2 tem 14% de rea de interior em relao rea total. Uma mancha com rea 10 vezes superior a outra (5 km2 e 0.5 km2) tem 46 vezes mais habitat favorvel. Assim, uma paisagem com muitas manchas pequenas de habitat pode ter menos habitat favorvel (interior) do que outra paisagem com a mesma rea total de habitat mas com manchas de maior tamanho, devido aos efeitos de fronteira. Metapopulao: entidade formada por vrias populaes que trocam indivduos entre si atravs dos processos de emigrao e imigrao. Se uma das subpopulaes se extinguir: *pode ser colonizada por indivduos provenientes de outra subpopulao *pode permanecer extinta (se estiver em zonas muito distantes das outras subpopulaes) *pode ser recolonizada devido interveno do homem A dinmica populacional caracterizada por extines locais frequentes e recolonizao um fenmeno natural para muitas espcies. Assim, apesar as subpopulaes terem um tempo de vida curto, a metapopulao pode persistir durante muito tempo. O risco de extino de cada subpopulao determinado por factores demogrficos e ambientais. O risco de extino de uma metapopulao depende no s dos factores que afectam o risco de extino das subpopulaes mas tambm de outros factores que caracterizam as interaces entre as subpopulaes: -configurao geogrfica das subpopulaes -correlao espacial dos factores ambientais -padres de disperso A configurao espacial das subpopulaes influencia as taxas de disperso e tambm a maior ou menor semelhana nas condies ambientais a que cada subpopulao est sujeita. Os modelos de metapopulaes assumem que algumas reas da paisagem so potencialmente favorveis espcie, enquanto o resto no favorvel. A correlao espacial refere-se sincronia nas flutuaes ambientais para as subpopulaes de uma metapopulao. Ex: uma metapopulao recebe mais precipitao do que outra. Em anos mais chuvosos recebem ambas mais chuva do que o normal e em anos mais secos, menos chuva do que o normal. Se duas subpopulaes esto sujeitas a condies ambientais diferentes, para se calcular o risco de extino da metapopulao multiplicam-se as probabilidades de extino de cada subpopulao (10%): 0.1 x 0.1 = 0.01 O risco de extino da metapopulao de 1%. Se as subpopulaes tm elevada probabilidade de extino, a probabilidade de extino da metapopulao ser inferior cada uma delas. Se duas subpopulaes tm dinmicas correlacionadas, as flutuaes populacionais sero sincronizadas (se uma se extinguir, a probabilidade da outra tambm se extinguir ser muito elevada). Neste caso, o risco de extino de cada subpopulao ser igual ao risco de extino da metapopulao. Isto acontece no geral para subpopulaes prximas geograficamente. Neste caso, o risco de extino da metapopulao 10 vezes superior ao caso em que as subpopulaes evoluem independentemente. A correlao entre as flutuaes das vrias subpopulaes muitas vezes funo da distncia entre elas. Ex: as populaes da borboleta Plebejus argus tendem a flutuar em sincronia quando esto prximas (<600m) e independentemente umas das outras quando esto longe (>600m). Quando se fazem modelos de metapopulaes as correlaes entre as flutuaes populacionais so modeladas como funo da distncia entre as vrias manchas de habitat. Se manchas de habitat em que as subpopulaes se extinguiram so colonizadas por indivduos de outras subpopulaes, a metapopulao pode persistir mais tempo do que cada uma das suas subpopulaes. Por isso, a disperso entre subpopulaes que conduz recolonizao com sucesso geralmente diminui o risco de extino da espcie. A taxa de disperso medida como a proporo dos indivduos de uma populao que migram. Ex: 100 indivduos na populao A; 5 disperso para a populao B e 10 para a populao C, ficando o resto na populao inicial. Assim, a taxa de disperso da populao A para a populao 5%, de A para C 10% e a taxa total

de disperso da populao A 15%. As taxas de disperso dependem de caractersticas da espcie (mobilidade dos indivduos, modo de disperso das sementes). As taxas de disperso podem variar entre as diferentes subpopulaes de uma metapopulao. Os indivduos que se dispersam tm, no geral, uma > P de irem ter a uma mancha prxima de habitat do que a uma mancha longnqua. Ou seja, a disperso ocorre, no geral, a uma taxa mais elevada entre subpopulaes geograficamente prximas.

A curva que representa a relao disperso/distncia, baseada em 3 parmetros: -distncia de disperso mdia (25km) -distncia de disperso mxima (9km) -taxa de disperso mxima (0.4)

entre

taxa

de

H espcies em que a taxa de disperso funo da densidade populacional. Ex: uma maior densidade de certas espcies de plantas leva a uma maior atraco de animais frugvoros que ajudam disperso da espcie, transportando sementes. A taxa de disperso pode ser especfica de uma determinada classe etria (indivduos imaturos, machos jovens, sementes).

H sempre um trade-off entre ambientes prximos/semelhantes e taxas de disperso elevadas.

mais

A dinmica das metapopulaes tem uma aproximao diferente da dinmica das populaes individuais. Espcies ameaadas habitat fragmentado; avaliao de opes de Gesto.

Aula 13 A
Sero os ecossistemas com maior diversidade mais estveis? Uma diversidade elevada indica no geral uma comunidade de uma elevada complexidade. De facto, um maior nmero de espcies permite um maior nmero de interaces o que por sua vez permitir uma maior estabilidade, ou seja, o potencial da comunidade em no ser afectada por uma qualquer aco num dos seus componentes. Contudo, muitos autores no consideram que haja uma relao simples entre diversidade e estabilidade.

Ecossistema de baixa diversidade, cadeias trficas simples baixa estabilidade. As populaes de roedores das zonas rcticas tm flutuaes cclicas, o mesmo acontecendo com os seus predadores. Ecossistema de elevada diversidade, cadeias trficas complexas elevada estabilidade. Numa floresta tropical todo o espao aproveitado. Estas florestas apresentam vrios estratos de vegetao, habitados por diferentes animais.

No entanto, mais importante do que a diversidade para a estabilidade parece ser a existncia de espcies-chave. Espcies-chave so espcies essenciais para o funcionamento dos ecossistemas. O seu impacto no ecossistema muito elevado, desproporcionalmente elevado em relao sua abundncia. A sua remoo leva a mudanas na estrutura do ecossistema e a diminuio da diversidade. As espcies-chave podem ser herbvoros, predadores ou produtores. Para alm da estrela-do-mar, as lontras assim como os fungos tambm so consideradas espcies chave.

Conservao da comunidade e ecossistemas Para ser efectiva a conservao deve considerar as interaces entre as espcies e o ecossistema onde tais interaces ocorrem. Apesar de existir considervel redundncia nos ecossistemas diversas espcies pertencem ao mesmo tipo funcional - existem espcies que controlam a estrutura das comunidades.as espcies que afectam a organizao da comunidade de um modo muito mais intenso do que seria previsvel com base no n de indivduos ou na biomassa dessas espcies so espcies chave. A remoo destas espcies pode provocar acentuadas alteraes na estrutura e funcionamento das comunidades. Por isso, a proteco das espcies chave uma prioridade em termos de conservao. Os diferentes nveis (escalas) da biodiversidade: a biodiversidade pode ser medida escala, pontual, local, regional, continental.

Diversidade ALFA Nmero de espcies numa comunidade local homognea

Diversidade BETA Mede a diferena entre

dois locais

Diversidade Gama Nmero de espcies numa regio, onde no barreiras disperso

A adio de novas espcies pode modificar a comunidade em trs maneiras diferentes:

Como se mede a biodiversidade? A diversidade consiste em duas componentes: - o nmero de espcies, que os ecologistas designam por riqueza em espcies -a equidade (uniformidade, regularidade) ou seja, a maneira como as abundncias (nmero de indivduos, biomassa, grau de cobertura) esto distribudas pelas diferentes espcies da comunidade (abundncias relativas)

Exemplo: - se numa comunidade composta por 10 espcies, 90% dos indivduos pertencerem a uma nica espcie e os 10% restantes estiverem distribudos pelas outras 9 espcies, a equidade pode considerar-se baixa - se cada uma das 10 espcies possuir 10 % do nmero total de indivduos, a equidade

A maior equidade do local C faz com que tenha maior diversidade do que D apesar do n de espcies ser igual e igual tambm o n total de indivduos.

Aula 13 B
A diversidade pode ser medida atravs: de ndices de riqueza de espcies so uma medida do n de espcies de ndices baseados nas abundncias proporcionais das espcies - que tentam cristalizar o nmero de espcies e a equidade num nico nmero de modelos matemticos que descrevem a distribuio das abundncias das espcies a diversidade de uma comunidade dada pelo modelo que melhor se ajusta ao padro observado das abundncias das espcies Divide-se a rea de amostragem.

Verifica-se que medida que a rea dos quadrados aumenta, o nmero de espcies vai estabilizando. O ndice de Margalef no permite diferenciar comunidades com os mesmos S e N pois no tem em conta a distribuio dos indivduos pelas espcies. O ndice de Shannon (H) tem sido provavelmente o ndice mais usado em ecologia das comunidades. Este ndice pode ser usado com outra informao sem ser o nmero de indivduos: biomassa, grau de cobertura. Apesar do ndice de Shannon tomar em considerao as abundncias das espcies, possvel calcular uma medida da equidade separada, a equidade de Shannon. A equidade de Shannon igual razo entre o ndice de diversidade de Shannon e o seu valor mximo (lnS). Quanto maior o ndice, maior a uniformidade na distribuio dos indivduos pelas espcies. O ndice de Shannon muito sensvel riqueza, tendo as classes raras um peso desproporcionado no valor do ndice em comparao com outros ndices de diversidade. O ndice de Shannon apresenta como vantagem ser relativamente independente do tamanho da amostra e ter distribuio normal, o que permite a aplicao de mtodos estatsticos para detectar diferenas entre valores. O ndice de Shannon um dos ndices de diversidade mais usados. O ndice de Shannon permite quantificar e estudar a diversidade da paisagem ao longo do tempo, se houver informao sobre o uso do solo em datas diferentes. O ndice de Shannon mede o grau de incerteza em relao possibilidade de um indivduo tomado ao acaso pertencer a uma determinada espcie: Na comunidade C, com baixa equidade, podemos afirmar com alguma certeza qual ser a identidade de um indivduo tirado ao acaso. Numa comunidade com elevada equidade (A) difcil prever a que espcie pertencer um indivduo tirado ao acaso. Assim, a elevada diversidade est associada a uma incerteza elevada enquanto que a baixa diversidade est ligada a uma baixa incerteza. Os ndices de diversidade podem ser aplicados na: comparao de ecossistemas diferentes evoluo temporal de um mesmo ecossistema (sucesso ecolgica) ou aco do homem Os ndices so usados como termo de comparao entre comunidades. Um valor isolado pouco diz. Os ndices de diversidade podem ser aplicados ao estudo da diversidade da paisagem. MODELOS DE DISTRIBUIO DAS ABUNDNCIAS So as descries matemticas mais completas dos dados de uma comunidade e por isso a melhor (mais fivel) base para medir a diversidade. Existem 4 modelos principais para medir a diversidade: distribuio em srie geomtrica (May, 1975) distribuio em srie logartmica (Fisher, 1943) distribuio lognormal (Preston, 1948) modelo broken-stick(McArthur, 1957) A maior parte das espcies est representada por um baixo n de indivduos. Apenas poucas espcies tm um elevado n de indivduos.

Os hot spots e a concentrao da diversidade so dois aspectos diferentes. Os hot spots so valores especiais. A conservao internacional identificou estes 25 pontos, espaos onde a concentrao de plantas e animais no ocorre em nenhum outro lugar esto a passar por uma perda brutal de habitat. Ao observar que a biodiversidade no est igualmente distribuda no planeta, Myers procurou identificar quais as regies que concentravam os mais altos nveis de biodiversidade e onde as aes de conservao seriam mais urgentes. Ele chamou essas regies de Hotspots. Hotspot toda rea prioritria para conservao, isto , de alta biodiversidade e ameaada no mais alto grau. A Bacia do Mediterrneo (14) constitui um hotspot de DIVERSIDADE. A zona do Cacaso (15), onde se refugiaram restos da Laurisilva, tambm constitui um hotspot de DIVERSIDADE. As regies mediterrnicas (~2.3% da rea terrestre) so caracterizadas por uma elevada biodiversidade: 20% espcies de plantas e 10% dos vertebrados 25.000 espcies de plantas vasculares (6.000 no resto da Europa) 247 arbustos lenhosos (135 no resto da Europa) elevada riqueza em insectos, mamferos, aves, variedades selvagens, variedades antigas, e cultivares de uma grande variedade de plantas domesticadas e gado. A regio da Califrnia sujeita a clima de tipo mediterrnico possui 4.426 espcies de plantas vasculares das quais 48% (2.125) no existem em mais nenhum outro local do mundo. H mais espcies de plantas nesta regio do que no conjunto das regies do centro e do nordeste dos Estados Unidos. Um maior nmero de espcies de aves vive nesta regio do que noutro local qualquer do mesmo pas.

As causas da extino so variadas. O homem tem um papel importante: - destruio e fragmentao do habitat - sobre-explorao - poluio - introduo de espcies exticas - mudanas globais H caractersticas que tornam certas espcies mais susceptveis s actividades humanas: - sobreposio de habitat - colheita/explorao - requerimentos a nvel de territrio - baixa adaptabilidade e resilincia

Existe por isso uma Necessidade de uma rede global de monitorizao da biodiversidade. A iniciativa Countdown 2010 uma poderosa rede de parceiros activos com o objectivo de atingir a Meta de 2010, de parar a perda de biodiversidade a nvel local, nacional, regional e global. Nesta iniciativa cada parceiro compromete-se a encetar esforos adicionais para combater as causas da perda de biodiversidade. Dentro desta iniciativa existe um secretariado - organizado pela International World Conservation Union (IUCN) - com o objectivo de promover a importncia da Meta de 2010 para a biodiversidade e avaliar o progresso rumo a 2010.

14 Aula Gentica
Devido aco do homem as populaes de grande parte das espcies esto cada vez mais pequenas. Por isso esto sujeitas deteriorao gentica. Populao Grupo de indivduos da mesma espcie que vivem no mesmo local e capazes de se cruzar uns com os outros e produzir descendentes frteis. As populaes evoluem, no os indivduos! Cada cromossoma tem unidades de hereditariedade chamadas genes, a unidade de informao do DNA. Um nico gene pode ter muitas formas diferentes, chamadas alelos. Se um gene tem mais do que um alelo chama-se polimrfico. Como h muitos genes polimrficos, existe uma variao considervel entre os indivduos pertencentes mesma espcie. A gentica ecolgica estuda o processo de evoluo que est a ocorrer actualmente nas populaes naturais. A evoluo ocorre principalmente atravs de alteraes na quantidade, tipo e distribuio da variao gentica. As variaes mais bvias entre os membros de uma populao so descontnuas (discretas) ou seja, os indivduos so separados em diferentes categorias, como sexo/classes de idade. A variao gentica discreta ou descontnua diz respeito ao facto dos indivduos poderem ser classificados num pequeno nmero de classes. Outro tipo de variao contnua, como por exemplo as variaes que dizem respeito ao peso, altura, A gentica populacional o estudo da quantidade, tipo e distribuio da variao gentica discreta, geralmente controlada pela variao em um ou poucos genes. A gentica quantitativa o estudo da gentica de caractersticas contnuas (quantitativas), geralmente controladas pela variao de muitos genes e por variaes ambientais. A variao da gentica de uma espcie: Variao entre populaes Variao dentro da mesma populao Pode-se usar os polimorfismos visveis para estudar a estrutura gentica da populao e a evoluo. Vantagens: Pouco dispendioso, exequvel em experincias de campo com populaes naturais. Desvantagens: os polimorfismos visveis so relativamente raros. A maior parte da variao gentica no to facilmente observvel. As bases genticas da variao podem ser complexas e no necessariamente fceis de determinar. H caractersticas que so transmitidas de pais para filhos. A soma da informao hereditria referente a um indivduo (conjunto dos genes) o seu gentipo. O gentipo dirige o desenvolvimento do indivduo e constitui a base das caractersticas morfolgicas, fisiolgicas e comportamentais do indivduo. A expresso externa ou observvel do gentipo o fentipo. Algumas expresses fenotpicas resultam da interaco entre o gentipo e o meio ambiente. Uma plntula com um gene para a formao de clorofila desenvolver uma cor verde normal nas folhas se crescer em boas condies de luz, mas se crescer na escurido ficar com a cor branca. O gene permite o aparecimento da cor verde, mas a sua expresso afectada pelas condies ambientais, pois a clorofila apenas se forma em condies de luz. A plasticidade fenotpica a capacidade de um gentipo em produzir mais do que uma forma morfolgica, fisiolgica ou comportamental em respostas s condies ambientais.

A variao gentica leva a variao fenotpica. A variao ambiental tambm leva a variao fenotpica. Alguns gentipos tm uma estreita faixa de reaco s condies ambientais e portanto do origem a uma expresso fenotpica relativamente constante. Contudo, muitas plantas e animais que conseguem sobreviver numa vasta gama de condies ambientais possuem respostasvariveis e portanto fentipos variveis. As plantas, como no tm a mobilidade dos animais, tm de possuir maior plasticidade (flexibilidade) para conseguirem sobreviver. O tamanho das plantas, o tamanho das folhas por exemplo variam muito em funo da quantidade de luz, de gua, Os ectipos so formas diferentes da mesma espcie, adaptadas s condies ambientais. Os diferentes ectipos de uma mesma espcie tm um certo grau de isolamento gentico uns dos outros. Uma espcie com uma variao contnua ao longo da encosta de uma montanha pode ter diferentes formas consoante a altitude. A populao no pode ser dividida, sem ser artificialmente em ectipos. Neste caso usa-se o termo ecocline. A plasticidade fenotpica representa variao no gentica. Uma modificao induzida pelo meio ambiente no hereditria. Deriva gentica alteraes no pool gentico (conjunto dos genes) de uma populao pequena devida ao acaso. A deriva gentica importante para as pequenas populaes onde o acaso pode eliminar ou alterar a frequncia dos alelos. A deriva gentica produz evoluo mas no h garantia de que a populao final estar mais apta ao meio ambiente do que a original. A evoluo por deriva gentica no adaptativa pois o acaso (e no o fentipo) que altera a frequncia dos alelos. A deriva gentica comum: efeito dos fundadores efeito de gargalo de garrafa Foras evolutivas: Uma mutao uma alterao qumica hereditria de material gentico (DNA) a nvel do gene ou do cromossoma. As mutaes podem ocorrer naturalmente devido - a erros na replicao ou transcrio ou - a factores ambientais (radiao, reaces qumicas) Uma mutao num gene consiste numa mudana de uma ou vrias bases, que podem ser adicionadas, apagadas ou substitudas na sequncia de nucleotdios do DNA. Uma mutao pode ser positiva, mas na maior parte dos casos neutra ou negativa. As clulas usam mecanismos elaborados para impedir as mutaes, mas esses mecanismos no so perfeitos. O cancro resulta de uma mutao. As mutaes so o nico meio de introduzir novos genes e portanto novos traos morfolgicos numa espcie. Nem todas as mutaes resultam em mudanas fenotpicas.

Um factor que influencia os gentipos a natureza gentica dos indivduos fundadores da populao e qualquer mudana subsequente devido migrao e mortalidade. Populaes que foram fundadas por poucos indivduos (efeito dos fundadores) tero uma variao gentica limitada e esto sujeitas deriva gentica. Estes efeitos so particularmente importantes em ilhas, especialmente naquelas mais isoladas onde a chegada de novos indivduos uma ocorrncia rara. Estes efeitos so tambm importantes em lagos, em clareiras, ou seja, em ilhas funcionais.

O efeito da imigrao na introduo de um novo gentipo numa populao pode ser notado se os alelos em causa tiverem alteraes bvias no fentipo. Bottleneck effect - efeito gargalo de garrafa: por vezes h acontecimentos que reduzem drasticamente o nmero de indivduos da populao (fogo, furaco, ). Estas populaes esto sujeitas deriva gentica. Neste caso completamente arbitrrio e no relacionado com o fentipo quem sobrevive (e portanto vai contribuir para as geraes futuras) e quem morre. O termo seleco natural refere-se aos processos pelos quais as condies ambientais favorecem alguns fentipos e no outros. Os indivduos com maior oportunidade de sobrevivncia so aqueles indivduos saudveis que se adaptam melhor ao meio ambiente onde vivem. Meios ambientes diferentes favorecem alelos especficos, o que resulta numa maior concentrao destes na populao.

Aula 15. Dinmica de Populaes


Populao Comunidade Ecossistema Biosfera Bioma um conjunto de diferentes ecossistemas. Populao Uma populao pode ser definida como um conjunto de indivduos que habitam uma dada rea geogrfica e que se podem cruzar entre si. A rea geogrfica pode ser delimitada por aspectos naturais -rios, montanhas, salinidade, temperatura - ou pode ser arbitrada/imposta pelo pesquisador. Processos Populacionais O n de indivduos de uma populao pode variar no tempo e no espao. A densidade populacional aumenta com a natalidade e imigrao e diminui com a mortalidade e a emigrao. O nmero de indivduos de uma populao ( tempo t+1 ) ser: Nt+1 = Nt + B + I - D - E Onde: Nt - N de indivduos existentes no tempo t B - N dos que nasceram no intervalo de tempo considerado I - N dos que imigraram D - N dos que morreram E - N dos que emigraram Podemos intervir na dimenso de uma populao: Reduzindo: Por exemplo, podemos reduzir uma populao de coelhos numa determinada rea quer: aumentando a taxa de mortalidade (introduo de um vrus na populao) diminuindo a taxa de natalidade (alimento com contraceptivo) forando a emigrao (colocando ces na rea) evitando a imigrao (captura com armadilhas) Aumentando: Por exemplo, no caso de espcies raras , ameaadas de extino Eliminando a causa (caso do DDT e sua relao com o declnio da guia-pesqueira) No estudo de populaes nem sempre fcil a contagem dos indivduos.

Indivduos unitrios (exs.: peixes, aves, rpteis, mamferos) - mais fcil a contagem Indivduos modulares (esponjas, hidrozorios, corais e um grande n de organismos marinhos) - nos organismos modulares o zigoto desenvolve-se num moduloo qual gera outros mdulos semelhantes que, excepto na fase larvar (vida livre), so ssseis. O seu desenvolvimento imprevisvel e est dependente do ambiente. Uma grande parte da biomassa da Terra e uma boa parte da existente nos oceanos e mares formada por organismos modulares: florestas, campos, recifes de coral ou turfeiras. Nestes casos distinguir indivduos pode no ser uma tarefa fcil! A melhor maneira de estudar organismos modulares atravs da analise de biomassa e/ ou percentagem de cobertura. Biomassa: utiliza-se quadrats e/ou transectos Ex.: trabalhos com gramneas Estrutura populacional A Estrutura de Populaes inclui: Densidade e espaamento dos indivduos num habitat. Proporo de indivduos de vrias classes de idade. Sistema de acasalamento Estrutura gentica Razo entre os sexos

A demografia o estudo da dinmica da populao humana. O termo tem origem nas palavras gregas demo= povo; grafia=descrio (densidades, disperso, estrutura de idades, mortalidade, natalidade). Determinao do tamanho de uma populao: Contagem total (rvores, peixes num lago, grandes mamferos numa ilha isolada) Amostras de populaes (solo, gua) Marcao / recaptura (pequenos mamferos, aves) ndices de abundncia (na avaliao de stoks pesqueiros)

Ciclos de Vida Num ciclo de vida normal as espcies apresentam um perodo de crescimento antes da poca reprodutiva diminuindo de intensidade quando a maturao reprodutiva se inicia. Alguns organismos apresentam vrias geraes no perodo de um ano, outros apresentam apenas uma gerao por ano (espcies anuais). Outros tem um ciclo de vida de vrios anos (espcies perenes). Planta anual -normalmente germina, floresce e morre no perodo de um ano. Estas plantas podem ainda viver mais de um ano, se no encontrarem as condies apropriadas para se reproduzirem. Algumas plantas sem semente podem ser tambm consideradas anuais, ainda que no floresam. Em ambos os casos ocorre um perodo de crescimento antes da reproduo, diminuindo de intensidade quando a maturao reprodutiva se inicia. Crescimento e reproduo so duas componentes que necessitam de recursos e existe um certo conflito entre ambas. Plantas bienais - Investem o 1 ano de vida no crescimento; no 2 florescem e morrem. No entanto se as flores forem removidas antes da produo de sementes essa planta sobrevive no ano seguinte e a produo de sementes mais vigorosa. A produo de sementes a causa da sua morte e no a produo de flores.

Tanto as espcies anuais como as perenes podem ser: Iteropricas Pouco investimento na reproduo. Muitas reprodues antes da morte. Ex.:os seres humanos Semelpricas Alto investimento numa nica reproduo. Morte aps a reproduo. Ex.: as plantas bienais, o salmo.

Ciclos de Vida - anuais Organismos iteropricos O gafanhoto europeu apresenta vrias geraes no perodo de um ano - espcie anual e iteroprica. Eclode os ovos na Primavera, passa por 4 fases juvenis, torna-se adulto no Vero e morre no Outono. Durante a fase adulta as fmeas reproduzem-se repetidamente. Organismos semelpricos Muitas plantas so semelpricas: apresentam uma fase repentina de florao e produo de sementes e morrem a seguir. Ex.: as ervas daninhas.

Muitas espcies anuais vivem muito mais que um ano. H registos de sementes destas ervas que permaneceram viveis no solo por mais de 1600 anos! Muitas plantas e animais que vivem em dunas e desertos apresentam sementes cistos ou ovos com capacidade para enquistar enquanto as condies no so favorveis ! (temp baixas no Inv. e elevadas no Vero). Algumas espcies completam o seu ciclo de vida em menos de 8 semanas! Ciclos de Vida mais longos Reprodues repetidas e sazonais O perodo de reproduo muitas vezes desencadeado pelo fotoperodo. (varivel ao longo do ano) recursos mais abundantes. Em populaes de espcies perenes as geraes sobrepem-se e indivduos com idades diferentes podem-se acasalar. Ex.: Parus major. A populao mantida em parte pelos sobreviventes adultos e em parte pelos nascimentos Reprodues contnuas Nas regies hmidas e equatoriais h plantas que produzem frutos continuamente. Ex.: O Ficus produz frutos continuamente sendo fonte de alimento para aves e primatas. Reproduo nica Espcie semelprica. Exemplo:

Apresentao Enguias
Classificada como:

Em Perigo - Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal Criticamente em Perigo - IUCN (International Union for Conservation of Nature) Ameaada - (Conveno CITES, Anexo II) CITES (Convention on International Trade in Endangered Species) Enguias: Migradores catdromos Semlparos 4 fases distintas no seu ciclo de vida: - Leptocfalo - Larvas planctnicas de corpo achatado lateralmente (em forma de folha); alimentam-se de matria particulada e Larvceos (Tunicados). - Angula - Enguia amarela - Vivem em todas as massas de gua continental. Alimentam-se de larvas de insecto, crustceos e peixes quando atingem maiores dimenses. Tornam-se menos activas durante o Inverno quando a temperatura desce abaixo de 10C, podendo tambm ser afectadas por temperaturas muito elevadas. - Enguia prateada - Espessamento do tegumento. Diminuio do nmero de cones para aumentar absoro da luz. Alterao estrutural da bexiga gasosa. Aumento da musculatura vermelha devido a incluso de lpidos.

rea de distribuio da enguia europeia Migrao larvar das enguias do Atlntico N- As correntes do Golfo e do Atlntico Norte so responsveis pela disperso das larvas das enguias do Atlntico Norte. Correntes e disperso larvar das enguias - As correntes so fundamentais na disperso das suas larvas. As alteraes climticas provocam modificaes nas correntes ocenicas. Metamorfose na plataforma continental - Os leptocfalos transformam-se em angulas Colonizao das guas continentais - princpio por trs do padro de distribuio as enguias moveremse do mar para guas continentais e apenas pararem a sua migrao para montante, quandoencontram boas condies de habitat. Tendncia geral: densidade diminui para montante; dimenso aumenta para montante Declneo mundial das enguias

Ameaas: Alteraes Climticas Sobrepesca Barragens e reduo e degradao fsica do habitat Parasitas e doenas Poluio Recrutamento e Oscilao do Atlntico Norte (NAO) Modificaes nas correntes podem afectar: Local de postura Transporte e sobrevivncia de leptocfalos Sobrepesca de meixo: Alimentao (ESPANHA) Aquacultura (sia)

Povoamento (Norte Europa) Barragens e reduo do habitat disponvel Reduzem a rea de distribuio disponvel: S juvenis conseguem transpor obstculos verticais e de moderada dimenso Grave porque a mortalidade depende da densidade Reduo do habitat disponvel - passagens Na costa atlntica existem grandes amplitudes de mar nos esturios. A migrao das enguias est ligada ao ritmo de mar. Quando as enguias migram, os nveis acima das comportas so inferiores aos do nvel do mar. Tm ento que ser usados sistemas Passagens para enguias em zonas estuarinas especficos. A gua usada para irrigar o substrato e fornecer um fluxo atractivo. Uma bomba ter que ser usada para criar esse fluxo artificial. Se as enguias so de dimenses variveis tero que se usar escovas com espaos diferentes para permitir a passagem de todos os tamanhos. Obstculos fsicos Reduo de caudais Ferimentos graves ou letais podem ocorrer nas turbinas quando as enguias prateadas iniciam a sua migrao para jusante em direco ao mar dos Sargaos. Reduo da rea para os catdromos na sua fase continental que tem como consequncia a reduo do nmero de fmeas. Barragens e outras alteraes no leito estuarino Modificam os caudais e o habitat disponvel: Dificultam a migrao por falta de estmulos Alteram o habitat ideal para a enguia Alimentao e cover Os invertebrados de gua doce (larvas de insectos): Efemerpteros, Plecpteros, Odonatas, Heterpteros, Megalpteros, Colepteros, Tricpteros, Dpteros, Colmbolas O sexo nas enguias: implicaes das barragens A diferenciao sexual: ocorre tardiamente parece ser influenciada pela densidade Aumento da proporo de machos prateados aps povoamento com angulas Parasita: Anguillicoloides crassus Importado da sia para Europa (repovoamento ou aquacultura?) 1 referncia em Itlia (1982) Nemtode que se aloja no lmen da bexiga gasosa impedindo-a de funcionar como orgo hidrosttico Degradao da qualidade da gua Metais pesados (Indstrias) Pesticidas e organofosfatos (Agricultura) Eutrofizao e depleco de oxignio Problemas de bioacumulao pois tm grande capacidade para acumular os poluentes nos lpidos do seu corpo Poluio Contaminao por metais pesados (gua, contacto com sedimento, ingesto de alimento) Toxicidade de metais Todos so potencialmente txicos Ligam-se frequentemente a protenas para transporte e armazenamento Os metais txicos (no essenciais) geralmente seguem os mesmos percursos dos essenciais Bioindicador

Qualidade dos reprodutores (enguias prateadas) Ser que as enguias prateadas que migram da Europa para a rea de postura podem estar em mau estado e essa ser uma causa do declneo do stock? (ICES/EIFAC) Qualidade dos reprodutores - capacidade de os reprodutores atingirem a rea de postura e produzirem descendncia vivel (WG Eel, 2006). Quantificar o impacto da poluio e parasitismo (Amarelas/ prateadas): Contaminao do corpo Metabolismo dos lpidos Reservas energticas Insucesso na migrao Declneo da populao da enguia-europeia

Conservao da enguia-europeia Um s stock de enguia-europeia O ICES/EIFAC (INTERNATIONAL COUNCIL FOR THE EXPLORATION OF THE SEA/EUROPEAN INLAND FISHERIES ADISORY COMMISSON) prope um plano de aco (2003). A Comisso Europeia prope aco comunitria para proteco da enguia europeia (2003). O Regulamento (CE) 1100/2007 obrigou os Estados- Membros a elaborar planos nacionais (PGEs) que garantissem a fuga e de pelo menos 40% (em relao a uma situao pristina) das enguias prateadas que migrariam dos rios , caso no existissem constrangimentos. Medidas do PGE portugus Pescas poca de defeso para migrao de prateadas Declarao das capturas em guas interiores Reduo do n licenas de pesca Alargar a rea do habitat disponvel Remoo de barreiras Abertura de escapes Repovoamento a montante e posterior transporte para jusante Plano de fiscalizao contra a pesca ilegal de meixo

Recolha de dados Recrutamento Mortalidade natural e antropognica Fuga para o mar de prateadas

Aulas 16 e 17
PADRES DE SOBREVIVNCIA A quantificao dos efectivos de uma populao pode fazer-se utilizando vrias tcnicas/ferramentas: Tabela de Vida e tabelas de Fertilidade/Fecundidade; Modelos. Todas elas apresentam vantagens e desvantagens e cada caso de estudo tem de ser ponderado. Tabelas de Vida: so usadas para descrever e entender a dimenso populacional de uma espcie. Essa informao importante em estudos de conservao, agricultura, sade humana, etc. Resumo conciso de determinados dados vitais de uma populao (nascimento, crescimento, reproduo e morte) que permitem compreender a dinmica populacional de uma espcie. Fornecem informao quantificada relativamente a crescimento descontrolado de uma determinada populao ou ao seu declnio at extino. Na reintroduo de uma espcie, as tabelas podem indicar quando uma populao reprodutiva fica estabelecida. H dois tipos de tabelas de vida, baseados no mtodo de recolha de dados: Tabelas de vida especficas da idade ou horizontais: o investigador observa um grupo de indivduos da mesma cohort, desde o nascimento at morte (do ultimo) e regista o n de indivduos que morre, em cada intervalo de idade. uma tabela dinmica. Revela taxas de mortalidade (ou sobrevivncia) e reproduo como uma funo de idade. Na natureza, as taxas de mortalidade e reproduo podem depender de vrios factores, como a: temperatura, densidade populacional, entre outros. Ao construir uma tabela de vida, o efeito desses factores fica excludo. Somente a idade considerada como um factor que determina a mortalidade e a reproduo. Tabelas de vida especficas do tempo ou verticais: o investigador faz uma seco na populao num dado momento, e estimam-se as percentagens de indivduos que se encontram em cada intervalo de idade, nesse momento. uma tabela esttica. A premissa que a populao estacionria. Esta tabela deve ser empregue com prudncia pois os dados s podem ser tratados e interpretados da mesma forma se os padres de mortalidade (ou sobrevivncia) e natalidade especficos por idade permanecerem praticamente constantes entre os nascimentos dos indivduos mais novos at aos mais velhos e isso raramente acontece. Mas podem-se fazer anlises teis combinando os dados de uma tabela de vida esttica com alguma informao adicional. Vantagens: Exprimem a dinmica de uma populao no percurso de uma gerao completa. Mostram o n de indivduos que morrem em cada intervalo de idade. Mostram a aco dos factores de mortalidade em cada intervalo de idade, e para o total dessa gerao. Permitem calcular a esperana mdia de vida para cada intervalo de idade. Permitem inferir sobre a ecologia da populao em estudo. Desvantagens: NO do indicao (directa) sobre taxas de natalidade da populao em estudo. NO permitem o clculo de parmetros para intervalos de tempo mais curtos do que a durao de um intervalo de idade. (ex: se cada intervalo de idade corresponder a 5 anos, no possvel saber qual foi a taxa de mortalidade entre 1 3 anos). Requerem dados para uma gerao completa. Que unidades de tempo podem ser usadas para expressar a idade? Se a reproduo e a sobrevivncia so processos contnuos sem mudana cclica, ento qualquer unidade de

tempo poder ser usado (dias, semanas, meses ou anos). As unidades de tempo devem proporcionar uma boa resoluo. Por exemplo, se a longevidade de um organismo de 2 anos, usando a unidade de 1 anos resultar apenas dois intervalos etrios o que no suficiente. Na maioria dos casos, o numero de intervalos de idade varia de 10 a 50. Se a reproduo e sobrevivncia so cclicas (ou sazonais), ento um ciclo pode servir como unidade de tempo. Componentes de uma Tabela de Vida: Lx n mdio de indivduos sobreviventes entre duas classes consecutivas: Lx = (lx+1 + lx) / 2 Tx n total de indivduos de idade igual ou maior do que x: Tx = Lx + Lx+1 + ........Lx+1 ex - esperana mdia de vida - n de classes de idade, que o indivduo, situado numa determinada classe, tem ainda a percorrer: ex = Tx / Lx X classes de idade lx n de indivduos sobreviventes ( em cada 1000) no incio do intervalo de idades dx n de mortos (em cada 1000) no intervalo de idades: dx = lx - lx+1 qx taxa de mortalidade - proporo dos indivduos que morrem durante o intervalo de idades, geralmente expressa para 1000 indivduos: qx = dx / lx Curvas de sobrevivncia: traduzem o risco de morte que correm os indivduos em cada classe de idade. Tipo I mortalidade concentrada nas classes mais elevadas. Acentuadamente convexa. Investem muito do seu tempo prestando cuidados aos jovens, assegurando a sobrevivncia das crias at idade de procriar. A longevidade dos indivduos pode-se aproximar da idade geneticamente possvel, morrendo quase todos os indivduos ao aproximarem-se dessa idade. (ex.: populao humana de pases desenvolvidos; animais de estimao criados em zoolgicos; plantas superiores). Tipo II taxa de mortalidade constante do nascimento at a idades mais avanadas. (ex.: sobrevivncia de sementes enterradas no solo) Tipo III mortalidade concentrada nas classes mais jovens. Acentuada cncava. Multiplicam-se muito rapidamente, investindo toda a sua energia na produo de um elevado nmero de indivduos e geraes. Possuem um tamanho corporal pequeno e um ciclo de vida curto (ex.: parece ser o mais comum entre plantas e animais na natureza. tpico de espcies que fazem grandes posturas. Apesar de uma baixa sobrevivncia inicial, os indivduos que ultrapassam essas idades criticas, apresentam baixos, mas constantes, riscos de mortalidade; Peixes, invertebrados e muitas plantas perenes).

Esperana de Vida: traduz o nmero mdio de intervalos de idade que um individuo (que se encontre num dado intervalo de idade) poder ainda vir a viver. Expressa-se nas mesmas unidades que os intervalos de idade

(horas, semanas, meses, anos). (ex.: Phoracantha semipunctata: verifica-se um aumento da esperana de vida nas primeiras classes de idade. No momento em que a larva inicia a penetrao no eucalipto a esperana de vida aumenta). Tabelas de Fertilidade: referem-se exclusivamente s fmeas da populao. Permitem calcular o n mdio de descendentes (fmeas), produzidas por cada fmea, em cada classe de idade. Do-nos indicaes sobre o parmetro natalidade e a sua interaco com a mortalidade. Fertilidade: representa a capacidade fisiolgica, ou seja, o n de ovos que uma fmea pode produzir durante um determinado perodo de tempo ou durante toda a sua vida. Fecundidade: refere-se ao n de ovos viveis (fecundados) que a fmea produz. Componentes de uma Tabela de Fertilidade: x classes de idade lx n de fmeas vivas no incio do intervalo de idade (1.00) mx - fertilidade especfica da idade n de fmeas vivas que nascem por cada fmea em cada intervalo de idades. Vx n total de nascimentos fmeas em cada classe de idades: lx *mx Ro = taxa lquida de reproduo : lx*mx

Aula 18
DISTRIBUIO ESPACIAL De uma maneira geral todos os organismos se deslocam do local de nascimento para outros lugares. As plantas crescem onde as suas sementes caem mas podem ser deslocadas pelo vento, pela gua, pelos animais ou pela movimentao do prprio solo. Os animais deslocam-se procura de abrigo. Os efeitos desses movimentos so variados; nalguns caos os indivduos agregam-se, noutros esto permanentemente redistribuindo-se e noutros espalham-se diluindo a sua densidade. Assim, existem 3 padres bsicos de distribuio espacial: regular (uniforme), ao acaso e agregada. Factores que determinam a distribuio espacial: Disponibilidade de alimento Presena de condies fsicas favorveis Reaces de competio Diminuio da predao

Distribuio ao acaso: quando existe a mesma probabilidade de um organismo ocupar qualquer ponto do espao (independentemente da posio de outros indivduos). Relativamente rara na natureza, ocorre quando o meio uniforme e onde no h tendncia para agregao.

Distribuio regular (uniforme): quando os organismos tem tendncia a evitar todos os outros indivduos, ou quando indivduos que esto muito prximos morrem. Ou seja, quando h competio e um antagonismo positivo. Os peixes-espinho so indivduos muito territoriais, ou seja, apresentam um carcter muito individualista, parecem ter uma distribuio espacial uniforme. O bivalve Tellina tenus vive enterrada na areia e parece ter uma distribuio regular ou uniforme. Distribuio agregada: quando os indivduos tendem a ser atrados pela mesma zona do habitat, por razoes de sobrevivncia, ou a presena de um indivduo atrai a presena de outro. Os indivduos ficam assim mais prximos uns dos outros do que seria de esperar se as ocorrncias fossem ao acaso. Na natureza, os seres vivos no se encontram distribudos nem uniformemente nem ao acaso, encontram-se sim agregados, sem grupos, ou distribudos ao longo de gradientes. A distribuio regular rara na natureza, sendo frequente em paisagens agrcolas e plantaes controladas pelo Homem. No entanto, em algumas regies semi desrticas, a distribuio dos arbustos pode aproximar-se de um padro regular, devido competio pelos recursos. A distribuio agregada pode resultar do ambiente fsico: uma distribuio localizada de recursos, reflecte-se numa distribuio localizada de indivduos. Surgem assim ilhas de habitat favorvel rodeadas de habitat desfavorvel. Exemplos: afloramentos rochosos em plancies hmidas para lquenes e musgos, lagos com ilhas para peixes no meio terrestre, Exemplos de actividades dos organismos que podem provocar agregao: Defesa contra predadores Cooperao na procura de alimento (benefcios de viver em grupo) Sincronia na reproduo produz um efeito diluidor do risco de predao (por saciao do predador) e favorece a sobrevivncia. No entanto, um grupo de organismos pode esgotar os recursos mais rapidamente, pode chamar a ateno de um predador com mais facilidade que um individuo isolado Pode-se dizer que os padres de disperso que encontramos na natureza resultam de um compromisso entre as vantagens de partilhar recursos e de viver em grupo e as desvantagens da sobrepopulao e os custos de viver em grupo. Nas plantas h duas razes para o fenmeno de agregao: 1. Processos reprodutivos: as sementes (frutos) tendem a cair perto da planta me, no caso da reproduo sexuada; os indivduos que se formam atravs de processos vegetativos tendem a ficar perto da planta que lhes deu origem (o grau de agregao ser mais elevado do que no caso da reproduo sexuada. Ex: Tundra (como as condies climticas so severas, praticamente todas as plantas se reproduzem por processos vegetativos, formando manchas extensas, de tal maneira que se torna impossvel distinguir cada individuo em si)). 2. Condies do meio ambiente e disponibilidade de recursos que, no geral, no homognea. Em alguns casos o meio ambiente pode parecer homogneo mas a uma escala mais fina sobressaem diferenas, ou seja, surgem os microhabitats. Os microhabitats mais propcios para uma determinada espcie tendero a ser mais densamente colonizados pelos indivduos dessa espcie. A heterogeneidade espacial dos recursos traduz-se na heterogeneidade da distribuio dos indivduos. A distribuio agregada o tipo de distribuio espacial mais comum na natureza. Resumindo:

Como determinar o padro de distribuio espacial? A determinao do padro de distribuio espacial de uma espcie consiste, basicamente, em avaliar o seu desvio relativamente distribuio ao acaso, dada pela distribuio de Poisson.

DISPERSO E MIGRAO Disperso: movimento passivo, individual e aleatrio, atravs do qual os indivduos se afastam dos progenitores. Objectivos principais: reduo da densidade num local, pesquisa de novos habitats. Factores que condicionam a disperso: Caractersticas do habitat: existncia ou no de barreiras geogrficas (rios, montanhas, desertos, mares); Caractersticas do nicho ecolgico: factores ambientais biticos e abiticos; Caractersticas dos indivduos: potencial bitico da espcie (capacidade reprodutiva e adaptativa); existncia de estratgias de disperso (tipo de desenvolvimento larvar, dormncia e retardamento da

metamorfose). Estratgias de disperso: Muitas sementes possuem dispositivos de voo, que lhes permitem dispersar-se, com a ajuda do vento. Ovos planctnicos de peixes e plncton dispersam-se por transporte passivo em estruturas flutuantes. Estratgias activas: influncia do comportamento larvar (estmulos responsveis pela seleco do local para a fixao da larva). A Disperso pode ser responsvel pela distribuio e abundncia de algumas espcies: Cakile edentula distribui-se mais densamente na regio central das dunas e menos nas direces do mar e do interior. No entanto s junto ao mar que se verifica uma alta produo de sementes e uma taxa de mortalidade muito baixa para a planta se manter ano aps ano. Na regio central, a taxa de mortalidade excede a produo de sementes. Por isso seria de esperar que parte da populao se extinguisse com o tempo. Ou seja o grande n de sementes produzidas na zona costeira dispersa para as regies mais interiores das dunas onde germinam mais rapidamente do que as sementes produzidas pelas plantas adultas mais resistentes. A distribuio e abundncia de Cakile foram directamente afectadas pela disperso das sementes devido aco dos ventos e ondas. Custos da disperso: Implicam o sacrifcio de tecidos e/ou de recursos que poderiam ter sido utilizados noutras actividades (ex: crescimento da prpria me) Os espinhos, as estruturas aladas ou plumosas, as substncias carnudas que envolvem algumas sementes, etc., so estruturas (provenientes sempre do tecido materno) que envolvem grandes investimentos de recursos. Existe tambm um conflito entre o peso e a capacidade de disperso. O peso importante para a disperso. O peso de uma semente representa uma grande parte do capital de recursos que leva consigo para poder manter-se durante as primeiras fases de estabelecimento. Migrao: movimento activo e direccional intencional e organizado de vrios indivduos de um local para outro. Objectivos principais: Procura de alimento Procura de par para reproduo Procura de condies adequadas para a reproduo Procura de condies ambientais mais favorveis sobrevivncia. Tipos de migraes: Com mltiplos retornos: o Movimentos entre habitats (ex: alguns caranguejos migram segundo o movimento das mars, dado que se alimentam da matria orgnica transportada pelas mars; Pastores conduzem os seus rebanhos para altitudes mais baixas ou mais altas, de acordo com a estao do ano onde os recursos esto mais disponveis) o Migrao a grande distncia (muitas aves deslocam-se no Inverno, do hemisfrio norte, para o centro da Europa chegando ao Mediterrneo e frica. Entre a Primavera e o Vero realizam o percurso inverso; os habitats estuarinos da pennsula ibrica so locais de eleio para muitas aves migratrias pois ai encontram abrigo e alimento. Com um nico retorno: migrao com uma s viagem de regresso (ex: salmo peixe andromo) Num nico sentido (a borboleta Vanessa atalanta reproduz-se nas duas zonas externas das suas migraes o que permite a manuteno das populaes no local de origem) Vantagens da migrao e disperso: Descoberta de locais com melhores condies Reduo da competio com progenitores.

Reduzir taxas de extino Desvantagens da migrao e disperso: Afastamento de locais colonizados pelos adultos (adequados vida da espcie) Afastamento de indivduos da mesma espcie e reduo da probabilidade de reproduo

Processionria do Pinheiro
Em Portugal, a floresta ocupa 37% do territrio, sendo o pinheiro bravo a principal espcie florestal cerca de 35% da rea florestal. O sector da floresta contribui com 12% do PIB industrial, ocupa 6,1% da populao activa empregada. O pinheiro bravo tem uma distribuio preferencial nas zonas fitoclimticas de influncia atlntica. A processionria do pinheiro um dos fitfagos mais importantes das florestas de resinosas da regio Mediterrnica, encontrando-se bem difundida no Sul da Europa. Provoca desfolhas considerveis em conferas, que podem levar morte das rvores. As larvas deste lepidptero provocam alergias graves em mamferos, por vezes afectando actividades de recreio e de produo animal. Factores climticos: classes de maior ensobramento apresentaram maior n de rvores no atacadas Formicidae: ciclo de actividade das duas espcies mais abundantes encontradas nos povoamentos. Testes de predao: Larvas e Adultos. Classes de DAP(??) e altura: Verificou-se que existiam diferenas significativas entre as classes de DAP de rvores atacadas e rvores no atacadas. As rvores que apresentam maior nmero de ninhos definitivos pertenciam a classes superiores de DAP e altura. Pelo contrrio, as classes de desfolha superiores a 25% corresponderam a classes de DAP e altura mais baixas. Acrscimo de DAP e de altura: De uma maneira geral, os acrscimos mdios em DAP, das rvores atacadas, foram superiores aos das rvores no atacadas, notando-se apenas uma diminuio (no significativa) nos acrscimos mdios das rvores com mais de quatro ninhos, quando era considerado o ataque do ano anterior; No se encontrou relao significativa entre os acrscimos de altura e o nmero de ninhos definitivos. Entre o acrscimo de DAP em 98/99 e a desfolha no Outono/Inverno de 98/99 ocorreu o aumento do acrscimo de DAP com o aumento da desfolha Entre o acrscimo de DAP em 99/00 e a desfolha no Outono/Inverno de 99/00 ocorreu o aumento do acrscimo de DAP com a desfolha at 25%; diminuio ntida com a desfolha superior a 60%. Estes resultados podero ser explicados por: Preferncia, demonstrada pela processionria, para atacar rvores dominantes e que se encontram com maior exposio luz, seleccionado, assim, aquelas que se encontram em melhores condies para apresentar maior crescimento. Fenmeno de sobrecompensao da rvore. Concluses: Desfolhas: o <25% traduziram-se num aumento do acrscimo de DAP o 25% 60% no deram resultados conclusivos o >60% provocaram uma diminuio significativa nos acrscimos anuais de DAP do ano seguinte ao do ataque por processionria.

Formicidae: o A formiga argentina foi um predador eficaz da processionria o As formigas nativas no foram predadoras eficazes devido ao ser comportamento e ciclo de actividade anual Vegetao: o Correlao significativa entre o n de espcies vegetais com a abundncia e riqueza de famlias de dpteros e himenpteros o Correlao significativa entre o n de espcies em florao com a diversidade em famlias dos dpteros e himenpteros e abundncia dos himenpteros. A intensidade do ataque da processionaria variou durante os anos de estudo: o Condies climticas o Praticas culturais adoptadas Recomendaes: Em Portugal a processionaria constitui uma praga que importa manter na sua fase endmica Devero implementar-se programas de gesto integrada, tendo por objectivo evitar as exploses populacionais Assim, e de acordo com cada situao, devero ser combinadas de forma optimizada vrias estratgias: o Tcnicas culturais que favoream em particular o controlo biolgico natural da processionria; o Mtodos fsicos de destruio das posturas, larvas e ninhos; o Captura de machos utilizando armadilhas iscadas com feromonas.

Anda mungkin juga menyukai