Anda di halaman 1dari 2

FACULDADE CENECISTA DE OSRIO Acadmica: Sabrina Oliveira de Souza Disciplina: Direito Processual Constitucional Prof.

Andra Vizzotto Data: 05/10/2011 DIREITO LQUIDO E CERTO NO MANDADO DE SEGURANA O principal requisito do Mandado de Segurana a existncia de direito lquido e certo que no pode ser amparado por habeas data ou habeas corpus. Caracteriza-se direito lquido e certo no como uma espcie particular de direito, mas como um direito que resulta de fato certo, apto, comprovado, de prova inequvoca.1 Importante ressaltar que h divergncia doutrinria ao tratar o direito lquido e certo como condio da ao ou como questo de mrito. A corrente majoritria entende ser uma condio da ao, adequao do interesse de agir, mas que deve sempre ser observado no contexto da deciso do magistrado, pois ao julgar improcedente o pedido por ausncia do direito lquido e certo, estaria ele decidindo o mrito, assim entrando exatamente na alegao de uma das outras correntes doutrinrias minoritrias, a que traz o direito lquido e certo como condio da ao e questo de mrito, pois entendem que a sentena que decide sobre a existncia ou no desse direito j atinge o fim principal da ao. Por fim, a outra corrente minoritria entende ser o direito lquido e certo apenas questo de mrito do mandado de segurana.2 O direito lquido e certo apontado com esta expresso para orientar a forma pela qual ser realizada a cognio do mandado de segurana, sem vincular-se a algum direito subjetivo.3 O direito lquido e certo aquele que pode ser demonstrado de plano mediante prova pr-constituda. (...) Trata-e de direito manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao.4 , Ou seja, a facilidade maior ou menor da demonstrao dos fatos que geram o direito que tem relao liquidez e a certeza desse direito, por isso, as alegaes apontadas pelo
1

MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocncio Mrtires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 5 Ed. Revista e Atualizada. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 632. 2 FERNANDES, Bernardo Gonalves. Remdios Constitucionais. 2 Ed. Revista, ampliada e atualizada. Salvador: Editora Jus PODIVM, 2011. P. 19/20. 3 MARINONI, Luiz Guilherme. ARENHART, Srgio Cruz. Procedimentos Especiais. Curso de Processo Civil. V.5, 2 Ed. Revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010. p.239. 4 LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 14 Ed. Revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 811.

impetrante do mandado de segurana, devem ser instrudas com prova direta, indiscutvel e de preferncia documental, sem necessidade de uma dilao probatria.

Anda mungkin juga menyukai