Anda di halaman 1dari 13

A presente obra antes um ramalhete constitudo de trs preciosas flores espirituais, que so os livrinhos Aos Ps do Mestre, de Alcione (J.

. Krishnamurti), Despertai, Filhos da Luz!, de dois trabalhadores annimos, e O Que Devemos Ensinar, de C. Jinarajadasa.

AOS PS DO MESTRE
por ALCIONE (J. KRISHNAMURTI) PRLOGO Como mais idosa, foi-me dado o privilgio de escrever algumas palavras de introduo a este livrinho, o primeiro escrito por um irmo mais jovem no corpo, mas no na alma. Os ensinamentos nele contidos lhe foram dados por seu Mestre ao prepar-lo para a Iniciao, e foram por ele escritos de memria, lenta e laboriosamente, pois o seu ingls no ano anterior era muito menos fluente do que hoje. , na maior parte, a reproduo das prprias palavras do Mestre; e o que no reproduo verbal, o pensamento do Mestre vestido com as palavras do Discpulo. Duas frases omitidas foram restabelecidas pelo Mestre. Em dois outros casos uma palavra esquecida foi adicionada. Afora isto, inteiramente do prprio Alcione e a sua primeira ddiva ao mundo. Que ela ajude tanto aos outros, quanto a ele auxiliaram os ensinamentos orais, tal a esperana com que n-la d. Porm, os ensinamentos s podem dar frutos se ns os vivermos, como Alcione os tem vivido desde que saram dos lbios do Mestre. Se o exemplo for seguido tanto quanto o preceito, ento abrir-se- para o leitor, como aconteceu ao escritor, o grande Portal, e os seus ps trilharo a Senda. Annie Besant AOS QUE BATEM... Do irreal conduz-me ao Real. Das trevas conduz-me Luz. Da morte conduz-me Imortalidade ** ** ** PREFCIO Minhas no so estas palavras e sim do Mestre que me instruiu. Sem Ele nada poderia ter feito, porm, com o Seu auxlio, comecei a trilhar a Senda. Tu desejas tambm entrar na mesma Senda; por isso, as palavras que Ele me dirigiu te auxiliaro, se as obedeceres. No basta dizer que so verdadeiras e belas; o homem que deseja obter xito, necessita fazer exatamente o que lhe ensinado. Olhar para o alimento e dizer que bom, no satisfaz um faminto; necessrio estender a mo e com-lo. Da mesma forma, no basta ouvir as palavras do Mestre; preciso fazer o que Ele diz, atento menor palavra, ao menor sinal, pois, se uma indicao no for seguida, se uma palavra for desprezada, perdidas ficaro para sempre, porque o Mestre no fala duas vezes.

*** Quatro so as qualidades necessrias para a Senda: I Discernimento. II Ausncia de desejos (Desapego, abnegao). III Boa conduta. IV Amor. Tentarei dizer-te o que sobre cada uma delas o Mestre me ensinou. I DISCERNIMENTO A primeira dessas qualidades o Discernimento, vulgarmente tomado no sentido daquela distino entre o real e o irreal, que conduz o homem para a Senda. isto; mas muito mais ainda, e deve ser praticado, no somente no comeo da Senda, porm a cada passo que nela diariamente se d, at o fim. Entras para a Senda porque aprendeste que somente nela se podem encontrar as coisas dignas de aquisio. Os homens que no sabem, trabalham para adquirir a riqueza e o poder, porm estes bens so, quando muito, para uma vida somente e, portanto, irreais. H coisas maiores do que essas coisas reais e duradouras; quando as tiveres visto uma vez, no mais desejars as outras.
Em todo o mundo h somente duas espcies de pessoas as que sabem e as que no sabem e o conhecimento o que importa possuir. A religio de um homem, a raa a que pertence no so coisas de importncia; o que realmente importante o conhecimento o conhecimento do Plano de Deus em relao aos homens. Pois Deus tem um plano e esse plano a Evoluo; quando o homem o tiver visto e, realmente, o conhecer, no poder deixar de cooperar nele, unificando-se com ele, tal a sua glria e beleza. Assim, pelo fato de possuir o conhecimento, ele est ao lado de Deus, firme no bem e resistente ao mal, trabalhando pela evoluo e no com fins pessoais.

Se est ao lado de Deus, um dos nossos, no tendo a mnima importncia que ele se diga hinduista, budista, cristo ou maometano, ou que seja hindu, ingls, chins ou russo. Aqueles que esto ao lado de Deus sabem por que a se acham, sabem o que tm a fazer e tentam cumpri-lo; todos os demais no sabem ainda o que tm a fazer e, por isso, freqentemente agem de modo insensato, imaginando caminhos para si prprios, os quais lhes parecem agradveis, no compreendendo que todos so um e que, portanto, s aquilo que o Uno quer pode realmente ser agradvel a todos. Seguem o irreal ao invs do Real. E, enquanto no aprendem a distinguir entre ambos, no se colocam ao lado de Deus e eis porque o Discernimento o primeiro passo a dar. Todavia, mesmo depois de feita a escolha, deves lembrar-te de que no Real e no irreal h muitas variantes e o discernimento deve ainda ser exercido entre o bem e o mal, o importante e o no importante, o til e o intil, o verdadeiro e o falso, o egosta e o desinteressado. Entre o bem e o mal no deveria ser difcil escolher, pois aqueles que desejam seguir o Mestre j se decidiram a seguir o bem a todo custo. Porm, o homem e o seu corpo so dois, e a vontade do homem nem sempre est de acordo com a do corpo.

Quando o teu corpo desejar alguma coisa, pra e considera se tu s Deus e s queres o que Deus quer; necessitas, porm, penetrar fundo em ti mesmo, para em teu interior encontrares Deus e ouvir a Sua voz, que a tua. No confundas os teus corpos contigo mesmo, nem o teu corpo fsico, nem o astral, nem o mental. Cada um deles pretende ser o Ego, a fim de obter o que deseja. Precisas, porm, conhec-los todos e conhecer-te a ti mesmo como seu possuidor. Quando h um trabalho para fazer, quando o corpo fsico quer descansar, passear, comer e beber; o homem que no sabe, diz a si mesmo: eu quero fazer estas coisas e preciso fazlas. Porm, o homem que sabe diz: Quem quer no sou eu; portanto espere um pouco. Freqentemente, quando h oportunidade de auxiliar algum, o corpo insinua: Que aborrecimento isto me trar; deixemos que outro qualquer tome o meu lugar. Porm, o homem que sabe lhe replica: Tu no me impedirs de praticar uma boa ao. O corpo teu animal, o cavalo que montas. Deves, portanto, trat-lo bem, cuidar bem dele, no o estafar, aliment-lo convenientemente s com alimentos e bebidas puros, e mant-lo perfeitamente limpo, sempre, sem o menor vestgio de impureza. Pois que, sem um corpo perfeitamente limpo e saudvel, no podes efetuar a rdua tarefa da preparao, nem suportar-lhe os incessantes esforos. Deves, porm, ser sempre tu quem o domine, e no ele o que te domine a ti. O corpo astral tem seus desejos e os tem s dzias; h de querer ver-te encolerizado, ouvir-te dizer palavras speras, que sintas cimes, que sejas vido por dinheiro, que invejes os bens alheios e cedas ao desnimo. Querer todas essas coisas e muitas outras mais, no porque deseje prejudicar-te, mas por que lhe aprazem as vibraes violentas e gosta de mud-las continuamente. Tu , porm, no desejas nenhuma destas coisas e, portanto, deves distinguir os teus desejos dos de teu corpo astral. O teu corpo mental deseja manter-se orgulhosamente separado; querer que penses muito em ti mesmo e pouco nos outros. Mesmo quando o tiverdes desviado das coisas mundanas, tentar ainda especular acerca de ti prprio, fazer-te pensar no teu prprio progresso, em lugar de o fazeres na obra do Mestre e em auxiliar os outros. Quando meditares, tentar fazer-te pensar nas diferentes coisas que ele quer, em vez da nica de que necessitas. No s esse corpo mental, mas dele dispes para o teu uso; assim, mesmo aqui, o discernimento necessrio. Deves vigiar incessantemente, sob pena de vires a falir. Entre o bem e o mal, o Ocultismo no admite compromissos. Custe o que custar, deves fazer o bem e nunca o mal. Diga ou pense o ignorante o que quiser. Estuda profundamente as leis ocultas da Natureza e organiza a tua vida de acordo com elas, utilizando sempre a razo e o bom senso. Deves discernir entre o que importante e o que no . Firme como uma rocha em tudo que concerne ao bem e ao mal, cede invariavelmente aos outros nas coisas de somenos
importncia. Pois deves ser sempre amvel, bondoso, razovel e condescendente, deixando aos outros a mesma plena liberdade que para ti necessitas.

Procura verificar o que vale a pena ser feito e lembra-te que as coisas no devem ser julgadas pela sua grandeza aparente. Uma pequena coisa de utilidade imediata obra do Mestre merece muito mais ser feita, do que uma grande coisa que o mundo considera boa. Precisas distinguir no somente o til do intil, mas ainda o mais til do menos til. Alimentar os pobres uma boa obra, nobre e til; porm, alimentar-lhes as almas ainda mais nobre e mais til. Por muito sbio que j sejas, muito ters ainda que aprender na Senda; tanto que nela mesma precisas discernir e meditar cuidadosamente o que deve ser aprendido. Todo o conhecimento til, e um dia o possuirs integralmente; enquanto, porm, s possures parte dele, cuida em que essa seja a mais til. Deus tanto Sabedoria como Amor; e quanto mais sbio fores, mais Ele se manifestar por teu intermdio. Estuda, pois, mas estuda em primeiro lugar o que mais te habilite a auxiliar aos outros. Trabalha pacientemente em teus estudos, no para que os homens te julguem sbio, nem mesmo para gozares a felicidade de ser sbio mas por que o sbio pode ser sabiamente til. Por muito que desejes prestar auxlio, enquanto fores ignorante, poders fazer mais mal do que bem. Precisas distinguir entre a verdade e a mentira; deves aprender a ser verdadeiro em tudo: no pensamento, na palavra e na ao. Primeiro no pensamento, e isto no fcil, porque h no mundo muitos pensamentos falsos, muitas supersties insensatas e ningum que a eles se escravize poder progredir. Por conseguinte, no deves acolher um pensamento simplesmente porque muitas pessoas o acolhem, nem por ter merecido crdito durante sculos, nem por constar de algum livro que os homens julguem sagrado; deves pensar por ti mesmo sobre a questo, e por ti mesmo ajuizar se ela razovel. Lembra-te que, embora um milhar de homens concorde sobre um assunto, se nada conhecerem a respeito, a sua opinio no tem valor. Aquele que quiser caminhar na Senda tem que aprender a pensar por si mesmo, pois a superstio um dos maiores males do mundo e um dos empecilhos de que, por ti prprio, te deves libertar inteiramente. O teu pensamento acerca dos outros deve ser verdadeiro; no penses a seu respeito aquilo que no saibas. No suponhas que os outros estejam sempre pensando em ti. Se um homem faz alguma coisa que julgas poder prejudicar-te, ou diz algo que parece ser-te dirigido, no suponhas imediatamente: ele pretende ofender-me. O mais provvel que nunca pensasse em ti pois cada alma tem as suas prprias preocupaes e os seus pensamentos no giram, as mais das vezes, em torno seno de si prpria. Se um homem te falar colericamente, no penses: Ele me odeia e quer ferir-me. Provavelmente, algum ou alguma coisa o encolerizou e, acontecendo encontrar-te, voltou a sua clera sobre ti. Procede insensatamente, pois toda a clera insensata, mas nem por isso deves pensar falsamente a seu respeito. Quando te tornares discpulo do Mestre, poders sempre averiguar a veracidade do teu pensamento cotejando-o com o Seu. Pois o discpulo um com seu Mestre e bastalhe fazer retroceder o seu pensamento at ao do Mestre, para verificar se ambos esto de acordo. Se no estiver, o pensamento do discpulo errneo e ele deve modific-lo instantaneamente, pois o pensamento do Mestre perfeito, visto que Ele tudo sabe. Aqueles que por Ele ainda no foram aceitos, no podem fazer isto perfeitamente; porm sero grandemente ajudados se freqentemente se detiverem a perguntar:

Que pensaria o Mestre a este respeito? Que faria ou diria Ele em tais circunstncias? Pois nunca deves fazer, dizer ou pensar o que no possas imaginar que o Mestre faa, diga ou pense. Deves tambm ser verdadeiro no falar, exato e sem exageros. Nunca atribuas ms intenes a outrem; somente o seu Mestre lhe conhece os pensamentos e bem pode estar agindo por motivos que nunca penetrassem em tua mente. Se ouvires uma narrativa contra algum, no a repitas; pode no ser verdadeira; e, ainda que o seja, mais bondoso nada dizer. Pensa bem antes de falar, a fim de no cares em inexatides. S verdadeiro na ao; nunca pretendas parecer seno aquilo que s, pois todo fingimento constitui um obstculo pura luz da verdade, que deve brilhar atravs de ti como a luz do Sol atravs de um vidro transparente. Precisas discernir entre o egosmo e o altrusmo, pois o egosmo reveste muitas formas e, quando pensas t-lo morto, finalmente numa delas, surge noutra to forte como sempre. Porm, gradualmente, o pensamento de auxiliar aos outros te encher de tal modo, que no haver lugar nem tempo para pensares em ti mesmo. De outra maneira, ainda deves utilizar o discernimento: aprende a distinguir a Deus que est em todos e em tudo, por pior que seja a sua aparncia exterior. Podes ajudar teu irmo pelo que tens de comum com ele a Vida Divina. Aprende a despertar nele essa Vida, aprende a invoc-la nele; assim o salvars do mal. -o-o-o-o-o-oII AUSNCIA DE DESEJOS H muitas pessoas para quem a qualidade da Ausncia de Desejos (abnegao, desapego) difcil, por pensarem que os seus desejos so elas prprias e que, se esses desejos peculiares, simpatias e antipatias lhes forem tirados, nada mais lhes restar. Essas, porm, so somente as que ainda no viram o Mestre; luz de Sua Santa Presena, todo desejo sucumbe, exceto o de se assemelhar a Ele. No entanto, antes mesmo de teres a ventura de encontr-Lo face a face, podes conquistar a ausncia de desejo, se o quiseres. O discernimento j te demonstrou que as coisas que os homens mais desejam, tais como a riqueza e o poder, no merecem o trabalho de ser possudas; quando isto realmente sentido, e no apenas enunciado, cessa todo o desejo por elas. Tudo isto simples; necessitas apenas compreender. H, porm, algumas pessoas que recusam-se a prosseguir em objetivos terrenos, somente no intuito de alcanar o cu, ou para atingir a libertao pessoal dos renascimentos. No deves cair neste erro. Se te esqueceste completamente de ti mesmo, no te podes preocupar com a poca da libertao do teu Ego ou com a espcie de cu que lhe caber. Lembra-te que todo desejo egosta um liame e, por muito elevado que seja o seu objetivo, enquanto dele te no desembaraares, no estars completamente livre para te devotares obra do Mestre.

Quando tiverem desaparecido todos os desejos pessoais, poder ainda restar o de apreciares o resultado do teu trabalho. Se auxiliares algum, querers ver at que ponto o tens ajudado; talvez mesmo queiras que ele o reconhea tambm e se te mostre grato. Isto, porm, ainda o desejo e tambm uma falta de confiana. Quando aplicares a tua energia em auxiliar algum, h de advir da um resultado, quer possas v-lo quer no; se conheces a Lei, sabes que deve ser assim. Precisas, pois, fazer o bem por amor ao bem, e no com a esperana da recompensa. Trabalha por amor ao trabalho e no para ver o resultado; deves entregar-te ao servio do mundo porque o amas e no podes deixar de faz-lo. No desejes os poderes psquicos; eles viro quando o Mestre achar que melhor te ser possu-los. For-los muito cedo traz consigo muitas perturbaes; freqentemente o seu possuidor desencaminhado por falazes espritos da natureza, ou ento se torna vaidoso e se julga isento de cair em erro; em todo o caso, o tempo e a fora necessrios para adquiri-los poderiam ser gastos em trabalhar para os outros. Eles viro no decurso do teu desenvolvimento porque devem vir; e se o Mestre entender que te ser til possu-los mais cedo, te ensinar como desenvolv-los com segurana. At ento, melhor ser que os no possuas. Deves precaver-te, tambm, contra certos pequenos desejos comuns na vida diria. Nunca desejes sobressair nem parecer instrudo; no desejes falar. bom falar pouco; melhor ainda nada dizer, a no ser que estejas seguro de que o que pretendes dizer verdadeiro, amvel e til. Antes de falar, pensa cuidadosamente se o que pretendes dizer preenche essas trs qualidades; se assim no for, no o digas. bom que te habitues desde agora a refletir cuidadosamente antes de falar pois, quando alcanares a Iniciao, ters de vigiar cada palavra a fim de no dizeres o que no deve ser dito. Muitas das conversaes ordinrias so desnecessrias e insensatas; e, quando chegam maledicncia, tornam-se perversas. Assim, acostuma-te antes a ouvir do que a falar; no emitas opinio seno quando diretamente solicitada. Um enunciado das qualidades requeridas assim formado: saber, ousar, querer, calar, e a ltima das quatro a mais difcil de todas. Um desejo vulgar que deves severamente reprimir o de te imiscures nos negcios de outrem. O que um homem faz, diz ou cr, no de tua conta e precisas aprender a deix-lo absolutamente entregue a si prprio. Ele tem pleno direito liberdade de pensamento, palavra e ao, at ao ponto em que no interfira no que concerne a outrem. Tu prprio reclamas a liberdade de fazer o que julgas bom; deves outorgar a mesma liberdade aos outros e, quando a usarem, no tens o direito de te pronunciares a respeito. Se julgas estar algum fazendo o mal e encontras uma oportunidade de lho dizer em particular e muito delicadamente porque assim pensas, talvez consigas convenc-lo; porm, em muitos casos, isto mesmo no passaria de uma interferncia indbita. De modo algum devers murmurar com uma terceira pessoa sobre o assunto, pois isso seria uma ao extremamente m. Se observares um caso de crueldade para com uma criana ou um animal, teu dever intervir. Se vires algum violando as leis do pas, deves informar as autoridades.

(Naturalmente em casos manifestamente graves, como o da prtica da crueldade, ou quando intimado a faz-lo.) Se estiveres incumbido de instruir uma outra pessoa, pode tornar-se teu dever adverti-la suavemente de suas falhas. Exceto em tais casos, ocupa-te de teus prprios negcios e aprende a virtude do silncio. -o-o-o-o-oIII BOA CONDUTA Os seis pontos sobre a conduta, especialmente exigidos pelo Mestre, so: 1. Domnio da Mente; 2. Domnio da Ao; 3. Tolerncia; 4. Contentamento; 5. Perseverana (unidade de direo para o fim visado); 6. Confiana. (Sei que algumas dessas qualidades so freqentemente expressas de modo diferente; porm, em todo caso, usei as designaes que o prprio Mestre empregou ao explic-las). 1. Domnio da Mente A qualidade da ausncia do desejo mostra que o corpo astral precisa ser dominado; o mesmo acontece em relao ao corpo mental. Isto significa domnio do temperamento, de modo a no poderes sentir clera ou impacincia; domnio da prpria mente, a fim de que o pensamento seja sempre calmo e sereno e, atravs da mente, o domnio dos nervos, a fim de que sejam o menos irritveis possvel. Este ltimo objetivo difcil de atingir, porque, quando tentas preparar-te para a Senda, no podes deixar de tornar o teu corpo mais sensitivo; de sorte que os seus nervos podem ser facilmente abalados por um som ou um choque, e sentir de modo agudo qualquer presso. Faz, porm, o melhor que te for possvel. A mente calma implica, tambm, coragem , a fim de afrontares sem medo as provas e dificuldades da Senda; implica, outrossim, firmeza, para suportares as pequenas perturbaes inerentes vida diria e evitar os aborrecimentos incessantes, oriundos de pequenas coisas em que muita gente consome a maior parte do seu tempo. O Mestre ensina que no tem a menor importncia o que ao homem acontece xteriormente; tristezas, perturbaes, doenas, perdas tudo isso deve ser nada para ele e no deve permitir que lhe afetem a calma mental. So o resultado das aes passadas e, quando chegam, devem ser suportadas alegremente, com a lembrana de que todo mal transitrio e que teu dever permanecer sempre contente e sereno. Pertencem s tuas vidas anteriores e no a esta; no podes alter-las, portanto intil que com elas te preocupes. Pensa antes no que ests, agora, fazendo e que determinar os acontecimentos de tua prxima vida, pois essa podes modificar. No cedas nunca tristeza e ao desalento. O desalento mau, porque contamina os outros e torna as suas vidas mais difceis, o que no tens o direito de fazer. Portanto, sempre que venha a ti, deves repeli-lo imediatamente. Deves ainda dominar o teu pensamento de outro modo; no o deixes vaguear. Fixa o teu pensamento naquilo que estiveres fazendo, a fim de que seja feito com perfeio; no deixes a tua mente ociosa, porm mantm sempre bons pensamentos em reserva, prontos a avanar quando ela

estiver livre. Emprega, diariamente, o poder do teu pensamento em bons propsitos; s uma fora orientada para a evoluo. Pensa cada dia em algum que saibas estar imerso na tristeza e no sofrimento, ou necessitando de auxlio e derrama sobre ele teus pensamentos de amor. Preserva a tua mente do orgulho, porque o orgulho provm somente da ignorncia. O homem que no sabe, pensa ser grande por ter feito alguma grande coisa; mas o homem sbio compreende que s Deus grande e que toda boa obra feita s por Ele. 2. Domnio da Ao Se o teu pensamento for o que deve ser, encontrars pouca dificuldade na ao. Lembra-te que para ser til humanidade, o pensamento deve traduzir-se em ao. Nada de indolncia, mas uma constante atividade no trabalho til. Deves, porm, cumprir o teu prprio dever e no o de outrem, a no ser com a sua devida permisso e no intuito sempre de ajud-lo. Deixa que cada homem execute o seu trabalho a seu modo; mantm-te sempre pronto a oferecer auxlio onde ele for necessrio, porm nunca te intrometas. Para muita gente a coisa mais difcil deste mundo aprender a ocupar-se de seus prprios negcios; , porm, isto exatamente o que deves fazer. Pelo fato de empreenderes um trabalho de ordem superior, no deves esquecer os teus deveres comuns, pois enquanto os no cumprires, no estars livre para outro servio. No tomes sobre ti novos deveres para com o mundo; porm, daqueles que j te encarregaste, desempenha-te perfeitamente os deveres definidos e razoveis, que tu prprio reconheces, e no os deveres imaginrios que porventura algum pretenda impor-te. Se queres pertencer ao Mestre, deves executar o teu trabalho comum melhor e no pior do que os outros, porque deves fazer tambm isto por amor a Ele. 3. Tolerncia. Deves sentir perfeita tolerncia por todos e um sincero interesse pelas crenas dos de outras religio, tanto quanto pelas tuas prprias. Pois a religio dos outros um Caminho para o Supremo, da mesma forma que a tua. E, para auxiliar a todos, preciso tudo compreender. Mas a fim de alcanares esta perfeita tolerncia, deves tu prprio, em primeiro lugar, libertar-te da superstio e da beatice. Precisas aprender que no h cerimnias indispensveis; de outro modo te suporias um pouco melhor do que aqueles que as no cumprem. No condenes, porm, os que ainda se apegam s cerimnias. Deixa-os fazer o que lhes aprouver, contanto que se no intrometam no que concerne a ti que conheces a verdade pois no devem tentar forar-te quilo que j ultrapassaste. S indulgente com todos; s benvolo em tudo. Agora que os teus olhos foram abertos, algumas das tuas antigas crenas e cerimnias podem parecer-te absurdas; talvez, na realidade, o sejam. Apesar, porm, de no poderes mais tomar parte nelas, respeita-as por amor s boas almas para quem elas so ainda importantes. Tm o seu lugar e a sua utilidade; assemelham-se s duplas linhas que, quando criana, te guiavam para escrever em linha reta e na mesma altura, at que aprendeste a escrever muito melhor e mais livremente sem elas. Houve tempo em que delas necessitaste; esse tempo, porm, j passou. Um grande Instrutor escreveu certa vez: Quando eu era criana, falava como criana, entendia como criana; porm, quando me tornei homem, abandonei os modos infantis. No

entanto, aquele que esqueceu a sua infncia e perdeu a simpatia pelas crianas no o homem que as possa instruir e ajudar. Assim, olha a todos bondosamente, gentilmente, tolerantemente; porm, a todos da mesma forma, quer sejam budistas, jainos, judeus, cristos ou maometanos. 4. Contentamento Deves suportar o teu karma alegremente, qualquer que ele seja, tendo o sofrimento como uma honra, pois demonstra que os Senhores do Karma te acham digno de auxlio. Por muito duro que ele seja, mostra-te agradecido por no ser ainda pior. Lembra-te que de muito pouca utilidade sers para o Mestre, enquanto o teu mau karma no for esgotado e no estiveres livre. Oferecendo-te a Ele, pediste que o teu karma fosse apressado e assim, em uma ou duas vidas esgotas aquilo que, de outro modo, exigiria uma centena delas. Para maior proveito, porm, deves suport-lo alegremente. H outro ponto de importncia. Abandona todo sentimento de posse. O karma pode arrebatar-te aquilo de que mais gostas, mesmo as pessoas que mais amas. Ainda assim deves ficar contente pronta a separar-te de tudo e de todos. Freqentemente, o Mestre necessita transmitir Sua fora a outros atravs do Seu servo; Ele no o poder fazer se o servo ceder ao desnimo. Assim, o contentamento indispensvel. 5. Perseverana A coisa nica que deves manter sempre presente, em tua mente, o trabalho do Mestre. Qualquer outra coisa que surja em teu caminho, no te deve faz-lo esquecer. Na verdade, nenhuma outra coisa poder surgir diante de ti, pois todo trabalho til e desinteressado trabalho do Mestre e tu deves execut-lo por amor a Ele. E precisas dedicar-lhe toda a tua ateno, a fim de ser o que de melhor possas fazer. O mesmo Instrutor escreveu tambm: O que quer que faas, faze-o de boa vontade, como sendo para o Senhor e no para os homens. Pensa como executarias um trabalho se soubesses que o Mestre viria v-lo imediatamente; justamente nestas condies que deves executar tudo. Aqueles que sabem, melhor compreendero o significado deste versculo. H um outro, semelhante porm muito mais antigo: Em tudo o que a tua mo fizer, aplica toda a tua fora. A perseverana significa, tambm, que nada dever afastar-te por um momento sequer da Senda em que entraste. Nem tentaes, nem os prazeres do mundo, nem as afeies mundanas, mesmo, devem jamais desviar-te. Pois tu mesmo deves unificarte com a Senda; ela deve tornar-se de tal modo parte da tua prpria natureza que a percorras sem nisso teres que pensar e sem te desviares. Tu, a Mnada, assim o decidiste; separares-te da Senda eqivaleria a te separares de ti mesmo. 6. Confiana Deves confiar em teu Mestre; deves confiar em ti mesmo. Se j viste o Mestre, nele confiars plenamente atravs de muitas vidas e mortes. Se ainda no O viste, deves tentar averiguar a Sua existncia e confiar Nele porque se o no fizeres, nem mesmo Ele te poder ajudar. Sem que haja perfeita confiana no poder haver perfeita efuso de amor e poder.

Necessitas confiar em ti mesmo. Dizes que te conheces muito bem? Se assim pensas, no te conheces; conheces apenas o dbil envoltrio externo que freqentemente tem cado na lama. Porm tu o Eu Real s uma centelha do fogo Divino e Deus, que Todo Poderoso, est em ti e, por este motivo, nada existe que no possas fazer, se o quiseres. Dize a ti mesmo: O que o homem fez, o homem pode fazer. Eu sou um homem, porm sou tambm o Deus que est no homem; eu posso fazer isto e quero faz-lo. Pois se quiseres trilhar a Senda, a tua vontade deve ser como ao de boa tmpera. -o-o-o-o-oIV AMOR De todas as qualidades, o Amor a mais importante, pois sendo bastante forte um homem, obriga-lhe a aquisio de todas as outras que, sem ele, no seriam suficientes. Freqentemente expresso como um intenso desejo de se libertar da roda dos nascimentos e mortes e de se unir com Deus. Entend-lo, porm, deste modo, denota egosmo e alcana apenas uma parte de sua significao. No tanto o desejo, como a vontade , a resoluo, a determinao. Para produzir seus resultados, essa resoluo deve encher de tal modo a tua natureza inteira, que no deixe lugar para qualquer outro sentimento. , na verdade, a vontade de seres uno com Deus, no para escapares fadiga e ao sofrimento, mas para que, pelo teu profundo amor por Ele possas agir com Ele. E porque Ele Amor, tu, se te quiseres unificar com Ele, deves encher-te de profundo desinteresse e amor. Na vida diria isto implica duas coisas: em primeiro lugar, Ter o cuidado de no fazer mal a nenhum ser vivo; em segundo, vigiar as oportunidades de prestar auxlio. Primeiro, no fazer mal. Trs pecados h que operam maior dano do que todos os outros no mundo a maledicncia, a crueldade e a superstio por serem pecados contra o amor. Contra esses trs pecados, o homem que quiser encher o seu corao do amor de Deus deve estar vigilante, incessantemente. A maledicncia - Observa os efeitos da maledicncia. Comea com um mau pensamento e este, em si mesmo, j um crime, pois que, em tudo e em todos, existe o bem; em tudo e em todos o mal existe. Podemos reforar qualquer deles pelo pensamento e, deste modo, ajudar ou embaraar a evoluo; podemos fazer a vontade do Logos ou resistir-lhe. Se pensares no mal que existe em outrem, cometes ao mesmo tempo trs aes ms: 1. Enches teu ambiente de maus em vez de bons pensamentos, aumentando assim a tristeza do mundo; 2. Se nesse homem existir o mal que supes, o fortificas e o alimentas e, assim, tornas pior o teu irmo, em vez de o melhorar. Porm, geralmente o mal nele no existe, sendo apenas um produto da tua fantasia; e ento o teu pensamento tentar o teu irmo prtica do mal, pois que, se ele no for ainda perfeito, poders torn-lo tal qual o imaginaste; 3. Saturas a tua mente de maus em vez de bons pensamentos; embaraas, assim, o teu prprio crescimento, tornando-te aos olhos dos que podem ver um objeto feio e penoso em vez de belo e atraente.

No contente de ter feito todo este mal a si prprio e sua vtima, o maledicente tenta, com todas as suas foras, fazer com que os outros participem do seu crime. Prontamente conta a perversa histria, na esperana de que o acreditem; e, ento, juntam-se todos a enviar maus pensamentos ao pobre paciente. E isto repete-se dia a dia e feito, no por um homem, mas por milhares. Comeas a ver quo terrvel este pecado? Deves, por completo, evit-lo. Nunca fales de ningum; recusa ouvir o mal que te disserem dos outros e suavemente observa: Talvez isso no seja verdade e, se o for, mais caritativo no falarmos nisso. A crueldade Quanto crueldade, ela pode ser de duas espcies: intencional e no intencional. A crueldade intencional consiste em causar dano a um ser vivo, de nimo deliberado; este o maior de todos os pecados prprios antes de um demnio do que de um homem. Dirs que nenhum homem cometeria tal crime; porm, os homens o cometeram muitas vezes e o cometem, ainda, diariamente. Praticaram-no os inquisidores; muita gente religiosa o praticou em nome da sua religio. Os que dissecam seres vivos o praticam; muitos professores o praticam habitualmente. Toda essa gente procura desculpar a sua brutalidade dizendo que o costume; um crime, porm, no deixa de o ser porque muita gente o comete. O karma no leva em conta o costume e o karma da crueldade , de todos, o mais terrvel. Na ndia, pelo menos, no h desculpa para tais hbitos, pois o dever de no fazer mal de todos bem conhecido. A sorte reservada ao cruel incide tambm sobre todos aqueles que intencionalmente matam criaturas de Deus sob pretexto de desportos. Sei que no farias estas coisas; e, por amor de Deus, quando a oportunidade se oferecer, falars abertamente contra elas. Porm, existe a crueldade na palavra, da mesma forma que nos atos, e um homem que diz algo com a inteno de ferir a outrem passvel desse crime. Isto tambm no fars; porm, s vezes, uma palavra impensada faz tanto mal como se fosse malvola. Deves, pois, estar de sobreaviso contra a crueldade irrefletida. Ela se origina comumente da irreflexo. Um homem cheio de avareza e cobia no pensa jamais nos sofrimentos que causa aos outros, pagando-lhes pouco e deixando meio famintos sua mulher e seus filhos. Um outro pensa apenas nos seus desejos luxuriosos, pouco se importando com os corpos e as almas que arruina para sua satisfao. Um outro, somente para poupar-se uns poucos minutos de incmodo, no paga aos seus operrios no dia designado, sem pensar nas dificuldades que lhes origina. Por essa forma muito sofrimento pode ser causado pela irreflexo pelo olvido de pensar sobre o modo pelo qual uma ao afeta os outros. Porm, o Karma no esquece nunca e no leva em conta que os homens esquecem. Se desejas entrar na Senda, deves pensar nas conseqncias das tuas aes, a fim de no incidires em crueldade irrefletida. A superstio A superstio outro grande mal, que tem causado muitas e terrveis crueldades. O homem que seu escravo desdenha aqueles que so mais sbios e tenta fazlos agir do mesmo modo. Pensa nos horrendos massacres produzidos pela superstio que aconselha o sacrifcio de animais e pelo ainda mais cruel preconceito de que o homem necessita de carne para alimentar-se. Pensa nos maus tratos que a superstio tem criado para as classes oprimidas da nossa ndia bem amada e verifica por a quanto esta m qualidade pode originar de covarde crueldade, mesmo entre aqueles que conhecem o dever

de serem fraternais. Muitos crimes os homens cometeram em nome do Deus de Amor, movidos pelo pesadelo da superstio; cuida, pois, muito para que dela no reste em ti o menos vestgio. Esses trs grandes crimes deves evitar, pois so fatais a todo o progresso, por serem pecados contra o amor. No basta, porm, refrear o mal; preciso ser ativo no bem. Deves encher-te tanto do intenso desejo do servio, que estejas sempre vigilante para prest-lo em torno de ti no somente aos homens, como tambm s plantas e aos animais. Deves prest-lo nas pequenas coisas, cada dia, a fim de que o hbito se forme e no percas as raras oportunidades em que grandes coisas se apresentam para ser feitas. Pois que, se anseias unificar-te com Deus, no por amor de ti prprio, mas a fim de que possas ser um canal atravs do qual o Seu amor flua sobre os homens, teus irmos. Aquele que est na Senda no existe para si mesmo, mas para os outros; esquece a si prprio para poder servi-los. Ele como uma pena na mo de Deus, atravs da qual o Seu pensamento flui e pode encontrar neste mundo uma expresso que, sem ela (a pena) no poderia Ter. , ao mesmo tempo, um feixe de fogo vivo radiando sobre o mundo o Amor Divino que lhe enche o corao. A sabedoria que torna capaz de ajudar, a vontade que dirige a sabedoria, o amor que inspira a vontade tais so as qualidades requeridas. Vontade Sabedoria e Amor so os trs aspectos do Logos; e tu, que desejas alistar-te ao Seu servio, deves expressar esses trs aspectos no mundo. COMO FOI ESCRITO O LIVRINHO AOS PS DO MESTRE Contado pelo Sr. C.W. Leadbeater a alguns ntimos em Nova Zelndia. Talvez todos vs tenhais lido o livrinho Aos Ps do Mestre e, se algum dos presentes h que ainda no o leu, deve tratar de faz-lo. Se lestes o prefcio deste livro, deveis Ter notado que consiste nas instrues dadas a Alcione, por seu Mestre K.H., o Ser que, sculos passados, esteve entre ns como Pitgoras. Eu mesmo me achava presente, quando as lies foram dadas, porque era essa uma das partes do meu trabalho, juntamente com o auxlio que devia prestar ao meu jovem amigo Alcione. Tais lies eram dadas durante o sono. Cabia-me o dever de lev-lo todas as noites ao Mestre. Devemos lembrar-nos que o corpo de Alcione contava, nessa ocasio, treze anos, apenas, de idade e qualquer coisa que se lhe tinha de transmitir devia ser to clara e simples quanto fosse possvel, a fim de que um crebro de 13 anos a pudesse compreender. Tinha-se tambm de enfrentar a dificuldade de uma lngua estrangeira, a inglesa, tanto mais que devia haver no texto a maior clareza possvel. Apesar dessas dificuldades, o texto contm tudo quanto necessrio primeira Iniciao. Cada noite, o Mestre dava, mais ou menos, 15 minutos de lio; porm, sempre no fim da lio, o Mestre resumia, numa singela frase, tudo quanto havia ensinado. De manh, Alcione escrevia o texto.

Devo dizer-vos que a obra no contm todos os textos escritos, porm somente o resumo deles. Foi desse modo que obtivestes um conjunto de lies, segundo a linha do Boddhisattva. Depois Alcione foi a Benares e ali instruiu algumas pessoas; escreveu-me de l para Adyar, pedindo lhe mandasse todas as notas que havia tomado. Algumas estavam em cadernos, outras em pedaos de papel; juntei-as e fiz uma cpia a mquina. Lembrei-me, porm, que, segundo palavras do Mestre, devia lev-las a Ele antes de as enviar a Alcione. Assim o fiz. O Mestre acrescentou duas sentenas que ns havamos omitido. Antes que faamos qualquer coisa para o Mundo, mostremo-la ao Instrutor do Mundo1, disse-me o Mestre. Ele mesmo o levou (o texto escrito); eu o acompanhei. O Senhor (o Instrutor do Mundo) o leu e aprovou. Foi Ele mesmo quem nos disse: Deveis imprimir isto num pequeno e precioso livrinho para introduzir Alcione no mundo. Verdade , no havamos pensado em tal coisa, nem desejvamos apresentar ao mundo uma criatura ainda to jovem. Mas, no mundo do Ocultismo, devemos fazer o que se nos ordena, sem vacilao nem receio, porque os nossos superiores sabem mais do que ns o que podemos alcanar. O Instrutor do Mundo tinha razo. Ns que nos tnhamos enganado. Todos os inconvenientes que recevamos realmente se deram, porm a imensidade dos benefcios espalhados foi de tal ordem e magnitude que, com presteza, desapareceram os superficiais e ligeiros inconvenientes. Milhares e milhares de pessoas nos tm dito que to benfazejas lhes foram essas lies, que chegaram a mudar completamente a corrente inteira de suas vidas. Este pequenino livro mostra e nos ensina com que esprito sero formuladas as lies do Mestre: O Amor ser a sua chave (isto , a sua nota fundamental). -o-o-o-o-o-o1 Entre

os cristos, Instrutor do Mundo o Cristo Nosso Senhor e, entre os budistas, o Sr. Maitreya (o Senhor da Bondade). So nomes diferentes para o mesmo grande Ser.

Anda mungkin juga menyukai