Anda di halaman 1dari 12

0

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CINCIAS TECNOLOGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

THAMARA LAIS BUDAL

ARQUITETURA E CONFORTO AMBIENTAL


- Influncia do clima nas edificaes -

BLUMENAU 2011

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CINCIAS TECNOLOGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

THAMARA LAIS BUDAL

ARQUITETURA E CONFORTO AMBIENTAL - Influncia do clima nas edificaes -

Trabalho a ser apresentado disciplina de Arquitetura e Conforto Ambiental, do curso de Engenharia Civil, da rea das Cincias Tecnolgicas, da Universidade Regional de Blumenau. Professor: Jose Rodrigues da Silva Neto

BLUMENAU 2011

LISTA DE IMAGENS

Imagem 01 ..................................................................................................................6 Imagem 02...................................................................................................................6 Imagem 03 ..................................................................................................................7 Imagem 04 ..................................................................................................................7 Imagem 05 ..................................................................................................................8 Imagem 06 ..................................................................................................................8

SUMRIO

INTRODUO.............................................................................................................4 1 INFLUENCIA DO CLIMA NAS EDIFICAES......................................................5 CONCLUSO............................................................................................................10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................................................11

INTRODUO

Neste trabalho demonstrar-se-, por meio de imagens, plantas baixas e ilustraes, a importncia das diferentes caractersticas climticas do globo para um projeto arquitetnico. Com este objetivo, ser escolhido um projeto j executado, em uma regio de zona tropical, como alvo de comentrios que enfatizem as melhores estratgias na elaborao de uma edificao. Estratgias estas, que visem qualidade de vida e o conforto de seus futuros moradores.

1 INFLUENCIA DO CLIMA NAS EDIFICAES Durante o desenvolvimento da arquitetura na histria dos seres humanos, verificou-se uma preocupao com a execuo de suas moradias, em funo do clima aonde se vivia. Esta preocupao se mostra imprescindvel sobrevivncia das espcies, pois, como exemplo, quando se mora numa regio perto dos plos extremamente necessrio proteger-se do frio. Levando estes fatos em considerao e sabendo que cada regio do globo possui diferentes caractersticas, neste trabalho demonstraremos a sublime importncia destas caractersticas climticas para a elaborao de um projeto arquitetnico. Fazendo uso de ilustraes e plantas baixas, props-se enfatizar as melhores estratgias na elaborao de uma edificao para uma dada regio. A escolha pela regio a ser estudada se deu pela localizao da universidade, que se encontra no Sul do Brasil, nas chamadas zonas tropicais, possuindo um clima quente e mido, tpico dessas regies. A qual se caracteriza pela pequena variao de temperatura durante o dia e a noite, pelos altos nveis de umidade e precipitao de chuvas, intensa radiao difusa e luminosidade e cu tipicamente encoberto por nuvens. Em decorrncia destes efeitos climticos, profissionais ligados a esta rea elaboraram estratgias, ao longo da histria da Construo Civil, para adequar as edificaes a estas caractersticas, sempre focando na qualidade de vida e no conforto dos futuros moradores. Citam-se como as principais estratgias de projeto, para climas quentes e midos, as seguintes: As construes devem evitar ganhos de calor proveniente da radiao solar enquanto dissipam o calor produzido internamente; O resfriamento a principal meta do projeto; O conforto trmico nas construes depende em alto grau do movimento do ar e da preveno de ganhos de calor; Portanto, com intuito de evidenciar estas estratgias em edificaes cotidianas, selecionou-se o projeto arquitetnico da Casa J de Eiji Hayakawa e Marcos Takiguthi em Araoiaba da Serra, interior de So Paulo. Este projeto j foi executado e ser utilizado neste trabalho para exemplificar as estratgias propostas, por meio de imagens e comentrios.

Imagem 01: vista frontal da residncia.

Imagem 02: vista do muro com perfuraes regulares. Na fachada da casa, exposta pelas imagens 01 e 02, evidencia-se que o chamado ptio da tarde delimitado por um muro curvilneo, o qual possui discretas perfuraes regulares para a troca de luz entre o interior e o exterior e, ao mesmo tempo, permitindo a passagem de ventilao.

Imagem 03: vista lateral da residncia.

Imagem 04: projeo da laje. Verifica-se nas ilustraes 03 e 04, que a projeo da laje resulta em uma varanda com amplo sombreamento no espao externo da casa e, alm disso, podese observar o recuo das superfcies verticais a fim de proteg-las da intensa radiao solar e do calor. possvel tambm, verificar que h grandes aberturas, as quais so protegidas apenas por painis de vidro, com intuito de acentuar a movimentao do ar e permitindo a passagem de luminosidade.

Imagem 05: rea de lazer no exterior da casa. Na imagem 05, tambm se evidencia o exterior da residncia, no qual se vem ptios com grandes rvores, estas que servem tanto para a criao de sombras quanto para a manuteno de altas taxas de velocidades do ar.

Imagem 06: planta baixa arquitetnica. Nesta planta, observa-se a existncia de dois grandes ptios, da manh (nmero 14, a leste da edificao) e da tarde (nmero 7, a oeste da edificao).

Estes proporcionam grande integrao interior/exterior, ou, como cita o prprio autor do projeto Eiji Hayakawa, ocorre uma ntima relao do edifcio com o ambiente natural envoltrio.

10

CONCLUSO

Atravs desta pesquisa sobre a influncia das caractersticas climticas em edificaes, concluiu-se que para o projeto e a construo de qualquer obra, extremamente necessria a anlise climtica da regio onde ela se localizar. Esta anlise tem por objetivo proporcionar conforto e qualidade de vida aos habitantes e, a partir dela, se estudam estratgias que adqem estas edificaes a cada regio do globo.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

NETO, Jos Rodrigues da Silva. Notas de aula de Arquitetura e Conforto Ambiental. Blumenau: FURB. Material do AVA.

Anda mungkin juga menyukai