Anda di halaman 1dari 5

HGP-6H

2 Metade do sc. XIX


Na segunda metade do sculo XIX registou-se em Portugal uma tentativa para aproximar o pas do resto da Europa. Os governos liberais tomaram medidas para desenvolver o pas nos seguintes aspetos: - Actividades produtivas; -Transportes e comunicaes; -Ensino e direitos humanos.

Actividades produtivas:
Agricultura
Os governos liberais tomaram medidas para desenvolver a agricultura que estava muito atrasada. Para aumentar a agricultura, os liberais tiraram terras nobreza e clero para vender aos burgueses, acabarm com o direito do morgadio e dividiram os baldios.Isto tudo fez aumentar o nmero de proprietrios que fizeram aumentar a rea cultivada. Para aumentar a produo os liberais construiram novas alfaias e mquinas agrculas e utilizando novas tcnicas de cultivo que so: -sementes selecionadas; -uso de adubos; -alternncia de culturas.

O aumento foi mais na produo de arroz e batata que as pessoas raramente comiam, o que fez com que ocorrece a diversificao de alimentos e maior quantidade de alimento que fizeram com que a populao ficou melhor alimentada e mais resistente s doenas que fez com que o nmero de populao crescece.

Explorao mineira
Nesta poca houve grande necessidade de ninrios, sobretudo ferro, carvo e cobre. Como Portugal no tinha grandes recursos para comprar minrio no estrangeiro, desenvolveu-se a explorao de minas. As minas deram origem a vrias povoaes e, embora muito importantes provocavam situaes muito graves, nomeadamente com a utilizao de crianas.

Indstria
A mquina a vapor permitiu desenvolver muito a indstria, surgindo as fbricas que existiam ao longo do pas mas se consentravam entre Porto, Braga e Guimares (a norte) e Lisboa, Barreiro e Setbal (a sul).

Produo Mecanizada + rpida Produz+ Produo igual + barato fonte de energia: Vapor... Artesanal +demorada produzProdutos diferentes + cara fonte de energia: fora humana, vento, gua e
Fora animal...

O desenvolvimento da indstria foi importante mas estava ligado a problemas muito graves: -Horrios de trabalho muito longos; -condies de trabalho muito ms; -salrios muito baixos; -trabalho de crianas.

Industrializao
Paisagem -Aparecem fbricacom altas chamins; -Aparece a poluio (do ar, da gua, sonora...)

Transportes e comunicaes
At ao sculo XIX a maioria da populao quase no viajava e permanecia sempre no mesmo lugar porque as viajens eram muito demoradas, caras, difceis e perigosas. Na segunda metado do sculo XI, esta situao vai mudar devido politica de Fontes Pereira de Melo (fontismo). Foram contrudos milhares de Km de estradas e tambm contruiram milhares de Km de linhas frreas o que fez com que as viajens fossem mais rpidas, que o nmero das pessoas que viajam aumenta e mias meracadorias so transportadas. Nesta poca construiram-se pontes e viedutos, tunis, faris, portos, estaes de caminhos de ferro e surgem os primmeiros automveis. O desenvolvimento dos transportes e das comunicaes provocou grandes alteraes ma paisagem.

Meios de comunicao de ideias e informaes:


Nesta poca, apareceram algumas inovaes que facilitaram a comunicao de ideias e informaes:

-Aumentaram os jornais e os seus leitores; -Reorganizao dos correios e aparecimento do marco do correio; -Telgrafo; -Telefone. Na segunda metade do sculo XIX aconteceu a modernizao das vias de comunicao e meios de transporte que fez com que se passou a poder viajar-se com maior segurana e rapidez, que aumentou a circulao de pessoas e de mercadorias e que desenvolveram-se as actividades econmicas, tambm aconteceu a inovao dos meios de comunicao de ideias e de informaes que fez com que se facilitasse a troca de ideias e informaes e que as pessoas se comearam a aproximar mais.

Direitos humanos e ensino


Nesta poca a populao aumentou muito devido melhor alimentao das pessoas, melhor assistncia mdica e maior higiene que fez com que o nmero de mortes diminuisse e a populao cresceu. O ensino tambm se desenvolveu e o nmero de analfabetos desceu, embora pouco. - ensino primrio obrigatrio e gratuito; -mais escolas primrias e mais professores primrios; -criao de um liceu nas capitais de distrito de todo o pas; -criao de escolas tcnicas. Tabm se registaram progressoas nos direitos humanos: -abolio da pena de morte para crimes civis e polticos; -abolio total da escravatura;

-abolio da roda dos enjeitados.

A vida quotidiana na 2 metade do sculo XIX


Meio Rural
As transformaes desta poca quase no se sentiram.

Povo
As principais actividades so: agricultura e a criao de gado. A maior parte das pessoas trabalham em terras que no so suas. Condies de vida muito duras: Habitao-casas diferentes conforme as regies; Casas simples, pequenas,com pouco mobilirio. Alimentao-Pobre e pouco variada ( po, legumes, azeitonas, vinho, pouca carne, sardinha...) Vesturio- simples e adaptado ao trabalho e ao clima. Divertimentos-poucos e ligados ao trabalho, s feiras, s festas religiosas...

Burguesia
A burguesia dona das terras, vive em melhores condies, em casas confortveis , com boa alimentao, com vesturio de mais qualidade e com mais tempos livres e divertimentos.

Anda mungkin juga menyukai