Anda di halaman 1dari 10

Biossntese de Lipdeos de membranas e Esterides Biossntese de trs componentes importantes das membranas biolgicas: - Fosfolipdeos; - Esfingolipdeos; - Colesterol; Fosfatidatos:

: So intermedirios comuns s snteses de fosfolipdeos e triacilgliceris.

Clulas mamferos: So sintetizados no retculo endoplasmtico e na membrana mitocondrial externa. So formados pela adio de dois cidos graxos ao glicerol 3-fosfato. Glicerol 3-fosfato acilado por uma acil CoA formando um lisofosfatidato, que novamente acilado por uma acil CoA gerando fosfatidato. Glicerol fosfato aciltransferase: Enzima que catalisa a reao. - snteses de fosfolipdeos e triacilgliceris: As vias divergem a partir do fosfatidato. -

triacilgliceris

Complexo de triacilglicerol sintetase: Formado pela enzima 1 fosfatase especfica e pela enzima 2 diglicerdeo aciltransferase. Fgado: o local primrio de sntese de triacilgliceris.

Sntese de fosfolipdeos: Necessita de um intermedirio ativado.

Fosfatidato com citidina trifosfato (CTP) formando citidina difosfo-diacilglicerol (CDPdiacilglicerol).

Fosfatidila ativada reage com a hidroxila de um lcool, formando uma ligao fofodister. Se o lcool for serina, forma-se fosfatidil serina e citidina monofosfato (CMP) Os cidos graxos componentes de um fosfolipdeos podem variar.

- Em bactrias, a descarboxilao da fosfatidil serina produz fosfatidil etanolamina, que metilada trs vezes formando fosfatidil colina.

Fosfolipdeos com teres de glicerila: So sintetizados a partir de di-hidroxiacetona fosfato em vez do glicerol 3-fosfato.

Esfingolipdeos: So sintetizados a partir da ceramida.

Palmitil-CoA e serina se condensam formando desidro esfingosina, que ento transformada em esfingosina.

Acil-CoA de cadeia longa reage com a esfingosina formando a ceramida. A hidroxila terminal substituda fosfatidil colina esfingomielina glicose cerebrosdeo

Glangliosdeo: Um oligosdeo ligado hidroxila terminal da ceramida, atravs de uma unidade de glicose. Esfingolipdeos: - Conferem diversidade estrutura e funo dos lipdeos; - Fonte de mensageiros secundrios. Distrbios do metabolismo de Lipdeos: - Sndrome de angstia respiratria: Condio patolgica resultante de uma falha na via de biossntese de dipalmitil fosfatidil colina, que evita o colapso do pulmo no final da fase expiratria da respirao.

- Doena de Tay-Sachs: Causada por um defeito de degradao lipdica: uma incapacidade de degradar gangliosdeos. Um recm nascido afetado apresenta fraqueza e retardamento psicomotor antes de 1 ano e geralmente morre antes dos trs. Esterides - Fluidez das membranas das clulas animais; - Precursores de hormnios esterides, tais como progesterona, testosterona, estradiol e cortisol. Todos os 27 tomos de carbono do colesterol so derivados de acetil CoA em um processo de sntese com trs estgios: Estgio 1: Sntese de isopentenil pirofosfato, uma isoprenide ativada que o principal bloco de construo do colesterol; Estgio 2: Condensao de seis molculas de isopentenil pirofosfato, formando esqualeno; Estgio 3: Esqualeno ciclizado em uma reao, e o produto cclico depois transformado em colesterol. Sntese de Mevalonato, ativado para isopentenil pirofosfato, inicia a sntese do colesterol: -

Mevalonato formado a partir de 3-hidroxi 3-metil glutaril CoA (derivado de acetil CoA e aceto acetil Coa). 3-Hidroxi 3-metil glutaril CoA redutase (HMG-CoA-Redutase): enzima que catalisa a reao. Sntese de mevalonato: a etapa reguladora da formao de colesterol.

O mevalonato transformado em isopentenil pirofosfato (C5).

Isopentenil pirofosfato (C5) se condensa com seu ismero, o dimetilacil pirofosfato (C5) formando geranil pirofosfato (C10 ).

Adio de uma segunda molcula de isopentenil pirofosfato produz farnesil pirofosfato (C15). Duas molculas deste se condensam formando o esqualeno (C30).

Este intermedirio se cicliza a lanesterol. Lanosterol modificado gerando colesterol (C27).

Colesterol: Pode ser obtido da dieta ou pode ser totalmente sintetizado no organismo. Fgado: o principal local de sntese em mamferos. Complexa regulao da biossntese do colesterol ocorre em vrios nveis: Alteraes na quantidade e na atividade da 3-hidro 3- metil glutaril CoA redutase (HMG-CoA redutase): sntese do mevalonato. - Transcrio do gene; - Traduo do mRNA; - Degradao da enzima; - Fosforilao diminui a atividade da redutase. triacilglicerides: Exportados do intestino carregados por quilomcrons e ento hidrolisados por lipases. Colesterol e outros lipdeos em excesso: So exportados do fgado por: - lipoprotenas de densidade muito baixa (VLDL, de very low density lipoproteins); - lipoprotenas de densidade intermediria (IDL, de intermediate-density lipoproteins); - lipoprotenas de densidade baixa (LDL, de low-density lipoproteins). - lipoprotenas de densidade alta (HDL, de high-density lipoproteins). IDL e LDL: transportam steres de colesterila. Ausncia do receptor LDL: - Forma homozigota (hipercolesterolemia familiar): Leva a um nvel elevado de colesterol ligado a LDL no plasma, deposio de colesterol nas paredes de vasos sanguneos e a ataques cardacos na infncia.

Derivados importantes do colesterol: Sais biliares e hormnios esterides. - Sais biliares: Facilitam a digesto de lipdeos. Cinco classes de hormnios: progestagnios glicocorticides mineralocorticides andrognios estrognios

Pregnenolona: Precursora de muitos outros esterides. formada a partir do colesterol por clivagem de sua cadeia lateral.

Pregnenolona (C21) um intermedirio essencial na sntese de esterides. A progesterona (C21) sintetizada a partir da pregnenolona, o precursor do cortisol e da aldosterona.

A hidroxilao da progesterona e a clivagem de sua cadeia longa lateral gera androstenodiona (C19).

Os estrognios (C18): So sintetizados a partir dos andrognios pela perda de uma metila angular e pela formao do anel A aromtico. A vitamina D, importante no controle do metabolismo da clcio e fsforo, formada de um derivado do colesterol pela ao da luz.

Anda mungkin juga menyukai