Anda di halaman 1dari 2

Fruticultura de Sequeiro: uma janela para o desenvolvimento...

Foto: Francisco P. de Arajo

Julho/2006
Foto: Francisco P. de Arajo

Fruticultura de Sequeiro: uma janela para o desenvolvimento...

Julho/2006

CGPE 5735

A ceriguela uma outra Spondias que ocorre em condies edafoclimticas favorveis, geralmente encontrada em fundos de quintal, ou em reas favorveis de regies midas e sub-midas. Nas reas com precipitaes inferiores a 500 mm, para produzir nas condies de sequeiro, essa espcie necessita do portaenxerto do umbuzeiro (Fig. 9).

As covas devem ser espaadas de 8m x 8m, com dimenses de 40cm de comprimento, 40cm de largura e 40cm de profundidade. Recomenda-se, sempre que possvel, usar 100 gramas de superfosfato simples, 60 gramas de cloreto de potssio e 10 litros de esterco de curral curtido por cova.

Semi-rido

ISSN 1415-5095

Instrues Tcnicas da Embrapa Semi-rido


Petrolina-PE, julho de 2006

73

Este processo de enxertia de garfagem no topo, usado para o umbuzeiro, est sendo empregado, tambm, para as outras espcies do gnero Spondias enxertadas sobre o porta-enxerto do umbuzeiro. A enxertia deve ser realizada quando os porta-enxertos apresentarem uma espessura mdia de 0,6cm a 0,8cm. Os garfos usados do umbu-caj devem ter de trs a quatro gemas, sendo provenientes de plantas adultas que j tenham produzido. Aos sessenta dias aps a enxertia, as mudas esto prontas para serem transplantadas para o local definitivo e, nessa ocasio, os enxertos desamarrados. No caso do umbu-caj enxertado sobre porta-enxerto de umbuzeiro, as plantas iniciam a produo a partir do segundo ano de transplantadas para o local definitivo (Fig. 7).

Fig. 9. Plantas de ceriguela enxertadas em umbuzeiro aos dois anos de transplantadas.

pegamento de enxertos. A exemplo do umbu-caj, o cajmanga quando enxertado sobre o portaenxerto de umbuzeiro, inicia a produo no segundo ano aps o transplantio das mudas para o local definitivo (Fig. 8).
Foto: Francisco P. de Arajo

O plantio deve ser feito no incio da estao chuvosa de cada regio. Para melhor aproveitamento do terreno, deve-se plantar culturas anuais entre as linhas das fruteiras, tais como: feijo de corda, guandu e sorgo, entre outras.

Instrues Tcnicas da Embrapa Semi-rido so publicaes com periodicidade irregular. Com este tipo de publicaes, pretende-se a divulgao das tecnologias agropecurias apropriadas e de interesse econmico para a regio semi-rida do Nordeste brasileiro. Editorao: Eduardo Assis Menezes. Diagramao: Alex Uilamar do Nascimento Cunha. Tiragem: 2.000 exemplares.

Foto: Carlos Alberto da Silva

Para a enxertia do caj-manga, os garfos com menores dimetros, ou seja, pouco lignificados, apresentaram maior ndice de pegamento dos enxertos. Em estudos realizados pela Embrapa Semi-rido com garfos acima de 0,8cm, o pegamento dos enxertos ficou em torno de 41%, enquanto que os garfos com menores dimetros (0,4cm) apresentaram 67% de

Foto: Francisco P. de Arajo

Fig. 6. 1) Corte e abertura da fenda no porta-enxerto; 2) fenda realizada no enxerto; 3) introduo do enxerto na fenda do porta-enxerto; 4) amarrio com fita para unio do conjunto enxerto/porta-enxerto.

Fig. 7. Detalhe da soldadura e do incio de produo de frutos em plantas de umbu-caj enxertadas em umbuzeiro aos dois anos aps o transplantio.

CONSIDERAES FINAIS As espcies frutferas nativas e/ ou adaptadas s condies de sequeiro, e/ou o uso de uma espcie como portaenxerto de outra, contribuem para o adequado desenvolvimento de uma fruticultura competitiva e diversificada, de potencial econmico para agricultura familiar. Podero, ainda, amenizar os efeitos das irregularidades no regime das chuvas que mais conseqncias acarreta para as plantas e para as populaes dependentes da agricultura de sequeiro. A integrao desta fruticultura s atividades de pequenas indstrias de beneficiamento e processamento dos frutos em doces, gelias, mousse e sucos, sinaliza um mercado promissor para as fruteiras nativas.

FRUTICULTURA DE SEQUEIRO
Uma janela para o desenvolvimento sustentvel

Fig.

8.

Caja-manga

enxertado

no

MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO

Francisco Pinheiro de Arajo Engo Agro, M.Sc., Fitotecnia/Fruticultura Tropical. Embrapa Semi-rido - C.P. 23, CEP 56302-970 Petrolina-PE Carlos Antonio Fernandes Santos Engo Agro, Ph.D., Gentica e Melhoramento de Plantas. Embrapa Semi-rido Viseldo Ribeiro de Oliveira Engo Florestal, D.Sc., Recursos Genticos Florestais. Embrapa Semi-rido

umbuzeiro no incio de produo de frutos.

Fruticultura de Sequeiro: uma janela para o desenvolvimento... Julho/2006

Fruticultura de Sequeiro: uma janela para o desenvolvimento... Julho/2006

Fruticultura de Sequeiro: uma janela para o desenvolvimento... Julho/2006

Foto: Francisco P. de Arajo

madeireiro, melfero e frutfero.


Foto: Carlos Alberto da Silva

Foto: Francisco P. de Arajo

A caatinga brasileira, com sua diversidade de plantas, ocorre mais freqentemente no interior da regio nordeste, onde so registrados os menores ndices pluviomtricos. Essa regio caracterizada por uma grande diversidade ambiental, com um perodo seco prolongado, que pode se estender por vrios meses, e uma estao chuvosa curta, com precipitao irregular e mal distribuda entre e dentro dos anos. essa irregularidade que mais conseqncias acarreta para as plantas e para as populaes dependentes da agricultura de sequeiro. O bioma caatinga (Fig. 1), composto por cerca de 180 gneros e 1000 espcies, das quais 318 endmicas, possui diversas espcies com diferentes potenciais de uso, quais sejam: forrageiro, medicinal, ornamental,

segurana alimentar e a manuteno do ecossistema. E o mais complexo idealizar um modelo de desenvolvimento que assegure a utilizao sustentvel desses desafios. Sendo assim, a existncia de uma grande variedade de plantas frutferas de ocorrncia no bioma caatinga, de sabores exticos, de grande apelo entre as principais tendncias atuais de consumo de produtos naturais, refora a idia do cultivo em escala comercial de fruteiras nativas e/ou adaptadas s condies de sequeiro, a exemplo do maracuj do mato (Passiflora cincinnata Mast) e do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda), entre outras (Fig. 2).

maior conservao do solo e armazenamento de gua. Alm desta possibilidade de cultivo direto, algumas espcies podem ser usadas como porta-enxertos de outras espcies, por possurem mecanismos adaptativos para enfrentar as diferentes condies adversas da natureza. O umbuzeiro a fruteira nativa de maior importncia para o nordeste e ocorre do Agreste ao extremo Serto. Considerando o expressivo valor comercial do umbu para o mercado interno e, de forma particular, para industrializao em pequenas fbricas caseiras, esta espcie representa um dos maiores potenciais a ser explorado comercialmente (Fig. 3), alem de servir de porta-enxerto para viabilizar o cultivo de outras espcies do mesmo gnero que no poderiam produzir em condies de sequeiro absoluto.
Foto: Francisco P. de Arajo

espcie endmica do bioma caatinga. Apenas esses nmeros indicam a necessidade de se investir na gerao de tecnologias e informaes sobre o desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro. O gnero Spondias composto por diversas espcies, com destaque para o umbuzeiro, o caj (Spondias mombin L.), a cerigela (S. purpurea L.), o caj-manga ou cajarana (S. cytherea Sonn.) e o umbu-caj (Spondias sp.), todas pertencentes famlia Anarcadiaceae. O umbuzeiro, j adaptado s condies da regio semi-rida, devido aos mecanismos de defesa tais como: fechamento de estmatos nas horas mais quentes, queda das folhas no perodo mais seco do ano e armazenamento de gua e nutrientes no seu sistema radicular modificado, conhecido como xilopdios (Fig. 4) precisa ser melhor explorado. So esses mecanismos adaptativos encontrados nos umbuzeiros que do planta a possibilidade de ser usada como porta-enxerto de outras espcies do gnero Spondias.
Foto: Francisco P. de Arajo

Sendo assim, o umbu-caj, a ceriguela, o caj e o caj-manga, que ocorrem em condies edafoclimticas favorveis, principalmente em reas acima de 800 mm nas regies midas e sub-midas, necessitam do porta-enxerto do umbuzeiro para produzir nas regies menos favorecidas, principalmente nas reas com precipitaes inferiores a 500 mm. No apenas o umbu, mas tambm o caj, a ceriguela, o cajmanga e o umbu-caj, entre outras, possuem importncia social e econmica e isso pode ser observado pela crescente comercializao dos frutos para o consumo in natura e para a agroindstria, como polpa de frutas, sorvetes, doces e gelias. Entretanto, para que todas essas espcies iniciem a produo dentro de um perodo mais curto, utiliza-se a tcnica da enxertia. Os umbuzeiros plantados por sementes comeam a produzir depois dos doze anos. Entretanto, as plantas de umbuzeiro enxertadas comeam a produzir depois dos cinco anos. COMO PREPARAR AS MUDAS Para formao dos portaenxertos ou cavalos, recomenda-se colher frutos maduros, retirar cascas e polpas e secar ao sol. O uso de uma tesoura ou canivete auxilia na quebra da dormncia, retirando-se uma mucilagem da parte mais larga do caroo, para se chegar a uma parte mais interna da semente, onde feita a desobstruo, para facilitar a germinao (Fig. 5).

Fig. 5. Retirada da mucilagem para facilitar a germinao.

Fig. 2. Maracuj do mato aos 6 meses aps o plantio em condies de sequeiro.

A tcnica da enxertia vem apoiando a pesquisa do uso do umbuzeiro como porta-enxerto de outras espcies de Spondias, para diversificao e implantao de uma fruticultura comercial nas reas dependentes de chuva do Semi-rido. O mtodo de enxertia empregado a garfagem no topo em fenda cheia. uma prtica milenar muito empregada na fruticultura e que permite clonar a planta por meio do processo assexuado. Uma planta propagada por enxertia composta, basicamente, de duas partes: uma que fornece a raiz, conhecida como porta-enxerto ou cavalo e outra sobre a qual este colocado, que recebe o nome de enxerto ou cavaleiro (Fig. 6).

Fig. 1. Exemplo do bioma caatinga no perodo chuvoso.

O primeiro grande desafio para a pesquisa conservar esse patrimnio gentico, em grande parte ainda desconhecido. O segundo mapear e conhecer esse patrimnio, de fundamental importncia para a

O maracuj pode ser plantado praticamente em toda a regio semirida do Nordeste brasileiro. A planta se desenvolve e produz bem neste ambiente e nos mais variados tipos de solos da regio. Recomenda-se que o plantio seja feito em curvas de nvel, no sistema de espaldeira em sulcos e camalhes. Esta prtica facilita uma

Fig. 3. Detalhe da planta de umbu gigante em produo.

O negcio agrcola dos frutos do umbuzeiro na regio Nordeste, estimado em 6 milhes de dlares ao ano e com possibilidades de expanso para outras regies do pas, sinaliza um mercado bastante promissor para esta

Fig. 4. Xilopdios de umbuzeiro em porta-enxerto com cinco meses.

Foto: Francisco P. de Arajo

Anda mungkin juga menyukai