Anda di halaman 1dari 10

ORACULA 4.

8 (2008) ISSN: 1807-8222

A RECRIAO DA IDENTIDADE JUDAICA NA CIDADE DE ALEXANDRIA NO SECULO I D.C.

Monica Selvatici*

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar por meio do uso do conceito de etnicidade a transformao/recriao da identidade judaica na cidade de Alexandria desde o governo dos soberanos ptolomaicos at o perodo posterior aos eventos ocorridos na cidade na primeira metade do sculo I d.C. Em 38 d.C., deflagrou-se uma revolta violenta de cidados gregos alexandrinos contra a comunidade judaica local que parece ter sido encorajada pelo prefeito romano do Egito Aulo Avlio Flaco.
Palavras-chave: Judasmo; etnicidade; Alexandria; Flon de Alexandria; Imprio

Romano.

ABSTRACT

The purpose of this article is to analyze by way of the concept of ethnicity the transformation/recreation of Jewish identity in the city of Alexandria from the Ptolemaic era to the aftermath of the social events taken place there in the first half of the 1st century CE. In 38 CE, there was an outbreak of violence of Greek citizens towards the Alexandrian Jewish community which appears to have been encouraged by the Roman prefect of Egypt, Aulus Avilius Flaccus.
Keywords: Judaism; ethnicity; Alexandria; Philo of Alexandria; Roman Empire.
*

Doutora em Histria Antiga pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta de Histria Antiga e Medieval da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo Oracula de Pesquisas em Apocalptica Judaica e Crist.

Oracula 4.8 (2008)

29

O conceito de etnicidade permite a anlise do desenvolvimento das identidades na histria, a sua contnua construo e transformao nos diferentes contextos histricos. Esta noo possibilita, assim, o estudo das estratgias adotadas pelos judeus no que diz respeito manuteno ou no, na criao ou no abrandamento de suas fronteiras tnicas com os gregos e depois com os romanos. John J. Collins, em sua anlise dos textos apologticos judaicos produzidos em grego na dispora, chega concluso de que:

a maioria dos textos que tm sido encarados como literatura de propaganda revelam muito pouco interesse em proselitismo, mas mostram um desejo de partilhar e de serem aceitos nos estratos mais sofisticados filosoficamente da cultura helenstica (1997: 217).

Tais textos procuram, assim, caracterizar a religio judaica como uma filosofia e disfaram as prticas singulares do culto judaico, principalmente a circunciso, mas tambm o ato de guardar o sbado ou no comer carne de porco, porque estas eram consideradas supersties tpicas de cultos menores. Os autores dos textos tinham plena conscincia de que elas eram normalmente repudiadas pelos pagos. Em suma, no contexto particular do Mediterrneo de fala grega, os autores dos textos apologticos judaicos procuraram suavizar as suas fronteiras a partir da nfase nas caractersticas comuns com as filosofias helensticas que percorriam o Mediterrneo.

A idia de que a identidade de grupo seja uma entidade culturalmente construda vem beneficiar enormemente o estudo das identidades no Judasmo e no Cristianismo antigo. O enfoque sobre as questes de etnicidade que se depreendem desses contextos sciohistricos particulares aponta para novas evidncias e para um caminho mais frutfero na compreenso do processo de expanso inicial do movimento cristo.

Os judeus em Alexandria viram a sua vida em comunidade se desenvolver e prosperar sob os governantes ptolomaicos a partir do sculo III a.C. em diante. H evidncias a partir de achados epigrficos e papirolgicos daquele perodo que indicam que os judeus foram absorvidos no exrcito e nos servios administrativos. Nesse perodo, a Tor foi traduzida para o grego e a organizao da comunidade judaica se desenvolveu naquilo que, em termos ptolomaicos, era chamado de polteuma.

Oracula 4.8 (2008)

30

O termo polteuma possua vrios significados na Antiguidade: poderia se referir a associaes festivas de mulheres, uma sociedade de culto e, entre outras coisas, um grupo tnico.1 Como constitua uma comunidade tnica separada ou um polteuma, a comunidade judaica tinha a sua prpria assemblia legislativa responsvel pelo poder administrativo e judicial sobre os membros da congregao. A assemblia do polteuma era separada das autoridades da cidade, mas necessrio dizer no se tratava da autoridade judicial ltima. A autoridade mais alta permanecia com o rei ptolomaico e, mais tarde, com o prefeito romano. Os judeus do polteuma se consideravam cidados e, muito freqentemente, utilizavam o termo politai em um sentido genrico em seus epitfios.2 Entretanto, eles no possuam a cidadania da plis na medida em que ela apresentava prrequisitos diferentes para a admisso. De modo que a cidadania da plis fosse conferida a um estrangeiro, era necessrio que ele fosse aprovado de acordo com critrios bem especficos: habitao, propriedades, ritos religiosos e, antes de tudo, as benfeitorias locais que ele poderia trazer. A maioria dos judeus em Alexandria vivia como estrangeiros com o direito de residncia.

preciso recordar, no entanto, que o separatismo judaico (o aspecto mais visvel da realidade judaica para os no judeus) alimentou o sentimento antijudaico em vrias cidades da dispora. Quando os romanos conquistaram territrios no Mediterrneo oriental, eles acabaram por se envolver com a questo do particularismo judaico. Tal situao demandava uma poltica especfica para os judeus dentro do territrio romano. De acordo com E. M. Smallwood (1999: 169):

no havia necessidade de supresso da religio judaica, uma vez que como culto ela atendia a todos os pr-requisitos de Roma para a sua sobrevivncia: moralmente ela no criava objees e, na dispora, era politicamente inofensiva.

COLLINS, J. J. Between Athens and Jerusalem. Grand Rapids: William B. Eerdmans Pub, 2000, p. 115. HORBURY, W. e NOY, D. Jewish inscriptions of Graeco-Roman Egypt. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, pp.194-195 notam o emprego genrico de politais em uma estela funerria originria de Demerdash, no Egito (sculo I a.C. ou d.C.) que l: Eu tambm, que amava meus irmos e era um amigo de todos os cidados... Os autores acreditam que a expresso um amigo de todos os cidados fosse convencional e, por isso, amplamente difundida naquele perodo.
2

Oracula 4.8 (2008)

31

Desta forma, a soluo de Roma foi adotar, no final do perodo republicano, a poltica da tolerncia e tambm medidas de proteo aos judeus contra a hostilidade gentlica. A legislao de Csar, confirmada por aquela de Augusto, classificava o Judasmo como uma religio licita3. O Judasmo manteria esse status por mais de trs sculos, com exceo de um breve perodo de restrio sob Adriano.

A tolerncia romana em relao aos judeus foi colocada em prtica sob a forma da permisso da coleta do imposto do Templo, da construo de novas sinagogas e da reunio no sbado para o culto e as festividades do calendrio judaico. E, principalmente, os romanos declararam a santidade das escrituras judaicas. Tambm isentaram os judeus do servio militar. Segundo Smallwood, todas estas medidas foram impostas pela legislao de 44 a.C. que deveria ser estabelecida em todo o imprio.4 Outros autores, no entanto, como Miriam Pucci Ben Zeev, acreditam de forma mais plausvel que alguns direitos judaicos, como a iseno do servio militar, tiveram, ao contrrio, apenas uma aplicao local e temporria.5

Com o advento da hegemonia romana em 30 a.C. o Egito foi transformado em uma provncia romana no houve maiores mudanas de status para a comunidade judaica em Alexandria, onde as relaes entre judeus e governantes ptolomaicos haviam sido to cordiais. Os judeus mantiveram a sua vida prspera e seus direitos de culto separado. Flon (Flaccus 55) afirma que sua comunidade cresceu a ponto de ocupar dois dos cinco distritos da cidade. Os eruditos estimam que esta proporo leva ao nmero de 180.000 judeus em Alexandria no incio do sculo I d.C.6

necessrio observar, como faz SMALLWOOD, E. Mary. The Diaspora in the Roman period before CE 70. In: HORBURY, W., DAVIES, W. D. & STURDY, J. The Cambridge history of Judaism 3: the early Roman period. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 172, nota 89, o fato de que a utilizao do termo religio licita neste perodo, ainda que ele descreva, de fato, o status do Judasmo, anacrnica na medida em que o termo s aparece pela primeira vez nos textos romanos no sculo III d.C. 4 Sobre a situao legal das comunidades judaicas no Imprio Romano, ver ainda: APPLEBAUM, S. (1974) The legal status of the Jewish communities in the Diaspora. In: SAFRAI, S. & STERN, M. (eds.) The Jewish people in the first century 1: historical geography, political history, social, cultural and religious life and institutions (Assen: Van Gorcum) 420-63; RABELLO, A. M. (1979) The legal condition of the Jews in the Roman Empire. In: ANRW II, 7.1, pp. 662-762. 5 ZEEV, Pucci Ben Jewish rights in the roman world. The Greek and Roman documents quoted by Josephus. Tbingen: Mohr-Siebeck, 1998, pp. 440-441. 6 Ver STERLING, Gregory E. Judaism between Jerusalem and Antioch. In: COLLINS, John J. & STERLING, Gregory E. (eds.). Hellenism in the land of Israel. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2001, p. 268.

Oracula 4.8 (2008)

32

Em 24/23 a.C., entretanto, Augusto imps a laographia (um imposto sobre cabeas) aos egpcios e isentou os cidados gregos de Alexandria e, provavelmente, de outras pleis egpcias (Ptolemaida e Naucrtide) tambm. Uma classe intermediria foi criada no incio do sculo I d.C. com o objetivo de abarcar os gregos que viviam fora das pleis e que fossem descendentes de pessoas de posio destacada socialmente, como colonos militares e graduados dos ginsios. Aqueles que se encaixassem nesta categoria intermediria deveriam pagar apenas metade do imposto.

Tal estratgia poltica e econmica por parte dos romanos que tinha por objetivo coletar mais dinheiro das provncias tambm teve conseqncias sociais. Ao que parece, em Alexandria, a comunidade judaica, por no fazer parte do grupo tnico e social isento, comeou a pressionar para que os judeus recebessem direitos iguais queles dos gregos. Acerca deste assunto, Aryeh Kasher (1985: 19) tem opinio diferente. Embora acredite que alguns judeus realmente pagassem a laographia, ele argumenta que

h boas razes para acreditar que os membros do polteuma judaico em Alexandria usufrussem a isoteleia [igualdade nos impostos] com os cidados da plis, um privilgio aparentemente estendido a qualquer um que fosse intitulado a ser chamado de Alexandrino.

A partir da hiptese de Kasher, devemos concluir que os judeus sujeitos ao pagamento da laographia vivessem em outras reas, fora de Alexandria, j que ele acredita que todos os judeus originrios de Alexandria eram contemplados com a isoteleia. O autor encontra fundamento para esta idia na obra Contra pion de Josefo. Em Contra Ap. II, 38, Josefo afirma que os judeus de Alexandria eram chamados de alexandrinos e atribui esta afirmao a um edito do imperador Cludio nas Antiguidades Judaicas (XIX, 280-285). No entanto, o documento autntico de Cludio conhecido como a Carta de Cludio7 (CPJ II: 43) contradiz a informao de Josefo. Os judeus em Alexandria eram simplesmente judeus de Alexandria, e no cidados alexandrinos.

A maioria dos autores acredita que o novo imposto tenha trazido no apenas uma despesa adicional, mas, na realidade, um rebaixamento em termos do status social para os judeus

Parte da carta est reproduzida abaixo.

Oracula 4.8 (2008)

33

alexandrinos em razo da ntida separao entre os cidados da plis e os egpcios.8 Tal reduo de status motivou os judeus em Alexandria a reivindicarem por direitos iguais queles conferidos aos gregos. Por direitos iguais no se deve entender a cidadania da plis, algo que, de outro modo, poderia ser inferido. A razo para isso est no fato de que as restries religiosas judaicas no podiam ser conciliadas com alguns dos pr-requisitos para a cidadania da plis: a participao nos ritos religiosos da cidade, por exemplo. bvio que devem ter existido alguns judeus que souberam acomodar suas particularidades judaicas aos padres gregos. E houve outros, como Dositeu, filho de Drmilus (no perodo ptolomaico), e o sobrinho de Flon, Tibrio Jlio Alexandre (no perodo romano), que deram um passo alm e abandonaram suas crenas religiosas judaicas com o objetivo de atender s exigncias das instituies da plis e receber, assim, a cidadania alexandrina.9 No entanto, esses casos eram poucos. A maioria dos judeus provavelmente no desejava ir to longe. Como resposta, eles sofreram a reao hostil da populao grega que no aceitava dividir os mesmos direitos civis com um grupo que mantinha hbitos particulares e que havia recebido isenes especiais.

Josefo narra o episdio (Antiguidades Judaicas XVIII, 257-60) em Alexandria, no ano de 38 d.C., no qual Flaco, o prefeito do Egito, apia os habitantes locais ao declarar que os judeus da cidade so estrangeiros e aliengenas na medida em que no prestam o culto ao imperador. Em funo do apoio dado pelo prefeito aos gregos, a tenso social transformada em violncia contra a comunidade judaica e para utilizar um termo anacrnico ocorre o primeiro pogrom de que se tem registro na histria. Embora Josefo no apresente, em seu relato, a razo para o conflito, ela parecia estar relacionada questo da cidadania / direitos iguais. Josefo, obviamente, omite essa questo e descreve apenas os fatos subseqentes. Ele narra a partida de duas delegaes a Roma com o objetivo de chegar a uma soluo na presena do imperador. A primeira delegao representa a posio dos gregos e a outra, tendo Flon sua frente, segue em defesa do lado judaico. pion, defensor dos alexandrinos, argumenta que os judeus so o nico dos povos dentro do Imprio que no honra o imperador com a construo de altares e que no jura em seu nome. Ao invs de equipar-lo a um deus, como fazem todos os sditos dentro do territrio romano, os judeus o desrespeitam. Flon no tem a oportunidade de desenvolver

Ver COLLINS, Between Athens and Jerusalem, pp. 116-117, seguindo TCHERIKOVER, V. Syntaxis and Laographia. In: Journal of Juristic Papyrology 4 (1950): 179-207; e MODRZEJEWSKI, J. M. The Jews of Egypt: from Rameses II to Emperor Hadrian. Princeton: Princeton University Press, 1995, p. 163. 9 COLLINS, Between Athens and Jerusalem, p. 121.

Oracula 4.8 (2008)

34

o seu argumento porque Gaio o impede de faz-lo. O imperador, muito irritado com o episdio, decide, ento, erigir uma esttua sua no Templo de Jerusalm deciso esta que leva a mais conflitos com o povo judaico.

Aps a morte de Gaio, outro conflito deflagrado entre judeus e gregos na cidade de Alexandria. Os primeiros querem se vingar do abuso de poder por parte dos ltimos durante o governo de Gaio. A soluo e uma forma de reprimir a guerra civil so encontradas pelo sucessor de Gaio, Cludio (41-54 d.C.). Ele devolve todos os privilgios abolidos por Gaio aos judeus aps o pedido dos reis Herodes Agripa I e Herodes de Clcis (ambos filhos de Aristbulo e netos de Herodes o Grande). Josefo caracteriza Cludio nas Antiguidades Judaicas como um heri, algum que mantm uma atitude extremamente positiva em relao aos judeus. De fato, a deciso do imperador a de enviar uma carta a Alexandria e a todas as outras cidades do Imprio onde existissem comunidades judaicas, reafirmando os direitos dos judeus de culto separado. No entanto, a carta continua com o aviso de Cludio para que os judeus de Alexandria no usem de forma imprpria aqueles privilgios de tal modo que a ordem pblica seja preservada. Cludio exige o seguinte:

Aos judeus, por outro lado, eu ordeno que eles no almejem mais coisas do que tinham previamente e, no futuro, no enviem duas delegaes como se eles vivessem em duas cidades, algo que nunca acontecera antes, e no sejam intrusos nos jogos presididos pelos gymnasiarchoi e pelos kosmetai, j que eles usufruem aquilo que somente deles, e em uma cidade que no deles eles possuem uma abundncia de boas coisas. () Se desobedecerem, eu agirei contra eles de todas as formas tal como se fomentasse uma calamidade para o mundo inteiro. (TCHERIKOVER & FUKS, CPJ II: 43, traduo dos editores).

A meno intruso dos judeus nos jogos do ginsio levou os eruditos a interpretarem a passagem de dois modos diferentes. Em funo da dificuldade de identificao da palavra em grego no papiro, o termo permanence em aberto, permitindo duas possveis leituras: epispaein que significa invadir, infiltrar-se, penetrar, ou episparein (com um r) significando incomodar, atacar. Com a chegada dos romanos ao poder, o critrio para a obteno da cidadania foi mudado da descendncia familiar para a educao no ginsio.

Oracula 4.8 (2008)

35

Levando em considerao tal mudana, V. Tcherikover adota a primeira leitura.10 Ele acredita que a motivao judaica para a intruso no ginsio fora o desejo de receber a cidadania alexandrina ao tentar cumprir o seu pr-requisito principal. A. Kasher discorda desta hiptese e afirma ser episparein a palavra em grego na carta. Este termo conferiria, assim, o significado de algum tipo de ataque prtica pag a que os judeus tanto se opunham. De maneira a defender a sua hiptese, o autor busca a informao em Flon (Flaccus 74+) de que os membros da gerousia judaica foram arrastados para dentro do teatro e aoitados na frente do pblico. Ele argumenta, assim, que o teatro e o ginsio eram centros de atividade antijudaica. Para Kasher, na carta, Cludio recomenda que os judeus no faam vingana por meio de ataque s performances pblicas organizadas pelos gymnasiarchoi e kosmetai.11 G. Sterling, por outro lado, parece assumir a hiptese de Tcherikover ao afirmar que quando Cludio fechou as portas do ginsio para os judeus, ele cortou o acesso deles cidadania, aos seus privilgios e ao status que ela conferia (2001: 270). No entanto, como foi argumentado anteriormente, mais provvel que os judeus no estivessem buscando a cidadania alexandrina e, sim, direitos iguais com os cidados. De qualquer forma, o comentrio de Sterling concluindo a idia de sua frase anterior (acima) bastante pertinente: O resultado era previsvel: o nacionalismo judaico passou a crescer. O autor lista quatro obras judaicas redigidas neste perodo que do destaque renovado aos valores judaicos: Jannes e Jambres, o terceiro livro de Macabeus, A Sabedoria de Salomo e o terceiro Orculo Sibilino. No ltimo deles o sentimento anti-romano explcito. Sterling explica: Roma cortou o direito dos judeus de entrar no mundo [do Helenismo] e seus privilgios () O grande esforo alexandrino que buscava criar uma simbiose entre helenismo e Judasmo estava acabado (2001: 270-1).

Em suma, ambas as interpretaes da palavra em grego na Carta de Cludio levam mesma concluso: os lamentveis eventos de 38 d.C. e o fato de Cludio no aceitar as reivindicaes judaicas por mais direitos fomentaram uma forte onda nacionalista entre os judeus alexandrinos, algo que no fizera parte de sua vida na cidade em razo da histria de boas relaes que haviam mantido com os governantes anteriores. A manifestao da identidade judaica dos judeus alexandrinos se transformou significativamente, ao longo daqueles anos, de uma construo da cultura judaica baseada em caractersticas similares com o meio helenstico mais amplo para uma manifestao de completa oposio tanto ao chamado helenismo quanto ao prprio domnio romano.

10

TCHERIKOVER, Victor & FUKS, A. (eds.) Corpus Papyrorum Judaicarum. Cambridge: Harvard University Press, 1960, p. 53. 11 KASHER, Aryeh. The Jews in Hellenistic and Roman Egypt. Tbingen: Mohr-Siebeck, 1985, pp. 312-321.

Oracula 4.8 (2008)

36

De maneira a levantar dados arqueolgicos e epigrficos que apiem a concluso acima esboada, analisaremos brevemente certos epitfios judaicos encontrados na sia Menor, em Alexandria e em Roma. De acordo com J. W. Van Henten e Pieter Van Der Horst,12 tais epitfios judaicos no apresentam inscries mtricas em grego ou apenas algumas poucas.13 Os autores se perguntam por que tais centros judaico-helensticos no imitam a tendncia grega dos rituais funerrios. Por outro lado, Leontpolis (um centro religioso muito importante para o Judasmo egpcio) e a Palestina, cuja populao judaica constitua forte maioria, possuem muitos deles. A evidncia epigrfica parece contradizer a lgica, aparentemente estabelecida pelos autores, de que as comunidades judaicas situadas nos locais onde a cultura helenstica e a lngua grega eram dominantes deveriam apresentar uma apropriao maior dos costumes do meio no qual elas estavam inseridas. No entanto, se refletirmos em termos da questo da etnicidade dos judeus que habitavam estas regies, notaremos que duas das trs origens dos epitfios judaicos analisados a regio da sia Menor como um todo e a cidade de Alexandria so espaos onde os conflitos sociais entre judeus e no judeus so freqentes por volta do sculo I d.C. Observadas as evidncias epigrficas dos tmulos judaicos de tais locais sob esta perspectiva, a ausncia de uma apropriao por parte dos judeus do costume helenstico-romano amplamente disseminado de se utilizar inscries mtricas nos epitfios ganha outra colorao, qual seja, aquela do repdio de tais judeus aos costumes e prticas reproduzidas no meio hostil dominante e do seu fechamento no interior da comunidade judaica que integravam, de maneira a reforar a sua identidade atravs da reproduo dos costumes e prticas judaicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COLLINS, John J. Seers, sibyls and sages in Hellenistic-Roman Judaism. Leiden/New York: Brill, 1997. _______________. Between Athens and Jerusalem. 2 ed. Grand Rapids: William B. Eerdmans Pub, 2000. _______________.Anti-Semitism in Antiquity? The case of Alexandria. Palestra ministrada na Ohio State University em 31 de outubro de 2003.

12

VAN HENTEN, J. W. & VAN DER HORST, Pieter W. Jewish tomb inscriptions in verse. In: VAN DER HORST, P. W. Hellenism Judaism Christianity: essays on their interaction. Kampen: Kok Pharos, 1994, p. 40. 13 Em toda a sia Menor, no foram encontrados epitfios com inscries mtricas nos tmulos judaicos antigos ali achados. J em Alexandria e em Roma, apenas um nico epitfio de um tmulo judaico com esse tipo de inscrio foi encontrado em cada uma das duas cidades.

Oracula 4.8 (2008)

37

COLLINS, John J. & STERLING, Gregory E. (eds.). Hellenism in the land of Israel. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2001. HORBURY, William & NOY, D. Jewish inscriptions of Graeco-Roman Egypt. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. JONES, Sin. The archaeology of ethnicity: constructing identities in the past and present. London & New York: Routledge, 1997. KASHER, Aryeh. The Jews in Hellenistic and Roman Egypt. Tbingen: Mohr-Siebeck, 1985. PUCCI BEN ZEEV, Miriam. Jewish rights in the Roman world. The Greek and Roman documents quoted by Josephus. Tbingen: Mohr-Siebeck. 1998. SELVATICI, Monica. Conflitos sociais entre judeus e gentios no Mediterrneo romano e o cristianismo de Paulo de Tarso. In: Boletim do Centro do Pensamento Antigo 12 (2001): 89-108. __________________. Os judeus helenistas e a primeira expanso crist: questes de narrativa, visibilidade histrica e etnicidade no livro dos Atos dos Apstolos. Campinas: UNICAMP, 2006 (Tese de Doutorado). SMALLWOOD, E. Mary. The Diaspora in the Roman period before CE 70. In: HORBURY, W., DAVIES, W. D. & STURDY, J. The Cambridge history of Judaism 3: the early Roman period. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. STERLING, Gregory. Judaism between Jerusalem and Antioch. In: COLLINS, John J. & STERLING, Gregory E. (eds.). Hellenism in the land of Israel. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2001. TCHERIKOVER, Victor & FUKS, A. (eds.) Corpus Papyrorum Judaicarum. Cambridge: Harvard University Press, 1960. VAN HENTEN, J. W. & VAN DER HORST, Pieter W. Jewish tomb inscriptions in verse. In: VAN DER HORST, P. W. Hellenism Judaism Christianity: essays on their interaction. Kampen: Kok Pharos, 1994.

Anda mungkin juga menyukai