Anda di halaman 1dari 1

Desenvolvimento de Telhas de Material Compsito de Matriz Polimrica para Habitaes.

Fernando Olmedo Carvalho Jnior Orientadores: Fernando Luiz Bastian1. 1PEMM/UFRJ, C.P. 68505 , CEP 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: fernandoc@metalmat.ufrj.br
Palavras-Chave: Compsito, fibra de vidro, polister, telha.

Introduo
Os materiais compsitos de matriz polimrica reforada com fibras tem emergido nos ltimos anos como materiais atrativos para a utilizao em engenharia. A leveza e resistncia mecnica associadas sua resistncia corroso, atravs de uma combinao sinergtica de fibras de reforo e de matrizes polimricas, trouxeram grande aceitao dos mesmo em diversos usos. O presente projeto tem como objetivo desenvolver compsitos para telhas, os quais so formados a partir da resina polimrica de polister, como matriz, e da fibra de vidro do tipo E, na forma de manta, como fase de reforo ambas selecionadas a partir de pesquisa bibliogrfica. Foram fabricadas placas planas do material e a partir dessas obteve-se amostras para a caracterizao microestrutural e mecnica e para determinao do teor de fibras do compsito.

Materiais e Mtodos
Matriz Polimrica Fase de Reforo

RESINA POLISTER INSATURADA, ORTOFTLICA PET

RESINA LQUIDA AZ 1.0 PADRO

CATALISADOR - 3% EM PESO

MEK-P

MANTA DE FIBRA DE VIDRO DO TIPO E

O mtodo utilizado foi o de laminao manual (hand-lay-up) de placas plana contendo duas camadas de fibra de vidro. Sendo o teor de vidro adotado igual a 29% e a espessura da placa condicionada pela gramatura da manta. Foram fabricadas placas cuja espessura final fossem iguais a 1,2 mm e 2,5 mm. Dessas placas retirou-se corpos-de-prova para ensaio de trao e determinao do teor de vidro pelo mtodo de queima.

Resultados e Discusses
possvel perceber a influncia da gramatura nas propriedades do compstio, na placa de maior gramatura se obteve um resultado mais homgneo. Na menor mais provvel a ocorrncia de falhas e de vazios, provocando resultados um pouco mais distantes. preciso incluir nessa diferana problemas como a no homogenidade de presso aplicada sobre a placa e alta velocidade de polimerizao da resina, tornando difcil seu manuseio. Atravs do ensaio de trao foram determinados os itens na tabela 1.

Figura 1 Grficos de ensaio de trao em placas com espessura final 2,5 mm e 1,2 mm, respectivamente. O teste de queima, tabela 2, serviu para confirmar que o teor de fibra de vidro da placa est de acordo com o planejado. Tabela 1 Valores obtidos no ensaio de trao. Tabela 2 Valores obtidos no teste de queima.

Concluso
De modo geral procurou-se produzir um material leve, resistente e barato. Assim, com base nos resultados obtidos nos ensaios de trao e no teste de queima foi constatado que o material produzido atende aos requisitos para a produo de Telhas. Prximos passos: Submeter o material desenvolvido a testes de imerso em gua durante tempos diferentes e prolongados para caracterizar a cintica dessa absoro e verificar se as quantidades absorvidas so compatveis com a utilizao dos mesmos como telhas. A seguir, sero realizados ensaios de exposio a raios ultravioleta para verificar a sua resistncia aos mesmos, de acordo com a norma NBR 14115, que a norma de referncia para o presente trabalho e, tambm, ser avaliada a adio de uma camada protetora. Finalmente, as telhas sero fabricadas com o material selecionado

Figura 2 O material mais claro foi submetido a imerso em gua 600C durante 100 horas.

Referncias Bibliogrficas
1. 2. 3. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14115: Polister reforado com fibras de vidro Chapas planas ou onduladas Requisitos. Rio de Janeiro, 1998. American Society for Testing and Materials. ASTM D 3039-78 Standard Test Methods for Tensile Properties of Fiber-Resin Composites, 1978. Hull, D., Introduction to Composite Materials, Cambridge University Press, Cambridge, 1988.

Anda mungkin juga menyukai