Anda di halaman 1dari 2

A academia e a diviso social do trabalho na enfermagem no setor pblico: aprofundam ento ou superao?

Resenha de Saverio Gagliardi Autores Yasmin Lilla Veronica Bujdoso Carla Andrea Trap rica Gomes Pereira Cssia Baldini Soares Cincia & Sade Coletiva, 12(5):1363-1374, 2007 Introduo Trabalho vivo, dimenso anmico-pessoal, (que se contrape ao trabalho-morto do homem mquina) Merhy: "o trabalho vivo se refere ao trabalho em ato", "no momento do cuidado". Diviso social na Sade: prtica hegemnica do trabalho mdico X demais prticas enfermeiro (intelectual) X enfermagem (manual) outras prticas: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapeuta, etc., dividem o trabalho intelectual com a medicina Essa diviso dificulta o trabalho vivo Articular estudos recentes com objeto em vrios aspectos do processo de trabalho: assistncia, ensino e pesquisa em enfermagem, o papel da academia. A diviso social do trabalho No capitalismo mediaes de 1 ordem subordinam-se s de 2 ordem, a reproduo do capital uz a separao do trabalhador dos meios de produo, natureza, processo de trabalho, con dies de produo e produtos. O valor de troca prepondera sobre o valor de uso e a mais valia flui para o capitalista. A diviso pormenorizada do trabalho transforma o trabalhador em especialista em um a pequena parte do processo. A ideologia da competncia tcnico-cientfica legitima a diviso social do trabalho (com o se fosse diviso tcnica do trabalho) e se propaga nos servios pblicos, escolas, hos pitais, universidades, etc. O que permite ainda uma "dimenso ilusria imprescindvel" aos portadores de conhecimento pauperizados, para afast-los da conscincia "proletr ia" : a identificao de classe decorre do fazer objetivo e do fazer de conta simblic o. Metodologia Meta-anlise qualitativa de 3 pesquisas: demarcar tendncias 1) Qualitativa, com 18 mestrandos (em enfermagem) e 6 orientadores, entr e 2001 e 2003, com foco no stress dos mestrandos 2) reviso bibliogrfica de 46 relatos de experincia educativa de enfermeiros brasileiros. autoria de enfermeiros, descrio de processo educativo em sade realiza do em unidades bsicas de sade ou em instituies sociais do territrio 3) pesquisa qualitativa em 4 UBS tendo como sujeitos 39 ACS. O foco foi a prtica educativa dos ACS

Resultados 1) No produz crticas diviso social do trabalho. Os mestrandos mantm indefini de papel na equipe, que se desdobra em seu trabalho de pesquisa. Instituies pblicas , jovens, trabalham em hospital. Adequar o objeto e metodologia para se adequare m linha do orientador. A presso dos rgos de avaliao sobre os orientadores / prazos / perda de tempo. Enfermeiro operacional em busca de autonomia. Mestrado como sada da assistncia. Espao de discusso e fuga. Legitimao do saber. A idealizao do espao u sitrio e a constatao de que " como l fora." 2) Experincias educativas: planejadas pelos "docentes" e bem menos pelos

"alunos" e "trabalhadores". Incorporao de saberes tcnicos: saber operante / instrum ental. A assistncia no tem sido a geradora do trabalho educativo, mas a "educao". Meios e instrumentos utilizados de modo fragmentado, no levando abstrao. 3) A pratica dos ACS no permite abstrao quanto ao objeto, instrumentos, pro cesso: executam tarefas sem respaldo para transformao da realidade. Alienao, impotnci a. A populao coloca a responsabilidade da resoluo dos problemas sociais para o ACS. Problemas privados. A proximidade estende o compromisso alm do horrio de trabalho. As dificuldades no so percebidas como subproduto das contradies do objeto do trabal ho / capacitao. Os ACS querem se apropriar mais de ferramentas assistenciais do qu e polticas. Sentem falta de apoio, percebem condutas no alinhadas s suas pelos outr os profissionais de sade e sentem insegurana quanto continuidade da estratgia. Sent e limite impreciso entre sua atuao enquanto sociedade ou estado. um benfeitor.

Discusso Nos tres casos os trabalhadores no se apropriam do objeto do trabalho. O setor tercirio se presta ao consumo dos produtos e insumos produzidos pelo setor secundrio. A qualidade, ineditismo, seriedade, funcionalidade da produo universitria se perde com o isolamento, dependncia, esgotamento do projeto para o pas. "Buarqu e, analisando teses brasileiras observa repetio de temas e respostas, com variaes em pequenos detalhes. Nos relatos de atividades educativas h separao do pensar e faze r para os ACS e professores e alunos, apenas os ps graduandos participam dos dois processos. A diviso tcnica do trabalho no independente da diviso social do trabalho, e se reproduz autoritariamente. A "universidade operacional" enquadra a produo / rep roduo dos saberes. O parmetro produtivista dos orientadores enquadra a produo acadmic . Os enfermeiros (de)formados na universidade operacional vo reproduzir essa lgica em suas prticas e com os ACS. Fetiches do mestrando: ttulo, do enfermeiro: "ferramentas emancipatrias" , do ACS: encaminhamento para consultas mdicas. A construo de grupos de discusso: ACS, profissionais de sade e na universida de apontada como estratgia de apoio. Aprimoramento profissional tambm apontado. Atualmente a dimenso cuidadora multiprofissional subordinada subsumida lgi ca do consumo dos produtos da indstria da sade.

Consideraes finais A diviso entre o trabalho intelectual e manual no setor secundrio encontra no toyotismo resposta ao taylorismo. Polivalncia e controle de qualidade. A cont ra-reforma do estado brasileiro traz essas inovaes de Gesto pela qualidade para as OS. No entanto aprofundam a diviso entre intelectual e manual. A enfermagem pode focar o trabalho vivo como resposta e esse dilema atual. A transformao pode se dar pela apropriao dos objetos, finalidade e instrumen tos da sade e educao pelos sujeitos, ultrapassando as dimenses tcnica e biolgica e al anando a dimenso poltica. Educao permanente como estratgia de formao. No privati versidades pblicas. Contato precoce dos estudantes com os servios de sade do SUS.

Anda mungkin juga menyukai