Anda di halaman 1dari 4

CIMENTAO1 Ellen Ktilen Franco de Oliveira2; Franklin Silva Mendes3.

INTRODUO

Aps a descida da coluna de revestimento, geralmente o espao anular entre a tubulao de revestimento e as paredes do poo preenchido com cimento, de modo a fixar a tubulao e evitar que haja migrao de fluidos. Cimentao o preenchimento do espao anular com cimento com o objetivo de fixar a tubulao e evitar que haja migrao de fluidos entre as diversas zonas permeveis atravessadas pelo poo, por detrs do revestimento. A cimentao do espao anular realizada, basicamente, mediante o bombeio de pasta de cimento e gua, que deslocada atravs da prpria tubulao de revestimento. Aps o endurecimento da pasta, o cimento deve ficar fortemente aderido superfcie externa do revestimento e parede do poo.

OBJETIVOS Conceituar cimento; Identificar os tipos de cimento; Demonstrar como feita a cimentao; Identificar os tipos de cimentao.

CIMENTO

Cimento um aglomerante hidrulico que endurece e desenvolve resistncia compressiva quando hidratado. O Instituto Americano de Petrleo (API) em sua RP 10 B classificou o cimento para poos de petrleo em oito classes, que so: classe A, classe B, classe C, classe D, classe E, classe F e classe G e H.

1 2

Tema do trabalho de Intervenes em poos. Aluna do curso de petrleo e gs da UNP-Mossor, da turma 5MA. 3 Professor de Intervenes em poos, do curso de CST em Petrleo e Gs da UNP.

Existem dois tipos de cimento atualmente utilizados, que so Portland CPP (classe G) e o Portland comum, sendo que este ltimo de uso restrito, sendo empregado apenas nas cimentaes terrestres at a profundidade de 700 m. CIMENTO PORTLAND CPP (CLASSE G) De acordo com a norma NBR-9831/93, o cimento classe G definido como: Aglomerante hidrulico obtido pela moagem do clnquer Portland, constitudo em sua maior parte por silicatos de clcio hidratado e que apresenta caractersticas essenciais para uso em poos petrolferos at a profundidade de 2.440 m, assim como produzido. A nica adio permitida neste cimento a do gesso (CaSO4 - 2H2O) durante a moagem. Em sua fabricao segue-se a seguinte ordem: 1) Matrias-primas - Calcrio + argila + pequena quantidade de ferro e alumnio; 2) Britador primrio + moinho de bolas - Pulverizao e homogeneizao do material FARINHA; 3) Pr-aquecimento; 4) Forno Rotativo - 2600-3000 oF; 5) Resfriamento - CLNQUER (material pelotizado); 6) Moinho de bolas - Pulverizao + Adio de gesso (conferir resistncia compressiva inicial) - Produto final. O cimento pode ser fabricado basicamente por dois Processos: via seca ou via mida. Nestes processos os materiais so extrados das minas e britados de forma mais ou menos parecida, com diferenas no processo de moagem, mistura e queima. Porm dos dois mtodos produz-se clnquer e o cimento final idntico. Na sua hidratao com a gua, o principal produto da reao o tobermorite gel (3CaO.2SiO2.3H2O) e suas principais caractersticas so: Partculas finas; Alta rea superficial; Alta fora de atrao entre partculas e outros cristais; Baixa porosidade e permeabilidade.

Na especificao API leva em considerao requisitos qumicos (finura, teor de componentes qumicos, etc.) e requisitos fsicos (tempo de espessamento, resistncia compresso, teor de gua livre, reologia, etc.).

TIPOS DE CIMENTAO Cimentao primria a cimentao principal realizada logo aps a descida de cada coluna de revestimento no poo. Seu objetivo basicamente preencher o espao anular de modo a se obter fixao e vedao eficiente e permanente deste espao. Cimentao secundria Operao que consiste em comprimir uma pasta de cimento (Squeeze) nos canhoneados do revestimento e/ou em canais formados pela m cimentao. Apresentando os seguintes objetivos: Corrigir falhas da cimentao primria - problemas de canalizao - mais difcil que a cimentao primria; Eliminar a entrada de gua de uma zona indesejvel; Isolamento de canhoneado; Reduzir a RGO atravs do isolamento da zona de gs adjacente a zona de leo; Abandonar zonas depletadas; Reparar vazamentos na coluna de revestimento.

Pasta de cimento uma mistura de cimento, gua e aditivos qumicos com a finalidade de obter propriedades fsicas e qumicas, destinadas operao de cimentao em poos petrolferos. Suas principais funes so: Prover o isolamento hidrulico entre as diferentes zonas permeveis; Fixar a coluna de revestimento formao; Suportar o peso da coluna de revestimento aps a pega; Proteger o revestimento contra fluidos agressivos.

gua de mistura Chamamos gua de mistura, a gua com os aditivos na qual ser misturado o

cimento, ela deve est fria (temperatura ambiente) e isenta de matria orgnica. Alm disso, a mistura do cimento pode ser: contnua ou pr-misturada. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Etapas de uma operao de cimentao Circulao; Teste de linhas; Injeo de colcho lavadores / espaadores; Mistura e injeo da pasta; Liberao do tampo de topo (plug); Deslocamento da pasta.

CONCLUSO

A cimentao realizada basicamente pelo bombeio de pasta de cimento e gua atravs dos tubos de revestimento. Alm disso, ele serve para formar um tampo de selo no fundo do poo ou para corrigir desvios do poo durante a perfurao. Segundo a Associao Brasileira de Cimento, cimento pode ser definido como um p fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ao de gua. Ele deve estar fortemente aderido a superfcie externa e as paredes do poo para evitar que ocorra a comunicao no desejada das diversas zonas permeveis do poo, que em alguns casos pode resultar em danos ecolgicos indesejveis. O cimento Portland, o principal cimento utilizado nestas operaes, resulta da moagem de um produto denominado clnquer, obtido pelo cozimento at a fuso incipiente da mistura de calcrio e argila convenientemente dosada e homogeneizada, qual adicionada pequena quantidade de gesso. Antes das pastas de cimento serem colocadas no poo elas devem ser testadas conforme procedimentos padronizados pela indstria do petrleo.

REFERNCIAS

BELM, Francisco Aldemir Teles. Cimentao. Curso de Especializao em Engenharia de Petrleo. 25 pginas.

Anda mungkin juga menyukai