Anda di halaman 1dari 9

1

1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAES Os sistemas de informao (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicaes, tcnicas de administrao de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informao (TI) para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informao para consumidores e profissionais de negcios. 1) Conceitos de Sistemas Os conceitos de sistemas so subjacentes ao campo dos sistemas de informao. Entend-los ir ajud-lo a compreender muitos outros conceitos na tecnologia, aplicaes, desenvolvimento e administrao dos sistemas de informao que abordaremos neste livro. Os conceitos de sistemas o ajudam a entender: Tecnologia: Que as redes de computadores so sistemas de componentes de processamento de informaes. Aplicaes: Que os usos das redes de computadores pelas empresas so, na verdade, sistemas de informao empresarial interconectados. Desenvolvimento: Que o desenvolvimento de maneiras de utilizar as redes de computadores nos negcios inclui o projeto dos componentes bsicos dos sistemas de informao. Administrao. Que a administrao da informtica enfatiza a qualidade, valor para o negcio e a segurana dos sistemas de informao de uma organizao. O que um sistema? O que um sistema e quando ele se aplica ao conceito de um sistema de informao? Um sistema um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformao. Um sistema possui trs componentes ou funes bsicos em interao: Entrada - envolve a captao e reunio de elementos que entram no sistema; Processamento - processos de transformao que convertem insumo (entrada) em produto; Sada - transferncia de elementos produzidos na transformao at seu destino final. Feedback e Controle: Os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e sada) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle s vezes chamado de um sistema ciberntico, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado. Feedback - so dados sobre o desempenho de um sistema. Controle - envolve monitorao e avaliao do feedback para determinar se um sistema est se dirigindo para a realizao de sua meta. - em seguida, a funo de controle faz os ajustes necessrios aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcanada a produo adequada. Outras Caractersticas dos Sistemas Um sistema no existe em um vcuo; na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que contm outros sistemas. Subsistema: Sistema que um componente de um sistema maior que, por sua vez, seu ambiente. Fronteira de Sistema: Um sistema se separa de seu ambiente e de outros sistemas por meio de suas fronteiras de sistema.

Interface: Vrios sistemas podem compartilhar o mesmo ambiente. Alguns desses sistemas podem ser conectados entre si por meio de um limite compartilhado, ou interface. Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros sistemas em seu ambiente chamado de um sistema aberto (conectado com seu ambiente pela troca de entrada e sada). Sistema Adaptvel: Um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver chamado de um sistema adaptvel. Componentes de Um Sistema de Informao: Um SI depende dos recursos de pessoal, hardware, software e redes, para executar atividades de entrada, processamento, sada, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informao. O modelo de sistemas de informao destaca os cinco conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de sistemas de informao: 2) Recursos dos Sistemas de Informao Recursos humanos Recursos de hardware Recursos de software Recursos de dados Recursos de rede 2.1) Recursos Humanos So necessrias pessoas para a operao de todos os sistemas de informao. Esses recursos incluem os usurios finais e os especialistas em SI.

Usurios finais - pessoas que usam um SI ou a informao que ele produz.

Especialistas em SI - so pessoas que desenvolvem e operam sistemas de informao. Analistas de Sistemas projetam SI com base nas demandas dos usurios finais. Desenvolvedores de Software criam programas de computador seguindo as especificaes dos analistas de sistemas. Operadores do sistema monitoram e operam grandes redes e sistemas de computadores. 2.2) Recursos de Hardware Incluem todos os dispositivos fsicos e equipamentos utilizados no processamento de informaes.

Mquinas - dispositivos fsicos (perifricos, computadores) Mdia - todos os objetos tangveis nos quais so registrados dados (papel, discos)

Exemplos de hardware em sistemas de informao computadorizados so: Sistemas de computadores consistem em unidades de processamento central contendo microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos perifricos interconectados. Perifricos de computador so dispositivos, como um teclado ou um mouse, para a entrada de dados e de comandos, uma tela de vdeo ou impressora, para a sada de informao, e discos magnticos ou pticos para armazenamento de recursos de dados.

2.3) Recursos de Software Incluem todos os conjuntos de instrues de processamento da informao.


Programas - conjunto de instrues que fazem com que o computador execute uma certa tarefa. Procedimentos - conjunto de instrues utilizadas por pessoas para finalizar uma tarefa.

Exemplos de recursos de software so: Software de sistema por exemplo, um programa de sistema operacional, que controla e apia as operaes de um sistema de computador. Software aplicativo - programas que dirigem o processamento para um determinado uso do computador pelo usurio final. Procedimentos so instrues operacionais para as pessoas que utilizaro um SI. 2.4) Recursos de Dados Devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usurios finais de uma organizao. Os recursos de dados so transformados por atividades de processamento de informao em uma diversidade de produtos de informao para os usurios finais. Os recursos de dados dos sistemas de informao normalmente so organizados em: Bancos de dados - uma coleo de registros e arquivos logicamente relacionados. Um banco de dados incorpora muitos registros anteriormente armazenados em arquivos separados para que uma fonte comum de registros de dados sirva muitas aplicaes.

Bases de conhecimento - que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e inferncia sobre vrios assuntos.

Dados versus Informaes. Dados: - so fatos ou observaes crus, normalmente sobre fenmenos fsicos ou transaes de negcios. Mais especificamente, os dados so medidas objetivas dos atributos (caractersticas) de entidades como pessoas, lugares, coisas e eventos. Informaes: - so dados processados que foram colocados em um contexto significativo e til para um usurio final. Os dados so submetidos a um processo onde: Sua forma agregada, manipulada e organizada Seu contedo analisado e avaliado So colocados em um contexto adequado a um usurio humano. 2.5) Recursos de Rede Redes de telecomunicaes como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operaes de todos os tipos de organizaes e de seus SI baseados no computador. Essas redes consistem em computadores, processadores de comunicaes e outros dispositivos interconectados por mdia de comunicaes e controlados por software de comunicaes. O conceito de recursos de rede enfatiza que as redes de comunicaes so um componente de recurso fundamental de todos os SI. Os recursos de rede incluem: Mdia de comunicaes (cabo de par tranado, cabo coaxial, cabo de fibra tica, sistemas de microondas e sistemas de satlite de comunicaes.

Suporte de rede (recursos de dados, pessoas, hardware e software que apoiam diretamente a operao e uso de uma rede de comunicaes.

3) Atividades dos Sistema de Informao Entrada Processamento Sada Armazenamento Controle 3.1) Entrada de Recursos de Dados Os dados sobre transaes comerciais e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar. Uma vez registrados, os dados podem ser transferidos para uma mdia que pode ser lida por mquina, como um disco magntico, por exemplo, at serem requisitados para processamento. 3.2) Transformando os Dados em Informao - Processamento Os dados normalmente so submetidos a atividades de processamento como clculo, comparao, separao, classificao e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informao para os usurios finais. A informao transmitida de vrias formas aos usurios finais e colocada disposio deles na atividade de sada. A meta dos sistemas de informao a produo de produtos de informao adequados aos usurios finais. 3.3) Sada de Produtos da Informao A informao transmitida em vrias formas para os usurios finais e colocadas disposio destes na atividade de sada. A meta dos sistemas de informao a produo de produtos de informao apropriados para os usurios finais. 3.4) Armazenamento de Recursos de Dados um componente bsico dos sistemas de informao. a atividade do sistema de informao na qual os dados e informaes so retidos de uma maneira organizada para uso posterior. 3.5) Controle de Desempenho do Sistema Uma importante atividade do sistema de informao o controle de seu desempenho. Um sistema de informao deve produzir feedback sobre sua atividades de entrada, processamento, sada e armazenamento. O feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema est atendendo os padres de desempenho estabelecidos. O feedback utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a correo de defeitos. 4) Qualidade da Informao: Quais caractersticas tornam a informao vlida e til para voc? Examine as caractersticas ou atributos da qualidade de informao. Informaes antiquadas, inexatas ou difceis de entender no seriam muito significativas, teis ou valiosas para voc ou para outros usurios finais. As pessoas desejam informaes de alta qualidade, ou seja, produtos de informao cujas caractersticas, atributos ou qualidades ajudem a torn-los valiosos para elas. As trs dimenses da informao so: tempo, contedo e forma. 5) Identificando os Sistemas de Informao: Como usurio final de uma empresa, voc deve ser capaz de reconhecer os componentes fundamentais dos sistemas de informao que encontra no mundo real.

As pessoas, o hardware, o software, os dados, e os recursos de rede que utilizam. Os tipos de produtos de informao que produzem. Modo como executam atividades: entrada, processamento, sada, armazenamento e controle.

6) Os Papis Fundamentais das Aplicaes de SI na Empresa: Os sistemas de informao desempenham trs papis vitais em qualquer tipo de organizao. Ou seja, eles apiam em uma organizao: As operaes e processos da empresa A tomada de deciso de empregados e gerentes As estratgias para a vantagem competitiva 7) Tendncias em Sistemas de Informao Os papis atribudos funo dos SI tm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento eletrnico de dados Papel: Processamento de transaes, manuteno de registros, contabilidade e outros aplicativos de processamento eletrnico de dados. Os anos de 1960 a 1970 Relatrio Administrativo Sistemas de informao gerencial Papel: Fornecer aos usurios finais gerenciais relatrios administrativos pr-definidos que dariam aos gerentes a informao de que necessitavam para fins de tomada de deciso. Os anos de 1970 a 1980 Apoio Deciso sistemas de apoio deciso Papel: O novo papel para os SI era fornecer aos usurios finais gerenciais apoio ao processo de deciso. Este apoio seria talhado sob medida aos estilos nicos de deciso dos gerentes medida que estes enfrentavam tipos especficos de problemas no mundo concreto. Os anos de 1980 a 1990 Apoio ao Usurio Final e Estratgia Papel: Os usurios finais poderiam usar seus prprios recursos de computao em apoio s suas exigncias de trabalho em lugar de esperar pelo apoio indireto de departamentos de servios de informao da empresa. Sistemas de Informao Executiva Papel: Estes SI tentam propiciar aos altos executivos uma maneira fcil de obter as informaes crticas que eles desejam, quando as desejam, elaboradas nos formatos por eles preferidos. Sistemas Especialistas e outros Sistemas Baseados no Conhecimento Papel: Os sistemas especialistas podem servir como consultores para os usurios, fornecendo conselho especializado em reas temticas limitadas. Sistemas de Informao Estratgica Papel: A informtica se torna um componente integrante dos processos, produtos e servios empresariais que ajudam uma empresa a conquistar uma vantagem competitiva no mercado global. De 1990 a 2000 Conexo em Rede Empresarial e Global Informaes interconectadas Papel: O rpido crescimento da Internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas esto revolucionando a computao entre organizaes, empresa e usurio final, as comunicaes e a colaborao que apia as operaes das empresas e a administrao de empreendimentos globais. 8) A Empresa de e-business: O crescimento explosivo da Internet e das tecnologias e aplicaes a ela relacionadas esto revolucionando o modo de operao das empresas, o modo como as pessoas trabalham e a forma

como a TI apia as operaes das empresas e as atividades de trabalho dos usurios finais. As empresas esto se tornando empreendimentos de e-business. A Internet e as redes similares a ela dentro da empresas (intranets), e entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) tm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informao no apoio s operaes de muitas organizaes. Empreendimentos de e-business dependem de tais tecnologias para: Reestruturar e revitalizar processos de negcios internos. Implementar sistemas de e-commerce entre as empresas e seus clientes e fornecedores. Promover a colaborao entre equipes e grupos de trabalho da empresa. A e-business definida como o uso de tecnologias de Internet para interconectar e possibilitar processos de negcios, e-commerce, comunicao e colaborao dentro de uma empresa e com seus clientes, fornecedores e outros depositrios do negcio. Comrcio Eletrnico a compra e venda, marketing e assistncia a produtos, servios e informaes sobre uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial. 9) Tipos de Sistemas de Informao: Os SI desempenham papis administrativos e operacionais importantes nas organizaes. Portanto, vrios tipos de sistemas de informao podem ser classificados conceitualmente como: Sistemas de Apoio s Operaes Sistemas de Apoio Gerencial Outros classificaes de SI 9.1) Sistemas de Apoio s Operaes Produzem uma diversidade de produtos de informao para uso interno e externo. Entretanto, eles no enfatizam a produo de produtos de informao especficos que possam ser mais bem utilizados pelos gerentes. Normalmente exigido o processamento adicional por sistemas de informao gerencial. O papel dos sistemas de apoio s operaes de uma empresa : Eficientemente processar transaes Controlar processos industriais Apoiar comunicaes e colaborao Sistemas de Processamento de Transaes (SPT) Concentram-se no processamento de dados produzidos por transaes e operaes empresariais. Os SPT registram e processam dados resultantes de transaes empresariais (pedidos, vendas, compras, alteraes de estoque). Os SPT tambm produzem uma diversidade de produtos de informao para uso interno e externo (declaraes de clientes, salrios de funcionrios, recibos de vendas, contas a pagar, contas a receber, etc.). Os SPT processam transaes de dois modos bsicos: Processamento em Lotes - os dados das transaes so acumulados durante um certo tempo e periodicamente processados. Processamento em Tempo Real (ou on-line) - todos os dados processados depois da ocorrncia de uma transao. so imediatamente

Sistemas de Controle de Processo (SCP) Os SCP so sistemas que utilizam computadores para o controle de processos fsicos contnuos. Esses computadores destinam-se a tomar automaticamente decises que ajustam o processo de produo fsico. Exemplos incluem refinarias de petrleo e as linhas de montagem de fbricas automatizadas.

Sistemas Colaborativos So SI que utilizam uma diversidade de TI a fim de ajudar as pessoas a trabalharem em conjunto. Envolvem o uso de ferramentas de groupware, videoconferncia, correio eletrnico, etc para apoiar comunicao, coordenao e colaborao entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede. Para implementar esses sistemas, um empreendimento interconectado depende de intranets, Internet, extranets e outras redes. Sua meta a utilizao da TI para aumentar a produtividade e criatividade de equipes e grupos de trabalho na empresa moderna. Eles nos ajudam a: Colaborar comunicao de idias Compartilhar recursos Coordenar nossos esforos de trabalho cooperativo como membro dos muitos processos informais e formais e equipes de projeto. 9.2) Sistemas de Apoio Gerencial Os sistemas de apoio gerencial se concentram em fornecer informao e apoio para a tomada de deciso eficaz pelos gerentes. Eles apiam as necessidades de tomada de deciso da administrao estratgica (principal), administrao ttica (mdia) e administrao de operao (supervisora). Em termos conceituais, vrios tipos principais de SI so necessrios para apoiar uma srie de responsabilidades administrativas do usurio final: Sistemas de Informao Gerencial (SIG) Sistemas de Apoio Deciso (SAD) Sistemas de Informao Executiva (SIE) Sistemas de Informao Gerencial (SIG) Os SIG so a forma mais comum de sistemas de informao gerencial. Eles fornecem aos usurios finais administrativos produtos de informao que apiam grande parte de suas necessidades de tomada de deciso do dia a dia. Os SIG fornecem uma diversidade de informaes prespecificadas (relatrios) e exibies em vdeo para a administrao que podem ser utilizadas para ajud-los a tomar tipos estruturados mais eficazes de decises dirias. Os produtos de informao fornecidos aos gerentes incluem exibies em vdeo e relatrios que podem ser providos: Por solicitao (demanda) Periodicamente, de acordo com uma tabela pr-determinada (programados) Sempre que houver a ocorrncia de condies excepcionais (exceo) Sistemas de Apoio Deciso (SAD) Os SAD fornecem informaes aos usurios finais gerenciais em uma seo interativa em uma base ad hoc (quando necessrio). Os gerentes criam as informaes que necessitam para tipos mais desestruturados de decises em um sistema interativo de informao computadorizado que utiliza modelos de deciso e bancos de dados especializados para auxiliar os processos de tomada de deciso dos usurios finais gerenciais. Sistemas de Informao Executiva (SIE) Os SIE fornecem acesso imediato e fcil alta e mdia administrao a informaes seletivas sobre fatores que so crticos para a que os objetivos estratgicos de uma firma sejam alcanados. Os SIE so fceis de operar e entender. Podem aparecer como grficos ou resumos de texto. 9.3) Outras Classificaes dos Sistemas de Informao Sistemas Especialistas Sistemas de Administrao do Conhecimento Sistemas de Informao Estratgica Sistemas de Informao Interfuncionais

Sistemas Especialistas So sistemas baseados no conhecimento, fornecendo conselho especializado e funcionando para os usurios como consultores. Exemplo: acesso a intranet, aprovao de crdito. Sistemas de Administrao do Conhecimento So sistemas tambm baseados no conhecimento que apiam a criao, a organizao e a disseminao do conhecimento empresarial dentro da organizao. Exemplo: melhores prticas de negcios, estratgias de propostas de vendas e sistemas de resoluo de problemas dos clientes. Sistemas de Informao Estratgica Sistemas que aplicam a TI aos produtos, servios e percias estratgicos para uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. Exemplo: aes estratgicas frente a foras competitivas, empresa virtual e gil. Sistemas de Informao Interfuncionais importante perceber que os SI no mundo real normalmente so combinaes integradas dos vrios tipos que acabamos de mencionar. A diviso existe para facilitar as classificaes funcionais dos SI para fins de estudo. Na prtica vrios SI estudados acima aparecem de forma integrada. 10) Desafios Gerenciais da Tecnologia de Informao: Para os usurios finais gerenciais, as funes dos sistemas de informao representam: Uma importante rea funcional de negcio que importante para o sucesso da empresa Um importante fator que afeta a eficincia operacional, a produtividade e o moral dos funcionrios e o atendimento e a satisfao do cliente. Uma importante fonte de informao e apoio necessrio para promover a tomada de deciso eficaz pelos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e servios competitivos que propiciam a uma organizao uma vantagem estratgica no mercado. Uma parte importante dos recursos de uma empresa e de seu custo de fazer negcios. Uma oportunidade de carreira indispensvel, dinmica e desafiadora para muitas pessoas. Desenvolvendo Solues de TI para as Empresas: Atualmente, o desenvolvimento de solues aos sistemas de informao para problemas empresariais a responsabilidade de muitos profissionais de empresas. Por exemplo: Como um profissional de negcios, voc ser responsvel pela proposta ou desenvolvimento de usos novos ou aperfeioados de tecnologia de informao para sua empresa. Como gerente de negcios, voc freqentemente dirige os esforos de desenvolvimento de especialistas e de outros usurios finais dos sistemas de informao da empresa. Sucesso e Fracasso com TI: As Cinco Razes para o Sucesso Envolvimento do usurio Apoio administrao executiva Clara declarao de requisitos Planejamento adequado Expectativas realistas Dimenses ticas da TI

As Cinco Razes para o Fracasso Ausncia de entrada de usurios Requisitos e especificaes incompletas Alterao dos requisitos e especificaes Falta de apoio executivo Incompetncia tecnolgica

Como usurio final administrativo e trabalhador do conhecimento em uma sociedade globalizada, voc deve estar ciente tambm das responsabilidades ticas geradas pelo uso da TI. Por exemplo: Quais usos poderiam ser considerados prejudiciais a outros indivduos ou para a sociedade? Qual o uso correto dos recursos de informao de uma organizao? O que necessrio para ser um usurio final responsvel? Como voc pode se proteger do crime com o uso do computador e outros riscos? As dimenses ticas de SI tratam de garantir que a TI e os sistemas de informao no so utilizados de um modo imprprio ou irresponsvel contra outros indivduos ou a sociedade. Um desafio maior para nossa sociedade de informao globalizada gerenciar seus recursos de informao a fim de beneficiar todos os membros da sociedade enquanto ao mesmo tempo cumpre as metas estratgicas de organizaes e pases. Por exemplo, devemos utilizar os sistemas de informao para descobrirmos um nmero maior de formas mais eficientes, lucrativas e socialmente responsveis de utilizar as ofertas limitadas do mundo de material, energia e outros recursos. Desafios das Carreiras de TI: A tecnologia de informao e seus usos nos sistemas de informao criaram oportunidades de carreiras interessantes, altamente remuneradas e desafiantes. As oportunidades de emprego no campo dos sistemas de informao so excelentes, pois as organizaes continuam a ampliar sua utilizao da tecnologia de informao. As pesquisas de emprego continuamente prevem escassez de pessoal qualificado de sistemas de informao em diversas categorias de trabalho. Os requisitos do trabalho nos sistemas de informao esto continuamente mudando devido a acontecimentos dinmicos nos negcios e na tecnologia da informao. Funes dos SI: Uma importante rea funcional da empresa, to importante ao seu sucesso empresarial como as funes de contabilidade, finanas, gerncia de operaes, marketing e administrao de RH. Um contribuinte importante eficincia operacional, produtividade e moral do funcionrio, e ao atendimento e satisfao do consumidor. Uma importante fonte de informao e suporte necessrio para a promover a tomada de decises eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa. Um ingrediente vital no desenvolvimento de produtos e servios competitivos que dotam uma organizao com uma vantagem estratgica no mercado globalizado. Uma oportunidade de carreira dinmica, compensadora e desafiadora para milhes de pessoas. Um componente-chave dos recursos, infra-estrutura e capacidades das empresas interconectadas de e-business da atualidade. Fim

Anda mungkin juga menyukai