Anda di halaman 1dari 89

Termos Essenciais da Orao / Sujeitos 01 - (EFEI SP/2002) Na frase "A vida daquele povo da casa grande ningum podia

compreender." correto afirmar que: a) vida o ncleo do sujeito. b) o ncleo do sujeito um pronome indefinido substantivo. c) no h objeto direto, pois o verbo intransitivo. d) o sujeito a vida daquele povo. e) povo o ncleo do objeto direto.

Gab: B

02 - (EFEI SP/2002) Redigindo o perodo "A sala de visitas tinha muito quadro, tinha um espelho para o corpo inteiro, tapetes no cho.", em linguagem culta: a) o verbo haver seria empregado no lugar do verbo ter. b) o termo "a sala de visitas" seria adjunto adverbial de lugar, sendo introduzido pela preposio em. c) quadro, espelho e tapetes seriam ncleos do objeto direto. d) a orao no teria sujeito. e) todas as alternativas esto corretas.

Gab: E

03 - (USS RJ) Texto

UM SONHO DE SIMPLICIDADE

Ento, de repente, no meio dessa desarrumao feroz da vida urbana, d na gente um sonho de simplicidade. Ser um sonho vo? Detenho-me um instante, entre duas providncias a tomar, para me fazer essa pergunta. Por que fumar tantos cigarros? Eles no me do prazer algum; apenas me fazem falta. So uma necessidade que inventei. Por que beber usque, por que procurar a voz de mulher na penumbra ou os amigos no bar para dizer coisas vs, brilhar um pouco, saber intrigas? Uma vez, entrando numa loja para comprar uma gravata, tive de repente um ataque de pudor, me surpreendendo assim, a escolher um pano colorido para amarrar ao pescoo. A vida bem poderia ser mais simples. Precisamos de uma casa, comida simples mulher, que mais? Que se possa andar limpo e no ter fome, nem sede, nem frio. Para que beber tanta coisa gelada? Antes eu tomava a gua fresca da talha, e a gua era boa. E quando precisava de um pouco de evaso, meu trago de cachaa. Que restaurante ou boate me deu o prazer que tive na choupana daquele velho caboclo do Acre? A gente tinha ido pescar no rio, de noite. Puxamos a rede afundando os ps na lama, na noite escura, e isso era bom. Quando ficamos bem cansados, meio molhados, com frio, subimos a barraca, no meio do mato e, chegamos choa de um velho seringueiro. Ele acendeu um fogo, esquentamos um pouco junto do fogo, depois me deitei, numa grande rede branca - foi um carinho ao longo de todos os msculos cansados. E ento ele me deu um pedao de peixe moqueado e meia caneca de cachaa. Que prazer em comer aquele peixe, que calor bom em tomar aquela cachaa e ficar algum tempo a conversar, entre grilos e vozes distantes de animais noturnos. Seria possvel deixar essa eterna inquietao das madrugadas urbanas, inaugurar de repente uma vida de acordar bem cedo? Outro dia vi uma linda mulher, e senti um entusiasmo grande, uma vontade de conhecer mais aquela bela estrangeira: conversamos muito, essa primeira conversa longa em que a gente vai jogando um baralho meio marcado, e anda devagar, como a patrulha que faz um reconhecimento. Mas par que, essa eterna curiosidade, essa fome de outros corpos e outras almas? Mas para instaurar uma vida mais simples e sbia, ento seria preciso ganhar a vida de outro jeito, no assim, nesse comrcio de pequenas pilhas de palavras, esse ofcio absurdo e vo de dizer coisas, dizer coisas... Seria preciso fazer algo de slido e de singelo; tirar areia do rio, cortar lenha, lavrar a terra, algo de til e concreto, que me fatigasse o corpo, mas deixasse a alma sossegada e limpa. Todo mundo, com certeza, tem de repente um sonho assim. apenas um instante. O telefone toca. Um momento! Tiramos um lpis do bolso para tomar nota de um nome, um nmero... Para que tomar nota? No precisamos tomar nota de nada, precisamos apenas viver - sem nome, nem nmero, fortes, doces, distrados, bons, como os bois, as mangueiras e o ribeiro. (BRAGA, Rubem. In: 200 crnicas escolhidas, 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 1979. p.262-3.)

Em relao locuo verbal seria preciso (L. 52), a orao ...ganhar a vida de outro jeito. (L. 52-53) exerce a funo de: a) objeto direto. b) complemento nominal. c) objeto indireto. d) predicativo. e) sujeito.

Gab: E

04 - (USS RJ) Texto

UM SONHO DE SIMPLICIDADE

Ento, de repente, no meio dessa desarrumao feroz da vida urbana, d na gente um sonho de simplicidade. Ser um sonho vo? Detenho-me um instante, entre duas providncias a tomar, para me fazer essa pergunta. Por que fumar tantos cigarros? Eles no me do prazer algum; apenas me fazem falta. So uma necessidade que inventei. Por que beber usque, por que procurar a voz de mulher na penumbra ou os amigos no bar para dizer coisas vs, brilhar um pouco, saber intrigas? Uma vez, entrando numa loja para comprar uma gravata, tive de repente um ataque de pudor, me surpreendendo assim, a escolher um pano colorido para amarrar ao pescoo. A vida bem poderia ser mais simples. Precisamos de uma casa, comida simples mulher, que mais? Que se possa andar limpo e no ter fome, nem sede, nem frio. Para que beber tanta coisa gelada? Antes eu tomava a gua fresca da talha, e a gua era boa. E quando precisava de um pouco de evaso, meu trago de cachaa. Que restaurante ou boate me deu o prazer que tive na choupana daquele velho caboclo do Acre? A gente tinha ido pescar no rio, de noite. Puxamos a rede afundando os ps na lama, na noite escura, e isso era bom. Quando ficamos bem cansados, meio molhados, com frio, subimos a barraca, no meio do mato e, chegamos choa de um velho seringueiro. Ele acendeu um fogo, esquentamos um pouco junto do fogo, depois me deitei, numa grande rede branca - foi um carinho ao longo de todos os msculos cansados.

E ento ele me deu um pedao de peixe moqueado e meia caneca de cachaa. Que prazer em comer aquele peixe, que calor bom em tomar aquela cachaa e ficar algum tempo a conversar, entre grilos e vozes distantes de animais noturnos. Seria possvel deixar essa eterna inquietao das madrugadas urbanas, inaugurar de repente uma vida de acordar bem cedo? Outro dia vi uma linda mulher, e senti um entusiasmo grande, uma vontade de conhecer mais aquela bela estrangeira: conversamos muito, essa primeira conversa longa em que a gente vai jogando um baralho meio marcado, e anda devagar, como a patrulha que faz um reconhecimento. Mas par que, essa eterna curiosidade, essa fome de outros corpos e outras almas? Mas para instaurar uma vida mais simples e sbia, ento seria preciso ganhar a vida de outro jeito, no assim, nesse comrcio de pequenas pilhas de palavras, esse ofcio absurdo e vo de dizer coisas, dizer coisas... Seria preciso fazer algo de slido e de singelo; tirar areia do rio, cortar lenha, lavrar a terra, algo de til e concreto, que me fatigasse o corpo, mas deixasse a alma sossegada e limpa. Todo mundo, com certeza, tem de repente um sonho assim. apenas um instante. O telefone toca. Um momento! Tiramos um lpis do bolso para tomar nota de um nome, um nmero... Para que tomar nota? No precisamos tomar nota de nada, precisamos apenas viver - sem nome, nem nmero, fortes, doces, distrados, bons, como os bois, as mangueiras e o ribeiro. (BRAGA, Rubem. In: 200 crnicas escolhidas, 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 1979. p.262-3.)

A respeito do sujeito do verbo poder no enunciado Que se possa andar limpo... (L. 18) CORRETO afirmar que: a) indeterminado. b) inexistente. c) composto. d) simples. e) oculto.

Gab: A

05 - (UNIFOR CE/2001) Mas tambm as palavras possuem um poder transformador A funo sinttica do termo grifado acima idntica do termo tambm grifado na frase:

a)

nasceria um mundo melhor.

b) todas as pessoas teriam os mesmos direitos. c) no tiveram resultados muito felizes.

d) como fazia antes da guerra. e) que se enquadra na idia de justia.

Gab: A

06 - (UNIFOR CE/2001) Atitude semelhante que se tem numa igreja.

As palavras sublinhadas na frase acima classificam-se, respectivamente, como: a) advrbio; conjuno integrante e partcula apassivadora.

b) adjetivo; conjuno integrante e pronome oblquo. c) advrbio; pronome relativo e partcula apassivadora.

d) adjetivo; pronome relativo e ndice de indeterminao do sujeito. e) advrbio; pronome relativo e ndice de indeterminao do sujeito.

Gab: D

07 - (UNICE CE/2001) Nas oraes a seguir:

I. II.

No trabalho, use equipamento de proteo. Jlio, no clube, falaram mal de voc.

III. Vendeu-se a p.

O sujeito , respectivamente: a) simples, simples, simples.

b) oculto, simples, simples. c) indeterminado, indeterminado, simples.

d) oculto, indeterminado, simples. e) oculto, indeterminado, indeterminado.

Gab: D

08 - (MACK SP/2001) (...) E surgia na Bahia o anacoreta sombrio, cabelos crescidos at aos ombros, barba inculta e longa; face escaveirada; olhar fulgurante; monstruoso, dentro de um hbito azul de brim americano; abordoado ao clssico basto em que se apia o passo tardo dos peregrinos. desconhecida a sua existncia durante to longo perodo. Um velho caboclo, preso em Canudos nos ltimos dias da campanha, disse-me algo a respeito, mas vagamente, sem precisar datas, sem pormenores caractersticos. Conhecera-o nos sertes de Pernambuco, um ou dous anos depois da partida do Crato.

Considere as afirmaes.

I.

o anacoreta sombrio (linha 1) e a sua existncia (linha 4) desempenham funo sinttica de sujeito. Os pronomes oblquos assinalados desempenham funes sintticas diferentes.

II.

III. Depois da conjuno mas (linha 5) h elipse de um verbo.

Assinale: a) se apenas I e II estiverem corretas.

b) se apenas II e III estiverem corretas.

c)

se apenas II estiver correta.

d) se todas estiverem corretas. e) se apenas I e III estiverem corretas.

Gab: D

09 - (UFAM/2006) Observe o incio do Hino Nacional Brasileiro:

Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo herico o brado retumbante...

Na orao acima, o sujeito : a) indeterminado b) um povo herico c) inexistente d) as margens plcidas do Ipiranga e) o brado retumbante

Gab: D

10 - (UFAM/2006) Assinale a alternativa falsa em relao ao perodo abaixo e aos seus termos: No futebol brasileiro houve poca em que no existia grande jogador. a) O substantivo poca o sujeito do verbo haver. b) O perodo composto por subordinao e consta de duas oraes. c) Os adjetivos constantes do perodo funcionam como adjunto adnominal.

d) O substantivo futebol exerce a mesma funo sinttica do pronome relativo que. e) O substantivo jogador o sujeito do verbo existir.

Gab: A

11 - (UFAM/2006) Assinale a alternativa constante de orao sem sujeito: a) Ouve-se o relgio de hora em hora. b) Houve por improcedente o pedido do funcionrio. c) Faltavam quatro dias para o casamento. d) H de conseguir a aprovao nos exames. e) Houve aulas no final de semana.

Gab: E

12 - (UFAM/2007) Assinale a opo de que consta assertiva falsa em relao aos seguintes perodos:

I.

H passagens bblicas que falam dos poderes profticos que teriam os sonhos.

II. Lutero, que fundou o protestantismo, associava os sonhos, principalmente os erticos, a obras do demnio. III. Sigmund Freud lanou a tese de que os sonhos revelam temores e desejos inconscientes.

a) No perodo II, a orao adjetiva exerce a funo de aposto. b) No tem sujeito a orao inicial do perodo I. c) No perodo I, o pronome relativo, na segunda e na terceira oraes, exerce a funo de sujeito.

d) Os adjetivos profticos (perodo I) e inconscientes (perodo III) exercem a funo de adjunto adnominal. e) No perodo III, a orao subordinada exerce a funo de complemento nominal.

Gab: C

13 - (UNIPAR PR/2007) Em Senhor meu amo, escutai-me, o enfermo espera por vs, no leito de morte, o sujeito do verbo escutar : a) o enfermo, b) vs, oculto; c) Senhor meu amo d) por vs; e) sujeito indeterminado.

Gab: B

14 - (UFAM/2008) Assinale a opo em que indeterminado o sujeito da orao: a) Trata-se definitivamente de verses infundadas. b) Ouviram do Ipiranga as margens plcidas. c) No se d ateno aos maledicentes. d) Muito se discute atualmente a reduo da maioridade penal. e) Aqui outrora retumbaram hinos.

Gab: A

15 - (UFTM MG/2009)

Leia o haicai de Custdio.

(www.custodio.net)

Analise as afirmaes.

I.

Nas suas trs ocorrncias, a palavra nada pertence mesma classe gramatical invarivel.

II. Nas duas ocorrncias, a palavra que um pronome relativo, pois, alm de ligar oraes, retoma termos da orao anterior. III. As formas verbais Sabe e deixe tm o mesmo sujeito gramatical.

correto afirmar que:

a) I, II e III so verdadeiras. b) apenas I verdadeira. c) apenas II verdadeira. d) apenas III verdadeira. e) I, II e III so falsas.

Gab: E

16 - (UDESC SC/2009)

Levando em considerao os fragmentos de Chica Pelega: a guerreira do Taquaruu, de A. Sanford de Vasconcellos, analise as assertivas que seguem.

I-

Naquela noite, bonita, Francisca Roberta e a sua me encontravam-se abrindo picadas a faco. (p. 71) Eliminando-se a vrgula depois de noite, a orao mantm o padro culto da lngua escrita.

II- Na literatura, o autor pode no seguir o padro formal de registro lingustico escrito, em funo da fora elocucionria da mensagem. Assim, passando-se o perodo Elas haviam avanado muito, nem era necessria a ocupao de tanto espao (p. 71) para a modalidade formal escrita, tem-se: Elas havia avanado muito, nem era necessrio a ocupao de tanto espao. III- No perodo Dependendo da sorte, aventou para si mesmo, talvez pudesse ele vir a ser cumprimentado (p. 69), substituindo-se aventou para si por pensou consigo, mantm-se o sentido original do perodo. IV- Estavam sob a proteo de So Sebastio, e das alturas Jos Maria os escorava. (p.154) Tm-se sujeito indeterminado e sujeito simples. V- O paralelismo, na sintaxe, constitui a semelhana e harmonia na disposio dos elementos na construo das frases. Dentro desse conceito, pode-se dizer que h paralelismo nestas construes: Preparavam-se os guerreiros xucros... . Afiavam-se os faces, apontavam-se os espetos. (p. 153)

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I verdadeira. b) Somente as afirmativas I, III e V so verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, III, IV e V so verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

Gab: C

17 - (UDESC SC/2009)

Levando em considerao os fragmentos de Homens e algas, de Othon d Ea, analise as frases abaixo e assinale a incorreta.

a) Em Credo! At tira o flego da gente! (p. 80), a palavra destacada na orao classificada como interjeio e expressa um sentimento de espanto. b) Em Que mal lhe pergunte: e isto d para viver? (p. 40), a orao destacada, sintaticamente, exerce a funo de um aposto. c) Em - Com este tempo, filho! (p. 49), a expresso destacada classificada como vocativo. d) Em l estavam duas pobres crianas, (p. 102), a expresso destacada representa o sujeito sinttico da orao, classificado como sujeito composto. e) O perodo E a Marclia lembrou-se, ento, sem saber por qu, do seu ltimo dia de solteira, (p. 129), de acordo com o padro culto da lngua, poderia ser assim reescrito: E a Marclia, ento, sem saber por qu, lembrou seu ltimo dia de solteira. Homens e algas, de Othon d Ea.

Gab: D

18 - (UNIR RO/2009)
O trecho abaixo, em que o narrador descreve as mos de Capitu, pertence ao captulo XIII da obra Dom Casmurro. As mos, a despeito de alguns ofcios rudes, eram curadas com amor; no cheiravam a sabes finos nem guas de toucador, mas com gua do poo e sabo comum trazia-as sem mcula. Sobre os recursos lingsticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

) Atualmente, a palavra toucador, no sentido de penteadeira, caiu em desuso, constituindo exemplo de variedade histrica. ( ) As palavras cheiravam e guas possuem, respectivamente, os dgrafos ch e gu, pois so agrupamentos de letras que simbolizam um som. ( ) O verbo cheirar est usado como transitivo indireto, no sentido de exalar determinado cheiro. ( ) No trecho trazia-as sem mcula, o sujeito est elptico e a expresso adjetiva funciona como predicativo do objeto.

Marque a seqncia correta. a) b) c) d) e) V, V, F, F F, V, V, F V, F, V, V F, F, V, V F, V, V, V

Gab: C

19 - (UFT TO/2008) Leia os versos abaixo, retirados da letra de uma msica composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte:

Deixa eu dizer que te amo Deixa eu pensar em voc Isso me acalma, me acolhe a alma Isso me ajuda a viver

A seguir, leia as afirmaes abaixo:

I.

Pela gramtica normativa tradicional, os dois primeiros versos da estrofe acima seriam corretamente expressos como: Deixa-me dizer que te amo / Deixa-me pensar em ti.

II. Partindo-se da constatao de que em relao ao uso cotidiano da lngua VOC substitui TU, e sabendo-se que o artista dispe da chamada licena potica para produzir sua pea, aceitvel a no uniformidade de tratamento nos dois versos iniciais. III. Em Deixa-me dizer que te amo, o pronome me exerce duas funes sintticas ao mesmo tempo: a de sujeito do infinitivo e a de objeto indireto do imperativo. IV. A construo eu te amo, presente no primeiro verso citado, contraria a gramtica tradicional, que exige a forma eu a amo ou eu o amo.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas I e II esto corretas. b) Apenas III e IV esto incorretas. c) Apenas I, II e IV esto corretas. d) Apenas I est incorreta.

Gab: C

20 - (FGV /2010) Considere a tira e analise as afirmaes.

I.

A resposta esperada pela menina era a rua.

II. Na frase de Mafalda, no segundo quadrinho, Miguelito o sujeito da orao. III. Em portugus, o sujeito de uma orao pode ser inexistente, como em Choveram reclamaes na empresa por causa do apago na Internet. IV. A resposta de Miguelito seria compatvel com a pergunta: Ao prefeito cabe que responsabilidade?

Pela leitura das afirmaes, conclui-se que

a) nenhuma delas est correta. b) apenas I e III esto corretas. c) apenas II e III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. e) todas elas esto corretas.

Gab: A

21 - (UFRR/2010)

Estudante vtima de acidente morre no dia do aniversrio

Uma coincidncia da vida selou o destino de um jovem estudante, que morreu na madrugada de ontem, dia em que completaria 18 anos. Ele estava internado h cinco dias no Hospital Geral de Roraima, vtima de um acidente de trnsito, no cruzamento das avenidas Getlio Vargas com Surumu, no bairro So Vicente. www.folha.com.br/fbv/notcia. Ed. 5572 de 11-11-09.

Assinale a nica alternativa INCORRETA: Veja a frase:

O jovem estudante estava internado h cinco dias no Hospital Geral de Roraima, vtima de um acidente de trnsito.

a) O sujeito da frase uma coincidncia da vida. b) O sujeito da frase jovem estudante. c) morreu um verbo da segunda conjugao. d) Avenida Getlio Vargas um substantivo prprio. e) Ele estava internado.... Esta frase no possui verbo de ao.

Gab: B

TEXTO: 1 - Comum questo: 22

O MELHOR DE CALVIN / Bill Walterson

22 - (MACK SP/2003) No texto, a) o termo verbar, na orao Verbar esquisita as palavras, assume a funo de sujeito, mais comumente desempenhada por nomes.

b) o processo de verbar amplia as possibilidades de emprego sinttico, sem promover alteraes na forma original do nome. c) o processo de verbar promove a alterao ortogrfica da palavra original, sem alterar as funes sintticas que ela desempenha.

d) o processo de verbar impede que os verbos resultantes sejam empregados na voz passiva. e) o termo verbar pode ser usado como verbo transitivo direto (verbar palavras), ou como intransitivo (Verbar esquisita o idioma).

Gab: A

TEXTO: 2 - Comum questo: 23

TEXTO II

A doena nasce em silncio. Seja pela ao de germes, ou substncias nocivas, ou por processos endgenos, sutis alteraes processam-se nas clulas: a enfermidade em marcha. Quietamente, imperceptivelmente, implacavelmente. Em algum momento, algo acontecer, a chamar a ateno da pessoa: uma febre, uma dor, falta de ar, palpitao, hemorragia. A conscincia da anormalidade desperta a angstia, e a angstia se expressar em palavras. Mais cedo ou mais tarde um mdico as ouvir. E tambm ele traduzir aquilo que ouviu, aquilo que constatou, aquilo que pensa, em palavras. Palavras dirigidas ao paciente, aos familiares, a outros mdicos, a estudantes de medicina, ao pblico. Pessoas falaro da doena, pois no h como no falar nessa experincia que todos partilhamos. Freqentemente as palavras sero postas no papel: a histria clnica, o artigo cientfico, o ensaio, a fico. A histria da medicina uma histria de vozes. As vozes misteriosas do corpo: o sopro, o sibilo, o borborigmo, a crepitao, o estridor. As vozes inarticuladas do paciente: a queixa, o relato da doena, as perguntas inquietas. A voz articulada do mdico: a anamnese, o diagnstico, o prognstico. Vozes que falam da doena, vozes calmas, vozes ansiosas, vozes curiosas, vozes sbias, vozes resignadas, vozes revoltadas. Vozes que se querem perpetuar: palavras escritas em argila, em pergaminho, em papel; no pronturio, na revista, no livro, na tela do computador. Vozerio, corrente ininterrupta de vozes que flui desde tempos imemoriais e que continuar fluindo. (SCLIAR, Moacyr. Introduo. In: A paixo transformada: histria da medicina. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-8)

23 - (FEPECS DF/2005) No texto II, h uma srie de expresses caracterizadoras das vozes na histria da medicina, como por exemplo: vozes que falam da doena, vozes calmas, vozes ansiosas, vozes curiosas, vozes sbias, vozes resignadas, vozes revoltadas. Vozes que se perpetuam...

A respeito das expresses apresentadas no enunciado acima, correto afirmar que: a) todas elas so locues adjetivas, que contm substantivo mais adjetivo; b) todas elas so expresses nominais, que contm um ncleo substantivo e um modificador; c) todas elas so expresses nominais, que contm um ncleo substantivo mais um vocbulo adjetivo; d) a caracterizao do vocbulo vozes feita somente pelo uso de oraes adjetivas; e) os adjetivos e as oraes adjetivas caracterizam o vocbulo vozes, que o ncleo do sintagma adverbial.

Gab: B

TEXTO: 3 - Comum questo: 24

Texto I O Coronel e o Lobisomem

1 Que faniquito esse? Respeite a patente 2 e deixe de ficar sestrosa. 3 Foi quando, sem mais nem menos, deu 4 entrada no meu ouvido aquele assobio fi 5 ninho, vindo no atinei de onde. Podia ser 6 cobra em vadiagem de luar. Se tal fosse, a 7 mula andava recoberta de razo. Por isso 8 dei prazo de espera para que a peonha 9 da cobra sasse no claro. Nisso, outro as 10 sobio passou rentoso de minha barba, com 11 tanta maldade que a mula estremeceu da 12 anca ao casco, ao tempo em que sobrevi 13 nha do mato um barulho de folha pisada. 14 Inquiri dentro do regulamento militar: 15 Quem vem l? 16 De resposta tive novo assobio. Num re 17 pente, relembrei estar em noite de lobiso 18 mem era sexta-feira. Tanto caoei do

19 povo de Juca Azeredo que o assombrado 20 tomou a peito tirar vingana de mim, 21 como avisou Sinhozinho. Pois muito pesar 22 levava eu em no poder, em tal estado, 23 dar provimento ao caso dele. Sujeito de 24 patente, militar em servio de gua be 25 nta, carecia de consentimento para travar 26 demanda com o lobisomem ou outra qual 27 quer penitncia dos pastos, mesmo que 28 fosse uma visagenzinha de menino pago. 29 Sempre fui cioso da lei e no ia em noite 30 de batizado manchar, na briga de estrada, 31 galo e patente: 32 Nunca! 33 A mulinha, a par de tamanha responsabi 34 lidade, que mula sempre foi bicho de 35 grande entendimento, largou o casco na 36 poeira. Para a frente a montaria no an 37 dava, mas na direo do Sobradinho cor 38 ria de vento em popa. J um estiro era 39 andado quando, numa roa de mandioca, 40 adveio aquele figuro de cachorro, uma 41 pea de vinte palmos de plo e raiva. Na 42 frente de ostentao to provida de dio, a 43 mulinha de Ponciano debandou sem mi 44 nha licena por terra de dormideira e 45 cip, onde imperava toda raa de espinho,

46 caruru-de-sapo e roseta-de-frade. O luar 47 era to limpo que no existia matinho de 48 simportante para suas claridades tudo 49 vinha tona, de quase aparecer a raiz. 50 Aprovei a manobra da mula na certeza de 51 que lobisomem algum arriscava a sua 52 pessoa em tamanho carrascal. Enganado 53 estava eu. Atrs, abrindo caminho e des 54 torcendo mato, vinha o vingancista do lo 55 bisomem. Roncava como porco cevado. 56 Assim acuada, a mulinha avivou carreira, 57 mas to desinfeliz que embaralhou a pata 58 do coice numas embiras-de-corda. No 59 tive mais governo de sela e rdea. Ca 60 como sei cair, em posio militar, pronto a 61 repelir qualquer ofendimento. Digo, sem 62 alarde, que o lobisomem bem podia ter 63 sado da demanda sem avaria ou agravo, 64 caso no fosse um saco de malquerena. 65 Estando eu em retirada, pelo motivo j 66 sabido de ser portador de galo e patente, 67 no cabia a mim entrar em arruaa des 68 guarnecido de licena superior. Disso no 69 dei conta ao enfeitiado, do que resultou a 70 perdio dele. Como disse, rolava eu no 71 capim, pronto a dar ao caso soluo brio 72 sa, na hora em que o querelante apresen

73 tou aquela risada de pouco caso e debo 74 che: 75 Qu-qu-qu... 76 No precisou de mais nada para que o g 77 nio dos Azeredos e demais Furtados vies 78 se de vela solta. Dei um pulo de cabrito e 79 preparado estava para a guerra do lobiso 80 mem. Por descargo de conscincia, do que 81 nem carecia, chamei os santos de que sou 82 devocioneiro: 83 So Jorge, Santo Onofre, So Jos! CARVALHO, Jos Cndido de. O coronel e o lobisomen. 46. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pp.177-179

24 - (FGV /2006) Na frase ... no cabia a mim entrar em arruaa... (L. 67) , o sujeito de cabia : a) Eu. b) A mim. c) Entrar em arruaa. d) Em arruaa. e) No.

Gab: C

TEXTO: 4 - Comum questo: 25

Faz a imaginao de um bem amado,

Que nele se transforme o peito amante; Daqui vem que a minha alma delirante Se no distingue j do meu cuidado. Cludio Manuel da Costa

Obs. : do meu cuidado = da pessoa amada

25 - (MACK SP/2006) Assinale a alternativa correta. a) O termo a imaginao de um bem amado (verso 1) objeto direto do verbo fazer. b) O termo o peito amante (verso 2) sujeito do verbo transformar. c) O segmento Daqui vem (verso 3) introduz idia de causa. d) O segmento Se no distingue (verso 4) introduz idia de condio. e) O segmento que a minha alma delirante / Se no distingue j do meu cuidado (versos 3 e 4) objeto direto do verbo vir.

Gab: B

TEXTO: 5 - Comum questo: 26

O orculo do mercado publicitrio

Enquanto a nata do concorrido mercado publicitrio paulista ferve os neurnios atrs de mais uma idia brilhante que garanta a genialidade de suas campanhas, um carioca que j passou dos 60 e no troca o final de tarde em Ipanema por nada d a pauta do que ser assunto nas principais agncias do Brasil. Julio Hungria, 66, o criador, editor e webmaster de um dos sites mais acessados por esse pblico, o Blue Bus (www.bluebus.com.br). Presente na lista de favoritos de 11 em

cada 10 publicitrios, o endereo traz diariamente uma grande variedade de notas sobre assuntos que vo dos bastidores do mercado at fofocas sobre celebridades. Andr Mascarenhas O Estado de S.Paulo. 15/08/2005, p.L14.

26 - (UNIMES SP/2006) No primeiro pargrafo do trecho acima transcrito, h trs ocorrncias do pronome relativo que. Quanto funo sinttica desse pronome, pode-se afirmar que ele funciona como: a) sujeito nas trs ocorrncias. b) objeto direto nas trs ocorrncias. c) sujeito nas primeira ocorrncia e como objeto direto nas outras duas. d) objeto direto na primeira ocorrncia e como sujeito nas outras duas. e) sujeito na primeira ocorrncia, objeto direto na segunda e sujeito na terceira.

Gab: A

TEXTO: 6 - Comum questo: 27

Texto 1

Dar mais ateno a voc uma prioridade do Ministrio da Sade, mas um compromisso que voc tambm deve ter principalmente quem tem presso alta. Se voc hipertenso, evite sal na comida. importantssimo uma alimentao saudvel. No fume, controle o seu peso e a taxa de colesterol. Faa acompanhamento peridico e pratique atividade fsica regularmente, mas nunca sem consultar um mdico. Os postos de sade esto prontos para atender voc.

27 - (EFOA MG/2006) HIPERTENSO, ALM DO MINISTRIO DA SADE, OUTROS RGOS TAMBM SE PREOCUPAM COM VOC. Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa INCORRETA: a) b) c) d) e) O termo hipertenso tem a funo comunicativa de interpelar algum. O termo hipertenso alm de interpelar algum funciona tambm como sujeito da sentena. Os termos alm do e tambm funcionam como elementos que adicionam informaes idia central. O termo voc usado para envolver e interpelar diretamente o leitor do texto. O termo rgos tem sentido diferente do que em Esses rgos so responsveis por intermediar as relaes entre os pases.

Gab: B

TEXTO: 7 - Comum questo: 28

Amor de Salvao

Escutava o filho de Eullia o discurso de 2D. Jos, lardeado de faccias, e, por vezes, 3 atendvel por umas razes que se lhe 4cravavam fundas no esprito. As rplicas 5saam-lhe frouxas e mesmo timoratas. J 6ele se temia de responder coisa de fazer 7rir o amigo. Violentava sua condio para 8o igualar na licena da idia, e, por vezes, 9no desbragado da frase. Sentia-se por 10dentro reabrir em nova primavera de alegrias 11para muitos amores, que se haviam 12de destruir uns aos outros, a bem do corao 13desprendido salutarmente

de todos. 14A sua casa de Buenos Aires aborreceu-a 15por afastada do mundo, boa tosomente 16para tolos infelizes que fiam do anjo da 17soledade o despenarem-se, chorando. Mudou 18residncia para o centro de Lisboa, 19entre os sales e os teatros, entre o rebulio 20 dos botequins e concurso dos passeios. 21Entrou em tudo. As primeiras impresses 22 enjoaram-no; mas, beira dele, estava 23D. Jos de Noronha, rodeado dos 24prceres da bizarriz (sic), todos porfiados 25em tosquiarem um dromedrio provinciano, 26que se escondera em Buenos Aires a delir 27em prantos uma paixo calosa, trazida l 28das serranias minhotas. Ora, Afonso de 29Teive antes queria renegar da virtude, 30que j muito a medo lhe segredava os 31seus antigos ditames, que expor-se irriso 32de pessoas daquele quilate. verdade 33que s vezes duas imagens lagrimosas 34se lhe antepunham: a me, e Mafalda. 35Afonso desconstrangia-se das vises importunas, 36e a si se acusava de pueril visionrio, 37no emancipado ainda das crendices 38do poeta inesperto da prosa necessria 39 vida. 40Escrever, porm, a Teodora, no vingaram 41as sugestes de D. Jos. Porventura, 42outras mulheres superiormente belas, e 43agradecidas s suas contemplaes, o traziam 44preocupado e algum tanto esquecido 45da morgada da Fervena. Mas, um dia, Afonso, numa roda de mancebos 47a quem dava de almoar, recebeu 48 esta carta de Teodora: 49Compadeceu-se o Senhor. Passou o furaco. 50Tenho a cabea fria da beira da sepultura, 51de onde me ergui. Aqui estou em 52p diante do mundo. Sinto o peso do corao 53morto no seio; mas vivo eu, Afonso. 54Meus lbios j no amaldioam, minhas 55mos esto postas, meus olhos no choram. 56O meu cadver ergueu-se na imobilidade 57da esttua do sepulcro. Agora no 58me temas, no me fujas. Pra a onde ests, 59que as tuas alegrias devem ser muito 60falsas, se a voz duma pobre mulher pode 61 perturb-las. Olha... se eu hoje te visse, 62qual foste, ao p de mim, anjo da minha 63 infncia, abraava-te. Se me dissesses 64que a tua inocncia se baqueara 65voragem das paixes, repelia-te. Eu 66amo a criana de h cinco anos, e detesto 67o homem de hoje. 68 Serena-te, pois. Esta carta que mal pode 69fazer-te, Afonso? No me respondas; mas 70l. mulher perdida relanceou o Cristo 71um olhar de comiserao e ouviu-a. E eu, 72se visse passar o Cristo, rodeado de infelizes, 73havia de ajoelhar e dizer-lhe: Senhor! 74Senhor! uma desgraada que vos 75ajoelha e no uma perdida. Infmias, 76uma s no tenho que a justia da terra 77me condene. Estou acorrentada a um dever 78imoral, tenho querido espada-lo, 79mas estou pura. Dever imoral... por que, 80no, Senhor! Vs vistes que eu era inocente; 81minha me e meu pai estavam 82convosco. Camilo Castelo Branco. Amor de Salvao. So Paulo: Martin Claret. 2003, pp. 94-95
46

28 - (FGV /2006) A propsito do trecho Compadeceu-se o Senhor. Passou o furaco. Tenho a cabea fria da beira da sepultura, de onde me ergui. (L. 49-51), pode-se dizer que: a) Teodora diz que Deus havia tido d de seus sofrimentos. Assim, o termo Senhor sujeito de compadeceu-se.

b) A autora da carta dirige-se a Deus; assim, a funo sinttica de Senhor vocativo. c) Teodora havia falecido. O autor recorre a um artifcio para dar-lhe voz. d) Teodora declara j ter conseguido retomar completamente o controle de sua vida porque tinha sofrido demais. e) Em passou o furaco, identifica-se a figura chamada silepse.

Gab: A

TEXTO: 8 - Comum questo: 29

A animalizao do pas Clvis Rossi, Folha de So Paulo, 21 de fevereiro de 2006

SO PAULO - No sbrio relato de Elvira Lobato, lia-se ontem, nesta Folha, a histria de um Honda Fit abandonado em uma rua do Rio de Janeiro "com uma cabea sobre o cap e os corpos de dois jovens negros, retalhados a machadadas, no interior do veculo". Prossegue o relato: "A reao dos moradores foi to chocante como as brutais mutilaes. Vrios moradores buscaram seus celulares para fotografar os corpos, e os mais jovens riram e fizeram troa dos corpos. Os prprios moradores descreveram a algazarra reportagem. "Eu gritei: Est nervoso e perdeu a cabea?", relatou um motoboy que pediu para no ser identificado, enquanto um estudante admitiu ter rido e feito piada ao ver que o corao e os intestinos de uma das vtimas tinham sido retirados e expostos por seus algozes. "Ri porque engraado ver um corpo todo picado", respondeu o estudante ao ser questionado sobre a causa de sua reao. O crime em si j seria uma clara evidncia de que bestas-feras esto solta e vontade no pas. Mas ainda daria, num esforo de auto-engano, para dizer que crimes bestiais ocorrem em todas as partes do mundo. Mas a reao dos moradores prova que no se trata de uma perversidade circunstancial e circunscrita. No. O pas perde, crescentemente, o respeito vida, a valores bsicos, ao convvio civilizado. O anormal, o patolgico, o bestial, vira normal. " engraado", como diz o estudante.

O processo de animalizao contamina a sociedade, a partir do topo, quando o presidente da Repblica diz que seu partido est desmoralizado, mas vai festa dos desmoralizados e confraterniza com trambiqueiros confessos. Tambm deve achar "engraado". Alguma surpresa quando declarado inocente o comandante do massacre de 111 pessoas, sob aplausos de parcela da sociedade para quem presos no tm direito vida? So bestas-feras, e deve ser "engraado" mat-los. a lei da selva, no asfalto.

29 - (PUC SP/2006) No primeiro pargrafo do texto, l-se o seguinte trecho: "No sbrio relato de Elvira Lobato, ontem, nesta Folha, a histria de um Honda Fit abandonado...". Em relao a esse trecho, a ao de ler expressa em "lia-se, tem como agente: a) Um grupo generalizado de leitores. b) Apenas Elvira Lobato, uma vez que ela a autora do artigo referido pelo autor. c) Apenas o relato de Elvira Lobato, pois ele que exerce a ao expressa pelo verbo. d) Exclusivamente o prprio autor deste artigo (Clvis Rossi), porque s ele pde ter acesso ao texto. e) Somente os jovens negros referidos no artigo, pois o que aconteceu com eles o centro deste artigo.

Gab: A

TEXTO: 9 - Comum s questes: 30, 31

A nobre arte de furtar Eduardo Ramos

(...) A ratonice uma sntese de atividade admiravelmente adequada evoluo da vida nacional! Deixa de ser um objeto de ignomnia, para se converter em funo intelectual da 5sociedade.

(...) O ladro, seja o baixo ladro especfico, que tem os dedos impressos nos registros da polcia, ou o traficante que veste a sua rapina do ttulo formal e notariado, a cujo servio esto os 10meios judiciais de exaco, a nobre categoria dos vorazes velhacos, to variados em suas espcies, exerce na economia de um povo influncia muito benfica, para merecer o desdm platnico de que vtima. Sem ladres desapareceriam inmeras indstrias: a dos cadeados, a dos cofres e fechaduras. Milhares de policiais expiariam na penria a diminuio dos quadros de vigilncia. O trabalho forense cairia em estado comatoso. A 20arrecadao dos impostos sobre transmisso de propriedade e hipotecas sofreria incalculvel esbulho pela falta das transaes aladroadas. As farmcias perderiam o consumo dos calmantes e mezinhas para as palpitaes da misria, e para as 25consumaes das enfermidades que alucinam e matam prematuramente as vtimas da rapacidade. At se arruinariam as fbricas de tecidos de vus para as vivas, e as casas de artefatos de lutos para os sobreviventes das famlias espoliadas. Enfim... que sei eu?! a supresso da engenhosa arte de furtar sacudiria a sociedade em seus alicerces. O ladro , pois, um fator essencial na economia poltica. Disponvel em <www.academia.org.br>. Acesso em 29/09/05. comatoso:em estado de coma. esbulho: esplio, despojos, restos. exaco: cobrana rigorosa de dvida ou imposto. ignomnia: grande desonra, infmia. mezinhas: qualquer remdio caseiro. rapacidade: tendncia para o roubo ou hbito de roubar.
30 15

30 - (UEM PR/2006) Em relao aos contedos dos textos 1, 2 e 3, correto afirmar que, neles, h a) um elogio geral ao furto bem planejado. b) um elogio geral aos ladres experientes. c) uma crtica ao pequeno roubo e ao ladro descuidado. d) uma referncia queles que so corrompidos pelos vrios sistemas da sociedade. e) uma referncia impunidade dos ladres.

Gab: D

31 - (UEM PR/2006) Assinale a alternativa em que a(s) expresso(es) sublinhada(s) no exerce(m) a funo de sujeito da orao. a) "como nadam com soberba nas guas agitadas, mas vencveis, da poltica e da finana os tais que agiram" (texto 1, linhas 65-67) b) "Na circunstncia, equivalem-se desprezo e higiene ntima." (texto 1, linhas 8-9) c) "Quatro inimigas tem a prudncia..." (texto 2, linhas 23-24) d) "Sem ladres desapareceriam inmeras indstrias: a dos cadeados, a dos cofres e fechaduras." (texto 3, linhas 15-17) e) "At se arruinariam as fbricas de tecidos de vus para vivas..." (texto 3, linhas 27-28)

Gab: C

TEXTO: 10 - Comum questo: 32

Tolerncia e liberdade de expresso

A polmica criada em torno da publicao das charges do profeta Maom por jornais europeus s escancarou o 2profundo abismo entre dois mundos que h sculos tentam apenas se entender, ao contrrio de se compreender. O 3Islamismo tem sido to cercado de mitos nos ltimos anos, que ficou estabelecida uma cortina de fumaa entre o mundo 4 ocidental e oriental. Cortina esta que propaga a desinformao e a mentira. Mas h um fato ironicamente positivo. 5Finalmente, no sculo 21, que Ocidente e Oriente descobriram algo em comum ambos so intolerantes e ambos 6praticam a liberdade de expresso, cada um sua maneira. Os jornais, ao publicarem as charges, praticaram sua liberdade de expresso, e as manifestaes pelo mundo 8contra as mesmas charges tambm foram atos de mesma liberdade. Ora, cada ser humano tem o direito de expressar 9livremente seus sentimentos e opinies. Isto aconteceu de ambas as partes e seria positivo se tudo ficasse resumido a este 10panorama. Mas, negativamente, foram intolerantes os jornais que caracterizaram todo e qualquer muulmano como 11terrorista. E igualmente intolerantes foram as
7

manifestaes no mundo islmico que queimaram embaixadas e ameaaram a 12vida de ocidentais. Ambos, portanto, erraram. Os muulmanos sentiram-se ofendidos de duas formas. A tradio da religio islmica sempre defendeu a no 14representao da figura de Maom. Outra ofensa foi a idia de vincular Maom ao terrorismo. A generalizao que dada 15aos muulmanos no corresponde verdade. O Islamismo, tanto quanto as outras religies e crenas do mundo, prega a 16paz entre os povos e reconhece Jesus Cristo e Moiss como os outros dois grandes profetas de Deus. Os povos do Oriente 17Mdio, sejam eles cristos, judeus ou muulmanos, so muito mais ligados religio do que o ocidental. Ela tece seus 18modos de vida e rege at suas leis. natural, portanto, que reagissem como reagiram, embora tenham se excedido.
19 13

[...]

A imprensa ocidental erra ao associar terrorismo com religio. O terrorismo independente de religio. Bin Laden 21Al Qaeda nada representam para a imensa maioria dos povos islmicos. Suas causas, supostamente religiosas, no tm 22legitimidade. Mas se aproveitaram de um contexto social e poltico para difundir uma propaganda contra o Ocidente e, 23assim, trazer mais simpatizantes, geralmente pessoas frustradas e desesperadas que nada tm a perder. Os muulmanos querem, isto sim, perspectivas de um futuro melhor e que se traduza em mais democracia, mais 25paz na regio, menos discriminao contra sua f e mais tolerncia. E a imprensa, portanto, deveria cumprir com seu papel 26de construo da paz e aproximar estes dois mundos. No mnimo, se preocupar com a tica profissional, que faltou para os 27editores dos jornais europeus, e seguir o velho princpio do jornalismo, o de sempre ouvir os dois lados, mas que, 28infelizmente, s tem sido aplicado quando convm. Se a imprensa quer ter um papel decisivo na globalizao, em que 29culturas devem compreender outras, ela precisa trazer conhecimento e no apenas informaes e esteretipos. E para que 30no ocorram a violncia e a intolerncia, governos e imprensa devem buscar a aproximao com o Oriente, promovendo 31uma democracia feita por rabes e para os rabes, no uma importada, feita em laboratrio, como a que ocorre no Iraque. 32S assim haver uma verdadeira liberdade de expresso que acabar com a intolerncia, e no aument-la como vem 33acontecendo. 33 27 February, 2006 [adapt] http://www.leindependant.org/showPost.php?post_id=9 [acessado em 4 de julho de 2006]
24

20

32 - (UFPel RS/2006) Quanto aos recursos lingsticos empregados no texto, analise as seguintes afirmativas.

I.

A frase A tradio da religio islmica sempre defendeu a no-representao da figura de Maom (linhas 13-14) apresenta o mesmo significado expresso pela frase A tradio da religio islmica no defendeu a representao da figura de Maom.

II. Na linha 4, h uma incompatibilidade entre os significados de cortina e propagar, que seria desfeita pela seguinte substituio: Cortina esta que obsta a informao e a verdade. III. Na linha 26, ocorre no apenas a omisso do sujeito do verbo principal, mas tambm de um verbo auxiliar que no pode ser recuperado pelo contexto.

Est(o) correta(s) apenas a) II. b) I e III. c) I e II. d) II e III. e) III. f) I.R.

Gab: A

TEXTO: 11 - Comum questo: 33


1

No Grupo Escolar da Barra Funda, Aristodemo Guggiani aprendeu em trs anos a roubar 2com perfeio no jogo de bolinhas (garantindo o tosto para o sorvete) e ficou sabendo na 3ponta da lngua que o Brasil foi descoberto sem querer, e o pas maior, mais belo e mais 4rico do mundo. O professor, Seu Serafim, todos os dias ao encerrar as aulas limpava os 5ouvidos com o canivete (brinde do Chal da Boa Sorte) e dizia olhando o relgio: 6 Antes de nos separarmos, meus jovens discentes, meditemos uns instantes no porvir da 7nossa idolatrada ptria. 8 Depois regia o hino nacional. Em seguida o da bandeira. O pessoal entoava os dois 9engolindo metade das estrofes. Aristodemo era a melhor voz da classe. Berrando puxava o 10coro. A campainha tocava. E o pessoal desembestava pela Rua Albuquerque Lins vaiando 11Seu Serafim. (Tiro de Guerra n. 35, in Brs, Berriga e Barra Funda. So Paulo: Martin Claret, 2004, p. 31.)

33 - (UDESC SC/2006) Assinale a alternativa incorreta. a) O vocbulo porvir (linha 6) corresponde a futuro.

b) Passando para a voz passiva a orao O pessoal entoava os dois (linha 8) o ncleo verbal fica eram entoados. c) A expresso meus jovens discentes (linha 6) corresponde a um vocativo. d) A expresso Seu Serafim (linha 4) corresponde a um aposto. e) A expresso os dois (linha 8) corresponde ao sujeito da voz ativa.

Gab: E

TEXTO: 12 - Comum questo: 34

Duas da tarde, Nelsinho viu a fulana descer do nibus. Na esquina o tal Mcio, com quem trocou olhares. Entrou no cinema, o sujeito atrs. Apagada a luz, sentaram-se na ltima fila, a conversar em voz baixa. De sua cadeira Nelsinho no os podia ouvir. Certo que no prestavam ateno ao filme. No meio da sesso, Mcio levantou-se e saiu. O heri pediu licena, sentou-se ao lado, precisava falar com ela. - Est louco? Sabe que sou casada. Por ele no fazia diferena. - Olhe que chamo o guarda. - A, safadinha, pensa que no vi? - No tem nada com minha vida. - Eu no. Teu marido pode ter. - Se disser alguma coisa, conto que me perseguiu. - Isso velho. De voc eu sei coisas do arco-da-velha. Ofendida, Odete ergueu-se e, subindo a escada, foi para o balco. Minutos depois, o rapaz surgiu ao lado. - Como ? Posso falar com voc? Sabia que teu marido tem amante? Sabia que eles se encontram noite? Ainda no sabe, no ? J vi os dois juntinhos em tantos lugares. Sei que ele pouco demora em casa. Trata voc aos gritos quando lhe pede dinheiro. Foi seduzido por essa tipa. Me di o corao ver voc desprezada. a nica de quem gostei na

vida. Tire a mscara dessa sem-vergonha. Tambm casada. Me de filhos, quem sabe do teu marido... O homem dela viaja muito. Na sua ausncia, ela se mostra o que : uma sirigaita. Pode que acontea uma tragdia quando o marido volte e algum conte. bobagem brigar com o teu. Sabe como so os homens. So fracos no resistem a um palminho de cara bonita. Cuidado com essa aventureira, que se entrega a ele de olho fechado. Quer um conselho, Odete? Olhe, voc d o desprezo. Faa com ele o mesmo que lhe faz. Sem responder, a bela foi para a platia, seguida de Nelsinho. Ameaou contar ao marido assim que chegasse. Ora, se falasse qualquer coisa, no a surpreendera com outro? Odete saiu furiosa, esqueceu at a sombrinha. Em casa, descreveu o incidente sua velha me: - No se pode ir sozinha ao cinema. Aconselhada pela velha a nada revelar ao marido. Muito nervoso, alguma desgraa. Odete insistia, olhos sonhadores, na loucura do rapaz. Intrig-la com o marido no era vingana de um doente de paixo? quela hora o nosso heri telefonava para o marido: - Boa tarde, seu Artur. Como foi de viagem? Viajar bom quando a mulher fica em casa. - Que histria essa? Quem est falando? No estou entendendo. - Aqui um amigo. O nome no interessa. O caso to delicado. No sei o que diga. Por onde comece. O marido viaja, a mulher fica de namoro. O senhor merece essa falseta? Vou contar o que sei... A sua mulher... Ela tem um amante! - Canalha! Dou um tiro na boca. Voc prova, seu patife? Ento, diga. Quem que anda com minha mulher? - Um tal doutor Mcio. No sbito silncio, e antes que o palavro explodisse, Nelsinho desligou. Da folha branca alisou as rugas. Grande sorriso at o fim da carta, em letra de forma, com a mo esquerda: Dr. Mcio Grande filho da me Previno-te cuidado! Cuidado! De hoje em diante vou te perseguir J no fiz asneira porque no quis manchar o meu nome De hoje em diante farei meus pensamentos

J considerei tua mulher e teus filhos Mas como voc covarde s merece uma bala na cabea E te previno pense bem na tua mulher e teus filhos E outros inocentes que andam sofrendo no mundo por tua causa Covarde sem-vergonha descarado Pense no futuro do teu lar porque tua vida curta Se continuar tirando a honra das mulheres casadas Voc tambm casado e anda corneando os maridos No s com a minha tem muitas outras No pense que eu sou um covarde como voc

Tenho coragem para tirar teu miolo fora Talvez voc no alcance o Ano Novo Farei uma limpeza em Curitiba Eu s desejo a vingana Derramarei o sangue deste desgraado na rua Cuide do teu plo o ltimo aviso. (TREVISAN, Dalton. ltimo aviso. In: O vampiro de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 30-33.)

34 - (UEL PR/2006) Analise, a seguir, as frases presentes no conto e assinale a alternativa correta. Ameaou contar ao marido assim que chegasse. Ora, se falasse qualquer coisa, no a surpreendera com outro?. a) Nelsinho o sujeito de ameaou; o marido Artur; Odete o sujeito de falasse; Nelsinho o sujeito de surpreendera; e o outro Mcio. b) Odete o sujeito de ameaou; o marido Artur; Nelsinho o sujeito de falasse; a refere-se a Odete; e o outro Nelsinho. c) Odete o sujeito de ameaou; o marido Artur; Odete o sujeito de falasse; a referese a Odete; e o outro Mcio.

d) Nelsinho o sujeito de ameaou; o marido no nomeado; Odete o sujeito de falasse; a referese a Odete; e o outro algum annimo. e) Odete o sujeito de ameaou; o marido annimo; Nelsinho o sujeito de falasse; o complemento omitido de contar a perseguio; e o outro Mcio.

Gab: C

TEXTO: 13 - Comum questo: 35

Texto 1

01 Leitor, veja o grande azar 02 do nordestino emigrante 03 que anda atrs de melhorar 04 da sua terra distante 05 nos centros desconhecidos 06 depressa v corrompidos 07 os seus filhos inocentes 08 na populosa cidade 09 de tanta imoralidade 10 e costumes diferentes 11 A sua filha querida 12 vai pra uma iludio 13 padecer prostituda 14 na vala da perdio 15 e alm da grande desgraa 16 Das privaes que ela passa

17 que lhe atrasa e lhe inflama 18 sabe que preso em flagrante 19 por coisa insignificante 20 seu filho a quem tanto ama ASSAR, Patativa do. Emigrao. In: ____. Cordis e outros poemas. Fortaleza: Edies UFC, 2006, p. 114.

Texto 2

01

Pobre me! Mulher da vida, vendendo o corpo por uma migalha! Aquilo, saber daquilo, ouvir falar 02naquilo, magoava-o fundamente. Mas a me era uma mulher boa, limpa, honesta. Que podia fazer? 03Abandonada no mundo pelos pais que fugiram na seca, errou de casa em casa, molecota solta, sem rumo, 04sem uma pessoa para cuidar dela. Dizem que era bonita, muito bonita. E terminou resvalando, caindo. BEZERRA, Joo Clmaco. A vinha dos esquecidos. Fortaleza: Edies. UFC, 2005, p. 26.

35 - (UFC CE/2007) Analise as assertivas sobre Aquilo, daquilo e naquilo (texto 2, linhas 01 e 02) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I.

Aquilo exerce a funo de sujeito de magoava.

II. Aquilo, daquilo e naquilo remetem para o mesmo referente textual. III. Daquilo e naquilo so objetos diretos, respectivamente, de saber e falar.

a) Apenas I verdadeira. b) Apenas II verdadeira. c) Apenas III verdadeira. d) Apenas I e II so verdadeiras. e) Apenas II e III so verdadeiras.

Gab: D

TEXTO: 14 - Comum questo: 36

Monsenhor Caldas interrompeu a narrao do desconhecido: D licena? s um instante. Levantou-se, foi ao interior da casa, chamou o preto velho que o servia, e disse-lhe em voz baixa: Joo, vai ali estao de urbanos, fala da minha parte ao comandante, e pede-lhe que venha c com um ou dois homens, para livrar-me de um sujeito doido. Anda, vai depressa. E, voltando sala: Pronto, disse ele; podemos continuar. Como ia dizendo a Vossa Reverendssima, morri no dia vinte de maro de 1860, s cinco horas e quarenta e trs minutos da manh. Tinha ento sessenta e oito anos de idade. Minha alma voou pelo espao, at perder a terra de vista, deixando muito abaixo a lua, as estrelas e o Sol; penetrou finalmente num espao em que no havia mais nada, e era clareado to-somente por uma luz difusa. Continuei a subir, e comecei a ver um pontinho mais luminoso ao longe, muito longe. O ponto cresceu, fez-se sol. Fui por ali dentro, sem arder, porque as almas so incombustveis. A sua pegou fogo alguma vez? No, senhor. So incombustveis. Fui subindo, subindo; na distncia de quarenta mil lguas, ouvi uma deliciosa msica, e logo que cheguei a cinco mil lguas, desceu um enxame de almas, que me levaram num palanquim feito de ter e plumas. (Machado de Assis, A segunda vida. Obras Completas, vol. II, p. 440-441.)

36 - (UFSCar SP/2007) A frase desceu um enxame de almas, no ltimo pargrafo, tem o sujeito posposto. Assinale a alternativa em que o sujeito tambm aparece posposto. a) De um atentado, um soldado consegue salvar seu companheiro.

b) Segunda-feira faltou, de novo, um pouco de tinta de impresso. c) No salo de Paris, h um Audi com motor de 4,2 litros. d) Ler biografia de homens clebres bastante til. e) O mercado financeiro recebeu bem a incluso das aes do Bradesco.

Gab: B

TEXTO: 15 - Comum questo: 37

TEXTO II A doena (Manoel de Barros)

Nunca morei longe do meu pas. Entretanto padeo de lonjuras. Desde criana minha me portava essa doena. Ela que me transmitiu. Depois meu pai foi trabalhar num lugar que dava essa doena nas pessoas. Era um lugar sem nome nem vizinhos. Diziam que ali era a unha do dedo do p do fim do mundo. A gente crescia sem ter outra casa ao lado. No lugar s constavam pssaros, rvores, o rio e os seus peixes. Havia cavalos sem freios dentro dos matos cheios

de borboletas nas costas. O resto era s distncia. A distncia seria uma coisa vazia que a gente portava no olho E que meu pai chamava exlio.

37 - (FEPECS DF/2008) A respeito da estrutura (...) lugar que dava essa doena nas pessoas, pode-se afirmar que: a) a estrutura est de acordo com o padro culto gramatical, visto que o pronome relativo que, que retoma lugar, o sujeito do verbo dar; b) a estrutura est de acordo com o padro culto gramatical, j que o verbo dar assume o valor de distribuir e tem, como objeto direto, a expresso adjetiva essa doena; c) a estrutura padro culta correspondente lugar em que dava essa doena nas pessoas, tendo em vista que essa doena complemento do verbo dar, que tem valor de oferecer; d) a estrutura padro culta correspondente lugar o qual dava essa doena nas pessoas; e essa doena sujeito do verbo dar, que tem valor de acometer; e) a estrutura padro culta correspondente lugar em que dava essa doena nas pessoas; essa doena sujeito do verbo dar, que tem valor de acometer.

Gab: E

TEXTO: 16 - Comum questo: 38

TEXTO IV

Num monumento aspirina (Joo Cabral de Melo Neto)

Claramente: o mais prtico dos sis, o sol de um comprimido de aspirina: de emprego fcil, porttil e barato, compacto de sol na lpide sucinta. Principalmente porque, sol artificial, que nada limita a funcionar de dia, que a noite no expulsa, cada noite, sol imune s leis de meteorologia, a toda hora em que se necessita dele levanta e vem (sempre um claro dia): acende, para secar a aniagem da alma, quar-la, em linhos de um meio-dia.

Convergem: a aparncia e os efeitos da lente do comprimido de aspirina: o acabamento esmerado desse cristal, polido a esmeril e repolido a lima, prefigura o clima onde ele faz viver e o cartesiano de tudo nesse clima. De outro lado, porque lente interna, de uso interno, por detrs da retina, no serve exclusivamente para o olho a lente, ou o comprimido de aspirina: ela reenfoca o corpo inteiro, o borroso de ao redor, e o reafina.

38 - (FEPECS DF/2008) A respeito dos elementos que compem a estrutura do perodo que se inicia no 5 verso do poema, pode-se afirmar que: a) os pronomes relativos que empregados nos versos 6 e 7 referem-se ao sol de que trata o poema e exercem o papel de sujeito; b) o perodo constitudo de uma orao explicativa que, por sua vez, contm trs oraes substantivas encaixadas; c) o sujeito dos verbos levanta e vem (verso 10), que no est explcito, tem por referncia o sol de um comprimido de aspirina; d) os pronomes relativos que empregados nos versos 6 e 7 referem-se ao dia e exercem o papel de objeto direto; e) o sujeito dos verbos levanta e vem (verso 10) est explcito (sol artificial).

Gab: C

TEXTO: 17 - Comum questo: 39

Texto 1 GRUNHIDO ELETRNICO L. F. Verssimo

Ouvi dizer que cada vez maior o nmero de pessoas que se conhecem pela Internet e acabam casando ou vivendo juntas uma semana depois. As conversas por computador so, necessariamente, sucintas e prticas e no permitem namoros longos, ou qualquer tipo de aproximao por etapas. As pessoas dizem que houve uma revoluo sexual. O que houve foi o fechamento de um ciclo, uma involuo. No tempo das cavernas o macho abordava a fmea, grunhia alguma coisa e a levava para a cama, ou para o mato. Com o tempo desenvolveu-se a corte, a etiqueta da conquista, todo o ritual de aproximao que chegou a exageros de regras e restries e depois foi se abreviando aos poucos at voltarmos, hoje, ao grunhido bsico, s que eletrnico. Fechou-se o ciclo.

Talvez toda a comunicao futura seja por computador. At dentro de casa. Ser como se os nossos namorados de quermesse levassem os alto-falantes para dentro de casa. Na mesa do caf, marido e mulher, em vez de falar, digitaro seus dilogos, cada um no seu terminal. E quando sentirem falta da palavra falada e do calor da voz, quando decidirem que s frases soltas numa tela no bastam e quiserem se comunicar mesmo, como no passado, cada um pegar seu celular. No sei o que ser da espcie. Tenho uma viso do futuro em que viveremos todos no ciberespao. S nossos corpos ficaro na terra porque algum tem que manejar o teclado e o mouse e pagar a conta da luz.

39 - (IBMEC/2008) Em Ouvi dizer.... temos um caso de: a) Orao sem sujeito b) Sujeito simples c) Sujeito elptico d) Sujeito composto e) Sujeito indeterminado

Gab: C

TEXTO: 18 - Comum questo: 40

TEXTO II

O NAVIO NEGREIRO Castro Alves (fragmento)

Negras mulheres, suspendendo s tetas

Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes: Outras moas, mas nuas e espantadas, No turbilho de espectros arrastadas, Em nsia e mgoa vs!

E ri-se a orquestra irnica, estridente... E da ronda fantstica a serpente Faz doudas espirais ... Se o velho arqueja, se no cho resvala, Ouvem-se gritos... o chicote estala. E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma s cadeia, A multido faminta cambaleia, E chora e dana ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, Outro, que martrios embrutece, Cantando, geme e ri!

No entanto o capito manda a manobra, E aps fitando o cu que se desdobra, To puro sobre o mar, Diz do fumo entre os densos nevoeiros: "Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os mais danar!..."

40 - (IBMEC/2008) As formas verbais geme e ri (verso 18) e diz (verso 22) tm como sujeitos, respectivamente: a) um / a manobra b) outro / o capito c) a multido faminta/ o mar d) martrios / o cu e) elos de uma s cadeia / os densos nevoeiros

Gab: B

TEXTO: 19 - Comum questo: 41

Como o Cear o Estado brasileiro 02com a maior porcentagem de semi-rido, 03seu territrio tambm contm a maior rea 04sujeita desertificao. Alm disso, o 05Nordeste brasileiro ser uma das primeiras 06reas do planeta a serem afetadas pelo 07fenmeno, se no forem tomadas as 08providncias necessrias. (Dirio do Nordeste, 19 de junho de 2007.)

01

41 - (URCA CE/2007) Qual a funo sinttica exercida pelo termo as providncias necessrias (linhas 07-08)? a) Objeto direto b) Agente da passiva c) Predicativo do sujeito d) Sujeito e) Adjunto adnominal

Gab: D

TEXTO: 20 - Comum questo: 42

cada vez mais fcil ser verde

o contrrio do que pregava o refro da msica que Caco, o melanclico sapo do Muppet Show, cantava no programa Vila Ssamo, que dominava as manhs de muito marmanjo de minha gerao, nos anos 70. Nunca foi to fcil ser verde, no sentido de ecologicamente correto. Ainda mais nos Estados Unidos, o pas das culpas identificadas e expiadas em tempo recorde e ritmo industrial. A ltima delas a culpa ambiental, que criou uma legio dos tais ecologicamente corretos. Voc conhece o tipo: adora freqentar eventos de gala a favor da reproduo assistida dos lees-marinhos do Oregon, aos quais vai usando smoking feito de fibra de cnhamo e a bordo de uma limusine hbrida a nova onda em Hollywood , que consome apenas trs litros de gasolina por quilmetro, em vez do 1,5 litro habitual, ou algo ineficaz e beberro assim. Retrato acabado da hipocrisia local, tem na garagem um Prius e um Humvee. A combinao o equivalente ambiental da frase celebrizada por Theodore Roosevelt a partir de um ditado africano, Fale macio e leve um porrete, usada pelo presidente para definir a Doutrina Monroe, que dava aos EUA a primazia de zelar pela Amrica Latina, direito adquirido que Chvez ameaa e Bush tenta reaver. Mas divago. Falei em Hollywood e lembro que Al Gore o profeta da turma. No ltimo Oscar, ao lado de Leonardo Di Caprio, anunciou que aquela cerimnia tinha virado oficialmente verde. Como escrevi no dia seguinte madrugada da festa, isso queria dizer que as cdulas de votao foram feitas parcialmente com papel reciclado, parte das celebridades chegou em veculos hbridos, as comidas do Baile do Governador eram orgnicas e as sobras seriam distribudas para entidades beneficentes, segundo explicou a organizao da festa. Depois, foi revelado que o organizador tinha comprado tambm crditos do equivalente do total de gs carbnico que teria emitido na ocasio (h um clculo convencionado para chegar soma). Pois existe um mercado mundial florescente de corretores de emisso de gs carbnico e at entidades, como a Organizao das Naes Unidas, com programas voltados para iniciativas semelhantes. Resumindo grosseiramente, voc (pessoa fsica, instituio, pas) polui vontade e depois compra os tais crditos, que certificam que o total de poluio lanada por voc na

atmosfera ser economizado ou compensado em algum lugar do planeta, geralmente um pas pobre ou em desenvolvimento, que deixar de poluir o mesmo tanto ou plantar o equivalente em rvores e ganhar parte do seu dinheiro para isso. aqui que eu queria chegar. Esse tipo de peque-e-pague no novidade nos Estados Unidos, nem no mundo; a venda dos indultos celestiais foi o gatilho que levou Lutero a fazer aquela confuso toda em 1517 (a comparao foi feita primeiro pelo colunista Charles Krauthammer na revista Time de algumas semanas, no timo artigo sobre esse tema intitulado Hipocrisia liberal da limusine). Alm disso, o sistema todo cria distores hilariantes, no fosse a gravidade do assunto. Segundo reportagem recente do New York Times, h fazendeiros africanos sendo expulsos das terras em que criam gado, como faziam seus antepassados por milhares de anos, para que possam ser plantadas as rvores que vo pagar pela poluio do jato do executivo de Wall Street. Para voltar aos anos 70, sugiro um tema para a iniciativa: Plante, que o Al Gore garante. (Srgio Dvila, Revista da Folha, 01/04/2007)

42 - (IBMEC/2007) Assinale a nica alternativa em que os termos em destaque correspondem funo sinttica apontada. a) ...tem na garagem um Prius e um Humvee objeto direto b) As cdulas de votao foram feitas parcialmente com papel reciclado agente da passiva c) ...foi revelado que o organizador tinha comprado tambm crditos do equivalente do total de gs carbnico sujeito d) A venda dos indultos celestiais foi o gatilho... adjunto adnominal e) ... Gab: C

TEXTO: 21 - Comum questo: 43

Estou estudando gramtica e fico pasmo 02com os milagres de raciocnio empregados para enquadrar em linguagem objetiva 04os fatos da lngua. Alguns convencem, 05 outros no. Estes podem constituir 06esforos meritrios, mas se trata de explicaes 07 que a gente sente serem meras 08aproximaes de algo no fundo inexprimvel, 09 irrotulvel, inclassificvel, impossvel 10de compreender integralmente. Meu consolo 11 que muitas das coisas que me afligem 12devem afligir vocs tambm. Ou pelo 13menos coisas parecidas.
03

01

Joo Ubaldo Ribeiro

43 - (MACK SP/2007) Afirma-se com correo que: a) o pronome Estes (linha 05) se refere s idias expressas em Alguns convencem, outros no. b) o emprego do verbo estudar (linha 01) constitui gerundismo, infrao norma culta da lngua. c) a orao introduzida por para (linha 03) expressa finalidade dos estudos gramaticais empreendidos por Joo Ubaldo Ribeiro. d) integralmente (linha 10) apresenta prefixo de sentido equivalente ao que comparece em inclassificvel e impossvel (linha 09). e) em muitas das coisas que me afligem (linhas 11 e 12), o pronome que constitui sujeito do verbo afligir.

Gab: E

TEXTO: 22 - Comum questo: 44

Texto: O texto eletrnico: um desafio para o ensino da leitura e da escrita

O hipertexto um documento eletrnico composto de nodos ou de unidades textuais 02interconectados que formam uma rede de estrutura no-linear. As palavras, ressaltadas nestes blocos 03textuais, desempenham a funo de botes que

01

conectam a outras fontes. Navegando entre estes nodos, 04o leitor vai criando suas prprias opes e trajetrias de leitura, o que rompe o domnio tradicional de 05um esquema rgido de leitura imposto pelo autor. Assim, o leitor tem a oportunidade de experimentar o 06texto, no s em um nvel subjetivo de interpretao, mas tambm em um nvel de manipulao 07objetiva dos elementos que o integram. A opo de modificar o contedo do texto, de conect-lo a 08outros trabalhos prvios, e as novas formas de acesso e de consulta mudam substancialmente o 09conceito tradicional do livro. Embora em um texto impresso o ndice sugira diversas alternativas de 10leitura, estas devem submeter-se ordem fixa das pginas; em troca, no hipertexto, que apresenta uma 11estrutura menos rgida, podem coexistir estruturas hierrquicas e associativas. Qualquer caminho 12representa uma alternativa de leitura apropriada, o que implica uma mudana radical na relao do 13leitor com o texto. LVAREZ, O. H. O texto eletrnico: um desafio para o ensino da leitura e da escrita In: PREZ, F. C. e GARCA, J. R. Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 167.

44 - (UFC CE/2007) Assinale a alternativa que apresenta um termo com a mesma funo sinttica do grifado em (...) no hipertexto, que apresenta uma estrutura menos rgida, podem coexistir estruturas hierrquicas e associativas. (linhas 10-11). a) documento eletrnico (linha 01). b) a funo de botes (linha 03). c) entre estes nodos (linha 03). d) pelo autor (linha 05). e) o leitor (linha 05).

Gab: E

TEXTO: 23 - Comum questo: 45

UMA PAIXO DOS BRASILEIROS Roberto Pompeu de Toledo

Toda vez que se fala em antiamericanismo, no Brasil, d vontade de contra-atacar com o apstrofo. Muita gente no gostou da presena de George W. Bush no pas, mas esse sentimento largamente superado pelo amor que temos pelo apstrofo. O apstrofo em questo, para os leitores que ainda no se deram conta, aquele sinalzinho () que na lngua inglesa se pe antes do s (s). Quanto 5charme num pequenino sinal grfico! Bush se sentiria vingado das manifestaes de protesto se lhe fosse permitido caminhar por uma rua comercial brasileira e verificar quantos nomes de estabelecimentos so, em primeiro lugar, em lngua inglesa e, em segundo, ostentam como rabicho o s. Somos apaixonados pelo s. O que uma forma de expressar nosso amor e respeito pelos Estados Unidos. Se o Brasil antiamericano ou, ao contrrio, americanfilo e at o mais americanfilo dos pases questo aberta. Da boca para fora, somos antiamericanos. As pesquisas de opinio vo revelar sempre uma maioria crtica aos EUA. Na era Bush, ento, nem se fala. L no fundo, no entanto, s contemplar um s e um corao brasileiro bater mais forte. Poucos pases, fora os de lngua inglesa, tero tantas lojas, produtos, servios ou eventos batizados em ingls. Isso vale tanto para o 15mundo dos ricos o do servio bancrio chamado prime e o do evento chamado Fashion Week quanto para o dos pobres, que encontram a seu dispor a lanchonete X Point. Quando enfeitados pelo s, os nomes adquirem superior requinte. Comprar na Baccos, em So Paulo, ou bebericar no Leos Pub, no Rio, no teria o mesmo efeito se o nome desses estabelecimentos no ostentasse aquele penduricalho, delicado como jia, civilizado como o frio. O professor Antonio Pedro Tota, que entende do assunto ( autor de O Imperialismo Sedutor: a Americanizao do Brasil na poca da II Guerra), explica, em artigo numa recm-lanada publicao do Wilson Center dedicada s relaes BrasilEUA, que a definitiva prova de que os americanos tinham nos ganhado, naqueles anos de combate contra o nazifascismo e o Japo foi a adoo, pelos brasileiros, do gesto do polegar para cima, o sinal do positivo. Tota recorre a Lus da Cmara 25Cascudo, estudioso dos gestos dos brasileiros, para explicar a origem do polegar para cima. Na base area que, por concesso do governo brasileiro, os americanos montaram no Rio Grande do Norte, para de l atacar o norte da frica, os pilotos e mecnicos, uns dentro e outros fora dos avies, e ainda por cima ensurdecidos pelo rudo dos motores, comunicavam-se erguendo o polegar, thumbs up, para dizer uns aos outros quando tudo estava em ordem. O gesto encantou os brasileiros que serviam de pessoal de apoio. Ainda mais que era muito til para a comunicao com os estrangeiros. Isso de levantar ou abaixar o polegar tem origem remota e era usado em Roma para indicar se um gladiador devia ser poupado ou morto. Mas no Brasil, segundo Cmara Cascudo, chegou com os pilotos americanos, e da base area se espalhou pelo Nordeste e logo por todo o Brasil. Era to moderno, to viril, to americano! O mesmo autor diz que o polegar para 35cima causou a desgraa do da pontinha da orelha. Para indicar uma coisa boa, antes, os brasileiros seguravam a ponta da orelha, gesto aprendido dos portugueses. Perto do polegar para cima, soava to antigo, to da vov, to efeminado!
30 20 10

As pequenas coisas dizem muito mais do que os altissonantes falatrios. A vitria do gesto de positivo sobre o da pontinha da orelha significou, naquele momento decisivo da II Guerra, o 40abandono do que restasse da herana lusitana, to singela, to curta de horizontes, to caseira, em favor da perseguio do modelo americano, to valente, to desprendido, to sintonizado no futuro. Da mesma forma, o apego a essa outra coisa mida que o apstrofo representa nossa rendio aos poderes de seduo americanos. Bares modestos, Brasil afora, anunciam que servem drinks. No venha o leitor observar que est errado, que esse s nada tem a ver com o caso possessivo da lngua 45inglesa. O ingls de nossas ruas no o de Shakespeare. o ingls recriado no Brasil, como em motoboy. O s de drinks est l talvez para indicar plural, mas com certeza para conferir beleza e vigor americanos ao ato, de outra forma banal, de avisar os clientes de que ali se servem bebidas. O emprego do s Brasil afora muito peculiar, e quem sair cata das vrias formas em que encontrado terminar com uma rica coleo. O colunista que vos fala tem especial queda por dois 50exemplares, entre os muitos com que, como todos ns, j deparou. Um o nome, sem dvida sugestivo e, mais que sugestivo, inspirador de um motel nos arredores de Florianpolis: Erectus. Outro o de um salo de beleza de uma cidade vizinha a So Paulo: Skovas. So nomes que, enquanto explodem de brasileira inventividade, prestam homenagem aos EUA. Veja 14/3/2007

45 - (UNIMONTES MG/2007) Em qual das construes abaixo, o pronome se foi usado para indeterminar o agente da ao expressa pelo verbo? a) Toda vez que se fala em antiamericanismo. . . (linha 1). b) Bush se sentiria vingado. . . (linha 5). c) . . . aquele sinalzinho () que (. . .) se pe antes do s. . . (linha 4). d) . . .ali se servem bebidas. (linha 47).

Gab: A

TEXTO: 24 - Comum questo: 46

TEXTO 2

Leia o texto e responda s questes.

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central 2um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentoume, 3sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A 4viagem era curta, e os versos pode ser que no fossem inteiramente maus. Sucedeu, 5 porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou 6 para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
7

Continue, disse eu acordando. J acabei, murmurou ele. So muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tir-los outra vez do bolso, mas no passou do gesto; estava 11amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me 12Dom Casmurro. Os vizinhos, que no gostam dos meus hbitos reclusos e calados, 13deram curso alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota 14aos amigos da cidade, e eles, por graa, chamam-me assim, alguns em bilhetes: "Dom 15Casmurro, domingo vou jantar com voc". "Vou para Petrpolis, Dom Casmurro; a 16casa a mesma da Rennia; v se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai l 17 passar uns quinze dias comigo." "Meu caro Dom Casmurro, no cuide que o 18dispenso do teatro amanh; venha e dormir aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe 19ch, doulhe cama; s no lhe dou moa." No consultes dicionrios. Casmurro no est aqui no sentido que eles lhe do, mas no que lhe ps o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para 22 atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Tambm no achei melhor 23 ttulo para a minha narrao; se no tiver outro daqui at ao fim do livro, vai este 24 mesmo. O meu poeta do trem ficar sabendo que no lhe guardo rancor. E com 25 pequeno esforo, sendo o ttulo seu, poder cuidar que a obra sua. H livros que 26 apenas tero isso dos seus autores, alguns nem tanto.
21 20

10

Machado de Assis. Dom Casmurro. So Paulo: L&PM, 1997, p. 15-16

46 - (FGV /2008) Assinale a alternativa correta sobre o que se pode entender da leitura do trecho colocado entre as linhas 20 e 26. a) Em no consultes dicionrios (L. 20), o sujeito Casmurro.

b) Alguns (L. 26) refere-se a autores. c) Na linha 25, cuidar significa tomar conta. d) O sujeito de tero (L. 26) que. e) O pronome meu (L. 24) tem antes sentido possessivo que afetivo.

Gab: D

TEXTO: 25 - Comum questo: 47

Cordis e Outros Poemas, de Patativa do Assar, e seu cordel de abertura, A Triste Partida, serviro de base s questes desta prova. Convidamos voc a mergulhar no universo daquele que, conhecedor das temerosas tormentas do mar da vida, canta o serto que seu.

A Triste Partida

01

Passou-se setembro outubro e novembro estamos em dezembro meu Deus que de ns? assim diz o pobre do seco Nordeste com medo da peste e da fome feroz A treze do ms fez a experincia perdeu sua crena

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

nas pedras de sal com outra experincia de novo se agarra esperando a barra do alegre Natal Passou-se o Natal e a barra no veio o sol to vermeio nasceu muito alm na copa da mata buzina a cigarra ningum v a barra pois barra no tem Sem chuva na terra descamba janeiro at fevereiro no mesmo vero reclama o roceiro dizendo consigo: meu Deus castigo no chove mais no Apela pra maro o ms preferido do santo querido senhor So Jos sem chuva na terra est tudo sem jeito

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

lhe foge do peito o resto da f Assim diz o velho sigo noutra trilha convida a famlia e comea a dizer: Eu vendo o burro o jumento e o cavalo ns vamos a So Paulo viver ou morrer Ns vamos a So Paulo que a coisa est feia por terra alheia ns vamos vagar se o nosso destino no for to mesquinho pro mesmo cantinho ns torna a voltar Venderam o burro jumento e cavalo at mesmo o galo venderam tambm e logo aparece um feliz fazendeiro por pouco dinheiro lhe compra o que tem Em cima do carro

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

se junta a famlia chega o triste dia j vo viajar a seca terrvel que tudo devora lhe bota pra fora do torro nat 112 comeam a cair

67

68

69

70

71

72

(...)
73

O carro embalado no topo da serra olhando pra terra seu bero seu lar aquele nortista partido de pena de longe acena adeus, Cear Chegaram em So Paulo sem cobre e quebrado o pobre acanhado procura um patro de uma estranha gente do caro torro Trabalha um ano dois anos mais anos e sempre no plano de um dia inda vim o pai de famlia

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

86

88

89

90

91

92

93

94

triste maldizendo assim vo sofrendo tormento sem fim O pai de famlia ali vive preso sofrendo desprezo e devendo ao patro o tempo passando vai dia e vem dia aquela famlia no volta mais no Se por acaso um dia lama e ao paul notcia do Norte o gosto de ouvir saudade no peito lhe bate de molhos as guas dos olhos comeam a cair Distante da terra to seca mas boa sujeito garoa lama e ao paul triste se ver um nortista to bravo viver sendo escravo na terra do Sul

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

116

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

ASSAR, Patativa. A Triste Partida. In: Cordis e Outros Poemas, Fortaleza: Edies UFC, 2006, p. 9-13.

47 - (UFC CE/2008) Assinale a alternativa na qual se transcreve um elemento do texto que tem a mesma funo sinttica de a cigarra (verso 22). a) meu Deus (verso 04) b) a experincia (verso 10). c) sua crena (verso 11). d) o resto da f (verso 40). e) a famlia (verso 43).

Gab: D

TEXTO: 26 - Comum questo: 48

Texto 3

O texto literrio como uma garrafa atirada ao mar. Ele deixa o aconchego das mos que o criaram, e mergulha na fria corrente de indiferena, que o mundo; arrastado pela imensido impassvel dos oceanos, perdese na infindvel apatia das calmarias, castigado pelas tormentas do implacvel desprezo... Mas, em um dia qualquer, acaba sendo encontrado pelas mos de outro ser humano... talvez na praia vizinha, talvez no outro lado do planeta. E essas mos recolhem a garrafa, abremna, compreendemna, deciframna... e a garrafa e o texto revivem para a luz... E, assim, toda a viagem, todos os mares, todo o sacrifcio... afinal valeram a pena. Na alma que encontrou a garrafa, o texto recriado.... E o texto se transforma num elo de compreenso entre as almas e os coraes do leitor e do autor. Leitor e escritor so os dois lados de uma realidade etrea que somente eles dois compreendem, e que a Vida

da obra literria. O grito e os sentimentos da alma que escreveu s podem ser ouvidos e entendidos pela alma que l. As emoes, as angstias, as idias, a mensagem... so quase impossveis de explicar a uma terceira pessoa. (Andr Masini, Jornal O Paran, 14/04/2004. Adaptado).

Texto 4

O Leitor, cmplice secreto

Logo na primeira pgina de um livro de fico, o leitor faz, com frequncia, um pacto secreto com as palavras: por alguns dias ou horas, ele finge que est lendo uma histria que realmente aconteceu. como se os personagens o tranado de eventos que aparecem no tempo e no espao da narrativa existissem, ao menos no momento da nossa adeso ao mundo imaginado. (...) Cada texto cria vrios tipos de leitor: do mais ingnuo ao mais arguto, do que cr em tudo ao que desconfia de tudo. H os que se interssam apenas pela histria ou trama, e nela esgotam outras possibilidades de interpretao. E h leitores que enquadrinham com olhos de lince todos os recantos e ngulos da arquitetura ficcional. O leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situaes, traar relaes, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos. Pode, enfim, mediar, compreender, interpretar. Ao dialogar com o texto, o leitor pode aceitar ou recusar as regras do jogo ldico de que participa a fico. De certo modo, o leitor tornase cmplice desse espelho deformador da realidade, que reflete e abre espao singularidade da literatura. O leitor um cmplice secreto que compartilha os segredos, os desregramentos, as fantasias, os delrios e as idias do narrador, o outro que lhe sussura nos ouvidos. O leitor participa desse ato de busca: sondagem de si mesmo e do outro, numa tentaiva de elucidao do mundo. (Milton Hatoum, Revista EntreLivros, Ano I, n 8, p. 26, Adaptado).

48 - (UFPE/2008) Analise as afirmaes a seguir, acerca de aspectos morfossintticos de itens dos TEXTOS 3 e 4.

1. arrastado pela imensido impassvel dos oceanos. O prefixo que aparece na palavra sublinhada o mesmo que compe as palavras irreal, inspita e impvido. 2. O conectivo com que se inicia o segundo pargrafo do TEXTO 3 sinaliza uma mudana na orientao argumentativa do texto. 3. O leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situaes, traar relaes, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos. Pode, enfim, mediar, compreender, interpretar. Nesse trecho (TEXTO 4), os verbos sublinhados compartilham o mesmo sujeito, o que concorre para a sua coeso e coerncia. 4. Ao dialogar com o texto, o leitor pode aceitar ou recusar as regras do jogo ldico de que participa a fico. Nesse trecho, o segmento destacado tem valor temporal.

Esto corretas: a) 1, 2, 3 e 4 b) 2, 3 e 4 apenas c) 3 e 4 apenas d) 1 e 4 apenas e) 1 e 2 apenas

Gab: A

TEXTO: 27 - Comum questo: 49

Os meninos sumiam-se numa curva do caminho. Fabiano adiantou-se para alcan-los. Era preciso aproveitar a disposio deles, deixar que andassem vontade. Sinh Vitria acompanhou o marido, chegou-se aos filhos. Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciar-se um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos; o patro, o soldado amarelo e a cachorra Baleia esmoreceram no seu esprito. E a conversa recomeou. Agora Fabiano estava meio otimista. Endireitou o saco da comida, examinou o rosto carnudo e as pernas grossas da mulher. Bem. Desejou fumar. Como segurava a boca do saco e a coronha da espingarda, no pde realizar o desejo. Temeu arriar, no prosseguir na caminhada. Continuou a tagarelar, agitando a cabea para afugentar uma nuvem que, vista de perto, escondia o patro, o soldado amarelo e a

cachorra Baleia. Os ps calosos, duros como cascos, metidos em alpercatas novas, caminhariam meses. Ou no caminhariam? Sinh Vitria achou que sim. [...] Por que haveriam de ser sempre desgraados, fugindo no mato como bichos? Com certeza existiam no mundo coisas extraordinrias. Podiam viver escondidos, como bichos? Fabiano respondeu que no podiam. O mundo grande. Realmente para eles era bem pequeno, mas afirmavam que era grande e marchavam, meio confiados, meio inquietos. Olharam os meninos que olhavam os montes distantes, onde havia seres misteriosos. Em que estariam pensando? zumbiu Sinh Vitria. Fabiano estranhou a pergunta e rosnou uma objeo. Menino bicho mido, no pensa. Mas Sinh Vitria renovou a pergunta e a certeza do marido abalou-se. Ela devia ter razo. Tinha sempre razo. Agora desejava saber que iriam fazer os filhos quando crescessem. Vaquejar, opinou Fabiano. Sinh Vitria, com uma careta enjoada, balanou a cabea negativamente, arriscandose a derrubar o ba de folha. Nossa Senhora os livrasse de semelhante desgraa. Vaquejar, que idia! Chegariam a uma terra distante, esqueceriam a catinga onde havia montes baixos, cascalhos, rios secos, espinhos, urubus, bichos morrendo, gente morrendo. No voltariam nunca mais, resistiriam saudade que ataca os sertanejos na mata. Ento eles eram bois para morrer tristes por falta de espinhos? Fixar-se-iam muito longe, adotariam costumes diferentes. (RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 71. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. p. 120-122.)

49 - (IBMEC/2008) Ocorre orao sem sujeito em a) Era preciso aproveitar a disposio deles.... b) Por que haveriam de ser sempre desgraados?. c) Com certeza existiam no mundo coisas extraordinrias. d) ... onde havia seres misteriosos. e) Vaquejar, que idia!.

Gab: D

TEXTO: 28 - Comum questo: 50

Leia com ateno um fragmento do poema extrado do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e responda s questes.

A Flor e a Nusea

1.

Preso minha classe e a algumas roupas,

Vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir at o enjo?
5.

Posso, sem armas, revoltar-me?

6.

Olhos sujos no relgio da torre:

No, o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espera. O tempo pobre, o poeta pobre
10.

fundem-se no mesmo impasse.

11.

Em vo me tento explicar, os muros so surdos.

Sob a pele das palavras h cifras e cdigos. O sol consola os doentes e no os renova.
14.

As coisas. Que tristes so as coisas, consideradas sem nfase.

15.

(...)

Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego.

Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios,
21.

garanto que uma flor nasceu.

22.

Sua cor no se percebe.

Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros.


25.

feia. Mas realmente uma flor.

26.

Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas da tarde

e lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico.
30.

feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

50 - (FEI SP/2008) O sujeito de No, o tempo no chegou de completa justia (verso 7) : a) no. b) completa justia. c) chegou. d) o tempo. e) trata-se de uma orao sem sujeito.

Gab: D

TEXTO: 29 - Comum questo: 51

Neste ano, comemora-se o centenrio de morte do escritor brasileiro Machado de Assis. Leia trechos do primeiro captulo de Memrias Pstumas de Brs Cubas com ateno e responda a seguir:

BITO DO AUTOR

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem 5.a campa* foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no intrito, mas no cabo*: diferena radical entre este livro e o Pentateuco. Dito isto, expirei s duas horas da tarde de uma sexta-feira do ms de agosto de 1869, na minha bela chcara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e 10.prsperos, era solteiro, possua cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitrio por onze amigos. Onze amigos! Verdade que no houve cartas nem anncios. Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste e constante, to constante e to triste, que levou um daqueles fiis da ltima hora a intercalar esta engenhosa idia no discurso que proferiu beira de minha cova: "Vs, que o conhecestes, meus senhores, vs podeis dizer 15. comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparvel de um dos mais belos caracteres que tm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do cu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funreo, tudo isso a dor crua e m que lhe ri natureza as mais ntimas entranhas; tudo isso um sublime louvor ao nosso ilustre finado." Bom e fiel amigo! No, no me arrependo das vinte aplices* que lhe deixei. E foi assim que cheguei clusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country* de Hamlet, sem as nsias nem as dvidas do moo prncipe, mas pausado e trpego como quem se retira tarde do espetculo. Tarde e aborrecido. Viramme ir umas nove ou dez pessoas, entre elas trs senhoras: minha irm Sabina, casada com o 25.Cotrim, a filha, um lrio do vale, e... Tenham pacincia! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora. Contentem-se de saber que essa annima, ainda que no parenta, padeceu mais do que as parentas. (...) Deix-la ir; l iremos mais tarde; l iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranqilamente, metodicamente, ouvindo os soluos das damas, as falas 30.baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhoro da chcara, e o som estrdulo de uma navalha que um amolador est afiando l fora, porta de um
20.

1.

correeiro*. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns mpetos de vaga marinha, esvaa-se-me a conscincia, eu descia imobilidade fsica e moral, e o 35.corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e cousa nenhuma. Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma idia grandiosa e til, a causa da minha morte, possvel que o leitor me no creia, e todavia verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.

*campa (linha 5): pedra que cobre a sepultura. *cabo (linha 6): fim, trmino. *aplices (linha 20): documento de seguro de vida. *undiscovered country (linha 22): terra desconhecida, aqui indicando o reino dos mortos. *correeiro (linha 31): fabricante ou vendedor de correias ou obras de couro.

51 - (FEI SP/2008) O sujeito de e o corpo fazia-se-me planta (linhas 34-35) : a) planta b) corpo e planta c) sujeito indeterminado d) corpo e) orao sem sujeito

Gab: D

TEXTO: 30 - Comum questo: 52

Carlos Drummond de Andrade publicou seus Contos de aprendiz quando j se aproximava dos cinqenta anos de idade. Por que um poeta consagrado decidiria arriscar a reputao 3num terreno que, aparentemente, lhe era estranho? Quando reuniu os contos

que compem este volume, Drummond j tinha publicado alguns de seus livros mais importantes [...]. No precisava, mais, de aventuras. J tinha experimentado tambm o papel de prosador pelo 6menos por duas vezes [...]. Deveria, pode-se pensar, se dar por satisfeito. Os contos aqui reunidos guardam, porm, uma outra estrutura. Se Drummond preferiu cham-los de aprendiz, no se referia, contudo, a uma iniciao. A palavra aprendiz indica, em princpio, 9aquele que tateia em um ofcio, que no passa de um iniciante. O poeta era, talvez, ainda um principiante na prosa, mas na poesia j era um mestre. do exerccio dessa maestria, e do prazer em experiment-la em terrenos distantes, de transport-la para outras regies 12sem que ela se perca, portanto, que se trata. CASTELLO, Jos. Prefcio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de aprendiz. 49. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 7.

52 - (UFRN/2009) A respeito dos termos sublinhados na terceira linha do fragmento, correto afirmar:

a) Exercem, respectivamente, estas funes sintticas: adjunto adverbial e adjunto adnominal. b) Exercem, respectivamente, estas funes sintticas: adjunto adverbial e sujeito. c) Ambos desempenham, do ponto de vista sinttico, a mesma funo: sujeito. d) Ambos introduzem oraes adjetivas, da exercerem a mesma funo: adjunto adnominal.

Gab: C

TEXTO: 31 - Comum questo: 53

A MACHADO DE ASSIS, MORTO VIVO

01

De que maneira a fundo iremos conhecer-te,

02

se muita vez ests noutro lugar, mil cabriolas a dar, com a manipulao freqente de um falar e dois entenderes? O que propes, porm, vamos tateando, e o teu pungente riso saboreando. Algo fica, afinal, de tuas reticncias , mesmo sem se atingir total a tua essncia e no obstante a previso de Cubas , tambm nas duas tais colunas da opinio, no s numa terceira, a dos agudos, e assim o teu discurso no vo. De alm dos vermes que roeram as tuas frias carnes sem deixar boca para rir nem olhos para chorar, escuta-me com a alma que restou do teu grande naufrgio (longe do feroz gio e do pedgio). Aqui estou para dizer-te o quanto ainda te ouvimos, lemos e te amamos. Ensinaste-nos que h sempre uma gota da baba de Caim, tanto a vontade como a ao umedecendo de indivduos, de classes ou de tribos. Que por batatas uns aos outros se consomem. (Quantos, qual tu sem Deus, acham que a morte o fim!)

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

Joaquim Maria, as tuas esquivanas, silncios e trejeitos e artimanhas deram-nos luz para a experincia do homem. E, quanto a nado, mar, navegao, embora cada um de ns manobre bem a seu modo o timo, para o leitor abriste uma Escola de Sagres, onde muito se pode observar, dos olhos de ressaca em tua Capitu at os confins da Europa no seu corpo, que por Bentinho, enfim, rejeitado. Fizeste de Escobar o prprio rio Cobar, para em Ezequiel, homnimo do bblico, denunciar-se por fumos todo um fogo, a culpa intencional da seduo de um mar... E fizeste surgir a dvida no ar.

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

Ora com humour, ora com ironia, contra Leibniz puseste Schopenhauer. De Laurence Sterne filtraste a stira menipia. E o vulnervel, mestre, apanhas com mo fria. Sobressai-te um vigor: a sensual latncia, quase sempre consciente e deletria, qual sangue a latejar por dentro de uma artria. Evidenciando aqui, ali insinuando, soubeste registrar o desconforto, o descontentamento e a frustrao

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

da nossa humana condio desde o emplasto de Brs Cubas solda da opinio. E aqui ficamos tristes e inquietos com as mil formas de ser da humana Dor. Muito amor ainda falta e po. Faltam mais tetos, a paz pblica falta e a paz interior. Sentimo-nos pequenos e incompletos. LINHARES FILHO, Jos. A Machado de Assis, morto vivo. In: _____________. Notcias de bordo: poemas selecionados. Fortaleza: Edies UFC, 2008, p. 91-93.

56

57

58

59

60

61

62

53 - (UFC CE/2009) Cada alternativa a seguir apresenta um trecho da obra Memrias pstumas de Brs Cubas. Assinale a nica em que o verbo haver mantm-se impessoal pelo mesmo motivo que em Ensinaste-nos que h sempre / uma gota da baba de Caim, / tanto a vontade como a ao umedecendo / de indivduos, de classes ou de tribos (versos 23-26).

a) Havia j dois anos que no nos vamos. b) Verdade que no houve cartas nem anncios. c) J havia corrido a cidade toda, com umas saudades.... d) O verdadeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, h de ter um relgio na algibeira. e) Ele, porm, houve-se com a maior delicadeza e habilidade, despedindo-se to alegremente que me animou a perguntar-lhe se deveras me no achava doudo.

Gab: B

TEXTO: 32 - Comum questo: 54

A liberdade das ms razes Janio de Freitas - Folha de S. Paulo, 21/06/09

"Liberdade de expresso" no uma expresso de liberdade, uma frmula cuja utilidade poltica est em encobrir limitaes e condicionantes do direito de expresso. Umas necessrias sociedade, outras impostas para preservao de domnio. Magistrados e advogados abusaram do uso da expresso que sabem ser falaciosa, para chegar extino, pelo Supremo Tribunal Federal, da exigncia de diploma especfico para profissionais do jornalismo. A exigncia, no nascida dos motivos repetidos no STF, foi um excesso problemtico desde sua criao em 1969, mas nem por isso deixou de produzir um efeito muito saudvel e nunca citado, no STF ou fora. Em lugar do diploma especfico, a obrigatoriedade de algum curso universitrio, no importa qual, seguida de um curso intensivo de introduo aos princpios e tcnicas do jornalismo, seria a frmula mais promissora para a melhor qualidade dos meios de comunicao. um argumento rstico a afirmao de que diploma obrigatrio de jornalismo desrespeita a Constituio, por restringir o direito liberdade de expresso. falsa essa ideia de que o jornalismo profissional seja o repositrio da liberdade opinativa. So inmeros os meios de expresso de ideias e opinies. E, no menos significativo, a muito poucos, nos milhares de jornalistas, dada a oportunidade de expressar sua opinio, e a pouqussimos a liberdade incondicional de escolha e tratamento dos seus temas. (A esta peculiaridade sua, a Folha deve a arrancada de jornal sobrevivente para o grande xito). A matria-prima essencial do jornalismo contemporneo no a opinio, a notcia. Ou seja, a informao apresentada com tcnicas jornalsticas e, ainda que a objetividade absoluta seja um problema permanente, sem interferncias de expresso conceitual do jornalista. A grande massa da produo dos jornalistas profissionais no se inclui, nem remotamente, no direito liberdade de expresso. H desvios, claro, mas a interferncia de formas opinativas no noticirio serve, em geral, opinio e a objetivos (econmicos ou polticos) da empresa. Neste caso h, sim, uma prtica liberdade de expresso, no entanto alheia ao jornalismo, a reduzido mera aparncia de si mesmo. Os colaboradores, no profissionais de jornalismo, so os grandes praticantes do direito de liberdade de expresso nos meios de comunicao. E nunca precisaram de diploma de jornalista. A extino da exigncia de diploma em nada altera as possibilidades, as condicionantes e as limitaes da liberdade de expresso na produo do jornalismo. Altera o que chamam de mercado de trabalho para os nveis iniciais do profissionalismo. Para os nveis mais altos, h muito tempo as empresas adotaram artifcios para dotar suas redaes de diplomados em outras carreiras que no o jornalismo. parte a questo legal, o resultado muito bom.

Com o diploma, extinto maneira de um porto derrubado e dane-se o resto, o STF eliminou sem a menor considerao o efeito moralizante, no s para o jornalismo, trazido sem querer pela exigncia de curso. Efeito sempre silenciado. Deu-se que os anos de faculdade e seu custo desestimularam a grande afluncia dos que procuravam o jornalismo, no para exerc-lo, mas para obter vantagens financeiras, sociais e muitas outras. Tal prtica sobreviveu exigncia do curso, porm no mais como componente, digamos, natural do jornalismo brasileiro. lgico que as empresas afirmem critrios rigorosos para as futuras admisses, mas sem que isso valha como segurana de passar da inteno certeza. O julgamento do recurso antidiploma trouxe uma revelao interessante, no conceito que a maioria do Supremo e os advogados da causa mostraram fazer da ditadura. Segundo disseram, j a partir do relatrio de Gilmar Mendes, o decreto-lei com a exigncia de diploma era um resqucio da ditadura criado, em 69, para afastar das redaes os intelectuais e outros opositores do regime. Ah, como eram gentis os militares da ditadura. Repeliram a violncia e pensaram em uma forma sutil, e legal a seu modo, de silenciar os adversrios nos meios de comunicao, um casusmo constrangido. Nem que fosse capaz de tanto, a ditadura precisaria adot-lo. Sua regra era mais simples: a censura e, se mais conveniente, a priso. O julgamento no STF dispensou a desejvel associao entre direito liberdade de expresso e, de outra parte, recusa a argumentos inverazes. A boas razes preferiu a demagogia.

54 - (UFPel RS/2009) Tomando como base o 7 pargrafo do texto, analisa as afirmativas abaixo.

I.

No fragmento Ah, como eram gentis os militares da ditadura., o autor se utiliza da figura de pensamento ironia para expressar sua opinio.

II. Os vocbulos resqucio e casusmo podem ser substitudos, sem interferir no sentido do texto, por vestgio e casualidade, respectivamente. III. Em Segundo disseram, o verbo disseram tem como sujeito a maioria do supremo e os advogados da causa.

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) II e III.

b) I apenas. c) II apenas. d) I e III apenas. e) III apenas. f) I.R.

Gab: D

TEXTO: 33 - Comum questo: 55

UM MUNDO, UM SONHO

A festa de abertura dos 29 Jogos Olmpicos foi to bonita, grandiosa e bem executada 2que se torna praticamente impossvel escolher um momento como o mais significativo. Na 3hora emblemtica da sorte para os chineses (8h 8min do dia 8-8-08), o mundo parou para 4seguir as pegadas de fogos de artifcio no cu de Pequim e mergulhar no Ninho do Pssaro, 5estdio que serviu de cenrio para uma encenao inesquecvel da histria de um povo 6milenar e de sua relao com o planeta. Ainda que se faam as ressalvas ao autoritarismo do 7governo chins, que despreza liberdades individuais e polui o ambiente em nome de um 8crescimento quase selvagem, no h como deixar de reconhecer que a China realizou de 9maneira impecvel a cerimnia de inaugurao da sua Olimpada, com uma conjugao de 10histria, tecnologia e muita criatividade. Diante de um espetculo de tamanha dimenso, de 11se perguntar __________ o mundo no sempre assim, com o ser humano aplicando o 12melhor de sua inteligncia na construo da beleza da solidariedade e da paz. O esporte uma das realizaes humanas que mais se presta cooperao e harmonia entre os povos. Reunidos, atletas de nacionalidades, raas, credos e costumes 15 diversos misturaram-se no ambiente de alegria e congraamento. Pela mesma pista, 16 __________ representantes de naes que ainda vivem em conflito, numa demonstrao 17 inquestionvel de que o esporte constri pontes sobre as barreiras polticas e ideolgicas.
14 13

Neste ambiente, a China - que se viu obrigada a receber, sob a bandeira do Comit Olmpico Internacional, a delegao de Taiwan - mostrou com orgulho suas contribuies para 20a civilizao, como as invenes do papel, da imprensa, da bssola e da plvora.
19

18

Simbolizada 21por um engenhoso teclado de tipos mveis, a mquina de faz-de-conta imaginada pelos 22criadores da festa tambm serviu para lembrar os visitantes dos constrangimentos impostos 23pelo governo chins __________ livre expresso. Com a mesma exaltao pela prpria 24histria, os chineses mostraram suas sagas e suas obras. Lembraram as antigas dinastias, 25enalteceram Confcio, mas no hesitaram em apagar perodos constrangedores da biografia 26do pas, como a era Mao-Tse-Tung. A festa teve tambm o seu toque de censura. Mas o esprito olmpico e a juventude dos atletas que j comearam a competir renovam o sonho ancestral de um mundo solidrio e pacfico. Durante trs semanas, os 29 melhores e mais saudveis representantes competiro pelo lugar mais alto do pdio, mas 30certamente voltaro a desfilar juntos e alegres no final da competio. Se o mundo pra a 31cada quatro anos para celebrar o vigor, o talento e a inteligncia, por que a humanidade no 32consegue usar essas potencialidades para promover o progresso e a paz duradoura entre os 33povos?
28 27

A magia do espetculo chins transformou momentaneamente o sonho em realidade, 35A magia do espetculo chins transformou momentaneamente o sonho em realidade, 36voando, de cabea para baixo, apresentando suas realizaes. Agora o desafio fazer com 37que o sonho perdure para alm da competio. E este desafio no s dos atletas e dos 38governantes, reunidos em Pequim para acompanhar a festa. de todos ns. (PIONEIRO, Caxias do Sul, 09 ago. 2008. Disponvel em: http://www.clicrbs.com.br/jornais/pioneiro Texto adaptado.)

34

55 - (UCS RS/2009) Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposies abaixo.

( ) A palavra como usada com o mesmo sentido e funo nas refs. 20 e 26. ( ) O sujeito elptico do verbo encontrado na ltima frase (ref. 38) este desafio (ref. 37). ( ) A expresso essas potencialidades (ref. 32) retoma o segmento o vigor, o talento e a inteligncia (ref. 31).

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo.

a) F F F b) V V V c) V V F

d) V F V e) F V F

Gab: B

TEXTO: 34 - Comum questo: 56

Considere o incio do poema de Gonalves Dias.

Marab

Eu vivo sozinha, ningum me procura!


2

Acaso feitura

No sou de Tup?!

Se algum dentre os homens de mim no se esconde:


5

Tu s, me responde,
6

Tu s Marab!

Meus olhos so garos, so cor das safiras,


8

Tm luz das estrelas, tm meigo brilhar;


9

Imitam as nuvens de um cu anilado,


10

As cores imitam das vagas do mar!

11

Se algum dos guerreiros no foge a meus passos:


12

Teus olhos so garos,

13

Responde anojado, mas s Marab:

14

Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes,


15

Uns olhos fulgentes,

16

Bem pretos, retintos, no cor danaj! (...)

56 - (UNCISAL/2008) Assinale a alternativa que indica corretamente o sujeito da forma verbal tm, no verso 8.

a) Marab. b) meus olhos. c) garos. d) safiras. e) luz das estrelas.

Gab: B

TEXTO: 35 - Comum questo: 57

Logo depois transferiu-se para o trapiche [local destinado guarda de mercadorias para importao ou exportao] o depsito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram ento para o trapiche. No mais estranhas, porm, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades, as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casaro uivando, indiferentes chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos s canes que vinham das embarcaes. . . (AMADO, Jorge. O trapiche. Capites de Areia. So Paulo: Livraria Martins Ed., 1937. Adaptado.)

57 - (FATEC SP/2010) Assinale a alternativa em que o verbo destacado tem como sujeito aquele apresentado entre colchetes.

a) Logo depois transferiu-se para o trapiche o depsito dos objetos... [os objetos] b) ... o depsito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. [o depsito dos objetos] c) Estranhas coisas entraram ento para o trapiche. [estranhas coisas] d) ... indiferentes ao vento que circundava o casaro uivando... [o casaro] e) ... com os ouvidos presos s canes que vinham das embarcaes. . . [as embarcaes]

Gab: C

TEXTO: 36 - Comum questo: 58

A IMAGINAO

O processo de trabalho do cientista aproxima-se do processo de trabalho do artista. Ambos desenvolvem um tipo de comportamento denominado exploratrio, isto , dedicam-se a explorar as possibilidades, o que poderia ser, em vez de se deter no que realmente . Para isso, necessitam da imaginao. Assim, um dos sentidos de criar imaginar. Imaginar a capacidade de ver alm do imediato, 5 do que , de criar possibilidades novas. responder pergunta: Se no fosse assim, como poderia ser?. Se dermos asas imaginao, se deixarmos de lado o nosso senso crtico e o medo do ridculo, se abandonarmos as amarras lgicas da realidade, veremos que somos capazes de encontrar muitas respostas para a pergunta. Este o chamado pensamento divergente, que leva a muitas respostas possveis. o contrrio do pensamento convergente, que leva a uma nica resposta, considerada certa. 10 Por exemplo, para a pergunta Quem descobriu o Brasil? s h uma resposta certa: Pedro lvares Cabral. Para a pergunta Se os portugueses no tivessem descoberto o Brasil, como estaramos vivendo hoje?, h inmeras respostas possveis. A primeira envolve memria; a segunda, imaginao. Tanto o artista quanto o cientista tm de ser suficientemente flexveis para sair do seguro, do conhecido, do imediato, e assumir os riscos ao propor o novo, o possvel. ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. A imaginao. In: Filosofando. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1993. p. 338-339.

58 - (UEG GO/2010) Leia os perodos abaixo.

I - O processo de trabalho do cientista aproxima-se do processo de trabalho do artista (ref. 1). II - Ambos desenvolvem um tipo de comportamento denominado exploratrio. (ref. 1). III - A primeira envolve memria; a segunda, imaginao (ref. 10).

Os termos em destaque exercem a mesma funo sinttica

a) apenas em I e II. b) apenas em I e III. c) apenas em II e III. d) nos trs perodos.

Gab: D

TEXTO: 37 - Comum questo: 59

Texto 1

Entre a lembrana e a realidade: registros de viagem.

NEVES, Auricla Oliveira das. Entre a lembrana e a realidade: registros de viagem. Amazonas: Universidade do Estado do Amazonas, 2008.

As viagens tm um profundo significado na histria da humanidade. Inicialmente, no perodo da coleta, as migraes se faziam pela necessidade de buscar alimentos, posteriormente elas foram realizadas para conquistar espaos mais apropriados para o bem estar da comunidade. Outros objetivos tambm suscitaram o deslocamento do homem: a posse 5de espaos territoriais, a explorao de riquezas, o conhecimento de novas terras, o estudo de locais especficos, ou simplesmente a viagem como forma de lazer. () No plano ficcional, vrios autores no Ocidente, a partir de Homero, com a Odissia, se dedicaram a usar as viagens como tema. Na literatura de lngua portuguesa, os registros iniciais so oriundos dos relatos orais de marinheiros, apontamentos nuticos, dirios de bordo, escritos 10de pilotos que, presumidamente, serviram de fonte para Gomes Eanes de Zurara, primeiro cronista conhecido das viagens ocenicas portuguesas. Na histria literria da Amrica e do Brasil, os primeiros registros advm dos escritos de viajantes: o Dirio de Cristvo Colombo e a Carta de Pero Vaz de Caminha. A revelao de novos espaos, paisagens, floras, faunas, costumes e religies, as aventuras e 15peripcias de viagens mais fabulosas que dos romances de cavalaria e as dos poemas da Antiguidade, inspiraram [...] uma vasta literatura descritiva e narrativa, que assumiu vrias formas desde os grandes tratados histricos ou geogrficos em grossos volumes at s curtas reportagens em folhetos de cordel. (Saraiva & Lopes, 1982, p.294) Em cada poca, as jornadas se realizaram de formas e condies variadas, seus viajantes apresentaram objetivos diversos como conquista, explorao, reconhecimento, administrao, catequese, aventura ou lazer. Durante o Iluminismo, com a mudana de mentalidade de muitos dirigentes, as relaes entre os governos da Europa e suas colnias da Amrica assumem novos significados, assim, as viagens passaram a ter o carter cientfico. O empreendedor dessas jornadas tem a preocupao com a observao, a descrio e a 25classificao de tudo que h nas terras conquistadas no sculo XVI para que os governos possam inventariar a fortuna natural de suas colnias e obter controle sobre elas.
20

Texto 2

Jos de Anchieta, jesuta hispano-brasileiro.

UOL Educao. Jos de Anchieta, Jesuta hispano-brasileiro. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u421.jhtm> Capturado em 18.05.09.

Jos de Anchieta nasceu em famlia rica, numa das sete ilhas Canrias, de onde avistava os navios que se abasteciam no porto de Tenerife para seguir rumo ao Oriente ou ao Novo Mundo. O pai era um nobre basco, e a me, uma judia conversa. Aos 14 anos foi estudar em Coimbra (Portugal). Sentia a vocao religiosa e, em 1551, foi admitido como novio no 5colgio jesuta da Universidade de Coimbra. Em 1553, com 19 anos, foi convidado a vir para o Brasil como missionrio, acompanhando Duarte da Costa, o segundo governador-geral nomeado pela Coroa. No comecinho de 1554, chegou a So Vicente, a primeira vila fundada no Brasil. L, teve o primeiro contato com os ndios. No mesmo ano, junto com o jesuta portugus Manuel da Nbrega, subiu a serra do Mar at o planalto que os ndios denominavam Piratininga, ao longo do rio Tiet. Os dois missionrios estabeleceram um pequeno colgio, e, em 25 de janeiro de 1554, celebrou-se ali a primeira missa. Anchieta comeou o trabalho de converso, batismo e catequese. Para os ndios, foi mdico, sacerdote e educador: cuidava do corpo, da alma e da mente. Na catequese, usava o teatro e a poesia, tornando a aprendizagem um processo prazeroso. Ensinou latim aos ndios, aprendeu tupi-guarani com eles e (seguindo a tradio missionria, que mandava assimilar e registrar os idiomas) escreveu a "Arte da Gramtica da Lngua Mais Falada na Costa do Brasil", publicada em Coimbra em 1595.
15 10

O colgio de So Paulo de Piratininga, como era chamado, logo expandiu seu 20ncleo. Mas, ao longo do litoral de So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo, as tribos formaram uma aliana (conhecida como Confederao dos Tamoios) que atacou So Paulo diversas vezes entre 1562 e 1564. Anchieta e Nbrega tiveram um conflito com Duarte da Costa e decidiram iniciar as negociaes de paz com os tamoios em Iperoig (hoje Ubatuba). Anchieta, falando tupiguarani 25e viajando por toda aquela costa, foi crucial para ganhar a confiana dos ndios, e, aps muitos incidentes, estabeleceu-se a paz entre tamoios, tupinambs e portugueses. Nessa poca, Anchieta escreveu o "Poema em Louvor Virgem Maria", com 5.732 versos, alguns dos quais traados nas areias das praias. Em 1565, entrou com Estcio de S na baa de Guanabara, onde estabeleceram os fundamentos do que viria a ser a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro.

Texto 3

Padre Ferno Cardim

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala Introduo histria da sociedade colonial no Brasil Formao da Famlia Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Ed., 1993, 20 ed.

certo que o Padre Ferno Cardim, nos seus Tratados, est sempre a falar da fartura de carne, de aves e at de frutas com que foi recebido por toda parte no Brasil do sc. XVI, entre os homens ricos e os colgios de padres. Mas de Cardim deve-se tomar em considerao o seu carter de padre visitador, recebido nos engenhos e colgios com festas e jantares excepcionais. Era um personagem a quem todo agrado que fizessem os colonos era pouco: a boa impresso que lhe causassem a mesa farta e os leitos macios dos grandes senhores de escravos talvez atenuasse a pssima, a vida dissoluta que todos eles levavam nos engenhos de acar: os peccados que se comettem nelles (nos engenhos) no tem conta: quase todos andam amancebados por causa das muitas 10occasioes; bem cheio de peccados via esse doce por que tanto fazem; grande a peciencia de Deus que tanto soffre.
5

Texto 4

Retirantes da educao

MARCH, Rodrigo. Retirantes da educao. Caderno Boa Chance: O GLOBO, 10 de maio de 2009.

Irinilda da Silva, de 31 anos, deixou de amamentar a filha, de quatro meses, que ficou em casa com o pai. Robria Gomes, de 36, viajou grvida e seu beb, Joo Vtor, nasceu na quinta-feira passada, no Hospital Central do Exrcito, em Benfica. As duas so retirantes da educao: integram um grupo de 12 professores do Acre que cruzou 4.521 quilmetros de 5 Brasil, superando uma srie de dificuldades, para fazer uma ps-graduao. Um exemplo das barreiras de qualificao profissional no pas. Hoje, 53% dos cursos de mestrado e doutorado esto no Sudeste; s 3,8% na Regio Norte, a de menor cobertura. Eles esto aproveitando um convnio firmado entre a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niteri. Onze fazem mestrado e uma, 10doutorado. Todos em educao mesmo as faculdades particulares do Acre no tm curso de ps-graduao nessa rea. Nove deles dividem a mesma casa em So Domingos, Niteri, como num Big Brother, s que sem conforto algum. Para se ter uma ideia, a TV foi emprestada por uma colega de curso, e quase todos dormem em

colchonetes. Apesar da proximidade Faculdade de Educao da UFF, s andam em grupos: por insegurana, sensao que ainda 15no tinham experimentado. O priplo deles comeou antes mesmo de a parceria com a UFF ser fechada, j que eles j tinham tentado convnios com outras instituies, mas que no possuam cursos com nota cinco de avaliao, uma determinao da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES), da qual so bolsistas. Foram oferecidas 15 vagas no mestrado, porm, 20dos 19 inscritos, s 11 foram aprovados. No doutorado, apenas trs se inscreveram, mas s uma passou na seleo. A dificuldade seguinte foi encontrar uma casa para alugar em Niteri. A professora de letras Smia El-Hassani, de 46 anos, veio 15 dias antes para tentar resolver o problema. O marido dela, Dalbi Dvila, tambm de letras e faz o mestrado. Trouxeram os filhos, que foram 25matriculados numa escola. Niteri no aluga imvel por temporada, pelo menos na rea do Centro e da Zona Sul observa Smia, que tambm achou os preos altssimos. Com muito custo e tambm por falta de opo , eles conseguiram uma casa que estava venda, mas que sequer tinha torneiras. O dono aceitou fazer um contrato de trs meses 30com pagamento antecipado de R$ 6.800,00 enquanto no acha um comprador. Mas eles vo precisar renovar por mais um ms, j que estaro na cidade at 17 de julho no segundo semestre, os professores da UFF vo ao Acre dar as aulas, sendo que ano que vem, o vaivm se repete, pois o curso de mestrado de dois anos.

59 - (IME RJ/2010) Acerca dos sujeitos dos verbos entrou e estabeleceram presentes em:

Em 1565, entrou com Estcio de S na baa de Guanabara, onde estabeleceram os fundamentos do que viria a ser a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro. (ref. 25).

Podemos afirmar que

a) so respectivamente a cidade do Rio de Janeiro e a baa da Guanabara. b) Nbrega o sujeito da forma verbal entrou; Nbrega e Estcio de S, da forma verbal estabeleceram. c) Anchieta o sujeito da forma verbal entrou; Anchieta e Estcio de S, da forma verbal estabeleceram.

d) Nbrega sujeito da forma verbal entrou; Anchieta, Nbrega e Duarte da Costa da forma verbal estabeleceram. e) no existem: so oraes sem sujeito.

Gab: C

TEXTO: 38 - Comum questo: 60

Ao entardecer

A chuva bate nas costas desnudas dos pescadores a puxarem os cabos da rede do arrasto. Alguns veranistas abrigam-se sob improvisados guarda-chuvas. As crianas entram no mar, cercam a rede e recolhem os peixes que escapam das malhas; misturamse: crianas, peixes e gua. Os pescadores andam de costas, em gritos e risos, num cdigo s deles, corpo 5 arcado para trs, calcanhares se firmando na areia, a cada passada. Ignoram o vozerio dos espectadores que se agrupam, em prvia disputa. Me reserva uma pescadinha, Z. Que vier de lula eu fico.
10

Olha uma raia. Como d raia, hein? Diz que tem quem come elas, que tu achas?

A rede na beira da praia, o pedido: Pra trs, faz favor! Os pescadores se juntam, redobram esforos. O tropeo dos veranistas, a disputa pela minguada colheita, a bulha das crianas, recolhendo sardinhas que lhes escapam das mos, o ploc-ploc dos peixes se debatendo na areia.
15

No esquece eu, Z! todos so Z.

At Onofre, durante dcadas vigia de pesca ele preferia olheiro, estava mais de ajuste com sua funo o melhor das praias todas da Ilha, o que diziam. Ele no carecia subir no costo ou se esticar na ponta dos ps, largando os olhos inquietos pela extenso do mar, em busca das manchas reveladoras.
20

(...)

O olheiro sorri. Qu! Seu amigo Franklin deve estar contando suas histrias fantsticas para aquela a quem rendia homenagens: Nossa Senhora do Desterro.

Maria de Lourdes Krieger, em 13 Cascaes, p. 65.

60 - (UDESC SC/2010) Assinale a alternativa na qual o termo sublinhado exerce a funo de sujeito sinttico na orao.

a) Me reserva uma pescadinha, Z. (ref. 5) b) Diz que tem quem come elas, (ref. 10) c) Ignoram o vozerio dos espectadores. (ref. 5) d) Olha uma raia. (ref. 10) e) Que vier de lula eu fico. (ref. 5)

Gab: E

TEXTO: 39 - Comum questo: 61

Um debate sobre a diversidade na escola reuniu alguns, dos maiores nomes da educao mundial na atualidade.

Carlos Alberto Torres

O tema da diversidade tem a ver com o tema identidade. Portanto, 2quando voc discute diversidade, um tema que cabe muito no 3pensamento ps-modernista, est discutindo o tema da 4diversidade no s em ideias contrapostas, mas tambm em 5identidades que se mexem, que se juntam em uma s pessoa. E 6este um processo de aprendizagem. Uma

segunda afirmao 7que a diversidade est relacionada com a questo da educao 8e do poder. Se a diversidade fosse a simples descrio 9demogrfica da realidade e a realidade fosse uma boa articulao 10dessa descrio demogrfica em termos de constante articulao 11democrtica, voc no sentiria muito a presena do tema 12diversidade neste instante. H o termo diversidade porque h 13uma diversidade que implica o uso e o abuso de poder, de uma 14perspectiva tica, religiosa, de raa, de classe. [...]

Rosa Maria Torres

15

O tema da diversidade, como tantos outros, hoje em dia, abre 16muitas verses possveis de projeto educativo e de projeto 17poltico e social. uma bandeira pela qual temos que reivindicar, 18e pela qual temos reivindicado h muitos anos, a necessidade 19de reconhecer que h distines, grupos, valores distintos, e 20que a escola deve adequar-se s necessidades de cada grupo. 21Porm, o tema da diversidade tambm pode dar lugar a uma 22srie de coisas indesejadas. [...] Adaptado da Revista Ptio, Diversidade na educao: limites e possibilidades. Ano V, n 20, fev./abr. 2002, p. 29.

61 - (UEPB/2010) No fragmento *...+ est discutindo o tema da diversidade no s em ideias contrapostas, mas tambm em identidades que se mexem, que se juntam em uma s pessoa. (refs. 35), pode-se concluir que

( ) a expresso no s *...+ mas tambm apresenta um acrscimo na direo argumentativa do texto, funcionando como pista para o que o autor quer dizer. ( ) o sujeito de est discutindo *...+ em identidades est indeterminado na orao e interfere no sentido do texto. ( ) as expresses *...+ que se mexem, que se juntam *...+, alm de exercerem uma funo sinttica oracional, desempenham tambm uma funo discursiva na sequncia do texto.

Analise as proposies acima, e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, e marque a alternativa CORRETA.

a) F V F b) V V F c) V F V d) V F F e) F F V

Gab: C

TEXTO: 40 - Comum questo: 62

Captulo XXII

A grande priso de Bagd tinha o aspecto de uma fortaleza persa ou chinesa. Atravessava-se, ao entrar, pequeno ptio em cujo centro se via o famoso Poo da Esperana. Era ali que o condenado, ao ouvir a sentena, deixava cair, para sempre, todas as esperanas de salvao. Ningum poder imaginar a vida de sofrimentos e misrias daqueles que eram atirados ao 5fundo das masmorras da gloriosa cidade rabe. A cela em que se achava o infeliz Sanadique estava localizada na parte baixa da priso. Chegamos ao horripilante subterrneo do presdio guiados pelo carcereiro e auxiliados por dois guardas. Um escravo nbio, agigantado, conduzia o grande archote cuja luz nos permitia observar todos os recantos da priso. Depois de percorrermos um corredor estreito, que mal dava passagem a um homem, descemos uma escadaria mida e escura. No fundo do subterrneo achava-se o pequeno calabouo onde fora encarcerado Sanadique. Ali no entrava a mais tnue rstia de luz. O ar pesado e ftido mal se podia respirar, sem nuseas e tonteiras. O cho estava coberto de uma camada de lama ptrida e no havia entre as quatro paredes nenhuma pea ou catre de que se pudesse servir o condenado.
10

luz do archote que o hercleo nbio erguia, vimos o desventurado Sanadique, seminu, a barba espessa e emaranhada, os cabelos em desalinho a lhe carem pelos ombros, sentado sobre uma laje, as mos e os ps presos a correntes de ferro. TAHAN, Malba. O homem que calculava. 46 ed. Rio de Janeiro: Record, 1990, p. 125.

15

62 - (UDESC SC/2010) Analise as proposies extradas do texto, em relao s regras formais do sujeito sinttico.

I.

Em Ali no entrava a mais tnue rstia de luz (ref.10), o termo sublinhado exerce a funo de sujeito da orao. II. Em A grande priso de Bagd tinha o aspecto de uma fortaleza (ref.1), o termo destacado constitui o ncleo do sujeito. III. Em no havia entre as quatro paredes nenhuma pea (ref.10), o termo destacado exerce a funo de sujeito da orao. IV. Em Ningum poder imaginar a vida (ref.1), o sujeito inexistente.

Assinale a alternativa correta.

a) b) c) d) e)

Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. Somente a afirmativa I verdadeira. Somente a afirmativa III verdadeira. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. Todas as afirmativas so verdadeiras.

Gab: B

TEXTO: 41 - Comum questo: 63

Considere uma passagem do livro Palhaos, do docente e pesquisador da UNESP Mario Fernando Bolognesi:

[...] O circo a exposio do corpo humano em seus limites biolgico e social. O espetculo fundamenta-se na relao do homem com a natureza, expondo a dominao e a superao humanas. O adestramento de feras demonstrao do controle do homem sobre o mundo natural, confirmando, assim, a sua superioridade sobre as demais espcies animais. Acrobacias, malabarismos, equilibrismos e ilusionismos diversos deixam evidente a capacidade humana de superao de seus prprios limites. Mas, ao apresentar espetacularmente a superao, terminam por confirmar a contingncia natural da existncia, expressa na sublimidade do corpo altivo, distante do cotidiano. Os riscos dos artistas circenses so reais, dentro do contexto espetaculoso de cada funo. No espetculo, os artistas no apresentam interioridades; eles so puro corpo exteriorizado, sublime ou grotesco, que se realiza e se extingue na dimenso mesma do seu gesto. Eles no so atores a interpretar um outro, uma realidade externa e distante. O espetculo, assim, se aproxima de um ritual que se repete e que evidencia a possibilidade concreta de fracasso. A emoo da plateia ento oscila entre uma possvel frustrao diante do malogro do acrobata e a sugesto de superao de limites presente a cada nmero. Um trapezista pode cair, como acontece vez ou outra. Por isso o pblico no afasta o olhar das evolues areas. Estabelece-se, assim, uma relao ritualstica que encontra eco, em ltima instncia, nas estruturas coletivas de sobrevivncia e necessidade de transposio dos percalos do cotidiano. Se o artista falha, ele aplaudido porque ao menos tentou. Ele ousou, e isso j o bastante para impulsionar a fantasia coletiva da superao. Os nmeros cmicos, por sua vez, ao explorar os esteretipos e situaes extremas, evidenciam os limites psicolgicos e sociais do existir. Eles trabalham, no plano simblico, com tipos que no deixam de ser mscaras sociais biologicamente determinadas (os palhaos so desajeitados, lerdos, fisicamente deformados, estpidos etc.). Esses limites se revelam com o riso espontneo que escancara as estreitas fronteiras do social. Quando os palhaos entram no picadeiro, o olhar espetaculoso se desloca objetivamente para a realidade diria da plateia. [...] [...] O movimento de superao da natureza e a possibilidade (quando no a capacidade) de subjugar as limitaes biolgicas e de criticar as mscaras sociais garantem a legitimidade do exerccio do sonho. Est aberto, no espetculo de circo, o terreno da utopia. (Mario Fernando Bolognesi. Palhaos. So Paulo: Editora da Unesp, 2003.)

63 - (UNESP SP/2010) Est aberto, no espetculo de circo, o terreno da utopia.

Na orao, o terreno da utopia exerce a funo sinttica de:

a) b) c) d) e)

objeto direto. complemento nominal. sujeito. predicativo do sujeito. predicativo do objeto.

Gab: C

TEXTO: 42 - Comum questo: 64

Os meninos-lobo Cludio de Moura Castro

No velho conto de Rudyard Kipling Mogli, o Menino-Lobo, o autor descreve 2uma criana que, adotada por uma loba, cresce sem jamais haver usado uma s 3palavra humana, at ser encontrada e se integrar sociedade. O conto 4atraente, mas cientificamente absurdo. Porm, houve outros casos, 5supostamente reais, de crianas criadas por animais. E tambm casos reais 6(at recentes) de crianas que cresceram isoladas e sem oportunidades 7de aprender a falar. Faz tempo, meninos-lobo e outros jovens criados sem interao 9humana despertaram o interesse da psicologia cognitiva e da lingustica. 10A razo que seriam um experimento natural que permitiria responder a 11uma pergunta crucial: esses jovens, sem conhecer palavras, poderiam pensar 12como os demais humanos?
8

A questo em pauta era decidir se pensamos porque temos palavras ou se seria possvel pensar sem 14elas. Como os meninos-lobo no conheciam palavras, se podiam pensar, teria de ser sem elas. Nos 15diferentes casos de crianas criadas em isolamento, ficou clara a enorme dificuldade de ajustamento que 16elas encontraram ao ser reabsorvidas pela sociedade. Muitas jamais se ajustaram, fosse pelo trauma do 17 isolamento, fosse pela impossibilidade de pensar humanamente sem palavras. Mas o fato que no 18desenvolveram um raciocnio (abstrato) classicamente humano. O interesse pelos meninos-lobo feneceu. Mas se aprendeu muito desde ento, e hoje no se acredita 20que o pensamento sem palavras seja possvel pelo menos, o pensamento simblico que a marca dos 21seres humanos. Ou seja, Mogli no seria capaz de pensar. "Vivemos em um mundo de palavras", diz o celebrado antroplogo Richard Leakey. Nossos 23pensamentos, o mundo de nossa imaginao, nossas comunicaes e nossa rica cultura so tecidos nos 24teares da linguagem... A linguagem o nosso meio... a linguagem que separa os humanos do resto da 25natureza. Para o neuropaleontlogo Harry Jerison, precisamos de um crebro grande (trs vezes maior do 26que o de outros primatas) para lidar com as exigncias da linguagem. Portanto, se pensamos com palavras e com as conexes entre elas, a nossa capacidade de usar 28palavras tem muito a ver com a nossa capacidade de pensar. Dito de outra forma, pensar bem o resultado 29de saber lidar com palavras e com a sintaxe que conecta uma com a outra. O psiclogo Howard Gardner, 30com sua tese sobre as mltiplas inteligncias, talvez diga que Garrincha tinha uma "inteligncia 31futebolstica" que no transitava por palavras. Mas grande parte do nosso mundo moderno requer a 32 inteligncia que se estrutura por intermdio das palavras. Quem no aprendeu bem a usar palavras no sabe 33pensar. No limite, quem sabe poucas palavras ou as usa mal tem um pensamento encolhido. Talvez veredicto mais brutal sobre o assunto tenha sido oferecido pelo filsofo Ludwig Wittgenstein: 35"Os limites da minha linguagem so tambm os limites do meu pensamento". Simplificando um pouco, o 36bem pensar quase que se confunde com a competncia de bem usar as palavras. Nesse particular no temos 37dvidas: a educao tem muitssimo a ver com o desenvolvimento da nossa capacidade de usar a linguagem. 38 Portanto, o bom ensino tem como alvo nmero 1 a competncia lingustica. Pelos testes do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), na 4 srie 50% dos 40brasileiros so funcionalmente analfabetos. Segundo o Programa Internacional de Avaliao de Alunos 41(Pisa), a capacidade lingustica do aluno brasileiro corresponde de um europeu com quatro anos a menos 42de escolaridade. Sendo assim, o nosso processo educativo deve se preocupar centralmente com as falhas na 43capacidade de compreenso e expresso verbal dos alunos. Ao estudar a Inconfidncia Mineira, a teoria da evoluo das espcies ou os afluentes do Amazonas, 45o aprendizado mais importante se d no manejo da lngua. ler com
44 39 34 27 22 19

13

fluncia e entender o que est escrito. 46 expressar-se por escrito com preciso e elegncia. transitar na relao rigorosa entre palavras e 47significados. No conto, Mogli se ajustou vida civilizada. Infelizmente para ns, Kipling estava cientificamente 49errado. Nossa juventude estar mal preparada para a sociedade civilizada se insistirmos em uma educao 50que produz uma competncia lingustica pouco melhor do que a de meninos-lobo. Revista VEJA, 8 de junho de 2008.
48

64 - (UNIMONTES MG/2010) Marque a nica alternativa em que o pronome se indica indeterminao do sujeito.

a) ... o aprendizado mais importante se d no manejo da lngua. (ref. 45) b) Mas grande parte do nosso mundo moderno requer a inteligncia que se estrutura por intermdio das palavras. (refs. 31-32) c) Mas se aprendeu muito desde ento... (ref. 19) d) Simplificando um pouco, o bem pensar quase que se confunde com a competncia de bem usar as palavras. (ref. 35-36)

Gab: C

Anda mungkin juga menyukai