Anda di halaman 1dari 4

APENDICE C

INFLAO
Raul Paulo Sarmento

1 CONCEITO DE INFLAO

Podemos definir a inflao como aumento persistente dos preos em geral, de que resulta uma contnua perda do poder aquisitivo da moeda. Deve ficar claro que esse aumento no ndice de preos deve ser generalizado e contnuo, ou seja, os movimentos inflacionrios no podem ser confundidos com altas ocasionais de preos, em funo de fatores sazonais ou outros que acontecem em perodos limitados. Nessa perspectiva importante destacar que a inflao: (a) um processo e no um fato isolado; (b) envolve aumentos contnuos e no espordicos de preos; e (c) aumentos generalizados de preos e no isolados.

De um modo geral, no se pode padronizar as fontes que ocasionam a ocorrncia de um processo inflacionrio em um pas. Isso vai depender das condies do momento econmico e de outros fatores que envolvem:

i) O tipo de estrutura de mercado (oligopolista, concorrencial etc.), que condiciona a capacidade dos vrios setores repassarem aumentos de custos aos preos dos produtos;

ii) O grau de abertura da economia ao comrcio exterior: quanto mais aberta economia competio externa, maior a concorrncia interna entre fabricantes, e menores os preos dos produtos;

iii) A estrutura das organizaes trabalhistas: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes salariais acima dos ndices de produtividades, e maior a presso sobre os preos.

2 TIPOS DE INFLAO

Podemos identificar trs tipos de inflao: i) Inflao de Demanda; ii) Inflao de Custos; iii) Inflao Inercial.

2.1 INFLAO DE DEMANDA A inflao de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relao oferta de bens e servios. Normalmente, a inflao de demanda tem a sua origem em trs fatores:

i) Aumento da renda disponvel, em decorrncia de reajustes salariais ou da reduo da carga tributria, ocasiona um aumento no poder aquisitivo e pressiona o consumo em nveis maiores do que a capacidade de expanso da produo e, desse modo, gerando um desequilbrio no mercado e pressionando os preos para cima;

ii) Expanso do crdito ao consumidor que, mesmo com limitaes na sua renda disponvel, passa a dispor de um mecanismo de compra;

iii) Diminuio das taxas de juros, que quando altas limitam o poder de compra do consumidor.

2.2 INFLAO DE CUSTOS

A inflao de custos tambm conhecida como inflao de oferta ocorre quando o nvel de demanda permanece o mesmo, mas os custos dos fatores de produo aumentam. Essa situao provoca uma queda na produo induzindo um aumento dos preos de mercado.

Pode-se detectar como principais causas da inflao de custos os seguintes fatores: i) aumento do custo da mo de obra; ii) aumento do custo das matrias-prima e materiais secundrios; iii) aumento da taxa de juros (esse item ocorre quando as empresas

utilizam capital de terceiros sobre o qual pagam remunerao); tributria.

iv) aumento da carga

2.3 INFLAO INERCIAL

A inflao inercial ocorre em funo da indexao da economia, portanto, de forma independente das presses de demanda ou de custos. Normalmente, o processo inflacionrio autoalimentado pelo reajuste pleno de preo que tem como base a inflao do perodo anterior. Nesse caso, o aspecto mais negativo da indexao o fato da mesma tornar a inflao rgida para baixo, isto , mesmo sem presses de demanda e de custos a inflao no cede.

3 PRINCIPAIS EFEITOS CAUSADOS POR TAXAS ELEVADAS DE INFLAO

Dentre os efeitos mais nocivos provocados por taxas elevadas de inflao, destaca-se a diminuio relativa do poder aquisitivo das pessoas. Esse efeito ocorre principalmente nas classes de assalariados que dependem de rendimentos fixos, com reajustes fixados em prazos estabelecidos por meio da poltica salarial instituda pelo governo. Nesse caso, quanto maior for o intervalo de reajuste, maior a reduo do seu poder de compra que s restabelecido a partir de novo reajuste. Por outro lado os efeitos da inflao atingem, dentro da classe assalariada os de menor renda , cujo salrio, via de regra, destina -se totalmente a sua subsistncia no lhes deixando condies de aplicar seus recursos de modo a se defender da inflao, como ocorre com as classes de maior rendimento ou com a classe empresarial. Esta, alm da possibilidade de utilizar o mercado financeiro, ainda dispe do mecanismo de repassar aos preos os efeitos da inflao nos custos de produo ou das mercadorias.

No mbito do poder pblico vale destacar o efeito de altas taxas de inflao sobre as finanas pblicas. De acordo com o chamado Efeito Oliveira Tanzi, a inflao tende a diminuir o valor real da arrecadao fiscal do governo, pelo hiato de tempo existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. Nesse caso, quanto maior inflao, menor a arrecadao real do governo.

Outro efeito da inflao diz respeito ao balano de pagamentos. No caso das taxas de inflao se mostrarem superiores ao aumento dos preos praticados no mercado internacional, o produto nacional ficar mais caro em relao ao externo o que provocar um estmulo s importaes e um desestmulo s exportaes. Essa situao afetar o saldo da balana comercial que poder apresentar-se deficitrio.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PREOS UTILIZADOS NO BRASIL

INDICADOR NDICE IPCA. NDICE INPC. NDICE DE PREOS AO NACIONAL DE DE PREOS AO

INSTITUIO IBGE

COLETA

UTILIZAO

1 ao ltimo Correo de Balanos e dia do ms. demonstraes financeiras.

CONSUMIDOR AMPLIADO

IBGE

1 ao ltimo Reajustes salariais. dia do ms.

PREOS AO CONSUMIDOR

FIPE/USP

Semanal.

Reajustes de contratos e utilizao generalizada.

CONSUMIDOR -IPC-Fipe. NDICE DO CUSTO DE VIDA ICV Dieese. Dieese

1 ao ltimo Acordos salariais. dia do ms.

NDICE GERAL DE PREOS IGP. NDICE GERAL DE PREOS NO MERCADO IGPM.

FGV

1 ao ltimo Contratos. dia do ms.

FGV

Dia 11 do ms Contratos. anterior ao dia 10 do ms de referncia.

NDICE DE PREOS POR ATACADO IPA.

FGV

1 ao ltimo Contratos. dia do ms.

Anda mungkin juga menyukai