Anda di halaman 1dari 7

ANTENA PARA 80M E 40M ALIMENTADA COM LINHA BALANCEADA DE 450 OHM

Mrio Mateus, CT1AHM. mario_mateus@netcabo.pt

Muitos radioamadores tm um problema comum, a falta de espao para a montagem de antenas para a banda dos 80 m (j para no falar dos 160 m), motivo pelo qual recorrem muitas vezes a antenas de compromisso e, consequentemente, de reduzido rendimento. Pessoalmente, no meu QTH adicional, apenas disponho de um espao de aproximadamente 30 metros para a montagem de um dipolo que me permita operar na banda de 80m, e para isso tenho que contar com a autorizao de um vizinho que me permite prender uma das extremidades da antena na sua chamin. Durante muito tempo ensaiei vrias antenas mas sem resultados que pudesse considerar efectivamente satisfatrios, com a agravante de algumas serem mesmo impraticveis, uma vez que muitas das configuraes testadas produziam muitas interferncias na televiso. Conhecida que a distribuio terica da corrente num fio condutor de comprimento igual a , representada na figura 1, e com base no espao que tenho efectivamente disponvel, o objectivo era conseguir que a antena permitisse a operao na banda dos 80m e dos 40m, causando o mnimo de impacto visual pois um dos ramos da antena tem, obrigatoriamente, que atravessar a via pblica, o que partida exclua de imediato a utilizao de traps ou bobinas, pois estas tornar-se-iam claramente visveis.

Figura 1 Distribuio da tenso e da corrente ao longo de uma antena de meia onda

Uma vez que apenas disponho de 30 m para a colocao do dipolo, desde logo seria possvel a utilizao de uma antena do tipo G5RV. Nesta antena, a distribuio de correntes e de tenses toma tipologias diferentes da apresentada na figura 1, as quais dependem da frequncia de

trabalho. Consequentemente, a impedncia ao longo da fita da baixada bastante varivel, pois, em cada ponto esta ser sempre funo da relao existente entre a distribuio da tenso e da corrente. A antena agora testada e em anlise composta por dois ramos de 15m, colocados ligeiramente em V, sendo alimentada no centro por uma linha de 450 Ohm, com 12 m de comprimento (figura 2).

Figura 2 Representao esquemtica da montagem da antena

Funcionamento na banda de 80 m: Uma vez que o comprimento total do fio no permite acomodar um meia onda (.) elctrica, o nodo de corrente (I mx) ocorre na linha de 450 Ohm, a cerca de 7,5 m a contar do ponto central da antena (ver figura 3). Neste ponto, a impedncia medida com o analisador MFJ269 foi de 26j0 Ohm. Este valor to baixo justificado, no s por se tratar de um ponto de corrente mxima, mas tambm pelo facto de a antena estar muito prxima do solo (9 m acima do solo e a 2,5 m do telhado).

Figura 3 Distribuio terica da corrente para a banda de 80m.

Pela distribuio terica da corrente e comparativamente a uma antena de (ver figura 3), o ganho desta antena ser sempre inferior. Atravs da relao entre as reas formadas pela distribuio da corrente na antena, e porque estas esto directamente relacionadas com a distribuio de energia, estima-se que esta antena ter um diminuio de -6 dB

(aproximadamente uma unidade S) quando comparada com um dipolo de meia onda, admitindose ser maior visto que a antena est muito prxima do solo.

Figura 4 Distribuio terica do campo horizontal, para a banda de 80m.


(MMANA-GAL Basic V.3.0.0.25)

Figura 5 Distribuio terica do campo vertical, para a banda de 80m.


(MMANA-GAL Basic V.3.0.0.25)

Nas figuras 4 e 5 apresenta-se os diagramas 3D, dos campos horizontal e vertical. Esta representao foi obtida atravs da aplicao informtica MMANA-GAL Basic V.3.0.0.25, considerando os efeitos do solo, estando o modelo aproximadamente a um quarto de onda acima deste. Estes diagramas so muito semelhantes aos obtidos para a antena G5RV, cujo modelo se encontra includo nos exemplos do programa de clculo utilizado. Pelos ensaios efectuados, mesmo no sendo possvel compar-la na realidade com outra antena, o seu desempenho nesta banda foi muito satisfatrio. A prov-lo esto alguns contactos efectuados durante a noite com 10 W de potncia. Com potncias desta ordem no seria de esperar reportagens de +20 dB ou +40 dB acima de S9, contudo em alguns dos contactos estabelecidos entre Amieira do Tejo (QTH adicional no Alto Alentejo) e a Marinha Grande, Coimbra, e tambm com Lisboa, foram recebidas reportagens de +10 dB acima de S9. Teoricamente, nas mesmas condies, com 100 W de potncia seria possvel obter um confortvel sinal de S9 +20 dB. Tambm em recepo ficou comprovada a eficincia da antena nesta banda, pois a recepo do colega Jorge - F1VNN, com um sinal de S8/9 permitiu estabelecer um QSO em razoveis

condies, apesar de na altura este se encontrar a transmitir com uma potncia 100W desde o seu QTH, em Toulouse.

Funcionamento na banda de 40 m: Nesta banda o comprimento total do fio corresponde a duas vezes , ocorrendo o nodo de corrente (I mx) a cerca de 10,80 m do ponto central da antena. Neste ponto, a impedncia medida com o MFJ269 foi de 29j0 Ohm. Valor este tambm justificado pelas razes anteriormente apontadas.

Figura 6 Distribuio terica da corrente para a banda de 40 m.

Figura 7 Distribuio terica do campo horizontal, para a banda de 40m.


(MMANA-GAL Basic V.3.0.0.25)

Figura 8 Distribuio terica do campo vertical, para a banda de 40m.


(MMANA-GAL Basic V.3.0.0.25)

Nas figuras 7 e 8 apresentam-se os diagramas 3D, dos campos horizontal e vertical, correspondendo estes aos resultados da modulao da antena, considerando os efeitos do solo, encontrando-se o modelo a aproximadamente um meia onda acima deste. Pela anlise dos resultados da modelao desta antena, verifica-se que esta possui um lbulo acentuadamente na vertical, afastando-se assim do padro tpico da G5RV. O funcionamento nesta banda revelou-se igualmente muito satisfatrio, tendo sido possvel efectuar contactos de Norte a Sul do pas com reportagens muito generosas.

Nota: A confirmar-se a existncia deste lbulo vertical, este poder ser particularmente interessante para comunicaes NVIS, na banda dos 40m, principalmente durante o dia e em perodos de actividade intensa das manchas solares, permitindo deste modo comunicaes a distncias entre algumas dezenas e poucas centenas de quilmetros. Na realidade este tipo de operao tem caractersticas que permitem boas e fiveis comunicaes regionais, em detrimento das comunicaes a longa distncia (DX).

Modo de alimentao: Uma vez que pelas caractersticas da montagem, a linha de transmisso tem os dois nodos de corrente acessveis, optou-se por aliment-la nesses pontos. Sendo a impedncia muito baixa, foi necessria a utilizao de um balun (balanced to unbalanced) com uma relao de transformao de impedncia adequada, permitindo assim a ligao do cabo coaxial (RG 213) linha de 450 Ohm. Para o efeito utilizou-se uma forma binocular com a referncia BN-43-302. O enrolamento que liga fita de 450 Ohm (balanceada) constitudo por 6 espiras no total, sendo a tomada central efectuada na terceira espira. O enrolamento que liga ao cabo coaxial (assimtrico, ou seja, no balanceado) composto por 8 espiras. O calibre do fio utilizado para os dois enrolamentos corresponde ao 28 SWG.

Figura 9 Pormenor de construo do balun com uma relao de transformao de impedncias de aproximadamente 1:1,7.

Pretendendo utilizar nveis de potncia superiores aos ensaiados, o balun dever necessariamente constitudo com um outro ncleo, por exemplo, do tipo dos que se encontram nos amplificadores de sada dos equipamentos transistorizados de HF, evitando assim o perigo de ocorrer saturao de fluxo no circuito magntico. Para a construo deste balun, no dever ser equacionada a utilizao de ncleos magntico de baixa permeabilidade ( 10 ). O calibre do fio, naturalmente, dever ser superior de modo a estar adaptado aos nveis de corrente que por ele iro circular. Montado o balun, efectuaram-se medies para verificar o seu funcionamento. Para cada ponto de tomada da alimentao da antena efectuaram-se medies com o analisador MFJ269. Os valores da ROE (relao de onda estacionria) obtidos so apresentados nas figuras 10 e 11.

Figura 10 Relao de onda estacionria para a banda de 80 m.

Figura 11 Relao de onda estacionria para a banda de 40 m.

Adicionalmente, foram tambm efectuadas medies utilizando um adaptador de impedncia do tipo Z-match, ligado na extremidade da linha de 450 Ohm, a 12 m do ponto central do dipolo. Nas figuras 10 e 11 os valores da ROE medida nessa extremidade correspondem linha tracejada.

Pela anlise dos resultados obtidos nas leituras, afigura-se que a largura de banda sempre maior quando a antena se encontra alimentada em corrente. Para uma ROE de 2,0:1 a largura de banda nos 80 m de 140 kHz quando alimentada com o balun, e de apenas 60 kHz se alimentada no extremo da linha com o acoplador Z-match. Para a banda de 40 m, a largura de banda de 250 kHz se alimentada com o balun e de 210 kHz quando alimentada com o acoplador Z-match. A antena apresenta caractersticas muito semelhantes G5RV, sendo no entanto diferente o seu modo de alimentao uma vez que se optou por aliment-la sempre num ponto de corrente mxima. Durante os ensaios no se detectaram nenhumas interferncias, seja no sistema de televiso analgica (canal 3 da banda I de VHF emissor do Trevim) ou no sistema de televiso digital terrestre (retransmissor da Sert), o que configura um ganho importante relativamente a todos os sistemas anteriormente testados, dos quais muitos produziam nveis de interferncia que impossibilitavam a transmisso durante as horas normais de TV. Esta antena pode ser facilmente configurada para operar em qualquer outra banda, bastando para isso escolher as dimenses do dipolo e da linha de alimentao, bem como seleccionar o ponto de alimentao apropriado.

Anda mungkin juga menyukai