Anda di halaman 1dari 11

p icas D

e viag ra

Orientador
de Viagens

Antes de viajar pelo Brasil ou para fora do pas, observe alguns cuidados bsicos para evitar possveis transtornos e fazer uma viagem inesquecvel.

1) Dicas pr-viagem 2) Viagens nacionais Cuidados com o lar De avio Procedimentos gerais De carro De trem De nibus De navio

3) Viagens internacionais De avio De carro De trem De nibus De navio

Dica

iag r-v sp

em

Cuidados com o lar


Desligue os aparelhos eletroeletrnicos e tire-os das tomadas a fim de evitar os efeitos de uma eventual sobrecarga eltrica. Desligue a chama-piloto do aquecedor a gs, ou a chave do aquecimento eltrico de gua, e feche o registro geral da gua. Suspenda temporariamente as assinaturas de jornais e revistas semanais e pea ao vizinho para recolher a correspondncia. Caso v se ausentar por um longo perodo, deixe a chave do seu veculo com algum de confiana para ligar o motor algumas vezes. Deixe um telefone de contato com um vizinho de confiana ou com o zelador do prdio para o caso de uma emergncia. Deixe pelo menos uma fresta de janela aberta para ventilar o ambiente. Deixe o mnimo de alimentos possvel na geladeira ou no freezer. Tire absolutamente todo o lixo de dentro de casa. Devolva os DVDs para a locadora.

Dica

iag r-v sp

em

Ao sair do Brasil, declare seus equipamentos eletrnicos na Receita Federal do aeroporto, levando os aparelhos declarados. Identifique a sua bagagem com nome, endereo e telefone, ponha as etiquetas em lugares visveis e tambm uma dentro da mala. Amarre um lao colorido, de cor bem vibrante, na sua mala. Assim, ser possvel identific-la facilmente junto a outras bagagens. Ao alugar um carro, d preferncia opo com GPS. Sua viagem se tornar mais prtica e eficiente. Tenha mo uma calculadora de bolso e um pequeno dicionrio. No Brasil, crianas de at 12 anos s podem viajar sozinhas se tiver autorizao do Juizado de Menores. Maiores de 12 anos podem viajar sem acompanhantes quando estiver com seus documentos. Idosos e deficientes fsicos devem consultar o mdico para um breve check-up antes da viagem.
No caso de uso de algum medicamento, o passageiro dever lev-lo na bagagem de mo e deixar sempre em lugar de fcil acesso.

Procedimentos gerais
Telefone celular. Ligue para sua operadora para saber como proceder em outros Estados do Brasil e em roaming internacional. Pesquise hotis para animais com antecedncia, principalmente no perodo de frias. No caso de aqurios, existem pastilhas de alimentos que duram at 30 dias. Cheque as condies de tempo e a temperatura do seu destino. Ligue e agende seu txi com alguma antecedncia. Analise qual a melhor opo para a sua viagem: carto de crdito, cheque, dinheiro em espcie etc. Verifique quais so os cuidados mdicos e as vacinas necessrias para o seu destino. Se voc vai para um destino extico que ainda no conhece, faa uma pesquisa na internet para saber usos e costumes. Pesquise a respeito do fuso horrio, se voc viajar a favor ou contra o relgio. Fisicamente, voc pode sentir a diferena. Confira a validade dos vistos e do seu passaporte com bastante antecedncia. O prazo de validade deve ser, no mnimo, seis meses aps a data prevista de seu retorno ao Brasil. Tire cpia das pginas de identificao e visto, autentique e leve com voc, guardando em local separado do passaporte. Pesquise sobre as roupas adequadas estao do seu destino. Em caso de viagem area, viaje sabendo sobre as conexes (paradas) do seu voo.

Durante o trajeto, resista s tentaes gastronmicas, principalmente aquelas que so apimentadas e fortes. A alimentao na viagem deve ser feita de acordo com a sade do viajante, porm alimentao leve e saudvel e bastante lquido so essenciais. Se precisar de atendimento mdico no exterior e estiver viajando com um seguro viagem, entre em contato imediato com o nmero fornecido pelo seguro para saber os procedimentos a serem adotados no pas em que estiver. Caso seja emergencial, procure imediatamente um hospital com pronto-socorro mais prximo e, de l, entre em contato com o seguro mdico. 3

Para o transporte de animais, voc deve consultar previamente as normas da empresa area. assegurada assistncia especial necessria durante todo o trajeto da viagem s pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida. Para isso, informe empresa area suas necessidades no ato de sua reserva ou, no mnimo, 48 horas antes do embarque. permitido o transporte de co-guia para conduzir pessoa com deficincia visual ou auditiva. O passageiro deve apresentar atestado de sade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, pelo Posto do Departamento de Defesa Animal ou por mdico veterinrio. As empresas areas devem designar funcionrios capacitados para atender, acompanhar e acomodar os passageiros que necessitam de assistncia especial, o que no acarretar qualquer nus ao usurio. Para dirigir fora do Brasil, preciso ter em mos o Seguro Internacional Contra Terceiros, conhecido como Carta Verde. O uso de traillers e engates tem uma legislao prpria e exige muitos cuidados. Veja dicas em sites especializados. O beb-conforto o meio mais seguro de transportar bebs de at 9 kg ou 13 kg (de acordo com a marca do equipamento). Ele deve ser instalado no banco de trs do carro e de costas para o movimento. Para crianas de 9 kg a 18 kg (de 1 a 4 anos), preciso instalar cadeirinha prpria, de frente para o movimento. Crianas de 18 kg a 36 kg (de 4 a 10 anos), devem ficar no assento de elevao ou booster e presas com o cinto de trs pontas. Ao alugar um veculo de uma locadora, leia atentamente as condies de locao definidas em contrato. Quando alugar um veculo em outro pas, verifique a exigncia do tipo de habilitao do pas onde voc locar o veculo, entre outras condies.

Atente-se tambm idade mnima para conduo do veculo, pois ela varia de acordo com as normas de trnsito de cada pas. Respeite as leis de trnsito como se o veculo fosse seu, pois no caso de haver multa, voc quem pagar por ela e no a locadora. Em caso de acidente, faa o Boletim de Ocorrncia (B.O.) junto autoridade policial da cidade mais prxima. Lembre-se de que a sua locadora s cobrir os danos se voc apresentar o B.O.

Ateno:
Ter um visto vlido ou estar dispensado do visto no assegura a sua entrada no pas. A autoridade migratria tem poder soberano e pode aceitar ou no a entrada de cada estrangeiro no seu territrio. A desconfiana sobre os reais motivos da ida ao pas motivo suficiente para no permitir a entrada de um estrangeiro. Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradies nos contatos com as autoridades estrangeiras.

ns iage V

na

ais cion

Verifique toda a sua documentao, validade da carteira de motorista, licenciamento, seguro obrigatrio, IPVA etc. Viaje com o carro limpo, isso ajuda muito na visibilidade geral. No sobrecarregue o veculo, leve apenas o que for necessrio. Alimente-se bem antes de pegar a estrada e no use bebidas alcolicas, principalmente se for dirigir. Leve um filtro solar, algumas viagens podem ter o sol batendo na sua janela por longas horas. Consulte os sites de geolocalizao para entender melhor o trajeto, seus postos, pedgios etc. Viaje com dinheiro trocado para o pedgio e algumas notas maiores para qualquer emergncia.

De avio
Para destinos nacionais, chegue pelo menos 1 hora antes da partida, especialmente se for alta temporada. Em voos domsticos, o tamanho da bagagem de mo no pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura). E o peso mximo deve ser de 5 kg. Itens proibidos na bagagem de mo: objetos cortantes ou perfurantes (canivetes, tesouras de unha etc.). O peso mximo permitido em bagagem despachada deve ser de 23 kg. A empresa autorizada a cobrar at 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. Carregue sempre um agasalho, principalmente em viagens noturnas. A temperatura no interior da aeronave baixa. Faa lanches leves antes de partir e no tome bebidas alcolicas. Esteja com todos os documentos em mos ou na bagagem de mo (passaporte, RG, passagem ou voucher). Procure relaxar, ouvindo msica, conversando ou vendo vitrines, enquanto espera seu horrio de embarque. Faa o check-in com alguma antecedncia, evite ficar andando de um lado para o outro com sua bagagem.

De trem
Como no Brasil quase no existem mais trens de passageiros, algumas malhas foram aproveitadas como trens de turismo. Por isso, algumas regras de aeroportos e rodovirias servem tambm para esse tipo de viagem. Chegue com alguma antecedncia para evitar correria. Carregue sempre um agasalho, os trens brasileiros no tm cabines fechadas com isolamento. Faa lanches leves antes de partir e no tome bebidas alcolicas. Esteja com seus documentos em mos ou na bagagem de mo. Procure relaxar, uma viagem mais barulhenta que as demais. Evite ficar andando de um lado para o outro com sua bagagem.

De carro
Programe-se para sair de casa sem stress ou preocupao com o horrio de chegada. Curta o trajeto, ele faz parte da viagem. Verifique as condies gerais do automvel: mecnica, luzes, cintos de segurana, cadeirinha para bebs etc.

De nibus
Compre sua passagem com antecedncia, principalmente em poca de alta temporada. Voc pode adquirir a passagem sem data de embarque, mas ela estar sujeita a reajuste de preo se no for usada dentro de um ano da data de emisso. Chegue com antecedncia para evitar correria de ltima hora. Carregue um agasalho, em viagens noturnas a temperatura costuma cair bastante. Leve um filtro solar, algumas viagens podem ter o sol batendo na sua janela por longas horas. Faa lanches leves antes de partir e no tome bebidas alcolicas. Esteja com seus documentos em mos ou na bagagem de mo. Procure relaxar com uma boa leitura ou msica, algumas viagens podem demorar mais que o previsto por causa do trnsito. Despache suas malas. Evite ficar andando de um lado para o outro da rodoviria com sua bagagem. Guarde sempre o canhoto da passagem para ser usado como comprovante. Em paradas na estrada, cuide bem de seus pertences. Evite ficar muito tempo sentado durante a viagem. Tente fazer breves caminhadas e beba muita gua. O ideal que pessoas com problemas circulatrios no fiquem muito tempo sentadas. Faa uma programao de acordo com as suas limitaes. Nada de sobrecarregar o seu passeio, pois voc pode no aproveitar a viagem.

De navio
O horrio de embarque est indicado no bilhete de passagem, bem como a estao martima onde voc deve se apresentar. Em geral, o procedimento de embarque tem incio 4 horas antes da sada do navio e trmino 2 horas antes da partida.
No embarque, indispensvel a apresentao de documentos originais em bom estado. No permitido embarcar com cpias autenticadas.

O preenchimento do voucher obrigatrio, com a identificao das malas informando o nmero da cabine e o nome do hspede. Despea-se dos parentes e amigos em casa, pois o acesso ao navio no permitido. Alm disso, no porto, tudo muito grande e distante. Dificilmente se v os passageiros no embarque. Ao embarcar, voc receber um carto magntico que ser utilizado para pagamento das despesas a bordo. Procure saber antecipadamente quais so as moedas e os cartes aceitos. proibido o consumo a bordo de alimentos e bebidas adquiridos fora do navio. costume dar gorjetas ao pessoal de bordo. Em geral, elas so quantificadas por dia e/ou por pessoa. Normalmente, os cruzeiros obedecem a um dress-code. Verifique quais so as roupas adequadas a cada situao. Em alguns navios voc no encontrar tomadas 110v na sua cabine, somente 220v. Carregadores de celular: apenas na recepo h tomadas 110v. Internet. Alguns navios oferecem conexo aos passageiros. Medicamentos. Na recepo voc ir encontrar aspirinas e remdios para enjoo. As enfermarias de navios normalmente tm capacidade para realizar pequenas cirurgias. Se voc estiver usando algum remdio com prescrio, leve-o com voc. Consulta mdica. Os navios usam a tabela normal de preos. Uma consulta pode custar em torno de 100 reais. 6

e Viag

acio tern ns in

nais

Medicamentos somente com prescrio mdica e apresentao da receita no momento da inspeo de raio-x. Alimentao de bebs ou lquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.) apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeo de raio-x. Overbooking a sobrevenda ou reservas efetuadas em nmero superior capacidade instalada da aeronave. Se isso ocorrer no seu voo, a empresa area tem a obrigao de acomod-lo em outro voo de categoria equivalente ou superior ou oferecer traslado e hospedagem para acomodao em hotel. No caso de voo cancelado, alm da assistncia material, voc deve ser reacomodado imediatamente em outro voo. Se voc desistir do voo, poder solicitar o reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento. Caso ocorra avaria, dano ou furto, procure um funcionrio da empresa area ainda na sala de desembarque e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Em at sete dias aps a entrega da bagagem, voc tambm pode encaminhar o protesto empresa area, por meio de qualquer comunicao escrita. necessrio apresentar o comprovante de despacho da bagagem, que a prova do contrato de transporte. Sua bagagem poder permanecer na condio de extraviada por um perodo mximo de 30 dias. Aps esse perodo, a empresa area dever lhe indenizar. Ateno ao Tratado de Schengen: Alemanha, Astria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Islndia, Itlia, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Sucia exigem que o estrangeiro tenha seguro de viagem internacional com cobertura de 30.000 (trinta mil euros) a ser apresentado como condio para ingressar no pas. 7

De avio
Para destinos internacionais, o ideal estar no aeroporto com 2 horas de antecedncia, principalmente em alta temporada. Carregue sempre um agasalho, principalmente em viagens noturnas. A temperatura no interior da aeronave baixa. Faa lanches leves antes de partir e no tome bebidas alcolicas. Esteja com todos os documentos em mos ou na bagagem de mo (passaporte, RG, passagem ou voucher). Procure relaxar, ouvindo msica, conversando ou vendo vitrines enquanto espera seu horrio de embarque. Faa o check-in com alguma antecedncia, evite ficar andando de um lado para o outro com sua bagagem. Itens proibidos na bagagem de mo de voos internacionais: objetos cortantes ou perfurantes (canivetes, tesouras etc.). Esses itens podem ser levados na bagagem despachada. Caso contrrio, o passageiro poder ter que descart-los ou deix-los com um conhecido no aeroporto. Normas para transporte de lquidos em voos internacionais: lquidos, gis ou pastas devem ser conduzidos em um saco plstico de at 20 cm x 20 cm (1 litro). Cada recipiente no pode exceder o volume de 100 ml. Perfumes, bebidas e outros lquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.

De carro
Nas fronteiras com o Brasil, os policiais estrangeiros costumam pedir atestado de vacina contra febre amarela. Em alguns casos, eles pedem um documento chamado Carta Verde, que um seguro internacional veicular, caso ocorra algum acidente provocado por motoristas de outro pas. Para solicitar a Carta Verde s ligar para a sua seguradora uma semana antes da viagem, fornecer as datas de entrada e sada, pagar uma taxa e pegar o documento. Em barreiras policiais so solicitadas as documentaes de praxe. Porm, entre os itens obrigatrios do veculo, eles exigem que haja 2 (dois) tringulos, mas apenas para os brasileiros. Em cidades prximas s fronteiras brasileiras, a gasolina para os brasileiros mais cara do que para os moradores locais, para evitar que brasileiros abasteam diariamente em outro pas. Programe-se para sair de casa sem stress ou preocupao com o horrio de chegada. Curta o trajeto, ele faz parte da viagem. Verifique as condies gerais do automvel: mecnica, luzes, cintos de segurana, cadeirinha para bebs etc. Verifique toda a sua documentao, validade da carteira de motorista, licenciamento, seguro obrigatrio, IPVA etc. Viaje com o carro limpo, isso ajuda muito na visibilidade geral. No sobrecarregue o veculo, leve apenas o que for necessrio. Alimente-se bem antes de pegar a estrada e no use bebidas alcolicas, principalmente se for dirigir. Leve um filtro solar, algumas viagens podem ter o sol batendo na sua janela por longas horas. Consulte os sites de geolocalizao para entender melhor o trajeto, seus postos, pedgios etc.

Viaje com dinheiro trocado para o pedgio e algumas notas maiores para qualquer emergncia. Respeite a sinalizao de trnsito do pas vizinho e redobre os cuidados ao dirigir. Se a viagem for longa, faa paradas a cada 2 horas para descansar e se alongar. Se possvel, s vezes troque de condutor. No brigue com o sono. Ao menor sinal de sonolncia, procure parar para descansar.

De trem
No exterior existem vrias opes de trens de passageiros. Na maioria das vezes, os horrios de partidas e chegadas so pontuais. Chegue com alguma antecedncia para evitar correria. H pases em que a malha ferroviria bastante extensa e complexa, com vrias conexes. Planeje-se e oriente-se bem. Onde a malha frrea desenvolvida, possvel comprar passes avulsos ou conjugados, de acordo com a sua necessidade. O trem o transporte ideal para trechos curtos, em viagens longas elas podem ser bem cansativas. Prefira os trens de alta velocidade, que chegam a 300 km/h. A passagem mais cara, mas a rapidez vale o investimento. Uma das principais vantagens de viajar de trem descer em estaes localizadas perto dos centros das cidades. No preciso fazer check-in. Voc encontra o seu vago e embarca, sem problemas. Faa lanches leves antes de partir, mas em caso de viagem longa, o melhor almoar ou jantar no prprio trem. Esteja com seus documentos em mos ou na bagagem de mo. Procure relaxar e aproveitar, a viagem pode ser bem agradvel. Evite ficar andando de um lado para o outro com sua bagagem. 8

Ateno: No esquea de validar o seu bilhete. H maquininhas ao lado dos vages que imprimem um cdigo, indicando a data e hora vlida para aquela passagem. Ao comprar uma passagem pela internet, o assento j vem reservado. Se estiver viajando com um passe de trem, procure algum guich da estao e faa a sua reserva com antecedncia (dois ou trs dias). Alguns trens no tm lugares marcados. s ficar atento ao destino indicado na hora do embarque. H estaes que so grandes e movimentadas. Por isso preciso chegar com antecedncia para descobrir de onde sai o seu trem e como ir at a plataforma. Ateno ao horrio! Taxa extra em trens noturnos. Para ocupar um assento reclinvel, um beliche ou uma cabine, preciso pagar uma taxa extra. Fique atento sua bagagem, no desgrude dela por um minuto sequer. No desperdice a chance de economizar. Quanto maior a antecedncia na hora de comprar a passagem, maior a possibilidade de conseguir uma tarifa com valores mais baixos.

Chegue com antecedncia para evitar correria de ltima hora. Carregue um agasalho, em viagens noturnas a temperatura costuma cair bastante. Leve um filtro solar, algumas viagens podem ter o sol batendo na sua janela por longas horas. Faa lanches leves antes de partir e no tome bebidas alcolicas. Esteja com seus documentos em mos ou na bagagem de mo. Procure relaxar com uma boa leitura ou msica, algumas viagens podem demorar mais que o previsto por causa do trnsito. Despache suas malas. Evite ficar andando de um lado para o outro da rodoviria com sua bagagem. Guarde sempre o canhoto da passagem para ser usado como comprovante. Em paradas na estrada, cuide bem de seus pertences. Evite ficar muito tempo sentado durante a viagem. Tente fazer breves caminhadas e beba muita gua. O ideal que pessoas com problemas circulatrios no fiquem muito tempo sentadas. Faa uma programao de acordo com as suas limitaes. Nada de sobrecarregar o seu passeio, pois voc pode no aproveitar a viagem.

De nibus
O nibus pode ser uma opo mais econmica do que o trem para viajar para fora do pas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Os nibus europeus so rpidos, seguros, bastante pontuais e confortveis. Em pases mais desenvolvidos, as estradas so perfeitas, muito bem pavimentadas e sinalizadas e os condutores so experientes. Ateno para os horrios de algumas linhas em pases muito desenvolvidos, eles geralmente so quebrados, como por exemplo: 13h53. E eles realmente cumprem o horrio. Compre sua passagem com antecedncia, principalmente em poca de alta temporada.

De navio
O horrio do embarque est indicado no bilhete da passagem, bem como a estao martima onde voc deve se apresentar. Em geral, o procedimento de embarque tem incio 4 horas antes da sada do navio e trmino 2 horas antes da partida. No embarque, indispensvel a apresentao de documentos originais em bom estado. No permitido embarcar com cpias autenticadas. 9

O preenchimento do voucher obrigatrio, com a identificao das malas informando o nmero da cabine e o nome do hspede. Despea-se dos parentes e amigos em casa, pois o acesso ao navio no permitido. Alm disso, no porto, tudo muito grande e distante. Dificilmente se v os passageiros no embarque. Ao embarcar, voc receber um carto magntico que ser utilizado para pagamento das despesas a bordo. Procure saber antecipadamente quais so as moedas e cartes aceitos. proibido o consumo a bordo de alimentos e bebidas adquiridos fora do navio. costume dar gorjetas ao pessoal de bordo. Em geral, elas so quantificadas por dia e/ou por pessoa. Normalmente, os cruzeiros obedecem a um dress-code. Verifique quais so as roupas adequadas a cada situao. Em alguns navios voc no encontrar tomadas 110v na sua cabine, somente 220v. Carregadores de celular: apenas na recepo h tomadas 110v. Internet. Alguns navios oferecem conexo aos passageiros. Medicamentos. Na recepo voc ir encontrar aspirinas e remdios para enjoo. As enfermarias de navios normalmente tm capacidade para realizar pequenas cirurgias. Se voc estiver usando algum remdio com prescrio, leve-o com voc. Consulta mdica. Os navios usam a tabela normal de preos. Uma consulta pode custar em torno de 100 reais.

10

Links teis:
Traslados para aeroportos: http://www.caprioli.com.br/traslados Polcia Federal (passaporte): http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte Ministrio das Relaes Exteriores, Portal Consular, Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior: http://www.portalconsular.mre.gov.br/ Alfndega: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/Default.htm Vacinao: http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/vacina_viaja.htm Direitos dos passageiros em viagens areas: http://www.anac.gov.br/dicasanac/pdf/Web_Resolucao_141_ANAC.pdf Dicas para uma viagem tranquila: http://www.anac.gov.br/dicasanac/pdf/Web_10_Dicas_ANAC.pdf Dicas Carteira Internacional de Habilitao: http://www.denatran.gov.br Dicas Acessibilidade a bordo: http://www.anac.gov.br/dicasanac/pdf/Web_Acessibilidade_Dicas_ANAC.pdf Dicas Identificao de passageiros para embarque nos aeroportos brasileiros: http://www.anac.gov.br/dicasanac/pdf/Web_Identificao_Dicas_ANAC.pdf Dicas Bagagens: http://www.anac.gov.br/dicasanac/pdf/Web_Bagagem_Dicas_ANAC.pdf Tire suas dvidas sobre cruzeiros martimos: http://www.abremar.com.br/ Consulte seu voo: http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx Dicas Viaje legal: http://www.viajelegal.turismo.gov.br Ouvidoria da Infraero: 0800 727 1234 http://www.infraero.gov.br Siglas: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Anac Agncia Nacional de Aviao Civil Antaq Agncia Nacional de Transportes Aquavirios ANTT Agncia Nacional de Transportes Terrestres Anvisa Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria CADASTUR Sistema de Cadastro de pessoas fsicas e jurdicas que atuam no setor do turismo Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Procon Procuradoria de Proteo e Defesa do Consumidor

11

Anda mungkin juga menyukai