Anda di halaman 1dari 6

Nome do aluno:

srie/turma 9 Ano

Curso: Ensino Fundamental II

Disciplina: Lngua Portuguesa

Professor:

Data: De 17 a 21/08/2009

Bimestre: 3 Tipo de atividade: Lista de Exerccios

Oi galera dos 9s.anos!!!!! As atividades de Lngua Portuguesa esto divididas em duas partes. A 1 a interpretao de um texto chamado Retrocesso, que bastante interessante e que vai prender a ateno de vocs at o final! Temos certeza de que vocs iro gostar! Ento, boa leitura! A 2 parte traz exerccios que visam prepar-los para o simulado. Desejamos a todos um timo trabalho! As orientaes so as seguintes: 1. Copiar ou imprimir os textos, juntamente com as questes respondidas . 2. Entregar ao professor, no 1 dia de aula. 3. Todas as atividades solicitadas valem nota de 0 a 10. 1 parte Voc ir conhecer agora a histria do visitante que acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substitudo o professor. Retrocesso O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, no havia uma professora-rob, mas duas. A nica diferena entre as duas era que uma era feita totalmente de plstico e fibra de vidro fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrnicos , e a outra era acolchoada. Uma falava com as crianas com sua voz metlica e mostrava figuras, nmeros e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a ateno dos alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presena dinmica, a outra dava a impresso de estar esquecida ali, como uma experincia errada. O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substitudo o professor. O entendimento entre a mquina e as crianas era perfeito. A mquina falava com clareza e estava programada de acordo com mtodos pedaggicos cientificamente testados durante anos. Quando no entendiam qualquer coisa as crianas sabiam exatamente que botes apertar para que a professora-rob repetisse a lio ou, em rpidos segundos, a reformulasse, para melhor compreenso. (As crianas do futuro j nascero sabendo que botes apertar.)

Fantstico! comentou o visitante. No ? concordou o tcnico, sorrindo com satisfao. Foi quando uma das crianas, errando o boto, prendeu o dedo no teclado da professora-rob. Nada grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para no oferecer qualquer risco aos dedos infantis. Mesmo assim, doeu, e a criana comeou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a professora-rob desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro rob acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criana que chorava e a pegou no colo com os braos de imitao, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto numa voz parecida com a do outro rob, s que bem menos metlica. Passada a crise, a criana, consolada e restabelecida, foi colocada no cho e retomou seu lugar entre as outras. A segunda professora-rob voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou vida e aula. Fantstico! repetiu o visitante. No ? concordou o tcnico, ainda mais satisfeito. Mas me diga uma coisa... comeou a dizer o visitante. Sim? Se entendi bem, o segundo rob s existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedaggico, enquanto o primeiro faz a parte tcnica. Exatamente. No seria mais prtico sugeriu o visitante reunir as duas funes num mesmo rob? Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O tcnico sorriu com condescendncia. Isso explicou seria um retrocesso. Por qu? Estaramos de volta ao ser humano. E o tcnico sacudiu a cabea, desanimado. Decididamente, o visitante no entendia de futuro. Lus Fernando Verssimo. In Nova Escola. So Paulo. Abril, out. 1990. p. 19. Explorando o texto: Responda de acordo com o texto: a. Quais as caractersticas das professoras descritas no texto? b. Segundo o autor do texto, como seria a aula do futuro? c. Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dvida? d. O que aconteceu quando a criana machucou-se no teclado? e. Na sua opinio, qual a razo de ter duas professoras-rob para atender aos alunos? f. A professora de plstico e fibra de vidro satisfazia que tipo de necessidade das crianas? Por qu? g. Qual era a funo da professora acolchoada? h. Na sua opinio, por que seria um retrocesso reunir todas as funes da professora numa mquina apenas? 1. Na sua opinio, a professora-rob diferente das professoras que voc conhece? Por qu?

2. Numere as frases de acordo com a ordem de acontecimentos do texto: ( ) Uma das crianas prendeu o dedo no teclado. ( ) O visitante estranhou, quando o levaram para conhecer a sala de aula, havia duas professoras. ( ) O aluno que machucou o dedo comeou a chorar. ( ) O tcnico sacudiu a cabea desanimado. ( ) A segunda professora voltou para o seu canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula. ( ) O visitante viu que dito uma bobagem. ( ) O visitante acompanhou uma aula do futuro. 3. Marque com X as palavras que voc usaria para caracterizar a professora_rob, que explicava a matria para as crianas. ( ) impaciente ( ) simptica ( ) carinhosa ( ) eficiente ( ) gentil ( ) impessoal ( ) objetiva. 4. Marque com X a resposta correta: O significado de retroceder : ( ) realizar alguma coisa ( ) melhorar o ensino. ( ) voltar para trs ( ) nenhuma das respostas.

2 parte Preparando-se para o simulado: 1.Considere o seguinte trecho: Em vez do mdico do Milan, o doutor Jos Luiz Runco, da Seleo, quem dever ser o responsvel pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado. O termo ele, em destaque no texto, refere-se: a) ao mdico do Milan. b) a Cafu. c) ao doutor Jos Luiz Runco. d) ao volante Edu. e) ao atacante Ricardo Oliveira. 02. Considere o seguinte dilogo: I. A: Por que voc est triste? II. B: Porque ela me deixou.

III. A: E ela fez isso por qu? IV. B: No sei o porqu. Tentei acabar com as causas da crise por que passvamos. V. A: Ah! Voc se perdeu nos porqus. Do ponto de vista gramatical, os termos sublinhados esto corretamente empregados em: a) IV somente. b) I, III e V somente. c) II e IV somente. d) I, II, III, IV e V. e) II e V somente. 03. Voc s precisa comprar a pipoca. O DVD grtis. Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para juntar os dois perodos da propaganda acima num s. a) Voc s precisa comprar a pipoca, entretanto o DVD grtis. b) Voc s precisa comprar a pipoca, j que o DVD grtis. c) Voc s precisa comprar a pipoca, inclusive o DVD grtis. d) Voc s precisa comprar a pipoca e o DVD grtis. e) Voc s precisa comprar a pipoca, cujo DVD grtis.

04. Caindo na gandaia O ex-campeo mundial dos pesos pesados Mike Tyson se esbaldou na noite paulistana. Em duas noites, foi ao Caf Photo e ao Bahamas, casas frequentadas por garotas de programa. Na madrugada da quinta-feira, foi barrado com seis delas no hotel onde estava hospedado, deu gorjeta de US$ 100 a cada uma e foi terminar a noite na boate Love Story. Irritado com o assdio, Tyson agrediu um cinegrafista e foi levado para a delegacia. Ele vai responder por leses corporais, danos materiais e exerccio arbitrrio das prprias razes. (poca, n 391, nov. 2005.) Segundo o texto, correto afirmar: a) Mike Tyson estava irritado com o assdio das garotas de programa. b) Mike Tyson foi preso em companhia das garotas.

c) Tyson foi liberado da delegacia por demonstrar exerccio arbitrrio de suas razes. d) Mike Tyson, em duas noites, esteve em trs boates e uma delegacia. e) Mike Tyson distribuiu US$ 100 em gorjetas e se esbaldou na noite paulistana. 05. Considere as seguintes sentenas: ( para responder essa questo, voc poder consultar o livro de portugus, pginas 126, 127 e 128). I. Ele sempre falou por meias palavras. II. meio-dia e meio. III. Estava meia nervosa por causa da me. IV. Quero meia ma para a sobremesa. V. Ficaram meio revoltados com a situao. Do ponto de vista da gramtica normativa, esto corretas as sentenas: a) III e IV somente. b) II e V somente. c) I, II e III somente. d) II e IV somente. e) I, IV e V somente 06. O Projeto Genoma, que envolve centenas de cientistas de todos os cantos do globo, s vezes tem de competir com laboratrios privados na corrida pelo desenvolvimento de novos conhecimentos que possam promover avanos em diversas reas. Assinale a alternativa em que o termo privado foi usado no mesmo sentido que apresenta acima. a) Muitos laboratrios acabam privados de participar da concorrncia pelos obstculos legais que se impem aos participantes. b) Nem sempre os projetos que envolvem cincia bsica podem contar com a injeo de recursos privados, que privilegiam as pesquisas com perspectivas de retorno econmico no curto prazo. c) Mesmo alguns dos grandes laboratrios que atuam no mercado vem-se privados de condies materiais para investir em pesquisa de ponta. d) Os laboratrios privados da licena para desenvolver pesquisas com clonagem de seres humanos prometem recorrer da deciso.

e) Muitos projetos desenvolvidos em centros universitrios, privados de recursos, acabam sendo engavetados.

Anda mungkin juga menyukai