Anda di halaman 1dari 21

Ondas (2EE)

3 Equaes de Maxwell
3.1 Campos escalares e vectoriais
Um campo , grosso modo, um ente fsico que toma diferentes valores em pontos distintos do espao. A posio do ponto do espao determina o valor do campo no ponto a cada instante. A grandeza fsica pode ser um escalar. Tem-se, ento, uma funo das trs coordenadas do ponto. A temperatura duma sala em campo escalar. O ente fsico tambm pode ser de natureza vectorial. As velocidades das partculas dum fludo em movimento, por exemplo a gua, formam um campo vectorial. A cada ponto do espao (onde est o fludo) est associado um vector. Os campos vectoriais podem ser representados por vectores, pelas tangentes, em cada ponto, ao vector correspondente a esse ponto as chamadas linhas de fora do campo ou por superfcies a que estas linhas so perpendiculares as superfcies de nvel do campo. Num campo escalar representam-se as superfcies onde o campo constante.

3.2 Gradiente de um campo escalar


Dado um campo escalar F(P, t) possvel, com algumas restries matemticas que aqui no sero abordadas, definir um novo campo a partir dele, sendo este novo campo um campo vectorial, chamado gradiente do campo escalar. A cada ponto do espao, associa-se um vector que tem a direco e o sentido segundo os quais o campo escalar cresce mais rapidamente e o seu mdulo , justamente, o valor desse crescimento, por unidade de comprimento. Esse vector perpendicular s superfcies de igual valor do campo escalar as suas superfcies de nvel.
F2 F1
90

grad F

gradF = lim

F x 0 x

F2>F1

O gradiente de F calculvel directamente a partir de F; se o campo estiver expresso em coordenadas cartesianas F(x, y, z, t)

2005 Filipe Santos Moreira

36

Ondas (2EE) gradF =


F F F i+ j+ k x y z

Como, ao longo de uma superfcie equipotencial, F no varia, definindo um vector u tangente superfcie, tem-se

gradF | u = 0
Logo, grad F tem de ser perpendicular superfcie de nvel que passa por P.

3.2.1 Operador Nabla


O operador nabla, , definido por
= , , x y z

logo

gradF = F

3.3 Fluxo de um campo vectorial


Fluxo: quantidade que passa por uma superfcie por unidade de tempo. Exemplo: quantidade de gua que passa atravs de uma dada seco de uma conduta (por exemplo) por unidade de tempo. Suponha-se uma superfcie S e defina-se uma superfcie elementar S sobre ela. Seja n o versor normal a S. Seja v um campo vectorial, por exemplo, o campo de velocidade de gua.
S

v
S

2005 Filipe Santos Moreira

37

Ondas (2EE) A quantidade v | n S , obtida projectando v segundo n , ou seja, a velocidade da gua, na direco da normal e multiplicando pela rea S, d o volume de gua que atravessa essa superfcie elementar por unidade de tempo.

Se se pretender saber qual o volume de gua que passa por unidade de tempo em toda a superfcie, ter-se-ia de considerar outras superfcies elementares e somar as quantidades correspondentes. Como a superfcie considerada contnua, considera-se uma superfcie infinitesimal, dS, e substitui-se, no limite, a soma por um integral, obtendo-se, desse modo, o fluxo do campo v atravs da superfcie S, S.

S = v | n dS
S

A noo de fluxo permite deduzir um campo escalar a partir de um campo vectorial.

3.4 Divergncia
Suponha-se um ponto qualquer do espao, P, e considere-se uma superfcie fechada, S, que o contm. Chama-se divergncia do campo vectorial no ponto P a:

div v = lim

v | n dS
S

V 0

Por outras palavras, calcula-se o fluxo que sai atravs da superfcie fechada que contm o ponto (o smbolo significa integrao sobre uma superfcie fechada) e divide-se pelo volume limitado por essa superfcie, V. Depois, calcula-se o limite deste quociente quando o volume tende para zero. Isso equivale a considerar o fluxo atravs de superfcies cada vez mais apertadas englobando o ponto. No limite est-se a calcular o fluxo atravs de uma superfcie que engloba justa o ponto. Se este limite, a divergncia, for nulo, o ponto um ponto normal, por onde a gua simplesmente passa. Isso significa que a gua que entra por um lado da superfcie sai pelo outro. Contudo, se o limite no for nulo, o ponto divergente do normal, ou seja, tem divergncia no nula. Se for positivo, isso significa que est a ser criada gua nesse ponto, ou ento est a ser introduzida do exterior. Se se pensar no espao que se est a estudar como uma banheira, o ponto uma torneira pontual. Se, ao contrrio, a divergncia for negativa, a gua est desaparecer nesse ponto, um ralo.

2005 Filipe Santos Moreira

38

Ondas (2EE) Ento, a partir do campo vectorial inicial, definiu-se um novo campo escalar e a cada ponto do espao est associado um escalar, a divergncia do campo vectorial. A divergncia pode calcular-se directamente a partir do campo vectorial por uma expresso matemtica que se deduz directamente da definio. De facto, exprimindo o campo vectorial em coordenadas cartesianas, vem v ( x , y , z , t , ) = v x ( x, y , z , t , ) i + v y ( x , y , z , t , ) + v z ( x , y , z , t , ) k j e
div v = v x v y v z =|v + + z y x

3.4.1 Teorema de Green-Ostrogradsky


Um teorema muito importante o teorema de Green-Ostrogradsky:

v | n dS = div v dV
S V

Este teorema fcil de entender a partir do exemplo da banheira (referido anteriormente, podendo, mesmo, cham-lo de teorema das banheiras); este teorema diz que a gua que sai atravs da superfcie S que limita a banheira (superfcie fechada) igual gua que entra pelas torneiras menos a que sai pelos ralos. H que contar a gua que entra ou sai, que exactamente a divergncia nesses pontos ou conjunto de pontos, e somar, ou, no limite, integrar, a todo o volume V. Dito em termos mais precisos, o teorema diz que o fluxo de um campo vectorial atravs de uma superfcie fechada igual ao integral da divergncia do campo estendido ao volume limitado pela superfcie.

3.5 Circulao de um campo vectorial. Rotacional


Uma outra operao sobre campos vectoriais que ser aqui abordada a de circulao do campo ao longo de uma linha. Esta operao semelhante ao integral de linha, j abordado. Suponha-se uma linha L e defina-se um comprimento elementar r sobre a linha. Seja o versor tangente linha. Seja v um campo vectorial.

2005 Filipe Santos Moreira

39

Ondas (2EE)
v

A quantidade v | r obtida projectando v na direco da tangente e multiplicando pelo comprimento r. Esta quantidade d a circulao da gua, se v for o campo de velocidade da gua, ao longo do comprimento r. Para calcular a circulao ao longo da linha, haveria que somar estas circulaes elementares e, no limite, integrar, obtendo-se
C L = v | dr
L

A noo de circulao permite definir, a partir do campo vectorial v , um novo campo escalar. Suponha-se um ponto no espao P e considere-se uma direco definida por um versor n . Considere-se uma linha fechada num plano perpendicular a n , englobando o ponto P.
n

Define-se como componente de um vector, chamado rotacional do campo v , segundo n , como

rot v | n = lim

v | dr
S

S 0

Calcula-se, assim, a circulao do campo ao longo da linha fechada r, divide-se pela rea, S, limitada pela linha L e obtendo-se o limite quando S tende para zero. Isso equivale a considerar linhas fechadas cada vez mais ajustadas ao ponto P. Se o limite for nulo, isto , se o rotacional no tiver componente segundo a direco definida por n , isso significa que no h circulao na linha r. Mas, se for no nulo, no limite, quando a linha se fecha cada vez mais, isso significa que h um vrtice de um redemoinho no ponto que tem componente segundo n e provoca rotao da gua na linha.
2005 Filipe Santos Moreira 40

Ondas (2EE)

Agora, est-se a associar, a cada ponto, um novo vector e, portanto, a definir um novo campo, o rotacional do campo inicial. Precisamente porque um vector, vai ter direco e sentido. Como a divergncia pode ser entendida como dando a quantidade de gua que entra ou sai, respectivamente numa torneira ou ralo, o rotacional pode ser entendido como uma colher que provoca uma rotao da gua em torno de si prpria. Naturalmente, tem-lhe associada uma direco e sentido, a ele e ao vrtice que cria. O rotacional tambm se pode calcular directamente a partir do campo vectorial. A partir da definio, deduz-se, para um campo expresso em coordenadas cartesianas
i rot v = x vx j y vy k z vz

em que o determinante deve ser desenvolvido segundo a primeira linha, ficando


v v y rot v = z y z v z vx i x z v y vx j + x y k .

Atendendo definio de produto vectorial, imediato constatar que


rot v = v

3.5.1 Teorema de Stokes


Existe um teorema que relaciona um campo vectorial com o seu rotacional, o teorema de Stokes

v | dr = rot v | n dS
S

O teorema entende-se bem pensando o que acontece numa chvena de caf, sendo, por isso, aceitvel chamar-lhe teorema das chvenas de caf. Suponha-se, ento, que se pretende calcular a circulao do caf ao longo do bordo da chvena; quer dizer, o percurso r o bordo da chvena. Ento, tem de se contar as colheres que se metem na chvena. Contudo, nem todas as colheres do rotao como a que se quer. Se se conseguisse meter uma colher como mostra a figura, em paralelo ao plano do bordo, e do pires, no se conseguia a rotao do caf como o pretendido, por mais que se rodasse a colher. Quer isto dizer que tem de se contar as partes teis das colheres, a sua projeco na normal ao bordo da chvena, rot v | n . Contar significa, no limite, integrar a toda a

2005 Filipe Santos Moreira

41

Ondas (2EE) superfcie do bordo. E, assim, se obtm o fluxo de colheres, ou fluxo do rotacional, atravs da superfcie, rot v | n dS .
S

n
r

Em termos matemticos, o teorema diz que a circulao de um campo vectorial ao longo de uma linha fechada igual ao fluxo do rotacional do campo atravs da superfcie limitada pela linha.

3.6 Determinao de campos vectoriais


S h duas maneiras de criar um campo vectorial: criando torneiras e/ou ralos, ou introduzindo colheres. Pense-se, por exemplo, numa banheira cheia de gua: s h duas maneiras de a pr em movimento: uma abrir uma torneira ou um ralo. As partculas de gua vo, ento, da torneira para o ralo. A outra maneira introduzindo uma colher e rodando-a; as partculas de gua andam, ento, volta da colher em circuito fechado. Dito de outro modo, s h duas maneiras de criar um campo vectorial. Uma criar pontos de divergncia no nula. Ento, as linhas de fora do campo (s quais o campo tangente) vo dos pontos de divergncia positiva para os pontos de divergncia negativa. Outra forma criar pontos com rotacional no nulo. Ento, as linhas de fora do campo so fechadas sobre si. O campo definido apenas por pontos de divergncia no nula, chamam-se irrotacionais; os definidos apenas por pontos de rotacional no nulo, chamam-se solenoidais. Ento, dar a divergncia e o rotacional do campo vectorial, caracterizar, completamente, o campo.

3.7 Operaes sobre os campos


Dado agora um campo, escalar ou vectorial, vrios outros campos podem ser derivados a partir dos campos gradiente, divergncia e rotacional. Por exemplo, fcil mostrar, aplicando as respectivas expresses, que 2005 Filipe Santos Moreira 42

Ondas (2EE)

rot grad F = 0 O teorema das chvenas de caf implica, imediatamente, que

grad F | dr = rot grad F | n dS = 0


S

A circulao do gradiente de um campo escalar ao longo de uma linha fechada sempre nula. Isso implica que a circulao entre dois pontos quaisquer no depende do trajecto.
A C1 C B B A C2

C = 0 C1 + C 2 = 0

ou

grad F ds + grad F ds = 0
A B

ou

grad F ds = grad F ds
A B

Mostra-se, at, que

grad F ds = F
A

FA

Isto , a circulao do gradiente do campo F do ponto A ao ponto B no depende do trajecto e igual ao valor do campo F no ponto de chegada menos o valor do campo F no ponto de partida. Inversamente, se um campo vectorial tem circulao nula num percurso fechado ou, dito de outra forma, irrotacional, ento existe um campo escalar que gradiente, isto

2005 Filipe Santos Moreira

43

Ondas (2EE) rot v = 0 ou

v | ds = 0
s

v = grad F

Geralmente no interessa, dado v , determinar F, mas sim o seu simtrico, que tem significado fsico: V=F ficando v = grad V A V chama-se potencial do campo v . Outra operao combinada, com interesse, div grad F Atendendo a que gradF = e
div v = v x v y v z + + x y z

F F F i+ j+ k x y z

conclui-se, pondo v = grad F , que


div grad F = 2F 2F 2F + + x 2 y 2 z 2

Chama-se, a este novo campo, laplaciano do campo escalar F e, usando o operador nabla, pode escrever-se como lap F = 2 F

2005 Filipe Santos Moreira

44

Ondas (2EE) Uma operao idntica pode ser definida sobre um campo vectorial; chama-se laplaciano de um campo vectorial v , um novo campo vectorial, cujas componentes so os laplacianos das componentes do campo inicial. Isto , se v = v x i + v y + v z k , vem j

lap v = 2 v = 2 v x i + 2 v y + 2 v z k j com
2 vx = 2vx 2vx 2vx + 2 + 2 x 2 y z

vy =
2

2v y x 2

2v y y 2

2v y z 2

2 vz =

2vz 2vz 2vz + 2 + 2 . x 2 y z

3.8 Campo Elctrico


Considere-se a situao em que h duas cargas em dois pontos quaisquer do espao, distando de si uma distncia r. Essas duas cargas vo criar entre si uma fora, a fora elctrica, que ser de atraco caso as cargas sejam de natureza sinal contrria e ser de repulso caso sejam de igual natureza. Essa fora ser exercida nas duas cargas. A lei de Coulomb diz que
Fe = 1 4 0 q1 q2 q q u = ke 1 2 2 u 2 r r

em que u o versor1 da linha recta que une as duas cargas q1 e q2, ke a constante de Coulomb e vale aproximadamente 9 x 109 Nm2C-2.Caso estejam presentes mais de duas cargas, ento a fora elctrica que ser exercida em cada carga, ser a soma de todas as foras elctricas criadas por todas as cargas elctricas.

Fetotal = Fei = k e Q
i i

qi ui ri 2

em que Q carga considerada. Se se dividir essa fora pelo valor da prpria carga, obtm-se a expresso de um campo criado pelas cargas no ponto onde est a carga: o campo elctrico, que dado pela equao
1

Versor ou vector unitrio

2005 Filipe Santos Moreira

45

Ondas (2EE)

E=

Fe qi = k e 2 ui Q i ri

Como se comprova por esta equao, o campo elctrico, num dado ponto, no depende da(s) carga(s) a presente(s), mas sim das outras cargas vizinhas desse ponto; o campo elctrico um campo exterior carga. Devido ao sinal de Q, o campo elctrico, num dado ponto, pode ser contrrio ou no fora elctrica exercida nessa carga; se a carga for positiva, ento a fora elctrica e o campo elctrico tero o mesmo sentido e a mesma direco; caso a carga Q seja negativa, ento a fora elctrica exercida nessa carga ter a mesma direco do campo elctrico nesse ponto, contudo o sentido ser o oposto. At agora, consideraram-se cargas cujas distncias entre si so relativamente grandes; acontece que, muitas vezes, as cargas esto muito juntas em comparao com as distncias aos pontos do campo; nessa situao, o sistema de cargas pode ser considerado contnuo, isto , assume-se que o sistema de cargas muito juntas seja equivalente a uma carga total distribuda continuamente num certo volume ou numa certa superfcie. Para calcular o campo elctrico de uma distribuio contnua de cargas, divide-se a carga em pequenos elementos, cada um com uma carga q, calcula-se o campo elctrico criado por essa carga e depois, aplicando o princpio da sobreposio, somam-se todos os campos criados por todas as cargas, resultando
E = k e q u r2

E = k e lim

qi 0

qi dq ui = k e 2 u 2 ri r

Na realizao destes clculos conveniente ter a noo de densidade de carga; caso a carga Q esteja uniformemente distribuda por uma linha de comprimento l, ento a densidade de carga por unidade de comprimento, Ql, dada por

Ql =

Q l

Caso a carga esteja distribuda uniformemente por uma superfcie de rea S, ento a densidade de carga por unidade de rea, QS, dada por

QS =

Q S

2005 Filipe Santos Moreira

46

Ondas (2EE) Por fim, se a carga estiver uniformemente distribuda por um volume V, ento a densidade de carga por unidade de volume, QV, dada por

QV =

Q V

Caso a carga no esteja uniformemente distribuda numa linha, superfcie ou volume, ento as densidades de carga correspondentes so dadas por

Ql =

dQ dl

QS =

dQ dS

QV =

dQ dV

onde dQ a quantidade de carga num elemento de linha, superfcie ou volume.

3.8.1 Linhas do campo elctrico


Uma forma conveniente de visualizar a configurao de um campo elctrico consiste em traar curvas que tenham sempre, em, qualquer ponto, a mesma direco do vector campo elctrico. Essas linhas, denominadas linhas do campo elctrico, relacionam-se com o vector campo elctrico, E , da seguinte forma: a) o vector campo elctrico, E , tangente, em cada ponto, linha do campo elctrico que passa pelo ponto b) o nmero de linhas, por unidade de rea, que atravessam uma superfcie perpendicular s linhas do campo, proporcional ao valor do campo elctrico na regio (isto quer dizer que, se E tiver mdulo grande, as linhas do campo estaro muito juntas e se o mdulo for pequeno as linhas estaro mais afastadas). Se se considerar uma carga, q, ento as linhas do campo elctrico tero o seguinte aspecto:

Esta imagem uma representao bidimensional; na realidade as linhas sero radiais em todas as direces. No caso de q ser positiva, colocando uma carga, q1, positiva neste campo, esta ser repelida pela carga q, pelo que as linhas dirigem-se para fora da carga. No caso de q ser 2005 Filipe Santos Moreira 47

Ondas (2EE) negativa, ento a mesma carga positiva, q1, ir ser atrada pela carga q, pelo que as linhas do campo, neste caso, dirigem-se para a carga. Em qualquer dos casos, as linhas so radiais e estendem-se at ao infinito. As regras para traar as linhas do campo elctrico so as seguintes: c) as linhas dirigem-se das cargas positivas para as cargas negativas d) o nmero de linhas que sai de uma carga positiva, ou que se aproximam de uma carga negativa, proporcional ao mdulo da carga e) no h cruzamento das linhas do campo elctrico.

3.9 Campo Magntico


O fenmeno do magnetismo era conhecido dos gregos, quando estes observaram que certas pedras, actualmente denominadas de magnetite, atraam pedaos de ferro. O vector campo magntico B , analogamente ao campo elctrico e ao campo gravtico, pode ser definido em funo da fora (de natureza magntica) exercida num corpo de prova. A questo ficar, assim, reduzida a definir qual esse corpo. A unidade do campo magntico o Tesla (T). Considere-se uma regio do espao em que no existe qualquer campo elctrico ou gravtico; s existe um campo magntico. As experincias com o movimento de partculas carregadas electricamente, nessas regies, levaram s seguintes observaes: a) h uma fora presente, a fora magntica, que proporcional carga q e ao mdulo da velocidade v da partcula; b) o mdulo e a direco da fora magntica dependem da velocidade da partcula e da direco e mdulo do campo magntico; c) quando uma partcula se move numa trajectria paralela ao vector campo magntico, a fora magntica exercida sobre a partcula nula; d) se o vector velocidade fizer um ngulo com o vector campo magntico, a fora magntica actua numa direco perpendicular a v e a B ; por outras palavras, a fora magntica perpendicular ao plano definido por v e B ; e) a fora magntica exercida sobre uma carga positiva tem sentido oposto fora magntica exercida sobre uma carga negativa que se mova com o mesmo vector velocidade; f) se o vector velocidade fizer um ngulo com o vector campo magntico, o mdulo da fora magntica proporcional a sen . Estas observaes podem resumir-se na seguinte equao:
Fm = q v B

2005 Filipe Santos Moreira

48

Ondas (2EE) Esta fora tem a direco dada pela direco de v B , que, pela definio de produto vectorial, perpendicular a v e a B ; o sentido da fora , assim, dado pela regra da mo direita (ou do saca-rolhas). Na seco anterior considerou-se que as cargas presentes no campo elctrico estavam paradas. Contudo, como elas vo estar sujeitas a uma fora a fora elctrica, o mais natural moverem-se; mesmo que, num dado ponto, a fora elctrica seja nula, se a carga j estiver em movimento, ento ela continuar a mover-se. Qual a consequncia, se alguma, desse movimento? bvio que, quando num campo elctrico, a carga se mova e que a sua velocidade seja influenciada pelo campo elctrico. Por outro lado, j se viu que uma carga em movimento, quando em presena de campo magntico, vai sofrer os efeitos da existncia desse campo. , assim, natural que a presena simultnea de um campo elctrico e de um campo magntico, tambm influencie o seu movimento. Quando tal acontece, existe uma fora, a fora de Lorenz, que dada por

FL = q ( E + v B)

3.10 Campo electromagntico


3.10.1 Equaes de Maxwell
O campo electromagntico formado por dois campos vectoriais: o campo elctrico e o campo magntico. So caracterizados definindo as suas torneiras (e ralos) e as suas colheres, isto , a sua divergncia e o seu rotacional. As equaes que fazem essas definies so as equaes de Maxwell:

div E =


B t

div B = 0 E t

rot E =

rot B = J +

Nestas equaes, a densidade de carga e J a densidade de corrente. Se m for a densidade de carga mvel e v for a velocidade dessa carga,
J = m v

Por outro lado, a corrente que atravessa uma superfcie o fluxo de densidade de corrente atravs da superfcie:

2005 Filipe Santos Moreira

49

Ondas (2EE)

I S = J | n dS
S

, a permissividade elctrica e , a permeabilidade magntica, so constantes caractersticas do meio onde se estudam os campos.
As equaes de Maxwell podem, agora, ler-se de forma clara. De div E =

, conclui-se, que os pontos de densidade de carga positiva so torneiras do

campo elctrico e os pontos de densidade de carga negativa, os ralos. As cargas so, englobando uma caracterstica do meio a permissividade elctrica, as torneiras e os ralos do campo elctrico.

B , conclui-se que a t derivada em ordem ao tempo do campo magntico colher do campo elctrico.
Mas o campo elctrico tambm criado por colheres. De rot E = O campo magntico no criado por torneiras e ralos, pois div B = 0 . No h carga magntica equivalente carga elctrica. Mas criado por colheres. De E , conclui-se que h dois tipos de colheres: a densidade de corrente rot B = J + t e a derivada em ordem ao tempo do campo elctrico. O campo magntico s criado por colheres, logo um campo solenoidal.

usual definir dois novos campos a partir dos campos E e B , atravs das equaes
D = E B= H D chama-se deslocamento elctrico e H excitao magntica. Estas duas equaes dizem-se equaes constitutivas. Uma terceira equao relaciona, nos meios condutores, a densidade de corrente com o campo elctrico: J = E

em que a condutibilidade do condutor. Esta equao outra forma de exprimir a lei de Ohm. Com estes dois novos campos, as equaes de Maxwell podem ser escrever-se:

2005 Filipe Santos Moreira

50

Ondas (2EE)
div D = rot E = B t div B = 0 rot H = J + D t

Repare-se que as constantes caractersticas da matria, e , desapareceram das equaes. Entretanto, temos estado a falar do que se passa num meio caracterizado por uns certos e . As equaes, no entanto, so vlidas nas fronteiras entre os meios e delas tiram-se as seguintes equaes de fronteira
2, 2 1, 1

E1t = E2t D1n = D2n

H1t = H2t B1n = B2n

Ou seja, na fronteira de dois materiais, as componentes tangenciais de E e H so iguais bem como as componentes normais de D e B .

3.10.2 Situaes Estacionrias


Uma parte importante do estudo do electromagnetismo o das situaes estacionrias. So as situaes em que o comportamento macroscpico no alterado no tempo. Assim sendo, as derivadas em ordem ao tempo nas equaes de Maxwell so nulas, ficando
div D = rot E = 0 div B = 0 rot H = J

O campo magntico, agora chamado magnetosttico, continua a ser solenoidal e o campo elctrico, agora chamado electrosttico, agora irrotacional, isto , s de torneiras e ralos. O campo elctrico, agora tendo rotacional nulo, gradiente de um campo escalar. Tomando o simtrico, como visto atrs, vem
E = grad V

A V chama-se potencial elctrico ou tenso elctrica e, tal como visto anteriormente,

2005 Filipe Santos Moreira

51

Ondas (2EE)
VB V A = E | ds
B A

Os teoremas das chvenas de caf1 e das banheiras2 podem aplicar-se aos campos. Aplicando o teorema das banheiras ao campo elctrico, tem-se

D | n dS = div D dV = dV = Q
S V V

onde Q a carga total no volume. Esta a lei de Gauss, que diz que o fluxo do deslocamento elctrico atravs de uma superfcie fechada igual carga total no volume definido pela superfcie. Aplicando ao campo magntico, conclui-se que

B | n dS = div B dV = 0
S V

Aplicando o teorema das chvenas de caf ao campo elctrico, obtm-se

E | ds = rot E | n dS = 0
s S

O mesmo teorema aplicado ao campo magntico resulta em

H | ds = rot H | n dS = J | n dS =I
s S S

em que I a corrente total que atravessa a superfcie limitada pela linha. Esta a lei de Ampre que diz que a circulao do campo excitao magntica ao longo de uma superfcie fechada igual corrente que atravessa a superfcie limitada pela curva. Das equaes de Maxwell possvel retirar as expresses dos campos criados por uma carga pontual:
P r Q

ur

1 2

Teorema de Stokes. Teorema de Green-Ostrogradsky.

2005 Filipe Santos Moreira

52

Ondas (2EE) Para o campo elctrico resulta


E= Q ur 4 r 2

Se se tiver um volume carregado com densidade , ento o campo criado pelo volume o integral dos campos criados por cargas elementares dV.

V dV

ur

E =

4 r 2

dV u r

O campo magntico s criado por cargas em movimento.


P

v
Q

B=

v u Q 2 r 4 r

ur

Daqui pode passar-se para o campo criado por uma corrente num circuito
I P

dl ur
s

B=
s

dl u r I 4 r2

Esta expresso para o campo B a lei de Biot-Savart. possvel determinar as foras que estes campos vectoriais criam. A fora provocada pelo campo elctrico sobre uma carga q
F = qE

O campo magntico s actua sobre outra carga q se ela tiver uma velocidade v

2005 Filipe Santos Moreira

53

Ondas (2EE)

F = qv B

Este captulo j tinha sido abordado anteriormente, mas aqui fez-se uma abordagem mais analtica do que tinha sido ento descrito.

3.10.3 Situao Geral


A situao geral mais complexa, embora muitos dos resultados anteriores sejam ainda vlidos. As equaes de Maxwell nos campos E e B so, ento,
div E =


B t

div B = 0 E t

rot E =

rot B = J +

Uma forma de abordar o problema a seguinte: pegue-se na equao


rot E = B t

Aplique-se o rotacional aos dois membros da equao


B rot rot E = rot t

Isto no foi tratado aquando do tratamento de operaes mltiplas, mas fcil mostrar, a partir das respectivas expresses, que
rot rot E = grad div E 2 E

Por outro lado, o lado direito da igualdade pode escrever-se como


B = rot B rot t t

A equao fica, ento


grad div E 2 E = rot B t

2005 Filipe Santos Moreira

54

Ondas (2EE)

Substituindo das equaes de div E e rot B , pelas obtidas nas equaes de Maxwell, vem
E grad 2 E = J + t t

que pode ser escrito na forma


2E 1 J E 2 = grad + t t
2

Aplicando o operador rotacional equao que define rot B , encontra-se


2B 2B = rot J t2

Estas duas equaes governam o comportamento dos campos E e B , e representam as equaes de radiao e propagao dos campos elctrico e magntico. Agora no se ir trat-las com esta generalidade, embora isso seja feito mais tarde. Estas so equaes que regem desde o comportamento de circuitos com correntes variveis no tempo at aos campos electromagnticos que a partir de a se projectam no espao e que constituem, como se ver, ondas electromagnticas. Para j, vai ser abordado o problema da propagao destes campos no espao longe dos circuitos que os criaram, no sendo abordado, portanto, o problema da radiao e das antenas.

3.10.4 Propagao de ondas electromagnticas no vazio


As equaes ficam, ento, uma vez que no vazio no h cargas ou densidades de correntes ( = 0 e J = 0 ),
2E 2E =0 t2 2B =0 t2

2B

fcil ver como que os campos se propagam. De facto, as equaes de Maxwell ficam, na ausncia de cargas ou correntes na forma

2005 Filipe Santos Moreira

55

Ondas (2EE)
div E = 0 rot E = B t div B = 0 rot B = E t

Os dois campos so, agora, ambos solenoidais. A propagao dos campos d-se porque a derivada em ordem ao tempo de cada um vai sendo a colher do outro.

2005 Filipe Santos Moreira

56

Anda mungkin juga menyukai